__MAIN_TEXT__

Page 1

www.sindpdpa.org.br

É HORA DE DIZER

BASTA! ASSÉDIO MORAL CARTILHA


CONCEITO Moral

 o i d é s s A CONCEITO

Assédio Moral é toda e qualquer conduta que caracteriza comportamento abusivo, frequente e intencional, através de atitudes, gestos, palavras ou escritos, que possam ferir a integridade física ou psíquica de uma pessoa, vindo a por em risco o seu emprego ou degradando o seu ambiente de trabalho. INCOMPETENTES DO MÊS

Querem ir para o quadro?Quem manda aqui sou eu, entenderam?


Assédio Moral no Trabalho é Crime! Artigo 136-A do novo Código Penal Brasileiro. A pena vai de multa à dois anos de prisão.

10

CONDUTAS MAIS COMUNS QUE CARACTERIZAM O CRIME DE

ASSÉDIO MORAL

2016


www.sindpdpa.org.br

01

É

AQUI!

Dar instruções confusas e imprecisas ao trabalhador. AQ

UI

O

!

UI

R

CE

RT O!

A

AQ

PO

G

SI

NÃO.O

PRESTA ATENÇÃO!

CERT OÉA

AQ

UI

!

QUI!

TRABALHADOR

05


02

www.sindpdpa.org.br

Bloquear o andamento do trabalho, tipo puxando o seu tapete, usando estratégias para você não avançar, bem como retirar seus instrumentos de trabalho.

06


03

www.sindpdpa.org.br

Atribuir erros imaginรกrios ao trabalhador e pedir sem necessidade trabalhos urgentes ou sobrecarregรก-lo com tarefas!

07


04

www.sindpdpa.org.br

Ignorar a presenรงa do trabalhador na frente dos colegas, tipo passar por ele sem o cumprimentar, por exemplo. Eu estou aqui!

08


05

www.sindpdpa.org.br

Fazer criticas ao trabalhador em pĂşblico ou na frente dos colegas, e, ainda, fazer brincadeiras de mau gosto.

09


06

www.sindpdpa.org.br

Fazer circular boatos maldosos e calĂşnias sobre o trabalhador e/ ou insinuar que ele tem problemas mentais ou familiares.

10


07

www.sindpdpa.org.br

Pedir-lhe a execução de tarefas sem interesse e/ou não lhe atribuir tarefas, tirando suas oportunidades de crescimento e de competir entre os colegas. Eliminando-o do processo criativo da empresa.

11


08

www.sindpdpa.org.br

Forรงar a demissรฃo do trabalhador e/ou transferi-lo do setor para isolรก-lo.

12


09

www.sindpdpa.org.br

Perseguir o trabalhador sempre cobrando açþes de forma abusiva e repetitiva.

13


10

www.sindpdpa.org.br

Fazer o trabalhador exercer suas funções, mesmo sem ter condições físicas, com ameaças veladas sobre demissão ou retaliação.

Será que ele não ver que não estou bem?

14


QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO

ASSÉDIO MORAL? Para o indivíduo: ♦ Dores generalizadas; ♦ Palpitações; ♦ Distúrbios digestivos; ♦ Dores de cabeça; ♦ Hipertensão arterial (pressão alta); ♦ Alteração do sono; ♦ Irritabilidade; ♦ Crises de choro; ♦ Abandono de relações pessoais; ♦ Problemas familiares; ♦ Isolamento; ♦ Depressão; ♦ Síndrome do pânico; ♦ Estresse; ♦ Esgotamento físico e emocional; ♦ Perda do significado do trabalho; ♦ Suicídio;

Para sociedade: ♦ Custos com tratamento médico e reabilitação; ♦ Despesas com benefícios sociais (dependência de auxílio doença e aposentadoria precoce); ♦ Custos dos processos administrativos e judiciais.

io asséd o d  s a s.Elas uênci e q v e a s r n o erg do, AscCONCEITO dems sedia s o a p   l o a mor ivídu a oind trabalhoe m a t  e afe d iente oamb e. ad socied

Para a organização/empresa: ♦ Redução da produtividade; ♦ Aumento na rotatividade de pessoal; ♦ Aumento de erros e acidentes; ♦ Absenteísmo; ♦ Aposentadoria prematura; ♦ Clima desfavorável para o trabalho; ♦ Exposição negativa da marca; ♦ Passivos trabalhistas decorrentes de indenizações; ♦ Multas administrativas por manifestações de discriminação; ♦ Licenças médicas; ♦ Demissões.

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina / Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito


O Congresso Nacional acrescentou o artigo 136-A ao Decreto-lei n. 2848, de 7 de dezembro de 1940, do Código Penal Brasileiro, i n s t i t u i n d o o c r i m e d e a s s é d i o m o ra l n o t ra b a l h o . No artigo 136- A pode ser lido: “Depreciar de qualquer forma reiteradamente a imagem ou o desempenho do servidor público ou empregado, em razão de subordinação hierárquica funcional ou laboral, sem justa causa, ou tratá-lo com rigor excessivo, colocando em risco ou afetando sua saúde física ou psíquica. Pena: detenção de um a dois anos”

Assédio Moral no Trabalho pode dar até 2 anos de detenção

Profile for shirley castilho

Castilh Assédio Moral  

Castilh Assédio Moral  

Profile for castilho
Advertisement