1 minute read

Manejo de recursos hídricos em área rural

O manejo dos recursos hídricos em área rural constitui-se em um dos principais componentes do Plano de Ações para a bacia, dada a utilização de extensas áreas destinadas à agropecuária. Essa atividade pode contribuir significativamente para a degradação dos recursos hídricos na bacia do Rio das Velhas, de modo difuso, o que dificulta a quantificação da capacidade de assimilação do curso de água de seus resíduos.

Na bacia do Rio das Velhas, a dinâmica histórica de ocupação e as condições naturais da região são fatores importantes a considerar quando se pretende julgar sobre a adequabilidade de uso das terras. A alta declividade, associada à presença de solos altamente desgastados e com usos inadequados, conduz ao surgimento de processos de erosão bastante intensos.

Advertisement

Onde os solos são manejados de forma incorreta poderá ocorrer degradação de sua estrutura, favorecendo, então, processos como a elevação do escorrimento superficial, a lixiviação de nutrientes e compactação das camadas superficiais. Outro fator gerador de sedimentos em excesso são as estradas vicinais.

This article is from: