Page 1

Segunda-feira 22/04/13

27° 16º

Informações sobre o trânsito em tempo real no Twitter: www.twitter.com/operacoesrio.

Algumas faixas reversíveis serão suspensas nesta segunda (22/04) Nesta segunda-feira (22/04), algumas faixas reversíveis que são implantadas nos dias úteis estão suspensas. A CET-Rio e a Guarda Municipal estão presentes em cada local, monitorando e avaliando, para intervir imediatamente na operação das reversíveis, caso haja necessidade. Segue a relação completa das faixas reversíveis que funcionam e as que estão suspensas: Suspensas: - Radial Oeste (Manhã) - Teixeira Soares (Tarde) - Linha Amarela (Manhã) - Rua Humaitá (Tarde) - Rua Jardim Botânico (Tarde) - Avenida Rodrigues Alves (Tarde) - Rua Visconde de Niteroi (Manhã) Funcionam normalmente: - Avenida Sernambetiba / Avenida Lúcio Costa (Manhã) - Elevado das Bandeiras (Manhã) - Avenida Niemeyer (Manhã) - Avenida Delfim Moreira, Av. Vieira Souto, Avenida Atlântica, Av. Princesa Isabel (Manhã) - Rua Irapuá e Av. Brás de Pina (Manhã) - Rua Professor Manuel de Abreu (Manhã)

Lento Avenida Brasil, no sentido Zona Oeste, na altura de Manguinhos e do acesso para a Linha Amarela. Está interditada uma faixa do acesso da Avenida Brasil para a Linha Amarela, por causa de acidente com uma carreta.

Intenso Avenida Brasil, sentido Centro, da Ilha do Governador até Bonsucesso.

Bom Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel do Joá, Túnel de São Conrado e Elevado do Joá, sentido Zona Sul. Estrada GrajaúJacarepaguá. Elevados da Perimetral e Paulo de Frontin. Túneis Zuzu Angel, Acústico, Rebouças, Santa Bárbara e Linha Vermelha.

De acordo com a CCR Ponte, o tráfego é bom nos dois sentidos da Ponte Rio-Niterói.

Segundo a LAMSA, o trânsito está normal nos dois sentidos.


Trecho da Av. Nelson Cardoso tem novo regime de tráfego A Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio e a Secretaria Municipal de Obras implantaram no último sábado (20/04) novo regime de circulação na Avenida Nelson Cardoso, na Taquara, para realização de obras de implantação do corredor expresso Transcarioca. A interdição está prevista para terminar no mês de dezembro, com a entrega das obras. Para minimizar os impactos no tráfego no entorno do local da interdição, será implantado esquema especial na região, com mudança de mão de direção e proibição de estacionamento. Veja mais em: http://goo.gl/D2pFT Via também tem interdição parcial para obras de canalização desde 15/04 – Na última segunda-feira, 15/04, devido ao avanço das obras de canalização do Rio Convanca, no Tanque, estão interditadas duas faixas da Av. Nelson Cardoso, entre a Rua André Rocha e a Lívio Barreto, sentido Taquara. No sentido Taquara, desvio feito pela Rua Lívio Barreto, seguindo pela Álvaro Tibério, Rua Imbuí e Estrada do Cafundá. O esquema estará em vigor por 60 dias. Com estas intervenções, o objetivo da prefeitura é combater as enchentes na região. O prazo final de todas as obras é segundo semestre de 2014.

Bom Avenidas Lúcio Costa e Salvador Allende. Largo da Taquara. Avenidas Cesário de Melo e Rua da Feira. Estradas dos Bandeirantes e dos Três Rios. Avenidas Santa Cruz e Geremário Dantas.

Intenso Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Avenida Ayrton Senna. Avenida das Américas.

Obras de drenagem interditam vias no entorno do Engenhão Dando continuidade às obras de drenagem da Rio-Aguas no entorno do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Engenho de Dentro, ocorrem interdições viárias na região desde a última sexta-feira, 19 de abril. Até dia 18 de junho de 2013, estará parcialmente interditada a Rua Arquias Cordeiro, no sentido Centro. Os veículos devem prosseguir pelas outras faixas liberadas ao trânsito. A Rua José dos Reis, entre as Ruas Bento Gonçalves e Arquias Cordeiro, permanecerá com uma faixa liberada ao tráfego e com proibição de estacionamento ao longo da via. Ainda na Rua José dos Reis, mas no trecho entre as Ruas General Clarindo e Bento Gonçalves, permanece a interdição total da via. Terão acesso à área restrita apenas moradores e comerciantes locais. A operação de trânsito será monitorada por Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Agentes da CET-Rio e Guardas Municipais, e terá a implantação de painéis de mensagens variáveis, que atuarão com o objetivo de sinalizar e orientar os motoristas e pedestres quanto às alterações promovidas, de maneira a manter a fluidez e, principalmente, a segurança dos motoristas e pedestres.

Av. Ministro Edgard Romero tem interdição a partir deste domingo (21/04) Na manhã deste domingo, a Secretaria Municipal de Transportes, a CET-Rio e a Secretaria Municipal de Obras começaram a implantação de novo regime de circulação na Avenida Ministro Edgard Romero, em Madureira, para realização de obras de execução de drenagem e pavimentação. A interdição está prevista para terminar até o mês de outubro. Para minimizar os impactos no tráfego no entorno do local da interdição, será implantado esquema especial na região. Veja mais em: http://ow.ly/kaYil

Obra para controle de enchentes na Grande Tijuca interdita vias até 21/04 Para obras de desvio do Rio Joana, a CET-Rio informa que haverá interdição da Av. Professor Manuel de Abreu, no trecho entre a Rua Professor Eurico Rabelo e Av. Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, até este domingo, 21/04. O desvio dos veículos da Av. Professor Manuel de Abreu com destino a Radial Oeste está sendo no cruzamento com a Rua São Francisco Xavier, onde foi implantada a inversão de mão na Av. Professor Manuel de Abreu, no trecho entre a Rua São Francisco Xavier e Av. Presidente Castelo Branco, da pista sentido Vila Isabel, das 6h às 14h. Com a inversão de mão da Av. Professor Manoel de Abreu, no trecho entre Av. Presidente Castelo Branco e a Rua São Francisco Xavier, o desvio do tráfego de veículos procedentes da Av. Presidente Castelo Branco, sentido Méier, com destino a Rua Radialista Waldir Amaral estava sendo feito pelo: Viaduto Oduvaldo Cozzi, Av. Maracanã, Rua Professor Eurico Rabelo e Rua Radialista Waldir Amaral ou Av. Presidente Castelo Branco, Rua São Francisco Xavier, Rua Sousa Dantas, Av. Marechal Rondon e Rua São Francisco Xavier.


A partir das 14h, quando será desfeita a inversão de mão da Av. Professor Manoel de Abreu, o desvio do tráfego de veículos da Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, com destino à Radial Oeste, sentido Centro, será pela: Rua Dona Zulmira, Rua São Francisco Xavier e o desvio do tráfego de veículos procedentes da Av. Professor Manoel de Abreu, sentido Centro, com destino a Rua Radialista Waldir Amaral será pela Rua São Francisco Xavier, Rua Artur Menezes, Rua Professor Eurico Rabelo e Rua Radialista Waldir Amaral, das 14h às 06h.

Bom Avenidas Dom Helder Câmara, Marechal Rondon, Pastor Martin Luther King Jr. e Amaro Cavalcanti. Ruas Uruguai, São Francisco Xavier, Hermengarda, Maxwell, Dias da Cruz, Conde de Bonfim, Teodoro da Silva, e Viaduto de Todos os Santos. Praça da Bandeira, Avenida Maracanã e Radial Oeste.

Bom Avenidas Epitácio Pessoa, Borges de Medeiros, Delfim Moreira, Vieira Souto, Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica. Rua Barata Ribeiro. Avenida Prefeito Mendes de Morais.

Intenso Avenidas Lauro Sodré e Venceslau Brás Ruas São Clemente, Humaitá, Voluntários da Pátria, Pinheiro Machado e das Laranjeiras. Rua Jardim Botânico. Corte do Cantagalo.

Bom Avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Passos. Rua de Santana, Praça da República e Praça Tiradentes. Avenida 31 de Março. Avenidas Francisco Bicalho, Rodrigues Alves, General Justo e Marechal Câmara. Trevo das Forças Armadas.

Esquema de trânsito no entorno da Rodoviária para o feriado de Tiradentes e São Jorge Desde sexta-feira, 19 de abril, foi montado esquema de trânsito no entorno da Rodoviária Novo-Rio devido ao grande fluxo esperado para o feriado prolongado de Tiradentes e São Jorge. O esquema valerá entre 12h de sexta-feira e 14h de sábado, dia 20; e das 14h de terça-feira, dia 23, às 14h de quarta-feira, dia 24. Durante o período, haverá interdição ao tráfego na Rua Equador, no trecho entre a Rua Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça; e na Via Trilho, entre a Rua Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça.

As linhas 1 e 2 operam normalmente.

Esquema de funcionamento durante o feriado de São Jorge: Segunda (22/04) – Funcionamento entre 5h e 0h, com transferência no trecho compartilhado entre as estações Central e Botafogo. Terça (23/04) – Funcionamento entre 7h e 23h. A transferência entre as linhas será feita na Estação Estácio. Assessoria de Comunicação: (21) 9988-2835 - Gabrielle Campos (das 05h às 14h) (21) 9493-6481 - Anderson Baltar (das 10h às 19h) (21) 9326-9322 - Patrícia Cabral (das 15h às 24h) (21) 9836-7974 - Andréa Rosa (coordenação) MetrôRio: (21) 3987-6203 metrorio@comunicacaomais.com.br Mais informações em: http://www.metrorio.com.br/


Os trens operam normalmente nos ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna. Assessoria de Comunicação: Flavia Trece – flavia.trece@cdn.com.br - (21) 2111.9560 Luar Morena Monteiro – luar.monteiro@cdn.com.br - (21) 2111.9548 Rafael Brakarz – rafael.brakarz@cdn.com.br - (21) 3626.3778 Julia Santhiago – julia.santhiago@cdn.com.br - (21) 3626.3701

A Defesa Civil do município registrou seis ocorrências entre 5h31 e 10h30 desta segunda-feira, 22 de abril. Em caso de emergência, ligue 199.

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim opera com auxílio de instrumentos para manobras de pousos e decolagens. Até as 10h de hoje, dos 47 voos domésticos previstos para o Galeão, nove foram cancelados e dois atrasaram. Entre os nove voos internacionais programados, houve um atraso. Já o Santos Dumont opera visualmente. Até as 10h, entre os 45 voos previstos, 20 atrasaram e 11 foram cancelados.

Os níveis das lagoas Rodrigo de Freitas, da Tijuca, de Jacarepaguá e de Marapendi estão dentro dos padrões de normalidade. Os rios do município e o Canal de Sernambetiba também apresentam níveis normais. Equipes da RioÁguas monitoram a situação dos rios da cidade.

Previsão para o Município do Rio de Janeiro Tarde 22/04/2013

Noite 22/04/2013

Madrugada 23/04/2013

Manhã 23/04/2013

Céu

Nublado a Parcialmente Nublado

Nublado

Nublado

Nublado a Parcialmente Nublado

Precipitação

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Chuva Fraca Isolada

Sem Chuva

Vento

Fraco a Moderado de E/SE

Fraco a Moderado de SE

Fraco de E/SE

Fraco de E

Temperatura Máxima / Mínima

Estável

Estável

Estável

Estável

Condição do tempo

Dia 22/04/2013 - Máx.: 27°C - Mín.: 16°C Alta: 1,1m às 12h47min do dia 22/04/2013

Tábua de Marés (fonte: DHN)

Baixa: 0,1m às 19h15min do dia 22/04/2013 Alta: 1,2m às 01h13min do dia 23/04/2013 Baixa: 0,2m às 07h26min do dia 23/04/2013


Condições meteorológicas observadas no período: Durante as últimas 24h, o céu apresentou nebulosidade variável na Cidade e houve registro de chuva fraca em algumas estações. Tais condições meteorológicas contribuíram para que as concentrações dos poluentes se mantivessem baixas. Portanto, a qualidade do ar esteve classificada como boa na maior parte dos bairros monitorados, chegando a regular na Unidade Móvel Caju. Tendência da qualidade do ar para as próximas 24h: Ainda há possibilidade de chuva fraca para a noite de domingo. Contudo, o transporte de umidade pede força nesta segunda feira e o céu ficará parcialmente nublado. Sendo assim, a qualidade do ar permanece classificada entre boa e regular no Município.

*Boletim enviado pela SMAC às 16h do dia 21/04/13.

Durante o feriado do Dia de São Jorge (20 a 23 de abril), os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio funcionarão ininterruptamente. Nas unidades primárias de saúde (clínicas da família e centros municipais de saúde) não haverá funcionamento. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Prefeitura no telefone 1746. Unidades que funcionarão 24 horas: - Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro - Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea - Hospital Municipal Salgado Filho – Méier - Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca - Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz - Hospital Municipal Evandro Freire – Ilha do Governador - Hospital Municipal Rocha Maia - Botafogo - Hospital Municipal Paulino Werneck – Ilha do Governador - Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá - Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá - Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão - Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos - Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira - Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes - Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque – Centro - Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu


- Serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho - Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier - Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo - UIS Arthur Villaboim – Paquetá - UPA de Vila Kennedy - UPA da Rocinha - UPA do Complexo do Alemão - UPA de Manguinhos - UPA da Cidade de Deus - UPA de Santa Cruz / João XXIII - UPA do Engenho de Dentro - UPA de Madureira - UPA de Costa Barros - UPA de Senador Camará - UPA Sepetiba - UPA Paciência - UPA Magalhães Bastos - UPA Rocha Miranda - Coordenação de Emergência Regional: Centro - Coordenação de Emergência Regional: Leblon - Coordenação de Emergência Regional: Barra

Campanha Nacional contra a Gripe A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na segunda-feira, dia 15, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até o dia 26 de abril serão vacinados idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde, um público-alvo que totaliza 1.334.371 indivíduos. A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários, o que representa 1.067.497 pessoas. Todos os postos de saúde e Clínicas da Família estão oferecendo a vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Hoje, 20 de abril, será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, quando serão montados postos de vacinação em igrejas, centros comunitários, creches, entre outros locais. A vacinação é segura e é a melhor forma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por doenças graves associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina é constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença. Mas pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina. Na campanha do ano passado, cerca de 973 mil pessoas foram imunizadas no município do Rio de Janeiro, o equivalente a 80,4% do público-alvo. Somente em um dos grupos mais vulneráveis às complicações, os idosos, foram 697 mil indivíduos vacinados. Este ano, com a inclusão das mulheres em puerpério (até 45 dias após o parto) – grupo que apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes – também os recém-nascidos serão protegidos através do leite da mãe vacinada. Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados pela Central 1746 ou através do site http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

Av. Vicente de Carvalho, sentido Madureira, interditada para obras da TransCarioca Foi implantada no sábado, 13 de abril, em virtude das obras da TransCarioca, a interdição da Av. Vicente de Carvalho, na pista sentido Madureira, no trecho entre a Rua Monsenhor Pizarro e a Rua Aimbiré. Desvio para as Ruas Itapevi, Cacequi e Rua Tomas Lopes. A pista no sentido contrário, em direção ao Centro, permanece aberta ao


tráfego em duas faixas, como funciona atualmente. O trecho entre Rua Monsenhor Pizarro e a Praça do Carmo, por sua vez, teve a faixa destinada a estacionamento ocupada, mas sem comprometer as duas faixas de rolamento existentes. O desvio do tráfego está sendo informado desde o cruzamento da Av. Braz de Pina com a Rua Tomáz Lopes, evitando-se assim que motoristas cheguem até a Rua Monsenhor Pizarro, já que não mais dá acesso à Av. Vicente de Carvalho, sentido Madureira. Os moradores da região foram informados destas intervenções através de folhetos. A operação de trânsito conta com a participação de 15 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal, que trabalham para manter a fluidez e orientar pedestres e motoristas. São utilizados 2 painéis de mensagens variáveis que informam sobre a referida interdição.

Esquema especial de trânsito para obras na Penha Circular. Rua Irapuá tem reversível das 6h às 10h A CET-Rio implantou na quarta-feira (10/04) uma faixa reversível com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito com as obras da Transcarioca – que interditam meia pista da Avenida Braz de Pina, entre a Praça do Carmo e o Largo da Penha. A reversível pode ser acessada pelos veículos que circulam na Avenida Braz de Pina, e tem início na Rua Tapevi, logo após a Praça do Carmo. O trânsito segue em uma faixa na Rua Irapuá até o Largo da Penha. A mudança vale das 06h às 10h, nos dias úteis. O acesso à Rua Guaporé, em direção à Avenida Braz de Pina, não é permitido. Os veículos são desviados para a faixa reversível ou para o fluxo normal da Rua Irapuá. A CET-Rio atua com 75 controladores de tráfego. Cinco painéis de mensagens variáveis informam sobre a reversível e os trajetos alternativos. Técnicos da CET-Rio acompanham as mudanças através das câmeras no Centro de Operações Rio, podendo realizar ajustes nos tempos de sinal sempre que necessário. Devido às obras, é recomendado que seja evitada a Avenida Braz de Pina, assim como a Av. Vicente de Carvalho. Como rotas alternativas, podem ser utilizadas a Avenida Pastor Martin Luther King ou a Avenida Meriti/Avenida Brasil. A recomendação, porém, é que seja dada preferência à utilização do transporte público. Desde o último dia 8, a Avenida Braz de Pina encontrava-se interditada para obras da Transcarioca da seguinte forma: – Uma faixa de rolamento, sentido Penha, no trecho entre a Praça do Carmo e o Largo da Penha; – Uma faixa de rolamento no trecho entre o Largo da Penha e a Rua Venina. Implantação da faixa reversível no sentido de maior tráfego de veículos na Av. Brás de Pina, no trecho entre o Largo da Penha e a Rua Venina.

Segunda fase do binário da Cândido Benício começou dia 14 de abril A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e CET-Rio, informa que no domingo, 14 de abril, foi implantado novo regime de circulação na Rua Cândido Benício, para intervenções da Secretaria Municipal de Obras para implantação do corredor TransCarioca. A interdição está prevista para terminar no mês de dezembro, com a entrega das obras. Para minimizar os impactos no tráfego, no entorno do local da interdição, foi implantado esquema especial na região, com mudança de mão de direção e proibição de estacionamento. A operação de trânsito conta com a participação de 22 controladores da CET-Rio, 30 orientadores terceirizados, quatro motocicletas, duas viaturas, um reboque pesado, um reboque leve e sete Painéis de Mensagens Variáveis, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Serão implantados novos semáforos em três interseções, para facilitar a travessia de pedestres no trecho do desvio. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento de toda a região impactada pela interdição, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, em função das condições do trânsito em cada momento. Os veículos que seguem em direção ao Campinho são desviados pela Rua Baronesa, na Praça Seca, seguindo pelas ruas Pedro Teles, Capitão Menezes, Maricá, Teles, Comendador Pinto e novamente Cândido Benício. Dessa forma a Rua Cândido Benício opera em mão única sentido Campinho-Praça Seca entre as ruas Comendador Pinto e Baronesa. A Rua Ana Teles foi alterada no trecho entre Cândido Benício e Maricá. A alteração prolonga o Binário, que antes seguia até a Rua Ana Teles e agora vai até a Rua Comendador Pinto. A interdição da Rua Cândido Benício funciona da seguinte maneira: 

Está interditado o sentido Campinho da via, no trecho da Praça Seca até a Rua Comendador Pinto;

Sentido Praça Seca funciona normalmente para o tráfego de veículos, neste trecho;


Os veículos que vão da Praça Seca em direção ao Campinho, pela Cândido Benício, serão desviados pelas ruas Baronesa, Pedro Teles, Maricá, Teles, Rua Comendador Pinto e retorna para a Cândido Benício, seguindo para Campinho, após o trecho interditado.

Alterações no tráfego:  Mudança de circulação da Rua Maricá, que passa a operar em regime de mão única, sentido Capitão Menezes – Ana Teles.  Mudança de circulação da Rua Teles, que passa a operar em regime de mão única, sentido rua Ana Teles – rua Comendador Pinto.  Mudança de circulação da Rua Dias Vieira, que passa a operar em regime de mão única, sentido Cândido Benício – Maricá.  Mudança de circulação da Rua Comendador Pinto, que passa a operar em regime de mão única, sentido da Rua Teles para a Rua Cândido Benício.  Mudança de circulação da Rua Ana Teles, que passa a operar em regime de mão única, sentido da Rua Cândido Benício para a Rua Teles. Desvios: 1) Veículos procedentes da Rua Cândido Benício com destino ao Campinho deverão acessar ruas Maricá, Ana Teles e Cândido Benício (sentido Campinho).

Obra do Rio Maracanã interdita trecho da Avenida Maracanã Até 14 de junho, haverá interdição ao tráfego de veículos de uma faixa de rolamento, no lado esquerdo no sentido via, na Av. Maracanã, entre a ponte em frente ao acesso ao supermercado e a Rua José Higino, devido às obras do Rio Maracanã.

Obras contra enchentes alteram no tráfego na Grande Tijuca As obras contra enchentes executadas pela Fundação Rio-Águas avançam na região da Grande Tijuca e exigem interdições no trânsito até o dia 28 de abril. Divididas em etapas, as interrupções começaram no dia 23/03 e são orientadas por agentes de tráfego. As Ruas Mariz e Barros e Joaquim Palhares, chegando à Rua Barão de Iguatemi, estiveram com o tráfego interrompido nas duas faixas laterais do lado esquerdo até domingo, dia 31/03. O acesso da Rua Teixeira Soares até a Mariz Barros também estará bloqueado, assim como todo estacionamento ao longo da via. Desde o dia 29 de março - até 28 de abril -, a Praça da Bandeira passa a ter uma baia de ônibus e a pista lateral sentido Centro inacessíveis no trecho entre as ruas do Matoso e Teixeira Soares. Ainda na Praça, uma faixa do lado esquerdo, sentido Méier, será interditada entre a Avenida Oswaldo Aranha e a descida do Viaduto dos Aviadores. No mesmo período, o tráfego será proibido na Praça da Bandeira entre as ruas Teixeira Soares e Paulo Fernandes. Haverá também interdição de uma faixa sentido Méier, junto ao canteiro central, das 21h às 16h, assim como na Rua Elpídio Boamorte. Durante todos os finais de semana de abril, uma pista sentido Centro entre as ruas Teixeira Soares e Joaquim Palhares funcionará de forma alternada, assim como a Avenida Oswaldo Aranha, entre a Praça da Bandeira e a Rua Pará e a Rua Elpídio Boamorte, no trecho que abrange a passarela e a Avenida Oswaldo Aranha.

Intervenções na Transoeste Sob orientação da Secretaria Municipal de Obras, a Sanerio – empreiteira responsável pela construção da Transoeste – começou na segunda-feira, 19 de março, uma nova fase de intervenções no trecho Santa Cruz – Campo Grande. Desta vez estão sendo providenciadas a recuperação do acesso à ponte do Canal das Cinzas e da faixa exclusiva para BRT na altura da Estação Mato Alto. As imperfeições, listadas em relatório pelos técnicos da SMO, estão sendo corrigidas pela garantia de obra, conforme previsto em contrato firmado entre as empresas e o município. Não há gastos extras aos cofres municipais. Durante as obras, não haverá interrupções no serviço do BRT, que em alguns trechos apenas mudará de faixa de rolamento. As intervenções vão transcorrer no período de 60 dias e exigem alterações no trânsito, a partir de segunda-feira, pela CET-Rio. Numa primeira etapa, pelo período de 30 dias, a CET-Rio vai providenciar a interdição da Av. Dom João VI, no sentido Santa Cruz. O desvio será feito antes da Estação Mato Alto. Os motoristas devem seguir pela Estrada do Mato Alto, Estrada do Magarça e retornar para a Av. Dom João VI, seguindo então para Santa Cruz. Os veículos com destino à Estrada da Pedra poderão retornar para a Av. Dom João VI e executar o retorno após a estação Mato Alto. Na segunda (18) e quarta-feira (20), os BRTs foram desviados para a pista de veículos comuns, em ambos os sentidos, entre a Estação Mato Alto e a passagem operacional (bypass) de número 6. Até o dia 21 de abril, o


bloqueio será total da pista comum. Os BRTs estão sendo desviados para a faixa reversível no sentido oposto, entre a Estação Mato Alto e a passagem 6. Após a conclusão da primeira fase, haverá a interdição da Av. Dom João VI no sentido Barra. O desvio será feito pela Estrada do Magarça (sentido Pedra de Guaratiba), Estrada da Pedra, Rua Belchior da Fonseca e Estrada da Matriz, retornando para a Av. Dom João VI. Os locais contarão com operadores e painéis móveis informativos. As obras de correção dos vícios construtivos já têm uma primeira etapa concluída. As intervenções foram concluídas no trecho junto à Estrada Capoeira Grande (Madeireira) e no trecho da Estação Pingo D'Água até a Rua dos Construtores. No trecho de 300 metros na altura da estação Pingo D’Água, sentido Santa Cruz, foi executada obra de pavimentação. Entre as estações Mato Alto e Magarça, no canteiro em frente à saída operacional 05 do BRT, sentido Santa Cruz, as obras realizadas foram de drenagem e correção no pavimento.

Asfalto liso na Avenida Maracanã - Até 10 de maio, para obras do Asfalto Liso, haverá interdição, das 22h às 5h, nas seguintes vias: Rua Isidro de Figueiredo; Rua Arthur Menezes; Rua Conselheiro Olegário; Rua Visconde de Itamarati; Rua General Canabarro. É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsitos e também toda sinalização implantada na área.

Obras de canalização Para obras de canalização do Rio Convanca, no Tanque, foi montado um esquema especial de trânsito na Rua Nelson Cardoso, que segue com uma das faixas de rolamento interditadas entre a confluência com a Travessa Curtinha e com a Rua Imbuí. O esquema vale até 15 de maio. Já em Bento Ribeiro, para obras de canalização do Rio Fontinha, foi implantado um novo esquema de trânsito. O tráfego de veículos não será permitido na Rua Picuí, entre a Rua Pinto de Campos e a Rua Carolina Machado; e na Rua Capitão Pires, entre a Rua João Vicente e a Rua do Queimado. O esquema estará em vigor até às 19h de 24 de maio.

Rua Leonídia, em Olaria, está mão única Para realização de obras da Transcarioca, foi implantada mão única na Rua Leonídia, em Olaria, no trecho entre a Rua Uranos e a Rua Vassalo Caruso, até o dia 26 de abril.

Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Av. Venezuela, no trecho compreendido entre a Rua Silvino Montenegro e Rua Antônio Lage. Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Rua Silvino Montenegro, no trecho compreendido entre a Av. Rodrigues Alves e a Rua Joaquim Esposel. Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Rua Comendador Évora, no trecho compreendido entre a Rua Santo Cristo e a Rua Comendador Leonardo. Até 16 de julho – Para realização de obras, está prevista a interdição da Rua Sacadura Cabral, em frente às edificações de números 62 e 64, na faixa junto ao bordo direito da via. Até 13 de abril de 2014 - Para realização de obras, está prevista a interdição ao tráfego de veículos, das 8h do dia 13 de abril de 2013 até dia 13 de abril de 2014, da Rua Visconde de Itaboraí, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, no Centro da cidade. Uma faixa de rolamento permanecerá livre na Rua Visconde de Itaboraí, no trecho citado, para o acesso de veículos destinados ao 1º Distrito Naval e às garagens dos edifícios.

Alterações Viárias Devido às obras citadas acima, será implantado o seguinte esquema de circulação viária na região: - A Rua Silvino Montenegro, no trecho compreendido entre a Rua Sacadura Cabral e a Rua Joaquim Esposel, passa a ter sentido único de direção, da segunda para a primeira, com validade até o dia 16 de julho;


- A Rua Joaquim Esposel, no trecho compreendido entre a Praça Coronel Assunção e a Rua Silvino Montenegro, passa a ter sentido único de direção, da segunda para a primeira, até o dia 16 de julho; - A Rua Sacadura Cabral, no trecho compreendido entre a Praça Coronel Assunção e a Rua Silvino Montenegro, passa a ter sentido único de direção, da segunda para a primeira, até o dia 16 de julho.

Novo acesso para a Rodoviária Novo Rio No dia 15 de dezembro de 2012, foi inaugurada a Via D1, uma nova rua construída nas proximidades da Rodoviária Novo Rio, que possibilita a ligação da Avenida Francisco Bicalho com a Rua Santo Cristo e Avenida Cidade de Lima. A nova via é uma alternativa para o tráfego que passava pela Rua Pedro Alves, interditada entre a Avenida Francisco Bicalho e a Praça Patrão Mor Aguiar. Para dar apoio aos motoristas, a região recebeu um incremento de 25 agentes de tráfego dedicados exclusivamente ao suporte às obras. Os agentes trabalharão para manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar os bloqueios e os desvios necessários. A operação contará ainda com a participação de controladores de tráfego da Concessionária Porto Novo, CET-Rio e Guardas Municipais. Painéis de mensagens também orientarão quem passa pela área. É importante que os motoristas que irão acessar a rodoviária tenham atenção redobrada às placas de sinalização.

Novas alterações de tráfego no Porto A terceira etapa de intervenções no trânsito da Região Portuária foi implementada no dia 5 de janeiro, para realização das obras do Porto Maravilha. Foram interditadas parcialmente a Av. Francisco Bicalho e a Av. Professor Pereira Reis, e foi fechada totalmente da alça de acesso da Av. Rodrigues Alves, sentido Av. Brasil, para o Viaduto Juscelino Kubitschek (Elevado da Perimetral). Estas novas alterações no tráfego da região devem durar um período de até seis meses. Veja os detalhes sobre as intervenções na Zona Portuária no link: http://ow.ly/im8KA

Novas interdições na Região Portuária começaram em 23 de março A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes com a CET- Rio e a Cdurp, informa que começou no dia 23 de março a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, na Avenida Presidente Vargas, após a Igreja da Candelária, sentido Aterro do Flamengo para início das intervenções que vão viabilizar a conexão do Mergulhão da Praça XV com o Túnel da Via Expressa. Com a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, o fluxo de veículos em direção ao Aterro do Flamengo deverá ser feito pelo Mergulhão da Praça XV. Com isso, serão implantadas alterações no embarque e desembarque das linhas de ônibus no Mergulhão, que estarão devidamente sinalizados, conforme detalhamento abaixo. Os itinerários das linhas estão mantidas. Veja outros detalhes das interdições na região, em um boletim especial sobre o tema: http://ow.ly/jff1q

Interditado trecho da Rua Visconde de Itaboraí, no Centro Para realização de obras do Porto Maravilha, desde o dia 13 de abril está totalmente interditado o trecho da Rua Visconde de Itaboraí entre a Av. Pres. Vargas e a Rua Theophilo Otoni. Já o trecho da Rua Visconde de Itaboraí entre a Rua Theophilo Otoni e a Rua Visconde de Inhaúma está parcialmente interditado.

Mudanças de trânsito na Estrada dos Bandeirantes (Jacarepaguá) para obras do corredor Transcarioca-BRT No dia 2 de março, a Estrada dos Bandeirantes foi interditada em meia pista, no trecho entre a Estrada do Guerenguê e a Avenida Nelson Cardoso, na Taquara (Jacarepaguá), para realização de obras de implantação do corredor Transcarioca-BRT. A interdição acontecerá até o dia 2 de julho de 2013. Para minimizar os impactos no tráfego no entorno do local da interdição, foi implantado esquema especial de trânsito na região, com mudança de mão de direção e proibição de estacionamento. A operação conta com 20 controladores da CET-Rio, 30 orientadores, dois motocicletas, duas viaturas e sete painéis de mensagens variáveis, que trabalham para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Conheça os detalhes sobre estas alterações de tráfego na região da Taquara em boletim especial disponível no link: ow.ly/i6Npe

Túnel Rebouças tem faixa reversível nos dias de manutenção, desde quinta-feira, 7 de março A CET-Rio informa que, em virtude da forte chuva ocorrida na cidade no dia 5 de março, o início da implantação de faixa reversível no Túnel Rebouças, em dias de manutenção, teve início na quinta-feira, 7 de março. A manutenção acontece sempre da meia-noite às 5h. Nos dias de manutenção, será interditado o sentido Lagoa do túnel e a reversível será implementada na direção oposta. O Rebouças tem uma programação de interdições para manutenção de rotina que ocorrem nas madrugadas de terça para quarta-feira, no sentido Centro, e de quinta para sexta-feira, em direção à Lagoa. O horário das interdições é sempre de meia-noite às 5h. Durante o período de


fechamento, são realizados serviços como limpeza das galerias e elevados, manutenção elétrica dos sistemas de iluminação, ventilação e manutenção do sistema de monitoramento por câmeras. Mais informações em: http://ow.ly/isNYn

Alterações viárias no Leblon para as obras da Linha 4 do metrô Em dezembro de 2012, a Prefeitura fez ajustes na operação de tráfego implementado no Leblon, por causa das obras da Linha 4 do metrô. Confira todas as intervenções no boletim especial: http://ow.ly/hm6G8 E, até 31 de dezembro de 2014, haverá interdição de uma faixa de trânsito na Avenida Bartolomeu Mitre, à esquerda do sentido do tráfego, junto à Praça Antero de Quental, entre as avenidas General San Martim e Ataulfo de Paiva.

Obras de drenagem no entorno do Engenhão Um esquema de trânsito está em vigor desde o dia 30 de novembro de 2012, no entorno do Estádio João Havelange (Engenhão), no Engenho de Dentro, na Zona Norte da cidade, para continuidade das obras de drenagem da Fundação Rio-Águas, que visam à eliminação de pontos críticos de alagamento. A Rua das Oficinas tem interdição total no trecho junto à interseção com a Rua José dos Reis, onde o tráfego está sendo desviado pelo retorno, localizado embaixo do viaduto da Abolição.

