Festo apresenta na ITMA novidades de automatização para a indústria têxtil
robótica
106
Festo – Automação, Unipessoal, Lda. Tel.: +351 226 156 150 · Fax: +351 226 156 189 info.pt@festo.com · www.festo.pt
informação técnico-comercial
O programa básico “Estrelas da tecnologia de automação” oferece mais de 2200 componentes para executar 80% das aplicações com a máxima rapidez e o mínimo esforço. As solicitações têxteis crescem sem parar em todo o mundo. Os especialistas estimam que as atuais 80 milhões de unidades têxteis irão aumentar até alcançar os 120 milhões no ano de 2030, mas a preços cada vez mais económicos. Isto obriga os fabricantes têxteis a adaptarem-se às necessidades do mercado e aos fabricantes de equipamentos a desenvolverem máquinas e sistemas cada vez mais rápidos e produtivos. Para isso, a Festo, referência mundial em soluções de automação, apresentou no ITMA 2019 o programa básico “Estrelas da tecnologia de automação” com mais de 2200 componentes fiáveis e económicos.
“ESTRELAS DA TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO” Os componentes standard da tecnologia de automação da Festo adaptam-se às máquinas de fiar compactas e de fiar com anel standard uma vez que são muito resistentes e trabalham, de forma impecável, em espaços com muita poeira proveniente dos materiais fibrosos dos têxteis, tal como nos ambientes tropicais quentes e húmidos dos países produtores do Sudeste Asiático. Entre estes estão os cilindros pneumáticos DSNU (cilindros redondos), DSBC (cilindros standard) e ADN (cilindros compactos) com o sistema de amortização autorregulável PPS, pela sua longa vida útil tal como as válvulas VUVS e os terminais de válvulas VTUG. Além disso, o circuito de regulação pneumático é complementado pelas unidades de manutenção flexíveis e modulares da série MS e com os tubos flexíveis e os acessórios correspondentes. Se for necessária uma abordagem precisa para uma determinada posição, o cilindro elétrico EPCO representa a primeira
opção, uma vez que o seu arranque é tão simples como se fosse um cilindro pneumático graças à Optimised Motion Series.
2200 COMPONENTES DE AUTOMAÇÃO NO PROGRAMA BÁSICO Entre a “Estrelas da tecnologia de automação” estão mais de 2200 componentes de todos os níveis da cadeia de controlo pneumática e elétrica, desde a preparação do ar comprimido até aos acessórios como os tubos flexíveis e as uniões associadas, passando pelas válvulas e pelos cilindros. Com o programa básico da Festo, os fabricantes de maquinaria têxtil realizam 80% de todas as aplicações com uma velocidade máxima, o mínimo esforço e a um bom preço, até mesmo quando falamos de grandes quantidades.
TEMPOS DE CICLO MAIS CURTOS Com esta abordagem de engenharia em simultâneo, a Festo conseguiu reduzir em quase 50% os tempos de ciclo do DGST e o cilindro guiado DFM que permite às fábricas fabricar o DFM em intervalos de um minuto, e que a linha de fabrico completamente automatizada da válvula standard VUVG forneça, a cada 12 segundos, uma válvula previamente montada. Os novos métodos de organização como a gestão do fabrico e a montagem
segundo os fluxos de valor, assim como a aplicação consequente dos métodos de Operation Excellence (OPEX) como o Lean Management ou Six Sigma reduzem a distância entre as diferentes estações de produção e reduzem os prazos de produção. Isto contribuirá para que a Festo aumente, nos próximos anos, a eficácia e a produtividade dos centros de produção, montagem e logística.
NOVIDADES Entre as aplicações do programa básico da Festo, com uma entrega rápida (24 horas) em todo o mundo, destaca o mini carro DGDT que é muito compacto e o atuador como o carro mais pequeno do mundo. Também oferece uma máxima precisão, resistência, domínio dos movimentos, vida útil e fiabilidade. Além disso o compacto e leve cilindro ADN-S, fabricado praticamente com uma única peça, realiza micro-movimentos nos espaços mais reduzidos. Por outro lado, os reguladores e os filtros reguladores da série de unidades de manutenção MS2 foram projetados para uma utilização durante os processos, tanto na máquina como nas aplicações relacionadas com o braço. São leves e compactos e possuem uma grande capacidade para acomodar fluxos até 350 l/min. A combinação de tubo flexível e conetor PUN-H/QS é responsável pela alimentação fiável do ar comprimido nas aplicações standard, mas também nas zonas húmidas e em contacto com os alimentos.