Revista Iris Nº2 by Centrooptico

Page 1

Como escolher uns

óculos de sol que protegem os seus olhos

Faça um teste de auto-avaliação à sua audição

Saiba quais os problemas visuais nas crianças

Mitos & verdades sobre lentes de contacto

Conheça as cores universais

O que visitar em Benguela

Nº 02 -2022
é
a tua cara

EDITORIAL

Na segunda edição da revista Íris focamos na importância da escolha de uns bons óculos de sol, para proteger os nossos olhos contra os raios UV, sobre os problemas visuais mais comuns nas crianças e os mitos e verdades sobre as lentes de contacto. Conheça ainda as sugestões do que visitar em Benguela e dicas para aumentar o seu estilo com as cores universais. Sugerimos também que faça um pequeno teste de auto-avaliação à sua audição para saber se está na hora de realizar uma consulta de audiometria.

Destacamos a nossa academia de formação e o percurso profissional de colaboradores no Centrooptico, bem como a acção de sensibilização que desenvolvemos para a prevenção rodoviária integrada no nosso programa de responsabilidade social.

E não podíamos deixar de destacar que estamos cada vez mais próximos dos nossos clientes, já chegamos a mais duas províncias Lunda Sul e Huambo. Consolidamos assim a nossa posição de líderes no sector da óptica e continuamos a trabalhar todos os dias com energia, rigor e foco na excelência para cuidar da saúde visual e auditiva de todos os angolanos.

DESCUBRA +em

www.centroopticoangola.com

Novo aplicativoPrograma de Fidelização

Registe-se e ganhe de imediato um desconto de 5.000kz*

E muitas mais ofertas exclusivas.

4 ÍRIS
Propriedade: CEOA-CENTRO OPTICO - ANGOLA, LDA,, Edição Nº 2, Novembro de 2022. Nenhuma parte desta revista pode ser reproduzida, total ou parcialmente. Copyright 2022. Todos os direitos reservados.Todos os preços estavam correctos à data da impressão, mas estão sujeitos a alterações. O Centrooptico não se responsabiliza por erros tipográficos ou de impressão. Tiragem 20.000 unidades. Revista de distribuição gratuita pelo Centrooptico e parceiros. SCAN PARA DOWNLOAD
Um exclusivo Centrooptico
®

CATARATA

Catarata é a opacificação congénita ou degenerativa do cristalino (a lente natural dos olhos). As proteínas da lente natural dos nossos olhos quebram-se e fazem com que as coisas pareçam turvas, nebulosas ou menos coloridas.

A catarata é a principal causa de cegueira em todo o mundo, nos EUA quase 20% das pessoas com 65 a 74 anos têm cataratas que interferem na visão e, aproximadamente, uma em cada duas pessoas com mais de 75 anos têm cataratas.

O QUE CAUSA A CATARATA?

O envelhecimento é a causa mais comum, devido a alterações oculares que começam a ocorrer após os 40 anos quando as proteínas normais do cristalino começam a decompor-se, fazendo com que a lente natural fique turva. Geralmente, pessoas com mais de 60 anos começam a ter visão turva, no entanto, estes problemas de visão podem desenvolver-se apenas anos mais tarde.

Existem outras causas que podem originar catarata: certos problemas médicos, como a diabetes, ter sofrido um traumatismo ocular, cirurgia ocular, tratamento com certos medicamentos, como os corticosteróides. Os estudos também indicam outros factores relacionados ao desenvolvimento da catarata, como o consumo de tabaco e a exposição solar, especialmente sem óculos de sol.

Quais são os sintomas da catarata?

As cataratas geralmente desenvolvem-se lentamente ao longo dos anos.

Visto que a luz que entra no olho passa sempre pelo cristalino, a catarata (opacidade do cristalino) pode bloquear e distorcer a luz, o que causa a má visão.

Os sintomas iniciais podem incluir:

• visão de halos e pontos luminosos em volta da luz (brilho),

• dificuldade na leitura, nomeadamente, em conseguir distinguir o contraste entre o claro e o escuro das letras impressas nas páginas,

• necessidade de mais luz para ver melhor,

• problemas em distinguir as cores,

• visão embaciada e, menos comum, a leve visão dupla (também chamada de imagens fantasma).

Embora a catarata raramente provoque dor, algumas vezes pode inchar e aumentar a pressão no olho (glaucoma), o que pode ser doloroso.

Como retardar o desenvolvimento da catarata?

Proteger os olhos da luz solar é a melhor maneira de o fazer. Use óculos de sol que protejam a sua visão dos raios de luz ultravioleta (UV) do sol.Também poderá optar por usar óculos comuns que tenham um revestimento anti-UV transparente. Saiba mais junto do seu oftalmologista, as lojas

do Centrooptico têm uma variedade de óculos de sol para a protecção dos seus olhos.

Como é feito o diagnóstico da catarata?

O médico é capaz de detectar uma catarata ao examinar o olho com um oftalmoscópio directo (instrumento manual com luz e lentes de aumento, que consegue iluminar a parte interna do olho), identificando a localização exacta da catarata e a extensão na qual bloqueia a luz utilizando um instrumento denominado lâmpada de fenda (instrumento que permite examinar o olho em alta magnificação). A lâmpada de fenda permite o exame do cristalino e de outras partes do olho com maior detalhe.

Qual é o tratamento da catarata?

A catarata só pode ser removida com cirurgia. Se os sintomas da catarata não incomodarem muito, não é necessário remover a catarata. No entanto, poderá precisar de uma nova prescrição de óculos para ajudá-lo a ver melhor. Quando a catarata o impedir de fazer coisas que deseja ou precisa deverá considerar a operação.

Como funciona a cirurgia da catarata?

Durante a cirurgia da catarata, o seu oftalmologista remove a lente natural turva do olho para substituí-la por uma lente artificial. Essa nova lente é chamada de lente intra-ocular (ou LIO). No momento da decisão de realizar a cirurgia, o médico irá explicar em que consiste as LIOs e como funcionam.

As pessoas que fizeram a cirurgia da catarata, anos depois, podem ter novamente a visão embaciada, isto ocorre, geralmente, porque a cápsula do olho ficou turva. A cápsula é a parte do olho que mantém a LIO no lugar correcto. O oftalmologista pode usar um laser para abrir a cápsula turva e restaurar a visão clara, chamado capsulotomia. A catarata é uma das causas mais comuns para a perda de visão, mas pode ser tratada. Deverá discutir com o seu oftalmologista os sintomas da catarata para que juntos possam decidir se está pronto para realizar sua cirurgia.

