2 minute read

mediações de leitura sobre livros para crianças

O livro para crianças é um objeto cultural complexo, que apresenta múltiplas dimensões: não é apenas um suporte para texto escrito (palavras) e ilustrações (imagens). Dentre suas dimensões, poderíamos citar a material, a gráfica, a lúdica, a literária, a estética, a simbólica e a social: que se entrelaçam no livro.

Profissionais dos Núcleos de Educação Infantil Municipal (NEIM), ao fazer a mediação, necessitam compreender a valiosa complexidade que o livro abarca e, ao lerem para e com a criança, exercitar um duplo olhar: o de adulto, inserido na cultura escrita, e o da criança, para quem tudo se apresenta como novidade e descoberta.

Advertisement

No exercício de observar os múltiplos aspectos do livro, mantendo uma postura de quem faz o caminho juntoorientando, mas, também, descobrindo - a profissional terá melhores condições de realizar uma mediação que potencialize as experiências de leitura com as crianças.

O Livro Um Objeto

Primeiramente, o livro é um artefato, um objeto material, tátil e cinético. Em sua materialidade, propõe desafios, brincadeiras, aventuras, desde o manuseio, o virar da página, o direcionamento da leitura, até outras ações mais complexas Há uma infinidade de possibilidades de experimentação e aprendizados neste aspecto, sobretudo para os bebês, mas, de maneira geral, para qualquer leitor.

O Livro Um Brinquedo

O livro também tem uma dimensão lúdica, oferecendo diversas possibilidades imaginativas e brincantes, em várias dimensões e níveis (desde a materialidade, as convenções da leitura, a narrativa, as relações palavraimagem): algumas publicações, como os livros brinquedo, investem no aspecto lúdico em particular. No entanto, todo livro, em maior ou menor grau, é um brinquedo, suscita o faz-de-conta Além disso, em sua liberdade de leitor e criador, cada um pode inventar sua própria brincadeira com o livro. Inclusive brincar de ler.

O Livro Um Texto

Os livros para as crianças (livros infantis e de literatura infantil) são variados, considerando o conteúdo, a forma de apresentação e sua materialidade. Em relação aos aspectos literários, ou seja, tudo que diz respeito à literariedade, o trato com as palavras e imagens, a construção da narrativa e da poeticidade, os livros de literatura infantil se valem dos mais variados recursos. Quanto aos livros infantis, a informação ganha prioridade, e por vezes são compostos apenas por palavras e imagens correspondentes (animais, cores, formas geométricas, entre outros). Dessa forma, a leitura de livros para as crianças não é uma tarefa simples: exige habilidades e conhecimentos variados, um olhar atento e aberto por parte de quem realiza a mediação. Isto quer dizer: não há uma maneira única de ler, que servirá para todos os livros, pois cada um exige uma forma diversa de leitura Vale destacar alguns aspectos importantes: 1) as relações que se estabelecem entre a imagem e as palavras na construção do sentido, das narrativas, dos poemas ou brincadeiras; 2) a construção de narrativas nos livros de imagem (sem texto escrito); 3) a intertextualidade no texto e nas ilustrações (referências a outras histórias e personagens); 4) os múltiplos registros e recursos textuais (narrativa em prosa ou verso, texto em estilos variados como anúncios, cartas etc; parlendas, poemas, rimas).

This article is from: