Page 1

PT

SETTING COMPRESSION PACKINGS gaxetas para vรกlvulas e bombas


Carrara, gaxetas de alto conteúdo tecnológico Carrara está entre os principais produtores de gaxetas e sistemas de vedação para bombas e válvulas para todas as aplicações industriais. Graças à utilização de filamentos de alta qualidade e às especiais técnicas desenvolvidas pela divisão R&D, as gaxetas Carrara são capazes de oferecer desempenho elevadas com relação ao custo x beneficio.

Não só gaxetas, mas sistemas de vedação Os sistemas de vedação Carrara garantem um excelente nível de vedação e controle das emissões, com a capacidade de trabalhar em altas pressões e velocidades, com todos os produtos químicos reduzindo o desgaste de eixos e casquilhos, minimizando a frequência de manutenção.

Desempenho de alto valor adicional • Excelente nível de vedação • Controle das emissões • Resistência a altas pressões e altas velocidades • Baixo desgaste de eixos e casquilhos • Menor frequência de manutenção

2


Índice

0.0 Empresa 1.0 Gaxetas em Grate

Global Sealing Solutions Gaxetas e Conjunto para Válvulas Serviços de Baixa Emissão Serviços de Vapor Serviços Oxigênio Gaxetas em grafite para serviços Dinâmicos e Geraiss

Gaxetas para bombas centrífugas Gaxetas para bombas de pistão

em PTFE

Gaxetas para aplicações estáticas e Válvulas

3.0 Gaxetas para aplicações

Gaxetas para máquinas de têmpera do vidro

especiais

4.0 Guia das gaxetas

Gaxetas para tampas de reservatório Gaxetas para máquina de estiramento

SETTING COMPRESSION PACKING

2.0 Gaxetas sintéticas

Dados técnicos Gama - Performer - Premium - Basic Condições de confecção Guia da instalação das Gaxetas

Exoneração de responsabilidade: As informações técnicas indicadas são baseadas na grande experiência obtida pela CARRARA S.p.A com os sistemas de vedação. Por causa da extrema variedade de aplicações industriais e de condições operativas, as condições de utilização do produto anteriormente ilustradas não podem ser estendidas para cada aplicação. Os dados descritos não podem ser, portanto, utilizados como suporte de reclamações. A CARRARA S.p.A. declina toda responsabilidade por danos a coisas ou pessoas causados por um uso impróprio dos próprios produtos e se reserva modificar a presente ficha técnica sem a obrigação de pré-aviso e notificação.

33


0.0

Empresa - Global Sealing Solutions

Carrara

Carrara Sealing Global Solutions, comprometida com a Parceria 4 Divisões Operativas • Sistemas de vedação e componentes para válvulas • Sistemas de Vedação Industriais • Serviços Ambientais • Filamentos técnicos para a indústria Carrara é parceira dos principais produtores de componentes de processo para o controle dos fluidos e é qualificada tanto junto aos principais EPC Internacionais quanto junto aos principais Oil and Gas Players para o fornecimento de sistemas de vedação e de Serviços Ambientais.

• • • •

4

20,000 m 2 de superfície coberta 160 empregados Produtos patenteados Frame Agreements com Clientes Internacionais


Missão • Satisfazer os nossos Clientes produzindo Sistemas de Vedação eficientes. • Fornecer aos nossos Clientes a melhor solução técnica, logística e preço • Empenhar-se para instaurar com os Clientes de Parcerias comerciais de longo período e cooperar com eles, perseguindo a melhoria contínua

Para perseguir a própria Missão, Carrara Global Sealing Solutions se equipou com Espaços para logística, equipamentos, software de gestão e recursos humanos adequados às exigências de um mercado sempre mais competitivo e exigente. • A grande superfície sobre a qual se desenvolve a fábrica permite um fluxo das matérias primas, dos semiacabados e das mercadorias extremamente racional, garantindo a máxima eficiência. • Os equipamentos para a movimentação, trabalho, controle de qualidade e confecção são todos integrados em um processo que permite a gestão de elevados volumes de produto preservando a sua rastreabilidade e aderência aos padrão de qualidade e dos prazos de entrega pactuados com o Cliente. • A utilização de SAP e avançados softwares de gestão do serviço permite minimizar o tratamento manual dos dados para garantir a integridade em cada fase do processo. • As competências dos recursos humanos são verificadas e integradas constantemente no interior de um plano estruturado na ótica da melhoria contínua.

COMPANY

Ativos

Soluções de Vedação Carrara oferece soluções de vedação para maximizar as prestações, reduzir o desgaste dos eixos e casquilhos e assim, a frequência de manutenção. Segurança, eficiência e valor adicional são as linhas guia que conduzem a atividade do departamento de R&D que seleciona os materiais e inicia a produção dos novos produtos e upgrades.

Parceria Carrara Global Sealing Solutions, Parceiro para vencer juntos! A Carrara opera junto aos Clientes em um mercado globalizado e competitivo para vencer com eles e junto a eles. Por isso, oferece competência e confiabilidade no papel moderno de Parceiro da Cadeia de Suprimentos.

55


1.0

Gaxetas em grafite - Serviรงos de Baixa Emissรฃo

Gaxetas em grafite

Gaxetas Conjuntos para Vรกlvulas

6


■ GR8622 GR8622 API 622 APROVADO Aprovações ● API 622 2ª Edição ● Teste de Incêndio API 589 ● Teste de Corrosão ● Perda de Peso Teste EN 14772, seção 6.7

GR8622

GAXETAS EM GRAFITE

GR8622 é a gaxeta certificada Baixa Emissão API 622 2ª Edição para vedações de primeiro uso e para a manutenção de Válvulas Industriais que mantém as suas propriedades elásticas e as suas prestações de vedação no tempo sem a necessidade de novos apertos.

Design Low Emission GR8622 é uma gaxeta em grafite projetada para minimizar as emissões das Válvulas que pode ser empregada tanto como gaxeta de primeiro uso na configuração FULL PACKING formada por 5 anéis quanto para a sucessiva manutenção das Válvulas Industriais para a manutenção do requisito certificativo de Baixa Emissão.

Temperatura GR8622 é aplicável tanto em criogenia a -200°C quanto em altíssimas temperaturas até 650°C com os fluidos não oxidantes e até 450°C com os fluidos fracamente oxidantes e ar quente.

Intervalo de pressão GR8622 foi projetado com filamentos de grafite mineral expandidos reforçados de modo especial, impregnados com lubrificante de última geração e inibidor de corrosão passivo, para trabalhar com todas as condições de pressão*.

Intervalo de Ph GR8622 é aplicável em todo o intervalo OH- 14 com exceção dos fortes oxidantes. *ldônea para as classes de pressão até AP110000.

Applications GR8622 é projetada para os fluidos VOCs, VHAPs e a maior parte dos produtos químicos não oxidantes mas é utilizável também as válvulas a serviço de vapor H.R/H.T. GR8622 permite gerenciar com só uma gaxeta a manutenção de todas as Válvulas da Instalação, reduzindo os custos de depósito e os potenciais erros de seleção da gaxeta.

7


1.0

Gaxetas em grafite - Serviços de Baixa Emissão

■ PGT3 GR8622 GAXETA DA HASTE PGT3 GR8622 é o stem packing certificado de baixa emissão que garante um baixo coeficiente de atrito e modestíssima perda de peso, garantindo elevadas prestações em serviço para longos períodos.

Aprovações ● API 622 2ª Edição ● Teste de Incêndio API 589 ● Teste de Corrosão ● Perda de Peso Teste EN 14772, seção 6.7

PGT3 GR8622 Conjunto total de gaxetas PGT3 GR8622 é o conjunto de vedação integralmente realizado com a gaxeta GR8622 que responde aos requisitos API 622 2ª Edição e permite manter a continuidade certificativa também na sucessiva fase de manutenção da válvula, quando ela é inserida no programa de controle LDAR..

Temperatura -200°C até 650°C, com limitação a 450°C com fluidos fracamente oxidantes e ar quente.

Intervalos de pressão São cobertos todas as Classes de Pressão até AP110000 psi.

Intervalo de Ph 0 ÷ 14 exceto os fortes oxidantes.

8

Aplicações PGT3 GR8622 é um conjunto de vedação em grafite específico para as aplicações de Oil & Gas e Chemical, também na presença de Sour Gas com elevadas concentrações de H2S.


■ PGT4 GR8622 GAXETA DA HASTE Aprovações ● ISO 15848 C01 BH ● ISO 15848 C02 BH ● API 622 2ª Edição ● Teste de Incêndio API 589 ● Teste de Corrosão ● Teste de Perda de Peso EN 14772, seção 6.7

PGT4 GR8622

GAXETAS EM GRAFITE

PGT4 GR8622 é a gaxeta haste com certificação de baixa emissão de acordo com os padrões API e ISO que constitui uma solução válida para reduzir o tipo de gaxetas utilizadas para o primeiro emprego na válvula nova. É, de fato, utilizável tanto para os empregos de Oil & Gas e Chemicals quanto para os serviços de vapor sob alta pressão e temperatura.

Aprovações totais de baixa emissão PGT4 GR8622 é o conjunto de vedação com aprovação de Baixa Emissão tanto de acordo com a norma API 622 2ª Edição quanto com a norma ISO 15848 (400°C, classe de vedação BH, endurance class COI e C02), para oferecer com uma única gaxeta a máxima cobertura certificativa.

Temperatura -200°C até 650°C, com limitação a 450°C com fluidos fracamente oxidantes e ar quente.

Intervalos de pressão São cobertas todas as Classes de Pressão até AP110000 psi.

Intervalo de Ph 0 ÷ 14 exceto os fortes oxidantes.

Aplicações PGT4 GR8622 é um conjunto de vedação em grafite para válvulas Gate, Globe, Check e Ball Valves Oil & Gas e Chemical Service, mas aplicáveis com todos os fluidos industriais compatíveis com o grafite, permitindo a utilização de uma única gaxeta para todas as aplicações.

9


1.0

Gaxetas em grafite - Serviços de Baixa Emissão

■ GR80SGR TA LUFT VDI 2440 Aprovado É a gaxeta para Válvulas realizada em puríssimo filamento de grafite expandida com reforço especial em liga de níquel, adequada para todos os empregos compatíveis com o grafite. Graças à sua especial composição, garante uma excelente resistência a elevadas pressão e temperaturas, com modestas perdas de peso e garantindo um baixo nível emissivo.

Aprovações ● TA LUFT VDI 2440 ● Perda de Peso Teste EN 14772, seção 6.7

GR80SGR

GR80SGR, a gaxeta TA LUFT Elástica, resistente e simples de instalar Elasticidade, resistência ao desgaste, simplicidade de instalação, baixa emissão, resistência à extrusão, baixa taxa de oxidação, baixo coeficiente de atrito, não corrosiva. GR80SGR foi projetada e realizada para obter todos estes objetivos!

Baixa taxa de oxidação e de coeficiente de atrito Temperature -200°C até 650°C, com limitação a 450°C com fluidos fracamente oxidantes e ar quente.

Intervalos de pressão São cobertas todas as Classes de Pressão até AP110000 psi.

Intervalo de Ph 0 ÷ 14 exceto os fortes oxidantes.

10

GR80SGR é realizada com materiais puríssimos que garantem um baixo nível de perda de peso em altas temperaturas. Graças à especial impregnação fio a fio com inibidores de corrosão e lubrificantes sólidos, GR80SGR preserva a integridade das hastes e reduz a necessidade de novos apertos em serviço.

Baixa Emissão GR80SGR é a gaxeta que encontra os requisitos TA LUFT VDI2440 graças às suas características de elasticidade e baixa permeabilidade.


■ CONTROLLER ONE EVOLUTION ■ CONTROLLER 2 EVOLUTION Aprovações ● TA LUFT VDI 2440 ● Perda de Peso Teste EN 14772, seção 6.7

CONTROLLER ONE EVOLUTION É o conjunto de vedação de configuração "Cup & Cone" com anéis de densidade diferenciada, específico para as válvulas de frequente movimentação, mas utilizável em cada serviço.

Controller One Evolution Controller 2 Evolution

GAXETAS EM GRAFITE

CONTROLLER EVOLUTION. Os conjuntos de vedação da família CONTROLLER EVOLUTION são projetados e realizados para encontrar a solicitação de produtos confiáveis e conformes os requisitos de Baixa Emissão TALUFT.

Design de Baixa Emissão Confiabilidade de Baixa Emissão no tempo

CONTROLLER 2 EVOLUTION É o conjunto de vedação cujos anéis de seção quadrada são realizados na configuração W com densidade controlada, utilizável em todas as aplicações críticas. Temperatura -200°C até 650°C, com limitação a 450°C com fluidos fracamente oxidantes e ar quente.

Intervalo de pressão São cobertas todas as Classes de Pressão até AP110000 psi.

Os conjuntos de vedação CONTROLLER EVOLUTION são realizados com a gaxeta GR80SGR e anéis de grafite expandida de elevada pureza. Ambos os produtos são tratados com inibidores de oxidação e de corrosão e apresentam um conteúdo de Enxofre e Alógenos muito baixo. A grande qualidade dos materiais selecionados para a produção da gama CONTROLLER EVOLUTION são o requisito principal para garantir a confiabilidade de baixa emissão no tempo.

Densidade diferenciada Graças à técnica de impressão com densidade diferenciada e na forma W juntamente com o uso da gaxeta especial GR80SGR, os conjuntos CONTROLLER EVOLUTION têm um modesto coeficiente de atrito, por causa da redução de compressão da gaxeta durante o acionamento da válvula, retardando a necessidade de novo aperto durante o serviço.

Intervalo de Ph 0 ÷ 14 exceto os fortes oxidantes.

11


1.0

Gaxetas em grafite - Serviços de Vapor

■ GR8807 INCOBRAID® GR8807 INCOBRAID® é a gaxeta especial para aplicações em válvula com elasticidade sem confrontos nas condições mais severas.

Aprovações ● Específica para Válvulas HT-HP ● Elevada elasticidade ● Elevada resistência à extrusão

GR8807® INCOBRAID GR8807 INCOBRAID®, eficaz e seguro GR8807 INCOBRAID® é a gaxeta desenvolvida e produzida por Carrara com uma modalidade totalmente inovadora. O seu filamento de grafite PAN (Poly Acrilic Nitrii) é reforçado com milhares de filamentos descontínuos de Inconel®, cujas dimensões são em tudo semelhantes àqueles da fibra PAN.

Temperatura -100°C até 650°C, com limitação a 450°C com fluidos fracamente oxidantes e ar quente.

Intervalo de pressão Até 300 bar.

Intervalo Ph 0 ÷ 14 exceto os fortes oxidantes e fluidos não compatíveis.

Elasticidade superior A técnica especial de reforço tim blending do filamento confere ao corpo da gaxeta uma compacticidade extrema conjugada a uma incrível elasticidade e resistência. A gaxeta, quando instalada em caixa de empanque, restitui um impulso elástico amplificado em relação àquele próprio do grafite sintético, já superior àquela do grafite expandido e aquele dos filamentos reforçados convencionalmente com o único filamento metálico contínuo. Baixo relaxamento e elevada resistência à extrusão A técnica especial de reforço tim blending do filamento confere ao corpo da gaxeta uma compacticidade extrema conjugada a uma incrível elasticidade e resistência. A gaxeta, quando instalada em caixa de empanque, restitui um impulso elástico amplificado em relação àquele próprio do grafite sintético, já superior àquela do grafite expandido e aquele dos filamentos reforçados convencionalmente com o único filamento metálico contínuo. Vapor, hidrocarbonetos e produtos químicos GR8807 INCOBRAID® é eficaz e segura em todas as aplicações para válvulas de Centrais Elétricas, Refinarias e Petroquímicas. A sua especial impregnação rica com inibidor de corrosão passivo protege as hastes da corrosão garantindo segurança e confiabilidade de longo período.

12


■ GR8800

■ GR80SG GR80SG é a gaxeta em grafite expandida indispensável para as atividades de manutenção diárias das válvulas, utilizável também em muitos contextos dinâmicos. Fácil de cortar e instalar, GR80SG para aplicações acima dos 100 bar deve ser assistida por wiper rings anti-extrusão. Disponível também nas versões GR48 e GR48R com reforço metálico.

● Versátil ● Eficaz ● Confiável

Design Especial O filamento de grafite PAN (Poly Acrilic Nitrii) de fibra contínua de GR8800 é totalmente insensível à ação do vapor e da maior parte das substâncias químicas, tanto em baixas quanto em altas temperaturas. A estabilidade dimensional das fibras permitem, também na presença de ciclos térmicos, manter inalterada a elasticidade da gaxeta. As fibras são enriquecidas com inibidor de corrosão passivo para a proteção das hastes. T°C

-100/+450*/+650

P Bar

300

Ph

0 ÷ 14*

GR8800

GAXETAS EM GRAFITE

GR8800 é a gaxeta em grafite PAN mais versátil da série de produtos Carrara. É adequada para todos os serviços das válvulas industriais, com fluidos compatíveis com o grafite, tanto de média quanto alta pressão. Mas é utilizável também em muitas aplicações dinâmicas. Graças à sua elevada memória elástica, garante excelentes desempenho de cada aplicação. Disponível também na versão GR8800R com reforço metálico.

● Flexível ● Fácil de instalar

Vapor, Hidrocarbonetos e Produtos Químicos GR80SG é realizada com filamento de grafite expandido resistente à oxidação e enriquecida com inibidor de corrosão passivo. GR80SG oferece sempre o melhor se empregada com wiper rings GR8807 Incobraid® o GR8800. T°C

-200/+450*/+650

P Bar

300**

Ph

0 ÷ 14*

* O grafite não pode ser empregado com fluidos oxidantes e não compatíveis. A temperatura com fluidos fracamente oxidantes e ar quente deve ser limitada a 450°C. ** O grafite expandido, se empregado além dos 100 bar deve ser protegido dos anéis anti-extrusão (wiper rings).

GR80SG 13


1.0

Gaxetas em grafite - Serviços de Oxigênio

■ GR80SGR OXY Serviço de oxigênio GR80SGR OXY é a gaxeta em grafite mineral expandido, aprovada BAM para serviços de Oxigênio de Válvulas Industriais. A gaxeta é realizada com filamento em grafite expandido da pureza máxima e enriquecido com retardante de oxidação. Exatamente esta última característica, juntamente com o cuidado com o qual é realizada, confere à GR80SGR OXY a excepcional resistência ao contato com o oxigênio tanto no estado líquido quanto gasoso. Cada lote de produção pode ser testado de acordo com a ASTM G136-03 para determinar a quantidade de compostos solúveis residuais e garantir a extrema limpeza dos produtos.

14

Aprovações ● AIT superior a 500°C ● Envelhecimento artificial: 10Oh a 325°C e 250 Bar ● AIT da amostra envelhecida superior a 500°C ● Impacto com Oxigênio Gasoso a 300°C ● Impacto com Oxigênio Líquido

BAM approved para serviços Design Oxigênio Os testes BAM incluem diferentes tipos de análises que querem indagar o comportamento do material em diferentes condições de Temperatura e Pressão com Oxigênio puro. O teste AIT (Auto Ignition Temperature) é realizado duas vezes, a primeira na amostra como é e a segunda na amostra envelhecida. O envelhecimento é conduzido por 100 h a 325°C e 250 Bar. O teste de impacto com oxigênio líquido e gasoso completam o conjunto de análises de compatibilidade. GR80SGR OXY superou brilhantemente cada fase dos testes recebendo a aprovação BAM.


Série de produtos com aprovaçõe s BAM para serviços de oxigênio GR80SGR OXY A gaxeta GR80SGR OXY está disponível nas confecções de 1,0 -2,5 - 5,0 Kg em todas as seções para as atividades de manutenção nas linhas de serviço de oxigênio. CONTROLLER 2 EVO OXY O conjunto em grafite CONTROLLER 2 EVO OXY é formado por anéis de gaxeta como Top & Bottom e por anéis impressos em grafite. Também os anéis impressos têm a aprovação BAM. CONTROLLER 3 OXY O conjunto em grafite CONTROLLER 3 OXY é formado integralmente por anéis de gaxeta GR80SGR OXY impressa. V48Z OXY e V48ZN OXY Anéis únicos em grafite e grafite reforçado como gaxetas estáticas para as válvulas.

GAXETAS EM GRAFITE

Os produtos em grafite da linha OXY aprovados BAM para serviços de Oxigênio de Válvulas Industriais são produzidos de acordo com um procedimento muito rigoroso para evitar qualquer contaminação, garantindo extrema segurança e confiabilidade.

SW316G OXY Espirais metálicas com filler em grafite para as válvulas com tampa e os flanges de linha. Os produtos Carrara da linha OXY são específicos para empregos com oxigênio líquido e gasoso.

SIGRAFLEX® HOCHDRUCK Gaxetas em grafite para as válvulas com tampa e os flanges de linha.

Temperatura Aplicável com oxigênio líquido e no estado gasoso até 300°C.

Intervalo de pressão Aplicável até a pressão de 220 bar com oxigênio a 300°C.

15


1.0

16

Gaxetas em grafite - Gaxetas em grafite para serviços Dinâmicos e Gerais


■ GR8048

GR8048 Design Especial GR8048 é realizada com filamento de grafite PAN junto ao filamento de grafite mineral expandido. GR8048 é assim muito flexível e compacta, oferecendo uma elasticidade superior em todos os serviços, estáticos e dinâmicos. A versão GR8048A é específica para as bombas de alimentação da caldeira. T°C

-100/+450*/+650

P Bar

20/300

Ph

0 ÷ 14

■ GR8800B GR8800B é a gaxeta em grafite PAN com impregnações de PTFE específico para aplicações dinâmicas com pH extremos cuja utilização das gaxetas aramídicas é excluída, por motivos de pH, assim como está excluída a utilização do PTFE por motivos de tenacidade insuficiente.

GAXETAS EM GRAFITE

GR8048 é a gaxeta versátil e fácil de instalar, capaz de ter tanto nas aplicações mais severas na válvula quanto nas aplicações dinâmicas e especiais como os sopradores de fuligem.

GR8800B Aplicações dinâmicas com pH extremos GR8800B é realizada com filamento de grafite PAN de fibra contínua, extremamente tenaz e resistente ao desgaste impregnado com dispersão de PTFE. T°C

270

P Bar

20

Ph

0 ÷ 14

17


2.0

Gaxetas Sintéticas e PTFE - Gaxetas para bombas

Gaxetas Sintéticas e PTFE

18


■ KD6605 DINACOMB

Aprovações ● Resistente à abrasão ● Resistente ao corte ● Impregnada com lubrificantes sólidos e dispersores de calor

KD6605 DINACOMB Fibras Aramídicas e PBI: juntas para um melhor desempenho

A

B

KD6605 DINACOMB é a gaxeta desenvolvida combinando as características do filamento Aramídico descontínuo de fibra longa e daquele PBI. Nos cantos o PBI, para reduzir o coeficiente de atrito exatamente onde a carga de compressão no eixo se concentra. No núcleo, a fibra longa Aramídica para dar sustentação à gaxeta. Uma união perfeita para uma vedação de longa duração!

GAXETAS SINTÉTICAS PTFE

KD 6605 DINACOMB é a gaxeta especial para bombas, misturadores e agitadores, impregnada com lubrificantes sólidos e dispersores de calor para uma melhor resistência da vedação. KD6605 DINACOMB é específica com fluidos abrasivos de alta concentração típicos das aplicações nos setores de Minas, de Açúcar, Xisto betuminoso, Areia e Cascalho, Água e Fluidos de Águas residuais urbanas e criações intensivas.

Fibras de elevada tenacidade Temperatura Até 250°C

Intervalo de pressão Até 30 bar

As fibras de alta tenacidade e capazes de mantê-las em altas temperaturas e em ambientes quimicamente agressivos são o pré-requisito para obter uma boa gaxeta. O filamento aramídico descontínuo de fibra longa é retorcido para reduzir o coeficiente de atrito, garantindo tenacidade igual ao filamento contínuo, e para melhorar a vedação dos lubrificantes e dos dispersores de calor.

Intervalo de Ph

The role of lubricants and heat diffusers

3 ÷ 12

A seleção das melhores fibras e a impregnação são o verdadeiro know-how de Carrara. A utilização dos lubrificantes sólidos e dos dispersores de calor são funcionais na redução do coeficiente de atrito e na melhor distribuição do calor no interior do corpo da gaxeta. KD6605 DINACOMB adota esta tecnologia para a garantia de uma grande prestação.

Velocidade 20 m/s

19


2.0

20

Gaxetas SintĂŠticas e PTFE - Gaxetas para bombas


■ N1704 DINACOMB

Aprovações ● Resistente às mais elevadas pressões ● Resistente ao corte e à abrasão ● 5 vezes superior à fibra aramídica

N1704 DINACOMB Alta tecnologia a serviço das bombas N1704 DINACOMB é a gaxeta de excepcional resistência capaz de operar nas mais altas pressões e na presença de fluidos abrasivos realizada a 100% com filamento de alta tenacidade.

GAXETAS SINTÉTICAS PTFE

N1704 DINACOMB é a gaxeta especial para as aplicações dinâmicas mais severas capaz de operar a altíssimas pressões. Resistente ao corte, à abrasão e capaz de manter inalterado por longo tempo a sua tenacidade, N1704 DINACOMB oferece uma prestação de serviço 5 vezes melhor que a gaxeta Aramídica.

Sem termos de comparação Em relação à fibra aramídica N1704 DINACOMB oferece maior desempenho. • Resistente aos agentes químicos É quimicamente mais estável com ácidos e bases

Temperatura Até 280°C

Intervalo de pressão Bombas de Pistão, até 500 bar Bombas centrífugas, até 30 bar

Intervalo de Ph 1 ÷ 13

Velocidade 20 m/s

• Tenaz em altas temperaturas A vedação da tenacidade, que é 1,6 vezes maior que o aramide, é melhor em altas temperatura e em contato com agentes químicos. • Resistente ao corte Melhor resistência na ação de corte e abrasão das partículas contidas no fluido • Coeficiente de atrito inferior O seu coeficiente de atrito é inferior também graças à impregnação especial fio a fio com lubrificantes sólidos. • Resistente à ação da pressão Opera em pressões mais altas para a sua melhor tenacidade.

21 21


2.0

22

Gaxetas SintĂŠticas e PTFE - Gaxetas para bombas


■ N1706 DINACOMB

Aprovações ● Especificações para fluidos abrasivos ● Realizada com filamentos de alta tenacidade ● Impregnada com lubrificantes sólidos

N1706 DINACOMB

Design projetado A gaxeta N1706 DINACOMB é realizada com 100% de filamento aramídico evoluído PPD processado e retorcido com uma técnica especial produtiva, a configuração especial do fio permite reter uma grande quantidade de lubrificantes sólidos e dispersores de calor para melhorar a capacidade térmica e reduzir o atrito.

GAXETAS SINTÉTICAS PTFE

N1706 DINACOMB é a gaxeta realizada com filamento Aramídico evoluído PPD que encontra maior flexibilidade de emprego entre as Gaxetas dinâmicas do intervalo de produtos Carrara. Aplicável em bombas centrífugas e de pistão com fluidos ricos de partículas, N1706 DINACOMB é a gaxeta com mais experiência de aplicação nas Slurry Pump.

Alta tenacidade a favor da prestação

Temperatura

A elevada tenacidade desta fibra juntamente com as técnicas de impregnação e trançamento de acordo com a N1706 DINACOMB para garantir a confiabilidade nos empenhos ordinários e mais graves. Graph 12 acid resistance

Até 260°C Bombas de Pistão, até 500 bar Bombas centrífugas, até 30 bar

Intervalo de Ph 1 ÷ 13

Velocidade 15 m/s

Índice de resistência Retention of strength(%) (%)

Intervalo de pressão

PPD

100 80

40% H2SO4 aq. at 95°C

60 40

PPTA

20 PPTA: Poly- (p‐phenylene terephthalamide) 0 20

40

60

80

100

Time of de immersion (hrs.) Tempo submersão (h)

23 23


2.0

Gaxetas Sintéticas e PTFE - Gaxetas para bombas

■ PB5000K DINACOMB PB 5000K DINACOMB é a gaxeta especializada para as aplicações de misturadores e agitadores que encontra emprego em todas as aplicações dinâmicas. Simples de cortar e instalar, a gaxeta PB5000K sem desgaste nos eixos graças ao seu baixo atrito e à especial impregnação termoestável.

Aprovações ● Resistente aos agentes químicos ● Resistente ao calor ● Baixo coeficiente de atrito

0K NEW PB500M DINACO B Unique Design A gaxeta PB5000K DINACOMB é realizada com filamento descontínuo de PBI e Aramídico com impregnação especial para reduzir posteriormente o já modesto coeficiente de atrito. O trançamento especial de passo controlado confere à gaxeta extrema compacticidade junto à elevada flexibilidade para uma fácil instalação..

A técnica de impregnação

Temperatura Até 260°C

Intervalo de pressão Até 20 bar

Intervalo de Ph 2 ÷ 12

Velocidade 15 m/s

24

A técnica especial de impregnação fio a fio, realizada com aparelhos modernos e especializados, permite uma impregnação homogênea e uniforme do material. Os impregnantes de última geração, termorresistentes e de elevada lubrificação, permitem à gaxeta longos ciclos de serviço sem frequentes ajustes do empanque.


■ K6600C K6600C é a gaxeta sem silicone para aplicações extremamente severas que exigem filamentos com elevada resistência à abrasão e ao corte.

K6600C é produzida com filamentos em fibra Para- Aramídica contínua de altíssima tenacidade. Cada fio é impregnado com dispersão de PTFE e lubrificante não silicônico. T°C

-100/+280

Ph

3 ÷ 12

■ KD6604 KD6604 é a gaxeta Aramídica sem silicone mais versátil para a vedação dinâmica de fluidos industriais, lamas, água e águas residuais.

P Bar

100

25

V m/s

3

10

KD6604 é a gaxeta produzida com filamento retorcido em fibra Para-Aramídica descontínua. A impregnação que ocorre em três estágios no fio, durante o entrançamento e na superfície do produto - aumenta a lubrificação da gaxeta e a sua resistência em serviço.

T°C

-100/+250

Ph

3 ÷ 12

GAXETAS SINTÉTICAS PTFE

Bomba de Pistão Bomba Centrífuga

Bomba de Pistão Bomba Centrífuga

■ PA3604 PA3604 é a gaxeta sem silicone meta-aramídico para aplicações dinâmicas alternativas que oferece alta tenacidade com atrito reduzido para uma vedação de longa duração.

P Bar

80

30

V m/s

2

20

PA3604 é uma gaxeta realizada a 100% com filamento Meta-Aramídìco contínuo, impregnado fio a fio com dispersão de PTFE e lubrificantes não silicônicos.

T°C

-100/+250

Ph

3 ÷ 12 Bomba de Pistão Bomba Centrífuga

P Bar

80

20

V m/s

2

15

25 25


2.0

26

Gaxetas Sintéticas e PTFE - Gaxetas para bombas e válvulas


■ GF7700 GORE® GFO®

A técnica especial com a qual o grafite é encapsulado no interior da matriz do ePTFE é ainda hoje elemento de diferença com os outros PTFE grafitados. A distribuição perfeita e homogênea do grafite aumenta a capacidade de distribuição do calor quando a gaxeta está em serviço.

A Trança para bombas em PTFE e grafite GF7700 100% GORE® GFO® oferece aos responsáveis de manutenção uma gaxeta para empregos gerais de larga aplicação e utilização. Diferente das outras gaxetas em PTFE Grafitado, só aquelas realizadas a 100% com fibra original GORE® GFO®, com os seus 30 anos de histórias de sucesso, podem oferecer um nível de confiabilidade e desempenho sem iguais. Graças à sua duração em serviço, GF7700 se coloca decididamente no máximo da qualidade. GF7700 é empregável para a vedação do empanque de bombas de alta velocidade, misturadores, agitadores e em geral de todos os sistemas rotativos e recíprocos.

GAXETAS SINTÉTICAS PTEF

GF7700 è a gaxeta que traz a escrita 100% GORE® GFO® para garantir sempre a autenticidade.

Esta característica junto à elevada tenacidade do ePTFE permitem a GF7700 GORE® GFO® manter níveis de prestação realmente excelentes.

Temperatura -200°C / +280°C

Intervalo de pressão Bombas de Pistão, até 200 bar Bombas centrífugas, até 50 bar

Intervalo de Ph 0 ÷ 14

Velocidade

GF7700 100% GORE® GFO® não endurece e não se fragiliza, minimizando o atrito no eixo das bombas. Pelas suas excelentes propriedades de lubrificação e elevada condutibilidade térmica, é capaz de manter em baixa temperatura a parte em contato com o eixo, garantindo longevidade de serviço, também em velocidades mais elevadas. Fácil de instalar e remover, GF7700 100% GORE® GFO® pode ser empregada em um amplo intervalo de temperaturas e com todos os fluidos industriais, com exceção dos fortes oxidantes.

Bombas de Pistão, 2 m/s Bombas centrífugas, 25 m/s

27 27


2.0

Gaxetas Sintéticas e PTFE - Gaxetas para bombas e válvulas

■ GF4770 GF4770 é a gaxeta em ePTFE com grafite encapsulada específica para válvulas e bombas de pistão que oferece grande resistência à extrusão e ao desgaste.

GF4770 GF4770 è realizada com puro filamento G4 GORE® constituído por fibras de ePTFE com grafite encapsulado sem a adição de qualquer lubrificante. Aplicável com todos os fluidos, exceto os oxidantes GF4770 é um produto que oferece extrema garantia e segurança em serviço. T°C

-200/+280

Ph

0 ÷ 14 Válvula

Bomba de Pistão

Bomba Centrífuga

P Bar

500

200

80

V m/s

1

2

10

■ GF7600K GF7600K é a gaxeta com maior experiência de emprego nas aplicações dinâmicas recíprocas e centrífugas com todos os fluidos e lamas industriais de Ph compatível.

GF7600K GF7600K é realizada com filamento de GORE® GFO® e filamento aramídico nos cantos para dar mais tenacidade às partes da gaxeta sujeitas a maior tensão e desgaste mecânico. T°C

-100 / +250

Ph

3 ÷ 12 Bomba de Pistão Bomba Centrífuga

28

P Bar

250

50

V m/s

3

25


■ PT5500 OX

BAM approved

■ PT5504S PT5504S é a gaxeta em PTFE para todas as aplicações onde seja necessária elevada resistência química

■ PT5600K PT5600K é a gaxeta PTFEAramídico para aquelas aplicações dinâmicas de maior tenacidade e resistência.

PT5500OX é específica para a vedação do serviço de oxigênio gasoso de válvulas industriais. BAM cert. 15019234 E

FOTO

?

Válvula de Serviço de Oxigênio T°C

60

P Bar

30

PT5504S é a gaxeta produzida com filamento retorcido, ela é produzida com filamento puro multifibra de PTFE com elevadíssima inércia química e compatível com alimentos. Está disponível na versão PT5504L com lubrificante sem silicone para aplicações dinâmicas e na versão PT5504AL FDA. T°C

-200 / +280

Ph

0 ÷ 14 Válvula

Bomba de Pistão

P Bar

500

150

V m/s

1

2

FOTO

?

GAXETAS SINTÉTICAS PTFE

PT5500 OX é a gaxeta em puro PTFE certificado BAM por serviço de oxigênio

PT5600K é uma gaxeta realizada com filamento de PTFE puro de núcleo e filamento aramídico nos cantos para aumentar sua resistência nas aplicações dinâmicas em altas pressões.

T°C

-200/+280

Ph

3 ÷ 12 Válvula

Bomba de Bomba Pistão Centrífuga

P Bar

500

300

25

V m/s

1.5

2

10

29 29


3.0

Gaxetas para aplicações especiais

Gaxetas para aplicações especiais

30


■ GF4600KS

Aprovações ● União inovadora de dois filamentos ● Técnica especial construtiva ● Equipada com dispersores de calor de última geração

S NEW GbFas4d6e0P0isKtão Bom

Design e Produção Especiais A gaxeta GF4600K foi projetada especificamente para as bombas de pistão com o objetivo de um longo ciclo de vida da vedação e um aumento de confiabilidade. GF4600K apresenta um corpo ultra denso, obtido com um trançamento especial, junto a uma flexibilidade excepcional que permite uma fácil utilização durante a fase de instalação.

GAXETAS SINTÉTICAS PTEF

GF4600KS é a gaxeta realizada com G4 Gore® e filamento Aramídico descontínuo de alta tenacidade nos cantos para as aplicações dinâmicas recíprocas de alta pressão. GF4600KS é utilizável com todos os fluidos industriais, no intervalo de Ph de aplicabilidade 3 -M2, garantindo elevadas prestações e longos ciclos de serviço, aumentando a rentabilidade para o melhor resultado do processo e reduzindo as regulagens do empanque.

Resistente no tempo

Temperatura até 250°C

Intervalo de pressão até 500 bar

Intervalo de Ph 3 ÷ 12

Velocidade 3 m/s

No movimento recíproco, a solicitação do corpo da gaxeta é extrema, porque as fibras com rapidez são solicitadas em duas direções opostas. O baixíssimo coeficiente de atrito e a grande capacidade de disperder calor, junto à alta tenacidade dos filamentos utilizados, fazem de GF4600KS a gaxeta mais resistente da série Carrara nesta classe de aplicações.

31 31


3.0

Gaxetas para aplicações especiais

■ KD6604A GAXETAS E FITA PARA MÁQUINAS DE TÊMPERA DE VIDRO KD6604A é tecido com uma tecnica especial que consegue garantir homogeneidade aos calços exigidos na correia quando está retorcida no rolo. A elevada resistência do filamento Aramídico permite à correia resistir aos choques térmicos para inúmeros ciclos de têmpera garantindo uma troca de custo benefício de alto valor adicional. Disponível em seções:

● Resistente ao desgaste e aos ciclos térmicos

KD6604A

Quadrada Retangular Tubular

32

KD6604A TAPE é a correia específica para os rolos dos fornos de têmpera dasplacas de vidro.Realizado com filamento Aramídico de alta tenacidade com equipamentos deúltima geração que garantem extrema uniformidade dimensional, KD6604A oferece grande confiabilidade para prestações de longo período.


■ TANK LID A série de gaxetas TANK LID para tampas de reservatórios para transporte marítimo, ferroviário e rodoviário de fluidos industriais e alimentares satisfaz as sempre mais restringentes normativas internacionais.

TANK LID

• PT5504SGS SOFT TANK LID - Gaxeta constituída por uma meia de PTFE com corpo em polipropileno e alma de borracha • PT5504SG TANK LID - Gaxeta em puro PTFE com alma de borracha. • PT5504S TANK LID - Gaxeta em puro PTFE • N3404SS TANK LID - Gaxeta em fibra sintética impregnada com dispersão de PTFE

GAXETAS PARA APLICAÇÕES ESPECIAIS

A série de gaxetas Tank Lid para tampas de reservatório oferece uma ampla escolha de produtos adequados a cada tipo de transporte e de fluido.

Temperatura 50 / 120°C (260°C para PT5504S TANK LID)

Intervalo de pressão 1 ÷ 2 bar

33


3.0

34

Gaxetas para aplicações especiais


■ 9001 PAD A linha 9001 PAD é específica para as máquinas de trefilagem que garante uma excelente decapagem e longa duração em serviço.

K9001/2 é fabricado com puro filamento Aramídico na parte externa e filamento inorgânico no núcleo. A dupla impregnação com PTFE confere uma compacticidade excelente no Pad.

GAXETAS PARA APLICAÇÕES ESPECIAIS

PAD APPROVED

N9001 é fabricado com um filamento composto de altíssima resistência à abrasão impregnado de lubrificante sólido para reduzir o coeficiente de atrito. V9001 Este PAD é feito por fio inorgânico no interior e fibra de vidro no exterior com impregnação em PTFE. Este modelo é indicado com fios de grande diâmetro.

35 35


4.0

36

Guia das Gaxetas - Dados tĂŠcnicos


■ GAXETAS ■ ■ SÉRIE PREMIUM SÉRIE BASIC

B1204

GF4770

GF7700

B1204. Gaxeta específica para fábricas de papel, realizada com um filamento especial composto de elevada carga de ruptura e de baixíssimo coeficiente de atrito, para garantir uma elevada prestação no tempo. USO RECOMENDADO Gaxeta específica para bombas, agitadores e misturadores de fábricas de papel. Recomendada também para todos os serviços dinâmicos ligados afluidos de baixa temperatura.

GF4770. A gaxeta é realizada com filamento G4 GORE® original. É o GFO® GORE® sem silicone para serviços que não exigem lubrificação. USO RECOMENDADO Gaxeta recomendada para serviços em válvulas e bombas de pistão adequada para os serviços API 641. Não adequada com os fluidos oxidantes.

GF7700. A gaxeta é realizada com filamento GF0®G0RE® original. Na gaxeta foi impressa a escrita 100% GFO® para garantir ao Cliente a autenticidade do produto. USO RECOMENDADO Gaxeta recomendada para todas as aplicações dinâmicas onde sirva resistência e flexibilidade ao mesmo tempo. Não adequada aos fortes oxidantes..

DINAWHITE

G4 GORE

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm

pH 1 ÷ 14

50

750

15

GFO® GORE®

®

T °C +100

°F +212

3000

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7500

1

200

3000

2

400

80

1200

10

2000

pH

T °C

°F

200 0 ÷ 14

-200/+280 -330/+540

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 300

4500

1,5

200

3000

2

400

50

750

25

5000

pH

T °C

°F

300 0 ÷ 14

-200/+280 -330/+540

GR80SGR

GR80SG

GR8622

GR80SGR. Gaxeta em puro grafite mineral expandido com reforço metálico especial. A gaxeta certificada TA LUFT VDI 2440 é impregnada com um composto especial de grafite, enriquecido com inibidor de corrosão inorgânico. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações em válvulas industriais em serviço de alta pressão e alta temperatura de centrais elétricas, refinarias e petroquímicas.

GR80SG. Gaxeta em pura grafite mineral expandido com um composto especial de grafite enriquecido com inibidor de corrosão inorgânico. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações em válvulas industriais. Para os serviços além de 100 bar e alta temperatura, GR80SG deve ser utilizada como Middlig Rings junto aos Top & Bottom Rings reforçados dos modelos GR80SGR ou GR8622.

GR8622. Gaxeta em grafite mineral expandido puríssimo com reforço especial, impregnado com inibidor de corrosão e lubrificantes sólidos, aprovada com baixa emissão API 622 e EN14772 Seção 6.7. USO RECOMENDADO A gaxeta GR8622 é específica para válvulas de serviço de Baixa Emissão de Refinarias, Petroquímicas e Companhias de Gás. GR8622 pode ser empregada por qualquer serviço de Válvula compatível com o grafite.

EVO

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7500

1

200

100

1500

1,5

300

FLEXIBLE GRAPHITE HP

pH 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+600 -150/+1100

*Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor *** Não compatível com os oxidantes

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 300

4500

1

20

300

2

400

40

600

25

5000

pH

200 0 ÷ 14

GUIA DAS GAXETAS

■ SÉRIE PERFORMER

API 622 APPROVED

T °C

°F

-200/+450* -330/+840* -200/+650** -330+1200**

*Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor ***Não compatível com os oxidantes além de 100 bar só se assistido por anéis anti-extrusão.

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7500

2

400

100

1500

1,5

300

pH 0 ÷ 14

T °C

°F

-200/+450* -330/+840* +650** +1200**

*Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor ***Não compatível com os oxidantes

37


4.0

Guia das Gaxetas - Dados técnicos

PACKINGS SÉRIE PERFORMER

SÉRIE PREMIUM

GR8807

GR8888

KD6605

GR8807 INCOBRAID . gaxeta especial de fibra de grafite PAN de fibra longa, reforçada com filamentos metálicos descontínuos de dimensão micrométrica A impregnação especial é realizada em três fases: no filamento único, durante o entrançamento ou no corpo da gaxeta. A mistura é enriquecida com inibidor de corrosão inorgânico. USO RECOMENDADO Gaxetas para válvulas industriais em serviço de alta pressão e em alta temperatura de centrais elétricas, refinarias e petroquímicas.

GR8888. Gaxeta de puríssimo grafite (C > 99%) RAYON de fibra longa. A gaxeta é impregnada com composto especial de grafite enriquecido de inibidor de corrosão inorgânico. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações em válvulas e bombas industriais em serviço de alta pressão e altas temperaturas de centrais elétricas, refinarias e petroquímicas.

KD6605. Gaxeta especial realizada com filamento aramídico de fibra longa com filamento PBI nos cantos A impregnação com PTFE e compostos especiais é realizada em três fases. O coeficiente de atrito do PBI é muito mais baixo daquele do filamento aramídico preservando a integridade do eixo e dos rolamentos da bomba. USO RECOMENDADO KD6605 é uma gaxeta inovadora recomendada nas aplicações dinâmicas com fluidos muito abrasivos, como nas fábricas de papel, açúcar e fábricas de cimento.

