Page 1

►Read this publication in English ►Lea esta publicación en Español

►Espaço Mulher Moderna: Fevereiro, o mês dos apaixonados.

Fique por Dentroo► O que fazer em caso de acidentes de carro.

ACCESS: WWW.CIABRASILATLANTA.COM Ano 4. Nº 59. Fevereiro de 2012

MAGAZINE

Made in Brazil

Talentos Brasileiros invadem o circo IMIGRAÇÃO | Em busca da reforma imigratória SAÚDE | Imunizações para crianças: diferenças no calendário de vacina do Brasil e EUA.

Help Central Lawyer Referral & Services

Agora atendendo em Sandy Springs

COMPORTAMENTO | As diferenças entre o homem e a mulher. FINANÇAS & PLANEJAMENTO | A contagem regressiva do Imposto de Renda

Help Central Lawyer Referral & Services 770.771.9908 | Fax: 678-391-4803

www.callhelpcentral.com


2 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 3


Editorial Expediente

Agradecimento coletivo

DIREÇÃO EXECUTIVA Cristiane Castilho Pope

G

ostaria de manifestar, em nome de toda a comunidade brasileira em Atlanta, nossa gratidão pelas demonstrações públicas de solidariedade, ajuda e suporte de todas as empresas, indivíduos e organizações brasileiras, americanas, hispânicas, entre outras nacionalidades, às vítimas do terrível acidente que tirou a vida de cinco membros de nossa comunidade. Agradecemos a todos da Sprayberry High School pelo esforço em levantar fundos para cobrir os custos de translado dos corpos ao Brasil. Os alunos realizaram um bake sale e venderam camisetas com a foto de Letícia, filha mais velha do pastor Júnior e uma das vítimas do acidente, em que foram arrecadados 3 mil dólares. Em outro evento organizado pela escola, o Sprayberry Chick-fil-A Benefit, foram levantados mais 4 mil dólares. Ainda estão sendo realizados outros eventos para captar recursos às famílias, como o Fundraiser for the Latin American Community. O The Marietta Daily Journal declarou em uma de suas edições que até o começo de fevereiro já haviam sido arrecadados 50 mil dólares para ajudar com as despesas funerárias e hospitalares, com a filha sobrevivente da família Carmo. Agradecemos à Delta, que, segundo publicado pelo AJC, declarou estar disposta a transportar gratuitamente os cinco corpos e doar passagens aéreas a mais cinco membros da igreja do pastor José Carmo Júnior, para acompanharem os corpos no translado ao Brasil. Aos sobreviventes dessa tragédia, e aos familiares das vítimas, sabemos que não há muito o que dizer em horas como esta. No esforço de usarmos a razão e tentar dizer que a vida segue em frente, e no socorro à tristeza de todos que de uma forma ou de outra ficaram órfãos de um pai, uma mãe, um amigo, um pastor, um irmão, um filho, um tio, só podemos dizer um “sinto muito” e oferecer, dentro de nossas possibilidades, um ombro amigo, uma amizade acolhedora e nossas orações. Para ajudar à família do Carmo, doe para: The Carmo Family Funeral Fund, account No. 334036157634 Bank of America. Tenham todos uma boa leitura!

C

ristiane

Pope

Editora-Chefe magazine@ciabrasilatlanta.com

COORDENAÇÃO DE EVENTOS Marisa Nascimento EDIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO Cristiane Castilho Pope Juciane Castilho Silva Editora Kiron (www.editorakiron.com.br) COORDENAÇÃO DE CONTEÚDO Juciane Castilho Silva Cristiane Castilho Pope ADMINISTRATIVO Juciane Castilho Silva Valkiria Borges Marisa Nascimento COLUNISTAS Charles Kuck Palmira Chagas Robert Wiley Juciane Castilho Silva Katcha Moschitta Cristiane Pope Muriel Ribeiro Maria Eduarda Machado Denny Guimarães Renata Maia Hatfield Marisa Nascimento Nathalie Connoly Flavio de Almeida Dra. Leia Porcaro Marcia Kaminski Erica Dias Dra. Katia Adams REVISÃO Gabriela Rabelo Denny Guimarães Nathalie Connolly COLABORADORES Robert Wiley Consulado Geral do Brasil em Atlanta Ministério das Relações Exteriores FOTOGRAFIAS Manuel Oliveira Alcides Notaro

Soluções Inteligentes

para Divulgar a

sua Empresa!

TIRAGEM 5 Mil exemplares

770.256.4524 www.ciabrasilatlanta.com

Leia este Editorial, assim como todo o conteúdo desta revista traduzido para o Inglês e para o Espanhol em nosso portal online: www.ciabrasilatlanta.com. Cadastre-se para receber notícias de imigração, educação, economia, beleza e nosso calendário de eventos.

APOIO

magazine@ciabrasilatlanta.com

Brazilian auto Service

4 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

DISTRIBUIÇÃO Distribuida na grande Atlanta

M A G A Z I N E

Visite nossos perfis no facebook e orkut

Distribuição Gratuita A Cia Brasil é uma publicação mensal da Empresa Cia Brasil, LLC. Todo material nela veiculado, sejam fotografias ou textos, são protegidos por Leis de Direito Autoral, com reprodução autorizada mediante permissão prévia por escrito, assinada pela Diretoria da Empresa. Os anúncios comerciais são de propriedade das empresas anunciantes e a elas cabe a responsabilidade pelo conteúdo dos mesmos. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente os pensamentos que norteiam esta empresa, que exerce seu papel de informadora, resguardando a liberdade de expressão pertinente à imprensa. Contatos: (770) 256-4524 - Email: magazine@ciabrasilatlanta.com Web site:

www.ciabrasilatlanta.com

Brasil Sabor do


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 5


Conteúdo

Capa: Made in Brazil Brasileiros são destaques nos espetáculos do Ringling Bros and Barnum & Bailey®

31>> Saúde

Imunizações para crianças: diferenças no calendário de vacina do Brasil e EUA.

13 27

Turismo................................. 46 Dicas de como cuidar bem dos dentes e combater a gengivite.

Comunidade

Tenor de 62 anos vence o Talento Brasil 2012.

Comportamento.............. 49 Quais as diferenças entre o homem e a mulher?

Imigração Eleições dos EUA chegando... esperança de uma reforma imigratória.

35

Agenda Around the Town................................................................................ 08 Cia Fashion...................................................................................................... 16 Beleza.............................................................................................................. 20 Reflexão........................................................................................................... 23 Finanças e Planejamento................................................................................. 38 Fique por dentro............................................................................................. 43 Curiosidades sobre a América......................................................................... 50 Galeria do leitor............................................................................................... 55 Fitness............................................................................................................. 58 The big screen................................................................................................. 60 6 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Espaço Mulher Moderna..... 52 Dicas para presentear o seu amor no Valentine's Day.

Saúde........................... 56 Conhecendo e previnindo a periodontite.


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 7


Agenda AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Fevereiro de 2012

"Happy Valentine’s Day 2012! Vamos eleger o AMOR como sentimento que representa a essência dos mais fortes laços no relacionamento entre os seres humanos! Bate coração!"

SOCIAL ► Globo

TV Internacional:

A Globo TV Internacional apresentou seu catálago 2012 no maior evento de televisão da América Latina que reuniu os maiores programas de TV do mundo. A distribuidora brasileira apresentou um portfólio diversificado de novelas, séries e documentários. O encontro em Miami foi premiado com um show de cultura brasileira e a Globo TV Internacional também participará das feiras internacionais da Europa, África, Ásia e Oceania - Dia 23 de janeiro. ► Seja

bem vinda: Nossas boas vindas para a psicóloga brasileira Márcia Kaminski que é especialista em “Aconselhamento Cristão” e está trabalhando diretamente com a nossa comunidade.

The World Chamber of C o m m e r c e : A WCC realizou a

I nte r n a t i o n a l H e r o A w a r d p a ra homenagear o prefeito de Atlanta Kassin Reed e outras autoridades. O evento multicultural contou com diplomatas e representantes de vários países assim como representantes dos diversos segmentos da nossa

8 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

comunidade. Dia 2 de fevereiro, no Woodruff Arts Center, em Atlanta. ► Recital de piano 2012: As irmãs Jessica Simmons e Jennifer Linause, filhas do casal Lourdes & Celso Linause, participaram do recital de piano das estudantes da professora Sylvia Arvizu no salão da Northminister Presbyterian Church. Dia 4 de fevereiro, em Roswell.

PARABÉNS!!! ►Para Roberta Hunncutt – Dia 7 de fevereiro ► Para nosso colega de redação Denny Guimarães, um grande abraço – Dia 7 de fevereiro. ► Para a Márcia Kaminski – Dia 7 de fevereiro.

► Para Mário Luque – Dia 9 de fevereiro. ► Parabéns para Taynara Borba – Dia 20 de fevereiro.

► Para Mônica e Roberto Saporiti, que Deus os abençôe poderosamente! – Dia 24 de fevereiro

PRÓXIMOS EVENTOS

►Disney on Ice: TREASURE TROVE IN DULUTH - Dia 17 de fevereiro, no Chastain Park Amphitheater (4469 Stella Dr NW Atlanta,Ga 30327), às 8 pm. ►Kelly Clarkson Dia 23 de fevereiro, no Fabulous Fox Theatre (395 Piedmont Ave NE – Atlanta Ga 30308), às 7:30pm. ► Ringling Bros and Barnum & Bailey Circus - Dias 15 a 20 de fevereiro, no Philips Arena (1 Philips Drive Atlanta, GA 30303) e dias 23 a 26 de fevereiro, no Gwinnet Arena (6400 Sugarloaf Parkway - Duluth Ga, 30097), às 7:30pm. Tíquetes à venda no www. ticktesmaster.com.


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 9


Agenda AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Fevereiro de 2012

Próximos eventos ► Atlanta Blues Festival - Dia 3 de março, no Atlanta Civic Center (395 Piedmont Ave NE – Atlanta. Ga 30308), às 7 pm. ► Monster

Energy AMA Super cross Atlanta – Será no dia 25 de feve-

► Victor & Leo - Dia 2 de março, no Club Cinema (Pompano Beach – Flórida), às 9:30 pm. Informações: Sandro - 678.677.1732.

►Tommy Emmanuel - Dia 28 de fevereiro, no Gwinnet Performance Arts Center (6400 Sugarloaf Parkway – Duluth. Ga 30097), às 8 pm.

► Wynton Marsalis - Dia 3 de março, no Simphony Hall Atlanta (1280 Peachtree St –Atlanta. Ga 30309), às 8 pm.

reiro, no Georgia Dome (1 Georgia Dome Dr NW – Atlanta. Ga 30313), às 7 pm.

► Aretha Franklin - Dia 5 de março, no Fabulous Fox Theatre (395 Piedmont Ave NE – Atlanta. Ga 30308), às 8 pm.

Conferência com Divaldo Franco:

Transição Planetária - Dia 05 de março, na UUMAN (11420 Crabapple Rd. Roswell, Ga 30076), de 8 pm às 10 pm.

AGENDA DE CARNAVAL EM ATLANTA ► CarnAtlanta – Shows da Banda Mix, Dj Veyron e Performance com Andréia Moreira. Dia 18 de fevereiro, no Tony’s Bar (8610 Roswell Rd – Sandy Springs Ga, 30350), às 9 pm. ► Carnaval de Veneza: A comunidade brasileira terá oportunidade de aproveitar o Carnaval com direito a jantar e baile de máscara no melhor estilo veneziano. Será no dia 18 de fevereiro, às 8 pm, no antigo cinema da Delk em Marietta (2854 Delk Rd – Marietta). A organização do evento avisa que não serão servidas bebidas alcólicas. Mais informações: Maria: 770.998.1143 – Fátima: 404.483.6364.

