Jornal Informativo do CEU Jaçanã" - Ano VIII - Ed. 82 - Setembro de 2016

Page 1

‘1’F -----+

Jaçanã

Ano VIII - n. 82 - setembro/ 2016 Rua Francisca Espósito Tonetti, 105. Telefone - 3397-3950 smeceujacana@prefeitura.sp.gov.br http://www.ceujacana.com

DICAS DA AGENDA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 01/09 - 10h30 - Espetáculo teatral - “O Homem da Cabeça de Papelão”, no teatro. 06/09 - 10h - SPcine “Filme “ O Começo da Vida”, na gestão. 07/09 - 19h30 - Show de Rock - “Os Tios Lesados”, no teatro. 10/09 - 9 h - Festival de Música, no teatro. 14/09 - 10h - Show Musical - “Show cover do Justin Bieber”, no teatro. 19/09 - 20h - Show Musical - “Grupo de Chorinho”, no teatro. 20/09 - 20h - Espetáculo teatral “Gregório Mattos”, no teatro. 29/09 - 12h - Reunião do Conselho Gestor, na gestão.

Noites Culturais Atrações culturais para a comunidade e estudantes em noites da semana. (ver pág. 4) CENTRAL DE ATENDIMENTO Nossa central de atendimento foi carinhosamente batizada de “Porta do CEU”. Ela fica no Bloco Esportivo e Cultural, perto da entrada do Teatro. Todas as informações sobre inscrições para oficinas culturais, modalidades esportivas e sobre a programação podem ser obtidas pessoalmente lá.

Editorial: A complexidade e a diversidade da condição humana tornam a convivência democrática um exercício desafiador que precisa se socorrer, nas sociedades livres, de mecanismos de mediação das vontades em conflito. Para que o sistema democrático funcione, é necessário que tanto no plano individual como no coletivo os cidadãos aceitem o fato de que nem sempre suas vontades ou convicções podem prevalecer e por isso devem, democraticamente, acatar as decisões da maioria. É claro que a dinâmica da vida social exige um permanente aperfeiçoamento dessas regras de convivência – as leis – que, enquanto não são mudadas, pelo consenso ou pelo voto da maioria, precisam ser respeitadas. Fora disso, não existe convivência democrática. Nos CEU´s a Gestão Democrática é marcada pelo Conselho Gestor, que é a instância consultiva e deliberativa de caráter permanente e no Colegiado de Integração a competência para articular as diferentes instâncias da sua estrutura organizacional, equipamentos e espaços, para tomadas de decisões administrativas e didático-pedagógicas. A Gestão do CEU feita de forma democrática e representativa, de modo a organizar, planejar, executar e avaliar o Projeto Educacional, portanto a participação de todos os segmentos torna-se primordial. A Gestão Democrática pressupõe a participação efetiva de vários segmentos: pais, professores, estudantes, funcionários, equipes Gestoras das Unidades Educacionais do CEU, e usuários do CEU.

Se preferir, ligue antes para 3397-3963. Unidades Educacionais do CEU Para informações sobre o CEI, EMEI e EMEF do CEU, as pessoas devem procurar a secretaria da respectiva unidade. Ou ligar para os telefones de cada unidade: CEI: 3397-3972 EMEI: 3397-3970 EMEF: 3397-3980

Gestão do CEU Jaçanã


EXPEDIENTE Informativo do CEU JAÇANÃ Centro Educacional Unificado

Gestor do CEU Jaçanã Pedro Paulo Puodzius

Prefeito Fernando Haddad

Coordenador de Ação Educacional Sonia Santos Vieira

Secretário da Educação Nádia Campeão

Coordenadores de Projetos Educacionais Maria Estela Cardoso Martinez e Daniel Munhoz

Secretária Adjunta da Educação Emília Maria de Bezerra Cipriano Castro Sanches

Coordenador de Ação Cultural Sérgio Gabeloni

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – JAÇANÃ/ TREMEMBÉ

Coordenadoras de Projetos Culturais Silvia Regina Linhares dos Santos e Gilvania Freitas Coordenadora de Projetos - Biblioteca Valdete Guerra Paixão Coordenador de Ação de Esportes e Lazer José Antonio Zuchetto Coordenadores de Projetos de Esportes e Lazer César Augusto Rodrigues e Leonardo de Alcântara Assistentes Técnicos I Emerson Soares dos Santos e Marcelo Costa Gonsalves

Diretor Regional de Educação J/T Roselei Julio Duarte Diretora de Planejamento Ramiltes Polesel Diretora de Programas Especiais Maria Filomena Freitas Silva Diretor de Divisão Orientação Técnica – Pedagógica Edson Azevedo Barboza Supervisão Técnica Silvia Maria da Silva

Jornal Informativo do CEU Jaçanã – setembro 2016


Os benefícios das aulas de música na educação

Na Academia de Letras, os apreciadores de literatura fazem leituras de seu autor preferido e compartilham sua vida e trechos das obras. Drummond, Castro Alves, Catulo da Paixão, Cecília Meireles, Clarice, Cora Coralina, Gullar, Guimarães Rosa, Manuel de Barros, Murilo Mendes, Paulo Leminski, Vinícius, dentre outros, são alguns dos autores cujas cadeiras foram escolhidas até este momento.

O encontro de fevereiro será:

10/09,

17h, virtualmente, no grupo do facebook: às

Academia de Letras do CEU Jaçanã (se você gosta de literatura, solicite ser adicionado – participe!) Informe-se com a Biblioteca: 3397-3973

MODALIDADES ESPORTIVAS O CEU está organizando as modalidades esportivas voltadas para crianças e adolescentes para o ano de 2016.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio. O CEU Jaçanã oferece aulas de violão às quintas-feiras com o artista Galldino, informe-se na Central de Atendimento (Fone:3397-3963)!

Manteremos turmas de treinamento em esportes coletivos e turmas de iniciação – em Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei. Para as crianças e adolescentes os horários principais são: das 11 às 13h OU das 13 às 15h (antes ou depois do horário das aulas escolares). Ou ainda, das 18h30 às 19h30. Há turmas para adultos também. Procure a Central de Atendimento.

Núcleo de Ação Educacional: Sonia, Estela e Daniel.

Jornal Informativo do CEU Jaçanã – setembro 2016


Dicas da Agenda Cultural Festival de Rock: um grito de “contracultura”

Noites Culturais Atrações culturais para a comunidade e estudantes em noites da semana.

19/09 - 20h - Show musical “Brincando de Chorinho”, no teatro. Sinopse: Brincando de Chorinho traz o público para dentro da roda de choro com música e improvisações cênicas apresentando um pouco da história do Choro. A união desses elementos proporciona ao público novas possibilidades de conhecer a cultura brasileira, despertando interesse pela história e pela arte de forma criativa e divertida.

Buscando ampliar a nossa presença na periferia desde o primeiro encontro, trazendo diversos artistas, experiências, estando em 2 espaços, o CEU Jaçanã promoveu o seu Festival de Rock no vários mês de agosto. Para entender a importância e a magnitude de um festival, é necessário saber que, após a Segunda Guerra Mundial, houve um surto de desenvolvimento tecnológico voltado para a vida doméstica, sobretudo nos Estados Unidos. Era a época do “American Way of Life” (o modo de vida americano), que se tornava um modelo para todo o mundo ocidental. Essa época ficou conhecida também como a “era dos eletrodomésticos”. O fato é que, ao mesmo tempo em que havia esse otimismo social ligado ao consumo, os EUA estavam envolvidos em um dos confrontos mais dispendiosos desse período: a Guerra do Vietnã. A contracultura nasceu como contestação dos jovens ao clima de rivalidade fomentado pela Guerra Fria. A Guerra do Vietnã tornou-se um dos principais alvos desse movimento. As formas de protestos encontradas pelos jovens desse período eram a música, sobretudo o Rock n' Roll. Um dos maiores exemplos da história foi o festival de Woodstock. Porque “contracultura”? Por ter os festivais ao longo da história, terem ditado padrões e de comportamento, além de dar à oportunidade aos jovens de poder manifestar suas vontades políticas. Nas sociedades capitalistas, a organização da sociedade e das instituições promoveu a observância de um interessante processo de homogeneização da população como um todo. Diversos teóricos apontaram uma reprodutibilidade em alta escala de formas de pensar, agir e sentir que estariam sendo levadas a todos os indivíduos com o objetivo de propagar uma mesma compreensão do mundo. Nas Ciências Humanas, os conceitos de “cultura de massa” e “indústria cultural” surgiram justamente para consolidar tal ideia. Em muitos estudos, alguns pesquisadores tiveram a intenção de mostrar como determinadas Foto : Elcio ideologias ganham alcance na sociedade e, a partir de sua propagação, passam a sedimentar um costume Silva compreendido como natural. Apesar da relevância incontestável desse tipo de trabalho, outros importantes pensadores da cultura estabeleceram um questionamento sobre essa ideia de “cultura dominante” ao mostrarem outra possibilidade de resposta para o tema. Partindo para o campo das práticas culturais, também podemos notar que o desenvolvimento de costumes vão justamente contra os pressupostos comungados pela maioria. Foi nesse momento em que passou a se trabalhar com o conceito de “contracultura”, definidor de todas as práticas e manifestações que visam criticar, debater e questionar tudo aquilo que é visto como vigente em um determinado contexto sócio histórico. Acreditamos que nos territórios CEUs esse grito não seja diferente.

Núcleo de Ação Cultural: Sergio, Gilvania e Silvia.

Jornal Informativo do CEU Jaçanã – setembro 2016


DICAS PARA UTILIZAÇÃO DA PISCINA: Ajude-nos a garantir e a manter os níveis de qualidade e segurança cumprindo as seguintes regras de utilização da piscina.

Paraolimpíadas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO:  Saltos de cabeça;  Saltos em geral

(mortais

e

cambalhotas);

Jogos Paraolímpicos ou Paraolímpicos são o maior

 Correr na área da piscina;  Empurrar ou ter comportamentos

que coloquem em risco a integridade física dos usuários;

 Comer ou beber na área da piscina.

o necessário;

banheiro

sempre

deficiência. Incluem atletas com deficiência físicas (De mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral),

DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS:

 Utilizar

evento esportivo mundial envolvendo pessoas com

além

de

pessoas

com

deficiência

intelectual. Realizados pela primeira vez em 1960, em que

 Acatar

e respeitar todas as recomendações prestadas pelos professores e responsáveis pela piscina;

Roma, Itália, tem sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para pessoas com deficiência física, como

 Passar

forma de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra

 Usar

Mundial.

pelo lava-pés e chuveiro antes de entrar na piscina; trajes adequados de banho (biquíni, maiô, bermuda tactel e sunga), para não prejudicar o tratamento da água;

 Tome

conta dos seus pertences, pois são de sua responsabilidade.

 Somente

será permitida a entrada de menores de 8 anos, acompanhados pelos pais ou responsáveis maiores de idade.

 Evite

o uso de bronzeadores, óleos ou produtos similares que possam comprometer a limpidez da água ou agregar-se aos azulejos da piscina.

Para segurança dos usuários em dias de chuvas a piscina não abrirá. Para o uso das piscinas é necessário possuir e portar a carteirinha do CEU.

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem”. Peter Drucker

27 modalidades compõem o programa de Jogos Paraolímpicos, sendo que 25 já foram disputados e 2 vão estrear na edição desse ano. Modalidades

Adaptadas:

Atletismo,

Natação,

Basquetebol, Tênis de Mesa,, há esportes disputados exclusivamente por pessoas com deficiência, como bocha, goolball e futebol de 5. O Brasil estreou em 1976 e conquistou sua primeira medalha na edição seguinte. Em 2008 terminou em 9º lugar com 47 medalhas. Nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias e corredores Lucas Prado, Adria Santos e Terezinha Guilhermina são alguns dos destaques paraesportivos do pais.

Núcleo de Esportes e Lazer: Zuca, César e Leonardo.

Jornal Informativo do CEU Jaçanã – setembro 2016


Cine CEU Jaçanã Horários: Quinta 15h30/ 17h30 e 19h15 Domingo 14h/ 16h e 17h45 Quarta 15h/ 17h e 19h15 SUJEITO A ALTERAÇÃO DE HORÁRIOS

Confira a programação dos filmes no site: www.circuitospcine.com.br

   

Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente, na bilheteria do CEU Jaçanã, 1 hora antes do início de cada sessão. Apenas 1 ingresso por pessoa. Somente pessoas maiores de 16 anos podem retirar os ingressos. Menores de 16 anos deverão entrar acompanhados pelos responsáveis. Para agendamentos de escolas/Instituições, enviar e-mail para: cinejacana@circuitospcine.com.br

´

Jornal Informativo do CEU Jaçanã – setembro 2016


PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

MODALIDADES ESPORTIVAS OFERECIDAS DE SEGUNDA A SEXTA: Ginástica para Terceira Idade, Futsal Masculino e Feminino, Ginástica, Alongamento, Escola de Esportes, Clube da Caminhada, Karatê, Kung Fu, Capoeira, Tênis de Mesa, Clube do Xadrez, , Handeboll, Ginástica com Alongamento, Condicionamento Físico, Natação, Tênis de Campo, Hidroginástica e Turmas de Treinamento em esportes olímpicos voltadas aos alunos do Ensino Fundamental.

(Informações na Sala de Inscrições - “Central de Atendimento”, no Bloco Esportivo-Cultural) Tel: 3397-3963 MODALIDADES ESPORTIVAS E RECREATIVAS ABERTAS À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA GINÁSIO COBERTO Futsal feminino – sábados e domingos das 8h às 9h Futsal masculino - sábados e domingos das 9h às 10h30 Basquete - sábados e domingos das 10h30 às 13h30 Futsal masculino - sábados e domingos das 13h30 às 16h30 Volei - masculino - sábados e domingos das 16h30 às 19h30 QUADRA EXTERNA I Projeto de Futsal Masculino - sábados e domingos das 8h às 10h Projeto de Futsal Feminino - sábados e domingos das 10h às 12h Uso Livre - sábados e domingos das 12h às 19h30 QUADRA EXTERNA II Uso para Volei - sábados e domingos das 8h às 19h30

Central de Atendimento (sala de inscrições) 2ª a 6ª feira - 7h30 às 12h e das 12h30 às 17h.

Para todas as atividades que precisem de inscrição, favor dirigir-se à Porta do CEU, uma central de atendimento especialmente criada para prestar as informações sobre vagas e horários. Para cadastrar-se no CEU (carteirinha para uso de piscinas e atividades esportivas), é necessário: Comprovante de residência (original e xerox), R.G. (original e xerox) e 1 (uma) foto 3x4.

Jornal Informativo do CEU Jaçanã – setembro 2016


PROGRAMAÇÃO CULTURAL 01/09 - 10h30 - Espetáculo teatral - “O Homem da Cabeça de Papelão”, no teatro. 06/09 - 10h - SPcine “Filme “ O Começo da Vida”, na gestão. 07/09 - 19h30 - Show de Rock - “Os Tios Lesados”, no teatro. 10/09 - 9h - Festival de Música, no teatro. 14/09 - 10h - Show Musical - “Show Cover do Justin Bieber”, no teatro. 19/09 - 20h - Show Musical - “Grupo de Chorinho”, no teatro. 20/09 - 20h - Espetáculo teatral - “Gregório Mattos”, no teatro. 29/09 - 12h - Reunião do Conselho Gestor, na gestão.

EXPOSIÇÕES 01 a 31/09 - 9h às 20h30 - “Alfabetização e Símbolos”, na biblioteca.

TELECENTRO Reaberto para pesquisas, das 9 às 18h.

PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECA 06 e 21/09 - 12h00 às 13h30 - Oficina - Semear e Cultivar uma Flor. Pesquisa na Internet - Segunda a Sexta, das 7h às 22h. Pesquisa na Internet - Sábado e Domingo, das 8h às 20h. Empréstimo - Segunda a Sexta - A partir das 7h. Empréstimo - Sábado e Domingo e Feriado - A partir das 8h. Projeção de Filmes Educativos - Sexta feira - 10h e 14h30. Hora do Conto - Terça - 9h e 16h30 – Crianças da comunidade. Hora do Conto - Quinta - 9h30 e 16h30 – Crianças do CEI CEU Jaçanã. Oficina Literária - Segunda a Sexta - 9h às 16h. Jogos Educativos - Segunda – 9h e 16h30 Roda de Leitura - Segunda a Sexta - 12h às 13h30.

ATENÇÃO

A programação poderá sofrer alterações ou ajustes. Recomendamos conferir no BLOG do CEU Jaçanã, na guia programação:

www.ceujacana.com ou www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br

1. Clicar em CEUs - 2. Clicar em Programação - 3. Clicar em CEU Jaçanã.

Jornal Informativo do CEU Jaçanã – setembro 2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.