2 minute read

CENTROOPTICO DE OLHOS POSTOS na sinistralidade rodoviária OLHE PELOS SEUS OLHOS, QUE ELES OLHAM POR SI.

Next Article
BENGUELA

BENGUELA

As principais causas dos acidentes de viação são bem conhecidas: o excesso de velocidade, o não cumprimento do código da estrada e o consumo de bebidas alcoólicas. Mas, para além destas, existem outras também muito importantes, como é o caso de deficiências da acuidade visual não devidamente corrigidas. Por esse motivo, o Centrooptico, no âmbito do seu Programa de Responsabilidade Social, compromete-se a criar e dinamizar momentos de sensibilização com o objectivo de amplificar a mensagem da importância da acuidade visual para a redução do elevado índice de acidentes de viação nas estradas angolanas.

A campanha anual do Centrooptico que vai já na sua terceira edição, realiza-se em Outubro com o conceito “OLHE PELOS SEUS OLHOS, QUE ELES OLHAM POR SI” e pretende reforçar de forma emocional a importância da saúde ocular na vida dos condutores, com oferta de consultas de Optometria gratuitas. Realizamos também rastreios visuais gratuitos, inseridos em acções de sensibilização da população, tendo já participado em acções conjuntas com a polícia.

Advertisement

O combate à sinistralidade nas estradas angolanas, é um dos pontos importantes do programa de responsabilidade social do Centrooptico, com uma aposta permanente no reforço de alertas que têm o objectivo de contribuir para que cada um de nós tome consciência de que basta agirmos com cuidado e respeitarmos as regras de trânsito para nos protegermos dos acidentes, salvarmos as nossas vidas, e as daqueles com quem nos cruzamos na estrada.

Esta dimensão colossal de acidentes traduz-se na terceira maior taxa a nível mundial, não deixando qualquer dúvida sobre a necessidade sensibilizar toda a população, continuamente, para este drama.

As causas da sinistralidade são muitas e algumas são comportamentais, muito difíceis de alterar, no entanto, muitas pessoas não sabem que os problemas de visão, estão na origem de uma grande parte dos acidentes que se verificam em todo o mundo. Angola não é excepção.

As estatísticas mundiais indicam que as principais causas da má visão são essencialmente os erros refractivos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) não corrigidos ou, mais grave, os pequenos erros refractivos que provocam baixa acuidade visual, mas não o suficiente para o condutor tenha a noção de que vê mal.

É, por isso, imprescindível que, além de respeitarmos os sinais e cumprirmos as regras de trânsito, fazermos um rastreio à visão, para termos a certeza de que temos a acuidade visual necessária para estarmos protegidos na estrada.

Muito importante também avaliar a possível existência de patologias silenciosas do globo ocular que provocam a diminuição acentuada da visão à noite e que podem levar à cegueira. Em grande parte, devido ao desconhecimento geral e descuido após o aparecimento dos primeiros sintomas, estas patologias são detectadas em estádios avançados sendo por isso, imprescindível a realização de consultas de Oftalmologia periódicas para despiste.

Acreditamos que estas acções de sensibilização podem contribuir para melhorar a qualidade da saúde visual de quem conduz e, consequentemente, reduzir o número de acidentes nas estradas angolanas.

E porque são os olhos que veem por nós, olhar por eles é olhar pela vida.

This article is from: