CreativeLab_Sci&Math | Entrevista a Octávio Mateus

Page 1

Ficha de trabalho “Entrevista a Octávio Mateus” Turma: 7.º____ Nomes

Números

Lê, atentamente, a seguinte entrevista, feita a um dos mais reputados paleontólogos mundiais, Octávio Mateus, e responde às questões. Entrevista A. O despertar para a paleontologia Entrevistador – Podemos iniciar esta entrevista por alguns aspetos da sua biografia. É sabido que nasceu na Lourinhã e que a sua família foi muito importante para o despertar do seu interesse pela ciência. O que nos pode contar sobre a sua infância? Octávio Mateus – Os meus pais foram os fundadores do museu da Lourinhã e eram arqueólogos amadores. Desde muito cedo acompanhei-os na procura de fósseis, em escavações de arqueologia ou na prospeção de grutas. Portanto, estou ligado a essas áreas desde muito novo. Fiz a minha primeira expedição científica com três/quatro anos de idade, ao lado dos meus pais! A minha primeira escavação ocorreu quando eu tinha sete anos. Tratou-se de uma escavação de arqueologia. A primeira descoberta significativa que fiz foi um dente de um dinossauro carnívoro que mais tarde batizei como uma nova espécie: o Torvosaurus gurneyi (figura 1). Trata-se de um dente relativamente grande e descobri-o com nove anos. Depois, participei também nas numerosas escavações que o museu fez na região da Lourinhã.

Figura 1. Octávio Mateus descobriu um dente de dinossauro quando tinha nove anos. Mais tarde, batizou-o como uma nova espécie, o Torvosaurus gurneyi (fotografia cedida por Octávio Mateus).

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.