Page 1

PT

SETTING FLANGE

flat gaskets for flange


Carrara S.p.a. acredita no moderno significado de SUPPLIER, sujeito ativo que participa à criação do valor. Um valor que nasce da competência e flexibilidade, da capacidade inovadora e relacional em relação ao Cliente.

Carrara propõe uma gama de produtos de guarnições planas completa desde as aplicações mais gerais, como aquelas mais severas, graças à competência maturada desde 1961.

A gama de produto se articula nas seguintes linhas:

• PLANIGRAPH® Placas e guarnições de grafite • PLANIFLON® Placas, fitas e guarnições de PTFE • PLANIFLEX® Placas e guarnições Asbestos Free • PLANIX® Placas e guarnições de Borracha

2


Índice

Soluções Globais de Vedação

pag. 4

1.0 PLANIGRAPH

Grafite pag. 6

® PLANIFLON 2.0

PTFE pag. 12

3.0 PLANIFLEX

Fibra comprimida (CSF)

pag. 18

® PLANIX 4.0

Borracha e outros materiais

pag. 22

5.0 Qualidade

Tabelas de resumo e outras utilidades

pag. 26

®

®

SETTING FLANGE

0.0 Empresa

Os dados relatados nas fichas técnicas foram obtidos a partir de testes efetuados nos laboratórios Carrara S.p.a., testes executados junto a laboratórios de terceiros e da experiência de emprego dos produtos nas aplicações industriais. A correta seleção do produto e a sua correta instalação constituem-se em fator determinante para a funcionalidade do próprio produto. Carrara S.p.a. declina qualquer responsabilidade por danos a objetos e pessoas causados por um uso impróprio, um uso errado ou um uso com configuração não ideal dos seus produtos. Carrara S.p.a. se reserva o direito de alterar os dados técnicos indicados no presente catálogo sem o dever de comunicar a terceiros.

33


0.0

Empresa - Soluções Globais de Vedação

Carrara

Carrara Soluções Globais de Vedação, comprometida com a Parceria 4 Divisões Operacionais • Sistemas de vedação e componentes para válvulas • Sistemas de Vedação Industriais • Serviços Ambientais • Fios técnicos para a indústria Carrara é Parceira dos principais produtores de componentes de processo para o controle dos fluidos e é qualificada junto aos principais EPC Internacionais e aos principais Oil and Gas Players (Atores de Óleo e Gás) para o fornecimento de sistemas de vedação e de Serviços Ambientais.

• 20.000 m2 de superfície coberta • 160 empregados • Produtos patenteados • Frame Agreements com Clientes Internacionais

4


Missão • Satisfazer nossos Cliente produzindo Sistemas de Vedação eficientes. • Fornecer aos nossos Clientes a melhor solução técnica, logística e de preço • Comprometer-se em instaurar Parcerias comerciais a longo prazo com os Clientes e cooperar com eles perseguindo a melhoria contínua.

Recursos • A grande superfície na qual se desenvolve o estabelecimento consente um fluxo de matérias-primas, semiacabados e mercadorias extremamente racional garantindo a máxima eficiência. • As ferramentas para a movimentação, produção, controle de qualidade e embalagem são todas integradas em um processo que permite a gestão de elevados volumes de produto, preservando o seu rastreio e conformidade aos padrões de qualidade e dos termos de entrega pactuados com o Cliente. • A utilização de SAP e de avançados softwares de gestão da ordem permite minimizar o tratamento manual dos dados para garantir a integridade de cada fase do processo. • As competências dos recursos humanos são verificadas e integradas constantemente dentro de um plano estruturado na ótica da melhoria contínua.

COMPANY

Para perseguir a sua Missão, Carrara Soluções Globais de Vedação possui espaços para a logística, ferramentas, software de gestão e recursos humanos adequados às exigências de um mercado sempre mais competitivo e exigente.

Soluções de Vedação Carrara oferece soluções de vedação para maximizar o desempenho e reduzir a frequência de manutenção. Segurança, eficiência e valor agregado são as diretrizes que conduzem a atividade do departamento de P&D que seleciona os materiais e inicia novos produtos à produção e upgrade.

Parceria Carrara Soluções Globais de Vedação, Parceiro para vencer junto! Carrara opera junto aos Clientes em um mercado globalizado e competitivo para vencer com eles e junto deles. Para isso, oferece competência e confiabilidade no moderno papel de Parceiro da Cadeia de Fornecimento.

55


1.0

PLANIGRAPH® - Grafite

PLANIGRAPH® Grafite

6


■ METALBOND PLANIGRAPH® Metalbond Planigraph® minimiza as emissões porque evita as infiltrações entre lâmina e grafite e a erosão da borda interna, impedindo que o grafite entre em contato com o fluido.

Aprobaciones • TA LUFT VDI 2440 • Fire Test

• Style I - Com reforço por lâmina furada SS316L e anel interno. • Style IE

PLANIGRAPH®

- Com reforço por lâmina furada SS316L e anéis interno e externo..

Metalbond Multi Metalbond Planigraph® Multi é a guarnição de Baixa Emissão e A PROVA DE FOGO aprovada capaz de realizar a vedação de quase todos os fluidos e gases industriais, minimizando o estoque em depósito de peças de reposição. O perfil especial externo da guarnição permite o uso de Metalbond Planigraph® Multi nos flanges ASME RF para as classes 150-300-600 até o tamanho de 3 polegadas e para as classes 150-300 para aqueles maiores.

Temperatura Metalbond Planigraph® é aplicável tanto em criogenia a -200°C quanto a altíssimas temperaturas até 550°C com fluidos não oxidantes e até 400°C com fluidos levemente oxidantes e ar quente.

Faixa de pressão Metalbond Planigraph® é aplicável nos flanges RF até a classe 600 psi enquanto nos outros flanges é aplicável a altíssima pressão.

pH Range

Metalbond Planigraph® é aplicável em toda a faixa 0÷14 com exceção dos fortes oxidantes.

7


1.0

PLANIGRAPH® - Placas e guarnições de grafite

■ PLANIGRAPH® PLACAS E GUARNIÇÕES DE GRAFITE A gama de produtos de placas e guarnições de grafite Planigraph® é constituída por 4 famílias de produtos, disponíveis na versão Industrial Grade e na versão Grade Plus com certificações.

Características principais A máxima “pressão de gaxeta” aplicável a Planigraph® depende do modelo, da sua espessura e da largura da guarnição (área). Se nos flanges RF as guarnições Planigraph® são utilizáveis até a classe 300/600 lbs, com o aumento da superfície de vedação podem ser empregadas até uma pressão de gaxeta de 200÷230 N/mm2 (style LGRHDI). O grafite Planigraph® é fácil de instalar e adaptável à superfície dos flanges. É insensível aos ciclos térmicos e não envelhece, mantendo por muito tempo as propriedades elásticas e de vedação. O grafite não é adequado com os fluidos oxidantes e pode ser empregado na faixa T °C - 200/550.

Pressão da Gaxeta Gasket   Pressure 16

Razão =Width (Largura Espessura Gaxeta) -­‐ 2  m/ m   thickness  da r atio

14

12

10

LG LGR

8

LGRF LGRHDI

6

4

2

0

50

100

150

NN/mm / mm2 2

8

200

250


■ PLANIGRAPH® LGRF Placas e guarnições de grafite com inserções metálicas furadas múltiplas.

PLANIGRAPH®

As guarnições Planigraph® LGRF são de grafite expandido suportado por uma lâmina furada de 0.10 mm de aço inoxidável 316L. LGRF tem a compressibilidade de 40% e um retorno elástico entre 15 e 20%, com uma carga máxima de montagem em serviço de 140 N/ mm2. A carga residual depois de 16 horas a 300°C é maior que 45 N/mm2. As placas Planigraph® LGRF são disponíveis com dupla lâmina de reforço na versão LGRF2.

LGRF Densidade do grafite

g/cm3

1.0

Conteúdo de Carbono

%

> 98.0

Conteúdo de cinza

%

< 2.0

Material

-­‐

SS316L

Formato

-­‐

espigão

Espessura

mm

0.10

Número

-­‐-­‐

1

Compressibilidade

%

30--40

Tamanhos disponíveis

Recuperação

%

Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 1,0 ÷ 1,5 ÷ 2,0 ÷ 3,0 (inch) 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 1/8”

Stress

Detalhes folha de aço de reforço

Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.000 x 1.000 ÷ 1.500 x 1.500 (inch) 40” x 40” ÷ 60” x 60”

Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção

15--20

N/mm

> 45

°C

-­‐200/+550

N/mm2

140

2

9


1.0

PLANIGRAPH® - Placas e guarnições de grafite

■ PLANIGRAPH® LGRHDI Placas e guarnições de grafite com inserções metálicas lisas múltiplas. As guarnições Planigraph® LGRHDI são específicas para aplicações a alta pressão. O grafite expandido é suportado por lâminas múltiplas de 0.05mm de aço inoxidável 316L. LGRHDI há compressibilidade de 25- 30% e um retorno elástico entre 15 e 20%, com uma carga máxima de montagem em serviço de 200 N/ mm2. A carga residual depois de 16 horas a 300°C é maior que 45 N/mm2.

LGRHDI Densidade do grafite

g/cm3

1.0

Conteúdo de Carbono

%

> 98.0

Conteúdo de cinza

%

< 2.0

Material

-­‐

SS316L

Formato

-­‐

regular

Espessura

mm

0.05

Número

-­‐-­‐

*

Compressibilidade

%

25--35

Tamanhos disponíveis

Recuperação

%

Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 1,0 ÷ 1,5 ÷ 2,0 ÷ 3,0 (inch) 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 1/8”

Stress

Detalhes folha de aço de reforço

Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.000 x 1.000 ÷ 1.500 x 1.500 (inch) 40” x 40” ÷ 60” x 60”

10

Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção *0 número de folhas de reforço depende da espessura da folha

N/mm

> 15 2

> 45

°C

-­200/+550

N/mm2

140


■ PLANIGRAPH® LGR Placas e guarnições de grafite com inserção metálica lisa. As guarnições Planigraph® LGR são

PLANIGRAPH®

específicas para aplicações até PN40 (600 lbs) para flanges RF, LMF e LTG de tubulações, válvulas e permutadores de calor. O grafite é suportado por uma inserção lisa de SS316L. Ótima compressibilidade até 50% e boa recuperação entre 10 e 15%.

