Issuu on Google+

O sangue em ação A principal função do sangue é o transporte de substâncias pelo corpo. Através dele, o oxigênio captado nos pulmões, é levado até as células onde é utilizado na obtenção de energia. Os nutrientes, como glicose, vitaminas, gorduras, também são transportados pelo sangue. Ele também distribui hormônios, como insulina e testosterona. Nas células do corpo, em decorrência de seu metabolismo, são produzidos resíduos (uréia, acido úrico, CO2), que devem ser removidos; o sangue, portanto, transporta estes resíduos para locais do corpo onde serão eliminados, pulmões e rins. Além disso, participa da defesa do organismo, através dos glóbulos brancos, contra parasitas e outras substâncias estranhas. Glossário Anemia: diminuição na quantidade de hemoglobina. Existem várias causas, sendo a mais comum a deficiência de ferro.

Casa da Ciência - 2010

Autor: André Perticarrari Produção: Casa da Ciência Diagramação: Gisele S. Oliveira Figuras: Ciência e Natureza - Corpo Humano. Editora Abril, 1995.

Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto Rua Tenente Catão Roxo, 2501 Campus Universitário - Monte Alegre Ribeirão Preto - SP (16) 2101-9308 http://www.ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla e-mail: casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br

Apoio:

Plaquetas: fragmentos de células que participam do processo de coagulação do sangue. Plasma: constituído por água e por diversas substâncias dissolvidas, tais como proteínas, minerais, lipídios, além de várias substâncias transportadas por ele, como nutrientes, hormônios, gases e excreções (resíduos).

Nº 001


V

ocê já deve ter percebido que o sangue que sai de um ferimento tem cheiro de ferro, às vezes muito forte. Por que ele tem esse cheiro? Qual o motivo do sangue ser vermelho e não de outra cor? Por que devemos ingerir ferro em nossa dieta?

Pelo nosso sistema circulatório, ou seja, veias, artérias, capilares e coração, circula esse líquido vermelho e viscoso. Ele é constituído por uma parte líquida, o plasma sangüíneo, e por elementos figurados, ou seja, as células sanguíneas - hemácias (células vermelhas) e os glóbulos brancos - e fragmentos de células chamados plaquetas. As hemácias são as células mais numerosas e a chave para respondermos as questões acima. No interior destas células existe uma proteína muito importante, responsável pelo transporte de oxigênio para as células do corpo, chamada HEMOGLOBINA.

Para a sua formação e para que ela exerça sua função são necessários átomos de FERRO, o mesmo que encontramos em panelas de ferro. Sem esse elemento a hemoglobina fica impossibilitada de transportar oxigênio e com isso teremos

Sua majestade o caranguejo Você já ouviu a expressão “sangue azul”? Pois bem, nosso sangue, como vimos é vermelho; porém, existe sim “sangue azul”, só que ele é encontrado em outros animais: nos camarões, caranguejos e em alguns moluscos, que apresentam cobre em uma proteína (um pigmento) com função igual a da hemoglobina, chamada hemocianina,

dissolvida na hemolinfa (sangue) destes animais. O cobre, portanto, é responsável pela coloração azulada da hemolinfa. sérios problemas ANEMIA.

de

saúde, como

a

Quem com ferro fere... Aquele cheiro característico é devido ao ferro presente nas moléculas de hemoglobina, assim como sua cor vermelha. Portanto, a cor do sangue é conseqüência do tipo de elemento químico presente no sangue ou em células sanguíneas.

Agora você já é capaz de dizer por que é importante ingerirmos ferro em nossa dieta?


Folhetins - Ferro nosso de cada dia