Page 1

PT

INSULATION KITS proteção de flange


Carrara S.p.a. acredita no moderno significado de SUPPLIER, sujeito ativo que participa na criação do valor, um valor que nasce da competência e flexibilidade, das capacidades inovadoras e da relação vertical com o Cliente.

Carrara integra a sua gama de produto com GUARDIAN a nova linha de Juntas Isolantes para Flanges dedicada à proteção dos flanges industriais, com a garantia de elevados padrões de qualidade equivalente àquela dos outros produtos da sua oferta comercial.

A gama de produto se articula nas seguintes linhas:

• Guardian Performer • Guardian Performer Fire • Guardian Premium • Guardian Basic

2


Índice

0.0 Empresa

Soluções Globais de Vedação

pag. 4

1.0 Guardian Performer

Style ICP Fire

pag. 7

Style ICA pag. 8

2.0 Guardian Premium

Style IS pag. 11

3.0 Guardian Basic

Style IPT pag. 12 Style ICSF pag. 13 Style IE pag. 13

4.0 Características técnicas

Referências técnicas relativas às Juntas Isolantes para flanges

pag. 14

5.0 Tabelas

Tabelas de resumo e outras utilidades

pag. 18

SETTING FLANGE

Style ICB pag. 9

Os dados relatados nas fichas técnicas foram obtidos a partir de testes efetuados nos laboratórios Carrara S.p.a., testes executados junto a laboratórios de terceiros e da experiência de emprego dos produtos nas aplicações industriais. A correta seleção do produto e a sua correta instalação constituem-se em fator determinante para a funcionalidade do próprio produto. Carrara S.p.a. declina qualquer responsabilidade por danos a objetos e pessoas causados por um uso impróprio, um uso errado ou um uso com configuração não ideal dos seus produtos. Carrara S.p.a. se reserva o direito de alterar os dados técnicos indicados no presente catálogo sem o dever de comunicar a terceiros.

33


0.0

Empresa - Soluções Globais de Vedação

Carrara

Carrara Soluções Globais de Vedação, comprometida com a Parceria 4 Divisões Operacionais • Sistemas de vedação e componentes para válvulas • Sistemas de Vedação Industriais • Serviços Ambientais • Fios técnicos para a indústria Carrara é Parceira dos principais produtores de componentes de processo para o controle dos fluidos e é qualificada junto aos principais EPC Internacionais e aos principais Oil and Gas Players (Atores de Óleo e Gás) para o fornecimento de sistemas de vedação e de Serviços Ambientais.

• 20.000 m2 de superfície coberta • 160 empregados • Produtos patenteados • Frame Agreements com Clientes Internacionais

4


Missão • Satisfazer nossos Cliente produzindo Sistemas de Vedação eficientes. • Fornecer aos nossos Clientes a melhor solução técnica, logística e de preço • Comprometer-se em instaurar Parcerias comerciais a longo prazo com os Clientes e cooperar com eles perseguindo a melhoria contínua.

Recursos • A grande superfície na qual se desenvolve o estabelecimento consente um fluxo de matérias-primas, semiacabados e mercadorias extremamente racional garantindo a máxima eficiência. • As ferramentas para a movimentação, produção, controle de qualidade e embalagem são todas integradas em um processo que permite a gestão de elevados volumes de produto, preservando o seu rastreio e conformidade aos padrões de qualidade e dos termos de entrega pactuados com o Cliente. • A utilização de SAP e de avançados softwares de gestão da ordem permite minimizar o tratamento manual dos dados para garantir a integridade de cada fase do processo. • As competências dos recursos humanos são verificadas e integradas constantemente dentro de um plano estruturado na ótica da melhoria contínua.

COMPANY

Para perseguir a sua Missão, Carrara Soluções Globais de Vedação possui espaços para a logística, ferramentas, software de gestão e recursos humanos adequados às exigências de um mercado sempre mais competitivo e exigente.

Soluções de Vedação Carrara oferece soluções de vedação para maximizar o desempenho e reduzir a frequência de manutenção. Segurança, eficiência e valor agregado são as diretrizes que conduzem a atividade do departamento de P&D que seleciona os materiais e inicia novos produtos à produção e upgrade.

Parceria Carrara Soluções Globais de Vedação, Parceiro para vencer junto! Carrara opera junto aos Clientes em um mercado globalizado e competitivo para vencer com eles e junto deles. Para isso, oferece competência e confiabilidade no moderno papel de Parceiro da Cadeia de Fornecimento.

55


1.0

Guardian Performer - Style ICP

Guardian Performer Style ICP - ICA - ICB

6


■ GUARDIAN PERFORMER FIRE ICP Guardian Performer FIRE ICP foi projetada para fornecer uma solução ao mesmo tempo adequada ao isolamento elétrico do flange e à vedação de Segurança de Incêndio. Guardian Performer FIRE ICP realmente é conforme os requisitos do Fire Test API 6FB Third Edition.

GUARDIAN PERFORMER

Graças à sua composição especial, a junta pode ser empregada com elevados padrões de vedação em flanges RF, FF e RTJ até a 200°C nas classificações ANSI 150 - 2500 # e API 2 - 10K# e PN 420#.

FIRE SAFE Guardian Performer FIRE ICP é indicada especialmente nos serviços com fluidos críticos, com elevado pH ou na presença de H2S. Graças à dupla vedação é realmente capaz de oferecer um nível de emissão extremamente baixo em conformidade com os limites mais rigorosos.

FIRE TEST API 6B THIRD EDITION APPROVED

Design Padrão Espessura (junta de perfil + camadas de vedação)

7.90 mm (0.3125”)

Espessura do Núcleo de Metal SS316

2.00 mm (0.080”)

Espessura do laminado GRE (por lado)

1.00 mm (0.040”)

Laminado GRE Elemento de Vedação Espessura dos tubos isolantes 0.90÷1.10 mm

Opção A: G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: G11 (FR5) máximo 200°C Junta de perfil com PTFE e camadas de MICA Opção A: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: GRE G11 (FR5) máximo 200°C Laminado GRE

Espessura das arruelas isolantes 3,00 mm

Opção A: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: GRE G11 (FR5) máximo 200°C Aço Carbono Zincado

Estão disponíveis kits customizáveis na espessura e nos materiais dos componentes.

7


1.0

Guardian Performer - Style ICA - ICB

■ GUARDIAN PERFORMER ICA E ICB As Guardian Performer ICA e ICB utilizam um suporte metálico no qual é aplicado o estrato de GRE que constitui o isolante. Os materiais GRE nos modelos G10 (FR4) e G11 (FR5), além de constituírem uma excelente barreira isolante, oferecem ao mesmo tempo uma relevante resistência mecânica e química, permitindo o uso num amplo campo de aplicações.

Guardian Performer ICA A vedação principal além de ser de PTFE energizado, pode ser produzida em borracha NBR ou FKM. É específica para as aplicações onde é necessário o requisito Baixa Emissão.

Retainer Material

Backup Seal

A guarnição em PTFE energizada com uma mola assegura uma vedação de elevada qualidade graças à sua ancoragem à junta isolante metálica. Guardian Performer ICB é dotada também de uma vedação secundária para aumentar o desempenho da vedação. A junta pode ser empregada nos flanges RF, FF e RTJ substituindo os ineficientes Anéis de Vedação Fenólicos. Guardian Performer ICA e ICB são aplicáveis até 200°C nas classificações ANSI 150 - 2500# e API 2 - 10K# e PN 420#.

8

Sealing Element with Stainless Steel Spring Energized Seal Steel Core Material

Guardian Performer ICB Guardian Performer ICB é específico para aplicações Submarinhas. A vedação principal de PTFE energizado é assistida por uma vedação secundária de borracha NBR ou FKM para garantir a máxima eficiência do sistema. Como as juntas secundárias são bidirecionais, elas podem bloquear a pressão externa da água do mar, enquanto a vedação principal desempenha sua função contendo o impulso interno.


Design Padrão Guardian Performer ICA e ICB Espessura da Junta

6.35 mm (0.250”)

Espessura do Núcleo de Metal SS316 (outros disponíveis sob demanda)

3.00 mm (0.120”)

Espessura do laminado GRE (por lado)

1.60 mm (0.065”) Opção A: G10 (FR4) máximo 150°C

Laminado GRE

Opção B: G11 (FR5) máximo 200°C

Elemento de Vedação Secundário (somente style ICB) Espessura dos tubos isolantes 0.90÷1.10 mm

PTFE com mola SS Opção A: PTFE com mola SS Opção B: NBR Opção C: FKM Opção A: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: GRE G11 (FR5) máximo 200°C Laminado GRE

Espessura das arruelas isolantes 3,00 mm

Opção A: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: GRE G11 (FR5) máximo 200°C

GUARDIAN PERFORMER

Elemento de Vedação Primário

Aço Carbono Zincado Estão disponíveis kits customizáveis na espessura e nos materiais dos componentes.

ASTM D149 D695 D790 D638

MÉTODO DE TESTE

G10 (FR4)

Resistência Dielétrica KV/mm Tempo Curto Resistência Compressiva (Kpsi) Resistência Flexural (Kpsi) Resistência à Tração (Kpsi)

--

Temperatura - Operacional

----

Faixa de Pressão da Junta ANSI Faixa de Pressão da Junta API Faixa de Pressão da Junta PN

G11 (FR5)

29.5 ÷ 31.5 19.7 65 50 65 57 50 41 -130°C a -45°C a +150°C +200°C Classes 150 ÷ 2500 psi API 2000 ÷ 10000 psi PN 6 ÷ 420

Elemento de Vedação

Temperatura - Operacional

PTFE

Criogênica a +260°C

NBR

-40°C a +120°C

FKM

-29°C a +200°C

Estão disponíveis kits customizáveis na espessura e nos materiais dos componentes.

9


2.0

Guardian Premium - Style IS

Guardian Premium Style IS

10


■ GUARDIAN PREMIUM IS As Guardian Premium IS não utilizam qualquer suporte metálico e o GRE constitui tanto como junta como isolante. A junta pode ser empregada nos flanges RF, FF e também RTJ substituindo os ineficientes Anéis de Vedação Fenólicos.

GUARDIAN PREMIUM

A vedação é realizada tanto com PTFE quanto com borracha nitrílica ou fluorada. O sulco de alojamento da junta é moldado de modo a prevenir a ruptura da junta isolante no caso de sobrecarga e fornecer maior elasticidade ao elemento de vedação. Guardian Premium IS é aplicável até 200°C, de acordo com o GRE selecionado nas avaliações ANSI 150 - 1500#, API 2 - 5K# e PN 250#.

Standard Design Guardian Premium IS Junta Isolante

Opção B: G10 (FR4) máximo 150°C Opção C: G11 (FR5) máximo 200°C Opção A: PTFE

Elemento de Vedação

Opção B: NBR Opção C: FKM

Tubos Isolantes

Opção B: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: GRE G11 (FR5) máximo 200°C Arruelas isolantes

Espessura das arruelas isolantes 3,00 mm

Opção B: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção C: GRE G11 (FR5) máximo 200°C Aço Carbono Zincado

Estão disponíveis juntas com espessura customizada e em todo tipo de aço e liga

11


3.0

Guardian Basic - IPT e ICSF

Guardian Basic ■ GUARDIAN BASIC IPT Guardian Basic IPT utiliza como elemento de vedação e isolante elétrico Planiflon® B13, o PTFE modificado e bidireccionalmente orientado que minimiza os efeitos de relaxamento e escorrimento viscoso típico dessas juntas, garantindo grande confiabilidade mesmo nas aplicações mais severas.

Guardian Basic IPT A vedação principal é realizada com uma junta de PTFE modificado direcionado biaxialmente para minimizar os efeitos de relaxamento do material.

Aprovações ● TA LUFT VDI 2440 ● BAM Oxygen Service

Planiflon® B13 é aplicável em flanges RF e FF garantindo uma larga compatibilidade química, estendida a toda a faixa 0÷14 com exceção de poucos fluidos para os quais o preenchimento não é compatível. Guardian Basic IPT é aplicável até 200°C nas classificações ANSI 150 300# e PN 6-40#. É sempre aconselhável o uso de Tubos Isolantes e Arruelas Isolantes de GRE – Glass Reinforced Epoxy Resin Composite materials – em relação a outros materiais e especialmente aqueles fenólicos, pois os GRE têm um fator higroscópico significativamente menor. Isso permite que a vedação funcione pelo tempo previsto sem anomalias de funcionamento devidas a vazamentos de carga mecânica por causa do colapso das arruelas.

Standard Design Guardian Basic IPT, ICSF e IE Espessura da Junta

3.00 mm (0.125”)

Espessura dos tubos isolantes 0.90÷1.10 mm

Opção A: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: GRE G11 (FR5) máximo 200°C Laminado GRE

Espessura das arruelas isolantes 3,00 mm

Opção A: GRE G10 (FR4) máximo 150°C Opção B: GRE G11 (FR5) máximo 200°C Aço Carbono Zincado

Estão disponíveis juntas com espessura customizada e em outros materiais

12


■ GUARDIAN BASIC ICSF Guardian Basic ICSF utiliza como elemento de vedação e isolante elétrico ICSF® PF64, uma junta produzida com materiais a base de fibras aramídicas e borracha NBR apropriadamente selecionadas para satisfazer elevados padrões de desempenho para uma ampla gama de aplicações industriais.

Guardian Basic ICSF A junta principal é feito com CSF Planfiflex PF64, uma gaxeta resistente e confiável.

Planiflex® PF64 é aplicável para a vedação com vapores, lubrificantes, solventes, gases, vapor e muitos ácidos e álcalis diluídos. A sua rigidez dielétrica de cerca 20 KV/mm é satisfatória em muitas aplicações de proteção à corrosão. Para maximizar a eficácia de Guardian Basic ICSF é sempre aconselhável o uso de Tubos Isolantes e Arruelas Isolantes de GRE.

GUARDIAN BASIC

Planiflex® PF64 é aplicável continuamente na faixa de temperatura de -40°C÷250°C e nas faixas de pressão até classificações 600 lbs e PN40. Essas guarnições mostram compatibilidade química na faixa de pH típico daquele das borrachas nitrílicas.

Guardian Basic IE Guardian Basic IE é um kit de isolamento che usa material fenólico para a realização do selo e as arruelas e os tubos. Também está disponível na versão IER de borracha, para reduzir a permeabilidade e melhorar o selo.

13


4.0

Específico - Referências Técnicas

Específico ■ Isolamento elétrico das seções de tubulação As Juntas de Isolamento são empregadas tanto para isolar as tubulações dos fluxos de cargas eletrostáticas quanto para reduzir os riscos de corrosão, pois com metais diferentes entre si na ausência de proteções surgem as condições favoráveis para desencadear as eletro erosões.

O Kit para flange compreende uma junta e para cada parafuso, um casquilho, duas arruelas isolantes e duas de aço chapeado. Os conjuntos são embalados separadamente e claramente etiquetados com indicações do tamanho, tipo e combinação dos materiais.

■ Os materiais isolantes Para produzir uma boa Junta de Isolamento são necessário materiais que tenham específicos requisitos elétricos, mecânicos e de resistência ao envelhecimento. Os materiais com maior valor agregado na produção das Juntas de Isolamento são os GRE - Glass Reinforced Epoxy Resin Composite Materials, enquanto aqueles com menor

Retainer features

Phenolic

Rubber Faced Phenolic

G10 (FR4)

G11 (FR5)

Dielectric Strength KV/mm Short Time

20,0

20,0

29,0 ÷ 31,5

21,5

Compressive Strength (MPa)

172,0

172,0

450,0

430,0

1,6

1,6

0,1

0,1

155,0

1.500,0

450,0

410,0

1,2

1,2

14,0

12,0

138,0

138,0

344,0

290,0

Water Absorption (%) Flexural Strength (MPa) IZOD Impact Strength (Ft-Lbs/Inch) Tensile Strength (MPa) Shear Strength (MPa)

68,0

68,0

144,0

144,0

Bond Strength (Kg)

680,0

680,0

1.180,0

1.000,0

-50°C ÷ 100°C

-50°C ÷ 75°C

-150°C ÷ 150°C

-75°C ÷ 200°C

Temperature - Operating

• Resistência Dielétrica: mede a rigidez dielétrica do material relacionada à sua espessura; é medida em Volts/Mil (Volts por milésimo de polegada) ou em KV/mm (Kilo Volts por milímetro). • Resistência de Tração: é a capacidade do material de suportar cargas de tração; é medida em psi ou MPa. • Resistência à Compressão: é a capacidade do material de suportar cargas com tendência à redução de tamanho; é medida em psi ou MPa. • Resistência Flexural: no teste de flexão, é o valor de carga pouco antes do cedimento do material; é medido em psi ou MPa.

14

conteúdo tecnológico são certamente as Resinas Fenólicas por causa do elevado fator de absorção da água e da baixa resistência mecânica. Dentro do Kit, a junta pode ser produzida também em PTFE ou com fibra comprimida (CSF), enquanto os Tubos Isolantes podem ser também produzidos em Mylar, Nomex ou Polietileno.

• Resistência de Corte: é o esforço de corte que tende a criar uma fratura no plano paralelo à direção da força; é medido em psi ou MPa. • Resistência de Ligação: é a força de adesão do material isolante à junta metálica; é medida em lb ou Kg. • Absorção de Água (%): é a medida da absorção de água por parte do material; é medido em peso percentual. • Resistência ao impacto IZod: é o teste de colisão para determinar a resistência ao entalhe; é medida em Ft-Lbs/ Inch.


■ Tubos Isolantes

Sleeve features Dielectric Strength KV/mm Short Time

Mylar

Nomex

G10 (FR4)

158,0

15,8

29,0 ÷ 31,5

Water Absorption (%)

0,8

7,0

0,1

Flexural Strength (MPa)

90,0

124,0

450,0

Cut Through Resistance

low

high

low

Temperature - Operating

-50°C ÷ 150°C

-50°C ÷ 230°C

-150°C ÷ 150°C

ESPECÍFICO

O comprimento dos tubos isolantes deve considerar a espessura da junta e não deve ser nem muito curto nem muito longo: se for muito curto, a sua função de proteção dos parafusos é falha e se for muito longo, pode criar problemas ou romper-se durante o seu tensionamento. Em relação aos materiais, os tubos isolantes produzidos em GRE são a melhor solução pela confiabilidade, resistência ao envelhecimento e capacidade isolante.

■ As arruelas isolantes As arruelas isolantes são empregaas para isolar eletricamente as porcas dos parafusos das outras partes metálicas do sistema. Carrara sugere utilizar sempre arruelas isolantes produzidas com GRE, pois à diferença das arruelas fenólicas, têm maior resistência à compressão (60.000 versus 12.000 psi) e são pouco higroscópicas. Essas diferenças têm um enorme impacto no desempenho das Juntas de Isolamento com o passar do tempo, pois o material fenólico manifesta rapidamente a sua fragilidade, prejudicando o isolamento elétrico e também a vedação.

Washer features

Phenolic

Rubber Faced Phenolic

G10 (FR4)

G11 (FR5)

Dielectric Strength KV/mm Short Time

20

20

29,0 ÷ 31,5

21,5

Compressive Strength (MPa)

172

172

448

434

Water Absorption (%)

1,60

1,60

0,05

0,10

-50°C ÷ 100°C

-50°C ÷ 75°C

-150°C ÷ 150°C

-75°C ÷ 200°C

Temperature - Operating

15


4.0

Específico - Referências Técnicas

■ Flanges RF, FF e RTJ As Juntas de Isolamento Gardian são adequadas para flanges RF, FF e RTJ. De fato, todos os modelos Performer e Premium são utilizáveis também nos flanges RTJ, substituindo as juntas de anéis fenólicas, que são pouco eficazes na vedação. O diâmetro interno da junta coincide com aquele do flange. Por isso é importante identificar sempre a sua Tabela antes da seleção.

Procedimentos de instalação recomendados • Verificar se o kit contém todos os materiais especificados e se estes estão íntegros. • Limpar e inspecionar as superfícies dos flanges. • Instalar a junta verificando o correto alinhamento dos flanges. • Inserir os tubos isolantes nos furos para os parafusos. • Inserir cada parafuso junto com as arruelas de isolamento e metálicas, apertando em seguida a porca. • Apertar as porcas em uma sequência cruzada, atribuindo primeiramente 30% da carga prevista, depois 60% e por último, 100%. • Verificar a tensão dos tirantes expostos a ciclos térmicos agressivos.

16


■ Seleção da Junta de Isolamento A escolha da Junta de Isolamento depende das condições operacionais da aplicação específica. Temperatura, classe de pressão e revestimento dos flanges devem ser sempre considerados ao escolher. A temperatura pode ser no máximo de 200°C, com o material GRE G11(FR), enquanto em relação à pressão podem ser cobertas todas as avaliações até o API 10000 psi se for utilizado o produto correto. Os

Guardian

150

300

modelos Guardian Performer com vedação energizada (mola e capa de PTFE) junto com a variante perfil são adequados para empregos nas avaliações altas. A Guardian Premium IS é limitada à classe 1500 lbs, enquanto as outras juntas são empregáveis nas classes 150-300, segundo a tabela. Para as classes 600 e superiores, devem ser utilizadas arruelas GRE G10(FR4) e G11(FR5).

600

900

1500

2500

ICP

ICB IS

ESPECÍFICO

ICA

IPT ICSF IER IE

17


5.0

Tabelas - Tabelas Dimensionais

Tabelas Dimensionais As tabelas dimensionais se referem aos flanges ANSI B16.5. As juntas são classificadas segundo os padrões F para o design do flange RF e E para aquele FF. O kit é composto pelas arruelas de aço, pelas arruelas de isolamento e pelos tubos isolantes além da junta. A altura H dos tubos isolantes exposta na tabela considera a espessura de ambos os tipos de arruelas iguais a 3 mm. O diâmetro interno da junta se refere à Tabela STD dos flanges.

RATING

#150

#300

18

DN 1/2 3/4 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 3.1/2 4 5 6 8 10 12 14 16 18 20 24 1/2 3/4 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 3.1/2 4 5 6 8 10 12 14 16 18 20 24

GASKET ext Type “F” ext Type “E” 43,8 53,3 62,9 72,4 81,9 101,1 120,2 132,9 158,3 171,0 193,4 218,8 275,9 336,4 406,3 447,7 511,2 545,3 602,5 713,8 50,5 63,5 69,5 78,5 91,5 107,5 126,5 145,5 161,5 177,5 212,5 247,5 304,5 358,5 418,5 481,5 536,5 593,5 650,5 771,5

89 98 108 118 127 152 178 191 216 229 254 279 343 406 483 533 597 635 699 813 95 118 124 133 156 165 191 210 229 254 279 318 381 445 521 584 648 711 775 914

BOLTS

WASHERS

SLEEVES

Int

Q.tà

Size

Dext

Dint

Dext

Dint

H

15,8 21,0 26,7 35,1 40,9 52,5 62,7 77,9 90,1 102,3 128,2 154,1 202,7 254,5 304,8 336,6 387,4 438,2 489,0 590,6 15,8 21,0 26,7 35,1 40,9 52,5 62,7 77,9 90,1 102,3 128,2 154,1 202,7 254,5 304,8 336,6 387,4 438,2 489,0 590,6

4 4 4 4 4 4 4 4 8 8 8 8 8 12 12 12 16 16 20 20 4 4 4 4 4 8 8 8 8 8 8 12 12 16 16 20 20 24 24 24

1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 5/8 5/8 5/8 5/8 5/8 3/4 3/4 3/4 7/8 7/8 1 1 1.1/8 1.1/8 1.1/4 1/2 5/8 5/8 5/8 3/4 5/8 3/4 3/4 3/4 3/4 3/4 3/4 7/8 1 1.1/8 1.1/8 1.1/4 1.1/4 1.1/4 1.1/2

28,5 28,5 28,5 28,5 28,5 33,5 33,5 33,5 33,5 33,5 40,0 40,0 40,0 44,5 44,5 51,0 51,0 55,5 55,5 62,0 28,5 33,5 33,5 33,5 40,0 33,5 40,0 40,0 40,0 40,0 40,0 40,0 44,5 51,0 55,5 55,5 62,0 62,0 62,0 73,0

16 16 16 16 16 19 19 19 19 19 22 22 22 25 25 28 28 32 32 35 16 19 19 19 22 19 22 22 22 22 22 22 25 28 32 32 35 35 35 41

15 15 15 15 15 18 18 18 18 18 21 21 21 24 24 27 27 31 31 34 15 18 18 18 21 18 21 21 21 21 21 21 24 27 31 31 34 34 34 40

13,4 13,4 13,4 13,4 13,4 16,4 16,4 16,4 16,4 16,4 19,4 19,4 19,4 22,4 22,4 25,4 25,4 29,4 29,4 32,4 13,4 16,4 16,4 16,4 19,4 16,4 19,4 19,4 19,4 19,4 19,4 19,4 22,4 25,4 29,4 29,4 32,4 32,4 32,4 38,4

38,4 41,4 44,6 47,8 51,0 54,2 60,6 63,8 63,8 63,8 63,8 66,8 73,2 76,4 79,6 86,0 89,2 95,4 101,8 111,4 44,6 47,8 51,0 54,2 57,4 60,6 66,8 73,2 76,4 79,6 86,0 89,2 98,6 111,4 117,6 124,0 130,4 136,8 143,0 155,8


#600

#900

#1500

#2500

DN 1/2 3/4 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 3.1/2 4 5 6 8 10 12 14 16 18 20 24 1/2 3/4 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 4 5 6 8 10 12 14 16 18 20 24 1/2 3/4 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 4 5 6 8 10 12 14 16 18 20 24 1/2 3/4 1 1.1/4 1.1/2 2 2.1/2 3 4 5 6 8 10 12

GASKET ext Type “F” ext Type “E” 50,5 63,5 69,5 78,5 91,5 107,5 126,5 145,5 158,5 190,5 238,5 263,5 316,5 396,5 453,5 488,5 561,5 609,5 679,5 786,5 60,1 66,4 76,1 85,6 95,3 139,6 162,0 165,0 202,5 243,9 285,0 355,2 431,4 494,9 517,3 571,5 634,3 694,8 834,2 60,1 66,4 76,1 85,6 95,3 139,6 162,0 170,7 205,8 250,6 279,0 349,2 431,1 517,0 574,5 638,3 701,2 752,3 898,1 66,4 72,8 82,5 101,7 113,6 143,0 164,4 193,1 231,5 275,4 313,8 383,7 472,3 545,6

95,0 117,0 124,0 133,0 156,0 165,0 191,0 210,0 229,0 273,0 330,0 356,0 419,0 508,0 559,0 603,0 686,0 743,0 813,0 940,0 120.7 130.2 149.2 158.7 177.8 215.9 244.5 241.3 292.1 349.3 381,0 469.9 546.1 609.6 641.2 704.8 787.4 857.2 1041.4 120.7 130.2 149.2 158.7 177.8 215.9 244.5 266.7 311.2 374.6 393.7 482.6 584.2 673.1 750,0 825,0 915,0 985,0 1170,0 133.4 139.7 158.8 184.2 203.2 235,0 266.7 304.8 355.6 419.1 482.6 552.5 673.1 762,0

BOLTS

WASHERS

SLEEVES

Int

Q.tà

Size

Dext

Dint

Dext

Dint

H

15,8 21,0 26,7 35,1 40,9 52,5 62,7 77,9 90,1 102,3 128,2 154,1 202,7 254,5 304,8 336,6 387,4 438,2 489,0 590,6 15,8 21,0 26,7 35,1 40,9 52,5 62,7 77,9 102,3 128,2 154,1 202,7 254,5 304,8 336,6 387,4 438,2 489,0 590,6 15,8 21,0 26,7 35,1 40,9 52,5 62,7 77,9 102,3 128,2 154,1 202,7 254,5 304,8 336,6 387,4 438,2 489,0 590,6 15,8 21,0 26,7 35,1 40,9 52,5 62,7 77,9 102,3 128,2 154,1 202,7 254,5 304,8

4 4 4 4 4 8 8 8 8 8 8 12 12 16 20 20 20 20 24 24 4 4 4 4 4 8 8 8 8 8 12 12 16 20 20 20 20 20 20 4 4 4 4 4 8 8 8 8 8 12 12 12 16 16 16 16 16 16 4 4 4 4 4 8 8 8 8 8 8 12 12 12

1/2 5/8 5/8 5/8 3/4 5/8 3/4 3/4 7/8 7/8 1 1 1.1/8 1.1/4 1.1/4 1.3/8 1.1/2 1.5/8 1.5/8 1.7/8 3/4 3/4 7/8 7/8 1 7/8 1 7/8 1.1/8 1.1/4 1.1/2 1.3/8 1.3/8 1.3/8 1.1/2 1.5/8 1.7/8 2 2.1/2 3/4 3/4 7/8 7/8 1 7/8 1 1.1/8 1.1/4 1.1/2 1.3/8 1.5/8 1.7/8 2 2.1/4 2.1/2 2.3/4 3 3.1/2 3/4 3/4 7/8 1 1.1/8 1 1.1/8 1.1/4 1.1/2 1.3/4 2 2 2.1/2 2.3/4

28,5 33,5 33,5 33,5 40,0 33,5 40,0 40,0 44,5 44,5 51,0 51,0 55,5 62,0 62,0 67,0 73,0 78,0 78,0 89,0 40,0 40,0 44,5 44,5 51,0 44,5 51,0 44,5 55,5 62,0 55,5 67,0 67,0 67,0 73,0 78,0 89,0 95,0 117,5 40,0 40,0 44,5 44,5 51,0 44,5 51,0 55,5 62,0 73,0 67,0 78,0 89,0 95,0 106,5 117,5 128,5 140,0 162,0 40,0 40,0 44,5 51,0 55,5 51,0 55,5 62,0 73,0 84,0 95,0 95,0 117,5 140,0

16,0 19,0 19,0 19,0 22,0 19,0 22,0 22,0 25,0 25,0 28,0 28,0 32,0 35,0 35,0 38,0 41,0 44,0 44,0 51,0 22,0 22,0 25,0 25,0 28,0 25,0 28,0 25,0 32,0 35,0 32,0 38,0 38,0 38,0 41,0 44,0 51,0 54,0 67,0 22,0 22,0 25,0 25,0 28,0 25,0 28,0 32,0 35,0 41,0 38,0 44,0 51,0 54,0 60,0 66,0 73,0 79,0 92,0 22,0 22,0 25,0 28,0 32,0 28,0 32,0 35,0 41,0 48,0 54,0 54,0 67,0 73,0

15,0 18,0 18,0 18,0 21,0 18,0 21,0 21,0 24,0 24,0 27,0 27,0 31,0 34,0 34,0 37,0 40,0 43,0 43,0 50,0 21,0 21,0 24,0 24,0 27,0 24,0 27,0 24,0 31,0 34,0 31,0 37,0 37,0 37,0 40,0 43,0 50,0 53,0 66,0 21,0 21,0 24,0 24,0 27,0 24,0 27,0 31,0 34,0 40,0 37,0 43,0 50,0 53,0 59,0 65,0 72,0 78,0 91,0 21,0 21,0 24,0 27,0 31,0 27,0 31,0 34,0 40,0 47,0 53,0 53,0 66,0 72,0

13,4 16,4 16,4 16,4 19,4 16,4 19,4 19,4 22,4 22,4 25,4 25,4 29,4 32,4 32,4 35,4 38,4 41,4 41,4 48,4 19,4 19,4 22,4 22,4 25,4 22,4 25,4 22,4 29,4 32,4 29,4 35,4 35,4 35,4 38,4 41,4 48,4 51,4 64,4 19,4 19,4 22,4 22,4 25,4 22,4 25,4 29,4 32,4 38,4 35,4 41,4 48,4 51,4 57,4 63,4 70,4 76,4 89,4 19,4 19,4 22,4 25,4 29,4 25,4 29,4 32,4 38,4 45,4 51,4 51,4 64,4 70,4

54,6 57,8 61,0 67,4 70,6 76,8 83,2 89,6 96,0 102,2 115,0 121,4 137,2 153,0 159,4 165,8 178,4 191,2 203,8 229,2 70,6 76,8 83,2 83,2 89,6 102,2 108,6 102,2 115,0 127,6 137,2 153,0 165,8 184,8 197,4 203,8 229,2 242,0 305,4 70,6 76,8 83,2 83,2 89,6 102,2 108,6 121,4 134,0 172,2 191,2 210,2 242,0 273,8 292,8 318,2 350,0 381,6 432,4 86,4 89,6 96,0 102,2 115,0 127,8 140,4 159,4 178,4 210,2 242,0 280,0 356,2 394,4

TABELAS

RATING

19


6.0

Gama de Produtos

CARRARA, Soluções Globais de Vedação! Carrara oferece, além de gaxetas, uma vasta gama de produtos de guarnições de qualidade para válvulas e flanges, juntamente com todos os acessórios de vedação. A qualidade dos produtos, a assistência técnica profissional e comercial da Equipe, a ampla disponibilidade de estoque e outros serviços customizados reservados aos Clientes são as diretrizes de negócio para incrementar o valor oferecido aos Cliente.

EN

FERP

KIN GS PRE SSIO Nl v ePAC SET TING COM s and pumps va packings for

Setting Compression Packing Gaxetas para válvulas e Bombas

EN

Carrara está entre os principais produtores de gaxetas e sistemas de vedação para bombas e válvulas para todas as aplicações industriais. Graças à utilização de filamentos de alta qualidade e às especiais técnicas desenvolvidas pela divisão R&D, as gaxetas Carrara são capazes de oferecer desempenho elevadas com relação ao custo x beneficio. Os sistemas de vedação Carrara garantem um excelente nível de vedação e controle das emissões, com a capacidade de trabalhar em altas pressões e velocidades, com todos os produtos químicos reduzindo o desgaste de eixos e casquilhos, minimizando a frequência de manutenção.

& COM PON ENT S VAL VE SEA LAN TS v a l g a s k e t d i v i s i o n

Valve Sealants & Components Sistemas de Vedação para Válvulas A gama de produtos de sistemas de vedação para válvulas é completo e inclui Assentos de Válvulas de Esfera, Assento de Válvulas de Porta, Porta de Expansão e Porta de Conduítes. Também fazem parte da gama de produtos as Juntas de Anel e Espirometálicas, Juntas Camprofile e Guarnições Planas para válvulas, Vedações O-Ring e Lip, juntamente com a gama de produtos de Grafite Valvograph para Haste, Assento e Fechamentos, qualificadas Baixa Emissão e a Prova de Fogo, disponíveis nos tamanhos de 8 mm a 2.000 mm.

20


EN

FERP

SET TING FLA NGE

ge kets for flan metallic gas

Setting Flange Planisteel® Guarnições Metálicas para Flange

FERP

SET TING FLA NGE

for flange flat gaskets

Setting Flange Guarnições planas para Flange

EN

A gama de produtos Carrara oferece placas e guarnições planas das seguintes famílias: • PLANIFLEX® em CSF • PLANIFLON® em PTFE virgem, carregado, modificado e expandido • PLANIGRAPH® em grafite • PLANIX® em borracha e em Mica para altas temperaturas

FERP

ICA L SEAeLS als SET TING MEC HAN mechanical s

GAMA DE PRODUTOS

EN

Fazem parte da gama Carrara Planisteel® as Juntas Espirometálicas, Camprofile, Ring e Metaloplásticas para equipamentos e caldeiras. Na seção STOCKLIST do site www.carrara.it é possível consultar o estoque desses artigos para encontrar a crescente demanda de rápida disponibilidade.

Setting Mechanical Seals Vedações Mecânicas para Bombas A gama de produtos Carrara oferece uma completa variedade de vedações mecânicas com cartucho único com sopro metálico, cartucho único com molas múltiplas estacionárias e rotativas e vedações split. As Vedações Mecânicas Carrara são fáceis de instalar e garantem viabilidade econômica de gestão do componente.

EN

FER P

environmenta

FERP

l division

FERP Divisão Ambiental Há mais de quinze anos a FERP, Divisão de Meio Ambiente da Carrara, é um dos principais líderes internacionais no monitoramento de emissões de VOC fugitivas e difundidas, perdas de vapor, vazamentos de gases técnicos e auxiliares, desenvolvendo programas de Economia de Energia e outros serviços de alto valor agregado para Refinação, Produção de Energia, Off Shore e Petroquímica.

21


Os dados relatados nas fichas técnicas foram obtidos a partir de testes efetuados nos laboratórios Carrara S.p.a., testes executados junto a laboratórios de terceiros e da experiência de emprego dos produtos nas aplicações industriais. A correta seleção do produto e a sua correta instalação constituem-se em fator determinante para a funcionalidade do próprio produto. Carrara S.p.a. declina qualquer responsabilidade por danos a objetos e pessoas causados por um uso impróprio, um uso errado ou um uso com configuração não ideal dos seus produtos. Carrara S.p.a. se reserva o direito de alterar os dados técnicos indicados no presente catálogo sem o dever de comunicar a terceiros.


www.carrara.it 23


www.carrara.it

Assentos para vedação macia ou metálica para válvulas de esfera e porta, kits de assento/ esfera equipados com todas as guarnições.

SETTING MECHANICAL SEALS

FERP

Gaxetas Metálicas para Flanges

Gaxetas Planas para Flanges

Planisteel é a gama de guarnições Espirometálicas, Camprofile e Juntas de Anel em conformidade com o padrão internacional ou customizadas a pedido.

Planigraph, Planiflon e Planiflex placas e guarnições de vedação para todas as aplicações.

INSULATION KITS

mechanical seals

flat gaskets for flange

flange protection

FERP

FERP

FERP

environmental division

Vedações mecânicas

Insulation Kits

FERP Envir. Division

As vedações mecânicas Single Stationary Multiples Springs Cartridge e Metal Bellows Single Cartridge são os principais produtos da nossa gama.

Os kits de isolamento de flanges para proteção catódica estão entre as nossas especialidades.

LDAR e SMART LDAR, montagem de Tanques e sistemas de vapor, consultoria ambiental 3D.

FERP

INSULATION KITS - PT - 05-18

SETTING FLANGE

FERP

metallic gaskets for flange

EN

Componentes de Válvulas

Ampla e qualificada gama de produtos de gaxetas qualificadas API 622, ISO 15848, BAM e FDA para todas as aplicações industriais.

EN

Embalagens Trançadas

EN

SETTING FLANGE

valgasket division

packings for valves and pumps

EN

FERP VALVE SEALANTS & COMPONENTS

EN

SETTING COMPRESSION PACKINGS

EN

EN

Os textos e quadros deste catálogo são de propriedade da Carrara S.p.A. É proibida a reprodução, mesmo que parcial, para divulgação imprópria.

FERP

Cat insulation kits 05 2018 pt  
Cat insulation kits 05 2018 pt