Bangu 26 de abril - Para evento cultural, haverá interdição, das 19h às 22h, ao tráfego de veículos da Rua Santa Cecília, no trecho entre a Rua Belo Horizonte e a Rua Agrícola.

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Riocentro e São Conrado De 22 de abril até 31 de agosto – Para obras do Metrô Rio, haverá mudança de circulação viária, das 22h do dia 22 de abril às 20h do dia 31 de agosto, da Avenida Armando Lombardi, pista sentido Recreio dos Bandeirantes, reduzindo de cinco faixas de rolamento para quatro faixas de rolamento. As quatro faixas de rolamento irão passar por dentro da obra do metrô, no trecho entre o Nº. 400 (Unimed) e Nº. 03 (Drogasmil). Até 13 de maio – Para içamento de equipamento, haverá interdição, das 23h às 5h, da faixa do lado ímpar da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, lote 1 e 2 do PAL 47.620, esquina com Rua Henriete Morineau. Interdição da Rua Piolim, em toda a extensão. Só terão acesso à área interditada os veículos de moradores e as viaturas emergenciais. O desvio será feito pela faixa não interditada. Até 15 de maio – Para içamento, haverá interdição, das 23h às 5h dos dias seguintes, ao tráfego de veículos na Avenida Ayrton Senna, canteiro central, após a ponte da canalização da Cedae, sentido Cebolão. Até 19 de maio – Para obras do Metrô Rio, haverá interdição de uma faixa de rolamento, das 23h às 5h dos dias seguintes, nas seguintes vias: Estrada da Barra da Tijuca, nas proximidades do Nº. 750; Ponte Nova Sobre o Canal da Barra da Tijuca, em toda a extensão; Ponte Velha Sobre o Canal da Barra da Tijuca, em toda a extensão; Estrada da Barra da Tijuca, entre os nºs. 750 e 1.100; Avenida Armando Lombardi, entre a Ponte Velha Sobre o Canal da Barra da Tijuca e a Ponte Nova Sobre o Canal da Barra da Tijuca. Até 19 de maio – Para obras de ampliação do abastecimento de água, haverá interdição da faixa do lado par, da pista lateral da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, das 10h às 16h e das 22h às 5h do dia seguinte, entre a Avenida Ayrton Senna e a Estrada do Canal Arroio Pavuna. Até 30 de maio – Para obras do BRT Transcarioca, haverá interdição, das 5h do dia 1º de abril às 20h do dia 30 de maio, de duas faixas próximas ao canteiro central, da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, pista central, sentido Avenida Ayrton Senna, no trecho compreendido entre a Avenida Canal do Arroio Pavuna e o retorno sentido Avenida Ayrton Senna. O desvio dos veículos ocorrerá pela faixa não interditada. Até 30 de maio - Para obras do BRT Transcarioca, haverá interdição ao tráfego de veículos, a partir das 5h do dia 01 de abril às 20h do dia 30 de maio, de duas faixas próximas ao canteiro central, da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, pista central, sentido Avenida Ayrton Senna, no trecho compreendido entre a Avenida Canal do Arroio Pavuna e o retorno sentido Avenida Ayrton Senna. O desvio dos veículos ocorrerá pela faixa não interditada. Até 31 de maio – Para serviços de reabilitação ambiental, haverá interdição, das 9h do dia 19 de março até às 19h do dia 31 de maio, ao tráfego de veículos na área marginal à Avenida Ministro Ivan Lins, próximo do cruzamento com a Rua Sargento João de Faria e Rua do Canal. A entrada de ônibus para o miniterminal sob a Ponte de Joatinga será mantida. Até 10 de junho – Para obras, das 10h às 16h e das 22h às 5h dos dias seguintes, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida das Américas, da seguinte forma:


– Pista do lado par, na faixa de rolamento junto às edificações, da Estrada do Pontal até o nº 19.200; – Uma faixa para a travessia da Avenida das Américas, no cruzamento com a Estrada do Pontal, entre a “ilha“ central e o passeio da faixa, no sentido Recreio dos Bandeirantes. Até 19 de junho – Para obras, haverá interdição nas seguintes vias, das 10h às 16h e das 22h às 5h dos dias seguintes: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, faixa de rolamento do lado par, pista lateral, sentido Avenida Salvador Allende, no trecho entre a Avenida Ayrton Senna e a Estrada do Canal Arroio Pavuna; Avenida Embaixador Abelardo Bueno, faixa de rolamento do lado ímpar, lado direito da pista lateral, sentido Avenida Ayrton Senna, no trecho entre o nº 971 e o lado oposto à Estrada do Canal Arroio Pavuna; Interdição de uma faixa de rolamento, alternadamente, para a travessia da Avenida Embaixador Abelardo Bueno, próximo à Estrada do Canal Arroio Pavuna, no trecho entre a faixa de rolamento do lado par, a pista lateral sentido Avenida Salvador Allende e a faixa de rolamento do lado ímpar da pista lateral sentido Avenida Ayrton Senna, somente aos sábados, domingos e feriados. Até 24 de junho – Para obras, haverá interdição, das 9h às 16h e das 22h às 5h do dia seguinte, da faixa do lado ímpar, junto ao canteiro central da Avenida Guilherme de Almeida, pista no trecho entre a Avenida Alfredo Balthazar da Silveira e Avenida Genaro de Carvalho. Em caso de retenções na via, as obras deverão ser executadas somente das 22h ás 05h do dia seguinte. 28 de junho – Para obra da Transcarioca, haverá interdição, das 10h às 16h e das 22h às 5h dos dias seguintes, ao tráfego de veículos, da faixa de rolamento junto ao canteiro central, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em ambos os sentidos, no trecho entre a Avenida do Canal Arroio Pavuna e a Estrada Coronel Pedro Correia. Até 30 de junho – Para obras do BRT Transcarioca, haverá interdição, até às 22h do dia 30 de junho, nas seguintes vias: Interdição da pista central, faixa junto ao canteiro central, em ambos os sentidos, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Ponte Santos Dumont; Interdição de uma faixa, alternadamente, da Avenida Ayrton Senna, em ambos os sentidos, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Ponte Santos Dumont Os veículos procederão o desvio pela faixa não interditada. Até 4 de julho – Para obras, haverá interdição, das 10h às 16h, nas seguintes vias: uma faixa, alternadamente, da Avenida das Américas (travessia de pista), na altura do n° 459 (Próximo à Estrada do Pontal); uma faixa, lado ímpar, da Avenida das Américas, no trecho compreendido entre a esquina com a Estrada do Pontal até a esquina com a Estrada dos Bandeirantes; uma faixa, alternadamente, da Estrada dos Bandeirantes (sentido Pontal – Vargem Grande), no trecho compreendido entre a esquina com a Avenida das Américas até a altura do n° 3.000; uma faixa, alternadamente, da Estrada dos Bandeirantes (travessia de pista), no trecho compreendido entre as proximidades do n° 3.000 até a altura do n° 29.501; uma faixa, alternadamente, da Estrada dos Bandeirantes (sentido Vargem Grande – Pontal), no trecho compreendido entre as proximidades do n° 29.501 até o n° 28.364. Em caso de retenções na via, as obras deverão ser executadas somente das 22h às 5h, dos dias subsequentes. Até 18 de julho – Para realização de obras, das 7h às 20h haverá interdição ao tráfego de veículos, da Avenida Via Parque, entre a Avenida Jornalista Tim Lopes e Avenida Luís Carlos Prestes. Das 7h do dia 30 de agosto de 2012 às 20h do dia 18 de julho de 2013. Até 11 de setembro – Para execução de obras, haverá interdição, das 10h às 16h, nas seguintes vias: faixa do lado direito, da Avenida Salvador Allende, sentido Recreio dos Bandeirantes, no trecho compreendido entre a rotatória com a Avenida Embaixador Abelardo Bueno e a Avenida Olof Palme. Faixa do lado direito, da Avenida Salvador Allende, sentido Recreio dos Bandeirantes, travessia de pista da Avenida Olof Palme, no trecho compreendido entre a esquina com o Riocentro até o canteiro central da Avenida Olof Palme. Uma faixa, alternadamente, da Avenida Salvador Allende, no trecho compreendido entre a Estrada dos Bandeirantes e a rotatória da Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Só terão acesso à área interditada os veículos de moradores e as viaturas emergenciais. Os veículos farão o desvio pela faixa não interditada. Os veículos procedentes da Estrada dos Bandeirantes serão desviados para a Rua Cel. Pedro Corrêa. Em caso de retenções na via, as obras deverão ser executadas somente das 22h às 5h, dos dias subsequentes.

Cachambi 22 e 23 de abril – Para evento religioso, haverá interdição na Rua Cristóvão Colombo, entre as ruas Oito de Setembro e Miguel Ângelo. Dia 22 de abril, das 17h às 24h; e 23 de abril, das 4h às 24h.

Campo Grande 23 de abril - Para evento, haverá interdição, das 16h às 4h dos dias seguintes, ao tráfego de veículos na Rua Casa Nova, no trecho entre a Rua Soldado Mauricio Rodrigues e a Rua Alba Valdez.


Centro, Gamboa, Cidade Nova, Santo Cristo e Santa Teresa 22 e 23 de abril - Para evento religioso, haverá interdição, das 7h às 22h e no dia 23 de abril, das 3h às 22h, ao tráfego de veículos, das vias, na seguinte forma: – Av. Presidente Vargas, pista lateral sentido Zona Sul, ao longo do Campo de Santana até a interseção com a Av. Tomé de Souza; – Praça da República, pista da esquerda, no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires; – Praça da República, pista da direita, no trecho entre a Av. Presidente Vargas e a Rua da Constituição. 22, 24 e 25 de abril – Para obras, haverá interdição, das 23h às 5h do dia seguinte, nas seguintes vias: Rua General Luiz Mendes de Moraes, em toda a extensão; Rua Comandante Garcia Pires, no trecho entre a Av. Francisco Bicalho e a Rua General Luiz Mendes de Moraes; Praça Marechal Hermes, no trecho entre a Rua General Luiz Mendes de Moraes e a Via D1. Inversão do sentido de circulação da Via D1, em toda a extensão, passando a funcionar no sentido da Rua Santo Cristo para Av. Francisco Bicalho. 23 e 24 de abril – Haverá interdição ao tráfego de veículos na Rua Equador entre a Rua Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça e na Via Trilho, entre a Rua Professor Pereira Reis e a Rua Cordeiro da Graça, nos seguintes horários: até às 14h do dia 20 de abril e das 14h do dia 23 de abril até às 14h do dia 24 de abril. Até 30 de junho – Para obras, haverá interdição da Rua Visconde de Itaboraí entre a Rua do Rosário e a edificação do Centro Cultural Banco do Brasil, em horários ininterruptos. Desde 23 de fevereiro – Para realização de obras, haverá interdição ao trânsito de veículos na Rua Carmo Neto entre a Av. Presidente Vargas e Rua Afonso Cavalcanti. A Rua Projetada B será aberta à circulação viária. Das 8h do dia 23 de fevereiro até o encerramento das obras, ininterruptamente.

Colônia Juliano Moreira Até 25 de setembro – Para realização de exames práticos do DETRAN-RJ, sempre das 7h às 22h, está prevista a interdição de uma faixa das seguintes vias, da seguinte forma: – Avenida Sampaio Correia, entre o nº 26 e a Estrada Velha da Colônia, no sentido da primeira para a segunda. – Estrada Velha da Colônia, entre a Avenida Sampaio Correia e Praça Caminho da Cachoeira, no sentido da primeira para a segunda. – Praça Caminho da Cachoeira, todo o seu entorno.

Copacabana e Ipanema 22 e 23 de abril – Para serviço de reparo, haverá interdição de uma faixa de trânsito da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em frente à edificação de número 291, a fim de viabilizar a realização do serviços, nos seguintes horários: dia 22, das 10h às 16h, e dia 23, das 8h às 17h. Até 30 de abril – Para carga e descarga, haverá interdição, das 23h às 5h dos dias seguintes, de uma faixa de trânsito na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, junto ao lado direito da mão de direção, no trecho entre as edificações de nº 777 e nº 749, durante a realização do serviço. Até 6 de maio - Para realização de obras da linha 4 do Metrô, das 8h às 18h, haverá interdição ao tráfego de veículos, de forma intermitente, no tempo máximo de dois minutos, e intervalos de, no mínimo 20 minutos entre cada interrupção, nos seguintes cruzamentos: - Rua Djalma Ulrich com a Rua Barata Ribeiro, nos fluxos provenientes de ambas as vias; - Rua Barata Ribeiro com a Rua Miguel Lemos, no giro da Rua Miguel Lemos para a Rua Barata Ribeiro; - Rua Gastão Baiana com a Rua Barata Ribeiro, nos fluxos provenientes de ambas as vias. Até 14 de junho – Para obra, haverá interdição, das 23h às 5h, de uma faixa de rolamento por vez, de forma alternada, na Avenida Atlântica, em ambos os sentidos. Até 12 de julho - Para realização de obras da Linha 4 do Metrô, haverá interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: - Avenida Vieira Souto, pista das edificações, entre a Rua Joaquim Nabuco e a edificação de nº 50, uma faixa à esquerda do tráfego; - Avenida Vieira Souto, pista junto à orla da praia, entre a Rua Joaquim Nabuco e a edificação de nº 50, uma faixa à esquerda do tráfego;


- Rua Francisco Otaviano, entre a edificação de nº 15 e a Avenida Atlântica - uma faixa à direita e uma faixa à esquerda do tráfego, de forma alternada; - Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Otaviano e a edificação de nº 4240, uma faixa à direita e uma faixa à esquerda do tráfego, de forma alternada. A partir do dia 11 de março ao dia 12 de julho, de segunda a quinta-feira, exceto feriados, das 11h às 15h, e das 22h às 5h do dia seguinte. Até 1º de janeiro de 2015 – Para obras do Metrô Rio, haverá interdição ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento, à direita da direção do tráfego, no Túnel Major Vaz.

Cordovil 22 e 23 de abril – Para evento religioso, haverá interdição, das 18h à 23h, ao tráfego de veículos na Rua Oliveira Melo, no trecho entre a Rua Pedro Rufino e a Rua Antônio João.

Cosmos Até 27 de setembro - Para serviços de reparo de pavimentação, haverá interdição ao tráfego de veículos, em meia pista de rolamento, em trechos de até 50 (cinqüenta) metros, na Estrada de Paciência, no trecho entre a Praça Jaraguari e o Viaduto de Paciência, sentido da primeira para a segunda.

Engenho de Dentro Desde 22 de fevereiro há implantação de regime de mão única de direção na Rua Ramiro Magalhães, no trecho compreendido entre a Rua Adolfo Bergamini e a Rua Monsenhor Jerônimo, no sentido da primeira para a segunda. 21 de julho e 17 de novembro – Para evento, haverá interdição parcial, das 14h às 22h, parcial ao tráfego de veículos, em meia pista de rolamento, na Rua Dr. Leal, no trecho compreendido entre a Rua Ana Leonídia e a Rua Ramiro Magalhães.

Glória, Flamengo, Botafogo e Humaitá Até 20 de junho - Para serviços de drenagem da Estrada dos Bandeirantes, haverá interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias: De 21 de fevereiro ao dia 21 de abril, das 22h às 5h dos dias seguintes: – Na interseção da Estrada dos Bandeirantes com a Rua André Rocha, nº 544, em frente ao Posto de Gasolina, sentido Taquara, lado esquerdo. De 21 de fevereiro ao dia 21 de maio, das 22h às 5h dos dias seguintes: – Na interseção da Estrada dos Bandeirantes com a Rua Antonio José de Sousa Junior, nº 505, em frente ao Habib’s, sentido Taquara, lado esquerdo. De 21 de fevereiro ao dia 20 de junho, 22h às 5h dos dias seguintes. – Estrada dos Bandeirantes – Ramais de ligação, no trecho entre o nº 3.997 (em frente ao World Tires) ao nº 88 (em frente ao McDonald’s), em ambos os sentidos. Até 9 de julho – Para realização de obras, haverá interdição total da Estrada do Soca, entre a Estrada do Engenho Velho e a Estrada do Rio Grande, mantendo livre os cruzamentos com a Estrada Meringuava e a Avenida dos Mananciais, sem restrição de horário.

Guaratiba e Pedra de Guaratiba 22 e 23 de abril – Para evento religioso, haverá interdição, das 19h às 3h, da Rua Vila Nelita, no trecho entre a Estrada do Catruz e a Estrada da Matriz; Retorno da Estrada da Matriz, e/f à Travessa Mota Ferreira. Até 21 de maio – Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos, na Avenida Dom João VI (antiga Avenida das Américas trecho Guaratiba), entre a Estrada da Matriz e Estrada do Magarça, da seguinte forma: Na pista sentido Santa Cruz, do dia 22 de abril ao dia 21 de maio.


Jacarepaguá Até 20 de junho – Para obras de drenagem, haverá interdição parcial ao tráfego na Estrada do Capenha, entre a Estrada do Pau Ferro e a Rua Comendador Sirqueira. Implantação do sentido único de direção na Estrada do Capenha, entre a Estrada do Pau Ferro e a Rua Comendador Sirqueira, no sentido da primeira pra segunda. Implantação de mão dupla de direção na Rua Comendador Sirqueira, o entre a Estrada do Capenha e a Estrada do Pau Ferro.

Jardim América 22 e 23 de abril – Para evento religioso, haverá interdição, das 18h às 23h, ao tráfego de veículos na Rua George Bizet, no trecho entre a Rua Franz Liszt e a Rua Robert Schumann. DESVIO: Os veículos procedentes da Rua George Bizet, com destino a Rua Marechal Antônio Sousa deverão seguir pelas ruas: George Bizet, Franz Liszt, Debussy, Robert Schumann, George Bizet e Marechal Antônio Sousa.

Laranjeiras 22 até 27 de abril – Para poda de árvores, haverá interdição, das 9h às 18h, da pista de rolamento na Rua Professor Ortiz Monteiro.

Leblon 22, 23 e 27 de abril e 4 de maio – Para carga e descarga de equipamentos, haverá interdição, das 7h às 16h, de meia pista de rolamento, das vias, na seguinte forma: Rua Humberto de Campos, à direita do sentido de circulação da via, no trecho entre a Rua Carlos Góis e a Rua Almirante Guilhem; Rua Almirante Guilhem, à direita do sentido de circulação da via, no trecho entre a Rua Humberto de Campos e Avenida Ataulfo de Paiva. 22 e 23 de abril – Para obra no Metrô, haverá interdição, até às 23h do dia 23 de abril, na pista junto ao Jardim de Alah, trecho compreendido entre as Ruas Antônio Maria Teixeira e Padre Bruno Trombeta, para execução de serviços que envolvem a construção do Metrô Linha 4 Sul. Até 28 de abril - Para implantação de sinalização, haverá interdição, de 0h às 5h, ao tráfego de veículos, de uma faixa de rolamento por vez, na Avenida Afrânio de Melo Franco, em toda a extensão.

Paciência Até 22 de maio - Para obras de pavimentação, haverá interdição, das 7h às 19h, ao tráfego de veículos, na Estrada de Paciência, da seguinte forma: – No trecho compreendido entre a Praça Jaraguai e a Rua Cosmos, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência, do dia 14 de abril ao dia 24 de abril; – No trecho compreendido entre a Rua Cosmos e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência, do dia 25 de abril ao dia 5 de maio; No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Soldado João Maria Marques, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência, do dia 5 de maio ao dia 10 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Soldado João Maria Marques e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai, do dia 11 de maio ao dia 16 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Cosmos, sentido Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai, do dia 17 de maio ao dia 22 de maio. Será implatado regime de mão dupla de direção, em mão inglesa, da seguinte forma: - No trecho compreendido entre a Praça Jaraguai e a Rua Cosmos, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai, do dia 14 de abril ao dia 24 de abril; – No trecho compreendido entre a Rua Cosmos e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai para o, do dia 25 de abril ao dia 5 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Soldado João Maria Marques, sentido do Viaduto de Paciência para a Praça Jaraguai , do dia 5 de maio ao dia 10 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Soldado João Maria Marques e a Rua Armando Carneiro Monteiro, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência , do dia 11 de maio ao dia 16 de maio; - No trecho compreendido entre a Rua Armando Carneiro Monteiro e a Rua Cosmos, sentido da Praça Jaraguai para o Viaduto de Paciência , do dia 17 de maio ao dia 22 de maio.

Penha Até 26 de abril – Haverá implantação do regime de mão única de direção na Rua Leonídia, entre a Rua Uranos e a Rua Vassalo Caruso, no sentido da primeira para a segunda. Será implantada sinalização gráfica necessária.


Praça Seca Até 5 de julho – Para execução do binário, haverá interdição, das 7h do dia 7 de abril até 7h do dia 5 de julho, de uma pista de rolamento, no sentido Campinho, da Rua Cândido Benício, no trecho entre a Rua Baronesa e a Rua Capitão Menezes. No sentido Campinho o desvio é realizado para a Rua Baronesa, Rua Pedro Teles e Rua Capitão Menezes.

Quintino 22, 23 e 24 de abril – Para evento religioso, haverá interdição das seguintes vias: 1ª Interdição (das 15h do dia 22 até às 5h do dia 24): - Rua Clarimundo de Melo - Da Rua Bernardo Guimarães até a Rua Assis Carneiro. - Rua da República – Da Rua Clarimundo de Melo até a Praça Quintino Bocaiúva. - Praça Quintino Bocaiúva – Todo o seu entorno, exceto o da Rua Nerval de Gouveia. DESVIOS: Os veículos procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino a Rua Amaro Cavalcante, terão como opção de desvio: Rua Clarimundo de Melo, Rua Bernardo Guimarães, Rua Nerval de Gouvêa, Rua Elias da Silva, Rua Assis Carneiro, Rua Clarimundo de Melo e Rua Amaro Cavalcante. Os veículos procedentes da Rua Clarimundo de Melo, com destino a Rua Ângelo Dantas, terão como opção de desvio: Rua Clarimundo de Melo, Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Rua Ângelo Dantas. 2ª Interdição ( dia 23, das 14h até às 19h): - Rua Clarimundo de Melo - Da Rua Bernardo Guimarães até a Rua Padre Telêmaco; - Rua Padre Telêmaco – Da Rua Clarimundo de Melo até a Avenida Ernani Cardoso; - Rua Elias da Silva – Da Rua Nerval de Gouvea até o Viaduto Compositor Wilson Batista; - Rua Nerval de Gouvea – Da Rua Bernardo Guimarães até a Rua Elias da Silva DESVIO: Os veículos procedentes da Avenida Ernani Cardoso com destino a Rua Amaro Cavalcante, terão como opção de desvio: Avenida Ernani Cardoso, Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura), Avenida Dom Hélder Câmara, Rua da Pedreira, Rua Goiás, Rua Euzébio de Matos, Praça dos Garis, Rua Manuel Vitorino, Praça Sargento Eudóxio Passos, Rua Clarimundo de Melo e Rua Amaro Cavalcante. Os veículos procedentes da Rua Clarimundo de Melo com destino a Rua Ângelo Dantas, terão como opção de desvio: Rua Clarimundo de Melo, Rua Assis Carneiro, Rua Elias da Silva, Viaduto Compositor Wilson Batista, Rua Goiás, Rua Cupertino, Avenida Dom Hélder Câmara, Viaduto Washington Luís (Viaduto de Cascadura), Rua Ângelo Dantas. Utilização de via ( dia 23, das 16h às 19h) TRECHOS: - Rua Clarimundo de Melo – Da Igreja de São Jorge até a Rua da República, será utilizada toda a pista, no sentido da 1ª para a 2ª. - Rua da República – Da Rua Clarimundo de Melo até a Praça Quintino Bocaiúva, será utilizada toda a pista, no sentido da 1ª para a 2ª. - Praça Quintino Bocaiúva – Da Rua da República até a Rua Nerval de Gouvea, será utilizada toda a pista, no sentido da 1ª para a 2ª. - Rua Nerval de Gouveia – Da Praça Quintino Bocaiúva até a Rua Garcia Pires, será utilizada toda a pista, no sentido da 1ª para a 2ª. - Rua Garcia Pires – Da Rua Nerval de Gouveia até a Rua Clarimundo de Melo, será utilizada toda a pista, no sentido da 1ª para a 2ª. - Rua Clarimundo de Melo – Da Rua Garcia Pires até a Igreja de São Jorge, será utilizada toda a pista, no sentido da 1ª para a 2ª. Alteração na circulação viária (dia 23, das 14h até às 19h): TRECHOS: - Rua João Barbalho - Da Rua Clarimundo de Melo até o Viaduto Compositor Wilson Batista, funcionará em regime único de direção, no sentido da 1ª para a 2ª. - Viaduto Compositor Wilson Batista – Da Rua Elias da Silva até a Rua Goiás, funcionará em regime único de direção, no sentido da 1ª para a 2ª.

Realengo 22 de abril – Para evento religioso, haverá interdição, das 19h às 18h do dia seguinte, ao tráfego de veículos na Rua Ribamar, no trecho entre a Rua Arrozal e a Rua Leverger. Até 5 de junho – Para obras, haverá interdição, das 6h do dia 6 de março à 0h do dia 5 de junho, da faixa esquerda de rolamento, no sentido do tráfego, na Rua Bernardo de Vasconcelos, entre a Rua do Imperador e a Rua Lomas Valentinas.


Santa Cruz 22 e 23 de abril – Para evento religioso, haverá interdição ao tráfego de veículos, nas seguintes vias e horários: dias 19 e 21 de abril de 2013, das 20h à 1h do dia seguinte; 20 e 22 de abril de 2013, das 20h às 4h do dia seguinte; 14 de abril de 2013, das 18h às 7h do dia seguinte; 23 de abril de 2013, das 8h às 7h do dia seguinte. - Rua Ferreira Nobre, entre a Avenida do Matadouro e Avenida Areia Branca; - Rua Álvaro Alberto, entre a Rua Anchieta e Avenida Areia Branca; - Avenida Areia Branca, entre Rua Alvaro Alberto e Travessa Macapá; - Avenida Isabel, entre a Rua Barão de Loreto e Alvaro Alberto; - Rua Vitor Durmas, Estrada Vitor Durmas e Avenida Areia Branca. Até 10 de maio – Para poda de árvores, haverá interdição, das 8h do dia 15 de abril às 19h do dia 10 de maio, na Rua Felipe Cardoso, no trecho entre a Avenida Antares e Rua General Olímpio, pista sentido Santa Cruz. Implantação de mão dupla de direção na Rua Felipe Cardoso, no trecho entre a Rua Engenheiro Gastão Rangel e a Avenida Isabel, pistas sentido Curral Falso, para circulação BRT. Até 10 de maio – Para obras, haverá interdição, das 8h do dia 15 de abril às 19h do dia 10 de maio, na Rua do Império, no trecho entre a Avenida Prado Júnior e a Rua Hermes da Silva, em meia pista, no sistema siga e pare.

São Cristóvão 22, 23 e 24 de abril – Para evento comunitário, haverá interdição, das 21h às 24h, ao tráfego de veículos na Rua General Argolo, no trecho entre a Rua Argentina e a Rua São Januário.

Sepetiba Até 31 de maio – Para obras de reabilitação ambiental, haverá interdição, das 7h às 18h, da Rua Rua de Sepetiba, no trecho entre a Rua Ari Chagas e Rua do Iate. Desvio: Os veículos deverão seguir pela Rua Doutor Ari Chagas, Rua da Floresta e Rua Iate, retornando pelas mesma. Operação: Será necessário efetuar bloqueio viário nos seguintes locais: Rua de Sepetiba x Rua Ari Chagas e na Rua de Sepetiba x Rua Iate.

Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú, Usina e Andaraí 22, 23, 26 e 30 de abril – Para evento musical, haverá interdição, das 21h às 4h, da Rua Silva Teles, no trecho compreendido entre a Rua Maxwell e a Rua Goiânia. Rua Goiânia, no trecho compreendido entre a Rua Agostinho Menezes e a Rua Silva Teles. Rua Agostinho Menezes, no trecho compreendido entre a Rua Barão de Mesquita e a Rua Maxwel. No dia 23 de abril, a interdição será das 13h às 23h. Será implantado o duplo sentido de circulação na Rua Silva Teles, no trecho compreendido entre a Rua Goiânia e a Rua Barão de Mesquita. Aos motoristas que estiverem dirigindo para outras regiões da cidade, é sugerido que evitem passar pelo local do evento, procurando rotas alternativas para seus trajetos. Até 30 de abril – Para serviço de descarga e montagem, haverá interdição, das 11h 17h, de uma faixa de rolamento, junto ao lado direito, na Rua Conde de Bonfim, em frente o nº 577, para a descarga e montagem dos vidros da estrutura do acesso “E”. Até 19 de maio – Para realização de obras do Metrô Rio, está prevista interdição ao tráfego de veículos na Rua Dona Delfina, entre a Rua Conde de Bonfim e a edificação de nº 12. Deverá ser implantado duplo sentido de circulação na Rua Dona Delfina, entre o nº 12 e a Avenida Maracanã. Até 3 de junho – Para realização de obras no entorno do Maracanã, haverá interdição de uma faixa de rolamento, lado direito no sentido da via, nas seguintes vias: – Av. Maracanã, entre a Rua Mata Machado e a Rua Professor Eurico Rabelo, das 7h às 16h; – Av. Maracanã, pista da direita, sentido Tijuca, junto à grade do Ginásio Gilberto Cardoso, entre a Estátua do Belini e a Rua Professor Eurico Rabelo; – Rua Professor Eurico Rabelo, entre a Av. Maracanã e a Av. Professor Manoel de Abreu, das 7h às 16h; – Av. Professor Manoel de Abreu, entre a Rua Professor Eurico Rabelo e a Av. Presidente Castelo Branco, das 10h às 16h; – Av. Presidente Castelo Branco, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a alça de acesso para a Av. Maracanã, das 10h às 16h.


Até 14 de junho – Para obras de recuperação do talude de margem direita do Rio Maracanã, haverá interdição de uma faixa de rolamento, lado esquerdo no sentido via, na Av. Maracanã, entre a ponte em frente ao acesso ao supermercado e a Rua Pinto de Figueiredo.

Vila da Penha e Vicente de Carvalho Até 26 de abril – Para obras da Transcarioca, haverá interdição parcial, das 7h do dia 18 até 19h do dia 26 de abril, na Av. Vicente de Carvalho, em uma faixa de rolamento, de forma alternada, sentido Irajá, entre a Rua Flamínia e a Rua Engenheiro Lafayette Stockler. Até 8 de maio – Para obras da Transcarioca, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida Vicente de Carvalho, no trecho entre a Rua Monsenhor Pizarro e a Av Brás de Pina. Haverá mudança do sentido de mão de direção da via inominada de Monsenhor Pizarro, durante o período de fechamento do trecho citado, que passa a ter o sentido de direção da Avenida Vicente de Carvalho para a Av. Brás de Pina. Até 8 de maio – Para obras, haverá interdição ao tráfego de veículos na Avenida Vicente de Carvalho, pista sentido Barra da Tijuca, no trecho entre as ruas Monsenhor Pizarro e Tomaz Lopes. Desvio: Os veículos procedentes do bairro da Penha, deverão seguir pelas vias: Rua Irapuá, Rua Cacequi, Rua Tomaz Lopes e Avenida Vicente de Carvalho. Até 10 de maio – Para obras do BRT Transcarioca, haverá interdição total ao tráfego, das 7h do dia 26 de fevereiro até 19h do dia 10 de maio, na Av. Vicente de Carvalho, duas faixas ao longo, pista sentido Vaz Lobo, entre a Rua Fernandes Leão e a Rua Bezerra de Menezes. Desvio: os veículos procedentes da Avenida Vicente de Carvalho com destino a Penha, deverão seguir pela: Avenida Vicente de Carvalho, Rua Bezerra de Menezes, Rua Alice Freitas, Rua Fernandes Leão e Avenida Vicente de Carvalho. Os veículos procedentes da Penha com destino a Vaz Lobo, pela pista sentido Penha, que estará funcionando com sentido único de circulação, da Penha para Vaz Lobo. Implantação de sentido único de circulação, nas seguintes vias: Avenida Vicente de Carvalho, no trecho entre a Rua Fernandes Leão e a Rua Bezerra de Menezes, no sentido da 1ª para a 2ª. Rua Bezerra de Menezes, entre a Avenida Vicente de Carvalho e a Rua Alice Freitas, no sentido da 1ª para a 2ª. Rua Alice Freitas, no trecho compreendido entre a Rua Bezerra de Menezes e a Rua Fernandes Leão, no sentido da 1ª para a 2ª. Rua Fernandes Leão, entre a Rua Alice Freitas e a Avenida Vicente de Carvalho, no sentido da 1ª para a 2ª. Até 31 de maio – Para serviços de drenagem da obra do BRT Transcarioca, haverá interdição total, das 7h do dia 10 de março às 19h do dia 31 de maio, nas seguintes vias: Avenida Vicente de Carvalho, duas faixas ao longo, na pista de sentido Vaz Lobo, no trecho compreendido entre a Rua Marco Polo e a Praça Aquidauana; Praça Aquidauana, duas faixas ao longo, na pista de sentido Madureira. Desvio: os veículos procedentes da Avenida Vicente de Carvalho com destino a Vaz Lobo, deverão seguir pela: Avenida Vicente de Carvalho, Rua Marco Polo, Rua Volta, Avenida Meriti, Praça Aquidauana e Avenida Vicente de Carvalho. Implantação de sentido único de circulação na Rua Marco Polo, no trecho compreendido entre a Rua Professora Paula Aquiles e a Rua Volta, no sentido da primeira para a segunda.

Boletim das 11h  

Veja informações sobre as principais intervenções de rua para a realização de obras na cidade em nosso site.