■ PLANIGRAPH® LG Placas e guarnições de grafite sem inserção metálica lisa. As guarnições Planigraph® LG são destinadas a aplicações especiais a baixa pressão ou Vácuo. O grafite não é suportado por qualquer inserção, requerendo cuidado especial no corte e instalação da guarnição.

LG

LGR

Densidade do grafite

g/cm3

1.0

1.0

Conteúdo de Carbono

%

> 98.0

> 98.0

Conteúdo de cinza

%

< 2.0

< 2.0

Material

-­‐

-­‐

SS316L

Formato

-­‐

-­‐

regular

Espessura

mm

-­‐-­‐

0.05

Número

-­‐-­‐

-­‐-­‐

1

Compressibilidade

%

40-­50

40--50

Tamanhos disponíveis

Recuperação

%

10-­15

10--15

Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 0,5 ÷ 1,0 ÷ 1,5 ÷ 2,0 ÷ 3,0 (inch) 1/64” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 1/8”

Stress

> 47

> 45

Detalhes folha de aço de reforço

Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.000 x 1.000 ÷ 1.500 x 1.500 (inch) 40” x 40” ÷ 60” x 60”

Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção

N/mm

2

°C N/mm2

-­200/+550 -­200/+550 40

60

11


2.0

PLANIFLON® - PTFE

PLANIFLON® - PTFE

12


■ PLANIFLON® B13 Planiflon® B13 é o PTFE modificado, bidireccionalmente orientado que minimiza os efeitos de relaxamento e escorrimento viscoso típico dessas guarnições, garantindo grande confiabilidade mesmo nas aplicações mais severas.

Aprobaciones • TA LUFT VDI 2440 • BAM Oxygen Service

Planiflon B13 é aplicável em flanges ®

PLANIFLON®

RF até a classe 600 psi enquanto em outros flanges até a 80 bar. A compatibilidade química é estendida a toda a faixa 0÷14 com exceção de fluidos para os quais o preenchimento de sílica não é compatível.

B13 Cor

Pink

Composição

g/cm3

2.2

Faixa de temperatura operacional

°C

-200/+260

Pressão operacional máx.

Bar

80

Densidade

P x T max

Tamanhos disponíveis Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 0,75 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 ÷ 6,00 (inch) 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16”÷ 1/4” Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 (inch) 60” x 60”

PTFE modificado com ench. sílica

Bar x °C

Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

12000

Espessura 3,0 mm

8500 mg* s-1*m-1

< 0.05

Relaxamento fluência

%

< 24

Faixa de compressão

%

>4

Recuperação DIN 3535-6

%

> 1,7

Faixa pH

-

0-14

Vazamento

13


2.0

PLANIFLON® - PTFE

■ PLANIFLON® B14 As guarnições Planiflon® B14 são carregadas com microesferas de sílica para dar ao produto maior flexibilidade, requisito que é essencial em muitas aplicações onde é necessário uma baixa carga de aperto. Graças ao PTFE biaxialmente modificado a fluência é moderada, permitindo o emprego do produto em contextos caracterizados por frequentes ciclos térmicos.

Características principais • Excelente retenção da carga de aperto • Utilizáveis com uma ampla gama de produtos e em múltiplas aplicações • Não queima • Não alimenta crescimento bacteriano

B14 Cor

Azul Claro

Composição

PTFE Modificado com ench. Microesferas de Vidro

Densidade

g/cm3

1.4

Faixa de temperatura operacional

°C

-200/+260

Pressão operacional máx.

Bar

50

P x T max Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

Tamanhos disponíveis Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 0,75 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 ÷ 6,00 (inch) 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16”÷ 1/4” Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 (inch) 60” x 60”

14

Bar x °C 12000

Espessura 3,0 mm

8500 mg* s *m

< 0.05

Relaxamento Fluência

%

< 19

Faixa de compressão

%

> 32

Recuperação DIN 3535-6

%

>7

Faixa pH

-

0-14

Vazamento

-1

-1


■ PLANIFLON® B15

PLANIFLON®

Planiflon® B15 é um PTFE modificado carregado com dissulfeto de molibdênio para todas aquelas aplicações onde as cargas sílicas não são adequadas. As guarnições Planiflon® B15 podem ser instaladas tanto nos flanges de linha quanto naqueles de permutadores de calor, bombas, válvulas, garantindo sempre uma vedação eficaz e segura.

Características principais • Elevado desempenho de vedação • Baixa emissividade • Fluência moderada

B15 Cor

Branco opaco

Composição Densidade

g/cm3

2.8

Faixa de temperatura operacional

°C

-200/+260

Pressão operacional máx.

Bar

80

P x T max

Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 (inch) 60” x 60”

Bar x °C Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

Tamanhos disponíveis Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 0,75 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 ÷ 6,00 (inch) 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16”÷ 1/4”

PTFE Modificado com enchimento de Sulfato de Bário

12000

Espessura 3,0 mm

8500 mg* s *m

< 0.005

Relaxamento Fluência

%

< 28

Faixa de compressão

%

> 4.3

Recuperação DIN 3535-6

%

> 2.1

Faixa pH

-

0-14

Vazamento

-1

-1

15


2.0

PLANIFLON® - PTFE

■ PLANIFLON® E12 PLACAS E GUARNIÇÕES DE PTFE EXPANDIDO El Planiflon® E12 é inerte, atóxico e simples de instalar. Planiflon® E12 é uma guarnição universal utilizável com todos os tipos de flange e quase todos os tipos de fluido. Planiflon® E12 é inerte, atóxico e simples de instalar graças à sua capacidade de se adaptar facilmente às superfícies de vedação, compensando os seus eventuais defeitos. Planiflon® E12 é aprovado FDA Planiflon® E12 é uma guarnição de PTFE expandido multidirecional que mostra uma elevadíssima resistência mecânica, baixo valor de fluência e excelentes capacidades de trabalhar em uma ampla faixa de temperatura. Utilizável com produtos alimentares.

Características principais • Elevado desempenho de vedação • Baixa emissividade • Fluência moderada

E12 Cor

Branca

Composição

PTFE expandido g/cm3

0.9

Faixa de temperatura operacional

°C

-200/+260

Pressão operacional máx.

Bar

50

Densidade

P x T max

Bar x °C Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm Espessura 3,0 mm

Tamanhos disponíveis Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 0,75 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 ÷ 6,00 (inch) 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16”÷ 1/4” Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 (inch) 60” x 60”

16

5000 3500 mg* s *m

< 0.005

Relaxamento Fluência

%

38

Faixa de compressão

%

45

Recuperação

%

14

Faixa pH

-

0-14

Vazamento

-1

-1


■ PLANIFLON® SEALTAPE Planiflon® Sealtape é a guarnição de puro PTFE expandido multidirecional, utilizável em toda a faixa do pH, com limitações para flúor elementar ou metais alcalinos a altas temperaturas e pressões. Graças à sua estrutura especial, é particularmente adequado às aplicações na indústria química, farmacêutica e alimentar.

PLANIFLON®

É indicado especialmente nas aplicações onde existam cargas de aperto leves (ex. flanges de grafite, vidro, etc.) graças à curva de deformação particularmente positiva. Conforme a FDA.

Planiflon® Sealtape tem uma grande deformabilidade plástica com modesto escorrimento a frio e é utilizável para executar vedações em pouco tempo sobre qualquer superfície, aderindo intimamente também com baixas cargas de aperto e em caso de planos irregulares ou superficialmente danificados. Planiflon® Sealtape é atóxico e não contamina os produtos com os quais entra em contato, pois não libera substâncias nem partículas de material.

T° C -200 / +260

pH O- 14 TAMANHO

Tipo

Largura mm

Espessura mm

Comprimento da Bobina m

ST-10

10

2/3/6

10 / 25

ST-15

15

2/3/6

10 /15 / 25

ST-20

20

2/3/6/9

10 /15 I 25

ST-25

25

2/3/6/9

10 /15 I 25

ST-30

30

2/3/6/9

10 /15 I 25

17


3.0

PLANIFLEX® - FIBRAS COMPRIMIDAS CSF

PLANIFLEX® FIBRAS COMPRIMIDAS CSF

18


■ PLANIFLEX® PF64 RESISTENTE E CONFIÁVEL

Planiflex® PF64 é uma guarnição fabricada com materiais a base de fibras aramídicas e NBR apropriadamente selecionadas para satisfazer elevados padrões de desempenho para uma ampla gama de aplicações industriais.

Planiflex® PF64 é aplicável para a vedação com vapores, lubrificantes, solventes, gases, vapores e muitos ácidos e álcalis diluídos. Pode ser utilizado como guarnição dos sacos de PTFE.

Planiflex® PF64 é uma guarnição utilizável para uma ampla gama de aplicações industriais, é fácil de manusear, instalar e remover. Planiflex® PF64 mostra uma excelente propriedade de retenção do esforço e um ótimo desempenho de vedação.

Foto da fare

PLANIFLEX®

Planiflex® PF64 é aplicável em contínuo na faixa de temperatura -40°C÷250°C e nas faixas de pressão até o valor de 600 lbs e PN40. Essas guarnições mostram compatibilidade química na faixa de pH típico daquele das borrachas nitrílicas.

PF64 Cor Ligante Densidade ± 5% Resistência à tração DIN 52910 Compressibilidade ASTM F36 Recuperação ASTM F36 Stress residual DIN 52913 16 Horas, 300°C, 50 N/mm2 16 Horas, 175°C, 50 N/mm2 Aumento de espessura ASTM F146 1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C 2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C 3) Água destilada, 5h, 100°C Condições operacionais máx. Pico de Temp. Temp. Contínua Temp. Contínua com vapor Pressão

Azul NBR g/cm3 MPa % %

1.9 8 11 50

MPa MPa

22 28

% % %

5 5 2

°C °C °C MPa

350 280 220 10

Tamanhos disponíveis Épaisseurs (tolérance +/- 10%) (mm) 0,50 ÷ 0,80 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 ÷ 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 (inch) 1/64” ÷ 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16” Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 ÷ 1.500 x 3.000 (inch) 60” x 60” ÷ 60” x 120”

19


3.0

PLANIFLEX® - FIBRAS COMPRIMIDAS CSF

■ PLANIFLEX® PF SEGURO E EFICAZ

■ PLANIFLEX® PF65 Graças aos materiais especiais que compõem a sua estrutura, Planiflex® PF65 garante a vedação com um amplo conjunto de fluidos entre os quais, o vapor, a água, os combustíveis, os óleos lubrificantes, as soluções salinas, aquelas fracamente ácidas e básicas, demostrando uma excelente resistência ao envelhecimento.

PF65

Planiflex® PF65 pode ser empregado até a temperatura de 340°C em contínuo e até 250°C com o vapor. O stress residual a 175°C é de 24MPa com garantia da capacidade da guarnição de manter eficiente com vedação por longos ciclos de serviço mesmo a elevadas temperaturas. O campo de emprego típico de Planiflex® PF65 nos flanges RF é até os valores de pressão 600lbs e PN40.

20

Cor Ligante Densidade ± 5% Resistência à tração DIN 52910 Compressibilidade ASTM F36 Recuperação ASTM F36 Stress residual DIN 52913 16 Horas, 300°C, 50 N/mm2 16 Horas, 175°C, 50 N/mm2 Aumento de espessura ASTM F146 1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C 2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C 3) Água destilada, 5h, 100°C Condições operacionais máx. Pico de Temp. Temp. Contínua Temp. Contínua com vapor Pressão

Azul NBR g/cm3 MPa % %

1.9 9.0 10 55

MPa MPa

29 34

% % %

6 6 2

°C °C °C MPa

400 340 250 12

Tamanhos disponíveis Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 0,50 ÷ 0,80 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 ÷ 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 (inch 1/64” ÷ 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16” Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 ÷ 1.500 x 3.000 (inch) 60” x 60” ÷ 60” x 120”


■ PLANIFLEX® PF81 Planiflex™ PF81 é fabricada com fibras aramídicas, grafite e ligante nitrílico que garante confiabilidade e segurança.

Foto da fare

Planiflex® PF13 é a placa de fibras comprimidas com ligante CSM para guarnições destinadas ao emprego com os produtos da indústria química.

■ PLANIFLEX® PF63 Planiflex® PF63 é fabricada com fibras aramídicas e ligante nitrílico para empregos de caráter geral.

■ PLANIFLEX® PF41 Planiflex® PF41 é fabricada com fibras orgânicas e ligante nitrílico, é a guarnição universal para inumeráveis campos de aplicação.

PF81 PF13 PF63 PF41 Cor Ligante Densidade ± 5% Resistência à tração DIN 52910 Compressibilidade ASTM F36 Recuperação ASTM F36 Stress residual DIN 52913 16 Horas, 300°C, 50 N/mm2 16 Horas, 175°C, 50 N/mm2 Aumento de espessura ASTMF146 1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C 2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C 3) Água destilada, 5h, 100°C 4) 40%HNO3 23oC/18h 5) 65%H2SO4 23oC/48h Condições operacionais máx. Pico de Temp. Temp. Contínua Temp. Contínua com vapor Pressão

g/cm3 MPa % %

Preto NBR 1.9 8 11 50

Bege CSM 1.9 9 9 50

Azul NBR 1.9 6 11 50

Verde NBR 1.9 8 9 60

MPa MPa

22 28

25

25

20

% % % % %

5 5 2

12

10 10

°C °C °C MPa

350 280 220 10

250 180 150 5

180 140 120 4

PLANIFLEX®

■ PLANIFLEX® PF13

8 10 200 150 4

Tamanhos disponíveis Épaisseurs (tolérance +/- 10%) (mm) 0,50 ÷ 0,80 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 ÷ 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 (inch) 1/64” ÷ 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16” Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 ÷ 1.500 x 3.000 (inch) 60” x 60” ÷ 60” x 120”

21


4.0

PLANIX® - MEGATHERM

PLANIX® MEGATHERM

22


■ PLANIX® Planix® MEGATHERM é uma placa para guarnição fabricada com materiais a base de mica e ligantes depositados sobre um suporte de aço inox para a vedação em uma ampla gama de aplicações industriais nas quais as outras guarnições não podem ser utilizadas.

PLANIX®

Foto da fare

Temperatura Planix® MEGATHERM é aplicável até 900°C com pico limitado até 1000°C. Faixa de pressão Planix® MEGATHERM é aplicável com segurança a baixas pressões nos valores 150 lbs e PN16. Faixa de pH Planix® MEGATHERM é aplicável em uma faixa mais extensa do que aquela do grafite. A mica é quase insensível tanto aos ácidos quanto às bases fortes, permitindo o seu emprego em contato com quase todos os fluidos e gases.

Planix® MEGATHERM, seguro e resistente nos serviços mais críticos. Planix® MEGATHERM é utilizável com os sais fundidos e gases oxidantes a elevada temperatura sem temer excessivas perdas de peso por oxidação e por combustão, preservando a vedação por longo tempo, mesmo na presença de frequentes ciclos térmicos.

Material Inserção Temperatura operacional máx. Pico de Temperatura por pouco tempo Pressão operacional máx. Vedação DIN 3535-6 Retenção de Stress DIN 52913 Relaxamento Fluência DIN3535-6 Compressibilidade ASTM F36 Recuperação ASTM F36

Mica flexível SS316 espessura do espigão 0,1 mm 900 °C 1.000 °C bar 20 mg*s-1*m-1 < 0,1 N/mm2 40 % < 18 % > 20 % > 2,2

Tamanhos disponíveis Épaisseurs (tolérance +/- 10%) (mm) 1,00 ÷ 2,00 ÷ 3,00 (inch) 3/64” ÷ 5/64” ÷ 1/8” Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.000 x 1.000 ÷ 1.500 x 1.500 (inch) 40” x 40” ÷ 60” x 60”

23


4.0

PLANIX® - BORRACHA

PLANIX®

PLACAS E GUARNIÇÕES DE BORRACHA Planix® Rubber Gasketing Sheets é a gama de rolos e placas para guarnições de borracha da faixa de produtos Carrara que compreende entre outras: • NR Borracha Natural • EPDM Borracha de Monômero de Etileno-Propileno e Dieno • SB Borracha de Estireno Butadieno • CSM Borracha de Polietileno Clorossulfonada • CR Borracha de Policloropreno • SR Borracha de Silicone • FKM Borracha de Fluorocarbono

A escolha do material Quando as guarnições elastoméricas são escolhidas, deve-se levar em consideração: • Os fluidos primários com os quais a guarnição entrará em contato (compatibilidade química primária). • Os fluidos secundários (lubrificante ou outros) aos quais será exposta a guarnição (compatibilidade química secundária). • A adequação dos materiais às temperaturas extremas da aplicação, quentes ou frias. • A presença de contaminantes externos, como os abrasivos. A interferência química dos fluidos primários e secundários devem ser objeto de atenta análise. Para uma correta expectativa de vida, deve ser evitado uma excessiva deterioração, verificando se não existem, entre outras, as condições para: • significativa variação do volume • significativo aumento ou diminuição da dureza • significativa variação da resistência à tração.

24

Material Cor Gravidade Específica Espessura Largura Comprimento Dureza da Temperatura operacional Resistência à tração Alongamento Resistência à ruptura Conjunto de compressão (22 h. a 70°C) Tolerância de espessura +/- 10% Tolerância dos formatos +/- 5%

UM

PLANIX 11 Borracha Natural

-g/cm3 mm m m Borda A °C MPa % N/mm %

Preto 0,97 ± 0,03 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 40 ± 5 -35 ÷ 70 20,0 550 40 40


PLANIX®

■ PLANIX®

PLANIX 03 03 EPDM Borracha

PLANIX 05 Borracha Branca SBR

PLANIX 15 Borracha Vermelha SBR

PLANIX 07 CSM Borracha

PLANIX 08 NBR Borracha

PLANIX 09 Borracha de Policloropreno

PLANIX 17 Borracha de Silicone

PLANIX 19 FKM Borracha

Preto 1,25 ± 0,05 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 60 ± 5 -25 ÷ 120 4,0 200 10 40

Branca 1,5 ± 0,05 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 60 ± 5 -25 ÷ 120 8,0 400 15 40

Preto 1,5 ± 0,03 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 70 ± 5 -25 ÷ 70 4,0 200 14 40

Preto 1,4 ± 0,03 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 70 ± 5 -35 ÷ 140 7,0 400 17 40

Preto 1,24 ± 0,03 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 70 ± 5 -25 ÷ 120 14,0 300 55 20

Preto 1,5 ± 0,03 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 60 ± 5 -20 ÷ 100 4,5 250 12 35

Rojo 1,25 ± 0,03 1,0 to 50,0 1,0 1,0 60 ± 5 -70 ÷ 200 7,0 300 20 34

Preto 1,5 ± 0,03 1,0 to 50,0 1,2 1,2 to 10,0 70 ± 5 -30 ÷ 250 7,5 250 18 62

25


5.0

26

Guia de placas - Datos tĂŠcnicos


■ PLANIGRAPH® PLACAS DE GRAFITE

LGR

PLANIGRAPH LG

LGRF

PLANIGRAPH LGR

®

As guarnições Planigraph® LG são destinadas a aplicações especiais a baixa pressão ou Vácuo.

PLANIGRAPH® LGRF

®

As guarnições Planigraph® LGR são de grafite expandido suportado por uma lâmina de 0.05 mm de aço 316L.

As guarnições Planigraph® LGRF são de grafite expandido suportado por uma lâmina furada de 0.10 mm de aço 316L.

