Caba Já Mó! - Boletim Informativo #29 | mai '23

Page 1

ENVOLVE-TE!

VOLUNTARIADO NA ESN - ERASMUS STUDENT NETWORK

Todos os anos, cerca de 500 voluntários portugueses da ESN trabalham para melhorar os intercâmbios e criar uma atmosfera de boas vindas para os jovens estrangeiros.

Podes ser um de nós! Como te podes juntar?

Se tiveste uma experiência incrível em Portugal e agora queres prolongar a tua experiência Erasmus na tua cidade, torna-te um voluntário ESN.

Se te queres juntar a uma secção portuguesa da ESN, contacta os nossos voluntários locais. Se ainda não há secção ESN na tua cidade, nada mais fácil e desafiante do que começares uma secção local pantes em programas de mobilidade. Porque te deves juntar à ESN?

Tornares-te um voluntário ESN é a oportunidade perfeita para ultrapassar a depressão pós Erasmus ou de viver a experiência Erasmus em casa. Ao juntares oportunidades:

* possibilidade de gerir projetos;

* desenvolvimento pessoal;

* conferências e formações;

* contacto com ambiente internacional;

* prática de línguas estrangeiras;

* alguns créditos ECTS dados pela tua universidade;

* facilidade de entrada no mercado de trabalho;

* influenciar os decisores políticos da UE na área da educação;

*ofertas através do ESNcard - descontos, prémios;

* novos amigos de toda a parte do mundo;

* muita diversão!

CUIDA-TE!

Caixa de pizza no ecoponto: mito ou realidade?

ESN ALGARVE: info@esnalgarve.org

In: http://www.esnportugal.org/pt-pt/voluntariado-esn, 04/05/2023

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS – O QUE NOS DIZ A EVIDÊNCIA CIENTÍFICA

Nunca é demais salientar que antes de tomares qualquer suplemento nutricional, deves consultar o teu nutricionista ou o teu médico, pois a quantidade não significa qualidade, e nunca será quanto mais melhor. O Luís Miguel Silva, Nutricionista do Centro de Medicina Desportiva do Porto, deixa-te a listagem dos suplementos nutricionais de acordo com a classificação ABCD baseada na evidência científica mais atualizada e em conformidade com a lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidopagem (WADA).

05/05 Dia Mundial da Língua Portuguesa

17/05 Dia Mundial da Internet

20/05 Dia de Aniversário da CMJ

19 a 21/05 Feira do Associativismo e Juventude

22/05 Dia do Autor Português

25/05 Dia de África

31/05 Dia dos Irmãos

Grupo A •SN com forte evidência científica para o uso em situação específicas no desporto. •SN permitidos pela WADA Exemplos: Bebidas Isotónicas, Géis energéticos, Barras energéticas, suplementos com proteínas isoladas (whey…), Vitamina D, Ferro, Probiótico, Multivitamínico, Creatina, Beta Alanina, Cafeína, Bicarbonato de sódio. Grupo B •SN com alguma evidência científica, mas que necessitam de mais estudo para terem uma maior validade. • SN utilizados em situações específicas para estudos científicos ou clínicos. Exemplos: Polifenóis, Vitamina C; Sumo de pickles, Mentol, Colagénio, Carnitina, Cetonas, Curcuma.

Grupo C •SN sem evidência científica na melhoria do desempenho do atleta ou sem estudos realizados. • SN não recomendados para o uso em atletas. Exemplos: HMB, Vitamina E, Magnésio, BCAA/Leucina, Tirosina, Prebiótico, Ácido alfa lipóico.

Grupo D •SN proibidos ou com alto risco de contaminação de substâncias que podem testar positivo num teste anti-doping. • SN não devem ser usados por atletas. Exemplos: Estimulantes (Efedrina, Sibutramina), Hormonais (Tribulus Terrestris, DHEA, Androstenediona), Hormona de Crescimento, Beta agonistas, Colostro.

MAIS INFORMAÇÃO CONSULTA AQUI

In: https://ipdj.gov.pt/documents/20123/0/Revista+DJ+N12+final.pdf/75369e3f

ENVOLVE
#29
23
-TE | CUIDA-TE | INFORMA-TE | DESENRASCA-TE | CULTIVA-TE | ORGANIZA-TE | PROTEGE-TE | DIVERTE-TE | AMBIENTA-TE
Mai
-9a3e-0311-7ed1-5356cb358127?t=1680772274465, 04/05/2023

INFORMA-TE!

LITERACIA DIGITAL NA SALA DE AULA E NA ESCOLA: SER UM CIDADÃO

O que é a cidadania digital e por que razão é importante?

Os cidadãos digitais...

• Possuem as competências, os atributos e os comportamentos necessários para participar de forma segura, eficaz, crítica e responsável no mundo em linha.

• São capazes de aproveitar os benefícios e as oportunidades do mundo em linha, sendo simultaneamente resilientes aos aspetos negativos.

• Utilizam as tecnologias digitais para apoiar a sua cidadania ativa e inclusão social, a criatividade e a colaboração com os outros, tendo em vista objetivos pessoais, sociais ou comerciais.

• Estão conscientes dos valores fundamentais em matéria de direitos humanos e da forma como estes valores são semelhantes em linha e fora de linha (liberdade de opinião e expressão, direito à privacidade, participação, dignidade, etc.).

A cidadania digital constitui um conjunto de competências aprendidas. Na sociedade digital, tal como na sociedade «fora de linha», é necessário que os seus alunos se tornem conscientes de alguns conceitos, ferramentas e competências fundamentais para a promoção da sua aprendizagem.

É igualmente necessário que os alunos também tenham acesso às ferramentas de que necessitam para desenvolver as suas competências de literacia digital. O seu papel nesse processo é fundamental. Possuir competências de literacia digital significa saber como utilizar as tecnologias digitais para aceder, gerir, compreender, integrar, comunicar, avaliar, criar e divulgar informações de forma segura e adequada. Além disso, a literacia digital pode ajudar os alunos a participar ativamente, a aprender e a construir carreiras gratificantes, bem como, a interagir socialmente na sociedade atual. Como tal, a literacia digital é uma condição prévia para o desenvolvimento de uma cidadania digital ativa e responsável.

DESENRASCA-TE!

DICAS PARA VIAJAR GASTANDO POUCO

Com as férias a chegar, é tempo de planear o que fazer! No blogue OUTRAS VIAGENS Maria Matos dá-te muitas dicas úteis!

1) Compra voos baratos - utiliza o Skyscanner para procurar voos e cria um “alerta de preço” para ir acompanhando a diferença de preços;

2) Encontra um alojamento barato - Se estiveres com um grupo de amigos, o Airbnb ou o Booking podem ser uma excelente opção e até podem poupar dinheiro a cozinhar em casa;

3) Free Walking Tour - A forma mais barata e prática de explorar uma cidade desconhecida é através das Free Walking Tour. Basta procurares na Internet o ponto de encontro e juntares-te ao teu guia. No final, podes dar uma gorjeta justa!

4) Descontos ESN Card - Se estão a fazer Erasmus, vale a pena comprarem o ESN Card! Por cerca de 15 euros, vão ter direito a vários descontos, como por exemplo na Ryanair, Flixbus

5) TheFork - Uma aplicação disponível em vários países da Europa, que te permite reservar com descontos entre 25 e 50%!

6) GetYourGuide - Um site que te permite fazer reservas online de packs oferecidos compensam bastante pois incluem transporte, entrada

7) Worldpackers - Através do Worldpackers, podes procurar em todo o mundo que procuram pessoas para trabalhar em turnos de 3-5 horas por dia (com 2 dias livres por semana) e em troca têm estadia no hostel e muitas vezes alimentação e descontos em atividades.

CULTIVA-TE!

AQUACULTURA EM MAR ABERTO

Temos uma terra virada para o mar, onde há peixe com fartura, e sabemos valorizar a produção em aquacultura.

‘Caba Já Mó!’ Boletim Informativo | n.º 29 | pág. 2
barata-692879, 04/05/2023 Casa da Juventude de Olhão; Trabalhos em exposição: Chalé João Lúcio.
In: https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/a224c235-4843-11ed-92ed-01aa75ed71a1, 14/02/2023

ORGANIZA-TE!

COMO ESTAR PRE ÁREA DE FUTURO - #4 INDÚSTRIA 4.0

Porque é uma área profissional de futuro?

A Indústria 4.0, também chamada de quarta revolução industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no mundo. A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala. Conforme relembra o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional – CEDEFOP – o termo Indústria 4.0 “tornou-se um sinónimo para uma nova revolução industrial baseada em digitalização, automação, networking e processos de produção flexíveis” Segundo o CEDEFOP, essa realidade começou já a tomar contornos bem definidos. Muitas fábricas de alta tecnologia são já “(quase) vazias de ser humanos”. Contudo, uma fábrica com uma menor presença humana não significa necessariamente uma maior taxa de desemprego. As mudanças terão, de resto, “um efeito positivo no desenvolvimento económico” e significarão até uma valorização do trabalho, garante um estudo da plataforma Skills Panorama. Menores custos de produção, controlo de operações em tempo real e de forma integrada e otimização de processos são algumas das vantagens associadas às soluções da quarta revolução industrial. Ambos os estudos salientam uma nota – a Indústria 4.0 traz consigo uma grande mudança no que diz respeito às profissões do futuro. Um dado frequentemente referido indica que, dentro de 10 anos, 60% das profissões existentes ainda não foram criadas nos nossos dias. Outros estudos apontam para que 85% das profissões que vão existir em 2030 ainda não tenham sido criadas. Independentemente da precisão destes dados, especialistas concordam que a quarta revolução industrial implica profundas alterações no mercado de trabalho. Existem também algumas certezas sobre os caminhos profissionais de futuro no contexto da Indústria 4.0

o foco nas Tecnologias da Informação e Comunicação será uma das prioridades, tendo em conta o papel das tecnologias digitais em vários setores de atividade.

Como é trabalhar nesta área?

Embora a palavra “indústria” nos possa remeter para o imaginário da fabril da indústria transformadora, o conceito de Indústria 4.0 é bastante mais abrangente. Isto porque existirão novas oportunidades de carreira ligadas a esta transformação em setores que implementarão soluções tecnológicas avançadas como agricultura, saúde, energia ou transportes, por exemplo. O Governo português, por exemplo, lançou em 2017 um programa estratégico para a Indústria 4.0, que foca os setores da agroindústria, retalho, turismo e setor automóvel. Os principais conceitos ligados à Indústria 4.0 são tecnológicos – falamos de ferramentas de Big Data, Business Intelligence, Internet das Coisas ou Computação em nuvem. Por essa razão, os profissionais ligados a esta área profissional trabalham sobretudo com tecnologias de informação e comunicação, devido às mudanças significativas na natureza das profissões que passam a ser realizadas, muitas vezes, através da interação entre trabalhador e máquina. Robótica, Redes, Eletrónica e Gestão serão outras das áreas em destaque neste paradigma.

PROTEGE-TE!

CUIDADOS A TER NAS REDES SOCIAIS: 5 ATITUDES A EVITAR

Existe uma ilusão de privacidade e segurança nestas plataformas online, mas a verdade é que há uma série de cuidados a ter nas redes sociais que deviam ser do conhecimento geral.

À luz de várias polémicas, podemos destacar o Facebook como uma das plataformas mais vulneráveis – cujo acesso à informação pessoal dos utilizadores, por parte de terceiros, é, aparentemente, mais fácil. Mas o Facebook não é a única rede social que inspira cuidados. Plataformas como o Instagram, o Twitter ou até mesmo o Snapchat são redes que podem, além de aceder aos dados pessoais dos utilizadores, tornar públicas determinadas situações privadas que não são, a priori, uma preocupação do utilizador.

É frequente utilizarmos as redes sociais para partilharmos os sítios onde estamos, com quem estamos, o que vamos comer de modo a proteger a tua privacidade nas mesmas, queremos destacar 5 atitudes que deves evitar nas redes sociais.

1. Publicar conteúdo pessoal

Sim, é apetecível. Sim, é propício. Sim, deves evitá-lo. Evitar a publicação excessiva de conteúdos pessoais é um dos cuidados a ter nas redes sociais. Por muito que limites o público das tuas publicações, ninguém te garante que os amigos dos amigos não tenham acesso a essa informação um dia.

2. Ser polémico

Guarda a tua opinião para ti ou para debater, pessoalmente, com os teus amigos e/ou familiares. Não queiras desencadear a III Guerra Mundial nas suas redes sociais. As opiniões diferem de pessoa para pessoa (sobretudo as mais polémicas). Há pessoas mais pacíficas do que outras (há, inclusive, pessoas que deves evitar nas redes sociais), pelo que deves jogar pelo seguro.

3. Partilhar informações de outras pessoas

Deves pedir, primeiramente, autorização à pessoa em causa para partilhar o conteúdo em causa. Poderás estar a partilhar imagens ou conteúdos mais pessoais que a pessoa não quer que se tornem públicas. Este é outro dos cuidados a ter nas redes sociais e um dos erros mais cometidos nessas plataformas.

4. Publicar demasiado

Ou overposting. Se fazes várias publicações num curto espaço de tempo, não esperes que elas tenham grande alcance. Quanto mais faseada for a partilha de conteúdos no Facebook melhor será o alcance. Mas se, por outro lado, publicares pelo menos duas vezes por dia no seu Instagram, conseguirás bons resultados.

