Variadores de velocidade hidrodinâmicos. Construídos para resistir A TM2A é distribuidor oficial da VAR-SPE
TM2A – SOLUÇÕES E COMPONENTES INDUSTRIAIS, Lda. Tel: +351 219 737 330 Fax: +351 219 737 339 info@tm2a.pt · www.tm2a.pt
de muitos anos, porque é feito modificando o curso dos pistões.
K2 (0,37-0,55-0,75 kW)
K4 (1,1-1,5 kW)
K5 (2,2-3,4 kW)
SÉRIE PESADA 15 (3-4 kW) SÉRIE PESADA 16 (5,5-7,5 kW) SÉRIE PESADA 16B (11 kW) SÉRIE PESADA 17 (15 kW) SÉRIE PESADA 17B (22 kW)
ATEX - Variadores certificados
Controlo remoto eletrónico
robótica
122
informação técnico-comercial
GAMA DE PRODUTOS:
TECNOLOGIA HIDRODINÂMICA A tecnologia inventada e patenteada pela Var-Spe resolve a necessidade de variar a velocidade de um motor elétrico através de uma abordagem inovadora que é completamente diferente de todas as outras soluções alternativas. A velocidade é variada explorando fisicamente as propriedades do fluido e sem eletricidade. A tecnologia Var-Spe baseia-se no princípio da transmissão hidrostática: consiste em duas unidades, ou seja, uma bomba de deslocamento variável e um motor hidráulico de deslocamento fixo, ambos com pistões radiais. O eixo de entrada transmite a velocidade constante do motor a montante para uma série de pistões que comprimem e expandem o óleo dentro dos cilindros. Ao variar a vazão e a pressão do óleo, a velocidade de rotação transmitida ao eixo de saída também é variada.
PRINCIPAIS VANTAGENS • Binário elevado mesmo a baixa rotação: graças às altas pressões que podem ser alcançadas. • Ampla gama de variação de velocidade: desde zero até à do motor elétrico. • Possibilidade de operar em ambientes agressivos: água, poeira, temperatura, ácido. • Longa vida útil: não há elementos de fricção e os componentes estão menos sujeitos a desgaste, uma vez que são sempre lubrificados. • Custo-benefício: ciclo de vida longo para os componentes conetadao (não há fadiga do motor elétrico porque funciona sempre à mesma velocidade). • Simplicidade: O ajuste é simples e intuitivo, não é necessária programação e é fácil de instalar e iniciar. • Confiabilidade: o ajuste de velocidade é sempre preciso, mesmo depois
QUANDO A HIDRO GANHA AO VARIADOR • Binário em baixa rotação: quando precisa ter uma ampla gama de velocidade, o variador tem problemas em fornecer altos binários por um tempo aceitável; em muitos casos, é necessário recorrer a motores com servo-ventilação e outros dispositivos que aumentam os custos e a complexidade (especialmente nos painéis de comando). O variador Var-Spe é capaz de fornecer alto binário a baixa rotação, cerca de 50 rpm no veio de saída. • Ambientes agressivos: a presença de humidade, poeira e sujeira são condições críticas para variadores enquanto que os variadores Var-Spe não têm problema em trabalhar sob estas condições. • Ambientes Atex: o direcionamento dos variadores em ambientes explosivos é complicado e muito caro. Os variadores Var-Spe estão disponíveis com certificação Atex, com uma diferença muito pequena de preço. • Falhas de energia: em locais onde a fonte de energia elétrica estável não é garantida (por exemplo, em certas áreas geográficas onde os geradores de energia são necessários), o uso do variador é muito crítico; no entanto estas falhas não são problema utilizando os variadores Var-Spe. • Nível de habilidade do trabalho: a instalação, uso e manutenção de um variador requer mão de obra altamente qualificada e isso nem sempre é possível. Os variadores Var-Spe são mais fáceis de instalar, usar e manter.