Page 1

Ano V - n. 53 – Fevereiro / 2014 Rua Antônio César Neto, 105 Telefone - 3397-3950 smeceujacana@prefeitura.sp.gov.br http://www.ceujacana.com DICAS DA AGENDA 01/02 - 08h – Palestra Dr. Edson Monteiro “Nutrição, Osteoporose e Obesidade”, no teatro. 08/02 - 16h – Academia de Letras do CEU - "aniversário da Biblioteca São Paulo", excepcionalmente será na BSP. (Av. Cruzeiro do Sul - Pq. da Juventude). 10/02 - 19h30 - Festival de Cinema Nordestino - Patativa do Assoré, no teatro. 11/02 - 10h - Festival de Cinema Nordestino - Ai que Vida, no teatro. 11/02 - 15h - Festival de Cinema Nordestino O Homem que Engarrafava Nuvens, no teatro. 13/02 - 10h e 15h - Sessão de Curtas Infantis, no teatro. 23/02 - 9h às 17h - Intercâmbio Cultural - Ingá Capoeira São Paulo e Capoeira Brasil, no teatro. 27/02 - 12h – Reunião do Conselho Gestor, na Gestão.

Sábados à tarde – teatro, música, dança, poesia e outras manifestações artísticas. No Teatro. (Ver programação na página 4)

PORTA DO CEU Nossa central de atendimento foi carinhosamente batizada de “Porta do CEU”. Ela fica no Bloco Esportivo e Cultural, perto da entrada do Teatro. Todas as informações sobre inscrições para oficinas culturais, modalidades esportivas e sobre a programação podem ser obtidas pessoalmente lá. Se preferir, ligue antes para 3397-3963. Unidades Educacionais do CEU Para informações sobre o CEI, EMEI e EMEF do CEU, as pessoas devem procurar a secretaria da respectiva unidade. Ou ligar para os telefones de cada unidade: CEI: 3397-3972 EMEI: 3397-3970 EMEF: 3397-3980

Editorial:

CEU compõe a REDE SOCIAL O calendário escolar inicio – se em fevereiro. Após um mês voltado mais ao lazer (inclusive com a programação do Recreio nas Férias) o CEU também retoma suas atividades esportivas dirigidas. Informe-se na “Porta do CEU” – nossa central de atendimento – sobre as vagas nas modalidades esportivas e culturais oferecidas a todas as idades. Ou ligue 3397.3963. O CEU já inicia também as ações feitas em rede visando a melhoria das condições de vida da população e o desenvolvimento econômico local. Na semana de 3 a 7 de fevereiro o SEBRAE móvel – nosso parceiro constante – atenderá pessoas que desejam montar seus pequenos negócios e também orientará os pequenos empresários da comunidade, de forma a melhorarem o atendimento realizado por seus estabelecimentos: mercadinhos, lojas, salões de beleza, lanchonetes, dentre outros. Essas orientações podem dinamizar o potencial desses pequenos negócios, fazendo com que mais dinheiro circule no bairro, melhorando a vida de todos, com mais emprego e melhores locais para atender às necessidades do dia a dia da população. De 17 a 20 de fevereiro uma unidade móvel da Eletropaulo estará na frente do CEU fazendo um atendimento à população (vide quadro informativo na página seguinte). De 10 a 20 de fevereiro haverá um cadastramento para pessoas de baixa renda para recebimento da tarifa social de energia elétrica, promovida pelas várias esferas do poder público como forma de unificação dos programas sociais (vide quadro informativo na página seguinte).

Bom ano para todos nós !

Gestão do CEU Jaçanã


EXPEDIENTE Informativo do CEU JAÇANÃ Centro Educacional Unificado Gestor Pedro Paulo Puodzius Coordenador de Ação Educacional Jamir Candido Nogueira Coordenadora de Projetos Educacionais Maria Estela Cardoso Martinez Coordenador de Ação Cultural Samira Dias Santana Nascimento Coordenadoras de Projetos Culturais Silvia Regina Linhares dos Santos e Gilvania Freitas Coordenadora de Projetos - Biblioteca Marilena Biasoli Coordenador de Ação de Esportes e Lazer José Antonio Zuchetto Coordenadores de Projetos de Esportes e Lazer César Augusto Rodrigues e Leonardo de Alcântara Assistentes Técnicos I Fernanda Minnitti de Moraes e Agnaldo Pereira Guimarães

UAB – Universidade Aberta do Brasil A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Fonte: Página da UAB no Portal do MEC

Em 2014 novos cursos da UAB serão implantados no CEU Jaçanã. Oportunidade para educadores e comunidade cursar as melhores universidades do país! Informe-se no fone 3397. 4358, com Débora.


Início do Ano Escolar (e 2014 é o ano do Cavalo no calendário chinês...)

Com o início das aulas e a chegada dos alunos, o Núcleo Educacional do CEU retoma mais diretamente uma das suas funções: a de articular ações que favoreçam uma Educação diferenciada para os alunos das comunidades locais. Dialogar com os educadores, com os pais e com os alunos para potencializar a inclusão do esporte, da arte, do respeito ao meio ambiente e da cultura de paz no cotidiano das aulas. AMPLIAR O CURRÍCULO Todas as atividades oferecidas pelo CEU às crianças e adolescentes visam a formação integral do ser humano. Oficinas culturais e modalidades esportivas, bem como apresentações teatrais e musicais, alimentam os corações e mentes dos alunos. Transformar pessoas para transformar comunidades.

Buscar a maior integração possível de tudo o que acontece no CEU (Complexo Educacional Unificado) para que todos nós que fazemos parte desta comunidade educacional - tenhamos oportunidade de aproveitar tudo que possa nos tornar pessoas melhores para um mundo melhor. Quem lê sabe por quê. O Núcleo Educacional propôs uma ação simples, mas que pode ter um impacto importante ao longo da vida de nossas crianças pequenas. Articulados com os bibliotecários, com a equipe do CEI e a equipe da EMEI, incentivaremos o cadastramento dos pais das crianças destas Unidades Educacionais na Biblioteca do CEU. Nossa meta é que 80% dos pais tenham e usem a carteirinha, estimulando-os a levar livros infantis para leitura junto a seus filhos pequenos. Estímulo à leitura e ao estreitamento dos laços afetivos familiares, para formação de seres humanos melhores...

MODALIDADES ESPORTIVAS Estão abertas as inscrições para as modalidades esportivas voltadas para crianças e adolescentes para o ano de 2014. Algumas são turmas de treinamento em esportes coletivos e outras são turmas de “Escolas de Esportes”. Nestas, as crianças tomarão contato com várias modalidades para futuramente ser direcionada para algum esporte para o qual tenha maior afinidade e potencial.

Cavalo de Madeira – elemento fogo No calendário chinês o cavalo é regido pelo elemento fogo e este por sua vez invoca sentimentos impulsivos, renovação, transformação. Todos devemos aproveitar a força deste ano para colocarmos em atividades projetos que estão parados, aquelas ideias que nunca saíram da gaveta, é o momento de utilizar a força do fogo para transformar intenções em atitudes e transformar algo do plano intelectual para o plano físico, momento de agir. Faça! Brilhe!

Núcleo de Ação Educacional: Jamir e Estela


ACADEMIA DE LETRAS DO CEU JAÇANÃ Primeiro encontro de 2014, dia 8 de FEVEREIRO a partir das 16h, excepcionalmente na Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Pq. da Juventude), em comemoração ao aniversário da BSP. Na Academia de Letras, os apreciadores de literatura fazem leituras de seu autor preferido e compartilham sua vida e trechos das obras. Drummond, Castro Alves, Catulo, Cecília Meireles, Clarice, Cora Coralina, Gullar, Guimarães Rosa, Manuel de Barros, Murilo Mendes, Vinícius, dentre outros, são alguns dos autores cujas cadeiras foram escolhidas até este momento.

Participe você também! Convide seus amigos! Informe-se na Biblioteca do CEU Jaçanã: 3397-3973

|


DICAS PARA UTILIZAÇÃO DA PISCINA: Ajude-nos a garantir e a manter os níveis de qualidade e segurança cumprindo as seguintes regras de utilização da piscina.

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO:     

Saltos de cabeça; Saltos em geral (mortais e cambalhotas); Correr na área da piscina; Empurrar ou ter comportamentos que coloquem em risco a integridade física dos usuários; Comer ou beber na área da piscina.

DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS:

      

Utilizar o banheiro sempre que necessário; Acatar e respeitar todas as recomendações prestadas pelos professores e responsáveis pela piscina; Passar pelo lava-pés e chuveiro antes de entrar na piscina; Usar trajes adequados de banho (biquíni, maiô e sunga), para não prejudicar o tratamento da água; Tome conta dos seus pertences, pois são de sua responsabilidade. Somente será permitida a entrada de menores de 8 anos, acompanhados pelos pais ou responsáveis maiores de idade. Evite o uso de bronzeadores, óleos ou produtos similares que possam comprometer a limpidez da água ou agregar-se aos azulejos da piscina.

Para segurança dos usuários em dias de chuvas a piscina não abrirá.

Para o uso das piscinas é necessário possuir e portar a carteirinha do CEU.

Todos caem, mas, apenas os fracos continuam no chão... Bob Marley


Espírito do CEU Esta sessão do informativo é destinada a homenagear os trabalhadores e colaboradores deste Centro Educacional Unificado que, com suas ações e modo de ser, expressam o que deve ser o espírito de quem transforma os corações e mentes desta comunidade. Sabemos que muitos mais merecem!

Gildaci “Dona Darci” é uma das copeiras do CEU. Ela nos ajuda a atender com atenção aos visitantes, artistas, autoridades e a manter a casa em ordem. Com ela rendemos nossa homenagem aos muitos trabalhadores que “ajudam a construir este CEU”.

“Aqui no CEU Jaçanã consigo encontrar a alegria na alegria dos outros e por isso, esse não é só meu ambiente de trabalho e sim um pedacinho de mim. Aqui passo a maior parte do dia e sinto satisfação em colaborar com esse trabalho que ajuda tantas pessoas e contribui com a valorização humana. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderei morrer de saudades, mas aqui no CEU nunca estarei só.”


PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

MODALIDADES ESPORTIVAS OFERECIDAS DE SEGUNDA A SEXTA: Ginástica para Terceira Idade, Futsal Masculino e Feminino, Ginástica, Alongamento, Escola de Esportes, Clube da Caminhada, Boxe, Tênis de Mesa, Clube do Xadrez, Handeboll, Ginástica com Alongamento, Condicionamento Físico, Natação, Tênis de Campo, Hidroginástica e Turmas de Treinamento em esportes olímpicos voltadas aos alunos do Ensino Fundamental. (Informações na Sala de Inscrições – “Porta do CEU”, no Bloco Esportivo-Cultural) Tel: 3397-3963 MODALIDADES ESPORTIVAS E RECREATIVAS ABERTAS À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA GINÁSIO COBERTO Futsal feminino – sábados e domingos das 8h às 9h Futsal masculino - sábados e domingos das 9h às 10h30 Basquete - sábados e domingos das 10h30 às 13h30 Futsal masculino - sábados e domingos das 13h30 às 16h30 Volei - masculino - sábados e domingos das 16h30 às 19h30 QUADRA EXTERNA I Projeto de Futsal Masculino - sábados e domingos das 8h às 10h Projeto de Futsal Feminino - sábados e domingos das 10h às 12h Uso Livre - sábados e domingos das 12h às 19h30 QUADRA EXTERNA II Uso para Volei - sábados e domingos das 8h às 19h30

PORTA DO CEU (sala de inscrições) 2ª a 6ª feira - 7h30 às 16h30.

Para todas as atividades que precisem de inscrição, favor dirigir-se à Porta do CEU, uma central de atendimento especialmente criada para prestar as informações sobre vagas e horários. Para cadastrar-se no CEU (carteirinha para uso de piscinas e atividades esportivas), é necessário:

Comprovante de residência (original e xerox), R.G. (original e xerox), atestado médico e 1 (uma) foto 3x4.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL 01/02 - 08h -Palestra Dr. Edson Monteiro “Nutrição, Osteoporose e Obesidade”, no teatro. 08/02 - 18h - Ensaio Aberto - "Sarau Musicado Clã", no teatro. 10/02 - 19h30 - Festival de Cinema Nordestino - Patativa do Assoré , no teatro. 11/02 - 10h - Festival de Cinema Nordestino - Ai que Vida, no teatro. 11/02 - 15h - Festival de Cinema Nordestino - O Homem que Engarrafava Nuvens, no teatro. 13/02 - 10h e 15h - Sessão de Curtas Infantis, no teatro. 23/02 - 9h às 17h - Intercâmbio Cultural - Ingá Capoeira São Paulo e Capoeira Brasil, no teatro. 27/02 - 12h – Reunião do Conselho Gestor, na Gestão.

EXPOSIÇÕES 01/02 a 28/02 – das 8h às 20h – “História do Carnaval” na biblioteca.

TELECENTRO 03/02 a 14/02 14h às 16h - Editor Textos - Writer Introdução 03/02 a 14/02 9h às 11h - Informática - GNU Linux

PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECA 08/02 - 16h - Academia de Letras do CEU Jaçanã, excepcionalmente neste mês, na Biblioteca de SP. 26/02- 12h30 - Oficina de máscaras de carnaval Pesquisa na Internet - Segunda a Sexta, das 7h às 22h. Pesquisa na Internet - Sábado e Domingo, das 8h às 20h. Empréstimo - Segunda a Sexta – A partir das 7h. Empréstimo - Sábado e Domingo e Feriado – A partir das 8h. Oficina literária na Internet - Segunda a Sexta feira - 9h às 18h. Oficina literária na Internet - Sábado e Domingo e Feriado - 9h às 17h. Projeção de Filmes Educativos - Sexta feira - 10h e 14h. Hora do Conto - Quarta - 12h30. Roda de Leitura - Segunda a Sexta - 12h às 13h30. Jogos Educativos - Sábado, Domingo e Feriado - 9h às 17h30. Jogos Educativos - Segunda a Sexta - 9h às 18h.

ATENÇÃO

A programação poderá sofrer alterações ou ajustes. Recomendamos conferir no BLOG do CEU Jaçanã, na guia programação: 00

www.ceujacana.com ou

www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br 1. Clicar em CEUs - 2. Clicar em Programação - 3. Clicar em CEU Jaçanã.


Jornal fevereiro 2014  

Informativo CEU Jaçanã - Ed. Fevereiro 2014

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you