► Proper

Disfunktion Carnaval Edition by Thiago Diniz - Show ao vivo com bateria e dançarinos brasileiros. Será no dia 24 de fevereiro, no Goldroom Atlanta, às 9:30 pm. Mais informações no teleone 404.660.3553.

► Carnaval 2012: "Quem tem

sorte é Sorteiro!" Venha se divertir nesta produção de ID Productions com a presença da Banda MIX, Banda Suor&Swing, DJ Licom Veyrom e apresentação de Capoeira. Será no dia 25 de fevereiro, a partir das 10 pm, no Antigo cinema em Marietta (2854 Delk Rd). Mais informações p e l o t e l e fo n e 5 0 4 . 2 0 2 . 3 8 3 1 . Teremos camisetas.

Marisa Nascimento Coordenação de Eventos - Coordenação de Marketing - Customer Services Escreva para a Agenda Around the Town e nos conte sobre o seu evento! ciabrasil@live.com. Veja nosso calendário de eventos online: www.ciabrasilatlanta.com e nas mídias sociais do Facebook e Orkut. 10 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 11


AROUND THE TOWN Danielly

ano de 1 e d o i ár Anivers

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 12 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:

Um Oferecimento:

Comemoração realizada em 14 de janeiro de 2012

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


Saúde

Imunizações para crianças: diferenças no calendário de vacina do Brasil e EUA Pela Dra. Katia Adams

A

pesar do ano letivo aqui só começar em agosto ou setembro, agora é uma boa hora para verificar as imunizações (vacinas) das crianças. O calendário de imunização está sempre sendo atualizado, mas existem vacinas básicas que não mudam. O que mudam são as recomendações para novas vacinas e a época das vacinas. Toda criança deve ser vacinada. Por isso, o Health Department dos diferentes condados oferece as vacinas que são obrigatórias para as crianças poderem frequentar as escolas. Salvo existam alergias aos componentes da vacina ou problemas com o sistema imunológico da criança, todas elas devem ser imunizadas. As vacinas são seguras e não há nenhuma comprovação de que uma vacina cause uma doença. Quero expor aqui algumas vacinas que são importantes. O DtaP (tríplice bacteriana no Brasil) é uma vacina que protege contra difteria (infecção grave de garganta que pode levar a asfixia e morte), tétano (infecção causada por uma bactéria presente no solo que leva à paralisação dos músculos e a consequente parada respiratória) e pertussis (coqueluche ou tosse comprida que pode ser fatal em bebês). Essas vacinas são dadas aos 2, 4 e 6 meses de vida. Precisam de reforço aos 15 a 18 meses e depois aos 4 a 6 anos (antes do primeiro ano da escola). Aqui nos EUA, a vacina contra a pólio (paralisia dos músculos) é injetável, enquanto no Brasil é uma gotinha. A vacina da gotinha é um vírus atenuado, ou seja, um vírus modificado e fraco, e a injetável é vírus morto.

Como aqui não existem casos de pólio, foi decidido não se usar mais a vacina da gotinha. Essa vacina é ainda usada no Brasil, pois estamos tentando erradicar o vírus, introduzindo o vírus atenuado no ambiente. A vacina contra a pólio é dada juntamente com a tríplice, mas com reforço somente aos 4 anos de idade. Os bebês também precisam ser vacinados contra doença pneumocócica que causa pneumonia grave e infecções de ouvido, e contra o Hemofilus influenza tipo B, que é uma bactéria que causa graves infecções das vias respiratórias, que podem ser muito graves e levar à meningite (inflamação d a c o b e r t u ra d o

cérebro). Essas vacinas devem ter as doses básicas completadas até 6 meses. São dadas no mesmo intervalo da tríplice bacteriana. Uma vacina mais recente é contra o rotavirus, um vírus que causa uma diarreia muito grave e pode levar à desidratação e a criança precisar ser hospitalizada para receber fluidos endovenosos. Essa vacina é administrada por via oral (gotinha) e também é administrada aos 2, 4 e 6 meses. A BCG intradérmica (vacina contra tuberculose) que as crianças recebem ao nascer no Brasil, não é utilizada aqui, pois a meningite tuberculosa, contra a qual a vacina protege é muito rara nos EUA.

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 13


Saúde A hepatite B é uma doença viral transmitida por contato com sangue e secreções do corpo. Ela pode levar à insuficiência hepática, cirrose, câncer do fígado e pode ser até fatal. Não tem tratamento. A primeira dose da vacina contra hepatite B é dada muitas vezes no berçário, precisando ser completada com outra dose 1 mês depois e aos 6 meses de idade. A imunidade é possivelmente para toda vida. Outro tipo de hepatite é a hepatite A, que é transmitida pela água e por alimentos contaminados. Para essa doença, a vacina é dada aos 12 meses, com reforço aos 18 meses. Embora a hepatite A não seja tão grave quanto a B, caso o paciente tenha um tipo e se ele contrair outro, os problemas serão muito maiores. O vírus da hepatite A é muito comum e alguns adultos têm a doença sem saber. Com 1 ano de idade, as crianças daqui devem receber a vacina contra rubéola, sarampo e caxumba (aqui se chama MMR; no Brasil é a tríplice viral, SCR) e com reforço aos 4 a 6 anos. As crianças precisam ter as duas doses para frequentar as escolas. Embora antigamente algumas pessoas achassem que a rubéola era uma doença benigna, a falta de imunidade na idade adulta na mulher pode fazer com que ela a tenha enquanto grávida, gerando sérios defeitos na criança, como más formações do coração, surdez, catarata congênita, entre outros. O sarampo é uma doença muito grave e pode ter complicações como pneumonia e encefalite (infecção no cérebro). Já a caxumba pode causar esterilidade. Com 12 a 15 meses de idade, as crianças também recebem a vacina contra varicela (doença conhecida no Brasil como catapora). Apesar de ser uma doença benigna na maioria das ocorrências, caso a criança esteja desnutrida ou com baixa imunidade, ela pode ser muito grave e também causar meningite. Na idade adulta, 14 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

as pessoas que tiveram a varicela quando criança ficam com o vírus dormente nos gânglios nervosos e, em caso de baixa da imunidade, esse vírus dormente se torna ativo e pode causar herpes zoster, uma “varicela localizada” no trajeto dos nervos que é muito dolorosa e pode levar à dor crônica. A vacina contra a febre amarela não está na rotina de imunizações nos EUA, mas pode ser dada nas crianças que vão ao Brasil com frequência, após os 9 meses de idade. O reforço é a cada 10 anos. A vacina deve ser dada para crianças que vão para áreas endêmicas (onde é comum a doença) como Minas Gerais, Goiás e Estados da Região Norte do Brasil. Essa vacina somente é dada nos Health Department e em clínicas especiais. Aos 12 anos, as crianças devem receber um reforço da tríplice bacteriana, agora com menor quantidade da difteria, e também a vacina tetravalente contra a meningite. Diferente do Brasil, onde a meningite infelizmente ainda é comum e até com

recentes surtos, aqui não é muito comum. Ela ocorre, principalmente, em dormitórios de colleges; por isso, aqui ela é administrada antes da entrada no college. Hoje em dia, a recomendação é que se dê a vacina após 12 anos de idade. Uma nova vacina é a HPV (Human Papiloma Virus). Esse vírus possui vários subtipos e é responsável pelo condiloma (verruga genital), câncer de pênis e câncer cervical (colo do útero). Tanto os meninos quanto as meninas, após os 12 anos de idade, devem ser vacinados. São três doses (a segunda após dois meses da primeira dose e terceira após seis meses). Vamos falar mais dessa vacina quando abordarmos o câncer cervical em nossa próxima conversa. Caso você perca alguma dose de qualquer vacina não é preciso recomeçar; o que fazemos é um novo calendário para atualizar as vacinas de forma que nossas crianças estejam sempre protegidas. Se você tiver alguma pergunta, enderece à editora desta revista e responderemos nas próximas edições.

Dra. Katia Adams, MD. Médica brasileira: Clínica-Geral no Northeast Georgia Physicians Group- Dawsonville.


Médica Brasileira com experiência e que você pode confiar!

Dawsonville

Dra. Katia Adams, Médica de Família (clínica geral, ginecologia clínica e pediatria), com consultório com Northeast Georgia Physicians Group em Dawsonville, entende os valores da cultura brasileira. Nascida e criada no Brasil, ela fala Português e Inglês fluentemente. Dra. Katia recebeu seu diploma de médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em São Paulo, Brasil. Ela fez sua residência médica em Medicina de Familia em Cincinnati, Ohio. Horário do Consultório: 8:15 a.m. – 5 p.m. – Terças, Quintas e Sextas. 7:15 a.m. – 6 p.m. – Segundas e Quartas. Temos consultas para o mesmo dia. Ligue: 404-850-9211 45 Medical Center Drive Dawsonville, GA 30534 www.ngpg.org/dawsonville (localizada ao norte de Atlanta, pela Hwy GA 400, perto do North Georgia Premium Outlets)

Dra. Katia Adams Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 15


Cia Fashion

Vestindo-se para o seu amor Por Nathalie Connolly

Valentine’s Day é tudo de bom! Dia especial, romance no ar e uma data para caprichar no visual e agradar a pessoa amada. A Cia Brasil vai ajudála a escolher um look que vai deixá-la bonita e confiante para esse dia de celebrar o amor.

Transparência e bordado

Vermelho A cor da paixão deve ser marcante nessa data. Escolha uma peça para representar bem esse tom, e combine-a com azul-marinho ou cinza. Na dúvida, batom vermelho é a escolha ideal!

Metálicos Roupas de tom metálico são uma boa opção para uma noitada, ou um jantar num restaurante mais luxuoso. Você também pode usar acessórios nesse tom para apimentar uma combinação mais simples.

Dia dos namorados é a época de se sentir romântica... e de se vestir dessa forma também. Peças bem femininas e fresquinhas são uma boa pedida.

Sem manga

Decote

Vestidos tomara que caia ou mula manca são uma outra opção para se vestir de forma um pouco mais ousada. Caso opte pelo estilo, prefira peças mais compridas, e só use se estiver se sentindo segura.

Hoje é o dia de ser sexy! Mostre um pouco de pele e provoque o seu parceiro. Mas seja moderada! Você quer ficar sensual e não vulgar.

Acessórios Salto alto é a pedida. Use salto fino para a noite, mas opte por plataformas durante o dia, ou para um look casual. Meias-calças engraçadinhas pode ser uma ótima surpresa para o parceiro. 16 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Floral e selvagem Estampas florais e de animais deixam o look feminino e sexy. Mas escolha apenas uma peça assim para compor o visual e invista e tons mais escuros, que combinam melhor com a estação.

Nathalie Connolly Jornalista pós-graduada em Fashion pela EF em Nova Iorque.


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 17


â–şEvento realizado no dia 13 de janeiro, em Atlanta

SHOW 18 - Cia Brasil - Fevereiro Outubro de de2011 2012


AROUND THE TOWN

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Fotos por:

Um Oferecimento:

Alcides Notaro Manoel Oliveira Anna Nobre Dezembrode de2012 2011--Cia CiaBrasil Brasil--19 19 Fevereiro


Beleza

Quem quer ter cabelos lisos? Saiba tudo sobre a escova progressiva de aminoácidos Pela Equipe Cia Brasil

O

mercado de produtos para alisar os cabelos não para de crescer. De tempos em tempos, surgem novas fórmulas que prometem alisar sem estragar a estrutura capilar. No momento, há várias variações de escovas progressivas, mas é preciso tomar cuidado na hora da escolha. A trajetória dos métodos de alisamento Primeiro, veio o alisamento japonês. Definitivo – só sai conforme o cabelo cresce –, deixava-o esticadinho, mas parecia um capacete (lembra do polêmico look de Fátima Bernardes, apresentadora do Jornal Nacional?) e, com muita química na fórmula, enfraquecia demais os fios. Logo depois, as escovas progressivas (com durabilidade de três a seis meses) pipocaram em todos os salões e fizeram o maior sucesso. Daí, surgiu o alerta sobre o risco do formol para a nossa saúde. E novas substâncias – guanidina, tioglicolato e hidróxido de sódio – entraram na jogada com a tarefa de alisar sem causar irritação, vermelhidão, alergia na pele e no couro cabeludo. Agora, a bola da vez é a escova inteligente, sucesso entre as famosas. O método, segundo os cabeleireiros, traz algumas promessas interessantes para as mulheres que não vivem mais sem a progressiva. O principal apelo é agredir menos os fios. Mesmo assim, não dá para dizer que o cabelo, a longo prazo, não sofre danos. A fórmula O formol, por enquanto, foi a substância que demonstrou resultados mais lisos. Em contrapartida, é um agente agressivo que pode destruiu o cabelo. Com o passar do tempo, o formol vai afinando o fio capilar e o deteriorando. O resultado no início é indiscutível: um cabelo brilhante e liso; mas, depois de alguns meses e de várias aplicações, o resultado é um cabelo ralo e fraco. Nos últimos anos, fabricantes e salões passaram a oferecer escovas progressivas feitas com substâncias menos agressivas, como aminoácidos, queratina, polivitamínicos e substâncias hidratantes (ureia, por exemplo). Nestas, a escova seguida da prancha rompe as pontes de hidrogênio que dão forma aos fios; depois, a queratina e os demais ingredientes religam essas pontes, dando o efeito liso temporário por cerca de dois a três meses. O cabelo também ganha brilho e cara de saudável, pois os ingredientes hi20 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

dratantes preenchem as falhas causadas por químicas e agressões. Esse tipo de escova é indicado, geralmente, para quem tem cabelo ondulado rebelde, com frizz, volume acentuado e danificado por reflexos e colorações. A técnica não é recomendada para quem já tem cabelo liso e virgem. A fórmula com aminoácidos O aminoácido é outra substância que toma o lugar do formol na escova progressiva, fortalecendo as fibras dos fios e é uma opção que vem fazendo sucesso pelo efeito liso e pela alta hidratação dos fios. O nome do procedimento é conhecido como “escova progressiva de aminoácidos”. O procedimento é feito sem o formol, a fórmula promete alisar, hidratar e revitalizar os fios. Após a aplicação, é permitido que os cabelos sejam lavados no mesmo dia da aplicação do produto, pondo fim às coceiras e à oleosidade que a falta de água provoca, como acontecia nas escovas com formol. O procedimento da aplicação é o mesmo de sempre: o produto é aplicado nos cabelos que foram lavados com o shampoo anti-resíduo; depois, é feita uma escova e, por último, é passada a chapinha para selar o produto definitivamente. Depois, os fios são lavados com água bem gelada e, para finalizar, é só secar os cabelos da forma preferida. O resultado final são cabelos mais lisos, macios e brilhantes. Para prolongar o efeito, é recomendado uma hidratação caseira semanal. Usar shampoo sem sal (normalmente, os de uso profissional são os únicos livres do composto), não abusar da água de piscina e de mar, que também ajudam a manter os efeitos do método, que precisa ser retocado de dois em dois meses. A fórmula à base de aminoácidos não tem restrições. É importanter um profissional manipulando os produtos para alisamentos como esse para evitar surpresas desagradáveis em seus cabelos e couro cabeludo. Entre os benefícios da escova progressiva de aminoácidos está o cabelo liso e macio depois do procedimento. Um cabelo revitalizado, saudável e liso. O efeito é permanente. É indicado que se repita o procedimento de seis em seis meses pelo crescimento da raiz. Em cabelos mais crespos pode-se repetir de três em três meses.


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 21


AROUND THE TOWN Aniversário do

Pastor José Lindolfo

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 22 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:

Um Oferecimento:

Comemoração realizada janeiro de 2012

Fotos por: Globo Photo & Video Productions: Manoel Oliveira

404.759.4396

Contato:


Reflexão

Responsabilidade versus Culpa Por Érica Carretero & Oraldo Viegas

“… E eu estou assim por culpa sua!” Há pessoas que associam “responsabilidade” com peso, fardo e negativismo. Esse contexto caracteriza, ironicamente, o oposto. A responsabilidade leva à liberdade. E nos vem a pergunta: “E como se dá isso?” Se observarmos direito, vamos constatar que todos os nossos pensamentos e sentimentos realizam-se no palco de nossas vidas. A vida acontece por meio de eventos, situações e acontecimentos ora considerados, sob a perspectiva pessoal, como positivos ou negativos. Os múltiplos cenários em que representamos e/ou somos na arte de viver nos permitem “conscientizar” ou modificar os conteúdos de falas e intenções, sentimentos e emoções. Em nossa atuação, ao cumprirmos cada etapa de nossas atividades, na ação, é que nos sentimos mais fortes e vivemos a sensação da nítida e real liberdade. O caminhar dentro das “cenas” é parte da desenvoltura e arte individual. No entanto, ao pensar que o outro é inteiramente culpado pelas situações desagradáveis e pelos infortúnios, a pessoa não será capaz de mudar os quadros que a incomodam e se sentirá sem poder e ficará repleto de ressentimentos. A lógica é assim: toda vez que culpamos alguém por nossos desmandos e nossos infortúnios, estamos colocando nas mãos do outro um poder que é nosso; que “tem quer ser nosso”. Assim, contentamo-nos em sermos vítimas. Sob esta perspectiva, se tudo o que acontece é culpa do outro, eu declaro que não tenho poder nenhum e com isso afirmo minha impotência perante qualquer situação desagradável. Somente a pessoa é capaz de mobilizar plenamente o seu interior para qual-

quer intuito e culpar é abrir mão dessa competência. Mais além, vamos notar que culpar alguém por alguma situação desagradável é tomar posse de enorme fardo que fará parte de nossas vidas. No entanto, podemos compreender que toda situação é criação nossa, reflexo dos conflitos internos e sentimentos conhecidos e desconhecidos do nosso eu, os quais buscarão pessoas e situações que retratam o que temos mais intimamente. Percebendo dessa forma, estaremos resgatando o controle sobre nós mesmos e sobre a nossa vida, com a possibilidade de modificarmos qualquer situação, por meio do autoconhecimento do que no mais profundo de nossas mentes. Fazemos escolhas a todo o momento e tomar consciência delas é o primeiro passo a para termos maior autonomia. Com isso, o controle estará de volta em nossas mãos, e a nossa liberdade é resgatada. A “responsabilidade” é o resgate do poder pessoal que a pessoa promove sobre sua vida. É o poder que nos permite enxergar como está nossa vida nos diferentes aspectos. Se passarmos a olhar tudo o que nos acontece, entenderemos que existe um propósito intrínseco por trás de cada acontecimento. Muitos sinais são mostrados e muitas vezes não entendemos as mensagens ao nosso redor. O aprendizado pode ocorrer por meio de alguma situação desagradável que, ao final, promoverá o crescimento e a expansão de nossas consciências. Tudo dependerá a que objetivos a pessoa se dedica e em seguida virá a pergunta esclarecedora: “O que eu preciso aprender com este evento na minha vida?”. Muitas pessoas se perdem por não compreenderem como se dá o

seu funcionamento mental e emocional. Muitos se perdem em verdadeiros labirintos por muito tempo e, às vezes, por uma vida inteira. Lembremo-nos sempre que o jogo da culpa é sedutor por ser mais fácil para lidar com as nossas limitações, com a ignorância (o não-saber) e a incompetência culpando a outrem. Culpar é a solução sob medida quando as limitações campeiam. Na vida, a pessoa culpa alguém ou algum evento negativo pelo qual tenha passado e assim fica presa na dor e no ressentimento. E se continuar agindo assim, provavelmente eventos dessa natureza se repetirão, posto que a estagnação ainda permanecerá lá e, por não ter realizado a aprendizagem, a mensagem ainda não foi passada para a essência da pessoa. Ao invés de continuar sem poder pessoal, negativo e acusador, precisamos tomar a decisão de agir e ter autonomia para resgatarmos as nossas rédeas. Deste modo, promoveremos as transformações adequadas para uma vida mais feliz e equilibrada. Como parar de jogar o jogo da culpa O primeiro passo é observar e admitir que ninguém poderá fazer uma pessoa sentir-se mal, a menos que a pessoa que se sente mal tenha permitido. O real trunfo é entender que “responsabilidade” é um privilégio, que começa por termos responsabilidades por nossos pensamentos, bem-estar físico e emocional. É necessário que aceitemos que somos humanos passíveis de cometermos enganos e que, se isso ocorrer, não há nenhum motivo para desespero. Precisamos perceber que não fazer escolha já é uma escolha feita e que na dúvida podemos cometer o engano Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 23


Reflexão da escolha malfeita, apesar da boa intenção. Quando passamos a ver “responsabilidade” como um privilégio, ao invés de um fardo, nós verdadeiramente acordamos para as inúmeras possibilidades em nossas vidas. Como esse mecanismo se dá nas relações interpessoais? Muitos casais no meio dos conflitos relatam que a vida emocional se encontra miserável por culpa do outro. Para eles, os casais, precisamos lembrar que o vocábulo “culpa” nos remete à situação de julgamento do outro. Lembra-nos ainda “court”, sentença e punição. E nos vem a analogia: aquele é o culpado; “A ele, o ônus de tudo que me ocorreu!”. Por outro lado, a palavra “responsabilidade” nos lembra atribuição, competência e/ou delegação para resolver. E ante essa perspectiva, qualquer pessoa se sentirá à vontade para assumir que

24 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

cometeu um deslize ou não foi tão feliz em uma decisão ou feito. É fundamental que a palavra “responsabilidade” e o sentimento a que ela nos conduz possam nos nortear para assumirmos o caráter desse vocábulo em nossas ações do dia a dia no que se refere às relações estabelecidas conosco mesmos e com os demais. Ao nos relacionar, precisamos entender que os vínculos são produtos dos dois que interagem e que cada um tem a sua responsabilidade nos contextos da interação e, ao compreender isso, promoveremos o nosso crescimento e do grupo social ao qual pertencemos. A chave está no autoconhecimento, que é luz para nossa liberdade de ação, para decisões sábias, modos construtivos em relações sociais reciprocamente nutrientes Ao nos relacionar, precisamos entender que os vínculos são produtos dos dois que interagem e que cada um tem a sua

responsabilidade nos contextos da interação e, ao compreender isso, promoveremos o nosso crescimento e do grupo social ao qual pertencemos. A chave está no autoconhecimento, que é luz para nossa liberdade de ação, para decisões sábias, modos construtivos em relações sociais reciprocamente nutrientes.