Densidade do grafite

g/cm3

1,0

Densidade do grafite

g/cm3

1,0

Densidade do grafite

g/cm3

1,0

Conteúdo de Carbono

%

> 98,0

Conteúdo de Carbono

%

> 98,0

Conteúdo de Carbono

%

> 98,0

Conteúdo de cinza

%

< 2,0

Conteúdo de cinza

%

< 2,0

Conteúdo de cinza

%

< 2,0

Detalhes folha de aço de reforço

Detalhes folha de aço de reforço

Detalhes folha de aço de reforço

Material

-­‐

-­‐

Material

-­‐

SS316L

Material

-­‐

SS316L

Formato

-­‐

-­‐

Formato

-­‐

regular

Formato

-­‐

espigão

Espessura

mm

-­‐-­‐

Espessura

mm

0,05

Espessura

mm

0,10

Número

-­‐-­‐

-­‐-­‐

Número

-­‐-­‐

1

Número

-­‐-­‐

1

%

40-­50

Compressibilidade

%

40--50

Compressibilidade

%

30--40

Recuperação

%

15--20

Compressibilidade Recuperação Stress Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção

%

10-­15

Recuperação

N/mm2

> 47

Stress

°C

-­‐200/+550

N/mm2

40

Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção

%

10--15

N/mm2

> 45

°C

-­‐200/+550

N/mm2

60

Stress Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção

N/mm2

> 45

°C

-­‐200/+550

N/mm2

140

LGRF2

LGRHDI

PLANIGRAPH® LGR

Tamanhos disponíveis Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) 0,80 - 1,00 - 1,50 - 2,00 - 3,00 (inch) 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 1/8”

As guarnições Planigraph® LGRF2 são de grafite expandido suportado por duas lâminas furadas de 0.10 mm de aço 316L.

As guarnições Planigraph® LGRHDI são com lâminas múltiplas de 0.05mm em aço 316L para aplicações a alta pressão.

Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1000 x 1000 e 1500 x 1500 (inch) 40” x 40” ÷ 60” x 60”

PLANIGRAPH® LG

Densidade do grafite

g/cm3

1,0

Densidade do grafite

Conteúdo de Carbono

%

> 98,0

Conteúdo de cinza

%

< 2,0

Detalhes folha de aço de reforço

g/cm3

1,0

Conteúdo de Carbono

%

> 98,0

Conteúdo de cinza

%

< 2,0

-­‐

SS316L

Material

-­‐

SS316L

Formato

-­‐

regular

Formato

-­‐

regular

Espessura

mm

0,10

Espessura

mm

0,10

Número

-­‐-­‐

2

Número

-­‐-­‐

*

%

30--40

%

40--50

%

10--15

Recuperação Stress Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção

Consultar o escritório técnico da Carrara para os fatores de aperto das guarnições. Não se assume responsabilidade por erros de seleção e usos impróprios do material.

Detalhes folha de aço de reforço

Material

Compressibilidade

GUIA DE PLACAS

LG

%

20

N/mm2

> 45

°C

-­‐200/+550

N/mm2

140

Compressibilidade Recuperação Stress Temperaturas Carga máxima de montagem em condições de manutenção

N/mm2

> 47

°C

-­‐200/+550

N/mm2

40

AVISO: Os dados indicados nas tabelas se referem a um comportamento típico dos materiais e são o resultado de testes de laboratório e testes em equipamentos efetuados no decorrer dos anos. As especificações expostas podem alterar sem obrigação de notificação. A seleção errada do material para a específica aplicação ou o uso impróprio podem ser causa de danos a objetos e pessoas. Não se assume responsabilidade por erros de seleção e usos impróprios do material.

Valores típicos para espessura 1.50 mm

* O número de folhas de reforço depende da espessura.

27


5.0

Guia de placas - Datos técnicos

■ PLANIFLON® PLAQUES PTFE

B13

B14

PLANIFLON B13 As guarnições Planiflon® B13 são aplicáveis nos flanges RF até a classe 600 psi.

Cor

Rosa

Composição Densidade Faixa de temperatura operacional Pressão operacional máx. P x T max

B15

PLANIFLON B14

®

PLANIFLON® B15

®

As guarnições Planiflon® B14 são carregadas com microesferas de sílica para uma menor densidade e maior flexibilidade. Cor

PTFE modificado com enchimento de sílica g/cm3

2.2

°C

-200/+260

Bar

80

Bar x °C

As guarnições Planiflon® B15 são em PTFE modificado carregadas com dissulfeto de molibdênio.

Azul Claro

Composição

PTFE Modificado ench. Microesferas Vidro

Densidade

g/cm3

1.4

°C

-200/+260

Bar

50

Faixa de temperatura operacional Pressão operacional máx. P x T max

Cor

Branco opaco PTFE Modificado com ench. Sulfato de Bário

Composição Densidade Faixa de temperatura operacional Pressão operacional máx.

Bar x °C

P x T max

12000

Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

12000

Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

Espessura 3,0 mm

8500

Espessura 3,0 mm

8500

Espessura 3,0 mm

Vazamento

<0.05

mg* s-1*m-1

Vazamento

< 0.05

2.8

°C

-200/+260

Bar

80

Bar x °C

Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm mg* s-1*m-1

g/cm3

12000 8500 mg* s-1*m-1

Vazamento

<0.005

Relaxamento Fluência

%

24

Relaxamento Fluência

%

< 19

Relaxamento Fluência

%

< 23

Faixa de compressão

%

>4

Faixa de compressão

%

> 32

Faixa de compressão

%

> 4.3

Recuperação

%

< 1.7

Recuperação

%

<7

Recuperação

%

< 2.1

Faixa pH

-

0-14

Faixa pH

-

0-14

Faixa pH

-

0-14

S.p.A .

S.p.A .

E12

B01 / B02

As guarnições Planiflon® E12 são em PTFE expandido para utilização com quase todos os tipos de fluido.

As guarnições Planiflon® B01 e B02 são respectivamente em PTFE Virgem e PTFE carregado de vidro.

PLANIFLON® E12

Cor

Branco

Composição Densidade Faixa de temperatura operacional Pressão operacional máx. P x T max

Cor

PTFE Étendu g/cm3

0.9

°C

-200/+260

Bar

50

Bar x °C

Branco V PTFE/ V PTFE glass

Densidade

g/cm3

2.1/ 2.2

°C

-200/+260

Bar

50

Pressão operacional máx. P x T max

S.p.A .

As guarnições Planiflon® B05 são em PTFE carregado com grafite para guarnições e anéis de vedação. Cor

Composição Faixa de temperatura operacional

S.p.A .

PLANIFLON® B05

Bar x °C

Preto

Composição Densidade

S.p.A .

Faixa de temperatura operacional Pressão operacional máx. P x T max

Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

5000

Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

5000

Espessura 0,5 ÷ 2,0 mm

Espessura 3,0 mm

3500

Espessura 3,0 mm

3500

Espessura 3,0 mm

Vazamento

mg* s-1*m-1

< 0.005

Vazamento

mg* s-1*m-1

< 0.05

Vazamento

V PTFE preenchido com grafite g/cm3

2.1

°C

-200/+260

Bar

50

Bar x °C 5000 3500 mg* s-1*m-1

< 0.05

Relaxamento Fluência

%

38

Resistência quebra tração

%

> 24 / > 11

Resistência quebra tração

%

> 14

Faixa de compressão

%

45

Faixa de compressão

%

14-17 / 7-10

Faixa de compressão

%

5-6

Recuperação

%

14

Recuperação

%

20 / 25

Recuperação

%

22

Faixa pH

-

0-14

Faixa pH

-

0-14

Faixa pH

-

0-14

Espessuras (tolerância +/- 10%)* (mm) da 0,80 fino a 6,00 (inch) da 1/32” a 1/4”

28

B05

PLANIFLON® B01/B02

Formatos (tolerância +/- 5%)* (mm) da 600 x 600 a 1.500 x 1.500 (inch) da 25” x 25” a 60” x 60”

S.p.A .

* A disponibilidade das espessuras é ligada ao tipo de material Consultar o escritório técnico da Carrara para os fatores de aperto das guarnições. Não se assume responsabilidade por erros de seleção e usos impróprios do material.


■ PLANIFLEX® PLACAS COMPRIMIDAS - CSF

PF65

PLANIFLEX PF64 ®

As guarnições Planiflex® PF64 são fabricadas com materiais a base de fibras aramídicas e NBR.

PF81F

PLANIFLEX PF65 ®

Planiflex® PF65 pode ser empregado até a temperatura em contínuo de 250°C com o vapor.

PLANIFLEX® PF81F

Planiflex® PF81F é uma folha para guarnições fabricada com uma combinação especial de fibras termorresistentes

Cor

Azul

Cor

Azul

Cor

Ligante

NBR

Ligante

NBR

Ligante

Densidade

g/cm3

1,9

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

Compressibilidade ASTM F36

Preto NBR

Densidade

g/cm3

1,9

Densidade

g/cm3

1,9

8

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

9,0

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

9,0

%

11

Compressibilidade ASTM F36

%

10

Compressibilidade ASTM F36

%

10

Recuperação ASTM F36

%

50

Recuperação ASTM F36

%

55

Recuperação ASTM F36

%

50

Stress residual DIN 52913:

Stress residual DIN 52913:

Stress residual DIN 52913:

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa

22

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa

29

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa

25

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

MPa

28

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

MPa

34

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

MPa

30

Aumento de espessura ASTM F146:

Aumento de espessura ASTM F146

Aumento de espessura ASTM F146

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

5

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

6

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

5

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

5

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

6

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

6

3) Água destilada, 5h,100°C

%

2

3) Água destilada, 5h,100°C

%

2

3) Água destilada, 5h,100°C

%

2

°C

350

Condições operacionais máx.: Pico de Temp.

°C

400

Condições operacionais máx.: Pico de Temp.

°C

400

°C

280

°C

340

°C

320

°C

220

°C

250

°C

250

MPa

10

MPa

12

MPa

8

Condições operacionais máx.: Pico de Temp. Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

PF13

PF81

Planiflex PF13 é a placa de fibras comprimidas com ligante CSM para guarnições da indústria química.

Planiflex PF81 é fabricado com fibras aramídicas, grafite e ligante NBR para garantir a máxima confiabilidade.

PLANIFLEX® PF13 ®

PLANIFLEX® PF81 ®

Cor

Beige

Cor

Ligante

NBR

Ligante

Densidade

g/cm3

1,9

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

Compressibilidade ASTM F36

Preto g/cm3

9

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

8

%

9

Compressibilidade ASTM F36

%

11

Recuperação ASTM F36

%

50

Recuperação ASTM F36

%

50

Stress residual DIN 52913::

Stress residual DIN 52913:

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa MPa

Aumento de espessura ASTM F146:

25

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa

22

MPa

28

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

8

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

5

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

10

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

5

3) Água destilada, 5h,100°C

%

3) Água destilada, 5h,100°C

%

2

Condições operacionais máx.: Pico de Temp.

°C

350

°C

250

°C

220

MPa

10

Condições operacionais máx.: Pico de Temp. Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

200

°C

150

°C °C

4

MPa

12

Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

Formatos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 e 1.500 x 3.000 (inch) 60” x 60” ÷ 60” x 120”

1,9

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2 Aumento de espessura ASTM F146:

Tamanhos disponíveis Espessuras (tolerância +/- 10%) (mm) da 0,50 fino a 5,00 (inch) da 1/64” a 7/32”

NBR

Densidade

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

GUIA DE PLACAS

PF64

Consultar o escritório técnico da Carrara para os fatores de aperto das guarnições. Não se assume responsabilidade por erros de seleção e usos impróprios do material. AVISO: Os dados indicados nas tabelas se referem a um comportamento típico dos materiais e são o resultado de testes de laboratório e testes em equipamentos efetuados no decorrer dos anos. As especificações expostas podem alterar sem obrigação de notificação. A seleção errada do material para a específica aplicação ou o uso impróprio podem ser causa de danos a objetos e pessoas. Não se assume responsabilidade por erros de seleção e usos impróprios do material.

Valores típicos para espessura 1.50 mm

29


5.0

Guia de placas - Datos técnicos

■ PLANIFLEX® PLACAS COMPRIMIDAS - CSF

PF63

PF41

PLANIFLEX PF63 ®

Planiflex® PF63 é fabricada com fibras aramídicas e ligante NBR para aplicações gerais.

PLANIFLEX PF41

Planiflex® PF41 é fabricada com fibras orgânicas e ligante NBR para aplicações gerais a baixas temperaturas.

PLANIFLEX® PF81R

Planiflex® PF81R é fabricado com fibras aramídicas, grafite e ligante NBR e uma rede metálica para resistir à pressão.

Cor

Azul

Cor

Verde

Cor

Ligante

NBR

Ligante

NBR

Ligante

Densidade

g/cm3

1.9

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

Compressibilidade ASTM F36

2.3

8

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

10

%

9

Compressibilidade ASTM F36

%

11

Recuperação ASTM F36

%

60

Recuperação ASTM F36

%

50

Stress residual DIN 52913:

Stress residual DIN 52913:

1.9

6

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

%

11

Compressibilidade ASTM F36

Recuperação ASTM F36

%

50

Stress residual DIN 52913:

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa MPa

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

3) Água destilada, 5h,100°C

Condições operacionais máx.: Pico de Temp. Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

25

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

MPa

Aumento de espessura ASTM F146: 12

20

28

%

10

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

5

%

10

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

5

%

3) Água destilada, 5h,100°C

%

3) Água destilada, 5h,100°C

%

2

°C

250

Condições operacionais máx.: Pico de Temp.

°C

180

Condições operacionais máx.: Pico de Temp.

°C

350

°C

180

°C

140

°C

250

°C

150

°C

120

°C

220

MPa

5

MPa

4

MPa

10

Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

Planiflex® PF41G é fabricada com fibras orgânicas, ligante NBR e grafitização superficial.

Planiflex® PF41RG é fabricada com fibras orgânicas, ligante NBR, rede metálica e grafitização superficial.

Preto

Cor

Ligante

NBR

Ligante

Densidade

g/cm3

1.9

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

Compressibilidade ASTM F36 Recuperação ASTM F36

Preto NBR

Densidade

g/cm3

2.3

8

Resistência à tração DIN 52910

N/mm2

10

%

9

Compressibilidade ASTM F36

%

9

%

60

Recuperação ASTM F36

%

55

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

MPa

Stress residual DIN 52913: 20

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2

MPa

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

MPa

Aumento de espessura ASTM F146:

20

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

10

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

%

10

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

10

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

%

10

3) Água destilada, 5h,100°C

%

3) Água destilada, 5h,100°C

%

°C

180

Condições operacionais máx.: Température Maximale

°C

180

°C

140

°C

140

°C

120

°C

120

MPa

12

MPa

12

Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

Tamanhos disponíveis

PLANIFLEX® PF41RG

Cor

Temp. Contínua Temperatura continua com vapor Pressão

22

MPa

1) Óleo IRM 903, 5h, 150°C

PLANIFLEX® PF41G

Condições operacionais máx.: Température Maximale

MPa

2) Combustível ASTM B, 5h, 23°C

PF41RG

Aumento de espessura ASTM F146:

16 Horas, 300°C, 50 N/mm2 16 Horas, 175°C, 50 N/mm2 Aumento de espessura ASTM F146:

PF41G

Stress residual DIN 52913:

NBR g/cm3

g/cm3

16 Horas, 175°C, 50 N/mm2

Preto

Densidade

Densidade

Aumento de espessura ASTM F146:

30

PF81R

®

Espessuras (tolerância +/- 5%) (mm) 0,50 ÷ 0,80 ÷ 1,00 ÷ 1,50 ÷ 2,00 ÷ 2,50 ÷ 3,00 ÷ 4,00 ÷ 5,00 (inch) 1/64” ÷ 1/32” ÷ 3/64” ÷ 1/16” ÷ 5/64” ÷ 3/32” ÷ 1/8” ÷ 5/32” ÷ 3/16” Tamanhos (tolerância +/- 5%) (mm) 1.500 x 1.500 ÷ 1.500 x 3.000 (inch) 60” x 60” ÷ 60” x 120” Para cada item da família Planiflex® está disponível a versão reforçada R. Consultar o escritório técnico da Carrara para os fatores de aperto das guarnições. Não se assume responsabilidade por erros de seleção e usos impróprios do material. AVISO: Os dados indicados nas tabelas se referem a um comportamento típico dos materiais e são o resultado de testes de laboratório e testes em equipamentos efetuados no decorrer dos anos. As especificações expostas podem alterar sem obrigação de notificação. A seleção errada do material para a específica aplicação ou o uso impróprio podem ser causa de danos a objetos e pessoas. Não se assume responsabilidade por erros de seleção e usos impróprios do material.

Valores típicos para espessura 1.50 mm


PLANIX

PL P 01 S.p.A.

PLANIX P LANIX 0 01 2 PLANIX PPLALANNIXIX001PLANIX PPLLAANNIXIX 02 02 01 1 0 2 ® ■ PLANIX PLANIX PPLLAANNIXIX 0 PLANIX PPLLAANNI 01 02 011 PLACAS PLANIX PLANIDEX CAUCHO PLANIX 02 01P 0 1 P L L A P A P N L PLANIX PLANIIXX 001 LANIX 02 ANNIXIX0022 01P 1PL P P L LANIX 0 PLAAPLANIX P L APLANIX N L A N A I N X I N PLANIX 01 02 03 X I X 0 I N X 0 1 I 0 2 1 X 0 2 2 0 1PL POLIETILENO BORRACHA EPDM P PLAPLACA L A N NIX DE02PAPEL IX 04 PLANIX ANIX 01 PLANIX PPLLAANNIXIX00042 PLANIX PPLLAANNIIXX 002 04 4 02P 2PL LANIX 0 PLAANNIIX 02 PLANIX PPLLAANNIXIX 0 2 PLAN X 02 0 4 0 4 4 P L A N IX 04 PLANIX I X PL 05 0 2 PLANIX PPLALANNIXIX004PLANIX PPLLAANNIXIX 05 05 04 4 05 PLANIX PPLLAANNIXIX 0 PLANIX PPLLAANNI IX 0 X 0 4 0 0 5 4 0 5 4 5 P L A N IX 05 NIX 04 PLANIX P LAN 0 4 PLLAANIX PLAN PLALANNIXIX P P N 0 IX 044 IX 05 0055 X 04 PLANIX PPLLAANNIX 0 PLANIX PPLLAANNI IX X 0055 04 IX 044 05 PLAPLANIX PLAPLANIX 05P PLANIX 04 NIX 04 05 NIX 05CSM07 FLEXOID BORRACHA BRANCA SBR BORRACHA PLLAANNIIXX 05 05P 5PL ANIX 05 PLLAANNIIXX 05 05P LANIX 0 5 S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

O papelão termoisolante Planix® PX01 é fabricado inteiramente com material não amianto e sem cerâmica.

Beige

Cor

S.p.A.

Gravedad Específica S.p.A.

mm

2.0 to 10.0

Espessura

Largura

m

1.0

Largura

m

Comprimento

m

1.0

Comprimento S.p.A.

m

Borda A

--

°C

750

Temperatura operacional

3.5

S.p.A. Resistência à tração

Dureza

Temperatura operacional Resistência à tração S.p.A.

S.p.A.

MPaS.p.A.

Alongamento

Resistência à ruptura

Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

N/mm

--

Resistência à ruptura

--

S.p.A. Conjunto de compressão S.p.A. (22 h. a 70°C)

%

S.p.A.

S.p.A.

®

S.p.A.

S.p.A.

g/cm3

Espessura Largura

S.p.

A. Comprimento

-30 ÷ 80

%

200

Alongamento

N/mm

--

%

Dureza

S.p.A.

p.A. Gravedad Específica

m

m S.p.A.

16.0

N/mm

--

%

--

Espessura

mm

p.A.

Dureza

200

N/mm

10

%

40

S.p.A.

S.p.A. Resistência à tração

Resistência à ruptura Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

8.0

%

400

N/mm

15

%

40

g/cm3

Espessura

mm

Largura

S.p.A.

1.2 to 10.0

MPap.A.

--

p.A. Gravedad S.Específica

1.0 to 50.0

60 ± 5

S.p.A.

Cor

1.2

S.

S.p.A.

S.p.A.

1.5 ± 0.05

-25 ÷ 120

Alongamento

S.p.A.

Planix® PX07 é uma Placa ou rolo de borracha CSM Polietileno Clorossulfonado. S.p.A.

°C S.p.A.

S.p.A.

--

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Borda A

Temperatura operacional

S.p.A.

S.p.A.

g/cm3

Comprimento

MPa S.p.

S.p.A.

S.

Largura S.

A.

S.p.A.

Branco

5.0

%

4.0

%

S.p.A.

UM

--

1.0 --

S.p.A.

Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

0.70 ± 0.05

-20 ÷ 120

S.p.A. Resistência à tração

Resistência à ruptura

S.p.A.

Cor

°C

Alongamento

S.p.A.

S.p.A.

m

S.p.A.

-25 ÷ 120

S.p.A. MPa

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

1.2 to 10.0

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Comprimento Dureza

m

1.2

m

1.2 to 10.0 70 ± 5

-35 ÷ 140

Resistência à tração S.p.A.

