Issuu on Google+

Explorando a fotossĂ­ntese com discos de folhas flutuantes


Explorando a fotossíntese com discos de folhas flutuantes 1. Preparar a solução de bicarbonato de sódio.


Explorando a fotossĂ­ntese com discos de folhas flutuantes 2. Cortar 10/12 discos uniformes de folhas de espinafres.


Explorando a fotossíntese com discos de folhas flutuantes 3. Colocar os discos no interior de uma seringa e deixar apenas um pequeno espaço entre os discos e o êmbolo.


Explorando a fotossíntese com discos de folhas flutuantes 4. Colocar uma pequena quantidade da solução de bicarbonato de sódio no interior da seringa.


Explorando a fotossíntese com discos de folhas flutuantes 5. Colocar um dedo na abertura da seringa e puxar o êmbolo para criar vácuo. Repetir este procedimento (10 segundos de cada vez), até que os discos das folhas afundem na solução.


Explorando a fotossíntese com discos de folhas flutuantes 6. Transferir o conteúdo da seringa para um gobelé, que já contém um pouco da solução de bicarbonato de sódio.


Explorando a fotossíntese com discos de folhas flutuantes 7. Colocar o gobelé de baixo de uma fonte de luz e iniciar contagem do tempo, até à ascensão de todos os discos.


Explorando a fotossĂ­ntese com discos de folhas flutuantes 8. A cada minuto registar o nĂşmero de discos que se encontram a flutuar.

Nota: Todas as fotografias sĂŁo das autoras.


Explorando a fotossíntese com discos de folhas flutuantes - Secundário