18
Informática aplicada à gestão da educação
mas que existe como preocupação real. Ele origina um questionamento: para que sociedade estou formando os meus alunos? Essa preocupação decorre da evolução tecnológica que modifica atitudes e comportamentos em um ritmo acelerado. No conjunto dos docentes, é possível identificar dois diferentes tipos. Na primeira categoria é colocado o que Demo (1999) considera como o docente “auleiro”: um profissional preocupado apenas em ministrar algumas aulas para completar o seu orçamento quebrado. Ele é o docente que apenas reproduz conhecimentos acabados. Sua preocupação em acompanhar a evolução do aluno é mínima e até inexistente. Eles copiam textos e artigos de outros professores, sem dar o devido crédito às fontes de consulta. Felizmente, há uma segunda categoria de docentes, totalmente diferenciada. São aqueles profissionais considerados por Alves (1995) como velhas árvores, que habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos. Estes não se furtam a enfrentar uma série de desafios, que são impostos para que os docentes mudem a sua ação e prática. Para esse grupo de abnegados docentes, diversos pesquisadores, citados durante o desenvolvimento do texto, lançam olhares para o contexto da sociedade atual. A principal conclusão é que, na sociedade atual, muitos docentes não têm o conhecimento necessário das modernas tecnologias que permeiam o campo educacional. Esta é uma falha que impede uma ação e prática profissional eficaz e, ainda, provoca algumas distorções no processo de ensino e aprendizagem.
P
ARA SABER MAIS: Anote os seguintes destaques que podem ser utilizados como argumentos de pesquisa ou montagem de pequenos artigos de opinião: • Procure mais informações sobre o profissional do conhecimento na obra de Peter Drucker. • Estude a colocação de Alves sobre os professores como velhas árvores; ela é importante para que se conheça o verdadeiro papel dos professores na atualidade. • Procure responder ao questionamento: qual é a tecnologia necessária para o professor na atualidade?
5. O perfil desejado Para o grupo de professores preocupado com a relação com seus alunos interessa analisar as colocações de alguns de nossos renomados educadores. É possível iniciar a análise de um perfil diferenciado para um “novo docente”, aliando-se às recomendações do relatório para a educação do século XXI, segundo um projeto montado por um grupo de educadores para a Unesco.