wenglor: sensor único para todos os objetos, devido à tecnologia Light Band
robótica
PROSISTAV – Projectos e Sistemas de Automação, Lda. Tel.: + 351 234 397 210 · Fax: + 351 234 397 219 prosistav@prosistav.pt · www.prosistav.pt
124
informação técnico-comercial
Os sensores de banda de luz da wenglor detetam, com precisão, as extremidades frontais de objetos com variadas formas.
Fiável em toda a linha, devido à sua banda de luz contínua e homogénea, os novos sensores retro-reflex da wenglor, também podem detetar, com segurança, objetos com formas irregulares ou assimétricas, como por exemplo no campo da intralogística. Com 3 modelos para diferentes alturas de faixa de luz, elevados níveis de facilidade de utilização e funções especiais de logística, a wenglor oferece uma solução economicamente eficiente e fácil de usar, por exemplo para evitar estrangulamentos e engarrafamentos nos processos de armazenamento. Tal resulta numa maior produtividade, maior disponibilidade do sistema, uma produção mais flexível e custos reduzidos. Foram desenvolvidos sensores retro-reflex com banda de luz P1EL100 (altura da banda de 27 mm), P1EL200 (42 mm de altura) e P1EL300 (54 mm de altura) como barreiras de luz bidimensionais com uma banda laser homogénea. Estes equipamentos reconhecem objetos e com várias formas ou superfícies perfuradas – até mesmo objetos escuros, transparentes ou brilhantes são detetados com precisão
– num alcance até 1,6 metros. “Ao contrário dos equipamentos comparáveis disponíveis no mercado, todos os modelos da wenglor podem detetar peças extremamente pequenas até 4 mm em toda a faixa de 0 a 1,6 metros, devido à faixa de luz laser homogénea, com classe 1”, explica o Gestor de Produto da wenglor, Stefan Reetz. “Além disso, têm funções inteligentes integradas no sensor, como a supressão de áreas de correias transportadoras desiguais, através do uso de teach-in e reajuste dinâmicos do limite de decisão, bem como o encapsulamento muito estreito (com a largura de apenas 27 mm), oferece imensas vantagens de aplicação e instalação”.
Os sensores combinam o emissor e o recetor num único encapsulamento, com uma largura de apenas 27 mm, podendo ser instalado nos painéis laterais dos sistemas de transporte em algumas simples passos.
Os sensores com faixa de luz podem ser “ensinados” de uma forma simples e rápida, com a simples pressão de um botão. Para evitar o contacto inadvertido com a chave e permitir uma instalação à face, a chave está localizada numa área ligeiramente recuada do encapsulamento. Também é possível usar um teach-in externo através de um sinal de 24 V emitido por um controlador. A função teach-in dinâmica também é muito vantajosa para o uso em correias transportadoras: áreas de correia transportadora desiguais podem ser facilmente suprimidas. Até mesmo peças muito pequenas, até 4 mm, podem ser detetadas de forma fiável usando o modo teach-in de precisão. Os sensores combinam o emissor e o recetor num único encapsulamento, com uma largura de apenas 27 mm, podendo ser instalado nos painéis laterais dos sistemas de transporte em algumas simples passos.
RESUMO DAS CARATERÍSTICAS • Deteção precisa da extremidade frontal de objetos com vários formatos; • 3 alturas de faixa de luz diferentes: 27, 42 e 54 mm; • Alcance de até 1,6 metros; • Luz visível laser, classe 1; • Faixa de luz laser homogénea deteta peças extremamente pequenas (≥4 mm); • Deteção fiável de objetos escuros, transparentes e brilhantes; • Supressão de áreas de correias transportadoras desiguais, devido à função dinâmica teach-in; • Reajuste dinâmico do limite de decisão; • Opções de instalação flexíveis devido à rotatividade de ficha em 180º; • Encapsulamento compacto para uma economia de espaço na instalação.