O conceito de Offshoring: benefícios e desvantagens Carlos Daniel da Silva1
Resumo Este pequeno artigo aborda, em linhas gerais, a questão do Offshoring, seus benefícios e desvantagens, para países emergentes e países desenvolvidos, respectivamente. Primeiramente conceitua-se o que é Offshoring e em seguida faz-se uma análise comparativa entre países. A concepção de fronteira já não é mais a mesma, quando observado a dinâmica da economia globalizada e suas repercussões. Fato que coloca a prática do Offshoring em destaque no mundo globalizado atual.
Résumé Cet article discute court en termes généraux, la question des délocalisations, les avantages et les inconvénients pour les pays émergents et développés respectivement. Première conceptualise ce qui est délocalisation et fait ensuite une analyse comparative entre les pays. La notion de frontière n'est plus la même, quand l'observe la dynamique de l'économie mondialisée et de ses répercussions. Fait que les endroits de la pratique de la délocalisation en surbrillance dans le monde globalisé d'aujourd'hui.
Introdução A globalização é um processo que mudou o mundo e toda a forma de pensar as fronteiras. As linhas imaginárias da divisão dos Estados ficarão para sempre nas mentes dos saudosistas e não mais representarão toda a forma de lugar ou delimitação do espaço econômico e social. Os limites agora são outros, muito mais embasados por vias econômicas, sociais e principalmente pela força dos mercados e das alterações de hábitos que a humanidade demonstra adquirir a cada dia. 1
Economista, Pós-Graduando em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV, Especialista em Docência do Ensino Superior e Professor do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.
1