2 minute read

2.2.1 Harry Potter e a Pedra Filosofal

Next Article
REFERÊNCIAS7

REFERÊNCIAS7

Observando que esta monografia tem como propósito analisar a narrativa ficcional, tendo como centro o jornalismo presente na obra de J.K. Rowling, então considerou-se necessário se aprofundar nos detalhes e na construção da história e seus personagens. Pensando mais diretamente nos leitores desta monografia, os quais não conhecem a saga de Harry Potter no mundo bruxo, apresenta-se a seguir um resumo dos sete livros do bruxinho para compreensão do enredo, que é mais bem analisado nos capítulos posteriores.

2.2.1 Harry Potter e a Pedra Filosofal

Advertisement

O antigo estudo da alquimia preocupava-se com a produção da Pedra Filosofal, uma substância lendária com poderes fantásticos. A pedra pode transformar qualquer metal em ouro puro. Produz também o Elixir da Vida, que torna quem o bebe imortal (ROWLING, 2000, p.160)..

O primeiro livro da saga, lançado em 1997, se passa no ano de 1991 e apresenta Harry Potter ainda um menino que mora com seus horrendos tios trouxas16 . Seus tios, Válter e Petúnia Dursley, viviam tranquilamente na Rua dos Alfeneiros nº 4, na cidade de Little Whinging, Inglaterra, junto com seu filho Duda. Eles se orgulhavam por serem pessoas comuns e odiavam tudo que era ligado à magia. Harry cresce sem saber nada sobre seu passado e acreditava que era um ser humano comum. Ele era desprezado por seus tios, que insistiam em maltratá-lo por conta de sua natureza bruxa. Porém, perto do seu aniversário de 11 anos tudo mudou. Inúmeras corujas começam a aparecer trazendo com elas sua carta de aceitação na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os Dursley fazem de tudo para impedir que Harry abra as cartas e vá para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas é inevitável. O garoto, no fim, é salvo de seus tios por Hagrid e segue para Hogwarts. Hogwarts é um castelo antigo e esplêndido no Reino Unido. Foi fundado há mais de mil anos pelos quatro maiores bruxos da época: Salazar Slytherin, Godric Gryffindor, Helga Hufflepuff e Rowena Ravenclaw. Cada fundador criou uma Casa que foi batizada em homenagem a eles, e que selecionava alunos de acordo com características que cada um admirava em um bruxo. A Sonserina é o lar dos alunos astutos e ambiciosos, seu animal símbolo é a cobra e suas cores são verde e prata. Os corajosos e fiéis têm a Grifinória como morada; o leão é seu animal símbolo e suas cores são o vermelho e o dourado. Na Lufa-Lufa

16 Termo utilizado pelos bruxos para nomear os seres humanos incapazes de fazer magia.

22

This article is from: