Issuu on Google+

A CASA DAS CIÊNCIAS – PORTAL GULBENKIAN PARA PROFESSORES E A COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA Diana Barbosa

QUEM SOMOS? A Casa das Ciências é um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objectivo melhorar as aprendizagens nas ciências em todos os níveis de ensino. É uma casa virtual que se encontra em www.casadasciencias.org. Tendo como público-alvo principal os educadores das áreas científicas, mas também alunos e público com interesse pela ciência, a Casa das Ciências pode constituir um importante veículo de comunicação para os cientistas e instituições, tal como já o é para os mais de 11 500 utilizadores registados. Todos os recursos são de utilização livre, com uma licença Creative Commons, e todos os autores recebem um certificado das suas publicações. Nesta casa virtual existem três grandes salas: Materiais, WikiCiências e Banco de Imagens. Entrem e estejam à vontade.

AS TRÊS SALAS DA CASA

MATERIAIS

WIKICIÊNCIAS

BANCO DE IMAGENS

O repositório de Materiais é o espaço onde se encontram recursos educativos digitais de vários tipos, desde vídeos, animações e aplicações interactivas até simples apresentações ou guiões para actividades práticas. Os materiais estão categorizados por tipo, disciplina e ano de escolaridade. Todos os materiais passam por um processo de avaliação por pares, tanto do seu carácter científico como pedagógico.

A WikiCiências é uma enciclopédia online de referência para a consulta de termos relacionados com a ciência, em português e validada por editores especialistas de cada uma das áreas científicas representadas: Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química, Informática e História da Ciência. Todas as entradas estão publicadas na Revista WikiCiências (publicação mensal online), de modo a poderem ser facilmente citáveis.

O Banco de Imagens é um repositório de imagens relevantes para o ensino das ciências que passaram também por uma revisão editorial feita por um investigador. Podem ser aqui depositados esquemas, gráficos, fotografias e ilustrações que se enquadrem nas seguintes áreas: Introdução às Ciências, Física, Astronomia, Química, Biologia, Geologia, Matemática e Informática.

SEJAM NOSSOS CONVIDADOS! Cientistas, professores e divulgadores de ciência podem submeter recursos educativos que tenham preparado no âmbito de actividades de divulgação, por exemplo, desde que considerem que tem uma utilidade didáctica. Na Casa das Ciências estão já publicados mais de 2000 recursos educativos digitais. Em 2013, a média de acessos mensal é de 46 000 visitas e 16 000 downloads.

Muitos cientistas e comunicadores de ciência têm blogs ou páginas de Internet onde escrevem sobre temáticas científicas e tentam esclarecer os leitores sobre os mais diversos temas. E se adaptassem alguns desses trabalhos a um formato enciclopédico e os partilhassem através da WikiCiências?

O Banco de Imagens é um local onde poderão partilhar as vossas fotografias ou outro tipo de recursos visuais. Fotografias de âmbito científico, correctamente identificadas e de boa qualidade, são recursos por vezes difíceis de encontrar por parte dos professores, alunos e divulgadores. Considere contribuir com as suas imagens.

Neste momento, estão publicadas na WikiCiências cerca de 800 entradas, com uma média de 220 000 consultas mensais.

O Banco de Imagens contém mais de 1000 fotografias e ilustrações, com uma média mensal de 61 000 visualizações.


Poster Casa das Ciências