SUPER GRAPHITE

INCOBRAID

®

®

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 300

4500

1

200

80

1200

1,5

300

pH 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+450* -150/+840* +650** +1200**

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 200

3000

1

20

300

3

600

40

600

30

6000

DINACOMB

pH

200 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+450* -150/+840* +650** +1200**

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 80

1200

2

400

30

450

20

4000

pH 3 ÷ 12

T °C

°F

-100/+250 -150/+480

*Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor *** Não compatível com os oxidantes

*Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor ***Não compatível com os oxidantes

N1704

N1706

SQ5000

N1704. Gaxeta especial realizada com fibra de alta tenacidade de elevadas propriedades mecânicas e térmicas, melhores fibras aramídicas, que oferece uma melhor prestação nas bombas de pistão e centrífugas onde serve uma elevada resistência mecânica. USO RECOMENDADO N1704 é a gaxeta específica para as slurry pumps utilizável em todas as aplicações dinâmicas no intervalo de pH U13.

N1706. Gaxeta realizada com um filamento técnico de nova geração e lubrificantes especiais que garante um excelente desempenho nas aplicações dinâmicas com fluidos ricos de partículas (slurry). USO RECOMENDADO N1706 é específica para bombas alternativas e centrífugas, misturadores, sem-fins, secadores, refinadores

SQ5000. Gaxeta em puro filamento branco de PTFE expandido, carregado com um composto que melhora o coeficiente de dispersão do calor. SQ5000 é uma gaxeta FDA. USO RECOMENDADO Gaxeta recomendada na indústria farmacêutica e alimentar onde sirva um produto aprovado FDA mais resistente das Gaxetas em PTFE tradicionais

SUPER HP

DINACOMB EVO

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm

38

SÉRIE BASIC

500

7250

5

1000

30

450

20

4000

pH

T °C

°F

1 ÷ 13

+280

+540

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7250

3.5

700

25

375

15

3000

ePTFE WHITE GRAPHITE

pH

T °C

°F

1 ÷ 13

+ 260

+500

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 30

450

2

400

20

300

15

3000

pH 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+280 -148/+540


■ GAXETAS ■ ■ SÉRIE PREMIUM SÉRIE BASIC

PB5000K

GF4600KS

C8100

PB5000K. Gaxeta realizada com filamento descontínuo de PBI e Aramídico, com impregnação especial para reduzir posteriormente o já modesto coeficiente de atrito. USO RECOMENDADO PB5000K é a gaxeta especializada para as aplicações de misturadores e agitadores que encontra emprego em todas as aplicações dinâmicas.

GF4600KS. Trança composta de puro filamento G4 GORE® e filamento aramídico nos cantos. O filamento G4 é formado por ePTFE com grafite encapsulado. GF4600KS, que não contém qualquer lubrificante, oferece grande resistência à extrusão e ao desgaste graças ao próprio corpo ultra denso. USO RECOMENDADO GF4600KS é uma gaxeta específica para bombas recíprocas de alta pressão, adequada para todos os fluidos industriais no intervalo pH 3+12.

C8100. Gaxeta em pura fibra longa de carbono PAN. Cada filamento é retorcido e impregnado para garantir a máxima flexibilidade da gaxeta. USO RECOMENDADO Gaxeta específica para aplicações em bombas de alimentação da caldeira e bombas industriais.

DINACOMB

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7250

3.5

700

20

300

15

3000

G4 GORE ARAMID ®

pH

T °C

°F

2 ÷ 12

+260

+500

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7500

3

600

50

750

25

5000

pH 3 ÷ 12

T °C

°F

-100/+250 -150/+480

C8104/L

C8200

C8104L. Gaxeta especial em fibra de carbono PAN de multifilamento. Impregnada com uma mistura de PTFE especial, enriquecida com grafite em pó puríssimo. USO RECOMENDADO Gaxeta específica para aplicações em bombas de serviço industrial.

C8200. Gaxeta em PAN multifilamento pré-oxidado. A gaxeta é impregnada com um composto especial de grafite enriquecido de inibidor de corrosão inorgânico. Disponível também na versão com reforço metálico C8300/R. USO RECOMENDADO Gaxeta para serviços gerais em válvulas e bombas industriais (só estilo C8200). Não compatível com os fortes oxidantes.

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 210

3150

1,5

100

1500

2

400

50

750

25

5000

pH

T °C

°F

300 1 ÷ 13

-60/+280 -80/+540

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 200

3000

1

100

1500

2

600

40

600

20

6000

pH

T °C

°F

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 100

1500

1,5

300

40

600

25

5000

pH 2 ÷ 12

T °C

°F

GUIA DAS GAXETAS

■ SÉRIE PERFORMER

-60/+500 -80/+940

INCOBRAID 8207® C8207 INCOBRAID®. Gaxeta especial de fibra de grafite PAN com fibra longa, reforçada com filamentos metálicos descontínuos de dimensão micrométrica. A impregnação especial é realizada em três fases: no filamento único, durante o entrançamento e no corpo da gaxeta. A mistura é enriquecida com inibidor de corrosão inorgânico. USO RECOMENDADO Gaxeta para válvulas industriais em serviço sob alta pressão e alta temperatura de centrais elétricas, refinarias e petroquímicas. P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm

pH

T °C

°F

1 ÷ 13

-50/+500

-60/+940

200 2 ÷ 12

-50/+500* -60/+940*

500

7250

3.5

700

25

375

15

3000

* Short exposure to peak temperature

39


4.0

Guia das Gaxetas - Dados técnicos

■ GAXETAS ■ SÉRIE PERFORMER

■ ■ SÉRIE PREMIUM SÉRIE BASIC

GF7600/K

GF7676

GFO GORE ARAMID ®

®

GF7600K. Gaxeta realizada com filamento GFO GORE e filamento aramídico nos cantos para aumentar a resistência mecânica. USO RECOMENDADO Gaxeta específica para aplicação em bombas de pistão mas adequada a todas as aplicações dinâmicas com fluidos industriais, exceto os fortes oxidantes. Disponível também no estilo GL7600K e GL7676 no design Zebrado. ®

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 250

3

50

25

pH 3 ÷ 12

T °C

®

°F

-100/+250 -150/+480

egPTFE

®

GF7676K. Gaxeta realizada com filamento GFO GORE e filamento aramídico em design zebrado. USO RECOMENDADO Gaxeta específica para aplicação em bombas de pistão mas adequada a todas as aplicações dinâmicas com fluidos industriais, exceto os fortes oxidantes. Disponível também na versão GL7676. ®

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 250

3

50

25

pH 3 ÷ 12

T °C

®

°F

-100/+250 -150/+480

GL7000. A gaxeta é realizada com filamento de PTFE expandido carregado de grafite e lubrificado de silicone, para oferecer um desempenho excelente e confiável. USO RECOMENDADO Gaxeta recomendada nas aplicações dinâmicas, não adequadas com fluidos oxidantes

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 200

3000

2

400

50

750

25

5000

pH 0 ÷ 14

T °C

°F

-200/+280 -330/+540

GR8048

GR8800

K6600/C

GR8048. Gaxeta em filamento de grafite puro mineral expandida no núcleo e grafite PAN com fibra longa nos cantos. A gaxeta é impregnada com um composto especial de grafite enriquecido de inibidor de corrosão inorgânico. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações em válvulas e bombas industriais em serviço de alta pressão e altas temperaturas de centrais elétricas, refinarias e petroquímicas para fluidos não oxidantes.

GR8800. de puro grafite PAN multifilamento de fibra longa. A impregnação especial è realizada em três fases, com mistura enriquecida com inibidor de corrosão inorgânico. Disponível também na versão reforçada com filamento metálico contínuo GR8800R. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações em válvulas e bombas industriais (só estilo GR8800) em serviço de alta pressão e altas temperaturas de centrais elétricas, refinarias e petroquímicas. Não compatível com os fortes oxidantes.

K6600. Gaxeta realizada com filamento aramídico contínuo. Cada filamento é impregnado com dispersão de PTFE e silicone. Disponível também na versão sem silicone K6600/C. USO RECOMENDADO A gaxeta em filamento aramídico contínuo é recomendado nas aplicações dinâmicas fortemente abrasivas onde seja necessária a máxima resistência. Disponível na versão KD6604A para a indústria do vidro.

CARBON SPECIAL

FLEXIBLE CARBON GRAPHITE

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 300

4500

1,5

20

300

2

400

40

600

25

5000

pH

300 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+450* -148/+450* +650** +1200**

* Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor *** Não compatível com os oxidantes

40

GL7000

GFO GORE ARAMID ZEBRA

®

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 200

300

1

20

300

2

400

40

600

25

5000

ARAMID SILICON FREE

pH

200 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+450* -150/+840* +650** +1200**

* Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor *** Não compatível com os oxidantes

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 100

1500

3

600

50

750

15

3000

pH 3 ÷ 12

T °C

°F

-100/+280 -150/+540


■ GAXETAS ■ ■ SÉRIE PREMIUM SÉRIE BASIC

KD6604

N1304

N2609

KD6604. Gaxeta realizada com filamento aramídico com fibra longa. A impregnação com PTFE e lubrificantes ocorre em três fases: no filamento, durante o trançamento e no corpo da gaxeta. USO RECOMENDADO A gaxeta é recomendada para aplicações dinâmicas com fluidos abrasivos e nos secadores. Ótima para bombas de retirada de água. Disponível também no estilo KD6104.

N1304. Gaxeta realizada com filamento fenólico que tem uma resistência mecânica e ao corte semelhante ao filamento aramídico mas um coeficiente de atrito muito mais baixo. A gaxeta é impregnada com PTFE e lubrificantes inertes USO RECOMENDADO N1304 é recomendada nas aplicações dinâmicas onde serve uma gaxeta forte mas com melhor resistência química superior àquela do filamento aramídico

N2609. N2609 é uma gaxeta de emprego geral a um preço muito contido. É realizada com uma fibra sintética composta no estágio intermediário de pré-oxidação do carbono com impregnação a base de grafite e um lubrificante isento de silicone para altas temperaturas USO RECOMENDADO N2609 é uma gaxeta para emprego geral.

ARAMID SPECIAL

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 80

1200

2

400

30

450

20

4000

PHENOLIC PTFE

pH 3 ÷ 12

T °C

°F

-100/+250 -150/+480

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 60

900

2

400

25

375

15

3000

CARBON PREOX

pH 1 ÷ 13

T °C +260

°F +520

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 60

900

1

40

600

3

600

20

300

10

2000

pH

T °C

°F

4 ÷ 10

-50/+250

-60/+480

200

N3404

PA3604

PT5504/S

N3404. Gaxeta realizada com filamentos sintéticos selecionados para responder à solicitação de uma gaxeta para uso geral. N3404 é impregnado com PTFE e lubrificantes inertes. Disponível na versão grafitada N2S09. USO RECOMENDADO Gaxeta para empregos gerais em serviços dinâmicos. Disponível também na versão N3104 e N3404/SS específica pelos passos humanos dos petroleiros.

PA3604. Gaxeta realizada a 100% com filamento metaaramídico contínuo. A gaxeta meta-aramídica tem um coeficiente de atrito inferior àquele para-aramídica mantendo inalterada a sua resistência ao corte e à abrasão. USO RECOMENDADO A gaxeta PA3604 é específica para aplicações dinâmicas com fluidos abrasivos com os quais a fibra aramídica é compatível.

PT5504S. Gaxeta em puro filamento PTFE GORE. Está disponível o estilo lubrificado PT5504L, o tipo PT5504AL para serviços alimentares e farmacêuticos e o tipo PT55000X para o serviço de oxigênio. Os produtos são aprovados FDA. USO RECOMENDADO As Gaxetas de PTFE têm um larguíssimo emprego tanto em aplicações estáticas quanto dinâmicas. Disponível também nas versões PL5500S, PL5500L e PL5500AL.

SYNTHETIC

META ARAMID PTFE

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 80

1200

2

400

50

750

15

3000

pH 2 ÷ 12

T °C

°F

-100/+250 -150/+480

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 80

1200

2

400

20

300

15

3000

pH 4 ÷ 10

GUIA DAS GAXETAS

■ SÉRIE PERFORMER

PTFE FDA

T °C -50/+250

°F -60/+480

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7500

1

200

150

2250

2

400

pH 0 ÷ 14

T °C

°F

-200/+280 -330/+540

41


4.0

Guia das Gaxetas - Dados técnicos

■ GAXETAS ■ SÉRIE PERFORMER

■ ■ SÉRIE PREMIUM SÉRIE BASIC

PT5600/K

R4804

GB70

PT5600K. A gaxeta é realizada com filamento puro de PTFE GORE e filamento aramídico nos cantos, para melhorar a resistência nos serviços de alta pressão e sobre os secadores. USO RECOMENDADO O PT5600K é adequado para bombas da indústria alimentar e química, recomendado para os secadores, agitadores e misturadores é assim utilizável também nas válvulas.

R4804. Gaxeta realizada em filamento de Ramie impregnado com PTFE e lubrificantes sem silicone. USO RECOMENDADO Gaxeta específica para aplicações dinâmicas em serviço de água e fluidos industriais de pH médio.

GB70. A gaxeta GB70 é realizada com um filamento de PTFE expandido carregado com pó de grafite e lubrificante silicônico. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações de vedação para bombas com cada fluido, exceto os fortes oxidantes.

RAMIE

ARAMID PTFE

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 500

7500

1

300

4500

3

600

150

2250

10

2000

pH

T °C

°F

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm

pH

T °C

°F

4 ÷ 10

-50/+120

-60/+240

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm

pH

T °C

°F

200 3 ÷ 12

-200/+280 -330/+540

60

900

2

400

25

375

10

2000

100

1500

2

400

25

750

20

4000

0 ÷ 14

-200/+280 -330/+540

GR48

GR8000

KD6104

GR48. Gaxeta em grafite mineral puro expandido. Disponível também na versão GR48R com reforço metálico. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações em válvulas e bombas industriais com todos os fluidos exceto aqueles oxidantes.

GR8000. A gaxeta é realizada a 100% com fibra de carbono PAN contínuo impregnado com grafite coloidal. Disponível também na versão GR8000R com reforço em Inconel™. USO RECOMENDADO A gaxeta é usada para serviço de Válvulas e Bombas (só estilo GR8000] com todos os fluidos em alta temperatura exceto os fortes oxidantes.

KD6104. Gaxeta produzida por filamento aramídico de fibra curta retorcida. A impregnação ocorre em 2 estágios: um no fio, um segundo durante o entrançamento. USO RECOMENDADO Gaxeta para aplicações dinâmicas sobre bombas e agitadores, utilizável onde sirva um produto resistente para as aplicações mais severas.

FLEXIBLE GRAPHITE

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 300

4500*

1

CARBON

pH

200 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+450* -150/+840* +650** +1200**

*Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor *** Não compatível com os oxidantes Utilizável além de 100 bar só se assistido por anéis anti-extrusão.

42

egPTFE

ARAMID PTFE

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 300

4500

1

20

300

2

400

40

600

25

5000

pH

200 0 ÷ 14

T °C

°F

-100/+450* -150/+840* +650** +1200**

*Com oxidantes fracos e ar quente ** Com Vapor *** Não compatível com os oxidantes

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 80

1200

2

400

30

450

20

4000

pH 3 ÷ 12

T °C

°F

-100/+250 -150/+480


■ GAXETAS ■ ■ SÉRIE PREMIUM SÉRIE BASIC

N2109

N3104

PL5000/S

N2109. A gaxeta é realizada com uma fibra sintética com impregnação com base de grafite e um lubrificante isento de silicone para altas temperaturas. USO RECOMENDADO N2109 é uma gaxeta para emprego geral.

N3104. Gaxeta realizada com filamento composto impregnado de PTFE e lubrificante sem silicone. USO RECOMENDADO N3104 é uma gaxeta para aplicações gerais, extremamente versátil e de excelente qualidade que responde ao requisito de economia e simplicidade de emprego.

PL5000S. A trança PL5000S é realizada em ePTFE branco. USO RECOMENDADO PL5000S pode ser empregada tanto para vedações nas hastes de válvulas ou vedações estáticas em geral, quanto para vedações em bombas recíprocas e agitadores de baixa velocidade. Disponível na versão lubrificada PL5000L.

CARBON PREOX

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 50

750

1

20

300

2

400

15

225

8

1600

PTFE

SYNTHETIC

pH

T °C

°F

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm

pH

T °C

°F

200 4 ÷ 10

-50/+250

-60/+480

50

750

2

400

20

300

10

2000

2 ÷ 12

-100/+250 -150/+480

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 300

4500

1

100

1500

2

400

20

300

10

2000

pH

T °C

°F

200 0 ÷ 14

-200/+280 -330/+540

V9907

V9944

55B

V9907. Gaxeta realizada com filamento em fibra de vidro retorcido de 6 a 9 micron e impregnado com um composto especial a base de grafite de alto percentual, com leve adição de lubrificante e inibidor de corrosão. USO RECOMENDADO V9907 é utilizável nas hastes de válvulas, em passos humanos e na presença de vapor, gases, fumos, óleos, ácidos e substâncias básicas compatíveis com a fibra de vidro.

V9944. Gaxeta realizada com Filamento em fibra de vidro de 6 a 9 micron e retorcido levemente. A trança é ainda impregnada com uma mistura a base de PTFE e lubrificante inerte isento de silicone. USO RECOMENDADO V9944 é utilizável com água, vapor, óleos, solventes e a quase totalidade de produtos químicos abrasivos e cristalizantes compatíveis com a fibra de vidro.

55B. Extruso do PTFE puro não sinterizado combinado com lubrificantes. 55B minimiza o desgaste do eixo, graças à sua maciez e se adapta a qualquer modelagem. Pelo alto conteúdo de PTFE resiste aos ataques químicos em toda a escala de pH. USO RECOMENDADO 55B é adequada para ácidos e álcalis, óleos, gases, solventes, vapor, pode ser usado com fluidos limpos, em bombas centrífugas e com êmbolos, em misturadores, agitadores, ou em válvulas ou juntas de dilatação e bombas de vácuo. DISPONÍVEL NA VERSÃO GRAFITADA 55G.

GRAPHITIZED GLASS

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 200

3000

1.5

300

20

300

5

100

pH 2 ÷ 12

LUBRICATED GLASS

T °C -50/+500

°F -60/+940

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm 60

900

1,5

40

600

2

400

20

300

15

3000

GUIA DAS GAXETAS

■ SÉRIE PERFORMER

EXTRUDED PTFE

pH

T °C

°F

2 ÷ 12

-50/+280

-60/+540

P bar Ibf/in2 Vm/S f/pm

pH

T °C

°F

0 ÷ 14

-50/+260

-60/+510

300 10

150

10

2000

43


4.0

Guia das Gaxetas - Condições de confecção

■ Ampla gama

As gaxetas de grafite mais inovadoras da gama Performer são INCOBRAID® GR8807, a gaxeta patenteada em grafite PAN com reforço em microfilamento descontínuo e GR8622. Mas também a gaxeta GR80SGR e a sua versão especial GR80SGR OXY para as aplicações de oxigênio são gaxetas evoluídas e inovadoras, para as aplicações mais graves e de BAIXA EMISSÃO. As gaxetas de PTFE representam um importante grupo da série de produtos das gaxetas. Estão disponíveis várias versões da gaxeta de PTFE: seca e lubrificada, alimentar e grafitada. Toda a série de gaxetas em PTFE, entre as quais GF7700 100% GORE® GFO®, é produzida com filamentos W.L. Gore partner de Carrara há mais de 25 anos. As gaxetas em filamento Aramídico para aplicações dinâmicas, Para-Aramídico e meta-Aramídico, como a Gaxeta KD6605 e A3604 e em filamentos especiais para aplicações abrasivas, como a gaxeta N1704 e N1706, ocupam uma parte importante da série. Também as gaxetas mais consolidadas, como a gaxeta de filamento de vidro V9907 e V9944 ou a gaxeta para aplicações gerais como N3404 e N2609, são realizadas com o máximo cuidado na seleção dos materiais e na produção, para garantir a qualidade Carrara. A série de produtos da gaxeta Carrara se baseia em três linhas de produtos: PERFORMER A linha Performer foi estudada para oferecer à própria clientela uma linha de Alta Tecnologia de gaxetas, realizada com os melhores materiais, equipada com certificações completas, caracterizadas por um elevado desempenho e duração em serviço.

44

PREMIUM

A linha Premium oferece à própria clientela uma linha de Alta Tecnologia de gaxetas, caracterizadas por um elevado desempenho e duração em serviço, realizada com os melhores materiais e dotada de amplas certificações.

BASIC

A linha Basic é formada por gaxetas de ótima qualidade para as aplicações gerais.


■ Confecção

Seções padrão em mm

Padrão Cx Kg

Padrão Cx Ib s

Seções padrão em pol

3 mm ÷ 5 mm

1.0

2.2

1/8” ÷ 3/16”

6 mm ÷ 12 mm

2.5

5.5

1/4” ÷ 1/2”

14 mm ÷ 25 mm

5.0

11

9/16” ÷ 1”

Além 25 mm

Sob solicitação

Sob solicitação

Sob solicitação

Para uma gestão correta do produto recomenda-se não utilizar nenhum tipo de lubrificante ou graxa porque poderiam danificar as fibras e prejudicar a funcionalidade da gaxeta. O comprimento de cada anel e a qualidade de corte são elementos essenciais para obter o máximo desempenho. É sempre oportuno providenciar o corte da gaxeta com instrumentos profissionais. Também para a extração da gaxeta da haste devem ser utilizados os extratores adequados.

GUIA DAS GAXETAS

As gaxetas Carrara nas dimensões de 3,0 a 25,00 mm são confeccionadas em bobinas de 1,0; 2,5 e 5,0 Kg. A confecção é realizada com o máximo cuidado para garantir o armazenamento em ambiente adequado por 24 meses. As seções da gaxeta além de 25 mm ou retangulares e com confecções personalizadas estão disponíveis sob solicitação. As confecções podem ter variações em relação ao peso nominal de +/-10%. As tolerâncias das dimensões das gaxetas seguem as indicações internacionais de referência se não acertado de forma diferente.

Cortador de gaxetas com régua Código do produto 006076 Cortador de gaxetas Código do produto 056860 Conjunto de extratores Código do produto 014870 Pontas de reposição dos extratores Código do produto 014872

45 45


4.0

Guia das Gaxetas - Glossário dos termos e características dos lamentos

Filamentos de Carbono e Grafite Mineral

A resistência à oxidação

A série de produtos Performer de Carrara oferece gaxetas em grafite, realizadas tanto com filamentos de carbono quanto com grafite expandida, de elevada qualidade e acompanhadas de certificações internacionais que as tornam conformes com as principais normas. Empenho, know-how e tecnologia a serviço da vedação!

