Manutenção de instalações elétricas e armazenamento de energia

Page 1

110

informação técnico‑comercial

manutenção de instalações elétricas e armazenamento de energia A manutenção é um processo que tem por objetivo prolongar o tempo de utilização e melhorar o rendimento de um equipamento e de instalações elétricas, resultando daí o trabalho em condições seguras e a redução de custos, diminuindo o número de interrupções e paragens no funcionamento de equipamentos. Aumentase, assim, a fiabilidade e o rendimento das instalações elétricas. As ações de manutenção são imprescindíveis para que os equipamentos sejam conservados, restaurados ou substituídos, de forma a garantir que o mesmo continua a operar nas condições ótimas. A manutenção não é mais do que uma forma de manter os equipamentos com as caraterísticas originais, tanto no que se refere às funcionalidades dos mesmos como em relação à segurança de quem com eles trabalha e de todos os intervenientes. Todas as máquinas e equipamentos devem ser alvo das respetivas manutenções e certificações. Em manutenção de instalações elétricas, muito pode ser abordado; assim descrevemos aqui alguns dos principais tópicos a ter em consideração: • Ferramentas e instrumentos de medição elétrica; • Manutenção de motores AC; • Transformadores de potência; • Fator de potência e condensadores.

Figura 1 www.oelectricista.pt o electricista 59

Uma análise avançada da qualidade de energia para a captação de todos os pormenores relativos a perturbações de energia, análises de tendências e testes de conformidade da qualidade do serviço de Classe A, ao longo de um período de tempo definido pelo utilizador. Estes testes fazem parte dos procedimentos a efetuar antes de uma manutenção.

Manutenção de motores AC

Figura 2

Ferramentas e instrumentos de medição elétrica Com o aumento e variação nas demandas de energia a partir de vários processos industriais, muitas cargas impõem hoje em dia graves distúrbios na rede, originando uma má qualidade da onda da tensão/corrente e uma maior manutenção de equipamentos em instalações elétricas. Uma fraca qualidade de energia é o problema de muitas indústrias, desde datacenters até plataformas petrolíferas. A fraca qualidade energética contribui para elevados custos de energia e distúrbios na produção, o que é especialmente problemático para os equipamentos modernos que tenham uma maior sensibilidade. Ironicamente, muitas vezes é o próprio equipamento que gera os distúrbios. Desta forma, os instrumentos de medição elétrica assumem um papel preponderante em todas as ações de manutenção preventiva e corretiva, permitindo assim uma redução e otimização de custos e processos. Antes de seguir para uma manutenção e resolver o problema é necessário identificar a causa e o problema existente. Para isso existem diferentes instrumentos de medição elétrica, entre os quais: • Analisador de energia; • Voltímetro e amperímetro; • Ohmímetro; • Câmara termográfica; • Analisador de espetro; • Medidor de temperatura e ruído; • Outros.

A manutenção de motores AC engloba dois aspetos importantes, envolvendo a parte elétrica e a mecânica. É necessário o domínio destas duas áreas para a manutenção do equipamento como um todo. Em função da exigência da aplicação e necessidade de operação contínua, a manutenção básica é deixada muitas vezes em segundo plano. Fatores imprescindíveis para a operação do motor, tais como relubrificação, alinhamento, dimensionamento, limpeza e especificação, se mal elaborados, refletem negativamente no desempenho da máquina. Como consequências ocorrem quebras e paragens inesperadas.

Figura 3


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Manutenção de instalações elétricas e armazenamento de energia by cie - Issuu