2 minute read

CONEXÃO TENDÊNCIAS

as cores e seu papel no bem estar

As cores são repletas de significados

POR CHRISTIE SCHULKA, especialista em neuromarketing

Desde os primórdios, o tom de uma planta, por exemplo, era capaz de indicar se ela era comestível ou não, ou o céu escuro podia ser um alerta para a busca de um abrigo. Com o tempo, as tonalidades passaram a carregar também sentidos atribuídos por diversas culturas, que associaram determinados tons com sentimentos e sensações. Memória, carga cultural e emoção estão diretamente ligadas com o universo das cores, e hoje o que ela traduz em sensações é amplamente estudado pela neurociência.

Primeiro percebidas por nossa visão, as cores são processadas e traduzidas imediatamente em sensações e até emoções - por isso, a escolha de uma determinada cartela vai muito além de gosto pessoal ou estilo. O estudo da psicologia das cores revela como cada tom é capaz de ativar certos memórias através de viéses, contribuindo para que ambientes se tornem mais relaxantes, acolhedores ou até estimulantes.

Não é sem motivo que, durante os dois últimos anos, vemos como tendência uma paleta de tons mais neutra e serena. A pandemia, que nos assolou de forma assustadora, pediu para que olhemos mais para dentro, em busca de ambientes leves.

2 5

Inconscientemente, a busca por cores leves, neutras e que remetem à natureza apareceu como uma alternativa para alcançar bemestar. São tons de bege, off-white, que acolhem e transformam os espaços em refúgio. A vida mudou, e as tendências acompanham essa dinâmica. Agora que volta a possibilidade de retomar uma vida e sentir o mundo exterior, a busca por esperança, energia e novas vibrações também se reflete nas cores. Estudos da WGSN apontam que, para o próximo biênio, as cartelas ganharão um senso de esperança e otimismo que também flerta com o mundo virtual. É uma busca por tons terrosos e rústicos, que evocam o aconchego da natureza, que se combinam e entrelaçam com cores mais saturadas, como o Lavanda Digital, Relógio de Sol, Vermelho Luscious, Pergaminho, Azul Tranquilo e Verdigris. Sempre conectadas com o mundo, as cores traduzem o mood de uma época. Agora, é certo que a busca por uma composição cheia de otimismo e esperança, sempre ligada com o resgate da natureza, é a forma perfeita de encarar o que temos pela frente. CS

3

4 5

O estudo da psicologia das cores revela como cada tom é capaz de ativar certas memórias.

1 e 2 Uma paleta de tons mais neutra e serena, tendência nos últimos dois anos, reflete a busca da interiorização e de ambientes leves, principalmente durante a pandemia. 3 Agora que há a possibilidade de retomar a vida e sentir o mundo exterior, a busca por esperança, energia e novas vibrações também se reflete nas cores. 4 e 5 As cores que serão tendência em 2022 estão ligadas com o resgate da natureza.

This article is from: