Ficha de trabalho “O sismo de Arraiolos” Turma: 7.º____ Nomes
Números
Introdução Os sismos são processos de libertação súbita de energia que ocorrem na litosfera terrestre. No dia 15 de janeiro de 2018 ocorreu um sismo na vila de Arraiolos, no distrito de Évora (Alentejo). Esse sismo foi sentido em várias regiões de Portugal continental. Nesta atividade irás explorar as causas, as características e as consequências do sismo que ocorreu em Arraiolos, através da realização das tarefas seguintes.
1. Lê, atentamente, a seguinte notícia e observa as figuras.
SISMO EM ARRAIOLOS SENTIDO DE NORTE A SUL DO PAÍS Sismo provocou fissuras na escola de Cunha Rivara, em Arraiolos. Proteção Civil diz que não há ameaça à segurança. Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi sentido em diversas zonas do país, na segunda-feira, pelas 11 h 51 min, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O epicentro foi registado a cerca de 6 quilómetros de Arraiolos, no distrito de Évora (figura 1). 2018-01-15 11:51:40 (UTC) Latitude: 38.785 Longitude: -7.937 Profundidade: 11 km Magnitude: 4,9 Região: NE Arraiolos Intensidade máxima: V 1 – Características gerais do sismo que ocorreu em Arraiolos a 15 de janeiro de 2018 (Fonte: IPMA).
Manuel Cordeiro, adjunto de operações da Proteção Civil, diz que o sismo provocou fissuras no edifício da Escola Básica e Secundária de Cunha Rivara, em Arraiolos. Adianta a mesma fonte que os serviços municipais já se deslocaram à escola, evacuada por precaução, e concluíram que a estrutura “não representa perigo”. O abalo foi muito sentido na região, o que levou várias pessoas para a rua “com medo”. O sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi sentido com uma intensidade IV (escala Macrossísmica Europeia) na região de Elvas, no distrito de Portalegre (figura 2). Elvas dista cerca de 73,5 km de Arraiolos em linha reta.
Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro
1