Um posterior requisito de qualidade do grafite mineral expandido para os empregos em altas temperaturas é identificado na resistência à oxidação, normatizado pelo teste EN 14772. A Carrara utiliza só grafite com retardante de oxidação para garantir excepcional resistência do produto. De fato, a perda de massa da gaxeta devida à oxidação é uma das principais causas dos defeitos das vedações, especialmente no âmbito da contenção das emissões fugitivas.

A elasticidade, a resistência mecânica e aquela química As diferentes opções de filamento, carbono ou mineral, fibra contínua ou descontínua e as diferentes opções de reforço e trabalho, influenciam a elasticidade e as características mecânicas da gaxeta. As fibras de carbono conferem elevada elasticidade e resistência à gaxeta enquanto as fibras minerais a tornam mais flexível. A técnica especial de reforço do filamento de grafite expandido com a matriz metálica com gaiola desenvolvida pela Carrara consegue realizar a folga dos elásticos e de resistência à extrusão. Enfim, a resistência química e térmica das fibras de carbono são idênticas àquelas do grafite expandido, estendidas à toda a série Ph 0 H-14 com exceção dos fortes oxidantes.

FILAMENTOS TÉCNICOS EM GRAFITE

A corrosão galvânica e a limitação dos elementos ativadores

■ PAN (Poliacrilonitrilo)

A ASTM F2191 identifica os elementos ativadores da corrosão galvânica limitando o teor de aceitabilidade para a Classe 2. Para reduzir posteriormente a possibilidade de corrosão galvânica, a Carrara utiliza difusamente os inibidores de corrosão passivos (Grau A ASTM F2191), tornando assim disponíveis produtos de Grau B sem inibidores. Para certificar a conformidade com o requisito de limitação dos elementos ativadores, a Carrara fornece o certificado 3.1 dos materiais empregados.

■ RAYON

Materiais Nocivos – Gaxeta de Grafite Classe 2 Elemento

Máximo Total Permitido Níveis de Impureza em partes por milhão (ppm)

Mercúrio (Hg) 10 Enxofre (S) 750 Total de halógenos (cloro, bromo, flúor) 500 Cloro (CI) 250 Bromo (Br) 250 Flúor (F) 250

10 750 500 250 250 250

■ Grafite Mineral Expandido PAN A fibra de Poliacrilonitrilo, conhecida como PAN ou fibra de carbono, disponível na forma contínua (cada fibra única é indefinidamente longa e contínua - Tipo I ASTM F2191) ou na forma descontínua (cada fibra única tem um comprimento de alguns centímetros - Tipo II ASTM F2191), é caracterizada por um alto conteúdo de carbono C, com uma memória elástica excepcional e por uma resistência com tração superior de aço. RAYON A fibra de Rayon disponível na forma contínua (Tipo I ASTM F2191) é também caracterizada por um alto conteúdo de carbono C e por uma memória elástica superior àquela do grafite expandido. Este filamento, macio e flexível, confere à gaxeta características de grande resistência, especialmente nas aplicações dinâmicas ou nas válvulas de movimentação frequente. EXPANDED MINERAL GRAPHITE O grafite expandido é de origem mineral (Tipo III ASTM F2191) diferente dos anteriores que são sintéticos. O produto é obtido para laminação sem a adição de ligantes dos flocos (flakes) derivados pela expansão térmica do grão de grafite. O filamento, que pode ser reforçado com um fio metálico único ou com uma gaiola especial, é obtido através de um processo especial do laminado de grafite. As gaxetas realizadas com este material apresentam uma extrema flexibilidade e facilidade de uso e podem ser empregadas, de acordo com o modelo, em todas as classes de pressão das válvulas industriais.

46


Impregnação Tratamento aplicado na trança cujo objetivo principal é aquele de preencher a área entre as fibras, bloqueando a passagem do fluido através do corpo da trança melhorando suas características de vedação, exibindo também os inibidores Filamento de grafite Filamento formado por fibras de Poliacrilonitrilo (PAN) carbonizado de elevado conteúdo de carbono Filamento de grafite expandido Filamento formado por cordões de grafite mineral expandido Impregnação Tratamento aplicado ao filamento e/ou na trança cujo objetivo principal é aquele de preencher a área entre as fibras, bloqueando a passagem do fluido através do corpo da trança melhorando suas características de vedação. Corrosão galvânica Reação eletroquímica que pode ocorrer entre um metal e um outro material (metal, carbono ou grafite). Quando ambos os materiais estão submersos em um contexto eletricamente condutivo, chamado eletrólito, é criada uma célula galvânica e nascem fluxos de corrente entre os dois materiais gerando corrosões. Inibidor de corrosão Ingrediente adicionado à gaxeta que diminui ou elimina a possibilidade de corrosão galvânica na gaxeta da haste. Os inibidores de corrosão podem ser classificados como passivos ou ativos. Inibidor de corrosão passivo Tipo de inibidor de corrosão galvânica (molibdato de bário) que age como revestimento de proteção para bloquear a transferência de elétrons e impedir que ocorra a reação galvânica. Inibidor de corrosão ativo Tipo de inibidor de corrosão galvânica (pó de zinco) que age como anodo sacrifical, corroendo-se no lugar do metal circunstante. Gaxeta da haste O espaço no qual é inserida uma gaxeta ativada por compressão (stuffing box). Empanque Elemento de compressão da gaxeta na gaxeta da haste (gland follower). Casquilho Anel metálico ou de carbono usado para ocupar espaço em excesso em um gaxeta da haste (bushing). Anel lanterna Anel adicional a um conjunto de vedação para facilitar a introdução de um líquido na gaxeta da haste. Geralmente, este anel é realizado em carbono ou metal (anel lanterna) Extrusão Intrusão, por causa da pressão, de uma parte da gaxeta no jogo entre o acoplamento das partes metálicas. Anel anti-extrusão Um anel de gaxeta usado em uma ou ambas as extremidades do conjunto de vedação para prevenir a extrusão da gaxeta (chamado também “End Ring”)

GAXETAS - DADOS TÉCNICOS

Retardante de oxidação Ingrediente adicional à gaxeta que retarda o processo de oxidação do grafite em altas temperaturas.

End ring Anel usado na parte superior ou inferior e um conjunto de vedação (Top&Bottom); funciona tanto como anel “raspador” (wiper) quanto como anel anti-extrusão. Teste de perda de peso por oxidação EN 14772 seç. 6.7 Análise da taxa de perda de peso horária de um campeão de grafite disposto à temperatura de 670°C em ambiente contendo ar. A taxa de perda admitida é de 4% por h Emissões Fugitivas Perda gasosa de compostos orgânicos voláteis monitorados pelas agências governamentais que se manifesta pela haste ou pelas flanges de uma válvula. Geralmente, é expressa em partes por milhão volumétrico (ppmv ou simplesmente ppm) ou em mbarTs-1. API 622 2ª Edição Teste de emissão fugitiva API com gás CH4 que qualifica a gaxeta API 624 Teste de emissão fugitiva API com gás CH4 que qualifica a válvula “rising or rotating stem” junto com a gaxeta API 641 Teste de emissão fugitiva API com gás CH4 que qualifica a válvula “quarter turn-off” junto com a gaxeta ISO 15848 C01 (C02) BH Teste de emissão fugitiva ISO com gás Hélio que qualifica a gaxeta junto com a válvula LIGA/DESLIGA VDI 2440 Teste de emissão fugitiva TA LUFT com gás Hélio que qualifica a gaxeta junto com a válvula LIGA/DESLIGA

47 47


4.0

Guia das Gaxetas - Glossário dos termos e características dos filamentos

Desempenho de vedação: Filamentos, Gaxetas e Know-how As desempenho de vedação de uma gaxeta para aplicações dinâmicas dependem do conhecimento e seleção dos filamentos apropriados, da escolha dos materiais impregnantes e enfim, de um processo de produção que exalte as características de cada componente. Este é o know-how do produtor de gaxetas! A série de produtos Performer de Carrara inclui gaxetas, realizadas com filamentos técnicos industriais de primeira escolha, que oferecem cada vez mais resistência e confiabilidade adequadas a cada aplicação.

Os indicadores de desempenho das gaxetas Como é o desempenho de uma gaxeta? Muito depende do filamento e como é realizada a gaxeta. Os filamentos industriais são qualificados com base na resistência em relação a alguns parâmetros. Entre os mais relevantes, a temperatura máxima de emprego e a compatibilidade química. A uma mesma condição operativa [T°C; Ph; P bar: Vel m/s] os filamentos mostram diversos comportamentos pois a tenacidade do filamento é influenciada por via térmica, mecânica e química. Isto comporta a limitação ou não do uso e uma desempenho de vedação mais ou menos eficiente da gaxeta. Tb = 100

Ph 7 25° C

Ttr = 100

Averange Lenght Fibres = 100 Ttr = 60

Ttr = 60

Averange Lenght Fibres = 75 Ph 2,5 120° C Redução da tenacidade do filamento e encurtamento das fibras pela ação conjunta de temperatura e Ph

A análise em relação a outros indicadores de natureza a maior das vezes mecânica e termodinâmica (resistência ao corte e à abrasão, coeficiente de atrito e condutividade) completam o quadro total das qualidades intrínsecas dos filamentos e da sua potencial desempenhoem âmbito técnico.

FILAMENTOS TÉCNICOS

■ Aramid • Para-Aramid  • Meta-Aramid  • Aramida evoluída PPD  ■ PBI • Polybenzimidazole  ■ PBO • Poli-para fenil-benzo-b isoxazol  ■ PTFE  • Multifilamentos • ePTFE  Aramide O filamento aramídico, disponível em forma contínua e descontínua e na versão Para ou Meta-Aramídica, é conhecido pela sua extrema resistência mecânica acompanhada por uma discreta resistência química. Resistente ao corte e à abrasão oferece um coeficiente de atrito mais baixo na versão descontínua. A evolução PPD aumenta a resistência química e a vedação da tenacidade a temperatura maior em relação ao para e meta-aramida. PBI Este filamento sintético, de origem polimérica, oferece uma excepcional estabilidade térmica e química com Alcoóis, Hidrocarbonetos Aromáticos, cetonas, Hidrocarbonetos Halogenados e mostra uma excelente vedação da tenacidade com um baixo coeficiente de atrito. PBO Esta fibra sintética tem uma resistência de tração de 1,6 vezes aquela do para-aramida mostrando entretanto maior estabilidade térmica e resistência química. Incrivelmente resistente ao corte e à abrasão oferece desempenho inigualável nas vedações dinâmicas. PTFE • Multifilamentos Muito conhecidas são as características do PTFE, mas menos conhecida é a disponibilidade deste filamento de matriz multifibrosa contínua que aumenta notavelmente a sua tenacidade e assim o seu desempenho. • ePTFE A tecnologia de expansão do PTFE permite obter uma matriz extremamente tenaz e ser englobada diretamente no material pó de grafite ou outros dispersores capazes de aumentar a condutividade do material.

48


Gaxeta da haste O espaço no qual é inserida uma gaxeta ativada por compressão (stuffing box). Empanque Elemento de compressão da gaxeta na gaxeta da haste (gland follower). Bomba Alternativa Tipo de bomba que se baseia no movimento alternativo de um pistão ou uma série de pistões, para gerar pressão e fluxo do fluido. Recíproco Movimento alternativo na direção do eixo Bomba Centrífuga Tipo de bomba que com a rotação do rotor gera pressão e, assim, o fluxo do fluido. Rotor Parte da bomba centrífuga que girando gera pressão e causa o fluxo RPM Abreviatura de “rotações por minuto”, como medição da velocidade de rotação do eixo. Velocidade periférica do eixo Velocidade tangencial do eixo da bomba medida em m/s. A correlação entre a Velocidade periférica e RPM é dada pela equação m/s = [[2 x n x RPM / 60] x [[Diâmetro Eixo]metros x 0,50]] Pressão de descarga Pressão de descarga do fluido medida na saída da voluta da bomba.

Nas bombas de estádio único PCS = [Pressão de aspiração + 0,25 x [Pressão de Descarga - Pressão de Aspiração]] Nas bombas de estádio múltiplo PCS = [Pressão de aspiração + 0.10 x [Pressão de Descarga - Pressão de Aspiração]] Psi Abreviatura de “Pounds per Square lnch” que mede a pressão no sistema métrico anglo-saxão. Outras unidades de medição da pressão são o Bar e o MPa. A correlação entre estas unidades de medição são de aproximadamente: 1 MPa = 10 Bar: 1 Bar = 15 psi Anel Lanterna Anel adicionado entre aqueles da gaxeta para permitir a introdução de um fluxo de fluido na gaxeta da haste Furo de Purga É o furo realizado nos lados da gaxeta da haste para permitir a entrada e a saída do fluxo de fluido. Fluido de Purga Líquido, normalmente água, introduzido na gaxeta da haste para eliminar as partículas sólidas presentes no fluido da bomba para minimizar os efeitos de abrasão A = 7W

C = 2W

Expansão Radial Capacidade da gaxeta de se expandir na direção radial no interior da gaxeta da haste quando ela é sujeita à compressão Radial Na direção radial ao eixo da bomba

GUIA DAS GAXETAS

Pressão da gaxeta da haste Pressão do fluido insistente na gaxeta. Aproximadamente 85-90% das bombas têm uma PCS - pressão de gaxeta da haste - inferior a 7 bar.

5 = 1/4 W

CHAMFER

1W

3W

2W

15-30 deg

Corte da gaxeta Para a preparação dos anéis da gaxeta, pode ser cortada a 45 ou 90 graus. Nas aplicações mais severas, é recomendável usar um cortador de gaxeta com régua e ângulo a 20 graus.

GLAND FOLLOWER Packing Packing Packing LA NT ERN RI NG Packing Packing W 1/4 W

1 1/2 W

1/4 W

45°

L = (Ø+s) • k • π

Ø diâmetro do eixo

K fator de correção

Ø < 50

1,10

50 < Ø < 100

1,07

Ø > 100

1,03

L 20°C

pH A escala de pH mede o fator de acidez ou alcalinidade de um fluido. Nesta escala de medição 7 indica uma solução neutra (água destilada). Soluções de pH inferiores a 7 são consideradas ácidas enquanto aquelas superiores básicas. Os valores extremos 0 e 14 indicam soluções muito ácidas (0) e muito básicas (14). Slurry O termo indica um fluido misturado de partículas sólidas. Quando a vedação é formada por gaxetas, as partículas agem abrasivamente na superfície insistindo nas fibras. O particulado contido na lama pode ter origem diferente e diversos graus de abrasividade.

49 49


4.0

Guia das Gaxetas - Guia da instalação

■ Uma instalação correta para garantir a máxima prestação Também para a gaxeta, como para todos os componentes mecânicos, a instalação correta é determinante para obter da gaxeta as melhores prestações. Bastam poucas passagens para uma funcionalidade correta da gaxeta.

A dimensão da gaxeta é importante. Verificar sempre se o tamanho é aquele exigido pela aplicação específica. Lembrar ainda que o lado da gaxeta que deve ficar em contato com a haste ou o eixo é o mesmo de desenvolvimento da bobina.

O corte deve ser realizado com o máximo cuidado. Mesmo se é sempre recomendável usar um equipamento equipado com régua, para determinar com precisão o comprimento do anel, a gaxeta pode ser cortada também usando uma barra de diâmetro igual à haste ou ao eixo. O corte pode ser realizado a 45° ou de modo retilíneo.

■ Realizando a manutenção de uma bomba... Quando deve-se substituir a gaxeta de uma bomba centrífuga, devese ter o cuidado de eliminar todos os anéis usados da gaxeta da haste. Os novos anéis devem ser inseridos um de cada vez, sem usar lubrificante que poderia danificar as fibras da gaxeta, dedicando atenção para não alinhar as áreas de corte dos anéis empilhados na sequência.

50

45°


Quando deve-se substituir a gaxeta de uma válvula, é importante eliminar a gaxeta existente com ferramentas específicas para não danificar a haste. Para empilhar os anéis na gaxeta da haste não deve ser usado lubrificante ou graxa de nenhum tipo. Lembramos que o número ideal de anéis é 5 ou 6. Se a gaxeta da haste é mais profunda, avaliar a possibilidade de inserir uma bucha no fundo da câmera.

Certificar-se sempre que o empanque esteja alinhado à diretriz da haste. O aperto deve ser realizado no modo mais simétrico possível, realizando um giro completo no período para cada porca. Apertadas até o torque estabelecido, realizar um acionamento completo da válvula e restabelecidas enfim no torque inicial.

GUIA DAS GAXETAS

■ Realizando a manutenção de uma válvula...

O aperto dos tirantes deve ser realizado com grande atenção, evitando sobrecarregar a gaxeta que, assim que é ligada a bomba poderia superaquecer irremediavelmente. A regulagem deve ser realizada com a bomba em movimento, regulando a perda com poucas gotas por minuto.

51 51


5.0

Product Range

CARRARA, Global Sealing Solutions!

EN

A Carrara oferece além das gaxetas, uma vasta série de produtos de gaxetas de qualidade para válvulas e flange, junto a todos os acessórios de vedação. A qualidade dos produtos, a profissional assistência técnica e comercial da Equipe, a ampla disponibilidade de estoque e outros serviços personalizados reservados aos Clientes, são as diretrizes de negócios para aumentar o valor oferecido aos Clientes.

& COM PON ENT S VAL VE SEA LAN TS v a l g a s k e t d i v i s i o n

Valve Sealants & Components Sistemas de Vedação para Válvulas

EN

A gama de produtos de sistemas de vedação para válvulas é completo e inclui Assentos de Válvulas de Esfera, Assento de Válvulas de Porta, Porta de Expansão e Porta de Conduítes. Também fazem parte da gama de produtos as Juntas de Anel e Espirometálicas, Juntas Camprofile e Guarnições Planas para válvulas, Vedações O-Ring e Lip, juntamente com a gama de produtos de Grafite Valvograph para Haste, Assento e Fechamentos, qualificadas Baixa Emissão e a Prova de Fogo, disponíveis nos tamanhos de 8 mm a 2.000 mm.

SET TING FLA NGE

FERP

ge kets for flan metallic gas

Setting Flange Planisteel® Gaxetas Metálicas para Flange Fazem parte da gama Carrara PlanisteelTM as Espirais Metálicas, Cames Perfilados, Juntas em Anel e Metal-plásticas para equipamentos e caldeiras. Na seção STOCK LIST de www.carrara.it pode ser consultado o estoque destes artigos para ir de encontro com a crescente solicitação de rápida disponibilidade.

52


EN

FERP

SET TING FLA NGE

for flange flat gaskets

Setting Flange Guarnições planas para Flange

EN

A gama de produtos Carrara oferece placas e guarnições planas das seguintes famílias: • PLANIFLEX® em CSF • PLANIFLON® em PTFE virgem, carregado, modificado e expandido • PLANIGRAPH® em grafite • PLANIX® em borracha e em Mica para altas temperaturas

FERP

INS ULA TIONo t eKITS ction flange pr

EN

Os conjuntos de isolamento são usados para evitar o fluxo de cargas eletrostáticas nas tubulações. A série de produtos Carrara oferece uma vasta gama dos Conjuntos de Isolamento realizados nos materiais com produtos eficientes, adequados a todas as classes de pressão.

FERP

ICA L SEAeLS als SET TING MEC HAN mechanical s

PRODUCT RANGE

Setting Flange Conjuntos de isolamento para Flanges

Setting Mechanical Seals Vedações Mecânicas para Bombas A série de produtos Carrara oferece uma gama completa de vedações mecânicas de cartucho único com soprador metálico, de cartucho único com molas múltiplas fixas e rotativas e vedações split. As Vedações Mecânicas Carrara são fáceis de instalar e garantem economia de gestão do componente.

EN

FER P

environmenta

FERP

l division

FERP Divisão Ambiental Há mais de quinze anos, a FERP Divisão Ambiental de Carrara está entre os principais líderes internacionais no monitoramento das emissões COV fugitivas e difusas, das perdas de vapor, das perdas de gases técnicos e auxiliares, desenvolvendo programas de Economia de Energia e outros serviços de alto valor adicional para os setores de Refinamento, Produção de Energia, Off Shore e Petroquímica.

53


Os dados descritos nas fichas técnicas foram obtidos de testes realizados nos laboratórios Carrara S.p.a., por testes realizados em laboratórios de terceiros e pela experiência de emprego dos produtos nas aplicações industriais. A seleção correta do produto e a sua instalação correta constituem fator determinante para a funcionalidade do mesmo produto. A Carrara S.p.a. declina toda responsabilidade por danos a coisas e pessoas, usados por um uso impróprio, por um uso errado ou por um uso em configuração não ideal dos próprios produtos. A Carrara S.p.a. se reserva mudar os dados técnicos descritos sem dever de comunicação a terceiros.


www.carrara.it 55


www.carrara.it SETTING FLANGE

FERP

metallic gaskets for flange

Gaxetas Planas para Flange

Planisteel é a série de gaxetas, espirais metálicas, perfil de cames e juntas em anel, de acordo com as normas internacionais ou personalizadas sob solicitação.

Planigraph, Planiflon e Planiflex placas e gaxetas de vedação para todas as aplicações.

mechanical seals

FERP

INSULATION KITS flange protection

FERP

EN

Gaxetas de Flange Metálico

Bases para vedação macia ou metálica para válvulas de esferas e corrediças, conjuntos de base/ esfera equipados com todas as gaxetas.

EN

Componentes da Válvula

Ampla e qualificada série de produtos de gaxetas qualificadas API 622, ISO 16848, BAM e FDA para todas as aplicações industriais.

EN

Gaxetas Trançadas

SETTING MECHANICAL SEALS

FERP

flat gaskets for flange

FERP

FERP

environmental division

Vedações mecânicas

Kit de isolamento

FERP Amb. Divisão

As vedações mecânicas Single Stationary Multiples Springs Cartridge e Metal Bellows Single Cartridge são os principais produtos da nossa gama.

O kit de isolamento dos flanges para proteção catódica é a nossa especialidade.

LDAR e SMART LDAR, monitoramento de Reservatório e sistemas de vapor, consultoria ambiental 3D.

DISTRIBUIDOR AUTORIZADO

CARRARA SpA via Provinciale, 1/E - 25030 ADRO (Bs) Italy - Tel. +39 030 7451129 / 7457821 - Fax +39 030 7453238 / 7457829 info@carrara.it - www.carrara.it

AJUSTE G AXETAS DE CO MPRESSÃO - PT - 05-18

SETTING FLANGE

valgasket division

packings for valves and pumps

EN

FERP VALVE SEALANTS & COMPONENTS

EN

SETTING COMPRESSION PACKINGS

EN

EN

Os testes e os quadros deste catálogo são de propriedade da Carrara S.p.A. É proibida a reprodução mesmo parcial, para divulgação imprópria.

FERP

Cat settingcomppak 05 2018 pt  
Cat settingcomppak 05 2018 pt