Vantagens e aplicações de visão artificial em robots colaborativos
robótica
100
Universal Robots Spain, S.L. Tel.: +45 89 93 89 89 sales@universal-robots.com · www.universal-robots.com
case study
Se há algo que carateriza a Indústria 4.0 é a digitalização das linhas de produção através de elementos como a Realidade Virtual, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e Big Data. Nesta nova era, os cobots estão a desempenhar um papel muito relevante na automatização da indústria, por isso é interessante destacar de que modo a visão artificial nos robots está a revolucionar o trabalho nos mais variados segmentos da indústria, e quais as vantagens e as aplicações dos sistemas de visão artificial em robots colaborativos.
As inovações tecnológicas que levaram à combinação da visão artificial e dos robots colaborativos permitiram que, atualmente, estes desempenhem tarefas antes impensáveis e que se complementem na perfeição. Equipados com visão artificial, os cobots utilizam imagens que são captadas por uma câmara e imediatamente processadas através de um software específico de visão artificial. Este processo permite que, além de poderem realizar inúmeras aplicações, os cobots possam tomar decisões baseadas em parâmetros de qualidade pré-estabelecidos.
QUE VANTAGENS OFERECEM OS SISTEMAS DE VISÃO ARTIFICIAL? • Ao converter-se nos olhos do robot, o sistema confere-lhe a autonomia necessária para inúmeros processos industriais ou de logística; • Garantem a rastreabilidade dos processos de produção, com especial incidência no controlo de qualidade; • Permitem a orientação automática dos braços robóticos, eliminando erros; • Proporcionam velocidade, rigor e consistência aos cobots. Um cobot dotado de visão artificial pode, entre outras ações, detetar e reconhecer a presença e posição de um objeto ou peça, realizar tarefas de inspeção e seleção, bem como analisar os resultados de uma operação e tomar as decisões adequadas.
APLICAÇÕES DE VISÃO ARTIFICIAL Os sistemas de visão artificial podem medir, identificar falhas e anomalias, guiar,
verificar, entre muitas outras tarefas. Por conseguinte, são ideais para aplicações como: • Pick & Place: graças à sua orientação em 2D e 3D, os sistemas de visão podem ajudar o cobot a funcionar perfeitamente sem intervenção humana nas tarefas de recolha e colocação de produtos de uma forma rápida e eficiente. • Embalagem e paletização: as suas ferramentas de posicionamento e orientação permitem aos braços robóticos calcular e embalar com a máxima precisão e de acordo com os mais elevados padrões. • Controlo de qualidade: esta é, sem dúvida, uma das aplicações mais importantes da visão artificial em robots, e é capaz de garantir a rastreabilidade do produto e a deteção de falhas. Graças aos softwares específicos de visão artificial, os cobots podem tomar decisões como remover um objeto da linha de produção se este não corresponder aos padrões de qualidade. • Montagem: para aumentar a precisão e a repetibilidade nas linhas de montagem, os sistemas de visão artificial em robots são uma das ferramentas mais eficazes.
SOLUÇÕES DE VISÃO ARTIFICIAL UR+ Dentro do ecossistema de soluções UR+ está disponível uma ampla gama de soluções de visão artificial que são compatíveis com todos os modelos de robots colaborativos Universal Robots, entre os quais se destacam:
ACCUPICK 3D Um sistema de visão que permite um 3D rápido graças ao qual o braço robótico pode reconhecer objetos com formas complexas. Perfeito para o embalamento de alimentos, comércio eletrónico e paletização, entre outras tarefas.
COGNEX INSIGHT 2D ROBOT GUIDANCE O plug-in In-Sight 2D Robot Guidance da Cognex simplifica bastante a comunicação, calibração e o desenvolvimento de robótica guiada por visão entre um robot UR e o sistema de visão Cognex 2D. O sistema pode ser usado para guiar o robot para coordenadas específicas, inspecionar a peça após a manipulação e gerar dados valiosos para análise posterior.
WRIST CAMERA Um sistema de visão projetado especificamente para aplicações industriais com robots Universal Robots, como embalagem e paletização, montagem, CNC e Pick & Place.