6 ÍRIS
Director Clínico Centrooptico, Dr. Nelson Varela Moreno, MD

É MUITO FÁCIL CUIDAR DA SUA VISÃO NO

AVALIE A SUA SAÚDE VISUAL

Medição do erro de refracção

Medição da Acuidade visual

Avaliação da Pressão-intraocular Consulta de Optometria

ESCOLHA OS SEUS ÓCULOS

Melhor relação qualidade/preço Certificado e autenticidade Marcas exclusivas

SELECIONE AS SUAS LENTES

GEOMETRIA

Monofocais

Bifocais

Progressivos

TRATAMENTOS

Anti-Risco

Anti-Reflexo

Anti-Estático

Protecção UV

Hidro Repelente

Protecção Luz Azul

ESPESSURA

Todas as nossas lentes poderão ser produzidas com espessura reduzida.

BENEFICIE DAS NOSSAS GARANTIAS

Tecnologia de alta performance 1 ano de garantia para defeitos de fabrico Garantia de adaptação a óculos progressivos

7 ÍRIS

CULTURA DE DESENVOLVIMENTO e reconhecimento das equipas

A Academia Centrooptico é, hoje, o maior centro de formação privado na área dos cuidados de saúde ocular e auditiva, realizando acções formativas contínuas nas áreas técnicas, comerciais e comportamentais a mais de 300 profissionais do grupo, para preparar equipas de excelência e garantir os mais altos níveis de serviço. Apostamos no reforço das competências técnicas, com uma forte componente prática, e transmitimos os conhecimentos que suportam a prática de funções como Chefes de loja, Técnicos de Vendas, Técnicos de Óptica e de Optometria e

Optometristas através de programas e formações à medida, em resposta às necessidades da função e às características dos colaboradores. Enquanto líder no segmento de saúde visual e auditiva em Angola, existe uma grande responsabilidade em investir no desenvolvimento dos colaboradores, proporcionando uma cultura empresarial em constante melhoria com o objectivo de motivar, satisfazer e criar uma relação coesa entre as equipas. Focado numa cultura de desenvolvimento e reconhecimento das equipas, o Centrooptico desenvolve anualmente um plano de formação abrangente, intrinsecamente ligado ao plano de Carreira que permite aos colaboradores obterem uma maior qualificação profissional e terem a oportunidade de evoluírem internamente para outras

funções. Paralelamente todos os novos colaboradores passam por um processo de formação obrigatório, após a contratação realizam 50 horas de aprendizagem teórica e um mês de treino prático em loja, antes de assumirem as suas funções.

Iniciado há cinco anos, o programa de especialização em Optometria do Centrooptico já impactou três dezenas de colaboradores, através do patrocínio da sua formação no Curso de Técnico de Optometria, ministrado pela Escola Técnica de Saúde de Luanda. Além do apoio pecuniário, no valor total das propinas, o Centrooptico presta mentoria e apoio no estudo, culminado com a realização do estágio e integração numa nova categoria profissional, associada à melhoria das condições financeiras dos seus colaboradores.

Conheça a história do NÉLSON

Depois de fazer a sua formação base em Angola, teve a oportunidade de ir viver para o Brasil, em São Paulo, onde concluiu o curso de Administração de Empresas. Trabalhou por lá, em algumas empresas, como assistente administrativo até que, em 2014 decidiu voltar para o país que o viu nascer. Durante a sua procura por trabalho em Angola, acompanhou a progressão de diversas empresas, entre elas o Centrooptico que, de acordo com o Nélson foi a que mais lhe chamou à atenção devido ao seu projeto ambicioso.

O seu percurso começou em 2016, como promotor de venda, na loja Zé Pirão, a primeira loja a recebê-lo de braços abertos nesta história. Contou-nos que ao início não foi fácil entrar no universo da óptica porque não sabia nada sobre a área, mas a sua mente aberta e o apoio da sua equipa tornaram tudo mais fácil. “O Centrooptico é a minha segunda casa e eu senti-me acolhido, os superiores estavam sempre próximos o que fez com que acreditássemos no projeto e que nos sentíssemos parte integrante.”

8 ÍRIS
TÉCNICO DE OPTOMETRIA NÉLSON SEBASTIÃO 33 anos

Durante alguns anos consolidou os seus conhecimentos e experiência no atendimento ao público, encontrando na área da óptica aquela que seria a sua nova vocação. Passou por diversos cargos como promotor de vendas, caixa, responsável das caixas e chefe de venda. Há três anos, aliando a sua vontade de crescer e progredir à necessidade que o Centrooptico mantem em investir no desenvolvimento constante dos colaboradores, o Nélson teve a oportunidade de realizar o curso de Técnico de Optometria através do patrocínio da empresa.

“Academia permite que estejamos em continua aprendizagem, conseguimos atender os clientes com melhor qualidade devido aos cursos que tiramos. Permite evoluir e não estagnar em termos profissionais.

Tenho comigo o desejo de querer crescer cada vez mais e disseminar aquilo que aprendo com quem não tem essa possibilidade.”

Actualmente, além da sua função também ajuda a loja de Comarca com a parte de gestão, e assim consegue juntar a sua formação académica com o curso de óptica, e os seus planos para o futuro são ambiciosos. Quisemos saber o quê o Nélson mais valoriza na empresa, e ficámos felizes por saber que, sem hesitar respondeu: “cultura, identifico-me com a cultura e valores do Centrooptico.”

EXCELÊNCIAINOVAÇÃO ÉTICA ESPÍRITO DE EQUIPA RIGOR RESPEITO

Conheça a história da CLOTILDE

Formada em Contabilidade e Administração na especialidade de Controlo Financeiro, a Clotilde cruzou-se com o Centrooptico quando procurava o seu primeiro emprego, logo após ter terminado a sua formação.

Em 2014, fez as primeiras entrevistas para ingressar nesta que é hoje a sua segunda casa, e começou o seu percurso profissional como promotora de vendas numa área que considerou difícil e de muita pressão, uma vez que na altura eram poucas as ópticas que existiam em Angola. Nestes últimos 8 anos mostrou ter o empenho necessário para progredir e, por isso, experienciou diversos cargos desde as entregas, à parte da oficina com a gestão de encomendas e chefe de vendas. Actualmente, desempenha a função de chefe de loja no Zango.

A Clotilde continua a intitular-se de vendedora e não uma chefe de loja porque continua a ter o contacto constante com o público, criando relações com os clientes que acabam por fazer parte da sua vida e por isso diz-nos que “eu gosto do que faço, eu não faço vendas, eu fecho negócios”.

Considera o Centrooptico uma escola porque tem a possibilidade de fazer formações contínuas que permitem reavivar diversos temas com os quais já não lida muito, mas que considera imprescindíveis para a execução exímia das suas funções. Sabe que está numa empresa que aposta na formação e evolução dos seus colaboradores, tem por isso alguns sonhos por concretizar.

CLOTILDE MOURA 34 anos

CHEFE DE LOJA

9 ÍRIS
“... identifico-me com a cultura e valores do Centrooptico”
“eu gosto do que faço, eu não faço vendas, eu fecho negócios”

O guia para a escolha de uns óculos de sol de qualidade

A ideia de que os óculos de sol só precisam de ser utilizados durante as horas de maior intensidade ou quando o céu está aberto é desatualizada e irrealista. A radiação ultravioleta (UV) está presente todos os dias do ano e pode danificar severamente os seus olhos, caso estes não estejam bem protegidos.

É essencial ter em consideração que os óculos de sol, além de serem vistos como um acessório ou um complemento do visual, são muito mais do que um elemento diferenciador no look uma vez que possibilitam a protecção dos nossos olhos contra os factores agressivos como a radiação UV. No entanto, será que está a utilizar os óculos de sol adequados para proteger a sua visão?

CAVALLI

Actualmente, é possível comprar óculos de sol em practicamente todo o lado, dos mais variados formatos, numa diversidade de cores e estilos, com designs mais ou menos modernos que, assim como o nome indica, é suposto serem utilizados numa tentativa de protecção visual. Contudo, o factor que, normalmente, é descurado quando a compra é realizada

BOUCHERON

em comércios ambulantes ou em lojas não credenciadas é a qualidade das lentes. É importante salientar que, quando realizamos esta compra em sítios que não são especializados no sector da óptica, estamos apenas a adquirir uns óculos escuros, nos quais as lentes são coloridas, mas que por norma não possuem qualquer tipo de elemento protector.

CAROLINA

HERRERA

Apesar dos olhos possuírem mecanismos próprios de protecção contra os raios UV, essa protecção não é suficiente devido à intensidade e ao tempo de exposição a que estamos submetidos. É por isso que devemos procurar especialistas credenciados em saúde visual que nos aconselham sobre quais as lentes certificadas capazes de bloquear parte da luminosidade e assegurar uma menor agressão aos olhos, permitindo-nos obter uma maior nitidez e conforto, além de ajudarem na prevenção de doenças como as cataratas, cuja incidência é bastante forte na população angolana, devido à grande exposição solar a que está sujeita.

Alie a protecção ao estilo visual através de óculos de sol de marcas certificadas, numa escolha gerida por um acompanhamento personalizado e especializado. Não descure a sua saúde visual, escolha óculos de sol de qualidade e cuide dos seus olhos porque são eles que vêem por si.

12 ÍRIS PROTECÇÃO UV
TOM FORD ROBERTO
14 ÍRIS
15 ÍRIS

ENTENDER OS NOSSOS OLHOS: Saiba quais os problemas visuais mais comuns nas crianças

As crianças assimilam perto de 90% de tudo o que aprendem através dos olhos. Por conseguinte, a detecção atempada dos problemas visuais é fulcral. Como com qualquer outro problema de saúde, aplica-se o mesmo princípio: quanto mais cedo se detectar o problema, mais rápido e efectivo será o tratamento.

Hipermetropia:

A Hipermetropia é um defeito visual comum em crianças, que se traduz frequentemente num desfoque dos objectos próximos, isto acontece por a potência refractiva das lentes do olho ser insuficiente para focar os raios de luz na retina. As crianças afectadas por esta condição precisam de fazer um esforço maior do que é normal para conseguirem focar ao perto e têm dificuldades na leitura, muitas vezes desistindo dessas tarefas ou adormecendo durante as mesmas devido ao cansaço visual, outros sintomas são também olhos vermelhos e dores de cabeça frontais quando existe um prolongado período em tarefas ao perto. Quando as crianças fazem actividades visuais ao longe (quadro da escola, actividade física exterior) em que estão focadas em objectos distantes (mais de 4 m) o olho fica mais relaxado e não faz tanto esforço para focar as imagens.

Miopia:

A luz que vem de objectos distantes depois de penetrar no olho converge antes da retina devido ao olho ser demasiado comprido ou à força refractiva das lentes do olho serem demasiado elevada. As crianças afectadas por esta condição ficam muito concentradas em tudo o que estiver perto. Porém, apresentam dificuldades em ver imagens na TV, a ver uma bola quando estão a jogar qualquer jogo ou a escrever o que está no quadro da escola. Estas crianças tendem a franzir ou a piscar muito os olhos para tentarem compensar os seus problemas visuais, ou quando tentam ver um objecto distante de maneira mais nítida.

16 ÍRIS

Estrabismo:

Em linguagem corrente, chamamos de estrábicas as pessoas que não conseguem focar ambos os olhos num só alvo, em simultâneo. Os peritos consideram esta condição como estrabismo. Aproximadamente 5% de todos os seres humanos sofrem desta condição exclusiva de problema visual, que não causa qualquer dor. Um dos olhos encontra-se mal direccionado para o interior, exterior, para cima ou para baixo. Por outras palavras, foca um ponto fixo que não é congruente com a visão mais nítida do olho, situando-se, sim, num local diferente da retina. A consequência: são geradas duas imagens no cérebro – uma nítida e uma desfocada. Para facilitar o trabalho, o cérebro aprende a suprimir a imagem que considera inaceitável. Doravante, a criança favorece o olho que funciona correctamente, de modo a ser capaz de ver. O olho negligenciado é incapaz de desenvolver, por completo, a sua acuidade visual – razão pela qual é chamado de «olho preguiçoso». A condição resultante

denomina-se de ambliopia – uma disfunção vitalícia que também comporta outras consequências. Uma criança que dependa do uso de um só olho é incapaz de desenvolver um sentido visual espacial. As boas notícias: caso a condição seja detectada antes do 24º mês, a ambliopia pode ser tratada de maneira rápida e eficaz. Se a criança tiver mais do que um ano, o processo restaurador é mais moroso.

Ambliopia ou ‘olho preguiçoso’:

Resulta frequentemente de Estrabismo e também do facto de a criança ter uma visão muito boa num dos olhos e muito má em outro. Quase sempre, afeta os miúdos com anisometropia (ter defeitos visuais muito diferentes em cada olho) hipermetropia simples ou com astigmatismo – num míope moderado é raro encontrar ambliopia com esta causa porque vê muito bem ao perto. Mas se a condição for detetada aos 2 anos ou mais cedo ficam muito bem corrigidos e recuperam. O que se consegue corrigindo com a oclusão [tapar] do olho que está bom (que tem menos dioptrias), tal deve ser feito antes de eles irem para a escola.

Astigmatismo:

Este problema visual também se denomina de curvatura irregular da córnea. Os raios da córnea de forma irregular fazem com que a visão seja desfocada e deformada. Dependendo da gravidade da curvatura irregular, a criança verá os objectos com transmissões lineares mais ou menos deformadas.

Os exames visuais são muito importantes e idealmente, a visão das crianças deve ser testada antes de iniciar a escola. Os testes oculares em crianças são essenciais, e estes são rápidos, simples e indolores e podem ajudar a prevenir problemas sérios relacionados com a visão na infância ou na idade adulta. As deficiências na visão podem inibir o desenvolvimento da criança na escola e o desempenho na sala de aula, e é surpreendente o número de crianças “disruptivas” na escola por terem um problema simples de visão que as distrai na sala de aula.

INSPIRA-TE

Refª C1-70921 Óculos
Refª C3-17121
C3-24021
Refª C5-16921 Um exclusivo Centrooptico é a tua cara
Óculos Rosso 29.900Kz
Rosso 14.900Kz
Refª
Óculos Rosso 24.900Kz

INSPIRA-TE

Óculos Rosso

19.900Kz Refª C1-70821

Óculos Rosso

14.900Kz

Refª C1-21921

Óculos Rosso

24.900Kz

Refª C4-24621

é a tua cara Um exclusivo Centrooptico

INSPIRA-TE

Óculos Rosso

14.900Kz

Refª C4-11321

Óculos Rosso

29.900Kz

Refª C1-70721

14.900Kz

Refª C4-11821

Óculos Rosso

19.900Kz

Refª C3-14821

é a tua cara Um exclusivo Centrooptico

INSPIRA-TE

é a tua cara Um exclusivo Centrooptico
Óculos Rosso 24.900Kz Refª C4-22821 19.900Kz Refª C4-21321 29.900Kz Refª C4-26221 14.900Kz Refª C1-11421

CENTROOPTICO DE OLHOS POSTOS na sinistralidade rodoviária

OLHE PELOS SEUS OLHOS, QUE ELES OLHAM POR SI.

As principais causas dos acidentes de viação são bem conhecidas: o excesso de velocidade, o não cumprimento do código da estrada e o consumo de bebidas alcoólicas. Mas, para além destas, existem outras também muito importantes, como é o caso de deficiências da acuidade visual não devidamente corrigidas. Por esse motivo, o Centrooptico, no âmbito do seu Programa de Responsabilidade Social, compromete-se a criar e dinamizar momentos de sensibilização com o objectivo de amplificar a mensagem da importância da acuidade visual para a redução do elevado índice de acidentes de viação nas estradas angolanas.

A campanha anual do Centrooptico que vai já na sua terceira edição, realiza-se em Outubro com o conceito “OLHE PELOS SEUS OLHOS, QUE ELES OLHAM POR SI” e pretende reforçar de forma emocional a importância da saúde ocular na vida dos condutores, com oferta de consultas de Optometria gratuitas. Realizamos também rastreios visuais gratuitos, inseridos em acções de sensibilização da população, tendo já participado em acções conjuntas com a polícia.

22 ÍRIS

O combate à sinistralidade nas estradas angolanas, é um dos pontos importantes do programa de responsabilidade social do Centrooptico, com uma aposta permanente no reforço de alertas que têm o objectivo de contribuir para que cada um de nós tome consciência de que basta agirmos com cuidado e respeitarmos as regras de trânsito para nos protegermos dos acidentes, salvarmos as nossas vidas, e as daqueles com quem nos cruzamos na estrada.

Esta dimensão colossal de acidentes traduz-se na terceira maior taxa a nível mundial, não deixando qualquer dúvida sobre a necessidade sensibilizar toda a população, continuamente, para este drama.

As causas da sinistralidade são muitas e algumas são comportamentais, muito difíceis de alterar, no entanto, muitas pessoas não sabem que os problemas de visão, estão na origem de uma grande parte dos acidentes que se verificam em todo o mundo. Angola não é excepção.

As estatísticas mundiais indicam que as principais causas da má visão são essencialmente os erros refractivos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) não corrigidos ou, mais grave, os pequenos erros refractivos que provocam baixa acuidade visual, mas não o suficiente para o condutor tenha a noção de que vê mal.

É, por isso, imprescindível que, além de respeitarmos os sinais e cumprirmos as regras de trânsito, fazermos um rastreio à visão, para termos a certeza de que temos a acuidade visual necessária para estarmos protegidos na estrada.

Muito importante também avaliar a possível existência de patologias silenciosas do globo ocular que provocam a diminuição acentuada da visão à noite e que podem levar à cegueira. Em grande parte, devido ao desconhecimento geral e descuido após o aparecimento dos primeiros sintomas, estas patologias são detectadas em estádios avançados sendo por isso, imprescindível a realização de consultas de Oftalmologia periódicas para despiste.

Acreditamos que estas acções de sensibilização podem contribuir para melhorar a qualidade da saúde visual de quem conduz e, consequentemente, reduzir o número de acidentes nas estradas angolanas.

E porque são os olhos que veem por nós, olhar por eles é olhar pela vida.

23 ÍRIS
Em Angola, e logo a seguir à malária, que está em primeiro lugar, os acidentes de viação são a principal causa de morte.

MITOS & VERDADES...

1. As lentes de contacto podem saltar do olho?

Com rotinas adequadas de manutenção, manuseamento e utilização, conforme recomendado pelo seu profissional de saúde visual, não é frequente.

A decisão de usar lentes de contacto ou óculos graduados é, geralmente, uma questão de preferência. No entanto, é normal que quando a decisão recai sobre a primeira opção surja um maior número de dúvidas e perguntas por parte dos utilizadores. Para ajudar a desmistificar este produto ocular apresentamos um conjunto de perguntas e respostas com as dúvidas mais recorrentes dos iniciantes de lentes de contacto:

2.É possível

dormir com as lentes de contacto?

As lentes hoje em dia são fabricadas de forma a se ajustarem melhor aos olhos e, por isso, é muito raro que uma lente salte do olho.

3.Como saber se uma lente está ao contrário?

Basta verificar a forma da lente colocando-a na ponta do dedo. O lado correto é suave, com as arestas viradas para cima, como a metade de um círculo. Quando as bordas estão viradas para fora a lente está ao contrário e precisa de ser virada.

Nunca se deve utilizar as lentes de contacto continuamente a não ser que tenha sido indicado pelo seu optometrista. Em todos os outros casos, deverá seguir o horário de substituição indicado pelo fabricante e retirar as suas lentes antes de dormir.

4.As lentes de contacto podem ficar perdidas atrás do olho?

Não é fisicamente possível as lentes deslocarem-se para trás do olho. Ocasionalmente, a lente de contacto poderá deslizar para fora da sua posição correta e ficar escondida pela pálpebra. Pode ajustar facilmente a posição da lente ao piscar os olhos.

5. A água pode ser utilizada para limpar e armazenar as lentes?

Não utilize água ou qualquer outro líquido para limpar ou guardar as suas lentes sem ser o líquido de lentes de contacto apropriado para o seu cuidado. A água da torneira, e até a água engarrafada, podem conter bactérias e causar problemas de saúde visual.

As lentes de contacto são dispositivos médicos, deve realizar uma consulta de Contactologia antes de iniciar o seu uso. Caso tenha realizado a última consulta há mais de dois anos é aconselhável que efectue uma consulta de revisão. Na Consulta de Contactologia realiza-se uma análise dos parâmetros oculares, que permitem uma boa adaptação de lentes de contacto, sugere-se a melhor solução para a correcção da visão, ajudando e acompanhando em todas as questões ligadas ao uso de lentes de contacto. As Lentes de Contacto permitem viver o dia a dia com mais liberdade e conforto, corrigindo problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Seja para usar diariamente ou ocasionalmente no Centrooptico® encontra lentes de contacto adequadas para todas as necessidades e estilos de vida.

24 ÍRIS
INVERTIDA CORRETO PODECOLOCAR A LENTE

FEITO À MEDIDA DE

QUEM APRECIA A EXCLUSIVIDADE

Venha conhecer o espaço Centrooptico Atelier na loja do Zé Pirão e descubra uma nova experiência de atendimentos num ambiente elegante, confortável e reservado, com a mais alta tecnologia Zeiss para um diagnóstico preciso, modelos de colecções exclusivas das mais conceituadas marcas mundiais e um atendimento único, feito à sua medida.

O serviço Unique inclui um Check up completo à saúde visual, num só dia, realiza a consulta de oftalmologia, medição de acuidade visual e diversos exames de despiste de eventuais patologias oculares. Marque já o seu serviço Unique.

SERVIÇO DE EXCELÊNCIA

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

MARCAS E COLECÇÕES DE LUXO

TECNOLOGIA DE PONTA

CONSULTAS & EXAMES CHECK-UP COMPLETO

UM ÍCONE CAUSA SEMPRE MUITA ATENÇÃO

TMA – O MODELO DA SILHOUETTE COM AS SUAS LENTES COLORIDAS ESTÁ NA MODA E É O NOVO MUST-HAVE

Óculos sem aro com lentes coloridas está muito em sintonia com os tempos actuais. São populares tanto entre as celebridades como nas redes sociais. O modelo TMA – The icon da Silhouette combina os dois, tem seguidores entusiasmados e causa sensação. A aclamada cantora Rita Ora impressionou os seus mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais com os seus novos óculos TMA – The Icon, de lentes coloridas.

Um ícone em todo o mundo e além.

O TMA é uma obra-prima íconica e premiada de design minimalista. Os seus fãs estão em todo o mundo e até além. Os astronautas levam regularmente o TMA com eles para o espaço. Quatro novas e elegantes formas de lentes coloridas tornam o clássico num must-have especialmente entre jovens criadores de tendências. O look colorido é trendy, cool e ao mesmo tempo casual. As lentes coloridas tornam o mundo mais colorido para os usuários, são comprovadamente propícias a melhorar o humor e são parte integrante das passarelas em todo o mundo.

Formas e cores emocionantes.

Os óculos premium superam as expectativas com o seu perfil dinâmico, garantindo um visual icónico. As suas hastes de titânio de alta tecnologia e sem dobradiças garantem um ajuste perfeito e máximo conforto. Este ícone inovador e a transbordar de estilo oferece uma variedade de novas cores e formatos de lentes. Desde o clássico formato Aviador, Lágrima Arredondada, Redondas à Borboleta Angolada. Disponíveis nas cores Radiant Rose Gold, Cosmic Blue, Mystic Ruthenium and Spheric Silver.

Fabricado na Áustria

Cada modelo conta sua própria história. E cada uma delas tem início na Áustria, todos os óculos Silhouette são feitos com materiais da mais alta qualidade, usando tecnologia de ponta e os melhores processos manuais, cerca de 80% da produção é feita à mão. Titan Minimal Art - The Icon é fabricado por meio de um rigoroso processo de 200 etapas para garantir a atenção ideal aos detalhes.

Evolução de um clássico

Em 1999, Silhouette revolucionou o mercado global de óculos com um modelo inovador sem parafusos, sem dobradiças e sem aro, designado por Titan Minimal Art – TMA. Este design inovador, produzido integralmente na Áustria e pesando apenas 1,8 gramas, era diferente de tudo o que o mundo já viu.