Érica Carretero & Oraldo Viegas Psicoterapia, Life Coach & Aconselhamento Psicológico (coachevinst@gmail.com)


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 25


AROUND THE TOWN Batizado de

Julie Evellyn Cunha Pereira

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 26 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Um Oferecimento:

Batismo realizado em 14 de janeiro de 2012, na Igreja Holy Family, Marietta. Filha de Paulo CĂŠsar Pereira e Janete Cunha

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


Comunidade

Tenor de 62 anos vence o Talento Brasil 2012 PMM-Plus Media & Marketing

U

m grande público prestigiou as finais da 4ª temporada do Talento Brasil 2011/2012, realizada no Marco Polo Beach Resort, em Sunny Isles, Flórida. O evento coroou seis meses de etapas seletivas e audições em 11 regiões dos Estados Unidos. O tenor paulista Fernando Zambotti, de 62 anos, residente em New Jersey, foi o vencedor da Categoria Adulto. A consagração de Zambotti (aplaudido de pé pelo público e pelos próprios concorrentes que, em sua maioria, o apontavam como o vencedor) foi especialmente emotiva. Há duas semanas ele sofreu uma tragédia. Sua casa em Newark pegou fogo e ele está, desde então, morando temporariamente com sua família em um abrigo da Cruz Vermelha. Ao lado de Zambotti, na Categoria Adulto, os grandes vencedores do evento foram a modelo Camila Bau (Deerfield Beach, FL), o instrumentista Deeda Gomes (Deerfield Beach, FL) e a dançarina Carolina Kennedy (Delray Beach, FL). O júri premiou como destaques os modelos Rafael Vicente (Boston, MA)

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 27


Comunidade e Bruna Barros (Pompano Beach, FL), os cantores Ulises Chaves (Newark, NJ) e Helen Blondel (Miami, FL). O portal BrasilMais fez uma eleição via internet entre os 18 modelos finalistas e o vencedor foi Éder Silva (Newark, NJ). Na Categoria Mirim, os vencedores foram a cantora Danielly Pereira (Orlando, FL), a modelo Maria Eduarda Pereira (Orlando, FL), o instrumentista Gregory Publio (Boston, MA) e o capoeirista João Guilherme Soares (Fort Myers, FL). O júri premiou também os destaques Krystal Malta (Forty Myers, FL) e Diana Silva (Cape Coral, FL), as cantoras Marjorie Andrade (Orlando, FL) e Lisa Dias (Cutler Bay, FL). Um dos destaques dessa temporada do evento foi a premiação dos estudantes dos diversos cursos de português no Sul da Flórida. Mais de 300 crianças foram condecoradas com a medalha Talento Brasil/Rede Globo. Já os troféus “Rising Star”, prêmio para pessoas e iniciativas que promovem arte e cultura em nossa comunidade, foram este ano para a estrela mirim da internet Vicky (apresentadora do evento mirim, ao lado de Lucas Pizutti, do Brazilian Voices Kids), para a Academia de Capoeira Corpo & Movimento e para o Coral da Primeira

28 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Igreja Batista Brasileira da Flórida. Convidado especial do evento pelo segundo ano consecutivo, o apresentador Jhony Sasaki (IPC/ TV Globo Internacional do Japão) comandou os eventos fashion e adulto com as apresentadoras convidadas Tatiana Koike e Connie Rocha. As finais do Talento Brasil aconteceram nos dias 27 e 28 de janeiro no Teatro Marco Polo, em Sunny Isles. 67 finalistas participaram dos eventos. Eles chegaram lá depois de passarem por 11 etapas regionais em Boston, Newark, New York, Atlanta, Miami, Orlando, Forty Myers, Los Angeles, San Francisco, Bridgeport e Broward County. O Talento Brasil é um evento realziado pela PMM (Plus Media & Marketing), apresentado pelo BB Remessa, com patrocínio da American Airlines e apoio da TV Globo Internacional e Consulado Geral do Brasil em Miami. O evento tem participação das mídias associadas: Acontece Magazine, Acontece. com, Gazeta Brazilian News, Ti Ti Ti Magazine, Momento Brasileiro, B&B, Portal Brasil Mais, Cia Brasil Magazine, The Brasilians, Brazilian Voice, Brazilian Times, Jornal dos Sports, Brasil Best, Brazil Explore e Veja TV.


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 29


30 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Capa

Made in Brazil

Talentos Brasileiros invadem o circo Ringling Bros and Barnum & Bailey® Pela Equipe Cia Brasil

J

Foto: divulgação

á é tradição em Atlanta a chegada do circo Ringling Bros and Barnum & Bailey. A cidade é rota certa no tour nacional desde que o espetáculo começou sua história há 137 anos. A cada nova temporada o circus faz audições no mundo inteiro em busca de talentos. E, hoje, mais de 17 brasileiros fazem parte do corpo de artistas que atuam no circo. Conheça um pouco sobre dois deles: a bailarina paulistana Fabiana dos Santos, e o palhaço Julio Ramazini, de Araras, SP, que foram entrevistados exclusivamente para a Cia Brasil Magazine.

Cia Brasil Magazine: Como a dança entrou em sua vida? Fabiana dos Santos: Eu comecei a me interessar por dança ainda pequenina. Aos quatro anos de idade, após ver na televisão uma bailarina atuando, fiquei super animada e minha mãe me colocou em uma escola de balé, onde estudei por 10 anos. Depois de estudar balé, entrei em um estúdio para aprender sapateado e fui praticando mais estilos, como Jazz, Afro e Hip Hop. Com o tempo, formei um grupo com outros artistas e nos apresentávamos em São Paulo. E foi assim que tudo começou! CB: E como você entrou para o Ringling Bros. and Barnum & Bailey®? Fabiana: De tempos em tempos, a equipe “Caça Talentos” do Ringling Bros viaja mundo afora, procurando novos artistas para o circo. No Brasil, eles sempre vão ao Rio de Janeiro para fazer audições em busca de bailarinos, palhaços, acrobatas etc. Eu soube do teste através de uma amiga que mora no Rio, e ela me encorajou muito a me inscrever, pois eu já havia feito vários testes para outros espetáculos, mas sempre sem sorte. Durante a audição – que dura dois dias – cerca de 200 pessoas participaram para tentar a vaga de bailarina. Eu passei e fui escolhida, juntamente com mais 16 meninas brasileiras.

CB: Quantas horas por dia você treina para o espetáculo? Fabiana: Quando estamos em turnê, ensaiamos cerca de um ano antes do show, quando passamos as notas do espetáculo. Para quem tem atos no show, os ensaios são ainda maiores. De dois em dois anos, o circo cria um novo espetáculo, e todos os atos são renovados. Quando estamos ensaiando para o show novo e aprendendo as coreografias, geralmente estamos em nossa sede em Tampa (na Flórida), e ensaiamos de 8 da manhã às 5 da tarde, durante um mês. Lá são feitas as fantasias para o novo show, o treinamento com os animais etc. Nós moramos em um trem. É bem confortável, cada um tem sua privacidade. Cada um mora sozinho. CB: Como é o seu relacionamento com os outros brasileiros que trabalham para o Ringling Bros. and Barnum & Bailey®? Foto: divulgação

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 31


Capa coreografia fluindo durante o show para que todas estejam sincronizadas. Também temos um pré-show, em que os expectadores podem interagir com os artistas no palco. Geralmente acontece 40 minutos antes do espetáculo. Temos duas brasileiras que se apresentam nessa parte do show também - Lú Vieira e Monica Neves que fazem um número aéreo. CB: Fabiana, deixe uma mensagem para os comunidade brasileira em Atlanta. Fabiana: A toda comunidade brasileira de Atlanta, gostaria de convidá-los para assistir nosso espetáculo “Fully Charged”®. Temos muitas atrações feitas com carinho para vocês! Venham ver os nossos brasileiros que trabalham no circo! Abraço a todos! Foto: divulgação

Fabiana: Nós somos bem próximos, sempre saímos juntos. Eu estou aqui há mais de dez anos e tenho feito muitos outros amigos também em toda parte do país. Nossa vida fora do horário de trabalho é bem normal: gostamos de sair, ir ao cinema e nos divertir como qualquer outra pessoa. Neste ano estou saindo menos, pois minha responsabilidade no circo mudou desde que eu fui promovida a capitã do meu grupo (Line Captain). Agora sou responsável por cuidar de toda a parte coreográfica do show e, também, pelos números de produção, que são aqueles momentos em que as bailarinas entram para anunciar todos os atos do espetáculo. Preciso manter a

32 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Cia Brasil Magazine: Julio, Fabiana explicou para nós como o processo de seleção para o circo funcionar. O que o levou a fazer a audição para o Ringling Bros. and Barnum & Bailey®? O que você fazia antes de entrar para o circus? Julio Ramazini: No Brasil eu fazia teatro, mas eu nunca me encaixava nos personagens pelo fato de eu levar tudo na brincadeira. Um dia, meu diretor me disse que eu deveria tentar algo na área de comédia, pois ele achava que eu ia me dar melhor. Na hora eu me ofendi e até falei para ele: “Poxa cara! Você está me chamando de palhaço?”. Mas aquilo me fez pensar e comecei a estudar circo. Mas esse era um trabalho para as horas vagas; durante o dia eu trabalhava como auxiliar de contabilidade em um escritório. Eu logo percebi que contabilidade não era o meu “lance” e para desestressar, comecei a fazer malabarismo nas horas vagas, comprei um monociclo e comecei a me apresentar. Na verdade, eu entrei para esta escola de circo para tentar papéis em alguma peça de teatro na área de comédia, pois achei que os contatos na escola de circo iriam me ajudar. Eu nunca pensei em ser palhaço. Quando a oportunidade apareceu, eu me inscrevi na audição para o Ringling Bros. and Barnum & Bailey® no Rio. Foram muitos candidatos: cerca de 300. Mas eu passei juntamente com mais três brasileiros. CB: Você sempre ganhou a simpatia das crianças? Julio: Ah, sim! É muito mais fácil ganhar a confiança delas; e eu acho que meu jeito com as crianças é uma bênção de Deus. Eu adoro. Escuto todos dizerem que não existe circo sem palhaço, então eu me sinto muito importante. Para mim, é uma alegria imensa quando vejo o público sorrindo nos meus números. CB: Como são os seus ensaios?

Foto: divulgação

Capa

Julio: Eu pratico para o espetáculo todos os dias. Quando eles mudam o show e vamos aprender tudo novo em Tampa, eu ensaio diariamente, mas a prática consiste mais em coordenação motora, pois o espetáculo é cheio de improvisos e interações com o público. Nós ensaiamos para saber cair sem se machucar; eu já sofri várias lesões e só para matar a curiosidade do público: o palhaço as vezes cai errado mesmo e se machuca. Por isso, temos que treinar para saber fazer as “palhaçadas” sem se machucar. Eu já escorreguei em piso molhado, caí de cara no chão, tropecei e machuquei a coluna… tudo durante os ensaios! CB: Julio, deixe uma mensagem para os brasileiros aqui em Atlanta. Julio: Sejam felizes! E, acima de tudo, sejam felizes vindo assistir nosso espetáculo!

