robótica
110
texto e fotos por André Manuel Mendes
reportagem
Controlar Innovation Forum ‘18
Inovação, tecnologia, novas ideias e novas mentalidades. Estes foram alguns dos tópicos abordados durante os dois dias do Controlar Innovation Forum ’18, um evento que reuniu na Fundação Dr. Cupertino de Miranda, na cidade do Porto, empresas e instituições como a Universidade do Minho (em parceria com a Bosch), Rohde & Schwarz, Virginia Panel Corporation e Visteon, que apresentaram as últimas novidades nas áreas da engenharia e indústria, com um foco especial na indústria automóvel.
A segunda edição do Controlar Innovation Forum - Engineering the Future, juntou na cidade Porto, nos dias 27 e 28 de setembro, mais de 125 participantes de diversas empresas nacionais e internacionais, instituições, centros de pesquisa e universidades. Esta é uma iniciativa bianual da Controlar, destinada a clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores.
INOVAÇÃO E FERRAMENTAS PARA O FUTURO O primeiro dia do Controlar Innovation Forum reuniu diversos parceiros estratégicos da Controlar como palestrantes, entre eles a Universidade do Minho em parceria com a Bosch, Rohde & Schwarz, Virginia Panel Corporation e a Visteon. Nas suas intervenções partilharam a sua visão, tendências e avanços
tecnológicos no desenvolvimento dos seus produtos, assim como experiências e aplicações. Para além da apresentação do trabalho desenvolvido internamente por cada uma das entidades, as intervenções focaram-se essencialmente na keyword do dia: Inovação. Desde novos conceitos, produtos inovadores, aplicações nunca antes experimentadas, foram diversos os exemplos de como o mundo está em constante evolução, e de como as empresas têm acompanhado essa mesma evolução, apresentando soluções de vanguarda no mercado. Em destaque estiveram ainda António Paraíso, Innovation Speaker, e Rui Coutinho, da Porto Business School, que através dos seus discursos transmitiram a necessidade de os seres humanos utilizarem as suas capacidades para produzirem ferramentas e soluções que possam ser uma mais-valia para o futuro. A mensagem foi passada com intervenções fortes e entusiásticas que serviram como um reminder de como temos a capacidade de inovar e que, para tal, temos que ter a mente desperta e flexível para procurar constantemente novos desafios. Durante o Controlar Innovation Forum, esteve patente na Fundação Dr. Cupertino de Miranda uma exposição técnica, onde 11 fornecedores e clientes da Controlar, como a Ingun, National Instruments, Omron, Infaimon, entre outros, tiveram a oportunidade de expor produtos e soluções inovadoras do seu portefólio, como os braços robóticos da Kinova e da Universal Robots ou os dois Automated Guided Vehicle (AGV) das marcas Omron e MiR. Durante o dia estiveram também em exposição um carro elétrico, o Nissan Leaf, e um híbrido, o BMW i8. Destaca-se ainda a demonstração do Centro de Computação Gráfica (CCG), que apresentou a aplicação de realidade aumentada e demonstração 3D de um novo projeto de máquina de testes da Controlar. Na noite do dia 27 de setembro, o BH Foz foi o palco para um momento descontraído e de promoção de networking entre os convidados, que contaram também com um espetáculo animado pela Tunafe - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto. O segundo dia foi inteiramente dedicado aos colaboradores e contou com apresentações de representantes das várias empresas que compõem o Grupo Controlar, tendo em vista a partilha de novos projetos e da visão de futuro do Grupo.