Queda livre - Actividade

Page 1

Aceite para publicação em 11 de Janeiro de 2011.

Queda Livre de um Corpo I Antes de iniciar a sua investigação, é necessário que tenha alguns pré-requesitos relativamente à utilização de um computador, tais como: ligar um sistema computacional; iniciar uma sessão de trabalho em ambiente Windows; utilizar correctamente o rato e o teclado. Guarde o documento que vai desenvolver (neste momento ainda em branco), atribuindo-lhe um nome que descreva o seu conteúdo e autores. Pretende-se assim que realize uma pequena investigação acerca da queda livre de um corpo em movimento, sendo a resistência do ar desprezável.

1. Na sala de aula existem várias esferas, escolha uma e deixe-a cair verticalmente sem lhe fornecer qualquer tipo de impulso, registe por escrito, na caixa seguinte, o que observa.


2. À luz dos seus conhecimentos de Física preveja como são os gráficos, utilizando a tecla

, e as formas automáticas mais apropriadas:

Posição versus tempo;

y (m)

t (s)

Velocidade versus tempo; v (m/s)

t (s)

Aceleração versus tempo; a (m/s2)

t (s)

Já salvou o seu trabalho? Salve-o agora…


II 1. Planeie e realize uma actividade similar à que acabou de executar com o auxílio do software educativo, Modellus (que se encontra no desktop do seu computador), e analise todo o seu processo. 1.a) Clique no botão,

no desktop do seu computador.

Fig. 1 – Software educativo, Modellus.

1.b) No canto superior esquerdo do ecrã, carregue na pasta “Abrir”, e seleccione o ficheiro “Queda Livre”.

Fig. 2 – Seleccionar um ficheiro.


1.c) Para que possa trabalhar com o software educativo de forma a poder realizar esta actividade, indico-lhe o funcionamento de alguns botões do software essenciais.

Dá início e interrompe a simulação.

Permite alterar a massa do corpo.

Para retomar o movimento.

Permite alterar a resistência do ar. Fig. 3 – Funcionamento do software educativo, Modellus.

Nota: Para a realização desta actividade a resistência do ar tem que ser nula. 2. Agora que já explorou o software educativo, Modellus, observe os gráficos posição, velocidade e aceleração em função do tempo. Que conclui acerca da posição, velocidade e aceleração?


3. O que sucede às coordenadas horizontais e verticais da partícula no movimento da queda?

4. O que sucede à componente horizontal e vertical da velocidade e aceleração da partícula no movimento de queda livre?

5. Com os conhecimentos que obtive através da exploração do software, que alterações considera relevantes serem realizadas nos registos que efectuo na questão I-2.

Já salvou o seu trabalho? Salve-o agora…


6. Registe o tempo de queda do corpo até ao solo. Agora, aumente a massa do corpo, que conclui relativamente ao tempo de queda.

7. Determine o tempo que a partícula demora a atingir o solo quando aumenta a resistência do ar, o que conclui.

III 1. Salve o seu trabalho, no computador onde está a trabalhar. 2. Entre na Plataforma Moodle em que vai trabalhar (em endereço a indicar pelo professor), e aceda à página geral desta disciplina (Físico-Química). 3. Localize o tópico correspondente à sessão actual (“Queda Livre de um Corpo”). 4. Publique uma intervenção no fórum da sessão, anexando à mensagem o documento de texto produzido. 4.a) Abra o fórum. 4.b) Inicie um novo tema indicando em “Assunto”, o objectivo desta sua participação no fórum.


4.c) Em “mensagem” escreva a sua opinião sobre a actividade desenvolvida e as dúvidas que lhe surgiram, para que na próxima aula possam ser esclarecidas. 4.d) Anexe ao texto da mensagem o documento de texto que produziu. Abaixo da janela do Editor de texto Moodle:

4.d.i) Localize a

área

“Anexo”. Clique no

botão

“Procurar”.

4.d.ii) Na janela que se abre, localize o ficheiro de texto que produziu. Seleccione com dois cliques (ou clique sobre ele uma vez e clique seguidamente no botão “Abrir”). 4.d.iii) Deve estar de novo na plataforma, neste momento. Clique no botão “Enviar para o fórum”. 4.d.iv) Dispões de 30 min para alterar a sua intervenção, se o desejar. Aceda à mensagem que publicou, para verificar se tem correcções a fazer. Em caso afirmativo, “Edite” a sua mensagem e reenvie-a seguidamente para o fórum.

Bom Trabalho!