Page 1

VII GINCANA VICENTINA- REGIONAL FORTALEZA

Fortaleza, 04 de setembro de 2013

Olá amados! Conforme informamos anteriormente, segue o estudo resumido com perguntas e respostas para a Gincana Vicentina. Enumeramos desta forma para facilitar o estudo e resumir um pouco, mas fiquem a vontade para colher mais informações e adaptar o estudo conforme o grupo. Lembramos que estas perguntas são apenas guias para estudo e que não serão perguntadas da mesma forma durante os jogos da Gincana e nem todas elas farão parte da sequência de perguntas. Além destas perguntas, mesclaremos nos jogos também, perguntas e provas sobre a Bíblia Sagrada, já que estamos no mês dela. Informamos também que na Gincana a separação das equipes não será por grupos locais e sim por componentes presentes, portanto, incentive no seu grupo todo tipo de estudo, principalmente, o individual para que estejam aptos a qualquer divisão. Organizem-se, bom estudo e até o dia 22 de setembro!

PERGUNTAS PARA FORMAÇÃO DO ESTUDO - SÃO VICENTE DE PAULO

1º Onde e quando nasceu Vicente de Paulo? Nasceu no dia 24 de abril de 1581 na cidade de POUY, na região das Landes que fica ao Sul da França.

2º Quem era seus pais e quantos irmãos tinha? Seus pais chamavam-se João de Paulo e Bertranda de Moras. Tinha cinco irmãos: João, Bernardo, Gaio,Maria e Claudina. Vicente era o terceiro filho do casal.


VII GINCANA VICENTINA- REGIONAL FORTALEZA

3º Onde fez seus estudos? Que dificuldade encontrou e quem o ajudou a superálas? Fez seus estudos na Escola dos Franciscanos na cidade de Dax em Tolosa,onde encontrou dificuldade financeiras,as quais foram superadas pelo Sr. De Comet.

4º Quando e onde se ordenou Vicente de Paulo? Quantos anos tinham? Vicente de Paulo foi ordenado a 23 de setembro de 1600, em Chateau L’Eveque,com apenas 19 anos.

5º Que grande esperança alimentava Vicente após sua ordenação e que conseqüências desastrosas vieram depois? Em 1605, partiu para Marselha em busca de uma herança.Recebeu-a e quando regressava ,foi aprisionado pelos piratas turcos,passando dois anos como escravo,em Tunis,na África.Durante esse tempo foi vendido a um pescador,a um médico e a um cristão renegado.

6º Após sua experiência no cativeiro, que tipo de trabalho assumiu, onde e com quem foi morar? Capelão da Rainha. Margot. Seu serviço era distribuir esmolas para os Pobres que rodeavam o Palácio, e visitar os doentes do Hospital da Caridade, em nome da Rainha. Padre Vicente não gostava do ambiente do Palácio e por economia, passou a morar em um quarto de aluguel com um seu conterrâneo, o juiz de Sore.

7º O que lhe aconteceu nessa época? Certo dia amanhecerá doente, o empregado da farmácia que vai atendê-lo ,precisando de um copo,vai apanhar em um armário,e viu ali um dinheiro,que era do Juiz,e ficou com ele.Na volta,o juiz não encontrando seu dinheiro,quis que Padre Vicente desse conta dele,como ele não sabia do acontecido,o Juiz colocou-o para fora do quarto e caluniou-o de ladrão.Esta provação durou 06(seis) meses.

8º Qual a 1ª paróquia de Vicente de Paulo? Quando assumiu?Fale um pouco sobre a sua paróquia?


VII GINCANA VICENTINA- REGIONAL FORTALEZA

Clichy,subúrbio de Paris.Assumiu em 02 de maio de 1612.Paróquia podre, a maiorias de seus habitantes eram horticultores.Padre Vicente se deu bem com eles;as missas eram bem participadas e instituiu a comunhão geral nos primeiros domingos o mês.Criou a Confraria do Rosário,para todos os dias visitar os doentes.

9º Que contribuiu para o sermão de Folleville e quais as conseqüências? Em que ano se deu esse fato? Padre Vicente é convidado pela Madame de Gondi a confessar u moribundo camponês de Gannes,terra dos Gondis o qual andava atormentado por causa dos pecados que nunca ousara confessar.A partir dessa confissão,ele é solicitado a confessar o pobre povo do campo. Consequências: Deu origem à fundação dos padres da Congregação da Missão através do sermão na igreja de Folleville,no dia 25 de janeiro de 1617.

10º Como foi a chegada de Vicente em Châtillon-les-Dombes? Que fatos marcaram sua passagem aí? Quando Vicente chegou, não havia pessoa alguma para recebê-lo A população tornarase indiferente. A Igreja não se prestava mais ao culto, estava completamente arruinada e servia de abrigo para animais. Os católicos davam mau exemplo e os protestantes eram numeroso. Fatos: Com muito esforço reconduz à igreja,todo o povo afastado,especialmente os protestantes.Cuidou de uma criança cuja mãe havia morrido de peste e fez o enterro desta pobre mulher.

11º O que foram as Confrarias da Caridade? Quando foram fundadas? Quem mais as visitava? Organizações leigas estabelecidas nas Paróquias, para assistiram aos pobres corporal e espiritualmente, acompanhadas por Vicente de Paulo e Luisa de Marillac.Foram fundadas em 08 de dezembro de 1617.Eram também visitadas por Luisa de Marillc.

12º Como surgiram às filhas da Caridade?


VII GINCANA VICENTINA- REGIONAL FORTALEZA

Vicente percebendo que as senhoras ricas não estavam mais visitando os pobres e sim suas empregadas, as quais realizavam o serviço com amor w respeito, resolveu reunir jovens camponesas que melhor os servissem, daí surgiram as Filhas da Caridade, nome dado pelo próprio povo, devido sua dedicação e zelo pelos pobres. Sua fundação se deu no dia 29 de novembro de 1633.

13º Quem foi a primeira Irmã de Caridade? Fale sobre ela. A primeira Irmã de Caridade foi Margarida Naseau,camponesa de Suresne,que se dedicou inteiramente à evangelização,a ensinar àqueles que não sabiam ler e a cuidar dos pobres.Morreu em fevereiro de 1633,cuidando das vítimas da peste,permitindo uma pestilenta dormir em seu próprio leito.

14º Como e quando morreu Vicente de Paulo? Vicente de Paulo morreu no dia 27 de setembro de 1660, beijando o crucifixo e pronunciando as palavras: “Eu tenho confiança”.

15º Que fato aconteceu em 1737? Em 16 de junho de 1737, São Vicente de Paulo, foi Canonizado, pelo papa Clemente XII.

16º Quais as fundações de Vicente de Paulo? Em que datas foram fundadas? 

Confraria da Caridade -08 de dezembro de 1617.

Congregação da Missão -25 de janeiro de 1625.

Companhia das Filhas da Caridade -29 de novembro de 1633.

Para estudar na gincana