5. Expor os teus dados pessoais

Informações como a tua localização, compras que tenhas feito ou alguma imagem que torne públicas as tuas informações bancárias são comportamentos a evitar. Todo o conteúdo partilhado nas redes sociais é facilmente partilhável, nunca te esqueças. In:

Caba Já Mó!’ Boletim Informativo | n.º 29| pág. 3
-a-ter-nas-redes-sociais/, 04/05/2023
https://www.e-konomista.pt/cuidados
In: https://bibdig.iefp.pt/Images/winlibimg.aspx?skey=&doc=91332&img=3927, 20/01/2023

REVERSE | “DO YOU FEEL ME?”

Reserve - Do you feel me?

Anda ver as estrelas cá de cima baby Vem só na fé, Curte bué, chilla o máximo que der. O que eu quero é só paz Pa’ nós, só get lost, inside of my heart Cause I got so much love.

Acende essa vela, labareda bela never goes away if you find the way, Yeah I got to keep it real to myself, To you and my fam, the rest is the rest...

Não quero saber de nada hoje, Sente como a vida é doce, Então deixa prová-la, baza mas é ver o sol a pôr-se

Peace & love, kiss and puff

Puff and pass, Feeling blessed

We dont rest

We just live you to got

To see it to believe

AMBIENTA-TE!

Baby I’m just chillin’ Do you feel me? Do you feel me?

Baby I’m just wavin’ Então entra na onda, Faz de conta, Na descontra babe x2

I think you do, baby boo Lets fly away, I cant wait for my wave Or i’ll be late, I got to do it!

E lá vou eu, levo o teu coração comigo Para não esqueceres quem acendeu yeah

A chama, mas tu chamas-me nomes às vezes. Há dias desses, faz só com que não se tornem meses Bora lá ser siameses Já que eu sou gémeos, Com instintos boémios, Sem ti eu caio no tédio.

CAIXA DE PIZZA NO ECOPONTO: VERDADE OU MITO?

na hora do coito, já são dez Para as oito e ainda oiço, suspiros puros, Sorrisos no escuros, Gritos viram putos lindos que Virão ao mundo, então

Baby I’m just chillin’

Do you feel me? Do you feel me?

Baby I’m just wavin’ Então entra na onda, Faz de conta, Na descontra babe x2

Se a caixa da pizza continua a levantar a questão se deve ir ou não para o ecoponto e a mesma pergunta se estende a outras embalagens de papel e cartão, como a caixa do bolo de aniversário ou dos doces da pastelaria, a RECICLA deixa-lhe uma regra simples a decorar para saber sempre se deve ou não colocar no ecoponto azul.

O ecoponto azul aceita:

Revistas e jornais;

Folhetos publicitários

Sacos de papel das compras;

Cadernos e papéis usados;

Envelopes;

Bilhetes de transportes;

Caixas de ovos;

Embalagens de papel e cartão;

Copos de bebidas quentes;

No entanto, os lenços de assoar, usados ou não, os guardanapos, ou qualquer papel absorvente, bem como as toalhitas ou as fraldas não podem ser enviadas para reciclagem.

A caixa da pizza vai ou não vai para o ecoponto?

É possível que à pergunta “a caixa da pizza vai para a reciclagem?” já tenhas ouvido a resposta “vai” e “não vai”. Na verdade, ambas estão corretas. O papel e, neste caso, o cartão com gordura não devem ser colocados no ecoponto azul. Assim, se a caixa da pizza estiver engordurada, tanto na base como no topo, esta não deve ir para o ecoponto. Mas, se a parte superior da caixa estiver limpa, corta o cartão e coloca a parte sem gordura no ecoponto azul. No caso de a caixa não ter sido contaminada com gordura pode ser colocada por inteiro para reciclagem.

O “’Caba Já Mó!” - Boletim Informativo
Av. Bernardino da Silva | Edif. da Biblioteca Municipal 289700190 968335812 casajuventude@cm-olhao.pt @casajuventudeolhao www.cm-olhao.pt/juventude DIVERTE-TE!
da Casa da Juventude, do Município de Olhão - reúne informação de diversas fontes, sobre várias temáticas, no âmbito da Juventude.
In: https://recicla.pt/abc-da-reciclagem/caixa-de-pizza-no-ecoponto-verdade-ou-mito/, 03/05/2023
In: https://www.youtube.com/watch?v=PXukxsQPTR8, 04/05/2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.