Boletim informativo 10 - Janeiro, Fevereiro e Março 2017 - CBH Rio das Velhas

Page 1

INFORMATIVO Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Janeiro, Fevereiro e Março/2017 Ohana Padilha

Ano III - Nº 10

Rodrigo Lemos, coordenador-geral do Subcomitê Ribeirão Arrudas

Reunião do presidente do CBH Rio das Velhas com os coordenadores dos Subcomitês

Coordenadores dos Subcomitês do CBH Rio das Velhas reúnem-se em Belo Horizonte Os coordenadores dos Subcomitês e representantes das Câmaras Técnicas que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se, no dia 2 de dezembro, em Belo Horizonte, com objetivo de planejar as ações integradas para o ano de 2017. O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, fez um balanço das atividades realizadas em 2016, discutiu a atuação dos Subcomitês e ressaltou a importância de uma boa gestão dos coordenadores a fim de garantir o empoderamento das regiões. “Cada um tem o direito e o dever de se posicionar em seu território, construindo sua base e sua equipe. Não conseguimos salvar o território se não tivermos uma visão sistêmica, global e estratégica”, alerta.

Projeto Rede Asas do Carste realiza workshop em Lagoa Santa

Página

02

As restrições legais que às vezes impedem o andamento dos projetos e das ações ambientais também foram levantadas durante o encontro. O coordenador do Subcomitê Ribeirão Arrudas, Rodrigo Lemos, afirmou que ao mesmo tempo em que existem amarras jurídicas para aplicação de recursos, o CBH Rio das Velhas conta com as ações de mobilização social para propor as mudanças necessárias nas leis. Para as estratégias e ações de 2017, foram levantadas questões que são prioritárias para o bom funcionamento da gestão estratégica do Comitê. O coordenador do Subcomitê Ribeirão Onça, Márcio Lima, lembrou que é de suma importância catalogar e identificar as nascentes, que são instrumentos naturais de fortalecimento da gestão da informação ambiental.

II Seminário Alto Rio das Velhas tem como tema Segurança Hídrica

Página

03

Outra ação sugerida por Lima é a ampliação da capacitação das pessoas integrantes dos Subcomitês, incluindo uma assessoria técnica para a formatação de novos e bons projetos “Somente com capacitação, teremos a capacidade política, inclusive de interferir nos processos. O Subcomitê é uma instância de militância, de conhecer as pessoas que podem agir e interferir nos municípios”, reforça. Reuniões conjuntas entre os subcomitês nas regiões, formação e capacitação para os membros dos Subcomitês, criação de planos de manejo para municípios e a educação ambiental também foram necessidades levantadas durante o encontro. A fim de fomentar a mobilização em toda a Bacia, foi sugerida a implantação de projetos integrados entre os Subcomitês fortalecendo a gestão compartilhada e participativa.

Projeto inaugura melhorias na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça

Página

04


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.