10 minute read

Explicando: Comic Hunters

Já pensou em ser o maior colecionador de quadrinhos da Marvel? É o que você será em Comic Hunters, jogo de Robert Coelho, com ilustrações de Diego Sá e claro, as capas de quadrinhos originais.

Em Comic Hunter, os jogadores terão 3 períodos de captar quadrinhos e organizar sua coleção para pontuar no fi nal do jogo por quantidade, variedade e destaques. A cada período, os jogadores vão ter 3 momentos para adquirir cartas que podem entrar em sua coleção ou servir como pagamento para baixar cartas na coleção.

Advertisement

O tabuleiro central de Comic Hunters

Preparação

No início do jogo, os jogadores escolhem suas cores e pegam seus marcadores, colocando ao lado dos destaques e 1 no número 15 da trilha de valor de acervo. São retiradas cartas de acordo com a quantidade de jogadores (em 2 ou 3 saem os heróis Capitão América e Homem-Aranha) e criado o baralho da convenção que é formado por 8 cartas de cada um dos decks (1, 2 e 3). O marcador de jogador inicial é dado para quem comprou um quadrinho pela última vez, sendo que ele vai usar ele somente na primeira fase de Sebo.

Os números dos decks, mostram o quanto as cartas dali são valiosas, sendo que o número representa o seu valor. Isso também mostra o quanto os quadrinhos ali são raros. Os de número 1 são da era contemporânea, dos anos 2000 até hoje. Os do deck número 2 são da era moderna, entre os anos 80 e 90. Os do deck 3 são da era clássica, contemplando os quadrinhos antes dos anos 80.

O heróis são sorteados de acordo com a seguinte ordem: 1 símbolo de herói na primeira linha, 3 símbolos na segunda linha e os 4 restantes na última linha. Isso mostra quanto cada coleção de cada herói valerá, contando a partir de 3 cartas do mesmo herói.

Também são sorteados os destaques e colocados nas trilhas na parte inferior do tabuleiro. Para as primeiras partidas é recomendado jogar com os destaques Número 1 na primeira trilha, Primeira Aparição na

segunda trilha e sortear mais um entre os restantes. Estes são: Novo Visual, Edição Especial e Confronto Memoráveis.

As rodadas

Cada partida de Comic Hunters é dividida em 3 rodadas, sendo que elas possuem 2 fases: > Garimpar Tesouros: você tem 3 oportunidades de adquirir HQs de diversas épocas.

> Organizar as Coleções: forma organiza e amplia a sua coleção de HQs dos heróis e marca os Destaques conquistados.

Tudo isso acontece seguindo o marcador de itinerário que irá mostrar cada momento e mecânica a ser utilizada entre as possíveis.

Garimpar Tesouros

Existem 4 formas de garimpar tesouros que serão revezadas em cada uma das 3 rodadas, sendo que somente a Convenção é comum a todas as fases. Ao fi nal de cada fase, o primeiro jogador escolherá quem será o primeiro jogador na próxima fase, exceto na Loja, em que todos os jogadores jogam simultaneamente. Vamos ver como funciona cada uma das mecânicas.

Loja

A Loja é um draft de cartas, em que cada jogador compra 4 cartas do deck 1 e escolhe uma e depois passa as restantes para o jogador à esquerda (na 1ª rodada) ou à direita (na 2ª rodada). Isso acontece até que cada jogador tenha 4 cartas selecionadas.

Na loja você fará um draft

Sebo

O deck número 2 é utilizado e tem uma mecânica parecida com a do jogo Coloretto. Abrem-se fi leiras com uma carta cada, na quantidade de jogadores. Depois, os jogadores, começando pelo que tiver o marcador de primeiro jogador, poderão em sua vez fazer uma das duas opções: abrir uma carta e colocar em uma fi leira, ou pegar todas as cartas de uma fi leira. Cada fi leira pode ter o máximo de 4 cartas, caso não tenha mais lugar para colocar, o jogador é obrigado a pegar todas as cartas de uma fi leira.

No sebo, os jogadores aumentam a fi la ou recolhem uma delas

Site de Leilão

É aqui que conseguiremos as cartas mais raras de nível 3. Para isso, são abertos lotes sendo que o primeiro precisa ter 5 cartas e o último 3. Entre eles pode haver lotes de 4 cartas, para completar a quantidade de jogadores. Em 4 jogadores, por exemplo, existirão 2 lotes de 4 quartas. Em 2, nenhum.

