Page 1

O sangue em ação A principal função do sangue é o transporte de substâncias pelo corpo. Através dele, o oxigênio captado nos pulmões, é levado até as células onde é utilizado na obtenção de energia. Os nutrientes, como glicose, vitaminas, gorduras, também são transportados pelo sangue. Ele também distribui hormônios, como insulina e testosterona. Nas células do corpo, em decorrência de seu metabolismo, são produzidos resíduos (uréia, acido úrico, CO2), que devem ser removidos; o sangue, portanto, transporta estes resíduos para locais do corpo onde serão eliminados, pulmões e rins. Além disso, participa da defesa do organismo, através dos glóbulos brancos, contra parasitas e outras substâncias estranhas. Glossário Anemia: diminuição na quantidade de hemoglobina. Existem várias causas, sendo a mais comum a deficiência de ferro.

Casa da Ciência - 2010

Autor: André Perticarrari Produção: Casa da Ciência Diagramação: Gisele S. Oliveira Figuras: Ciência e Natureza - Corpo Humano. Editora Abril, 1995.

Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto Rua Tenente Catão Roxo, 2501 Campus Universitário - Monte Alegre Ribeirão Preto - SP (16) 2101-9308 http://www.ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla e-mail: casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br

Apoio:

Plaquetas: fragmentos de células que participam do processo de coagulação do sangue. Plasma: constituído por água e por diversas substâncias dissolvidas, tais como proteínas, minerais, lipídios, além de várias substâncias transportadas por ele, como nutrientes, hormônios, gases e excreções (resíduos).

Nº 001


V

ocê já deve ter percebido que o sangue que sai de um ferimento tem cheiro de ferro, às vezes muito forte. Por que ele tem esse cheiro? Qual o motivo do sangue ser vermelho e não de outra cor? Por que devemos ingerir ferro em nossa dieta?

Pelo nosso sistema circulatório, ou seja, veias, artérias, capilares e coração, circula esse líquido vermelho e viscoso. Ele é constituído por uma parte líquida, o plasma sangüíneo, e por elementos figurados, ou seja, as células sanguíneas - hemácias (células vermelhas) e os glóbulos brancos - e fragmentos de células chamados plaquetas. As hemácias são as células mais numerosas e a chave para respondermos as questões acima. No interior destas células existe uma proteína muito importante, responsável pelo transporte de oxigênio para as células do corpo, chamada HEMOGLOBINA.

Para a sua formação e para que ela exerça sua função são necessários átomos de FERRO, o mesmo que encontramos em panelas de ferro. Sem esse elemento a hemoglobina fica impossibilitada de transportar oxigênio e com isso teremos

Sua majestade o caranguejo Você já ouviu a expressão “sangue azul”? Pois bem, nosso sangue, como vimos é vermelho; porém, existe sim “sangue azul”, só que ele é encontrado em outros animais: nos camarões, caranguejos e em alguns moluscos, que apresentam cobre em uma proteína (um pigmento) com função igual a da hemoglobina, chamada hemocianina,

dissolvida na hemolinfa (sangue) destes animais. O cobre, portanto, é responsável pela coloração azulada da hemolinfa. sérios problemas ANEMIA.

de

saúde, como

a

Quem com ferro fere... Aquele cheiro característico é devido ao ferro presente nas moléculas de hemoglobina, assim como sua cor vermelha. Portanto, a cor do sangue é conseqüência do tipo de elemento químico presente no sangue ou em células sanguíneas.

Agora você já é capaz de dizer por que é importante ingerirmos ferro em nossa dieta?

Folhetins - Ferro nosso de cada dia  

Você já deve ter percebido que o sangue que sai de um ferimento tem cheiro de ferro, às vezes muito forte. Por que ele tem esse cheiro? Qual...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you