Os brasileiros que trabalham no Ringling Bros. and Barnum & Bailey são: Lucenir Viera de Souza – Liberty Horses and Zebras Monica Neves – Strap Act Julio Ramazini – Palhaço Fabiana dos Santos – Line Captain – São Paulo Flavia Alves- Dance Captain – Rio de Janeiro Marcia Rangel – Rio de Janeiro Tatiane Nascimento – Rio de Janeiro – Dançarina Ana-Carla Buck Barbosa – Rio de Janeiro – Dançarina Natasha Coelho Menezes – Rio de Janeiro – Dançarina Queila Simone Teixeira – Rio de Janeiro – Dançarina Veronica Prado Jordao – Rio de Janeiro – Dançarina Daniela De Campos – Rio de Janeiro – Dançarina Marina De Souza Lima – Rio de Janeiro – Dançarina Mariane De Souza Lima – Rio de Janeiro – Dançarina Luisa Sabino D'Utra – Rio de Janeiro – Dançarina Thallita Santos Vallim – Rio de Janeiro – Dançarina Michelle Magalhaes Silva – Rio de Janeiro – Dançarina

O Ringling Bros. and Barnum & Bailey estará em Atlanta de 15 a 29 de fevereiro, no Phillips Arena e no Guinnett Center. Para mais informações, acesse www.ringling. com, ou ligue 1800-745-3000. Os preços variam de US$14 a US$130. Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 33


Imigração

Em busca da reforma imigratória Por Katcha Moschitta

O

ano de 2012 iniciou com o presidente dos EUA, Barack Obama, assinando uma ordem executiva no dia 18 de Janeiro que pretende agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos em seus consulados no Brasil e na China em 2012, entre outras medidas para potencializar o turismo. Em um discurso em frente ao castelo da Cinderela, na Disneyworld, em Orlando, Obama disse que os EUA estão prontos para os negócios. “Queremos mostrar ao mundo, especialmente às pessoas desses dois países (Brasil e China) com uma classe média em expansão, que a América está pronta para os negócios”, disse o presidente em seu discurso. A decisão inicia um extenso plano focado em impulsionar a criação de empregos nos EUA por meio da facilitação das viagens turísticas de cidadãos de países emergentes, segundo informou a Casa Branca em um comunicado. As solicitações de vistos para os EUA tramitadas no Brasil aumentaram 42% em 2011 e o governo de Obama calcula que para 2016 as viagens dos brasileiros ao país terão aumentado 274% com relação a 2010. Para fazer frente a essa demanda, o Departamento de Estado quer se certificar que 80% dos solicitantes de vistos de turista no Brasil e na China possam ser submetidos à entrevista nas três semanas seguintes ao recebimento do pedido. Além disso, trabalhará para expandir o programa que exime os visitantes da necessidade de um visto e ampliar a duração

permitida de sua estadia nos EUA. Será realizado no Brasil e na China um programa piloto para processar as solicitações de visto, que inclui a possibilidade de prescindir de entrevistas para os viajantes considerados “de baixo risco”, como os que estejam tentando renovar o seu visto de não imigrante. No caso do Brasil, é previsto que também possam viajar sem entrevista prévia “os jovens ou aqueles que solicitem o visto pela primeira vez”, segundo o comunicado da Casa Branca. Segundo esse mesmo comunicado, se os EUA aumentarem sua participação no mercado turístico internacional, podem ser criados no país mais de um milhão de empregos na próxima década. Os países emergentes que não pertencem ao programa de isenção de vistos, o qual beneficia a maioria dos países europeus e as nações ricas e aliadas dos americanos, reclamam dos requisitos exigidos para os turistas e homens de negócios estrangeiros. Hoje, duas leis tramitam pelo Senado dos EUA visando acelerar o processo para os brasileiros tirarem o visto, e os grupos de pressão veem aí uma chance de derrubar a exigência do documento, colocando o Brasil na lista de países com isenção de visto para entrar nos Estados Unidos. Altos funcionários diplomáticos já anunciaram em novembro que aumentarão o número de funcionários nas embaixadas de Brasil e China devido à grande demanda de vistos. Dos 820.000 brasileiros que pediram permissão para viajar aos EUA entre outubro de 2010 e setembro de 2011 (ano fiscal

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 35


Imigração americano), 791.000 a obtiveram. Para os chineses, foram concedidos 885.000 vistos, ante mais de um milhão de solicitações durante o mesmo período, em um aumento de demanda de 34%. Segundo cálculos citados pela Casa Branca, o crescimento das classes médias na China, Brasil e Índia devem provocar um aumento do número de viagens para esses países de 135%, 274% e 50%, respectivamente, até 2016. O governo americano anunciou também que vai tornar mais fácil para imigrantes ilegais que têm parentesco com um cidadão americano obter permissão de residência no país, uma mudança aplaudida por defensores dos imigrantes e criticada por quem favorece maior rigor no policiamento das fronteiras. Atualmente, um imigrante ilegal precisa requerer e obter um visto a partir de seu país de origem para poder voltar a se reunir a um cônjuge ou filho nos EUA, um processo que pode levar anos. O governo de Barack Obama vai modificar essa regra para permitir que o imigrante continue nos EUA durante a maior parte do processo. O governo afirmou que está racionalizando o processo para torná-lo mais humano, minimizando a separação de famílias. Mas a decisão também poderia afetar milhares de imigrantes ilegais que podem se qualificar para um “green card” — que dá direito a residir e trabalhar permanentemente nos EUA —, mas não o requisitaram porque temem não serem autorizados a voltar, no mínimo, terem de se separar da família por muito tempo. Muitos de nossos irmãos brasileiros, que por motivos adversos entraram nos EUA sem visto, e que se casaram com americanos(as), tiveram filhos, tornaram-se empresários etc, agora poderão ter esperanças. “O que temos ouvido da comunidade é que as pessoas que se qualificam não vão adiante [...] por causa das incertezas e imprevisibilidade” do atual processo, disse Alejandro Mayorkas, diretor do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, uma agência do Departamento de Segurança Interna. A mudança iria “reduzir significativamente” o tempo em que cidadãos americanos são separados de parentes imigrantes que estiveram nos EUA ilegalmente, disse Mayorkas. Imigrantes ilegais que saem dos EUA, automaticamente são proibidos de voltar ao país por pelo menos três anos, e geralmente por dez. O Congresso americano criou o período de espera em 1996 para penalizar pessoas que ficam ilegalmente no país. Neste ano de eleição, é importante estar atento a todas as promessas de todos os candidatos. Para as comunidades de imigrantes, a reforma imigratória é uma necessidade. O governo de Obama diz ser a favor de se criar uma possibilidade para os 12 36 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

milhões de imigrantes que estão ilegalmente no país a obterem a cidadania, mas alega que as divergências no Congresso são muitas. O atual governo tem adotado medidas como Ordens Executivas que não requerem aprovação parlamentar. Outros candidatos à nomeação do partido republicano, como o exporta-voz da Casa Branca, Newt Gingregh, também afirmam que apoiam uma reforma imigratória mais justa e humana para os imigrantes. Seja qual for o candidato vencedor, podemos, com certeza, contar com mudanças; e, quem sabe, estamos mais próximos de algo real com relação à reforma imigratória. Que Deus nos abençõe!

Por Katcha Moschitta Advogada - Brasil | Paralegal - USA Help Central - Lawyers Referral and Services callhelpcentral.com

Este artigo foi escrito com intuito de informação somente e sob nenhuma hipótese deve ser considerado como conselho legal. Cada Caso é diferente e deve ser analizado por um profissional da área.


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 37


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Ensaio FotogrĂĄfico de

T

Thelma

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 38 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Fotos por: Globo Photo & Video Productions: Manoel Oliveira

404.759.4396

Contato:


Finanças e Planejamento

A contagem regressiva do Imposto de Renda: 90 dias (2ª parte de 4) Por Flavio de Almeida

A

credito que você já tenha recebido todos os formulários que serão necessários para preparar o seu imposto, tais como: Form W-2 - Salários, Form K-1 – Divisão de Lucros/Prejuízos de Sócios de S-Corps., LLCs. etc, Form 1098 - Educação/Mortgage, Form 1099 Vários tipos de compensação etc. Agora, o próximo passo será decidir se você mesmo preparará seu imposto ou se contratará alguém. Se você decidir prepará-lo, gostaria de lhe sugerir dois programas, com versão online. O primeiro é o TaxAct (www.taxact.com) e o segundo é o Turbo Tax (www.turbotax.com). Os preços variam de US$0.00 a US$74.95, dependendo da complexidade. Para mim, uma das vantagens em preparar o imposto online é que ele fica arquivado no sistema, podendo ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar. Mas se você não se sente confortável com essa opção, escolha alguém. O mais importante, e também o menos estressante, é procurar a pessoa/empresa o mais breve possível. E, por favor, não deixe para a última hora. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o IRS (Internal Revenue Service), a agência federal norte-americana responsável por coletar impostos federais, pelo telefone 1-800-829-1040 ou acesse a página da internet www.irs. gov. A agência possui pessoas que falam espanhol. No site, a maioria das informações e formulários também está disponível em espanhol e outras línguas. Outro detalhe importante é o fato de que o primeiro contato que o IRS faz com o contribuinte (taxpayer) é por meio de cartas (papel), e nunca por e-mail ou telefone. Caso você receba algum e-mail ou telefonema de alguém dizendo ser do IRS, cuidado! A correta atitude deverá ser, se for e-mail, não abrir; em seguida, ligue para o IRS. Se for um telefonema,

fale à pessoa que por motivos de segurança, você não trata desses assuntos por telefone a não ser que tenha sido você quem fez a chamada. Não deixe se intimidar; desligue o telefone. Em seguida, ligue para o IRS. A cada ano, o número de roubo de identidades e falsos impostos submetidos tem aumentado drasticamente. Tome algumas precauções para reduzir a chance de se tornar mais uma vítima, tais como: nunca dê o número de sua conta bancária, do cartão de crédito, do Social Security e do Individual Tax Identification, a data de nascimento ou mesmo confirme seu endereço com alguém que você não tem a mínima ideia de quem seja ou para quem trabalha. Lembre-se: não importa quem irá preparar o seu imposto; você é o res-

ponsável por ele. Tente entender a lógica de como ele é calculado. Se você tem alguma dúvida, faça perguntas até entender. Como cada situação é diferente, procure a empresa/pessoa que prepara seus impostos ou acesse a página do IRS para mais informações quanto a sua situação.

Flavio de Almeida Tax Preparer and Accounting Support Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 39


40 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 41


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Bhrunna Ribeiro e Ian Graessle

Ensaio Fotográfico dos ganhadores da promoção Eu

Sou Fotogênica(o) do mês de Janeiro

A PRODUÇÃO

Especial de Valentine's!

Marcus Ornellas Salon

►Maquiadora Priscila - AIR BRUSH MAKE-UP ►Cabelo por Marcus Ornelas e Priscila

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 42 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


Fiquer por dentro

O que fazer em caso de acidentes de carro Por Katcha Moschitta

S

e você já se envolveu em um acidente de carro, você sabe o quanto isso pode impactar sua vida. Aqui nos EUA, cerca de 6 milhões de acidentes acontecem todos os anos. Uma pessoa se machuca decorrente de um acidente com veículo automotivo a cada dez segundos e a cada doze minutos alguém morre decorrente dos mesmos. Na Geórgia, aproximadamente 2 mil pessoas morrem em acidentes de carro todos os anos. E mais: acidentes de carro são responsáveis por uma fração razoável de invalidez parcial ou total. Com base nas estatísticas, e ainda em inúmeros telefonemas que recebemos todos os dias, decidimos publicar as perguntas mais frequentes, com respostas baseadas em estudos, pesquisas e entrevistas com advogados que trabalham nessa área. Se eu me envolver em um acidente, e se eu não tiver Driver’s License, sou obrigatoriamente culpado pelo acidente por não ter minha carteira em mãos? Advogados: Essa questão tem duas respostas. Sob a ótica criminal, a qualquer momento se você dirigir sem uma licença de motorista válida, você estará violando a lei. O que pode lhe acarretar multas e até mesmo 48 horas de prisão. No âmbito civil, a culpa do acidente vai recair sobre a pessoa que causou o acidente, sendo ele licenciado ou não. Se você se machucou em um acidente de carro causado por outra pessoa, você pode sim recuperar os seus direitos (tratamento médico, indenização, aluguel de carro etc.) da parte responsável, independente se você tem uma licença ou não. Não se engane! Esse tipo de situação pode ser muito complicado e se você se encontrar nessa situação, precisará de ajuda de um profissional que tenha experiência nessa área do Direito. Preciso do “Police Report” para ir atrás de alguém que bateu no meu carro? Advogados: O Police Report é, geralmente, um bom ponto de partida para que o

advogado possa entender seu caso e para que inicie imediatamente seu trabalho no caso e vá atrás dos responsáveis por suas lesões sofridas. Por experiência lidando com vários advogados, existem àqueles que nem sequer falam com você a menos que tenha o Police Report nas mãos. Porém, existem outros que se colocam à disposição do cliente e se encarregam de providenciá-lo. Preciso de tirar fotos do acidente? Advogados: É sempre útil tirar foto quando possível. No entanto, normalmente os advogados ou os avaliadores de seguro vão até a cena do acidente ou até onde o carro se encontre (Tow Company) para obter fotografias. Em caso de ferimentos graves ou morte, a polícia vai fazer uma investigação completa e tirar fotografias e/ou filmar. E se eu sair da cena do acidente antes da policia chegar, perco meus direitos? Advogados: Você não perderá seus direitos, mas é muito difícil prosseguir com uma ação de indenização por danos materiais e físicos se você não estiver listado

no relatório de incidente. Será necessária uma boa explicação do porquê você deixou o local do acidente antes da chegada da polícia. Você deve sempre ficar na cena do acidente até que a polícia chegue, a menos que sua situação médica seja tão terrível que você deva buscar tratamento imediato. Como devo proceder para receber compensações por um acidente de carro que não foi minha culpa quando se está ilegal? Advogados: Peça para ser levado para o hospital se você estiver ferido. Seu status imigratório aqui nos EUA nunca deve vir à tona na cena do acidente, a menos que você esteja dirigindo sem licença. Se você é o motorista, a exigência da lei é que você carregue sua carteira de motorista. Se você for um dos passageiros, não precisará levar identificação. Se você estiver ferido, tudo isso vai cair no esquecimento se você estiver em necessidade de tratamento hospitalar. Se você não está gravemente ferido e é preso por dirigir sem uma licença ou sem seguro, a detenção pode criar um caso de imigração. Se isso Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 43


Fique por dentro acontecer, peça para usar o seu direito a uma chamada telefônica e peça para a sua família que pague a sua fiança, logo que possível. Em seguida, recomenda-se que você consulte um advogado para que ele ou ela possa explicar-lhe os seus direitos como uma vítima de um acidente de carro. Posso procurar ajuda para obter compensação por um acidente de carro na qual eu era pedestre? Advogados: Sim. E não somente como pedestre, mas, também, se você cair em lugar público, business etc. Chame a polícia, faça um police report, procure tratamento médico imediatamente. Depois consulte um advogado especializado e experiente nessa área. Posso levar alguém à corte por um acidente que aconteceu há a mais de dois meses? Advogados: Se você se machucou nesse acidente, a pessoa que causou o dano é responsável, direta ou indiretamente

44 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

através de seu seguro, para lhe recompensar por sua perda. É melhor procurar tratamento o mais rápido possível. Mas a lei no Estado da Geórgia diz que você tem um prazo de dois anos após a data do acidente para buscar ajuda na justiça. No entanto, quanto mais tempo você esperar, mais diluída ficam as suas chances de você provar os danos sofridos. A regra é: busque ajuda médica imediatamente para que o seu advogado tenha a documentação suficiente para provar os danos sofridos por você.

Por Katcha Moschitta Advogada - Brasil | Paralegal - USA Help Central - Lawyers Referral and Services callhelpcentral.com Este artigo foi escrito com intuito de informação somente e sob nenhuma hipótese deve ser considerado como conselho legal. Cada Caso é diferente e deve ser analizado por um profissional da área.


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 45


Turismo

O Alaska que você não conhecia Renata Maia Hatfield

D

esértico, inóspito e um frio insuportável. São estas palavras que expressam sua descrição do Alaska? Então ficará surpreso ao saber mais sobre esse Estado americano em que se encontram as maiores montanhas da América do Norte, geleiras impressionantes, antigas culturas indígenas e animais selvagens, e que neste mês dará continuação às nossas aventuras no período de inverno. Um destino inusitado que, apesar de incomum no roteiro da maioria dos viajantes, não deixa de ser cheio de surpresas e atrações. O ar fresco, o vento contínuo, a luz intensa e o céu azul acompanham o visitante. O Alaska possui 945.000 Km², e é o maior e menos populoso Estado dos EUA. Abrangendo uma área que vai do Círculo Polar Ártico às margens da baía de Kachemak, o 49º estado norte-americano é recheado de características geográficas interessantes e, principalmente, inusitadas. Um lugar sem fronteiras como qualquer outro Estado do país, com mais de 120 milhões de acres de florestas e apenas 1% do território habitado, com apenas 620 mil habitantes. Localiza-se ao noroeste do continente americano, e é desconhecido na maioria de seu território, pelo fato de ainda possuir áreas de difícil acesso. Com essas estatísticas, não é difícil ter esta visão da última fronteira da América. Conhecido como a “terra dos contrastes”, o Alaska esconde riquezas e diversidades com vários ecossistemas como tundras secas, florestas úmidas,

Anchorage 46 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

geleiras e até um deserto com dunas de areia. No verão, o sol brilha durante 24 horas; no inverno, nenhum fio de luz chega às regiões mais ao norte do Estado. Curiosidades Em tempos de guerra, o Japão invadiu as Ilhas Aleutas em 1943, e 140 mil militares se estabeleceram no Alaska. O governo americano então foi obrigado a construir uma rodovia que ligasse o Canadá a Fairbanks (região central do Estado). Acredite ou não, hoje, 55 anos depois, a Alaska Highway, como foi chamada, continua sendo a única estrada que liga a região aos outros 48 estados dos EUA. Porém, o que mais impressiona em toda essa história é que o maior território americano só possui oito estradas pavimentadas. Para se chegar à capital Juneau, por exemplo, só por ar ou mar. Dos 20 picos mais altos dos EUA, 17 estão no Alaska, inclusive “a montanha”, como é chamado pelos nativos o Monte McKinley, a maior montanha da América do Norte. Além dos mais de 3 milhões de lagos (alguns com mais de 2.500 Km²) e 3 mil rios - com destaque para o Yukon, terceiro maior rio dos Estados Unidos, com 3 mil Km de extensão -, o Alaska é o lugar que possui o maior número de geleiras ativas do planeta. São mais de 100 mil! A maior delas, Malaspina, possui nada mais do que 2.000 Km².

Brooks Ra

nge Moun

tains

Quase todas as fronteiras do Alaska estão localizadas no mar. São 10.680 Km de costa litorânea, o que representam, incluindo as 1.800 ilhas, mais de 53 mil Km de terras margeadas por três mares e dois oceanos. Mais de 70 vulcões permanecem ativos no Alaska e os terremotos, de vez em quando, também abalam a região. Em 1964, um deles atingiu em cheio a porção central, chegando a uma intensidade de 9.2 na Escala Richter. Temperatura Frio: essa é a forma mais fácil de se definir o clima no Alaska. Dependendo da região, esse frio pode se transformar em muito frio. Na cidade de Barrow, ponto extremo norte do Estado, a média anual é de -17ºC, sendo que no inverno, quando a coisa fica realmente séria, os termômetros podem chegar a -33ºC. O lugar mais quente, Kodiak (localizado em uma ilha do Pacífico chamada Kodiak Island), consegue chegar a uma média anual de 1,2ºC e no verão bate o recorde de temperatura com “elevadíssimos” 11ºC.

ay Dalton Highw


Turismo de a maioria das pessoas pensarem que no Alaska só existem esquimós, iglus e ursos polares, as principais cidades do Alaska são como qualquer outra cidade americana: muitos restaurantes, bares, shoppings e diversão. Aventuras Turísticas

Em várias regiões do Alaska, quando o sol nasce no início de maio, ele não se esconde mais durante os três meses seguintes e, nessa época, é possível ver de perto o famoso “sol da meia-noite”. E em meados de novembro ele se põe, tais regiões ficam em escuridão total durante dois meses a fio. De dezembro a fevereiro, é possível ver de perto a “aurora boreal”, um fenômeno incrível em que faixas de luzes amarelas, verdes e vermelhas dançam silenciosamente pelo céu, e que os cientistas descrevem como descargas elétricas na alta atmosfera, provocadas pela atração que os pólos magnéticos da Terra exercem sobre os átomos. Onde ficar A cidade de Anchorage é uma das mais visitadas no Alaska. Além de ser a mais acessível, fica bem no centro das principais atrações do estado. Hotel é o que não falta. Desde as tradicionais redes americanas como Days Inn e Holliday Inn até hotéis luxuosos, as opções são muitas e para todos os bolsos. Apesar

Caminhada: ao invés de seguir a trilha dos milhões de visitantes que o Denali National Park recebe anualmente, o melhor a fazer é tentar uma série de caminhos alternativos, bem mais difíceis e selvagens, que levam a pontos incríveis, onde é possível avistar o imponente Monte McKinley. Caiaque: graças aos esquimós, o caiaque é uma atividade muito popular no Alaska. E, dependendo de onde é praticada, pode se transformar em uma aventura e tanto. No Parque Estadual Wood-Tikchil, região sudoeste, é possível encontrar os percursos mais inusitados e perfeitos como os lagos cristalinos Nerka, Kulik e Beverly. Montanhismo: com uma latitude de 68º N, Brooks Range é a cadeia de montanhas mais ao norte do planeta. Talvez por isso poucas pessoas aventuram-se a explorar essa região. Até os ursos do local são inusitados: ao invés de pescar salmões, eles atacam qualquer coisa que possa se transformar em refeição, inclusive montanhistas. Mas, apesar de todo esse ambiente hostil, o lugar é parada obrigatória para os amantes de boas escaladas. A região conhecida como Arrigetch Peaks possui um dos melhores picos de toda a América do Norte, maravilhosas pedras de granito e rochedos verticais. É claro que é impossível falar em escalada no Alaska sem citar o Monte McKinley. Para fugir do perigo das avalanches, o ideal é deixar para se aventurar nos meses de maio e início de junho. A maioria dos

montanhistas voa de planador da cidade de Talkeetna e aterrissam a 2.272 metros, na geleira Kahiltna, para começar a escalada, que pode levar de 15 a 30 dias. Bike: a oeste do Denali National Park, mais precisamente na cidade de Iditarod, começa uma das melhores e maiores trilhas do mundo para mountain bike. Atravessando florestas, tundras, rios e cruzando por ursos e tudo mais que o Alaska oferece, a Iditarod Trail possui 1.688 km de extensão. Rafting: as montanhas vulcânicas do Wrangell-St. Elias National Park acabaram desenhando as mais perfeitas e radicais vias para rafting de todo Estados Unidos, com destaque ao rio Tana. Para quem nunca ouviu falar desse esporte, ele consiste de botes que parecem grandes boias e comportam até dez pessoas com remos nas mãos e muita adrenalina para descer nas correntezas dos rios. Off-road: se aventura e experiências intensas são o seu forte, aproveite a chance para experimentar um fantástico off-road e, de quebra, chegar a um dos parques mais inóspitos do Alaska. Pela Dalton Highway - que de “highway” não tem muita coisa - você pode chegar ao ponto mais ao norte de todo o sistema rodoviário americano. Construída há 20 anos como um suporte para a implantação do oleoduto Trans-Alaska Pipeline, a rodovia é totalmente sem pavimentação, coberta de buracos e ainda atravessa algumas das regiões mais desertas do Alaska. Sem dúvida, uma aventura e tanto! Riverboat Discovery: Faça um tour pelos rios do coração do Alaska e seja guiado por um dos nativos da tribo Athabascan. Passeie pelas vilas indígenas, incluindo a famosa Chena Indian Village. Ao longo dessa rota inesquecível, assista aos pousos constantes dos aeroplanos, que aterrissam diretamente na água. Renata Maia Hatfield Turismóloga e artista plástica

Aonde você gostaria de visitar? Envie sua sugestão para: ciabrasil@live.com Envie as fotos de sua viagem de verão (seja ela para onde for) para a nossa coluna de Turismo: magazine@ciabrasilatlanta.com

Mount Juneau

(Photograph by Robert

A. Estremo, copyright

2002)

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 47


48 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Comportamento

As diferenças entre o homem e a mulher Por Marcia Pedroso Kaminski

M

esmo com tantas informações nos meios de comunicação como TV, jornais, internet e revistas, tenho me deparado constantemente com pessoas sem conhecimento e habilidade necessários para se relacionar com o sexo oposto. Ao longo de mais de 25 anos de profissão, escuto pessoas queixando-se de seus cônjuges, namorados(as) ou companheiros(as) como se eles(as) fossem os únicos a terem determinado tipo de comportamento. E incontáveis foram as vezes em que eu disse: “Não é o seu homem que é assim; os homens são assim”; “Não é a sua mulher que é assim; as mulheres são assim”. Existe uma enorme diferença entre o homem e a mulher. O contínuo reconhecimento e aprendizado dessas diferenças ajudam o casal a descobrir novas maneiras de melhorar o relacionamento. Entender essas diferenças resolve muitas frustrações causadas pelo desconhecimento do sexo oposto. Os desentendimentos, inclusive, poderão ser evitados. Não somente o homem e a mulher comunicam-se diferentemente, mas eles pensam, sentem, percebem, reag e m , respondem, amam, necessitam e apreciam diferentemente. Parece até que falam línguas diferentes. E de fato é mesmo: dentro de uma perspectiva cristã, eles falam línguas diferentes. Em Efésios 5:33, encontramos um princípio que não se contrapõe a ciência, que é: “os homens falam o idioma do respeito e as mulheres o idioma do amor.” Infelizmente, nosso sistema educacional não exige sequer cursos de comunicação, que são básicos para

um desenvolvimento significativo de qualquer relacionamento. Como consequência, homens e mulheres relacionam-se sem nenhum conhecimento de como satisfazer as necessidades emocionais e mentais básicas um do outro. Precisamos entender de maneira simples o que significa essa diferença: o outro tem o que eu não tenho. A seguir, destacarei algumas das diferenças mais comuns de serem percebidas no aspecto emocional-afetivo. A mulher é emocional; o homem é lógico. A mulher é falante; enquanto o homem é calado. Algumas pesquisas afirmam que a mulher fala mais que o dobro de palavras do que o homem por dia. Por isso, a mulher, quando estressada, quer falar, compartilhar e quer que ele a escute; só escute. Por sua vez, o homem, quando estressado, quer ficar quieto, não compartilha e a última coisa que quer é falar; reprime sentimentos e emoções. A mulher quer proximidade; o homem quer estar no controle. A mulher quer relacionamento; o homem se retrai. Quando a mulher pergunta ao homem se ele não tem o que dizer, está querendo se relacionar e não fazendo cobranças. Complicado, não? E quando um homem está calado, isso não significa que não queira se rela-

cionar, mas apenas que quer ficar calado. Simples, não? A mulher tem visão periférica, faz tudo e vê tudo ao mesmo tempo (por isso ela percebe aquela “olhadinha” que ele dá, mesmo estando de lado para ele), enquanto ele tem visão focal. Muito teria a falar deste tema ainda, mas quero encorajar os casais para que, além da busca do conhecimento mútuo, do amor e do sexo, que são fundamentais para o sucesso da vida a dois, tenham companheirismo e cumplicidade, que compartilhem suas vidas, sem medo de expor, um ao outro, suas próprias emoções. Felizes os casais que usam essas diferenças para se completarem e não para competirem um com o outro, pois, ao se completarem, se tornam mais fortes, com um relacionamento saudável, e muito mais felizes.

Marcia Pedroso Kaminski Psicóloga, Psicopedagoga e mestre em Aconselhamento Cristão.

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 49


Curiosidades sobre a América

Presidents' Day Pela Equipe Cia Brasil

F

evereiro chegou! E nessa época de carnaval dá uma saudade do Brasil! Mas temos boas notícias: o feriado americano Presidents’ Day deste ano vai cair no dia 20 de fevereiro, o mesmo dia da segunda-feira de carnaval. Assim, brasileiros foliões nos EUA vão ganhar um dia de folga para poder celebrar a nossa querida festa carnavalesca. Mas, apesar da coincidência das datas, esse feriado americano não tem nenhuma relação com o carnaval. Ele foi criado para honrar George Washington, o primeiro presidente desta nação. O feriado foi criado em 1880, baseado na data de seu nascimento, 22 de fevereiro de 1732. George Washington foi presidente dos EUA de 1775 a 1797, mas teve grande participação política e militar entre os anos de 1775 e 1799, dedicando quase um terço de sua vida à nação americana. Ele é visto como um dos mais importantes governantes deste país, não só por ter sido o primeiro presidente, mas também por ter liderado as tropas que venceram a Inglaterra durante a Guerra Revolucionária Americana, trazendo independência aos Estados Unidos em 1776. Washington era extremamente popular entre todas as camadas da sociedade, e seus ideais e estilo de liderança ainda servem de inspiração para muitos intelectuais deste país. Devido a sua popularidade e sua relevância histórica, George Washington é considerado o “Pai” dos EUA. Com o tempo, a data em que se celebra seu aniversário como um feriado nacional também passou a ser associada a outros presidentes, como Abraham Lincoln e Thomas Jefferson, e hoje, em muitos Estados, é aceita como um feriado para admirar e recordar todos os presidentes que governaram este país.

50 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 51


Espaço Mulher Moderna

Fevereiro, o mês dos Apaixonados Por Juciane Silva

O

Valentine’s Day – 14 de fevereiro – é o dia para se celebrar o amor e o romance em vários países do mundo, e é uma data muito importante aqui nos EUA. Originalmente, esse dia foi criado para homenagear São Valentim, um mártir cujas origens são tão incertas, que a própria Igreja Católica deixou de comemorar pela incerteza de sua existência. Apesar de não ser claro o que é real e o que é fictício em sua história, acredita-se que São Valentim passou a ser associado ao amor romântico no século III, por ser o único padre a realizar casamentos na Roma Antiga, após o imperador ter proibido enlaces matrimoniais (por acreditar que homens solteiros eram melhores soldados). Ao ser descoberto, Valentim foi preso e assassinado, transformando-se em mártir, e lembrado até hoje pelas ações que permitiram tantos jovens a celebrarem o amor. Durante o Valentine’s Day, é muito comum que pessoas que se queiram bem troquem lembrancinhas ou cartões. E não é só para casais: por aqui é normal que amigos, parentes e até colegas de trabalho ofereçam pequenos souvenires. E para você não ficar de fora, a Cia Brasil vai dar dicas de presentes para esta celebração.

como o Whole Foods ou Farmers’ Market oferecem opções gourmet, para os que procuram algo mais especial.

Flores e Cartões Assim como o chocolate, vai ser muito fácil encontrar flores e cartões de Valentine’s Day em grandes redes de supermercado. Ou você pode procurar por lojas especializadas, que muitas vezes lhe permitem comprar online e entregam os arranjos onde você quiser. Telefora.com ou ftd.com possuem promoções muito boas nesta época do ano. As opções são inúmeras; têm para todo o gosto (e bolso).

2

Como presentear Doces e guloseimas Chocolate é a escolha certa! Tem de todos os preços, e vai ser difícil não agradar com essa lembrança. Durante esta época do ano, qualquer supermercado vai oferecer uma imensa variedade de marcas. Para um presente mais sofisticado e personalizado, procure por lojas que se especializam em doces, como a See’s Candies, que oferecem produtos irresistíveis. Até mesmo mercados 52 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Do-It-Yourself Essa expressão significa “faça você mesmo”, e é a melhor opção àqueles que têm o tempo para se dedicar a um projeto bem romântico. Um presente feito a mão por você é o jeito mais especial de surpreender o amado. Aqui vale tudo! Desde um jantar

3

especial à luz de velas, a uma peça em crochê, um bolo, um poema, um cartão bem romântico ou um cd com as músicas mais marcantes para vocês dois... Basta que tenha sido feito por você.

Dica do mês

S

eja criativa! O Valentine’s Day é um dia perfeito para expressar o seu amor de forma única, diferente de como fazemos nos outros dias do ano. Por isso, seja criativa! Traga café da manhã na cama, faça um piquenique romântico, leve ele para uma aula de dança de salão, faça uma massagem, passe a noite num hotel bem bacana... Façam algo de novo e especial, ele vai amar!


Saúde & fitness Depois das guloseimas de Valentine’s, não se esqueça de se exercitar! Mas o grande segredo de continuar perdendo peso ou manter seu peso atual não é só exercício e dieta. A escolha dos alimentos é o fator mais importante. Conte suas calorias em um pequeno bloco de notas que você possa carregar na bolsa. Veja na tabela abaixo os valores calóricos de alguns alimentos:

ALIMENTO

QUANTIDADE

CALORIAS

Suco de maçã natural Café com açúcar Café sem açúcar Cerveja Cerveja light Coca-Cola Coca-Cola light Guaraná Guaraná diet Bife à parmegiana Estrogonofe Costeleta de porco

1 copo de 240 ml 1 xícara de 50 ml 1 xícara de 40 ml 1 lata de 350 ml 1 lata de 360 ml 1 lata de 350 ml 1 lata de 350 1 copo de 240 ml 1 lata de 350 ml 1 bife 1 concha 2 unidades (100g)

154 33 3 147 148 137 1,5 75 4 485 332 483

Coxa de frango assada s/pele

1 unidade (100g)

98

Filé de frango Peru Salmão assado ou grelhado Biscoito água e sal Biscoito recheado Chocolate meio-amargo Chocolate ao leite Gelatina de limão

2 filés (100g) 2 filés (100g) 1 posta (100g) 1 unidade 1 unidade 1 unidade (200g) 1 unidade (200g) 1 porção (100g)

101 155 292 32 72 1074 1044 68

ALIMENTO Milk-Shake vanila Banana-nanica Abacaxi Laranja Morango Leite integral Leite semidesnatado Arroz branco cozido Arroz integral cozido Feijão-preto cozido Croissant Pão francês Pão de fôrma tradicional Lasanha Aveia em flocos pancake Bolo recheado Big Mac® Double Cheeseburger Premium Caesar Salad with Grilled Chicken Egg McMuffin® Large French Fries Side Salad Caramel Mocha (large) café Latte (small)

QUANTIDADE

CALORIAS

1 copo (290ml) 1 unidade (90g) 1 fatia (80g) 1 unidade 9 unidades (100g) 1 copo (240ml) 1 copo (240ml) colher de sopa (25g) colher de sopa (20g) 5 colheres de sopa (100g) 1 unidade (60g) 1 unidade (50g) 1 fatia 1 porção (100g) 1 colher de sopa (15g) 1 unidade uma fatia (140g) 1 unidade 5.8 oz (165 g)

336 87 50 46 43 150 115 41 22 70 247 135 74 139 50 60 540 540 440

10.4 oz (296 g)

190

7.1 oz (137 g) 5.4 oz (154 g) 3.1 oz (87 g) 20 fl oz cup 12 fl oz cup

300 500 20 360 150

Juciane Silva Escreva para o “Espaço Mulher Moderna”: ciabrasil@live.com. Participe enviando suas sugestões e comentários!