O custo de cada lance será pago na trilha de acervo em que cada jogador começa com 15. O custo pago do lance vencido será descontado daquela trilha. Os pontos que sobrarem no fi nal do jogo, são convertidos em pontos.

Quem estiver em posse do marcador de primeiro jogador, dá um lance em um dos lotes. Em seguida cada jogador pode aumentar o lance ou passar. Quem passar, não participa do leilão do lote atual. Isso acontece até que somente um jogador tenha dado um lance e os outros passado. Ele pega aquele lote para sua mão e não participa mais da fase de leilão.

Em seguida, seguindo pela ordem de turno, o jogador que ainda estiver no leilão, escolhe um lote e dá o seu lance. O leilão acontece da mesma forma que no primeiro e isso acontece até que sobre somente um lote. O jogador que não venceu nenhum leilão fi ca com o lote restante, pagando 1 por cada carta que comprar.

No leilão você conquistará as cartas mais valiosas.

Convenção

No início do jogo, o baralho de Convenção é formado por cartas dos 3 decks, conforme já falamos no início do texto. Durante as fases de organizar coleção, as cartas que são usadas para pagar as cartas baixadas, também são colocadas nesse deck.

Na fase da Convenção, são abertas as cartas em um grid de 5×5, com o espaço central vazio. Nisso, fi cam 24 cartas abertas na mesa.

O jogador inicial, movimenta 1 carta dentro dos espaços vazios adjacentes. Na sequência, pega todas as cartas de um mesmo herói que estiver em uma linha ou coluna. Isso continua com cada jogador fazendo isso 1 vez em sentido horário. Depois, o último jogador faz novamente sua ação e os outros repetem o mesmo, em sentido anti-horário.

Depois, as cartas que sobram viram o novo monte de convenção que será utilizado na próxima fase.

A convenção é sem dúvida uma das mecânicas mais interessantes

Organizar as Coleções

Após cada convenção, existe a fase de Organizar as Coleções. Cada jogador vai baixar cartas para sua coleção, separando por cartas do mesmo herói. O mínimo de cartas baixadas para iniciar uma coleção são 2 e posteriormente qualquer quantidade de cartas podem ser adicionadas naquela coleção.

O detalhe é que cartas que tem mais de um símbolo de herói, só pode ser utilizada em uma coleção. Posteriormente, durante a fase de organizar as coleções, uma carta que tenha o símbolo de outro herói, pode ir para outra coleção, desde que não deixe o herói em que estava com menos de 2 cartas.

Os custos para baixar as cartas é igual ao número de seu deck e para pagar esse custo, os jogadores precisam descartar outras cartas, que também valem de acordo com o seu deck, sendo 1, 2 ou 3, de acordo com a raridade da carta.

Depois disso, o jogador verifi ca quais destaques cada carta lhe dá. Para ver isso, olhe os símbolos de destaque utilizados no jogo e o que está em cada carta. A carta faz andar na trilha daquele destaque, de acordo com o seu número. A de número 1 vai andar 1 espaço, a de 2, 2 espaços e a de 3 esta mesma quantidade de espaços.

Abaixo as cartas baixadas e acima o pagamento por elas

Final de jogo e pontuação fi nal

O jogo termina após a fase de Organizar as Coleções do terceiro período. Nesse momento são contabilizados os pontos:

Tamanho das coleções: para cada coleção com 3 HQs ou mais de cada carta de herói, marque os pontos de acordo com a quantidade de cartas na coleção, seguindo a tabela de Tamanho das Coleções dos Heróis conforme indicado no tabuleiro.

Variedade de coleções: de acordo com a quantidade de coleções, a partir da terceira coleção, os jogadores recebem pontos, seguindo a tabela do tabuleiro.

Destaques: cada trilha de Destaque dará pontos de acordo com a posição na trilha, de 15 a 3 pontos. Isso pode variar de acordo com o número de jogadores.

Acervo: os pontos não utilizados no acerto durante os leilões, são convertidos em pontos.

O jogador que possuir mais pontos no fi nal, é o vencedor. No caso de empate, o desempate é pela quantidade de destaques.

Bela coleção fi nal em Comic Hunters

This article is from: