Issuu on Google+

►READ THIS PUBLICATION IN ENGLISH ►LEA ESTA PUBLICACIÓN EN ESPAÑOL

MAGAZINE

► ACCESS: WWW.CIABRASILATLANTA.COM

Ano 4. Nº 64. Julho de 2012

VITÓRIA!

Medida Provisória de Obama Beneficiará Jovens Imigrantes Indocumentados. ESPAÇO LEGAL |

FIQUE POR DENTRO |

Geórgia agora exige mais documentação para expedição da Driver's License.

Publicidade

ESPAÇO VIP |

Agora no Folia tem

O sonho de voar!

Processo de Ação Diferida para Imigrantes Jovens

PORTAL CONSULAR |

RODÍZIO COMPLETO DE

Visto para viajar para o U.S. : A “mentirinha” pode ser fatal.

MASSAS & PIZZAS! Sob a gerência de brasileiro

Pizza Brasileira, Feita por Brasileiros! BRAZILIAN STEAKHOUSE


ADVOGADA DE IMIGRAÇÃO

Law Office of Cherie E. Cookorinis, P.C. ► Advogada Cherie E. Cookorinis, Esq.

©MOC Photo

Active member of the American Immigration Lawyers Association since 1998. Cherie@immigrationforyou.com

Abrindo as Portas para

Soluções Reais

Nossas áreas de especialização incluem:

• Vistos de trabalho “não-imigrante” (H, TN, L, E, B, R, O, P, J) • Certificação permanente de trabalho • Consulta de visto consular (todos os tipos) • Waivers of inadmissibility (imigrante e não-imigrante) • “Aplicações” para naturalização, incluindo apelações • Ajuste de status • Manutenção de status • Remoção de condições de residência (conditions on residency) • Petições de imigração com qualquer tipo de vínculo empregatício (profissionais, trabalhadores religiosos, atletas, artistas, habilidades extraordinárias ou excepcionais, national interest waivers, entre outros).

Atendimento em português.

Sacha Lima Webb - Immigration Paralegal►

770.457.7177

©MOC Photo

Tire suas dúvidas por telefone!

Law Office of Cherie E. Cookorinis, P.C. | 770.457.7177 | Fax: 770.457.1510 8300 DunwooDy Place, Ste 375 - SanDy SPringS, ga 30350 (ao lado do prédio da coca-cola). 2 - Cia Brasil - Julho de 2012

www.immigrationforyou.com


Julho de 2012 - Cia Brasil - 3


Editorial Expediente

Quem persiste sempre alcança!

Q

uantos de nós já nos deparamos com situações inusitadas em nossas vidas. Às vezes, alguns momentos de dificuldade parecem nunca ter fim. Igualmente ao sentimento de angústia é o sentimento de alívio quando resolvemos um problema ou recebemos uma boa notícia. Em todo o país, esse sentimento de alegria e alívio contagiou as comunidades de imigrantes quando o presidente Barack Obama anunciou uma Medida Provisória que beneficiará o status imigratório de jovens entre 16 e 30 anos. Ainda são muitas as perguntas sem resposta dos imigrantes sobre como essa Medida será executada, pois o Governo Federal ainda não publicou todos os requerimentos necessários para se fazer a “aplicação” para receber o benefício. O mesmo declarou que até dia 14 de agosto o regulamento estará disponível no website do CIS. Nossa equipe de colaboradores já está a postos para informar à comunidade todos os detalhes assim que forem publicados. Por enquanto, dedicamos esta edição para informar o que já foi informado sobre a Medida Provisória. Você encontra todos os detalhes em nossa matéria de capa e em nosso “Espaço Legal”, em que a advogada Cherie Cookorinis responde a perguntas e informa com detalhes sobre terminologias da Medida Provisória e outras informações importantes para a comunidade brasileira. Se você não sabe se alguém de sua família se qualifica para esse benefício e nenhuma de suas perguntas foi respondida nos artigos desta edição, não deixe de procurar um pro-

fissional qualificado para tirar as suas dúvidas ou nos envie suas perguntas para incluirmos na próxima edição. Não deixe a oportunidade de regularização passar por passar por falta de informação! Aos nossos jovens a serem beneficiados por essa Medida Provisória, desejamos boa sorte e que todos reconheçam a responsabilidade de sempre dar bom exemplo e abençoar este país contribuindo para esta sociedade em que vivemos, pois nada acontede por acaso, sempre há um propósito de Deus em tudo. Não deixe de ler, também, sobre os novos regulamentos para se obter ou renovar a Driver’s License na Geórgia. A lei que foi aprovada em 2005 entrou em vigor no dia 1º de julho de 2012 (veja a coluna “Fique por Dentro”).

DIREÇÃO EXECUTIVA Cristiane Castilho Pope COORDENAÇÃO DE EVENTOS Marisa Nascimento EDIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO Cristiane Castilho Pope Juciane Castilho Silva Editora Kiron (www.editorakiron.com.br) COORDENAÇÃO DE CONTEÚDO Juciane Castilho Silva Cristiane Castilho Pope ADMINISTRATIVO Juciane Castilho Silva Marisa Nascimento Sedália Silva COLUNISTAS Palmira Chagas Robert Wiley Juciane Castilho Silva Katcha Moschitta Cristiane Pope Muriel Ribeiro Denny Guimarães Renata Maia Hatfield Marisa Nascimento Nathalie Connoly Dra. Leia Porcaro Marcia Kaminski Dra. Katia Adams Cherie E. Cookorinis, Esq.

Tenha uma ótima leitura!

REVISÃO Gabriela Rabelo Denny Guimarães Nathalie Connolly

Cristiane

Pope

COLABORADORES Robert Wiley Sacha Webb Consulado Geral do Brasil em Atlanta Ministério das Relações Exteriores Zito e Eliane Carvalho Canal PFC FOTOGRAFIAS Manuel Oliveira Alcides Notaro Anna Nobre

Editora-Chefe magazine@ciabrasilatlanta.com

TIRAGEM 5 Mil exemplares

SOLUÇÕES INTELIGENTES

PARA DIVULGAR A

SUA EMPRESA!

DISTRIBUIÇÃO Distribuida na grande Atlanta

M A G A Z I N E

770.256.4524

WWW.CIABRASILATLANTA.COM

Leia este Editorial, assim como todo o conteúdo desta revista traduzido para o Inglês e para o Espanhol em nosso portal online: www.ciabrasilatlanta.com. Cadastre-se para receber notícias de imigração, educação, economia, cultura, business, beleza, calendário de eventos entre outros conteúdos.

Distribuição Gratuita A Cia Brasil é uma publicação mensal da Empresa Cia Brasil, LLC. Todo material nela veiculado, sejam fotografias, textos ou anuncios são protegidos por Leis de Direitos Autorais, com reprodução proibida ou autorizada mediante permissão prévia por escrito, assinada pela Diretoria da Empresa CIa Brasil. Os anúncios comerciais são de propriedade das empresas anunciantes e a elas cabe a responsabilidade pelo conteúdo dos mesmos. As matérias assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente os pensamentos que norteiam esta empresa, que exerce seu papel de informadora, resguardando a liberdade de expressão pertinente à imprensa. Contatos: (770) 256-4524 - Email: magazine@ciabrasilatlanta.com Web site:

APOIO

magazine@ciabrasilatlanta.com

www.ciabrasilatlanta.com

Visite nossos perfis no facebook e orkut

Brazilian auto Service

Help Central Lawyer Referral & Services

4 - Cia Brasil - Julho de 2012


Julho de 2012 - Cia Brasil - 5


Conteúdo

Capa: Um sonho se torna realidade Presidente Obama assinou uma ordem executiva que permite jovens imigrantes ilegais a ficarem no país legalmente por pelo menos dois anos, com a possibilidade de se aplicarem para o work permit.

32>> Saúde

Verão e muito sol. Mas , cuidado com o câncer de pele.

13

Mundo esportivo..................26 Corinthians é visto como o maior rival no futebol brasileiro.

Espaço Legal

Tirando dúvidas sobre Processo de ação diferida para imigrantes jovens.

35

Fitness.......................... 29 O perigo das medicações sem receita médica para emagrecer.

Fique por Dentro Geórgia agora exige mais documentação para expedição da Driver’s License.

57

Agenda Around the Town.......................................................................08

Turismo.. ....................... 43 Redescobrindo o Brasil, començando pelo Mato Grosso.

Cia Fashion.............................................................................................19 Comunidade...........................................................................................22 Portal Consular.......................................................................................40 Galeria do leitor......................................................................................52 Espaço VIP..............................................................................................53

Saúde........................... 47

The Big Screen........................................................................................61

Conheça as vantagens do clareamento dental.

6 - Cia Brasil - Julho de 2012


Julho de 2012 - Cia Brasil - 7


Um Oferecimento:

AGENDA

AROUND THE TOWN

Jul-Ago 2012

Viva a Festa Junina e suas tradicoes!

No Brasil, a origem da festa junina, sua história e tradições tiveram grande influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa. Os festejos, as comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época foram se misturando aos aspectos culturais do Brasil e são a alegria dos brasileiros nos quatro cantos do país durante as festividades.

M A G A Z I N E

►Baile Country:

Maria Silva da S.E.R.-Atlanta organizou o jantar dançante no melhor estilo Country. No comando da animação Wanderley & Juan. Dia 14 de julho – Marietta.

SOCIAL ►National Black Arts Festival:

Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável contou com 193 Estados-membros da ONU e milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil. Dias 13 a 22 de junho – Rio de Janeiro.

►Festa Junina: A Igreja Católica, O tradicional NBAFestival realizou diversos eventos culturais e artísticos na cidade de Atlanta. Entre os destaques, os shows nos palcos do Centennial Olympic Park, somado ao International Marketplace, com artistas vindos de diversas partes como Senegal, Ghana, Mali, Africa do Sul, Haiti, Brasil, Canadá, Índia e Barbados. Dias 12 a 15 de julho – Atlanta.

►Consulado brasileiro: O Brasil esteve

presente no National Black Arts Festival no stand montado pelo consulado brasileiro. Os voluntários distribuíram as atenções aos visitantes no ponto de encontro dos brasileiros, onde foram apresentadas diversas atividades culturais. A revista Cia Brasil circulou durante o festival com a sua equipe de profissionais. A Bahia Tour também esteve presente em stand próprio no espaço dentro do festival intitulado “Espaço Brasil”. Dias 12 a 15 de julho – Centennial Olympic Park – Atlanta.

►“O futuro que queremos”: A diretora

executiva da Brazilian American Chamber of Commerce-SE, Fabiana Di Pietro Xavier, participou ativamente do Rio + 20 e UN Conference on Sustainable Development na cidade do Rio de Janeiro. A Conferência das Nações 8 - Cia Brasil - Julho de 2012

►Cordão de Ouro: O grupo de Ca-

na liderança do Padre Roger Araújo e sua competente equipe, reuniu gente bonita e animada na maior festa junina da comunidade brasileira. Momentos de alegria e descontração foram os pontos altos da festa registrada pela equipe da Cia Brasil. Neste, ano a Rede Globo Internacional participou do evento com stand e brindes de seus canais. Dia 15 de julho – Roswell.

poeira do Contramestre Muriel, realizou diversas apresentações durante National Black Arts Festival no Centennial Olympic Park em Atlanta. ►MSBN: O Ministério Semeadores de Boas Novas, na liderança do Pr. Saulo dos Santos, reuniu fãs do motociclismo no II Encontro de Motos da MSBN - Ride 4 Jesus, em Marietta. O evento contou com a exposição de motos, brincadeiras para as crianças, e finalizou com uma grande volta até Downtown. Dia 8 de julho – Marietta.

►Espetáculo: O Samba Show with

Dance Brasil Company & Batuque Brasil, com a participação da dançarina Andreia Moreira, fizeram a festa no encerramento do National Black Arts Festival como parte das atividades culturais do stand brasileiro no Centennial Olympic Park – Atlanta. Dia 15 de julho.

►Agradecimentos: Ao Consulado-

-Geral do Brasil em Atlanta, aos organizadores do National Black Arts Festival e todos os voluntários envolvidos o nosso muito obrigado.


Julho de 2012 - Cia Brasil - 9


Um Oferecimento:

AGENDA

AROUND THE TOWN

Julho 2012

PRÓXIMOS EVENTOS ►Nick Minaj: Dia 22 de julho às

7:00pm, no Fabulous Fox Theater ( 660 Peachtree St NE – Atlanta,Ga 30303).

M A G A Z I N E

PARABÉNS! ►B-52s: Dia 21 de julho às 8:00pm,

no Fabulous Fox Theater (660 Peachtree St NE – Atlanta, Ga 30303).

►Aerosmith: Dia 26 de julho às 8:00pm, no Philips Arena (1 Philips Dr - Atlanta, Ga 30303).

►Barry Manilow: Dia 29 de julho

►Renata Hatfield Parabéns de toda nossa equipe! Dia 11 de julho. ►Carlos Borges Dia 17 de julho.

às 8:00pm, no Chastain Park Amphitheater (4469 Stella Dr – Atlanta, Ga 30342).

►Seal with Macy Gray: Dia 28

►Carol Branco Dia 27 de julho.

►Pitbull: Planet Pit World Tour

►Iessa Tuller Parabéns! Dia 27 de julho.

de julho às 8:00pm, no Chastain Park Amphitheater (4469 Stella Dr –Atlanta, Ga 30342).

►Kelly Clarkson & The Fray with special guest Carolina Liar: Dia 8 de agosto às 7:00pm,

no Verizon Wireless Amphitheatre(2200 Encore Parkway – Alpharetta, Ga 30009) .

2012: Dia 31 de julho às 8:00pm, no Chastain Park Amphitheater ( 4469 Stella Dr –Atlanta, Ga 30342).

►Music of Abba with Atlanta Symphony Orchestra: Dia 4 de agosto às 8:00pm, no Chastain Park Amphitheater ( 4469 Stella Dr –Atlanta, Ga 30342).

►American Idols Live 2012 – Top 10 finalists: Dia 5 de agosto às 7:00pm, no Gwinnett Arena (6400 Sugarloaf Parkway – Duluth, Ga 30097).

►Sandro Vasconcelos – Grande abraço! Dia 27 de julho. ►Joseneide Nascimento – Dia 28 de julho.

►Ledisi: Dia 5 de agosto às 7:00pm, ►Kenny Rogers & Glen Campbell: Dia

14 julho, no Chastain Park Amphitheater (4469 Stella Dr – Atlanta, Ga 30342).

no Chastain Park Amphitheater ( 4469 Stella Dr –Atlanta, Ga 30342).

►Gabriel Nascimento – Parabéns! Dia 30 de julho.

►Peter Pan : Dias 7 a 12 de agosto às 8:00pm, no Fabulous Fox Theater ( 660 Peachtree St NE – Atlanta, Ga 30303).

►Deise Reis Dia 8 de agosto.

Marisa Nascimento

Coordenação de Eventos - Coordenação de Marketing - Customer Services Escreva para a Agenda Around the Town e nos conte sobre o seu evento! ciabrasil@live.com. Veja nosso calendário de eventos online: www.ciabrasilatlanta.com e nas mídias sociais do Facebook e Orkut. 10 - Cia Brasil - Julho de 2012


BATEU O CARRO? LIGUE PARA A TOTAL HELP! PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS QUE RESOLVERÃO O SEU PROBLEMA.

. . .. .

. . . . . .. . Total Help Móvel Divórcio Vamos até

..

.. .

Multas de Trânsito Acidente de Carro Acidentes de Trabalho Problemas Criminais (DUI) Negociação de Dívida Imigração em Geral Notário Público Falência/Bankruptcy Pensão Alimentícia Procurações Smal Claim (pequenas causas) Abertura de Empresas Contratos Traduções Eviction (despejo) Autorização de Viagem Loan Modification Guarda temporária p/ menores Divórcio e Homologação de Divórcio no U.S. e Brasil.

você!

no Brasil em 20 dias a partir de

$800

Pagamentos Parcelados

15

ANOS Ajudando a Comunidade Brasileira

Lawyer Referral Service

TOTAL HELP

Você conhece, Você confia!

A Total Help possui escritórios em diversos estados para melhor atender a comunidade brasileira nos EUA. gEORgIA venha nos visitar em nosso

www.totalhelponline.com 770.771.3580 - 770.953.9577 Email: totalhelpgeorgia@hotmail.com

NOVO ENDEREÇO!

Ana Lucia Luciano Escritório da Geórgia

2555 Delk Road Suite A-12 Marietta-GA 30067 Julho de 2012 - Cia Brasil - 11


AROUND THE TOWN

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 12 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Um Oferecimento:

Fotos por: Globo Photo & Video Productions: Manoel Oliveira

404.759.4396

Contato:


Saúde

Câncer de pele e sol Pela Dra. Katia Adams

F

érias muitas vezes se traduzem em piscina, praia, e tentar se bronzear. E nada mais apropriado do que lembrar os efeitos do sol na pele nessa época. O câncer de pele é o câncer mais comum e também o mais curável. Mais de um milhão de pessoas por ano são diagnosticadas com câncer de pele. A maioria dos cânceres de pele é resultado de exposição prolongada à radiação ultravioleta A e B (UVA e UVB). Essa radiação é achada na luz do sol e também nas camas de bronzeamento. Existem dois tipos de câncer de pele: melanoma (menos comum e mais grave) e não melanomas (mais comum e mais tratável). A radiação solar gera não somente o câncer de pele, mas também ao envelhecimento precoce. O bronzeamento que ocorre após a exposição ao sol é uma forma que o corpo acha para se proteger dos efeitos da radiação na pele. Você já notou que pessoas que tomam muito sol possuem a pele mais grossa? Essa é uma forma de proteção. Por outro lado, as pessoas com pele e olhos claros são

mais suscetíveis aos maiores efeitos dos raios do sol na pele. Eles se “queimam” com mais facilidade. A queimadura solar, principalmente se ela causar bolhas, é um risco para mais tarde se desenvolver câncer de pele. Recentemente, o CDC (Centers for Disease Control) endossou a recomendação de que o uso de camas de bronzeamento aumenta também o risco dessa doença, pois os raios UVA causam câncer de pele; apenas levam mais tempo. Então, o que fazer? Não tomar sol? E a vitamina D que todos precisamos? Como sempre, a resposta inclui bom senso e moderação. Tome sol durante as horas em que os raios são menos intensos: antes das 10 horas da manhã e após as 4 da tarde. Quanto maior a exposição, mais cedo você adquire rugas, câncer de pele e outros problemas de pele. Evite o sol das 10 da manhã às 4 da tarde. Você sempre poderá tomar vitamina D por meio de alimentos ou em cápsulas, se precisar. Use protetor solar com proteção de 15 (SPF-15), ou de 30, que é a preferência

dos dermatologistas. Veja se o protetor solar diz que bloqueia ambas as radiações, UVA e UVB. Caso contrário, você apenas se protege de queimadura solar. E veja se é resistente à água. Não existe protetor à prova d’água. Você precisa passar nova camada a cada duas horas e após entrar na água ou suar muito. Seja generoso com sua aplicação: a maioria das pessoas aplicam somente 25 a 50% da quantidade que elas realmente precisam. E não se esqueça de aplicar nos lábios. O FDA (US Food and Drug Administration) regulamentou, em junho deste ano, os bloqueadores solares. Eles precisam conter no rótulo quais os tipos de radiações que protegem. Além disso, precisam ter data de validade. O FDA requer que o protetor solar mantenha suas características por três anos. Caso não tenha quando você comprar, escreva a data e jogue fora após três anos. Não use se a data de validade estiver vencida ou se houver mudança na cor ou consistência do produto. Os bloqueadores solares possuem diversas apresentações: cremes são

Julho de 2012 - Cia Brasil - 13


Saúde apropriados para peles secas, gels para locais com pelos e sprays são preferidos pelos pais para aplicar em crianças. Não inale quando aplicar o spray e aplique de forma a cobrir toda a pele exposta. Outras formas de se proteger do sol incluem o uso de chapéu com aba, o uso de óculos de sol e, se possível, ficar na sombra. Mesmo na sombra você deve usar bloqueador solar, pois a areia e a água refletem os raios do sol. Se apesar de todas as precauções você desenvolver uma queimadura de sol, tome um banho frio e use um creme hidratante. Use aspirina ou um anti-inflamatório, “over-the-counter”, se você não tiver uma contraindicação, para dor e desconforto causados pela queimadura. Beba muito líquido e evite usar cremes como benzocaine. Caso você desenvolva bolhas, não as rompa. Elas são uma proteção para a pele embaixo da bolha. Caso tenha febre, calafrios ou dores de cabeça, ou se a coloração do líquido das bolhas for turva, procure seu médico. E se você desenvolver lesões na pele altas, escuras, com coloração que não é uniforme ou uma lesão que você tinha, mas que está mudando de cor ou forma, você deve também procurar o médico. O melanoma é um câncer de pele que pode dar metástases (espalha-se) à distância e é muito grave. Necessita de tratamento imediato. Pessoas de pele clara, com histórico familiar e que tiveram queimaduras solar quando crianças, estão mais

14 - Cia Brasil - Julho de 2012

propensas a esse câncer. Ele pode acontecer em qualquer parte do corpo que está exposta ao sol. As características do melanoma são assimetria, bordas irregulares, mudanças de cor em uma lesão pregressa e diâmetro maior que 1 cm. Porém, há exceções. Se você tiver dúvidas sobre uma lesão, procure seu médico. Os outros tipos de câncer de pele se caracterizam por um nódulo pequeno ou mesmo uma mancha com vasinhos na borda. Outros são lesões como pequenos nódulos que podem se ulcerar e sangrar e nunca totalmente cicatrizam; estão sempre criando uma “casquinha” e depois voltando a sangrar. Lesões assim devem ser examinadas por um profissional de saúde. Tome as devidas precauções e aproveite o verão de forma saudável.

Dra. Katia Adams, MD. Médica brasileira: Clínica-Geral no Northeast Georgia Physicians Group - Dawsonville.


Julho de 2012 - Cia Brasil - 15


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

´

Luciana, esposo Brian e filho Joshua estão esperando ansiosos a chegada de Sophia, a princesinha que vai abençoar ainda mais o lar!

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 16 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


Air Digital Cellular

50

MiNutos, tExtos E iNtErNEt iliMitADos!

$

Mensal

(inclui impostos)

Desbloqueio De Celulares para o brasil

reparos e transferências de Números e Agendas Acessórios para todos os Celulares

Internet sem fio e sem limites por $50 ao mês.

ACESSÓRIOS GRÁTIS na compra de um celular. Doraville: 5382-A Buford Hwy Marietta: 2555 Delk rd. suite A Plaza Fiesta: 4166 Buford Hwy. NE - Doraville, GA 30340

770.986.0674

Marietta, GA 30067

770-693-0834

M-2 - Atlanta, GA 30350

404-636-6077

www.airdigitalcellular.com Julho de 2012 - Cia Brasil - 17


18 - Cia Brasil - Julho de 2012


Cia Fashion

Sugestão para tem o busto pequeno. Encontre este modelo na loja Macys

Biquínis Por Nathalie Connolly

E

stamos no auge do verão e nem o nosso clima tropical supera esse calor da Geórgia. Até quem não tinha acesso a uma piscina já deve estar considerando se associar à um clube ou recreation center. E claro, não se pode cogitar piscina sem antes pensar em roupa de banho. Seja biquíni, tankini ou maiô, a Cia Brasil vai te ajudar a escolher uma peça para arrasar na natação! Sugestão para tem o busto grande. Encontre este modelo na loja Piperlime

As mais cheinhas devem investir em sutiãs frente-única com modelo estruturado e alças ajustáveis, que dão um suporte maior aos seios; e sunquínis, que sustentam e escondem a barriga. Maiôs mais conservadores e tankinis também podem ser uma escolha. Opte por peças lisas ou com estampa simples de cores mais escuras, e sem volume. Sugestão para é cheinha. Encontre este modelo na loja Anamaria.com As meninas com corpo retangular (quadris, cintura e ombros têm medida similares) podem abusar dos modelos cortininha, meia-taça, e com bojo: tudo para valorizar e dar destaque aos seios. Evite frente-única e tomara-que-caia pois realçam os ombros. Volume na parte de baixo também é fundamental: lacinhos nas laterais são uma ótima escolha. Sugestão para tem quadris largos. Encontre este modelo na loja Victorias Secret

O modelo frente-única é a melhor pedida para as mulheres de ombros largos, pois tira a atenção deles e direciona o olhar para o pescoço. Maiôs são uma ótima opção, mas elas também podem investir em cacinhas com volume, que aumentam os quadris.

Sugestão para tem quadris largos e coxas grossas. Encontre este modelo na loja Victorias Secret Moças de quadris largos e coxas grossas devem chamar toda a atenção para o busto. Use a parte de cima com bastante volume, e evite modelos tomara-que-caia e frente-única, que evidenciam os ombros pequenos ou chamam atenção para o pescoço. Tankinis são uma boas opção, e para um resultado ainda melhor, use um sunquíni de cor bem discreta. Para todas as mulheres, o segredo é disfarçar. Por exemplo, as meninas de seios grandes devem usar calcinhas coloridas e cheias de volume, desviando a atenção da parte que querem esconder. Já as de seios pequenos devem usar a parte de cima com muita cor e volume, causando um efeito visual para aumentá-los.

Sugestão para tem ombros largos. Encontre este modelo na loja Macys

As sortudas que tem corpo violão (cintura fina, ombros e quadris com medidas semelhantes) podem usar de tudo! Mas é importante que o biquíni esteja no tamanho certo, para não marcar. Sugestão para tem corpo violão. Encontre este modelo na loja Forever21

Nathalie Connolly Jornalista pós-graduada em Fashion pela EF em Nova Iorque

Julho de 2012 - Cia Brasil - 19


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Voluntários em ação Brasileiros se reúnem e oferecem corte de cabelo em Albergue de Atlanta. Evento realizado no dia 30 de junho

Brasileiros se reunem para fazer mais um dia de prestação de serviço voluntário para albergue em Atlanta. Foram oferecidos cortes de cabelo, barbeiro, alimentação e entrega de kits de higienização pessoal, tudo gratuitamente. Agradecimentos especiais para Ary Medrado (Mirage Salon em Sandy Springs), Cabeleireiro Flavio, Jefferson e Valquíria de Marietta, Sonia e Laura de Marietta, entre outros vonluntários americanos cabeleireiros de Atlanta. Foram feitos mais de 120 cortes de cabelo.

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 20 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:


Julho de 2012 - Cia Brasil - 21


Comunidade

5 anos de muita saúde e agradecimentos à comunidade brasileira Pela Equipe Cia Brasil

N

o dia 24 de junho deste ano, Zito Carvalho comemorou 5 anos de saúde e agradecimento por ser abençoado com o dom da vida. Em junho de 2009, o Sr. Carvalho se encontrava no meio de uma batalha para conseguir um transplante de fígado. Debilitado com a doença que resultou em inatividade do órgão, Zito e a esposa Eliane Carvalho ainda tinham que se preocupar com a fila de espera para um transplante, além de todos os gastos envolvidos com o procedimento de uma pessoa sem seguro médico. Quarenta libras (18 kg) mais magro, o senhor Zito já temia não conseguir o transplante a tempo. “Estive a beira da morte”, disse. Os médicos não entendiam o porquê da doença e sua gravidade. “Quando o médico me informou que eu tinha cirrose, achei ser uma brincadeira de mau gosto, pois nunca tive o hábito de beber bebidas alcoólicas”, relata Zito. O casal conta o quão foi difícil para toda a família lidar com a situação, mas relatam que desde sua chegada a Atlanta fizeram muitos amigos, que foram uma parte muito importante em sua vida. Seja com orações, palavras de conforto ou financeiramente, a ajuda veio de toda parte. “A mobilização da comunidade foi tão grande, que consegui, inclusive, um seguro de saúde e daí foi um passo para a cirurgia, que era financeiramente dispendiosa”, lembra. Foi então que na sexta-feira, 22 de junho, no Piedmont Hospital, o Sr. Zito fez os exames necessários para uma avaliação do estado do fígado. No mesmo dia, entrou na lista dos que deveriam ser transplantado imediatamente. Diante do avanço da doença, foi operado nos próximos dois dias. “Foi um milagre”, conta emocionado. A cirurgia foi um sucesso e em seis dias já se encontrava de alta em casa. Para todos que conhecem as burocracias e disponibilidade de um transplante, sabe que o tempo de espera seria em média de seis meses até aparecer um doador compatível. Hoje, cinco anos depois, o Sr. Zito tenta encontrar todos os que ajudaram e apoiaram sua família para agradecê-los pessoalmente. “Foi tanta gente que ajudou que eu não consegui até hoje agradecer a todos”. Aproveitando o relato de sua história de “um milagre”, como ele mesmo se refere, ele faz 22 - Cia Brasil - Julho de 2012

um agradecimento coletivo: “Quero expressar publicamente a todos e agradecer a Deus por ter me encaminhado minha doadora. Agradeço o apoio de minha família e de toda a comunidade brasileira. Receba minha eterna gratidão”, conclui emocionado.


Julho de 2012 - Cia Brasil - 23


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Decoração:

Imagination Party Claudia: 404.483.2963

Enlace realizado no dia 30 de junho de 2012, no Redand Green.

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 24 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


Comunidade Batista de atLanta Você é Nosso Convidado Especial.

Junte-se a Nós!

Pastor Heralto Pacheco e esposa Silvandira

Reuniões aos Domingos às 6:00p.m.

COMUNIDADE BATISTA DE ATLANTA 12090 Hardscrabble Road Roswell, GA 30075

404.661.3607

Email: comunidadebatistaatl@gmail.com Visite nosso Facebook

MANICURE . . . . Qualidade e bom atendimento!

EM MARIETTA

Manicure Pedicure Gel Nails Acrylic Gelish Nails (esmalte que dura 3 semanas) Massagem Relaxante nos Pés e Mãos Ligue já e reserve seu Horário!

Silk Wrap

Sandra Lima

678.789.8204

Julho de 2012 - Cia Brasil - 25


Mundo Esportivo

Corinthians é visto como o maior rival no futebol nacional, diz pesquisa Colaboração: PFC, O canal do futebol

A

tual Campeão do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores da América, detentor da segunda maior torcida do Brasil e disparado o mais odiado do país... faz sentido? Quase uma semana após a conquista da Libertadores, números de uma pesquisa mostram o tamanho dessa torcida contra. Afinal, o “Timão” foi apontado como o principal rival no futebol brasileiro. O levantamento feito pela empresa Stochos e considerou entrevistas com 8.291 torcedores, com representantes das classes A, B, C e D a partir de 16 anos. A margem de erro é de 1,1% para mais ou para menos. O Corinthians foi apontado como principal rival por torcedores de Palmeiras, Santos e São Paulo, e figurou também na lista de Flamengo, Fluminense e Vasco, aparecendo inclusive na frente do Botafogo (veja tabela ao final do texto). Ficou com 20,2% das citações de todos os entrevistados. Em segundo lugar, ficou o Vasco. Os números não deixam dúvida sobre a influência que tiveram as indicações de

26 - Cia Brasil - Julho de 2012

rubro-negros, que formam a maior torcida do país: 60,8% apontaram o clube de São Januário como principal rival. Entre os vascaínos, a votação para o Flamengo como maior rival alcançou um

número ainda mais expressivo: 85,3%. Tricolores (com 69,0%) e botafoguenses (com 67,5%) também citaram os rubro-negros, que aparecem em terceiro lugar no ranking geral, graças também a 5,1% de corintianos.

Corinthians aparece entre os mais odiados por jogadores de futebol Seguindo a lista, vêm na ordem: Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Santos, Inter, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e Botafogo. As pesquisas por estado mostram algumas curiosidades. No Paraná, 91,1% dos atleticanos apontaram o Coritiba como maior rival, mas um número bem inferior de coxas-brancas (75,0%) citaram o Furacão. Em Pernambuco, o Náutico não aparece na lista dos torcedores do Santa Cruz, que tem quase a totalidade (94,0%) indicando o Sport. Fique por dentro de tudo sobre o Futebol Brasileiro pelo PFC. Por ano, são mais de 600 jogos dos principais torneios transmitidos ao vivo, além de reprises na íntegra das partidas mais importantes de oito competições disputadas no país. Além das partidas ao vivo, o assinante tem acesso a telejornais, mesas-redondas, aos melhores momentos do esporte e os mais bonitos gols.


Julho de 2012 - Cia Brasil - 27


Há mais de 10 anos servindo a comunidade brasileira em Atlanta

SEGUROS DE CARRO . SEGUROS DE SAUDE WORKERS COMPENSATION . GENERAL LIABILITY

A melhor maneira de economizar na hora de fazer seguro de carros é falar com profissionais. E se não for com corretor não é SEGURO!

ALPHA

Insurance Mart

(678) 366-3150 250 Prospect Place. Alpharetta, GA 30005

www.alphainsmart.com Agency License : 98759

28 - Cia Brasil - Julho de 2012


Fitness

O perigo das medicações sem receita médica para emagrecer Pela Dra. Katia Adams

A

proximidade do verão e das férias faz com que as pessoas se preocupem mais com a aparência e com isso o desejo de perder peso de forma rápida. Sinto informar que não existe pílula mágica ou dieta mágica. Perder peso é resultado de um trabalho duro, porém, gratificante. Uma vez que você perde peso de maneira certa, você mantém o seu peso ideal por mais tempo. Dietas muito rigorosas fazem em você o efeito ioiô (perde peso rápido e ganha mais peso depois). Várias

perguntas a respeito de medicações para emagrecer chegaram à edição da revista e aqui vão algumas considerações baseadas em revisões médicas. • Ephedrinaa e Ma Huang (alcaloide de ephedra): causam falência cardíaca. Ephedrina e suas combinações foram retiradas do mercado. Evite-as se não quiser ter problemas mais sérios. O fato do Ma Huang ser considerado natural não diminui os riscos. • Orlistat (presentes nos medicamentos Xenical/Alli): esta medicação, que antes só era vendida com prescrição médica (Xenical), agora pode ser comprada sem receita (sob o nome de Alli). Essa droga bloqueia a absorção de gordura. A dose sem receita (60 mg) é metade da dose do medicamento com receita (120 mg). Por causa da diminuição da absorção de gordura, as vitaminas que são lipossolúveis, também não são absorvidas bem e é preciso repô-las. Essas vitaminas são A, D, E. É uma droga segura, porém com 30 % de incidência de efeitos colaterais bem desagradáveis como diarreia, incontinência fecal, corrimento oleoso pelo ânus. Casos de falência renal e hepática foram também relatados raramente. • HCG: vários estudos mostram que não é melhor do que placebo. Além disso, a dieta muito restrita de 500 calorias não é melhor do que dietas balanceadas e não tão restritas num efeito a longo prazo. • Guar gum e Chitosan: Não há estudos mostrando que funcio-

nam. Causam flatulência e cólicas abdominais. O mecanismo de ação proposto seria causar sensação de plenitude gástrica, pois aumentariam a viscosidade do suco gástrico. • Cromio, Ginseng, Glucomanan, Cha verde, L carntina, Psylium, St John wort, acido linoleico conjugado , piruvatos, Hoodia gordoni: não há estudos mostrando que são seguros ou que realmente promovam perda de peso. • Citrus aurantium - fonte botânica de synephrine: aumenta os batimentos cardíacos e pressão arterial. Existem pessoas com indicação para medicação para emagrecer, medicações com efeito comprovado e efeitos colaterais conhecidos. Pessoas com BMI (peso em kg dividido pela altura ao quadrado em metros) maior que 30 ou entre 27 e 30 com outros problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e colesterol alto, devem consultar seus profissionais de saúde e conversar sobre as diferentes opções de tratamento. Caso você precise perder só alguns quilinhos para entrar naquele biquíni, diminua a sua quantidade de comida e aumente a sua atividade física. Essa ainda é a maneira mais segura e certa de perder peso. Perder peso não é fórmula mágica, é trabalho sério. Drogas brasileiras como “Emagrece Sim” e “Herbathin”, que são utilizadas por brasileiros que trazem de seu país, apresentam ate 60% de efeitos colaterais indesejados e não são recomendadas pelo FDA (órgão que regulamenta as medicações nos EUA). Dra. Katia Adams, MD. Médica brasileira: Clínica-Geral no Northeast Georgia Physicians Group Dawsonville. Julho de 2012 - Cia Brasil - 29


AROUND THE TOWN Evento realizado em 14 de julho de 2012 em Roswell

Ganhador do I-pod sorteado pela Globo internacional

30 - Cia Brasil - Julho de 2012

Um Oferecimento:


Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:

Julho de 2012 - Cia Brasil - 31


Capa

A medida provisória do Obama de 15 de junho - Dreamers Memorando Por Katcha Moschitta

N

o dia 15 de junho, o presidente americano Barack Obama assinou uma medida provisória (Executive Order) que permite jovens imigrantes ilegais a ficarem no país legalmente por pelo menos dois anos, com a possibilidade de se aplicarem para o work permit. Tal medida foi recebida com grande alegria pela comunidade latina, pois vai permitir que crianças e adolescentes trazidos por pais ilegalmente ao país possam ser incluídos na sociedade e tenham melhores oportunidades profissionais e de estudo. Recentemente o assunto tem causado grande polêmica, pois enquanto democratas acreditam que jovens trazidos por pais imigrantes mas que tenham crescido na América não sejam considerados “ilegais”, republicanos afirmam que permitir naturalização à eles pode estimular ainda mais a entrada ilegal ao país. A ordem executiva criada por Obama teve como base o projeto de Lei DREAM Act que estava parada no senado por anos, justamente pela opinião tão di-

32 - Cia Brasil - Julho de 2012

vidida entre os políticos. A medida não favorece todo e qualquer imigrante: o jovem também deve ter chegado aos Estados Unidos antes dos 16 anos, deve ter no máximo 30 anos de idade, e ter vivido no país por pelo menos cinco anos consecutivos. O requerente também deve ter estado na escola ou servido nas forças armadas por pelo menos cinco anos, e não pode ter antecedentes criminais. Para evitar problemas com informações erradas referentes às leis imigratórias (245-I, LULAC, etc) que vitimaram a comunidade de Atlanta nos últimos anos, Katcha Moschitta, presidente da Help Central, entrevistou o advogado Isaac Coto sobre a medida executiva de Obama para instruir a população. “Em meados de agosto será possível apresentar um pedido ao Departamento de Imigração  dos EUA (USCIS). Se aprovado, o imigrante recebe uma ‘ação retardante’, que dará direito a  uma licença de trabalho, um número de segurança social, e alguma proteção contra ser deportado” – explicou Coto, e ainda completou: “Se tudo correr bem, a aplicação poderá ser renovada a cada dois anos.” O advogado afirmou que existe uma diferença fundamental entre a ação executiva assinada pelo presidente e a Lei DREAM Act. Se aprovada, a lei daria à jovens imigrantes (trazidos para os EUA quando ainda crianças) um caminho para obter o Green Card, e eventualmente a cidadania. Já o anúncio de Obama não é uma lei e não resulta na naturalização. De forma geral, pessoas que teriam sido elegíveis para o DREAM Act são elegíveis para a ação deferida sob o plano de Barack. Além dos critérios já citados, o requerente precisa estar presente nos Estados Unidos no dia 15 de junho de 2012. O imigrante também não pode ter praticado nenhum tipo de crime ou


Capa delitos significativos, ser considerado uma ameaça à ordem pública ou à segurança nacional. Coto aconselha àqueles que usaram documentos falsos no passado – e nunca foram condenados por fraude – a não apresentar tais documentos à USCIS, ou mesmo mencioná-los. Ele também revela que a Imigração não vai questionar como o jovem entrou nos Estados Unidos, contanto que não tenha sido acusado ou condenado por um crime durante sua entrada no país. Coto comentou que o documento não explica exatamente o que seria um “delito significativo”, mas pode incluir ações como dirigir embriagado, ter posse de substância controlada (como a maconha), obstrução da justiça, assalto e roubo. “Se você tem uma convicção de contravenção, não faça suposições. É possível que o governo vá considerá-lo significativo, mesmo se você ache que não” aconselha o advogado. Quanto à expressão “ameaça à segurança pública ou à segurança nacional”, Isaak Coto acredita que o governo irá apurar acusações contra no tribunal juvenil e envolvimento com atividade de gangues. É possível que a USCIS também investigue além de condenações penais. O processo de inscrição O advogado Isaak Coto explica que não há processo de aplicação definido, pois a USCIS ainda está organizando os detalhes. Mas a previsão é para meados de agosto. “Cuidado com os golpes! Não vá a um notário e não acredite em anúncios que garantem a obtenção de um Green Card como resultado da medida de Obama” – afirma Coto. “É muito importante que o processo seja feito por um bom advogado, pois não está claro se a USCIS vai permitir que requerentes se inscrevam novamente”, adiciona. Se o processo for negado, Coto acredita que o caso não deve ser encaminhado para deportação ao menos que haja evidências de um histórico criminal ou fraude, mas ao mesmo tempo, o imigrante voltaria à sua situação “ilegal”. A USCIS ainda não divulgou detalhes quanto ao preço da aplicação, ou quanto tempo será preciso esperar para o resul-

tado. Coto acredita que pelo menos $380 e 80 dias – já que esta é a média para processos de autorização de emprego. Para a carteira de motorista, o advogado esclarece que vai depender do estado, mas que caso a inscrição seja aprovada, o requerente recebe uma work permit (EAD) e um número de segurança social. O jovem aprovado não será elegível à ajuda financeira federal – student loans, a não ser que seja residente do Texas e da Califórnia, pois eles já oferecem ajuda financeira sem levar em conta a situação imigratória. “Mas há também bolsas de estudos particulares que podem estar disponíveis para este grupo, e muitos bancos fornecem empréstimos, exigindo apenas um Social Security Number”, diz Coto. Mesmo que a USCIS ainda não tenha aberto as inscrições, Coto aconselha possíveis candidatos a procurarem um advogado especializado em imigração – que fornecerá instruções e fará uma lista da documentação necessária. Ele também recomenda que requerentes procurem por palestras informativas em vizinhanças com grande população de imigrantes. Entre os documentos que podem ser úteis para jovens interessados estão: registros médicos, histórico escolar, diplomas, recibos de pagamento, contratos de trabalho, informações bancárias e até mesmo documentos de uma igreja, sindicato ou

outra organização. “Mas não use nenhum documento que contenha informações falsas”, lembra Coto. Quanto ao futuro da ação executiva, o advogado comenta: “É possível que o Congresso ou um novo presidente possa acabar com o programa de ação deferida a qualquer momento. Mas achamos que o novo programa não vai acabar em um futuro próximo a menos que seja substituído pelo DREAM Act ou uma outra lei de reforma imigratória.” Coto ainda disse que pesquisas mostram amplo apoio entre os leitores à medida executiva de Obama. “Até mesmo o candidato presidencial Mitt Romney não rejeitou o programa e disse que iria substituí-la por uma lei permanente, embora ele não tenha dado detalhes específicos sobre a sua plataforma de programa imigratório.”

Por Katcha Moschitta Advogada - Brasil | Paralegal - USA Help Central - Lawyers Referral and Services callhelpcentral.com A Cia Brasil vai trazer mais informações sobre a medida executiva do presidente Obama na próxima edição. Acompanhe! Veja mais informações sobre este assunto na coluna “Espaço Legal” nesta edição (pg. 35). Julho de 2012 - Cia Brasil - 33


34 - Cia Brasil - Julho de 2012


Espaço Legal

Processo de ação diferida para imigrantes jovens Por Cherie E. Cookorinis

E

m 15 de junho de 2012, a Secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Department of Homeland Security - DHS), Janet Napolitano, emitiu um memorando ao Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (U.S. Customs and Border Protection - CBP), ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (U.S. Citizenship and Immigration Services - USCIS) e ao Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (U.S. Immigration and Customs Enforcement - ICE), explicando como o poder discricionário* deverá ser usado com relação a indivíduos que vieram para os EUA como crianças. Especificamente, o memorando indica que certos jovens, que não apresentam risco para a segurança nacional ou para a segurança pública e que cumpram os critérios especificados, serão elegíveis para receber ação diferida (deferred action) por dois anos - sujeitos a renovação - e para solicitar autorização de trabalho. As petições de “pedido de alívio” (request for relief) serão decididas caso a caso, e os candidatos passarão por uma verificação de antecedentes antes que eles possam receber ação diferida. O memorando, que veio acompanhado por uma lista de perguntas e respostas, baseia-se em orientação anterior do DHS sobre o exercício do poder discricionário em casos de baixa prioridade. Algumas disposições do memorando entraram em vigor imediatamente. Em particular, o ICE e o CBP foram instruídos a exercerem o poder discricionário para absterem-se de colocar indivíduos que atendam aos critérios de elegibilidade em processo de deportação ou remoção dos EUA. Além disso, o ICE foi instruído ainda a conceder ação diferida a qualquer pessoa que atenda aos critérios de elegibilidade e já tivesse sido oferecido poder discricionário de acordo com a revisão que está em andamento no DHS de casos pendentes de remoção, anunciada pela primeira vez em agosto de 2011, independentemente da oferta ter sido aceita ou recusada. O ICE irá analisar os casos de indivíduos em processo de remoção para determinar se eles atendem ou não aos critérios de elegibilidade. Mas, atualmente, a sede do ICE parece conceder ação diferida a indivíduos que atendem aos critérios de elegibilidade, sem necessidade de nenhuma ação por parte desses indivíduos. Indivíduos que cumprem os critérios de elegibilidade e não estão atualmente em processo de deportação, incluindo os sujeitos a ordens finais de remoção, poderão dar entrada * Poder discricionário: poder das autoridades para agir segundo os seus próprios critérios.

em suas “aplicações” para ação diferida através do USCIS, que deverá estabelecer um processo de “aplicação” no prazo de 60 dias a contar da data do memorando, ou seja, em/ou antes de 14 de agosto de 2012. Os candidatos não devem submeter “aplicações” ao USCIS antes que esse processo tenha sido estabelecido, ou elas serão rejeitadas. A seguir, apresento algumas perguntas e respostas encontradas no site do USCIS (http://www.uscis.gov) que considero as mais importantes sobre o assunto. O que é ação diferida? É uma determinação discricionária para adiar uma ação de remoção de um indivíduo através de um ato de poder discricionário. Ela não confere status legal a um indivíduo. Além disso, apesar do aumento de tempo de presença ilegal nos EUA não contar para um estrangeiro ao qual foi concedida ação diferida durante o período que ela estiver em efeito, a ação diferida não absolve indivíduos de quaisquer períodos anteriores ou posteriores de presença ilegal. De acordo com regras existentes, o indivíduo ao qual foi concedida ação diferida tem direito a receber autorização de trabalho para o período da ação diferida. Esta ainda pode ser encerrada ou cancelada a qualquer momento à discrição do DHS, ou renovada pelo DHS. Quem é elegível para receber ação diferida sob a nova diretriz do DHS? Conforme o memorando de 15 de junho de 2012 da Secretária do DHS, para ser elegível para ação diferida, o indivíduo deve: Julho de 2012 - Cia Brasil - 35


Espaço Legal 1. Ter chegado nos EUA antes dos 16 anos de idade; 2. Ter residido nos EUA continuamente por pelo menos cinco anos antes de 15 junho de 2012 e ter estado presente no país em 15 de junho de 2012; 3. Estar atualmente na escola, ter completado o ensino médio, ter obtido um certificado de término do ensino médio (GED), ou ser um veterano exonerado honrosamente (honorably discharged veteran) da Guarda Costeira ou das Forças Armadas dos Estados Unidos; 4. Não ter sido condenado por crime doloso, contravenção significativa, contravenções múltiplas, ou não representar uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública; 5. Não ter mais do que 30 anos de idade. O indivíduo deve também passar por uma verificação de antecedentes e, para o indivíduo que dá entrada em uma “aplicação” junto ao USCIS e não está sujeito a uma ordem final de remoção, ele deve ter pelo menos 15 anos de idade. Os indivíduos que recebem ação diferida de acordo com a nova diretriz são elegíveis a ter autorização de trabalho? Sim. Em conformidade com regulamentações existentes, os indivíduos que recebem ação diferida podem “aplicar” para obter autorização de trabalho do USCIS, desde que possam demonstrar que o emprego é uma necessidade econômica. Informações sobre pedidos de autorização de trabalho estão disponíveis no site do USCIS no endereço: http://www.uscis.gov/i-765. O processo de ação diferida resulta em status de permanência legal para os seus beneficiários? Não. A concessão de ação diferida sob essa nova diretriz não fornece o status legal permanente ou um caminho para a obtenção do status legal permanente. Apenas o Congresso, agindo por meio de sua autoridade legislativa, pode conferir o direito ao status legal permanente. 36 - Cia Brasil - Julho de 2012

Essa política se aplica àqueles que estão sujeitos a uma ordem final de remoção? Sim. Uma pessoa sujeita a uma ordem final de remoção que pode demonstrar que ela possui os critérios de elegibilidade, pode solicitar uma revisão do seu caso e receber a ação diferida por um período de dois anos, sujeita a renovação. Se um indivíduo que está prestes a ser removido pelo ICE e o mesmo acredita satisfazer os critérios de elegibilidade para o novo processo, que medidas ele deve tomar para garantir que seu caso seja analisado antes da remoção? Devem entrar em contato imediatamente com o Centro de Suporte do Controle da Lei ou com o Gabinete do Advogado Público do ICE**. Se um indivíduo que preencha os critérios de elegibilidade é encontrado pelo CBP ou pelo ICE, ele será colocado em processo de remoção? Essa política tem a intenção de permitir que o ICE e o CBP concentrem-se em casos de maior prioridade. De acordo com a direção da Secretária de Segurança Interna, para os indivíduos que satisfazem os critérios de elegibilidade, o CBP ou o ICE deve exercer discrição, para evitar que eles sejam presos, colocados em processo de deportação ou removidos. Se os indivíduos, incluindo os em detenção, acreditam que foram colocados em processo de deportação em violação dessa política, devem entrar em contato com o Centro de Suporte do Controle da Lei ou com o Gabinete do Advogado Público do ICE. Os indivíduos estarão sujeitos à verificação de antecedentes antes que eles possam receber o exercício do poder discricionário? Sim. Todos os indivíduos serão submetidos a verificação de antecedentes biográficos e biométricos antes de receber o exercício do poder discricionário.

Indivíduos que tenham sido condenados por qualquer crime, por contravenção significativa, por três ou mais contravenções não ocorridas na mesma data e não resultantes do mesmo ato, omissão ou má conduta, ou indivíduos que representarem uma ameaça à segurança nacional ou segurança pública, não são elegíveis para serem considerados para a ação diferida sob o novo processo. Qual documentação será suficiente para demonstrar que um indivíduo veio para os EUA antes dos 16 anos? Os documentos incluem, mas não estão limitados a: registros financeiros, registros médicos, registros escolares, registros de emprego e registros militares. Quais infrações qualificam-se como crime? Um crime é uma infração penal federal, estadual ou local, punível com pena de detenção superior a um ano. Quais infrações qualificam-se como uma “contravenção significativa”? É uma infração penal federal, estadual ou local, punível por não mais de um ano de prisão, ou até mesmo sem prisão, que envolve: violência, ameaças ou agressão, incluindo violência doméstica; abuso ou exploração sexual; roubo, furto ou fraude; dirigir sob a influência de álcool ou drogas; obstrução da justiça ou suborno; fuga de detenção, processo criminal, ou da cena de um acidente; posse ou utilização ilegal de arma de fogo; distribuição de drogas ou tráfico; ou posse ilegal de drogas. O que se qualifica como uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública? Se a verificação de antecedentes ou outras informações descobertas durante a revisão da “aplicação” para ação diferida de um indivíduo indica que a presença do indivíduo nos EUA ameaça a segurança pública ou de segurança nacional, ele não será elegível para o exercício do poder

** Centro de Suporte do Controle da Lei (Law Enforcement Support Center): 1-855-448-6903 (funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana). Gabinete do Advogado Público do ICE (ICE Office of the Public Advocate): 1-888-351-4024 (funciona das 9:00 às 17:00, de segunda a sexta) ou pelo email EROPublicAdvocate@ice.dhs.gov.


Espaço Legal discricionário. Indícios de que um indivíduo representa uma ameaça incluem, mas não estão limitados a: associação com gangue, participação em atividades criminosas ou participação em atividades que ameaçam os EUA. Dependentes e outros parentes imediatos de indivíduos que recebam ação diferida nos termos do novo processo também serão elegíveis para receber ação diferida? Não. O novo processo está disponível apenas para aqueles que satisfazem os critérios de elegibilidade. Como resultado, os parentes mais próximos, incluindo dependentes dos indivíduos que recebam ação diferida nos termos do novo processo, não podem “aplicar” para ação diferida nos termos desse novo processo, a menos que satisfaçam independentemente os critérios de elegibilidade. Indivíduos que não estão em processo de deportação, mas acreditam serem elegíveis para o exercício da ação dife-

rida nos termos desse novo processo, devem tentar colocarem-se em processo de remoção por meio de encontros com o ICE ou o CBP? Não. Eles devem submeter o seu pedido de revisão do seu caso para USCIS no âmbito dos procedimentos que o próprio USCIS implementar. Este processo ainda não está em vigor e os pedidos não devem ser submetidos no momento. Desde 18 de junho pode-se ligar para o USCIS no número 1-800-375-5283, das 8:00 às 20:00, para fazer perguntas ou solicitar mais informações sobre o novo processo. A linha direta oferece assistência em inglês e espanhol. Pessoas que procuram mais informações sobre o novo processo devem visitar o site do USCIS (http:// www.uscis.gov).

Haverá exceções à exigência de que um indivíduo deve ter residido nos EUA por pelo menos cinco anos anteriores a 15 de junho de 2012? Um indivíduo precisa demonstrar que residiu nos EUA por pelo menos cinco anos anteriores a 15 de junho de 2012. Breves e inocentes ausências realizadas para fins humanitários não violarão esse requisito. O que devo fazer se eu sou elegível no âmbito desse processo, porém eu possuo uma notificação de “detenção” (detainer) emitida pelo ICE após eu ser preso por um policial estadual ou municipal? Você deve entrar em contato imediatamente com o Centro de Suporte do Controle da Lei ou com o Gabinete do Advogado Público do ICE.

Advogada Cherie E. Cookorinis, Esq. Active member of the American Immigration Lawyers Association since 1998. B.A. in Spanish and Russian from Emory University, J.D. cum laude from Georgia State University. -----------------------------------------------------------------------------------------------------Texto traduzido para o português por Sacha Lima Webb, Immigration Paralegal.


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Realização da Igreja Church of God do Pr. Elias Silva. Coordenação da Pra. Deivilene Freitas. Participação especial de Silvania Watt F. Evento realizado em 14 de julho em Marietta.

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 38 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:


Julho de 2012 - Cia Brasil - 39


Portal Consular

Visto para viajar aos Estados Unidos: a “mentirinha” pode ser fatal! Pela Dra. Katia Adams

O

s atentados terroristas perpetrados contra os EUA em 11 de setembro de 2001 e a então iminente ameaça de novos ataques tiveram como uma de suas consequências o controle mais rigoroso da entrada de estrangeiros no território norte-americano e deflagraram a maior reestruturação governamental federal desde a criação do Departamento de Defesa, em 1947. Esse foi o contexto da criação do Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security), que possui entre seus objetivos a prevenção contra o terrorismo, o controle e segurança das fronteiras e a execução das leis de imigração. O papel de coibir a entrada de imigrantes ilegais ficou a cargo da maior agência vinculada àquele departamento, o “Customs and Border Protection” (CBP), em tradução livre “Aduana e Proteção de Fronteira”. Para a execução eficiente de seus misteres, os oficiais do CBP contam com um moderno sistema de informática, capaz de cruzar informações de diversas agências e bancos de dados, possibilitando a identificação instantânea de indivíduos determinados a ingressar ilegalmente nos EUA. Esse aparato dificultou sobremaneira a vida de viajantes que, no passado, estiveram no país em situação migratória irregular e que pretendam

40 - Cia Brasil - Julho de 2012

retornar, mesmo que para um simples passeio turístico. Cidadãos que permaneceram por períodos mais longos que o permitido ou que cruzaram a fronteira sem passar pelo controle migratório são os mais expostos à inadmissão. A situação se agrava quando, ao pleitear visto, o interessado presta informações falsas à autoridade consular norte-americana. Temendo a denegação, alguns candidatos omitem a verdade e acabam por receber o visto. Imagina-se que o pior cenário possível seja a não autorização de entrada e a deportação, direto

do aeroporto, de volta ao país de origem. Ledo engano. De acordo com o código de leis dos Estados Unidos, comete crime federal aquele que presta declaração falsa em formulário ou qualquer documento exigido pelas leis de imigração. Quem obtém visto marcando o «x» em «não», quando deveria marcar em «sim», está sujeito, ao tentar entrar no território norte-americano, a ser preso e processado por crime de fraude e utilização abusiva de visto. A preocupação gerada pela ameaça do terrorismo tornou eficaz a detecção dos transgressores e rigorosa a aplicação da legislação criminal. Pessoas simples, que não fazem ideia da gravidade das consequências de suas ações, estão sendo presas e respondendo a ações criminais perante a justiça federal norte-americana. Definitivamente, a “mentirinha” não compensa.


Julho de 2012 - Cia Brasil - 41


AROUND THE TOWN Reunião de multiplicação de célula

Reunião organizada por João Paulo e Thianna, e realizada na casa de Ana Claudia Alves, no dia 20 de junho de 2012.

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 42 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Um Oferecimento:

Videira

Visite nossas mídias sociais:

Fotos por: Globo Photo & Video Productions: Manoel Oliveira

404.759.4396

Contato:


Turismo

Redescobrindo o Brasil Parte I: Cuiabá, Mato Grosso Renata Maia Hatfield

Informações geográficas e curiosidades

Cuiabá é a capital do Estado, com 543 mil habitants (IBGE/contagem 2010). Limites de Cuiabá: Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. Rios importantes: Cuiabá, Aricazinho, Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, São Lourenço, rio das Mortes, Cumbuca, Coluene, Jangada, Suspiro, Casca, Cachoeirinha. Clima: tropical quente sub-úmido. Mato Grosso foi colonizado por bandeirantes e outros exploradores no século 16, que descobriram ouro na região. Foi fundado em 1727. No início do século 20, a economia do Estado desenvolveu-se com base na agropecuária. Em 1977, parte do Estado foi desmembrado para a criação do Mato Grosso do Sul.

A

tendendo a pedidos, este mês trazemos um destino brasileiro para nossa jornada mensal de turismo. Escolher um Estado ou cidade brasileira para turismo não é facil, pois o nosso Brasil é tão vasto e cheio de riquezas naturais e culturais que fica impossível escolher um só destino. Então, incluiremos nosso Brasil aos roteiros de nossa coluna de turismo. E para iniciar, este mês nossa aventura é em Cuiabá e redondezas, no Estado de Mato Grosso. Mato Grosso, um Estado novo que fica no coração do país, de gente hospitaleira, belezas naturais indescritíveis, além do imenso potencial a ser explorado. Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, faz divisa com cinco Estados (Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná) e fronteira com dois países (Paraguai e Bolívia). Através dos rios Paraguai e Paraná, liga-se à Argentina e Uruguai, constituindo-se em um importante corredor estratégico de ligação entre o pólo econômico. De norte a sul, leste a oeste, é um lugar que fascina brasileiros e turistas estrangeiros. O visitante, a passeio ou a trabalho, é muito bem recebido. O setor de hote-

laria oferece conforto e serviços de excelente qualidade, tanto a quem busca sossego junto à natureza quanto a quem prefere o agito da cidade. O Mato Grosso é mundialmente conhecido por sua biodiversidade e possui atrativos naturais e culturais que podem ser vistos ao participar de passeios turísticos. Os cenários são distintos e com belezas peculiares, sendo rico em flora, fauna e exuberância da natureza. A dedicação de seus habitantes o tornaram uma das mais produtivas áreas agrícolas e seus visitantes devem provar sua comida típica. O turismo ecológico também representa uma importante fonte de receita para o Estado. A região do Pantanal Sul Mato-grossense atrai visitantes do resto do país e do mundo, interessados em conhecer a beleza natural na região.

Julho de 2012 - Cia Brasil - 43


Turismo Informações e atrações turísticas Entre hotéis e pousadas, são 10.887 leitos em estabelecimentos que dispõem de restaurantes, auditórios, rede de comunicação, e entretenimento, atendidos por profissionais de qualidade, com a hospitalidade característica do povo mato-grossense. Cuiabá será uma das 12 cidades sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. Com o investimento em novas redes hoteleiras que estarão se instalando na capital, o numero de leitos hoje em torno de 4.325, aumentará em 60%. E não se pode ir ao Mato Grosso sem visitar o Pantanal! Um ecossistema com 138.183 km², tem 65% de seu território no noroeste do estado de Mato Grosso do Sul e e 35% ao sul de Mato Grosso. Abrange também o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano) e é a mais extensa área úmida contínua do planeta e um santuário ecológico que abriga a maior diversidade de fauna e flora do mundo. No Pantanal vivem aproximadamente 650 espécies de aves, 240 espécies de peixes, 50 de répteis, 80 do mamíferos, além de uma imensa diversidade na flora que abriga pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais. A melhor época para visitar o Pantanal é de abril a agosto, a seca possibilita uma melhor observação da fauna. De janeiro a março, o Pantanal alagado convida a aventuras mais intensas. Outra atração é a Serra da Bodoquena possui solo calcário, sendo responsável pela cristalinidade dos rios. A região conhecida também pelas grutas, cacho-

eiras e corredeiras. Destacam-se aqui as cidades de Bonito, Jardim, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna. Falando nela, a cidade de Bonito, é um lugar que o próprio nome descreve o que o turista vai encontrar. Grutas de belezas fascinantes, nascentes e rios de águas cristalinas para mergulho em meio a peixes e vegetação aquática, aquários naturais, cachoeiras e corredeiras para esportes de aventura, trilhas ecológicas, fauna e flora que fazem qualquer um ficar apaixonado pela natureza. Na verdade não é bonito. É lindo! E a melhor época para visitar Bonito é de abril a novembro, porque, em função da estiagem, as águas dos rios ficam completamente cristalinas, perfeitas para flutuação e mergulho. O município de Nobres chama a atenção os pontos turísticos como a Lagoa Azul, Cachoeira do Tombador, entre outros. Sua principal fonte econômica é o cimento e o calcário, além das grandes plantações de grãos. É em Nobres que se situa a única cimenteira do Estado de Mato Grosso, a Votorantim Cimentos Brasil Ltda, que está em operação desde 1992. Alguns pontos turísticos de Cuiabá Igreja de Nossa Senhora de Santana: padroeira da cidade, construída em 1778 pelos escravos, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As imagens portuguesas e o altar pintado a ouro são do mesmo período. É um templo digno de visitação, por se tratar da única construção em estilo bar-

44 - Cia Brasil - Julho de 2012

roco primitivista no Estado. Parque Nacional de Chapada dos Guimarães: criado em 1989 com o objetivo de proteger essas paisagens naturais maravilhosas, sítios arqueológicos e ecossistemas de grande interesse científico, o parque é patrimônio natural brasileiro, com uma área de 33 mil hectares. É neste bioma maravilhoso que se encontra a Chapada dos Guimarães, uma cidade charmosa localizada a 65 Km de Cuiabá, escondida entre seus paredões e muita beleza natural. O local atrai visitantes do Brasil e de várias partes do mundo. Não perca este espetáculo da natureza quando for ao Mato Grosso! Cachoeiras: Véu de Noiva, Independência, Andorinhas, 19 de Novembro, Pedra Furada, Sete de Setembro, Cachoeirinha, Salgadeira e dezenas de outras cachoeiras, lavam a alma de quem está saturado da vida urbana. As águas transparentes descem com certeza do caminho a percorrer, construindo piscinas naturais em córregos e pequenos rios pedregosos onde lambaris desfilam indiferentes à companhia dos banhistas. Gruta Aróejare (Caverna das Almas): este local guarda uma surpresa: sua maravilhosa Lagoa Azul, uma grande piscina cristalina com a entrada guardada por centenas de maritacas, periquitos, araras e papagaios. Morro de São Jerônimo: um dos pontos mais altos de Mato Grosso, com 1.020 metros, tem uma vista panorâmica fabulosa. Casa de Pedra Furada: é uma gruta de 70m² com inscrições rupestres.


Turismo Mata Fria: Imponente, com suas insólitas e monumentais formações rochosas. Complexo da Salgadeira: é mais que um atrativo; é um refúgio para aqueles que buscam paz e tranquilidade, num clima agradável e em constante contato com a natureza. Seja qual for a atração que você for visitar no Mato Grosso, fica aqui a dica sobre o que incluir na bagagem: roupas leves (de algodão), calça comprida, camisa de manga comprida (para proteção do sol e insetos), bermudas, camisetas, roupa de banho, chapéu ou boné, meias lon-

gas próprias para esporte, sapatos confortáveis para caminhada (muito importante!), óculos de sol, binóculos, lanterna de bolso, canivete, repelente contra insetos, protetor solar, remédios

“Viajar nunca é uma questão de dinheiro, mas de coragem!" (livro O Aleph)

Dicas de viagem do mês Para muitos de nós, que pensamos em viajar, dentro ou fora do país, às vezes pela primeira vez, não só ficamos excitados e ansiosos, como nos deparamos com uma série de dúvidas: Com que companhia viajar? Que quantidade de malas posso levar? Qual é o peso máximo permitido para cada mala? Que horas devo estar no aeroporto? Devo comprar voo direto ou com escala? Posso comprar passagem só de ida? Qual o melhor tempo para comprar minha passagem? Como devo proceder se ainda não tenho visto?

básicos e artigos de higiene pessoal. Para o período de frio - junho a setembro -, incluir pulôver e jaqueta, pois nas madrugadas as temperaturas podem cair a 4°C. Renata Maia Hatfield Turismóloga e artista plástica

Aonde você gostaria de visitar? Envie sua sugestão para: ciabrasil@live.com Envie as fotos de sua viagem de verão (seja ela para onde for) para a nossa coluna de Turismo: magazine@ciabrasilatlanta.com

É claro que a internet contém muitas dessas informações, mas por que não procurar um agente de viagem, pessoa em que confiamos, e tirarmos essas e muitas outras dúvidas? Muita gente não sabe, mas o agente, na maioria das vezes, tem preços e condições bem melhores que a própria companhia de viagem. Ele tem preços competitivos porque compra um volume maior de passagens mensalmente. Quando pensar em viajar, compartilhe esse sonho com seu agente de viagens! Ele estará ao seu lado, antes e durante toda sua viagem. Boa sorte e boa viagem sempre! Dicas de seu Agente de viagens, Zito e Eliane Carvalho.

Julho de 2012 - Cia Brasil - 45


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Evento realizado em 14 de julho, no antigo cinema em Marietta.

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 46 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Fotos por: Globo Photo & Video Productions: Manoel Oliveira

404.759.4396

Contato:


Saúde 2

Tenha dentes saudáveis e bonitos Conheça as vantagens do clareamento dental Por Dra. Leia Porcaro

Q

uem não gosta de ter dentes bonitos e saudáveis? O clareamento dental não é só uma questão de beleza, mas também uma maneira de visitar seu dentista para evitar doenças da boca, e manter a higiene dos dentes em dia. O clareamento dental é indicado para pacientes que tenham: • O processo natural de envelhecimento (dentes escurecidos pela idade); • Tabaco (fumar ou mascar), beber café, chá ou vinho tinto, e ingerir alimentos pigmentados como frutas vermelhas; • Acúmulo de placa ou depósitos de tártaro; • Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados; • Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo; • Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas;

• Trauma nos dentes pode causar coloração ou marrom, ou cinza ou preta; • Dentes com indicação de faceta. Mas nem todos podem usufruir do processo de clareamento dental. O mesmo está contraindicado para pacientes: • Com dentes hipersensíveis; • Crianças com menos de 10 anos de idade; • Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador; • Grávidas ou que estejam amamentando; • Pessoas incapazes de seguir as instruções corretamente. Por que devo clarear meus dentes? São muitos os mitos que giram em torno do clareamento dos dentes. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar que os dentes estejam

manchados ou escuros demais para optar por um tratamento de clareamento. É recomendado para todo paciente insatisfeito com a cor de seus dentes. Existem vários tipos de tratamento para clarear os dentes, porém, em alguns casos, as manchas podem ser removidas somente com profilaxia. De qualquer maneira, a alteração da cor do dente só se consegue com clareamento. Talvez você sempre quis ter um lindo sorriso branco. Ou seus dentes amarelaram com o passar do tempo. Ou talvez você não esteja feliz com as manchas provenientes do café, chá ou refrigerantes de cola. Qualquer que seja sua razão de querer dentes mais brancos, você não está sozinho. Assim como todos nós temos cores diferentes de cabelo e pele, as pessoas também têm coloração diferente dos dentes. Alguns dentes são mais amarelos que outros, enquanto outros amarelam com a idade. A cor natural de seus dentes também pode ser alterada por muitos fatores. Há muitas razões para clarear seus dentes, incluindo: • Maior segurança e autoestima como resultado de um sorriso incrível; • Aparência mais jovem; • Um evento especial como um casamento, entrevista para emprego ou encontro de ex-alunos; • Causar uma primeira impressão positiva; • Simplesmente para reverter os anos de manchamento e amarelamento diários. Sempre consulte seu dentista antes de iniciar qualquer processo de clareamento. Somente ele poderá avaliar melhor se você está apto para se submeter a um tratamento em particular. Existem diferentes técnicas de clareamento. Uma delas é o clareamento em casa, em que o paciente deve marcar Julho de 2012 - Cia Brasil - 47


