espaço cbe
novas centrais de biomassa a caminho Duas novas centrais de produção de energia a partir de biomassa iniciaram a sua construção em Portugal (Viseu e Fundão). Os promotores das duas centrais são o Marguerite Fund, um fundo de investimento pan-europeu que atua como catalisador para investimentos em energias renovåveis, e a FPT – Energia e Ambiente, uma empresa nacional, jå detentora da Central TermoelÊctrica de Biomassa de Terras de Santa Maria, em Oliveira de AzemÊis e sócia do Centro da Biomassa para a Energia. As duas novas centrais a biomassa, de Viseu e do Fundão, terão uma potência instalada de 15 MW cada, devendo estar totalmente operacionais na primeira metade de 2019. O Centro de Biomassa para a Energia realizou os estuHSW HI UYERXM½ GEpnS HS TSXIRGMEP HI FMSQEWWE ž SVIWXEP I\MWXIRXI REW jVIEW HI MRž YsR cia destas Centrais TermoelÊctricas a Biomassa Florestal.
As duas novas centrais a biomassa, de Viseu e do FundĂŁo, terĂŁo uma potĂŞncia instalada de 15 MW cada, devendo estar totalmente operacionais na primeira metade de 2019.
O licenciamento destas duas novas centrais foi aprovado pelo Governo em julho de 2016 e deriva ainda dos concursos de atribuição de potĂŞncia para a produção de enerKME IPqXVMGE E TEVXMV HI FMSQEWWE ž SVIWXEP VIWMHYEP SGSVVMHSW IQ %HMGMSREPQIRXI RS âmbito das iniciativas promovidas pelo Governo, prevĂŞ-se o surgimento de outras novas centrais de valorização de biomassa a curto/mĂŠdio prazo. 2IWXI GSRXI\XS JSM TYFPMGEHS E HI NYRLS S (IGVIXS 0IM UYI HI½ RI YQ regime especial e extraordinĂĄrio para a instalação e exploração, por municĂpios ou, por HIGMWnS HIWXIW TSV GSQYRMHEHIW MRXIVQYRMGMTEMW SY TSV EWWSGMEp~IW HI QYRMGuTMSW HI ½ RW IWTIGu½ GSW HI RSZEW GIRXVEMW HI ZEPSVM^EpnS HI FMSQEWWE HI½ RMRHS ES QIWQS XIQTS medidas de apoio e incentivo destinadas a assegurar a sua concretização, com o objetivo JYRHEQIRXEP HE HIJIWE HE ž SVIWXE HS SVHIREQIRXS I TVIWIVZEpnS ž SVIWXEMW I HS GSQ bate aos incĂŞndios. A potĂŞncia de injeção na rede elĂŠtrica de serviço pĂşblico a atribuir a estas novas centrais nĂŁo poderĂĄ exceder, no continente, 60 MW, e por cada central um mĂĄximo de 15 MW. Para mais informaçþes contactar: CBE – Centro da Biomassa para a Energia geral@centrodabiomassa.pt Tel.: +351 239 532 436 8