Issuu on Google+

ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO

Fevereiro 2012


Esta atividade pratica desenvolvida na aula de Ciência da Natureza teve como objetivo os alunos constatarem a diversidade de tipo de flores e sua constituição. Dissecamos as flores que os alunos trouxeram para a aula, privilegiando o manuseamento por parte dos alunos.


A flor é formada por seis peças florais que possuem diferentes funções. Uma peça flora é um dos elementos que constitui uma flor: Pétalas; Sépalas; Estame; Carpelo; Receptáculo; Pedúnculo.


Uma flor completa é constituída por: corola, cálice, receptáculo, pedúnculo, androceu e gineceu.


Pétalas Estame

Ovário (com óvulos)

Pedúnculo


Estame

Androceu


Os órgãos da flor podem ter funções de suporte, proteção e Reprodução. O estame (órgãos sexuais masculinos da flor) é constituído por antera e filete. O carpelo (órgãos sexuais femininos da flor) por estigma, estilete e ovário, que alberga um ou mais óvulos. A corola corresponde ao conjunto de todas as pétalas. O cálice é o conjunto de todas as sépalas. O Androceu é o conjunto dos estames. O Gineceu é formado pelo conjunto dos carpelos.


Atividade desenvolvida na aulas de Ciências da Natureza na turma do 5ºA e 5ºC. da EB2/3 de Briteiros. As fotografias foram tiradas no dia da realização da atividade. Quem pretender usá-las poderá procurar contatar o professor Victor Martins: chedas74@gmail.com

Chedas 2012


Constituição da flor