Remodelação de um ícone

Os exclusivos óculos sem aro TMA, os mais leves do mundo, com o seu design minimalista e conforto sem igual, ganhou vários prémios de design, ao longo dos anos. Líder de mercado em óculos sem aro, o ícone de toda uma indústria chega agora com uma atualização inovadora, com as suas lentes coloridas, em quatro variações de cor e formato e acabamentos incríveis.

SAÚDE AUDITIVA

Sabemos a importância de conseguir participar numa conversa com a sua família e amigos, de ouvir a sua música preferida na rádio e todos os barulhos inerentes à sua volta. A qualidade da audição é responsável por uma boa interação com o ambiente que nos rodeia e, por isso, é essencial que cuide da sua saúde auditiva.

No Centrooptico encontra um atendimento personalizado com uma equipa de profissionais certificados disponíveis para lhe apresentar as melhores soluções para cada caso, para que seja possível identificar e tratar perdas de audição. Queremos que volte a ouvir correctamente e, para que isso aconteça, apresentamos diversos serviços como consultas de Audiometria, exames de diagnóstico, aplicação e adaptação de próteses auditivas.

Faça uma auto-avaliação respondendo a este questionário

A família e amigos queixam-se que está a ouvir mal?

Tem dificuldade em compreender o que lhe dizem ao telemóvel?

Tem que se esforçar para perceber as conversas em grupos?

Pede frequentemente para as pessoas repetirem o que disseram?

Tem dificuldade em concentrar-se em conversas de grupo ou em locais públicos?

Coloca o volume da televisão ou rádio mais alto do que as outras pessoas?

Fala num tom mais elevado do que o habitual?

Se respondeu sim a algumas destas questões faça já a sua consulta de audiometria no Centrooptico.

28 ÍRIS

O SEU ESPECIALISTA EM APARELHOS AUDITIVOS

O Centrooptico disponibiliza uma vasta gama de aparelhos auditivos com características distintas para que, facilmente, encontre a solução que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

Conheça o nosso top 4 de aparelhos auditivos:

Styletto X

Styletto X assegura todas as suas necessidades auditivas com o seu revolucionário chip Signia Xperience que permite um som claro e melhor compreensão da fala, mesmo em ambientes barulhentos, adaptável a 80% das perdas auditivas. Os sensores exclusivos de movimento acústico permitem que o aparelho optimize a sua audição para cada situação. Apresentado num design elegante, carregamento portátil e conectividade Bluetooth para ouvir telefonemas, música, televisão e muito mais.

Motion C&G SP

Motion C&G SP fornece o mais avançado áudio de prescrição de altadefinição, indicado para perdas de audição mais severas e pré-profundas. Permite bloquear o ruído para que consiga ouvir vozes perfeitamente desde qualquer direcção. Este aparelho apresenta um streaming de Bluetooth de última geração e carregamento portátil até 61horas com uma única carga.

Inox 20

Apresentamos o Inox 20, o aparelho auditivo que combina o conforto com um encaixe de desgin praticamente invisível dentro do canal auditivo. Experiencie a máxima discrição com uma escuta mais fácil em ambientes desafiadores.

XTM M P8

XTM M P8 é a solução menos dispendiosa de aparelhos auditivos. Encaixa em qualquer ouvido, sem limitações anatómicas, com um botão embutido que permite alterar o volume, garante que o ruído de fundo seja significativamente reduzido. Este modelo é indicado para 80% das perdas auditivas.

Com a ajuda do conhecimento e experiência da nossa equipa, venha descobrir qual o aparelho auditivo certo para si, visite a nossa loja no Zé Pirão. Você nunca ouviu nada assim!

29 ÍRIS

MELL CHAVES

Consultora

Nascida em Angola há 44 anos, a Mell Chaves, residiu em Portugal durante a sua infância até aos seus 23 anos. Formada em Ciência Empresariais, em Angola construiu o seu percurso profissional na área da comunicação e marketing, foi Directora da revista de moda e lifestyle Chocolate e esteve à frente de vários programas de TV, como o “Escola da Moda” na Tv Record no qual mudava o visual das participantes que, na sua maioria, eram recémformadas em preparação para ingressar no mercado de trabalho. A moda aliada à imagem e a comunicação sempre foram outras duas grandes paixões, o que a levou a formar-se em coloração e consultoria de imagem estratégica e análise comportamental com foco para o ambiente corporativo. Áreas estas que exerce actualmente.

Inicialmente, foi a paixão e ligação à moda que a aproximou do Centrooptico. Depois de ser seguida durante a sua adolescência em ópticas portuguesas, foi nas nossas lojas que encontrou as características e serviços com os quais se identifica: “bons profissionais, atentos às tendências e com óptima relação qualidade-preço. Mais do que uma referência para mim, é uma referência para toda a minha família e amigos.” É embaixadora do Centrooptico há 5 anos, e tem acompanhado o crescimento da marca que, além de cuidar da visão e audição dos clientes, tem contribuído para a empregabilidade de jovens angolanos.

Óculos de Sol Swarovski Refª SK5382 001

“bons profissionais, atentos às tendências e com óptima relação qualidade-preço. Mais do que uma referência para mim, é uma referência para toda a minha família e amigos.”

Refª MJ 278 086

Além da sua forte presença empresarial, apoiou sempre causas de responsabilidade social, e é madrinha da Fundação Ana Carolina, direccionada para ajudar crianças com patologias psico-motoras e da Associação Coração Azul que apoia a consciencialização para o autismo.

A Mell trabalha, actualmente, como consultora de comunicação e imagem, produz e apresenta um programa de rádio, M.COM na Platina Fm. No dia-a-dia, nas suas páginas de redes sociais conta com mais de 700 mil seguidores onde partilha mensagens motivacionais, aborda temas sobre comportamento e emancipação das mulheres, a sua rotina e dicas de looks, beleza, receitas, entre outras. Tem sido considerada como uma mulher de forte personalidade e com influência nas mulheres angolanas.

Óculos Marc Jacobs

CORES UNIVERSAIS

Cada vez mais se fala da importância das cores quando nos vestimos. Desde a mensagem e significado da cor à forma como ela realça ou esconde os pontos fortes e fracos do nosso rosto. Sabia que existem 12 cores universais? Exactamente! Cores universais, que ficam bem em qualquer tonalidade de pele e que para além de iluminarem o rosto, reduzem as linhas de expressão, manchas e olheiras, tornando a pele mais reluzente, descansada e viçosa. Já lhe aconteceu vestir algo que para si até é simples ou antigo e ser bastante elogiada? E dar consigo a pensar mas essa roupa é tão antiga, ou estou tão simples hoje. O segredo está na cor!

