
1 minute read
Ambliopia ou ‘olho preguiçoso’:
Resulta frequentemente de Estrabismo e também do facto de a criança ter uma visão muito boa num dos olhos e muito má em outro. Quase sempre, afeta os miúdos com anisometropia (ter defeitos visuais muito diferentes em cada olho) hipermetropia simples ou com astigmatismo – num míope moderado é raro encontrar ambliopia com esta causa porque vê muito bem ao perto. Mas se a condição for detetada aos 2 anos ou mais cedo ficam muito bem corrigidos e recuperam. O que se consegue corrigindo com a oclusão [tapar] do olho que está bom (que tem menos dioptrias), tal deve ser feito antes de eles irem para a escola.
Astigmatismo:
Advertisement
Este problema visual também se denomina de curvatura irregular da córnea. Os raios da córnea de forma irregular fazem com que a visão seja desfocada e deformada. Dependendo da gravidade da curvatura irregular, a criança verá os objectos com transmissões lineares mais ou menos deformadas.
Os exames visuais são muito importantes e idealmente, a visão das crianças deve ser testada antes de iniciar a escola. Os testes oculares em crianças são essenciais, e estes são rápidos, simples e indolores e podem ajudar a prevenir problemas sérios relacionados com a visão na infância ou na idade adulta. As deficiências na visão podem inibir o desenvolvimento da criança na escola e o desempenho na sala de aula, e é surpreendente o número de crianças “disruptivas” na escola por terem um problema simples de visão que as distrai na sala de aula.