Saúde 2 uma consulta com o dentista para avaliar o tipo de clareamento caseiro que é recomendado com base na cor/tonalidade dos seus dentes. O dentista faz um molde da arcada dental para fazer a moldeira a ser usada no clareamento e seleciona o sistema clareador adequado ao paciente. O dentista também instrui o paciente sobre como e quantas vezes ao dia utilizar o sistema durante uma ou duas semanas, monitorando a sensibilidade dos dentes. A opção de clareamento em casa envolve um processo mais longo do que os procedimentos realizados no consultório. Outra técnica é o clareamento em consultório. Este tipo de clareamento é realizado somente no consultório porque a concentração do produto é mais alta. O dentista aplica um gel protetor para cobrir o tecido gengival e em seguida, um gel clareador é aplicado nos dentes durante um determinado período de tempo. As opções de clareamento em consultório são mais caras do que as feitas em casa. Aos pacientes que continuam o processo em casa, depois de um procedimento no consultório, são oferecidos kits de clareamento e neste caso os resultados são mais duradouros. Alguns cuidados são importantes durante o clareamento dental: • Alimentação: recomenda-se evitar alimentos pigmentados durante o tratamento. Não ingerir alimentos e/ou bebidas com corantes: beterraba, coca-cola, café, chá, vinho tinto, chocolate entre outros. Se não for possível evitar alimentos com corantes é melhor esperar pelo menos duas horas de intervalo para dar tempo de o dente hidratar. • Não se deve fumar. • Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento. O quanto é seguro o clareamento de dentes? Após uma década de pesquisas, métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes. Vários produtos disponíveis hoje no mercado não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. Tenha a certeza de procurar produtos clinicamente testados, e um dentista com licença porque ainda existem produtos muito abrasivos no mercado. A sensibilidade pode ocorrer após os procedimentos de clareamento, especialmente quando os indivíduos comem alimentos quentes ou frios, mas normalmente ela desaparece após 48 horas e cessa completamente com o final do tratamento. Caso você tenha sensibilidade, existem várias maneiras de ajudar a eliminá-la: • Caso esteja usando um aplicador de moldeira, use por um tempo mais curto; • Escove os dentes com creme dental para dentes sensíveis que contém citrato de potássio e que ajuda a acalmar as terminações nervosas destes; • Peça um produto com flúor a seu dentista, que auxilia na remineralização dos dentes. Aplique o flúor nos dentes, 48 - Cia Brasil - Julho de 2012

ou coloque-o em sua moldeira durante quatro minutos antes e depois do clareamento; • Interrompa o clareamento de seus dentes por alguns dias a fim de permitir que eles se adaptem a esse processo. Dentro de 24 horas a sensibilidade irá ceder; O dente clareado pode escurecer novamente? Sim. Mas nunca como era antes. Algumas pessoas esperam de um a dois anos, para fazer a manutenção. Outros gostam de manter os dentes muito brancos. É normal clarear uma vez ao mês ou uma vez a cada dois meses, dependendo da técnica. Em alguns casos, seu dentista poderá desestimulá-lo a clarear os dentes: se você tiver doença da gengiva, dentes com esmalte desgastado, cáries ou dentes sensíveis em particular; se você estiver grávida ou amamentando; ou se você tem coroas da cor da dente, jaquetas ou qualquer outro tipo de restaurações nos seus dentes frontais e que não podem ser clareados.

Dra. Leia Porcaro, DMD

Formada em Odontologia pela Universidade de Alfenas, MG. Especialista em Dentística Restauradora (Cosmética) pela Universidade Federal de Alfenas. Formada em Odontologia pela segunda vez pela Nova Southeastern University nos Estados Unidos.


Dra. Leia Porcaro

dENtIstA BRAsIILEIRA

A única dentista brasileira lincenciada da região!

“Construindo Sorrisos e Mudando Vidas!”

Leia Porcaro, D.M.D.

CLÍNICA GERAL - AduLtos E CRIANçAs

.

.

.

.

.

Restaurações Coroas Canal Dentaduras Clareamento de Dentes Etc.

NoVo: Fazermos teste para detectar Câncer Bucal por $45

“Six Months Smile” Aparelho dentário para adultos Atendimento em Português e de qualidade para você e sua família!

678.593.2976

Atendemos de Segunda à Sábado

10

Anos

de experiência no Brasil

AGoRA CoM NoVo CoNsuLtóRIo NA PowERs FERRy RoAd! 2000 Powers Ferry Rd. SE - Suite 1-6 - Marietta, GA 30067

www.GRAtEFuLdENtALGA.CoM

Julho de 2012 - Cia Brasil - 49


AROUND THE TOWN

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 50 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Um Oferecimento:

Evento realizado pela Igreja MSBN, no dia 8 de julho de 2012 em Marietta.

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


A ÚNICA E MAIS COMPLETA

CLÍNICA MÉDICA / ESPECIALISTA da Comunidade Brasileira

Dra. Cunningham Obstetra e Ginecologista Especialista

Dr. Colon Podologia - Pés e Pernas

Dra. Elaine George Otorrino e Cirurgia do Nariz

Dr. Washington Medicina Interna Dermatologia

Dr. Naidu

Ortopedia e Especialista em Artrite

MAC. Gwen Thompson Medicia Familiar - Especialista em Saúde da Mulher

Raghava Bhaskaran, MD Radiologista e Medicina Familiar

. Podiatria . Clínico Geral . Ortopedista e Terapia Física . Pré-Natal completo Pediatria . Acumpuntura . Demartologia . Exames Laboratoriaisa . Lipoaspiraçãoa Dieta da HCGa . Quinoplastia e Cirurgia dos Seios

Ginecologia

Falamos: Inglês, Português, Espanhol e Koreano

Linha Direta para atendimento à Comunidade Brasileira.

678.547.0000

404.957.5678

Fale com Márcia

IMC - Clínica Médica Internacional - www.clinic4uninsured.com Office: 678-547-0000 fax: 770-455-7717 - Email: drs4drs@gmail.com

5979 Buford Highway, Suite B-4 - Doraville, Georgia 30340 (Ao lado da churrascaria Red and Green Brazilian SteakHouse) Julho de 2012 - Cia Brasil - 51


Galeria do leitor

PROMOÇÃO "EU SOU FOTOGÊNICA(O)"

A nossa redação estará escolhendo a pessoa mais fotogênica capturada pelas lentes de nossos fotógrafos oficiais da revista. Participe! Fique atento aos nossos fotógrafos nos eventos pela cidade. As melhores fotos ganharão um dia de SPA, gift cards, cabeleireiro, e uma sessão de fotos para PHOTOBOOK. visite nosso website: www.ciabrasilatlanta.com, clique no link Galeria do Leitor e participe! (Só serão escolhidas fotos de adultos a partir de 14 anos). Apoio: Alcides Notaro Photos, Marcus Ornellas Salon, Rio Fever SPA e Cia Brasil Magazine

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 52 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais: Visite nossas mídias sociais:

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


Espaço VIP

O sonho de voar Pela Equipe Cia Brasil

N

o Espaço VIP deste mês, a Cia Brasil traz a história de Jon Nunes, um paraquedista apaixonado por adrenalina e pela sensação de liberdade que só quem já saltou de um avião com velocidade de 200 quilômetros por hora e 4500 metros de altura conhece! “Admirar a paisagem lá do alto é um privilégio de poucos, um ato de bravura que exige muita ousadia e coragem”, afirma Jon. Nunes sempre teve o sonho de voar. Durante a sua infância humilde em Goiânia, Jon morava perto de uma área de salto, onde aos domingos vários aventureiros pulavam de paraquedas e aterrissavam há apenas três quilômetros de sua casa. Quan-

do ainda criança, Jon veio com a sua família para os Estados Unidos, onde ele pôde finalmente realizar o seu sonho: “Meu primeiro salto foi um dia depois de eu completar 18 anos – a idade necessária para pular de paraquedas, juntamente com um instrutor”, revela Nunes. “Foi uma sensação inexplicável, um sentimento de liberdade, de positividade, de loucura!”. Tais sentimentos realmente comoveram Jon, que imediatamente começou a juntar dinheiro para se dedicar mais ao esporte. Em 2004 ele realizou o AFF (Accelerated Free Fall). “Neste curso, dois instrutores estão ao seu lado durante a queda livre, te dando instruções e te ajudando a voar”, explica.

Julho de 2012 - Cia Brasil - 53


Espaço VIP 1

3

2

4

Foto 1 - O fotógrafo Alcides Notaro com o paraquedista Jon Nunes. Foto 2 - Jon se preparando para saltar. Foto 3 - Jon Nunes no ar com a revista Cia Brasil. Foto 4 - O paraquedista "caminhando" em pleno ar.

Hoje, Jon Nunes é coach de paraquedismo, e tem grande prazer no que faz. Ele quer dividir com os alunos aquela mesma sensação que teve quando pulou pela primeira vez. Mas Jon revela que paraquedismo não é só adrenalina: “Além de diminuir o stress diário, o esporte também ajuda em muitos outros aspectos físicos, pois aumenta a força muscular do corpo, traz benefícios para a coordenação motora e a destreza de movimentos, e também melhora a flexibilidade, o equilíbrio, a autoconfiança e a concentração.” Quando questionado sobre a segurança do esporte, Jon Nunes defende com veemência que pular de paraquedas não é tão perigoso quanto parece. Ele explica que como acidentes durante os saltos não são tão frequentes, eles acabam sendo sempre divulgados, o que dá a impressão de que o skydiving não é seguro. “Estatísticas mostram que o risco de morte é de um em 6.000. Você teria que saltar 17 vezes por ano para que a probabilidade de um acidente fatal de paraquedas se iguale à de um acidente de carro, se você dirige 54 - Cia Brasil - Julho de 2012

10.000 km por ano.”Nunes conclui que o risco de pular de paraquedas seria igual ao de pegar a estrada. E para garantir ainda mais a segurança, Jon recomenda: “Para qualquer esporte radical, faça um curso antes, ou pratique a atividade acompanhada de profissionais qualificados. Ao pular de paraquedas, tenha certeza de que a área de salto é membro da USPA (United States Parachute Association).” Nunes frequenta a Skydive Atlanta, uma área de salto que fica a uma hora de Atlanta. “Eles têm segurança como prioridade total, e usam apenas equipamentos top de linha”. Apesar do sonho de voar estar presente na humanidade desde sempre, somente nós séculos mais recentes que o homem alcançou a tecnologia e know-how para realizar tal sonho. O primeiro salto de paraquedas foi feito pelo balonista francês Andre-Jacques Garverin no final do século 18. Mas a prática só virou esporte após a 2ª Guerra Mundial, quando paraquedistas militares continuaram a saltar de forma recreativa.

“Hoje o paraquedismo é aberto ao público, e skydiving é considerado um dos esportes mais radicais”, comenta Nunes. “Se você é do tipo que aguenta grandes emoções, invista na experiência!”. A paixão que Jon tem pelo esporte convenceu os fotógrafos da Cia Brasil, Alcides e Bruno Notaro, a participarem da aventura. Apesar de ter medo de altura, Alcides fotografou os preparativos para o salto dentro do avião, e seu filho, Bruno, pulou (com o auxilio de um profissional) para tirar fotos impressionantes de Jon Nunes durante queda livre. Para aprender mais sobre paraquedismo ou para agendar um pulo, basta entrar em contato com Jon Nunes pelo facebook (www.facebook.com/jon.nunes.96) ou email (jnunesusa@hotmail. com). Seu certificado de paraquedista é ‘USPA coach B-35694’. “Blue skies and calm winds!", despede Nunes. Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com. Fotos por Alcides Notaro


Imagination Party Ligue e faça um orçamento conosco!

404.483.2963 Claudia Sousa

Decoração para todas as Ocasiões!

imaginationparty@hotmail.com

Fazendo se seu evento Um dia Inesquecível Transferimos VHS para DVD - Foto e Filmagem para aniversários, casamentos - Photo book - Eventos em Geral

►Temos Stúdio Próprio www.globophotovideo.com globophotovideo@live.com

Manoel Oliveira► 25 Years of Experience

404.759.4396

Julho de 2012 - Cia Brasil - 55


Um Oferecimento:

AROUND THE TOWN Jordana Ferreira Maria Luiza

agosto de 2011

maio de 2011

Ana FlĂĄvia

Kerolen Silva

setembro de 2011

julho de 2011

Larissa Justine Kahyra Monnizy

novembro de 2011

outubro de 2011

Thainara Borba

Thais Rocha

janeiro de 2012

maio de 2012

Stephani Halterbeck junho de 2012

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 56 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mĂ­dias sociais:

Apoio: Marcus Ornellas Salon - Rio Fever SPA Fotos por: Alcides Notaro Contato:

678.262.6349


Fique por dentro

Geórgia agora exige mais documentação para expedição da driver’s license Pela Equipe Cia Brasil Fontes: AJC e o Channel 2 Action News

O

s residentes da Geórgia se depararam no mês de julho com uma grande frustração ao se dirigirem ao Departamento de Serviços a Motoristas (DDS) após o dia 1° de julho para requerer ou renovar a Driver’s License. Longas filas e horas de espera foram reportadas pelo AJC (Atlanta Journal Constitution). Estações de TV denunciaram esperas de mais de cinco horas em departamentos de driver services de Sandy Springs e Norcross. O motivo de tal tumulto se deve a adesão do governo do estado da Geórgia para ser pioneiro em conformidade com a nova legislação federal após os ataques de 11 de setembro de 2001, a implementar a nova Lei (Federal Real ID Act of 2005) que requer vários documentos originais de identificação para pessoas que desejam adquirir ou renovar a Driver’s License. A Lei, que já havia sido esquecida por muitos, foi uma das medidas do governo federal americano para aumentar a segurança nacional. Muitos brasileiros que chegaram ao país antes dos atentados de 11 de setembro de 2001, recordam que não era muito difícil obter o número de Social Security e a expedição da carteira de habilitação. A nova Mandatória Federal, que é chamada de SAFFE DL (Secure Automated Fast Friendly Easier Driver’s License), em português “Carteira de Habilitação mais Segura, Automatizada, Rápida e Fácil”, será obrigatória em todo o território nacional para a aquisição de Driver’s License e ID Card. Todos os Estados têm até o ano 2017 para implementar e executar a exigência.

Geórgia foi uma das pioneiras e desde 1° de julho já implementou as novas regras. Agora, os residentes do estado não podem mais renovar a carteira de habilitação online, tendo que se dirigir a um dos offices da Driver’s Lincense munidos de mais exigências de documentação.

Nova documentação Agora, para obter uma Driver’s License ou renovar são necessários três formas de identificação, é medida mandatória do Governo Federal: 1. Um documento que prove que

Julho de 2012 - Cia Brasil - 57


Fique por dentro você é um cidadão ou residente legal no país (certidão de nascimento ou green card); 2. Um documento que prove sua identidade (cartão original do Social Security) 3. Dois documentos para comprovante de residência (conta de água, luz, aluguel, contracheque (W2), extrato do banco, imposto de renda, entre outros. As contas e extrato bancário devem ter no máximo 60 dias para continuarem válidas. Somente na Geórgia, os mais de 750 mil motoristas (americanos ou não) que tenham vivido no estado por cinco ou por cinquenta anos terão de estar munidos de original da certidão de nascimento, cartão do Social Security original e comprovante de residência ao requerer ou renovar a Driver’s License. Um passaporte expirado pode servir como certidão de nascimento. O processo parece simples, mas, na prática, tem sido uma angústia para todos, especialmente para aqueles que não nasceram nos EUA. O canal Channel 2 Action News entrevistou várias pessoas que se dirigiram ao DDS para renovar o documento e que encontraram barreiras, mesmo apresentando todos os documentos requeridos dentro da nova Lei. Algumas pessoas foram informadas pelo DDS que seus documentos deveriam ser checados pelo Departamento de Naturalização em Washington, DC. Quando procurado pelo Channel 2 Action News para exclarecimentos, o DDS informou que esse processo de verificação de documento de naturalização para estrangeiros já estava em

58 - Cia Brasil - Julho de 2012

vigor na Geórgia desde janeiro de 2008, resultado do programa SAVE (Systematic Alien Verification for Entitlements), que é um sistema que usa uma série de data bases para verificar a veracidade de documentos de naturalização, residência etc. Quando um documento não pode ser verificado pelo sistema SAVE, os mesmos são encaminhados ao Departamento de Naturalização em Washington para serem checados novamente, o que aumenta ainda mais a espera para a renovação ou expedição da Driver’s License. Susan Sports, portavoz do State Department of Driver Services, declarou que o Governo Federal requer que todos os estados desenvolvam uma forma de identificação mais segura por causa dos atentados de 11 de setembro. Geórgia

já têm implementado várias mudanças para mudar as Carteiras de Habilitação e cartões de Identificação. A American Civil Liberties Union (ACLU) se opôs aos programas nacionais “Secure ID” e “Real ID” alegando que tal processo facilitará a invasão de privacidade de indivíduos. Fica a dica para todos aqueles que querem renovar a Driver’s License para não deixar para último dia de validade para isso. Esteja também preparado para esperar na fila do DDS. Confira sua documentação dentro das exigências da nova Lei antes de comparecer ao DDS. Para todos aqueles que não apresentarem toda a documentação requerida no momento da requisição ou renovação da Driver’s License serão dados 120 dias de uma licença temporária.


Julho de 2012 - Cia Brasil - 59


AROUND THE TOWN

Um Oferecimento:

Participação do Brasil no

National Black Arts Festival Evento realizado nos dias 12 a 15 de julho, no Centennial Olympic Park

O Consulado Brasileiro em Atlanta, juntamente com o Bahia Tour patrocinaram um stand no National Black Arts Festival. O espaço chamado de "Espaço Brasil" foi muito movimentado. Os visitantes do stand receberam publicações e folhetos falando sobre o Brasil. O grupo de capoeira Cordão de Ouro de Atlanta, sob o comando do Mestre Muriel, se apresentou e ofereceu aulas de capoeira para os visitantes.

Quer publicar seu evento em nossa agenda? magazine@ciabrasilatlanta.com 60 - Cia Brasil - Julho de 2012

Veja mais fotos em nosso website: www.ciabrasilatlanta.com Cadastre-se em nosso website.

Visite nossas mídias sociais:

Alcides Notaro Contato: 678.262.6349

Fotos por:


N

Lançamentos nos telões para julho

este verão de 2012, Hollywood está esquentando os telões com megaproduções imperdíveis. Para os amantes de filmes de ação, aventura e efeitos gráficos de tirar o fôlego, os meses de julho e agosto estão recheados de adrenalina com os lançamentos da continuação da trilogia de “Batman: The Dark Knight Rise's; do remake de “Total Recall” (O Vingador do Futuro) filme de 1990 por Paul Verhoeven, estrelado por Arnold Schwarzenegger e agora, Len Wiseman (Anjos da Noite) cuida de uma refilmagem que

é uma versão moderna do original; de mais um filme para a franquia The Bourn intitulada “The Legacy”, em que o novo filme expande o universo Bourne criado pelo escritor Robert Ludlum, apresentando um novo herói (Jeremy Renner) envolvido em situações de vida ou morte, desencadeadas pelos eventos dos três primeiros filmes da série; e do tão esperado “The Expendables”, que reuniu em um só filme um elenco invejável. Ficam aqui as nossas dicas para pegar aquele cineminha e aproveitar o verão de Atlanta!

BATMAN The Dark Knight Rises

Total Recall (2012)

The Bourne Legacy (2012)

The Expendables 2 (2012)

Título em português: BATMAN, o Cavaleiro das Trevas Ressurge. Gênero: Ação / Aventura. Lançamento: USA: 20/julho/2012 Brasil: 27/julho/2012. Duração: 164 minutos. Classificação: 13 anos. Direção: Christopher Nolan. Distribuição: Warner Bros. Elenco: Christian Bale, Tom Hardy, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Juno Temple, Nestor Carbonell, Daniel Sunjata, Matthew Modine. Sinopse: Depois da morte do Promotor Público Harvey Dent, Batman assume a responsabilidade pelos seus crimes para proteger a reputação de Dent e é posteriormente caçado pelo Departamento de Polícia de Gotham. Oito anos após os acontecimentos de The Dark Knight, Batman retorna a Gotham City, onde ele encontra a misteriosa Selina Kyle tentando impedir os planos do vilão Bane de destruir a cidade.

Título em português: O Vingador do Futuro (2012). Gênero: Ação / Aventura. Lançamento: USA: 17/agosto/2012 - Brasil: 27/julho/2012. Duração: 121 minutos - Classificação: 13 anos. Direção: Len Wiseman. Roteiro: Mark Bomback, James Vanderbilt, Kurt Wimmer. Distribuição: Sony Pictures. Elenco: Kate Beckinsale, Bryan Cranston, Jessica Biel, Colin Farrell, Bill Nighy, Ethan Hawke, John Cho, Bokeem Woodbine, Steve Byers, Will Yun Lee, Currie Graham, Brooks Darnell, Jesse Bond. Sinopse: O operário de fábrica Douglas Quaid (Colin Farrell) recebe uma proposta para sair de sua rotina maçante: nas suas férias, ele terá memórias implantadas em seu cérebro e imaginará que é um super-espião. Mas a operação dá errado, e Quaid logo se vê perseguido pela polícia e lutando ao lado de rebeldes contra um Estado opressor - ou seria tudo uma armação?

Título em português: O legado Bourne. Gênero: Ação / Suspense / Espionagem. Lançamento: USA: 10/agosto/2012 - Brasil: 24/agosto/2012. Duração: 121 minutos - Classificação: 13 anos. Direção: Tony Gilroy. Distribuição: Universal Pictures. Elenco: Edward Norton, Jeremy Renner, Rachel Weisz, Oscar Isaac, Joan Allen, Scott Glenn, Corey Stoll, Albert Finney. Sinopse: Aaron Cross (Jeremy Renner) é agente secreto do governo que se envolve em um programa de lavagem cerebral muito mais perigoso do que aquele pelo qual passou Jason Bourne (vivido por Matt Damon na trilogia original), desencadeando situações que saem do controle.

Título em português: Os mercenários 2. Gênero: Ação / Aventura. Lançamento: USA: 17/agosto/2012 - Brasil: 31/agosto/2012. Duração: 121 minutos. Classificação: 13 anos. Direção: Simon West. Distribuição: Imagem Filmes. Elenco: Sylvester Stallone, Bruce Willis, Jet Li, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Terry Crews, Randy Couture, Steve Austin, John Travolta, Chuck Norris, Novak Djokovic. Sinopse: Os mercenários estão de volta para uma batalha pessoal. Depois de Tool (Mickey Rourke), o coração e a alma dos mercenários, ser brutalmente assassinado durante uma missão, seus companheiros prometem vingança. Mas eles não são os únicos que querem sangue. A bela e selvagem filha de Tool, Fiona, inicia sua própria missão de vingança, mas a situação se complica quando é capturada por um cruel ditador que planeja destruir o movimento de resistência. Agora, Barney (Sylvester Stallone) e os mercenários precisam arriscar tudo para salvar Fiona e a humanidade. Julho de 2012 - Cia Brasil - 61


Quem é que ainda não conhece a PAMONHA DO PORTUGA!

Pamonha Pura - de Doce e de Sal com queijo - à Moda com linguiça, pimenta e cebolinha verde Deliciosa Pamonha do

PORTUGA Inconfundível!

Faça seu pedido pelo telefone:

770.875.2686

62 - Cia Brasil - Julho de 2012

Entregamos a domicílio!


Julho de 2012 - Cia Brasil - 63


64 - Cia Brasil - Julho de 2012


Cia Brasil Magaizne - July Edition