S.p.A. MPa S.p.A.

Alongamento Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

7.0

%

400

N/mm

17

%

40

S.p.A.

S.p.A.

1.0 to 50.0

°C

S.p.A.

Resistência à ruptura

1.4 ± 0.03

Borda A

Temperatura operacional

S.p.A.

Preto

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Tolerância de Espessura +/- 10% Tolerância de Tamanho +/- 5% S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

31 S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

1.2

S.p.A.

°C

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Beige Claro

Borda A

Temperatura operacional

--

S.p.A.

S.p.A.

1.0 to 50.0

60 ± 5

Resistência à ruptura

S.p.A. Conjunto de compressão S.p.A. (22 h. a 70°C)

1.25 ± 0.05

S.p.A.

Borda A

Temperatura operacional Resistência à tração S.p.A.

0.0 to 2.0

S.p.A.

p.A.

20.0

mm m

m

UM

--

Gravedad Específica

m

Comprimento S.

MPaA.

UM

Cor

Largura

°C

S.p.A.

mm

2.0

Dureza

Preto

g/cm3

1.0

A borracha SBR branca alimentar Planix® PX05 pode ser utilizada com substâncias alimentares não líquidas, oleosas ou gordurosas.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

FLEXOID Planix PX04 é um material a base de celulose impregnado de gelatina plastificada. ®

Espessura

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

1.0 to 30.0

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

A. GravedadS.p.Específica

63 ± 5

S.p.A.

--

S.p.A.

0.95 ± 0.05

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Cor

Borda A

Alongamento

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.

--

S.p.A.

S.p.A.

mm

%

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Branco

g/cm3

Dureza

S.p.A.

UM

--

S.p.A.

0.95 ± 0.05

Espessura

S.p.A.

UM

--

g/cm3

S.p.A.

As EPDM Planix PX03 são uma família de borrachas sintéticas do grupo M segundo a classificação DIN/ISO 1629

S.p.A.

UM

Gravedad Específica

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Cor

S.p.A.

O Polietileno Planix® PX02 PE HD tem uma elevada resistência aos agentes químicos e mostra boas propriedades elétricas. S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

GUIA DE PLACAS

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.


PLLAANNIX P IX 0055 05 PLANIX Guia de placas - Datos técnicos PLANIX

5.0

p.A.

S.p.A. S.p.A.

05

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

■ PLANIX®

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A.

S.S.p.p.A. A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A.

S.S.p.p.A. A.

PLANIX - PLACAS DE BORRACHA S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

PLANIX 08

PLANIX 09 S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

BORRACHA NBR

BORRACHA CLOROPROPENO

Planix® PX08 é uma folha para guarnições de borracha nitrílica NBR conhecida como BUNA N.

g/cm3

Espessura

Preto

Cor

S.p.A. S.p.A.

p.A. GravedadS.Específica

Espessura

mm

1.0 to 50.0

m

1.2

Comprimento

m

1.2 to 10.0

Borda A

70 ± 5

°C

-25 ÷ 120

Temperatura operacional Resistência à tração S.p.A.

S.p.A. MPa

1.0 to 50.0

m

1.2

Comprimento S.

m

p.A.

Dureza

Alongamento

Resistência à ruptura

N/mm

55

Resistência à ruptura

Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

S.p.A.

S.p.A. Conjunto de compressão S.p.A. (22 h. a 70°C)

20

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

BORRACHA SBR S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Planix® PX15 é uma folha para guarnições de borracha de estireno SBR adequada para usos correntes. S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

g/cm3

Espessura Largura S.p.A.

Comprimento Dureza

32

mm

1.0 to 50.0

m

1.2

m

1.2 to 10.0 70 ± 5

N/mm

12

Resistência à ruptura

S.p.A. S.p.A.

%

35

S.p.A. S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

Cor p.A. GravedadS.Específica

Espessura

-35 ÷ 70 20.0

%

550

N/mm

40

%

40

Vermelho

S.p.A.

S. A. S.p.p. A.

S.S.p.p.A. A.

PLANIX 19 S.p.A.

S.p.A.

BORRACHA FKM

Planix® PX19 é uma placa de borracha FKM especialmente indicada para a indústria petrolífera.

S.p.A.

Cor

1.25 ± 0.03

A. GravedadS.p.Específica

Espessura

--

Preto

g/cm3

1.5 ± 0.03

mm

1.0 to 50.0

mm

1.0 to 50.0

Largura

m

1.0

Largura

m

1.2

Comprimento

m

1.0

Comprimento

m

1.2 to 10.0

Dureza

Temperatura operacional

4.0

Resistência à tração

200

Alongamento

N/mm

14

%

40

Resistência à ruptura Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

S.p.A.

Borda A

60 ± 5

°C

-70 ÷ 200

Dureza

Temperatura operacional

MPa

7.0

Resistência à tração

%

300

Alongamento

N/mm

20

Resistência à ruptura

34

Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

%

S.p.A.

S. A. S.p.p. A.

UM

-g/cm3

°C

MPa

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

1.2 to 10.0

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

1.2 S.p.A.

40 ± 5

S.S.p.p.A. A.

S. A. S.p.p. A.

0.97 ± 0.03 1.0 to 50.0

S.p.A.

S.p.A. Conjunto de compressão S.p.A. (22 h. a 70°C)

Planix® PX17 é uma placa para guarnições de borracha de silicone vermelha, inodora e antimanchas.

S.

S.p.A.

Alongamento

BORRACHA DE SILICONE

%

p.A. MPa S.p.A.

p.A.

Tolerância de Espessura +/- 10% Tolerância de Tamanho +/- 5%

1.5 ± 0.03

-25 ÷ 70

S.p.A. Resistência à tração S.

Conjunto de compressão (22 h. a 70°C)

S.p.A.

°C

Alongamento

Resistência à ruptura

Preto

Borda A

Temperatura operacional

250

S.S.p.p.A. A.

Borda A

Temperatura operacional

UM

--

Gravedad Específica

m

S.p.A.

%

S.p.A.

UM Cor

Comprimento

S.p.A. Resistência à tração

PLANIX 17

S.p.A.

m

4.5

S.p.A. S.p.A.

S.p.A.

PLANIX 15

-20 ÷ 100

mm

Largura Dureza

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

°C

Preto

g/cm3

Espessura

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

60 ± 5

S.p.A. MPa

p.A. Gravedad S.Específica

1.2 to 10.0

Borda A

Temperatura operacional

300

S.p.A.

-S.p.A.

1.5 ± 0.03

mm

%

%

S.p.A. S.p.A.

Cor

Largura

S.p.A. Resistência à tração

S.p.A.

Preto

g/cm3

14.0

Alongamento

UM

--

S.p.A.

1.24 ± 0.03

Largura Dureza

S.p.A.

S.p.A.

UM

--

Gravedad Específica

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

UM Cor

Planix® PX11 é uma folha para guarnições de borracha natural NR que mostra uma excelente elasticidade e compressibilidade.

S.p.A.

S.p.A.

S.S.p.p.A. A.

BORRACHA NR

Planix® PX09 é uma folha para guarnições cloroprênicas CR com boa compatibilidade com óleos e combustíveis.

S.p.A.

S.p.A.

PLANIX 11 S.p.A. S.p.A.

S.p.A. S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

S.p.A.

Borda A

70 ± 5

°C

-30 ÷ 250

MPa

7.5

%

250

N/mm

18

%

62


Os 5 passos para uma vedação perfeita!

1

2

3

4

Para uma vedação segura, eficiente e duradoura no tempo é essencial que a uma correta seleção do material, siga uma correta instalação que permitirá à guarnição o melhor desempenho possível.

Devem ser removidos das superfícies e dos tirantes todos os resíduos que possam causar interferência da vedação. Essa limpeza permitirá verificar o seu estado. Passo 2 Verificação do alinhamento dos flanges

GUIA DE PLACAS

Passo 1 Limpeza e exame

O desalinhamento dos flanges compromete a qualidade da vedação. Passo 3 Instalação da guarnição A guarnição deve ser do tamanho correto, não danificada e bem centralizada antes de iniciar as operações de aperto Passo 4 Lubrificação dos tirantes A lubrificação dos tirantes deve ser efetuada com materiais adequados e tendo o cuidado para não contaminar a guarnição.

5

Passo 5 Aperto dos tirantes O aperto deve ocorrer com a sequência correta, tendo o cuidado de nunca superar o limite de danificação da guarnição.

33


5.0

Guia de placas - Datos técnicos

Todas as informações e os dados citados são baseados na experiência plurianual maturada nas aplicações de vedações e devem ser consideradas totalmente indicativas. Esses dados não podem ser utilizados para solicitações de garantia. Carrara Spa pode realizar modificações na tabela de compatibilidade sem aviso prévio ou obrigação de notificação.

34

PF 65

PF 81F

PF 13

PF 81

PF63

PF 41

PF 81R

B13

B14

B15

E12

Graphite

O Gráfico de Compatibilidade Química fornece exclusivamente as indicações gerais para a seleção do material. O seu uso deve ser sempre acompanhado por um exame específico da aplicação e das indicações extraídas da experiência de emprego das guarnições junto ao equipamento.

