
2 minute read
CATARATA
Catarata é a opacificação congénita ou degenerativa do cristalino (a lente natural dos olhos). As proteínas da lente natural dos nossos olhos quebram-se e fazem com que as coisas pareçam turvas, nebulosas ou menos coloridas.
A catarata é a principal causa de cegueira em todo o mundo, nos EUA quase 20% das pessoas com 65 a 74 anos têm cataratas que interferem na visão e, aproximadamente, uma em cada duas pessoas com mais de 75 anos têm cataratas.
Advertisement
O QUE CAUSA A CATARATA?
O envelhecimento é a causa mais comum, devido a alterações oculares que começam a ocorrer após os 40 anos quando as proteínas normais do cristalino começam a decompor-se, fazendo com que a lente natural fique turva. Geralmente, pessoas com mais de 60 anos começam a ter visão turva, no entanto, estes problemas de visão podem desenvolver-se apenas anos mais tarde.
Existem outras causas que podem originar catarata: certos problemas médicos, como a diabetes, ter sofrido um traumatismo ocular, cirurgia ocular, tratamento com certos medicamentos, como os corticosteróides. Os estudos também indicam outros factores relacionados ao desenvolvimento da catarata, como o consumo de tabaco e a exposição solar, especialmente sem óculos de sol.
Quais são os sintomas da catarata?
As cataratas geralmente desenvolvem-se lentamente ao longo dos anos.
Visto que a luz que entra no olho passa sempre pelo cristalino, a catarata (opacidade do cristalino) pode bloquear e distorcer a luz, o que causa a má visão.
Os sintomas iniciais podem incluir:
• visão de halos e pontos luminosos em volta da luz (brilho),
• dificuldade na leitura, nomeadamente, em conseguir distinguir o contraste entre o claro e o escuro das letras impressas nas páginas,
• necessidade de mais luz para ver melhor,
• problemas em distinguir as cores,
• visão embaciada e, menos comum, a leve visão dupla (também chamada de imagens fantasma).
Embora a catarata raramente provoque dor, algumas vezes pode inchar e aumentar a pressão no olho (glaucoma), o que pode ser doloroso.
Como retardar o desenvolvimento da catarata?
Proteger os olhos da luz solar é a melhor maneira de o fazer. Use óculos de sol que protejam a sua visão dos raios de luz ultravioleta (UV) do sol.Também poderá optar por usar óculos comuns que tenham um revestimento anti-UV transparente. Saiba mais junto do seu oftalmologista, as lojas do Centrooptico têm uma variedade de óculos de sol para a protecção dos seus olhos.
Como é feito o diagnóstico da catarata?
O médico é capaz de detectar uma catarata ao examinar o olho com um oftalmoscópio directo (instrumento manual com luz e lentes de aumento, que consegue iluminar a parte interna do olho), identificando a localização exacta da catarata e a extensão na qual bloqueia a luz utilizando um instrumento denominado lâmpada de fenda (instrumento que permite examinar o olho em alta magnificação). A lâmpada de fenda permite o exame do cristalino e de outras partes do olho com maior detalhe.
Qual é o tratamento da catarata?
A catarata só pode ser removida com cirurgia. Se os sintomas da catarata não incomodarem muito, não é necessário remover a catarata. No entanto, poderá precisar de uma nova prescrição de óculos para ajudá-lo a ver melhor. Quando a catarata o impedir de fazer coisas que deseja ou precisa deverá considerar a operação.
Como funciona a cirurgia da catarata?
Durante a cirurgia da catarata, o seu oftalmologista remove a lente natural turva do olho para substituí-la por uma lente artificial. Essa nova lente é chamada de lente intra-ocular (ou LIO). No momento da decisão de realizar a cirurgia, o médico irá explicar em que consiste as LIOs e como funcionam.
As pessoas que fizeram a cirurgia da catarata, anos depois, podem ter novamente a visão embaciada, isto ocorre, geralmente, porque a cápsula do olho ficou turva. A cápsula é a parte do olho que mantém a LIO no lugar correcto. O oftalmologista pode usar um laser para abrir a cápsula turva e restaurar a visão clara, chamado capsulotomia. A catarata é uma das causas mais comuns para a perda de visão, mas pode ser tratada. Deverá discutir com o seu oftalmologista os sintomas da catarata para que juntos possam decidir se está pronto para realizar sua cirurgia.