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 53


54 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Galeria do leitor

PROMOÇÃO "EU SOU FOTOGÊNICA(O)"

A nossa redação estará escolhendo a pessoa mais fotogênica capturada pelas lentes de nossos fotógrafos oficiais da revista. Participe! Fique atento aos nossos fotógrafos nos eventos pela cidade. As melhores fotos ganharão um dia de SPA, gift cards, cabeleireiro, e uma sessão de fotos para PHOTOBOOK. visite nosso website: www. ciabrasilatlanta.com, clique no link Galeria do Leitor e participe! (Só serão escolhidas fotos de adultos a partir de 14 anos). Apoio: Alcides Notaro Photos, Marcus Ornellas Salon, Rio Fever SPA e Cia Brasil Magazine

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais: Visite nossas mídias sociais:

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 55


Saúde 2

A doença de periodontite Por Dra. Leia Porcaro

A

periodontite (doença da gengiva), conhecida popularmente como piorreia, é uma inflamação crônica que acomete gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes e que se dá, principalmente, pelo acúmulo de bactérias nessas regiões. É uma das principais causas de perda de dentes em adultos e a principal em pessoas idosas. Essa doença pode, também, promover mobilidade e mudança de posição dos dentes e seus sintomas incluem sangramento gengival, alteração do paladar, sensibilidade dental, dores e desconfortos gengivais, alteração da cor dos dentes, mau hálito e tártaro, uma vez que há formação de bolsas nessas regiões, geralmente permeadas de bactérias, e destruição óssea. Em muitos casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e pode ocorrer presença e acúmulo de pus. Atualmente, percebe-se uma relação dessa doença com artrite reumatóide,

56 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

doenças renais, diabetes e osteoporose. Infarto agudo do coração, partos prematuros, infecções pulmonares e úlceras também têm sido associados à periodontite. Entretanto, poucos estudos foram feitos e há poucas pesquisas conclusivas. Uma boa higiene bucal e visitas periódicas ao dentista previnem o aparecimento da infecção, uma vez que a formação de placas bacterianas é um dos fatores principais do aparecimento dessa doença. Fumo, bruxismo, deficiências nutricionais, medicamentos e doenças emocionais podem potencializar os efeitos da periodontite. O tratamento consiste em raspagens e, em casos mais acentuados, cirurgias periodontais. E ainda pode ser necessário o uso de antibióticos. Se a doença é deixada de lado, a pessoa continua perdendo mais dentes e o mais importante: perdendo osso. O processo ocorre vagarosamente: demoram-se muitos anos para que a pessoa acabe

perdendo os dentes. E se chega ao ponto em que a perda de dente é irreversível. Nesse ponto, a perda de osso foi tão grande que fica difícil a retenção de uma dentadura ou implante dental. Por isso, alguns pacientes perguntam: “Por que a dentadura da minha amiga adere tão bem e a minha não?” e “Por que meu vizinho não precisa do auxílio de um Fixodent na dentadura dele?”. Em muitos dos casos, esse paciente manteve dentes com essa infecção crônica por anos, o que destruiu o osso de rebordo que segura os dentes e posteriormente a dentadura não adere por falta desse osso. Como posso saber se já tenho a doença periodontal? O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações nas posições dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.


Saúde 2 Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza? Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las. Existem medicamentos indicados para o tratamento? Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente deve ser removida mecanicamente. Qual a causa da doença periodontal? A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa. Porém, algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc. Como o tratamento é realizado pelo cirurgião-dentista?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda a área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. Uma vez tratada a doença, os tecidos recuperam-se integralmente? Não, sempre ficam sequelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como sequelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

De quando em quando se fazem os retornos para a manutenção após o tratamento? As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas. É possível prevenir essa doença? A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, e mais as limpezas periódicas feitas pelo dentista.

Dra. Leia Porcaro, DMD Formada em Odontologia pela Universidade de Alfenas, MG. Especialista em Dentística Restauradora (Cosmética) pela Universidade Federal de Alfenas. Formada em Odontologia pela segunda vez pela Nova Southeastern University nos Estados Unidos.

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 57


Fitness

Exercitando mente e corpo Pela Equipe Cia Brasil

“D

e uma forma geral, os nossos músculos devem obedecer à nossa vontade. De uma forma razoável, nossa vontade não deveria ser dominada pelas ações reflexas de nossos músculos…”, disse o alemão Joseph H. Pilates, criador do método de pilates que conhecemos hoje. Quando Criança, Pilates sofria de asma, o que o deixou debilitado. Na idade adulta, ao trabalhar como enfermeiro na Segunda Guerra Mundial, Pilates começou a usar molas para ajudar os soldados a se movimentarem após algum trauma físico. Essa experiência foi a base que ele usou para desenvolver o que seriam os aparelhos usados hoje nas aulas de pilates. A especialista em pilates e instrutora certificada de nível III do Romana’s Pilates method, Holly Pruell Leun conta que é com esses aparelhos que são realizados os exercícios coreográficos em ângulos exatos em conjunto com a respiração controlada que contrai o abdômen. Segundo ela, essa é uma das maneiras mais eficientes para se obter aquela barriga firme e modelada, além de fortificar os músculos que sustentam a coluna, definindo melhor a postura.

58 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Holly mostra em seu studio (Pilates ofDunwoody, localizado em Atlanta, as máquinas e demonstra como os movimentos podem ser feitos por qualquer pessoa, de qualquer idade. Cada sequência de movimentos é feita especificamente para cada pessoa, de acordo com a capacidade de cada um. Jeromo, ex- dançarino e também professor de Pilates em Nova York, é convidado especial de Holly para ministrar workshops para aqueles que já estão estudando para ser professores desse método, como a instrutora Hosana Ganen, que fez todo o curso com duração de um ano, em um total de 600 horas e agora dá aula no studio de Holly, na cidade de Atlanta. Jeromo diz que o Pilates mudou sua vida completamente: “Quando se tem uma harmonia entre corpo e mente, um indivíduo tem um organismo mais eficiente”, conta. A “Contrologia” começa com a vontade da mente dominando os músculos. Esse diálogo agora tem um motor, um fio condutor de comunicação que fará com que muitos dos processos do corpo traba-

lhem de forma menos problemática e mais efetiva para o seu bem-estar. Além disso, as pessoas que estão fisicamente em forma geralmente são mais equilibradas e mais capazes de lidar com o estresse. Holly conta que o cérebro envia mensagens através da medula e dos nervos para várias partes do corpo para que uma pessoa possa correr, andar e nadar. Há um diálogo e um relacionamento constante que o cérebro deve manter com o corpo para que sejamos capazes de suar quando está muito calor, levar o oxigênio até as células dos músculos, transformar alimento em energia para alimentar as células. Se você ou algum membro da sua família possui doenças cardíacas, derrame cerebral, câncer, osteoporose, diabetes, peso, imunidade, artrite, depressão, memória ou distúrbios do sono, exercitar-se regularmente usando este método traz excelentes benefícios para a melhorar ou combatê-las. Para mais informações sobre o método de Pilates visite: www.romanaspilates. com.


Há mais de 10 anos servindo a comunidade brasileira em Atlanta

SEGUROS DE CARRO . SEGUROS DE SAUDE WORKERS COMPENSATION . GENERAL LIABILITY

A melhor maneira de economizar na hora de fazer seguro de carros é falar com profissionais. E se não for com corretor não é SEGURO!

ALPHA

Insurance Mart

(678) 366-3150 250 Prospect Place. Alpharetta, GA 30005

www.alphainsmart.com Agency License : 98759

Soluções

Inteligentes

para Divulgar a

sua Empresa! MAGAZINE 770.256.4524 www.ciabrasilatlanta.com

Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 59


The Big Screen Gone (2012)

antes e tenta fazer justiça com as próprias mãos.

Ficha técnica Curiosidades Título em português: 12 Horas. Gênero: Suspense/Ação. Lançamento: Estados Unidos: 24 de Fevereiro – Brasil: 9 de Março /2012. Duração: 01:25:00. Classificação: Censura 13 anos. Direção: Heitor Dhalia (cineatra brasileiro). Studios: Summit Entertainment. Distribuição: Paris Filmes. Roteiro: Allison Burnett. Elenco: Amanda Seyfried, Wes Bentley, Jennifer Carpenter, Erin Carufel, Sebastian Stan. Sinopse A história gira em torno de Jill (Amanda Seyfried), uma jovem que escapou de um serial killer há dois anos e que agora acredita que o mesmo sujeito raptou sua irmã mais nova. Ela terá que lutar contra a desconfiança das pessoas que não acreditam que tenha sido sequestrada

Heitor Dhalia, diretor de “À deriva e Cheiro do ralo”, foi escolhido para dirigir o filme 12 horas (Gone), estrelado por Amanda Seyfried (“Mamma mia!” e “Querido John”). É a primeira vez de Dhalia à frente de uma produção americana. “Tem sido um experiência interessante, bem diferente do modelo que temos no Brasil”, disse Dhalia. “Estou v i v e n d o u m p ro c e s s o d e aprendizado de como trabalhar neste modelo. Depois de Gone, quero voltar para o  meu projeto do coração, Serra Pelada. Brasil na veia!”, completou o diretor em entrevistas à imprensa brasileira.

Outros Lançamentos para fevereiro / 2012 Título do Filme Gênero Classificação The Woman in Black (2012) PG 13 Chronicle Star Wars: Episode I - The Phantom PG Menace 3D Journey 2: The Mysterious Island PG The Secret World of Arrietty G Ghost Rider: Spirit of Vengeance Ação / Aventura PG This Means War Ação / Aventura PG 13

60 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Data de Estréia 03/fevereiro/2012 03/fevereiro/2012 10/fevereiro/2012 10/fevereiro/2012 17/fevereiro/2012 17/fevereiro/2012 17/fevereiro/2012


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 61


62 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012


Fevereiro de 2012 - Cia Brasil - 63


64 - Cia Brasil - Fevereiro de 2012

Cia Brasil February 2012  

Capa►Made in Brazil: Talentos Brasileiros invadem o circo | ►Espaço Mulher Moderna: Fevereiro, o mês dos apaixonados. | IMIGRAÇÃO ►Em busca...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you