PF 64

■ Gráfico de Resistência Química

Acetamide

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Acetic acid 10%

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Acetic acid 100%

C

C

C

C

C

C

C

C

B

B

B

B

A

Acetone

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Acetonitrile

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Acetylene (gas)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Adipic acid

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Air

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

B

Alums

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Aluminum acetate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Aluminum chlorate

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Aluminum chloride

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Ammonia (gas)

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Ammonium bicarbonate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Ammonium chloride

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Ammonium hydroxide

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Amyl acetate

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Aniline

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Asphalt

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Barium chloride

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Benzene

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Benzoic acid

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Boric acid

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Borax

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Butane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Butyl alcohol (Butanol)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Butyric acid

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Calcium chloride

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Calcium hydroxide

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Carbon monoxide

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Carbon dioxide

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Chloroform

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Chloryne, (gas)

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

C

Chloryne, (in water)

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

C

Chromic acid

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Citric acid

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Copper acetate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

B

Creosote

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

B

Cresol

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Cyclohexane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Cycloexanone

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Decaline

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Dibenzylether

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Dimethylacetamide

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Dimethylformamide

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Ethane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Ethyl acetate

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Ethyl Alcohol (Ethanol)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Ethyl chloride (gas)

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Ethylene (gas)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Ethylene glycol

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Formic acid 10%

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Formic acid 85%

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Formaldehyde

B

B

B

B

B

B

B

B

B

B

B

B

A

Freon 12

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Freon 22

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Fuel oil

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Gasoline

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Glycerine

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Heptane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Hydraulic oil (mineral)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Hydraulic oil (Phosphate ester type)

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Hydraulic (Glycol based)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Hydrazine

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Hydrochloric acid 10%

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Hydrochloric acid 37%

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

B

Hydrofluoric acid 10%

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

C


Aumentando a pressão, o estado de esforço dentro da guarnição aumenta. Temperaturas elevadas e ambientes químicos agressivos podem reduzir a resistência mecânica de algumas categorias de guarnições

Recomendado A recomendação depende das condições operacionais Não recomendado

PF 81

PF63

PF 41

PF 81R

B13

B14

B15

E12

Graphite

Hydrofluoric acid 40%

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

C

Hydrogen

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Isobutane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Isooctane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Isopropyl alcohol (Isopropanol)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Kerosene

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Ketones

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Lactic acid

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Magnesium sulfate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Maleic acid

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Methane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Methyl alcohol (Methanol)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Methyl chloride (gas)

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Methylene dichloride

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Methyl Ethyl Ketone (MEK)

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

N-Methyl-pyrrolidone (NMP)

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Milk

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Mineral oil type ASTM no. 1

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Naphtha

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Nitric acid 10%

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

B

Nitric acid 65%

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

C

Nitrobenzene

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Nitrogen (gas)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Octane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Oleic acid

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Oleum

C

C

C

C

C

C

C

C

A

C

C

A

C

Oxalic acid

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Oxygen (Gas)

C

C

C

C

C

C

C

C

A

C

C

C

B

Palmitic acid

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Pentane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Perchloroethylene

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Phenol (Carbolic acid)

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Phosphoric acid

C

C

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

Potassium acetate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Potassium bicarbonate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Potassium carbonate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Potassium chloride

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Potassium dichromate

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

B A

Potassium hydroxide

B

B

B

B

B

B

B

B

C

B

B

B

Potassium iodide

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Potassium nitrate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

C

Potassium permanganate

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Propane

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Pyridine

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Salicylic acid

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

A

Silicones (oil, grease)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Soap

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sodium aluminate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sodium bicarbonate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sodium bisulphite

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sodium carbonate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sodium chloride

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sodium cyanide

A

A

A

A

A

A

A

A

C

C

A

A

A

Sodium hydroxide

B

B

B

B

B

B

B

B

C

B

B

B

A

Sodium sulfate

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sodium sulfide

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Starch

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

B

Steam

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Stearic acid

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sugar

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Sulphuric acid 20%

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

Sulphuric acid 96%

C

C

C

C

C

C

C

C

A

B

B

A

B

Tar

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

B

Tartaric acid

B

B

B

B

B

B

B

B

A

A

A

A

B

Toluene

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Transformer oil (mineral type)

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

A

Trichloroethylene

C

C

C

C

C

C

C

C

A

A

A

A

A

GUIA DE PLACAS

PF 13

A verificação da compatibilidade química deve considerar a efetiva temperatura de serviço.

PF 81F

É sempre prioritário verificar se o material pode ser utilizado à temperatura de serviço.

PF 65

Para selecionar o material mais adequado à aplicação específica, a temperatura, a pressão e o pH devem ser sempre levados em consideração contemporaneamente.

PF 64

Temperatura, pressão e pH.

35


5.0

Guia de placas - Datos técnicos

■ TABELAS DIMENSIONAIS Os principais padrões dimensionais das guarnições planas são os seguintes: - ASME B16.21 relativa aos flanges ASME 16.1 ASME B16.5 ASME B16.24 ASME B16.47 Série A ASME B16.47 Série B MSS SP-51 - EN 1514-1 relativa a bridas EN 1092-1 EN 1092-2 EN 1092-3 EN 1094-4 - EN 12560-1 relativa aos flanges EN 1759-1 EN 1759-2 EN 1759-3 EN 1759-4 - JIS B 2404 relativa aos flanges JIS B 2220 JIS B 2238 JIS B 2239 JIS B 2240 - BS 3063 relativa aos flanges BS10 As dimensões das guarnições são correlatas também ao tipo de superfície do flange classificado como: - RF superfícies com degrau (raised face) - FF superfícies planas (flat face) - LTG superfícies com lingueta e com ranhura (large tongue & groove) - LMF superfícies com encaixe simples macho/fêmea (large male & female)

36

Brida RF Junta IBC

Brida FF Junta FF

Brida LTF Junta TG

Brida LMF Junta SR


IBC

DN

Di

10

18

PN 2,5

PN 6

PN 10

39

39

SR

TG PN 10-40

PN 25

PN 40 Di

De

De

Di

De

46

46

46

46

18

56

34

24

34

De

PN 63

PN 10-40

PN 16

15

22

44

44

51

51

51

51

21

61

39

29

39

20

27

54

54

61

61

61

61

25

72

50

36

50

25

34

64

64

71

71

71

71

30

82

57

43

57

32

43

76

76

82

82

82

82

41

88

65

51

65

40

49

86

86

92

92

92

92

47

103

75

61

75

50

61

96

96

107

107

107

107

59

113

87

73

87

65

77

116

116

127

127

127

127

73

138

109

95

109

80

89

132

132

142

142

142

142

86

148

120

106

120

100

115

152

152

162

162

168

168

110

174

149

129

149

125

141

182

182

192

192

194

194

135

210

175

155

175

150

169

207

207

218

218

224

224

163

247

203

183

203

200

220

262

262

273

273

284

290

210

309

259

239

259

250

273

317

317

328

329

340

352

264

364

312

292

312

300

324

373

373

378

384

400

417

314

424

363

343

363

350

356

423

423

438

444

457

474

360

486

421

395

421

400

407

473

473

489

495

514

546

415

543

473

447

473

450

458

528

528

539

555

564

571

523

497

523

500

508

578

578

594

617

624

628

575

549

575

600

610

679

679

695

734

731

747

675

649

675

700

712

784

784

810

804

833

800

813

890

890

917

911

942

900

915

990

990

1017

1011

1042

1000

1016

1090

1090

1124

1128

1154

1100

1120

1231

1228

1254

1200

1220

1290

1307

1341

1342

1364

1400

1420

1490

1524

1548

1542

1578

1500

1520

1658

1654

1688

1600

1620

1700

1724

1772

1764

1798

1800

1820

1900

1931

1972

1964

2000

2000

2020

2100

2138

2182

2168

2230

2200

2220

2307

2348

2384

2400

2420

2507

2558

2594

2600

2620

2707

2762

2794

2800

2820

2924

2972

3014

3000

3020

3124

3172

3228

3200

3220

3324

3382

3400

3420

3524

3592

3600

3620

3734

3804

3800

3820

3931

4000

4020

4131

GUIA DE PLACAS

DIMENSÃ&#x2022;ES DE GAXETAS PLANAS para EN 1514-1

37


5.0

Guia de placas - Datos técnicos

■ TABELAS DIMENSIONAIS DIMENSÕES DE GAXETAS PLANAS para EN 12560-1 (ASME B16.21) IBC (RF)

38

TG (LTG)

CL900

CL 150-1500

CL 150-1500

De

Di

De

54

54

64

35

25

35

CL300

CL400

48

54

NPS

Di

1/2

21

De

3/4

27

57

67

67

67

70

43

33

43

1

33

67

73

73

73

79

51

38

51

1.1/4

42

76

83

83

83

89

64

47

64

1.1/2

48

86

95

95

95

98

73

54

73

2

60

105

111

111

111

143

92

73

92

2.1/2

73

124

130

130

130

165

105

85

105 127

3

89

137

149

149

149

168

127

108

4

114

175

181

178

194

206

157

132

157

5

141

197

216

213

241

248

186

160

186

6

168

222

251

248

267

289

216

190

216

8

219

279

308

305

321

359

270

238

270

10

273

340

362

359

400

435

324

286

324

12

324

410

422

419

457

498

381

343

381

14

356

451

486

483

492

521

413

374

413

16

406

514

540

537

565

575

470

425

470

18

457

549

597

594

613

638

533

489

533

20

508

606

654

648

683

699

584

533

584

24

610

718

775

768

791

838

692

641

692

DIMENSÕES DE GAXETAS PLANAS para ASME B16.47 A

DIMENSÕES DE GAXETAS PLANAS para ASME B16.47 B

IBC (RF)

IBC (RF)

CL150 NPS

SR (LMF) CL600

CL150

CL300

Di

CL400

CL600

De

CL150 NPS

Di

CL300

CL400

CL600

De

26

660

775

835

832

867

26

660

725

772

746

765

28

711

832

899

892

914

28

711

776

826

800

819

30

762

883

953

946

972

30

762

827

886

857

879

32

813

940

1006

1003

1022

32

813

881

940

911

933

34

864

991

1057

1054

1073

34

864

935

994

962

997

36

914

1048

1118

1118

1130

36

914

987

1048

1022

1048

38

965

1111

1054

1073

1105

38

965

1045

1099

40

1016

1162

1114

1127

1156

40

1016

1095

1149

42

1067

1219

1165

1178

1219

42

1067

1146

1200

44

1118

1276

1219

1232

1270

44

1118

1197

1251

46

1168

1327

1273

1289

1327

46

1168

1256

1318

48

1219

1384

1324

1346

1391

48

1219

1307

1368

50

1270

1435

1378

1403

1448

50

1270

1357

1419

52

1321

1492

1429

1454

1499

52

1321

1408

1470

54

1372

1549

1492

1518

1556

54

1372

1464

1530

56

1422

1607

1543

1568

1613

56

1422

1514

1594

58

1473

1664

1594

1619

1664

58

1473

1580

1656

60

1524

1715

1645

1683

1721

60

1524

1630

1705


DIMENSÕES DE GAXETAS FULL FACE FF para EN PN 16

PN 10

PN 25

PN 40

Di

De

n

ø

DF ø

De

n

ø

DF ø

De

n

ø

DF ø

De

n

ø

DF ø

De

n

ø

10

18

75

4

11

50

90

4

14

60

90

4

14

60

90

4

14

60

90

4

14

60

15

22

80

4

11

55

95

4

14

65

95

4

14

65

95

4

14

65

95

4

14

65

DF ø

20

27

90

4

11

65

105

4

14

75

105

4

14

75

105

4

14

75

105

4

14

75

25

34

100

4

11

75

115

4

14

85

115

4

14

85

115

4

14

85

115

4

14

85

32

43

120

4

14

90

140

4

18

100

140

4

18

100

140

4

18

100

140

4

18

100

40

49

130

4

14

100

150

4

18

110

150

4

18

110

150

4

18

110

150

4

18

110

50

61

140

4

14

110

165

4

18

125

165

4

18

125

165

4

18

125

165

4

18

125

65

77

160

4

14

130

185

8

18

145

185

8

18

145

185

8

18

145

185

8

18

145

80

89

190

4

18

150

200

8

18

160

200

8

18

160

200

8

18

160

200

8

18

160

100

115

210

4

18

170

220

8

18

180

220

8

18

180

235

8

22

190

235

8

22

190

125

141

240

8

18

200

250

8

18

210

250

8

18

210

270

8

26

220

270

8

26

220

150

169

265

8

18

225

285

8

22

240

285

8

22

240

300

8

26

250

300

8

26

250

200

220

320

8

18

280

340

8

22

295

340

12

22

295

360

12

26

310

375

12

30

320

250

273

375

12

18

335

395

12

22

350

405

12

26

355

425

12

30

370

450

12

33

385

300

324

440

12

22

395

445

12

22

400

460

12

26

410

485

16

30

430

515

16

33

450

350

356

490

12

22

445

505

16

22

460

520

16

26

470

555

16

33

490

580

16

36

510

400

407

540

16

22

495

565

16

26

515

580

16

30

525

620

16

36

550

660

16

39

585

450

458

595

16

22

550

615

20

26

565

640

20

30

585

670

20

36

600

685

20

39

610

500

508

645

20

22

600

670

20

26

620

715

20

33

650

730

20

36

660

755

20

42

670

600

610

755

20

26

705

780

20

30

725

840

20

36

770

845

20

39

770

890

20

48

795

700

712

895

24

30

840

910

24

36

840

960

24

42

875

800

813

1015

24

33

950

1025

24

39

950

1085

24

48

990

900

915

1115

28

33

1050

1125

28

39

1050

1185

28

48

1090

1000

1016

1230

28

36

1160

1255

28

42

1170

1320

28

56

1210

1100

1120

1340

32

39

1270

1355

32

42

1270

1420

32

56

1310

1200

1220

1455

32

39

1380

1485

32

48

1390

1530

32

56

1420

1400

1420

1675

36

42

1590

1685

36

48

1590

1755

36

62

1640

1500

1520

1785

36

42

1700

1820

36

56

1710

1865

36

62

1750

1600

1620

1915

40

48

1820

1930

40

56

1820

1975

40

62

1860

1800

1820

2115

44

48

2020

2130

44

56

2020

2195

44

70

2070

2000

2020

2325

48

48

2230

2345

48

62

2230

2425

48

70

2300

GUIA DE PLACAS

PN 2,5 / 6 DN

DIMENSÕES DE GAXETAS FULL FACE para EN 12560-1 (ASME B16.21) CLASE 300

CLASE 150 DN

Di

De

n

ø

DF ø

De

n

ø

1/2

21

89

4

16

60

95

4

16

67

3/4

27

98

4

16

70

117

4

19

83

DF ø

1

33

108

4

16

79

124

4

19

89

1.1/4

42

117

4

16

89

133

4

19

98

1.1/2

48

127

4

16

98

156

4

22

114

2

60

152

4

19

121

165

8

19

127

2.1/2

73

178

4

19

140

191

8

22

149

3

89

191

4

19

152

210

8

22

168

4

114

229

8

19

190

254

8

22

200

5

141

254

8

22

216

279

8

22

235

6

168

279

8

22

241

318

12

22

270

8

219

343

8

22

298

381

12

25

330

10

273

406

12

25

362

12

324

483

12

25

432

39


6.0

Gama de Produtos

CARRARA, Soluções Globais de Vedação! Carrara oferece, além de gaxetas, uma vasta gama de produtos de guarnições de qualidade para válvulas e flanges, juntamente com todos os acessórios de vedação. A qualidade dos produtos, a assistência técnica profissional e comercial da Equipe, a ampla disponibilidade de estoque e outros serviços customizados reservados aos Clientes são as diretrizes de negócio para incrementar o valor oferecido aos Cliente.

EN

FERP

KIN GS PRE SSIO Nl v ePAC SET TING COM s and pumps va packings for

Setting Compression Packing Gaxetas para válvulas e Bombas

EN

Carrara está entre os principais produtores de gaxetas e sistemas de vedação para bombas e válvulas para todas as aplicações industriais. Graças à utilização de filamentos de alta qualidade e às especiais técnicas desenvolvidas pela divisão R&D, as gaxetas Carrara são capazes de oferecer desempenho elevadas com relação ao custo x beneficio. Os sistemas de vedação Carrara garantem um excelente nível de vedação e controle das emissões, com a capacidade de trabalhar em altas pressões e velocidades, com todos os produtos químicos reduzindo o desgaste de eixos e casquilhos, minimizando a frequência de manutenção.

& COM PON ENT S VAL VE SEA LAN TS v a l g a s k e t d i v i s i o n

Setting Flange Planisteel® Guarnições Metálicas para Flange Fazem parte da gama Carrara Planisteel® as Juntas Espirometálicas, Camprofile, Ring e Metaloplásticas para equipamentos e caldeiras. Na seção STOCKLIST do site www.carrara.it é possível consultar o estoque desses artigos para encontrar a crescente demanda de rápida disponibilidade.

40


EN

FERP

SET TING FLA NGE

ge kets for flan metallic gas

Setting Flange Guarnições planas para Flange

EN

A gama de produtos Carrara oferece placas e guarnições planas das seguintes famílias: • PLANIFLEX® em CSF • PLANIFLON® em PTFE virgem, carregado, modificado e expandido • PLANIGRAPH® em grafite • PLANIX® em borracha e em Mica para altas temperaturas

FERP

INS ULA TIONo t eKITS ction flange pr

Setting Flange Conjuntos de Isolamento para Flange

GAMA DE PRODUTOS

EN

Os Conjuntos de Isolamento são utilizados para prevenir o fluxo de cargas eletrostáticas nas tubulações. A gama de produtos Carrara oferece uma vasta variedade de Conjuntos de Isolamentos fabricados com materiais de alto desempenho, adequados a todas as classes de pressão.

FERP

ICA L SEAeLS als SET TING MEC HAN mechanical s

Setting Mechanical Seals Vedações Mecânicas para Bombas A gama de produtos Carrara oferece uma completa variedade de vedações mecânicas com cartucho único com sopro metálico, cartucho único com molas múltiplas estacionárias e rotativas e vedações split. As Vedações Mecânicas Carrara são fáceis de instalar e garantem viabilidade econômica de gestão do componente.

EN

FER P

environmenta

FERP

l division

FERP Divisão Ambiental Há mais de quinze anos a FERP, Divisão de Meio Ambiente da Carrara, é um dos principais líderes internacionais no monitoramento de emissões de VOC fugitivas e difundidas, perdas de vapor, vazamentos de gases técnicos e auxiliares, desenvolvendo programas de Economia de Energia e outros serviços de alto valor agregado para Refinação, Produção de Energia, Off Shore e Petroquímica.

41


Os dados relatados nas fichas técnicas foram obtidos a partir de testes efetuados nos laboratórios Carrara S.p.a., testes executados junto a laboratórios de terceiros e da experiência de emprego dos produtos nas aplicações industriais. A correta seleção do produto e a sua correta instalação constituem-se em fator determinante para a funcionalidade do próprio produto. Carrara S.p.a. declina qualquer responsabilidade por danos a objetos e pessoas causados por um uso impróprio, um uso errado ou um uso com configuração não ideal dos seus produtos. Carrara S.p.a. se reserva o direito de alterar os dados técnicos indicados no presente catálogo sem o dever de comunicar a terceiros.


www.carrara.it 43


www.carrara.it

Assentos para vedação macia ou metálica para válvulas de esfera e porta, kits de assento/ esfera equipados com todas as guarnições.

SETTING MECHANICAL SEALS

FERP

Gaxetas Metálicas para Flanges

Gaxetas Planas para Flanges

Planisteel é a gama de guarnições Espirometálicas, Camprofile e Juntas de Anel em conformidade com o padrão internacional ou customizadas a pedido.

Planigraph, Planiflon e Planiflex placas e guarnições de vedação para todas as aplicações.

INSULATION KITS

mechanical seals

flange protection

FERP

FERP

flat gaskets for flange

FERP

FERP

environmental division

Vedações mecânicas

Insulation Kits

FERP Envir. Division

As vedações mecânicas Single Stationary Multiples Springs Cartridge e Metal Bellows Single Cartridge são os principais produtos da nossa gama.

Os kits de isolamento de flanges para proteção catódica estão entre as nossas especialidades.

LDAR e SMART LDAR, montagem de Tanques e sistemas de vapor, consultoria ambiental 3D.

CARRARA SpA via Provinciale, 1/E - 25030 ADRO (Bs) Italy - Tel. +39 030 7451129 / 7457821 - Fax +39 030 7453238 / 7457829 info@carrara.it - www.carrara.it

SETTING FLANGE - PT - 05-18

SETTING FLANGE

FERP

metallic gaskets for flange

EN

Componentes de Válvulas

Ampla e qualificada gama de produtos de gaxetas qualificadas API 622, ISO 15848, BAM e FDA para todas as aplicações industriais.

EN

Embalagens Trançadas

EN

SETTING FLANGE

valgasket division

packings for valves and pumps

EN

FERP VALVE SEALANTS & COMPONENTS

EN

SETTING COMPRESSION PACKINGS

EN

EN

Os textos e quadros deste catálogo são de propriedade da Carrara S.p.A. É proibida a reprodução, mesmo que parcial, para divulgação imprópria.

FERP

Cat settingflange 05 2018 pt  
Cat settingflange 05 2018 pt