O mundo da metalurgia apresentado novamente na EMO Hannover
robótica
116
por Marta Caeiro
reportagem
2017 é ano de EMO! Após uma pausa de quatro anos, a feira líder mundial da metalurgia realiza-se outra vez em Hannover, Alemanha, de 18 a 23 de setembro de 2017. Numa Conferência de Imprensa que decorreu no Hotel The Yeatman, em Gaia, estiveram reunidos os principais protagonistas do evento, para a apresentação de mais uma edição EMO Hannover.
EMO Hannover 2017, a feira especializada mais importante do ramo, irá mostrar no maior recinto de feiras do mundo toda a oferta das técnicas de transformação de metal – desde as máquinas-ferramentas, ferramentas de precisão, componentes de automatização até aos sistemas adaptados aos clientes. Sob o lema “Connecting systems for intelligent production”, os fabricantes de técnicas de produção apresentam as suas soluções com o intuito de, a partir da digitalização e da interligação da produção, gerar o maior proveito possível para os clientes. Como feira referenciada mundialmente, a EMO Hannover destaca-se pela sua dimensão, internacionalidade e pela quantidade de inovações que nela são apresentadas. Em meados de março de 2017 já estavam inscritas cerca de 1950 empresas de 42 países com uma área de exposição útil de 160 000 m2. O enfoque
principal reside nas máquinas-ferramentas de maquinagem e de deformação, nos sistemas de produção, ferramentas de precisão, fluxo de materiais automatizado, tecnologia informática, eletrónica industrial e ainda nos acessórios. Enquanto Hannover faz contagem decrescente para o acolhimento dos centenas de milhares de visitantes que são esperados na cidade, por cá vão-se fazendo contas e prognósticos. A Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas-Ferramentas (VDW), a Deutsche Messe AG e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) organizaram uma Conferência de Imprensa no dia 5 de maio de 2017, no Hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com o intuito de apresentar o programa da feira e debater as mais relevantes questões. Rosário Carvalho, Gerente da Delegação Porto e Diretora do Departamen-
to de Feiras da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) moderou a palestra. Iniciou com os devidos agradecimentos aos presentes, em especial aos oradores, que “tiveram a amabilidade de estar aqui hoje connosco, para apresentarem em primeira mão algumas das novidades que vamos ver na próxima feira”, citou.
Christoph Miller, Diretor de Feiras da Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas-Ferramentas (VDW) começou por lançar um olhar sobre os números. Este ano serão mais de 2040 expositores de 41 países, um número que é já recorde.