O estudo de coloração é um mundo apaixonante a partir do momento em que descobrimos qual é a nossa cartela. Sim, as cores no que toca a harmonia da beleza e à vestimenta está divido por 4 estações, Primavera, Verão, Outono e Inverno, que por sua vez também têm sub estações, claro, escuro, suave, brilhante, quente e frio. As grandes cadeias de lojas de pronto a vestir, têm sempre peças nestes tons, pois de antemão têm conhecimento do impacto destas cores e da harmonia que proporcionam aos seus clientes. Independentemente da estação do ano estas cores conseguem transitar de estação em estação pela harmonia e equilíbrio que possuem.

Como criar looks com essas cores?

Usando composições monocromáticas (todas as peças da mesma cor) ou combinações entre cores, criando looks harmoniosos e cheios de estilo. Por serem cores que estão em harmonia pela profundidade, intensidade e temperatura, combinam bem e permitem a criação de looks variados consoante as cores escolhidas. Desde looks divertidos com peças em cor de goiaba, vermelho melancia, turquesa, verde esmeralda, azul jeans a mais elegantes e sofisticados com o vinho, azul marinho, off-while e fendi. E desenganese quem acha que preto e branco são também cores universais! Na verdade são o extremo uma da outra, junção e ausência de cores não ficam bem a todos os tons de pele, chegando até a deixar um semblante mais pesado e pálido para algumas pessoas.

Vários estudos são feitos anualmente afim de identificar mais cores em harmonia com a beleza das pessoas, fazendo com que a lista apresentada possa aumentar com novas descobertas. Se tinha dúvidas sobre que cores combinam com a sua pele, acredito que pelo menos agora já sabe que estas 12 cores poderão ser adquiridas sem medo.

E não se esqueça de fazer um teste tirando fotografias com peças iguais em cores diferentes às apresentadas e veja como a sua pele reage.

Mell Chaves - Consultora

32 ÍRIS
Off-White ZARA Azul marinho Lanidor Vermelho melancia Lanidor Vinho Guess Verde garrafa Mango Verde esmeralda Lanidor Turquesa Parfois Azul petróleo ZARA Fendi (uma mistura de cinza e castanho) ZARA Lilás Mango Rosa goiaba Decenio Azul jeans Mango

PÔR-DO-SOL UM AUTÊNTICO PRESENTE DA NATUREZA!

Com uma legião infindável de fãs, o pôr-do-sol é sem sombra de dúvidas, dos espectáculos gratuitos mais bonitos da natureza. As cores que cobrem o céu e são reflectidas nos edifícios e recantos, conquistam miúdos e graúdos.

E qual o melhor local para apreciar o pôr-do-sol? Temos vários, mas hoje vamos falar de um em especial, bem no centro da cidade de Luanda, a Fortaleza São Miguel.

De base militar a monumento histórico nacional, a Fortaleza São Miguel para além de toda a sua história, proporciona uma vista maravilhosa do pôr-do-sol e da marginal de Luanda. Um verdadeiro cartão postal da beleza da cidade, que ao longo dos últimos anos foi ganhando novos edifícios e restaurando outros. Quando construída em 1575, no século XVI, por ordem de Paulo Dias de Novais, foi apelidada de Fortaleza São Paulo, alusivo ao nome do morro onde se localiza. Apesar de ter sido construída pelos portugueses, entre 1641 a 1648 recebeu também o nome de Fort Aadenburgh, enquanto foi dominada pelos holandeses, tendo sido recuperada pela coroa portuguesa ao fim de 7 anos.

Posteriormente foi baptizada com o nome do santo favorito de Salvador Sá Correia, como Fortaleza São Miguel, nome mantido até à data.

Passou por diversas remodelações entre os séculos XVIII e XIX e foi classificada como monumento nacional, em 1938. No ano seguinte, e com mais melhoramentos, o Museu de Angola instalou-se na Fortaleza de São Miguel. Em 1961, voltou a assumir funções militares, tendo sido sede do Comando das Forças Militares Portuguesas. Pouco tempo após a independência, em 1978, a fortaleza passou a albergar o Museu das Forças Armadas Angolanas. Em 1995 foram feitas obras de restauro e conservação do edifício.

A Fortaleza São Miguel é um dos principais patrimónios da capital e do país, sendo propriedade do Estado, estando afecto ao Ministério da Defesa e ao Ministério da Cultura. Desde a história das batalhas, amostras de armamentos, aos azulejos que retratam a história de Angola, além da fauna e flora, este é um espaço rico em história e digno de ser visitado.

Não se esqueça de levar os seus óculos de sol para fazer também umas fotos cheias de estilo, enquanto passear pelas muralhas, e caso tenha esquecido, não se preocupe! Bem do lado deste maravilhoso monumento, está o Shopping Fortaleza, onde poderá encontrar a loja do Centrooptico, com várias opções de óculos de sol das mais variadas marcas e estilos. Se já é cliente não se esqueça de nos identificar nas redes sociais quando tirar fotos ao pôr-do-sol.

@centrooptico_angola

VICTORIA BECKHAM CHOPARD

BENGUELA

Benguela é uma das dezoito províncias de Angola, localizada na região central do país. Tem como capital a cidade e município de Benguela, fundada em 1615. O seu território é irrigado por seis grandes rios, sendo o maior o Catumbela, a sua paisagem é dominada por planaltos com florestas abertas e savanas arborizadas, que são, na sua maioria, cortados por vales e rios. Com um clima subtropical, a melhor altura para viajar até Benguela se quiser fazer praia é de abril a setembro, altura em que as temperaturas estão mais elevadas e com pouca probabilidade de apanhar chuvas. Venha daí e descubra este destino fantástico que é hoje um dos pontos preferidos dos turistas angolanos e de estrangeiros que vivem no país

HISTÓRIA

Quem deseja conhecer melhor a história local tem diversos pontos de interesse, os fortes, sendo que os mais antigos remontam ao século XVI, utilizados para a defesa militar do território, principalmente contra os Holandeses, a rota dos escravos, pode visitar diversas edificações em ruínas e ainda o antigo cemitério local que possui sepulturas dos primeiros que chegarem a esta região. Uma das curiosidades é o facto da sepultura do primeiro soba, ser em formato de pirâmide, o que por sua vez alimenta uma das teorias relacionadas com o nome da localidade. Alguns indicam que antigamente a estas sepulturas em formato pirâmide se dava o nome de Egito.

EGITO PRAIA

MIRADOURO DO FORTE DE SÃO SEBASTIÃO

FORTE DA CATUMBELA

Conhecido também como Reduto de São Pedro, localiza-se no alto de um morro em posição dominante à margem do rio Catumbela, na Vila da Catumbela. A primeira pedra para a sua construção, foi lançada a 5 de outubro de 1846. Está classificado como Monumento Público, desde 1954.

Referido também como “Forte Egito”, fica localizado na margem esquerda do rio Balombo, junto à foz deste rio, na localidade do Egipto-Praia, município de Lobito. Foi construído em meados do Século XIX, tinha como função apoiar os navios britânicos no combate do tráfico de escravos. Em 2014, a área esteve inscrita para as Sete Maravilhas Naturais de Angola. É o local perfeito para contemplar toda a vista da foz do Rio Balombo

34 ÍRIS
FORTE S. Pedro

NATUREZA

MORRO DO SOMBREIRO

Presença incontornável e omnipresente da Praia Morena à ponta da Baía Farta. Uma montanha que fica a sul de Benguela, que se tornou um referencia turística, depois de ter sido construído um farol de pedra, em 1969. O caminho para lá chegar é composto por trilhos no meio do nada, ideal para os mais aventureiros, que ao chegarem ao topo, podem apreciar a vista deslumbrante de 180 graus. A praia que se acede apenas por barco é de vários tons de azuis e verdes e de areias brancas.

FOZ DO RIO BALOMBO

A fauna e a flora local conjugada com um areal a perder de vista, onde desovam tartarugas marinhas, faz deste local um destino imperdível. A nascente do Rio Balombo situa-se na vertente Sul da Serra do Moco e desagua no Atlântico na praia do Egito a 90 km’s a norte do Lobito. Aprecie as falésias gigantes esculpidas por anos e anos de torrentes de água que abrem caminho para um vale com um palmeiral que emoldura a foz do rio.

PRAIAS EXÓTICAS

CAOTINHA

A Praia da Caotinha tem cerca de 100m e é uma das mais cénicas de Benguela, uma deslumbrante combinação de fauna, rochas e de águas transparentes, à qual se acede contornando o Morro da Caota.

BAIA AZUL

Com 3 km de extensão deve o seu nome ao forte tom azul das suas águas. De beleza única, a praia é um dos destinos turísticos naturais mais importantes do país. Ideal para descansar, aqui encontra vários espaços de lazer e restauração, como também unidades de alojamento.

MORENA

É um dos cartões-postais de Benguela. A praia de areias finas é muito frequentada pela sua beleza, por se situar próximo à cidade e pelas sua infraestruturas bem preservadas.

ONDE FICAR

Planeie a sua viagem com antecedência e seleccione os melhores locais para a sua estadia, a plataforma de reservas de alojamento HoteisAngola.com permiti-lhe visualizar e comparar por estrelas, preços e classificações e reservar online

35 ÍRIS
MORRO DO SOMBREIRO Foz do rio balombo CAOTINHA BAIA AZUL

CADA VEZ MAIS PERTO DE SI

LUANDA

AEROPORTO DOMÉSTICO Av. 4 de Fevereiro, Aeroporto Doméstico de Luanda, Zona Partidas

BENFICA Shopping Galerias de Benfica, Loja O. (Junto ao Kibabo e complexo Girafa)

CACUACO Estrada Nacional de Cacuaco, Zona Industrial de Vidrul, Shoprite Cacuaco

CAMAMA Deskontão Camama, Bairro Nzinga Mbandi (estrada principal do Camama)

CAZENGA Rua dos Comandos, S/N (Frente à MediatecaZé Du)

GAMEK Av. 21 de Janeiro, Terminal Rodoviário Macon

GOLFE 2 Av. Pedro Castro Van Dunem Loy

MUTAMBA Rua Rainha Ginga, Nº 8-10

NOVA VIDA Rua 23, Shoprite Nova Vida

PATRIOTA R. Principal do Lar do Patriota, Nº 3, Loja 01 R/C, Bairro Lar do Patriota, Belas

SAMBA Rua do Samba, nº 60

SHOPPING FORTALEZA Av, 4 de Fevereiro, Shopping Fortaleza, loja 2.33, Piso 2

TALATONA Rua Centro Convenções S8, Centro Comercial No Kero Talatona, Lj LPR-007

VIANA Estrada Camama - Viana, Bairro Kikuxi, Shoprite Viana

VIANA COMARCA Est. Nacional N.º 100, Bairro Vila, N.º 583, (Est. de Catete, junto à Comarca Viana).

ZANGO Estrada Zango - Calumbo, Shoprite Zango II

ZANGO III Estrada do Calumbo – Zango Angomart Zango Center – Loja nº 6

ZÉ PIRÃO Avenida Ho-Chi Minh nº 352 -358, Zé Pirão

BENGUELA

BENGUELA Av. Dr. Fausto Frazão, Shoprite Benguela, Lj G10

LOBITO Av. Libertadores de Angola, Shoprite Lobito, Lj E2-E3

Agora já pode comprar o online

ARMAÇÃO + LENTES

CABINDA

CABINDA Bairro A Resistência, Shoprite Cabinda, Lj G005.

LUNDA SUL

SAURIMO Empreendimento Shoprite de Saurimo, Loja G005. Estrada do Muconda, Bairro Txizianga 1

HUÍLA

LUBANGO Rua Dr. António Agostinho Neto, Bairro Comandante Cowboy, Shoprite Lubango, Lj G11

HUAMBO

HUAMBO Shoprite Huambo, loja G015, R. Bloco 26, Bairro de São Luis, Zona da Avenida do Aeroporto, Huambo

36 ÍRIS
Saiba onde estamos
em www.centroopticoangola.com
1. Entre na loja
2. Faça a sua compra
923 190 900 Dias úteis 8H às 18H, Sábados 8H às 13H
3. Receba no conforto da sua casa ou levante na loja Utilize o QR code ou entre em loja/centroopticoangola.com

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.