Campinarte Dicas e Fatos - Out. / 2017

Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos UTUBRO/ OUTUBRO O / 2017 2017

DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRATUITA

Um Informativo Digno de Você! MENSAL

Ano XXI - N.º 242 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 / E-mail - campinarte@gmail.com - Tel.: - Claro (9)9116-5147 (WhatsApp)

REBIO - Unidade de Conservação de Xerém

ocalizada em terras de jurisdição federal a reserva que engloba parte do territó rio de Duque de Caxias (Xerém),Nova Iguaçu e Queimados, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Criada em 1989 por decreto federal, abrange uma área de 26 mil hectares. Nela nascem os mananciais de água que abastecem parte do Rio de Janeiro, fato que eleva sua importância e que restringe a visitação, que só é permitida à pesquisadores mediante agendamento e permissão prévia. Principal curso d’água: Lago de Xerém, principais quedas d’água: Caxoeira de Xerém, principais formações rochosas: represa da CEDAE

L


Página 02

Dicas & Fatos

Campinarte Dicas & Fatos

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Nova Campinas / Cep: 25040250 - Duque de Caxias - RJ Telefone - Claro (9)9116-5147 - WatssApp BLOG / CAMPINARTEDICASEFATOS.BLOGSPOT.COM e-mail: campinarte@gmail.com Fundado em 27/09/1996 por Huayrãn Ribeiro Fotos: Arquivo Campinarte Diagramação, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte Relações Públicas: Huayrãn Ribeiro Colaboram: Dra. Sandra Borges (Cirurgiã Dentista), Dr. Máximo G. Costa (Direito), AVLADUC - (Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias - Instrutor: Jaú - Transporte), Carlito do Sal (Radialista Comunitário), Marcos Valério (Espiritismo). O S ARTIGOS ASSINADOS SÃO D E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE D E SEUS AU TORES , ONDE NEM SEMPRE REFLETEM O PENSAMENTO D O C AMPINARTE D ICAS E F ATOS , O I NFORMATIVO . Tiragem: 2.000 exemplares.

Escritores Brasileiros / Resumos e Contos

HISTÓRIA, ARTE E CULTURA

Cadarços desamarrados

ESTILOS MUSICAIS

Autora: Madu Costa Ilustrador: Rubem Filho Editora: Mazza Tudo na menina Mariana é leveza. É assim porque ela quer e sua vontade é poderosa. Ela viaja no próprio nome e nas nuvens. Afrouxa o nó dos cadarços para os pés ficarem livres. Como se o pensamento estivesse atado a eles. E será que não está? A mãe e a professora insistem para que ela aperte os nós dos sapatos. “Você vai tropeçar e cair”, falam, advertindo a menina. A contragosto, ela até cede, mas o pensamento… este Mariana mantém livre e solto.

Ijexá (Bahia)

Zacimba Gaba: a princesa guerreira

ESCRITÓRIO VIRTUAL Para Enviar TEXTOS, CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS, PESQUISAS... GOSTARIA DE SER UMA ESPÉCIE DE CORRESPONDENTE DO CAMPINARTE DICAS E FATOS? Você deverá se utilizar do e-mail campinarte@gmail.com No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Nos casos (por exemplo), de pesquisas, crônicas ou qualquer outro artigo – não deixe de citar as fontes... Caso o material seja de terceiros, exija (por escrito) a autorização dos mesmos...

Fotos e vídeos... No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Os mesmo cuidados em relação aos direitos autorais devem ser tomados no que diz respeito ao envio de vídeos e/ou fotos... Não se esqueça de dar os devidos créditos e/ou citar as respectivas fontes... Obs.: caso os vídeos estejam no You Tube, etc., basta enviar apenas o link...

Campinarte

Autora: Noélia Miranda Ilustrador: Gió Nessa história, Zacimba Gaba, uma princesa africana que veio escravizada pro Brasil, ajuda seus amigos a fugirem do cativeiro e alcançar a liberdade. Um livro que fala de luta e resistência da população negra.

rincipais regi ões: O ijexá é um gênero que veio diretamente da África Ocidental (cultura Yorubá) e se estabeleceu no Brasil, sobretudo na Bahia. Breve histórico: Inicialmente o Ijexá era tocado dentro dos rituais do candomblé, mas aos poucos foi tomando as ruas de Salvador nos chamados “Blocos de Afoxé”. Talvez o bloco de afoxé mais representativo atualmente é o “Filhos de Gandhy,” que sai todo ano pelas ruas durante o carnaval da Bahia. Muitos compositores e interpretes da MPB incorporaram Ijexás em seu repertório, dentre eles: Dorival Caymmi, Clara Nunes, Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, João Bosco, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Mariza Monte, Maria Bethânia, entre muitos outros. O Ijexá influenciou fortemente a “Axé Music” da Bahia. Instrumentos: Os instrumentos originais do Ijexá são os mesmos usados no candomblé. Existem três principais atabaques: o Rum (grave), o rumpi (médio) e o lé (agudo). Há também um agogô chamado Gan (ou Gã) e uma cabaça com miçangas chamada Agbé os Xequerê. Curiosidades (letra, ritmo, dança, vestimentas) Os blocos de Afoxé, também chamados de candomblé de rua, como os Filhos de Gandhy por exemplo, tocam praticamente só Ijexás. Eles saem todos vestidos de branco e cantam em homenagem aos seus orixás. Geralmente um “cantador” entoa a melodia e em seguida todos repetem. As danças afro brasileiras são ainda reminiscências de nossa herança africana no Brasil. Assista abaixo alguns vídeos de músicas e danças no ritmo do IJEXÁ.

P


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Editorial ntem não tínhamos liberdade por conta de um regime autoritário que controlava com mão de ferro cada pas so do cidadão. A imprensa não tinha liberdade, não havia eleições, os estudantes e os artistas não podiam se manifestar tudo era censurado. As pessoas eram torturadas; tratadas como animais e mortas como se fossem moscas no verão. Os anos foram passando e finalmente um novo tempo. Finalmente a democracia. A liberdade abriu as asas sobre nós! Não precisávamos de uma Nova República. Precisávamos da velha democracia. Como o Brasil é um país surrealista, tiveram a capacidade de inventar algo muito parecido com a democracia. Uma espécie de versão pirata. Estão até hoje querendo que o povo engula a seco isso que eles chamam desrespeitosamente de democracia. Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia. O teste da democracia é a liberdade de crítica. Esse governo que aí está acredita que é o único a deter a verdade. Temos que ter muito cuidado, pois essa é a primeira manifestação do fascismo. A democracia não é algo que aconteça uma só vez na vida. Precisa ser aprendida a cada dia. A pior ameaça que paira sobre nós é o populismo, que é o lado negativo da democracia de opinião, tanto de esquerda como de direita. E ao contrário do que muitos pregam, não é a economia forte que sustenta a democracia. É a democracia sólida que faz crescer a economia. Nossos governantes não têm liderança. Estão pouco a pouco perdendo o controle. Um bom líder é a pessoa que fica com um pouco mais na divisão da culpa e com um pouco menos na divisão dos créditos. Eu parto da premissa que a função da liderança é produzir mais líderes; não mais seguidores. Hoje por conta de tudo isso, chego a seguinte conclusão: o futuro não é mais incerto que o presente. Estamos vivendo um falso estado democrático e se não começarmos uma reação imediatamente pagaremos muito caro pela nossa omissão.

O

Campinarte Animal

Página 03

TENHO CARA DE PALHAÇO?

DICAS, FATOS E FOTOS / LEIA, COMENTE E EECOMENDE

osto de violên cia. Não vivo sem violência. Violência na TV, nos jornais, nas ruas, eu como e bebo violência. Talvez goste de violência porque fui condicionado a gostar de violência ou quem sabe goste de violência pela própria natureza. Hipocritamente reclamo da violência, mas na primeira oportunidade me delicio com notícias de violência. Cresci sendo acalentado com músicas que falavam de violência: “boi, boi, boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta”. Até nas brincadeiras de roda das meninas louvava-se a violência: “atirei o pau no gato, mas o gato não morreu...”. Nada mais violento que desenho animado, e como eu adorava o Pica-pau, Tom e Jerry e outros violentíssimos mestres da violência infantil, criados para estimular a violência que gerava (e continua) gerando mais e mais violência. Posso não praticar nenhum tipo de violência explícita, mas não consigo viver sem violência. Não consigo viver sem ouvir falar de violência, sem ouvir alguém cantar violência, não consigo viver sem ver alguém representar violência. São tantas as formas de violência, o cardápio é variado e pelo visto a fonte é inesgotável. A única coisa que não pode acontecer é uma virada de mesa. Aparecer algum metido a iluminado e querer arrancar de mim a coisa mais preciosa de todas – a violência. Com certeza seria o ato de maior violência que poderia acontecer na minha vida: acabarem com a violência.

G

Gato exótico parece um vampiro e tem o olhar mais maquiavélico da internet.

Huayrãn Ribeiro

Esta doguinha está aprendendo a sorrir para as fotos? A filhotinha Lucy tem uma missão: aprender a dar sorrisinho. Alguma dúvida de que ela está quase lá?

Um gato dentro de outro gato? ?? A coloração deste bichinho formou uma gatoception... Será que ele tem 14 vidas?

Será que eles pensam realmente que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

Huayrãn Ribeiro


Página 04

Dicas & Fatos

Campinarte

ROBERTO MENESCAL Roberto Batalha Menescal / 25/10/1937 Vitória, ES - Instrumentista (violonista). Arranjador. Compositor. Produtor Musical. Criado em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais em 1950, recebendo aulas de piano de sua tia, Irma Menescal. Dois anos depois, ganhou um acordeom, que começou a tocar de maneira intuitiva. Em 1954, de férias em Vitória, ouviu pela primeira vez o som de um violão, (...)

JUCA CHAVES Jurandyr Chaves / 22/10/1938 Rio de Janeiro, RJ - Compositor. Cantor. / Foi criado em São Paulo, demonstrando, desde muito cedo, interesse por música e poesia. Aprendeu violão ainda menino, quando compôs "Hino para os cachorros" e "Semente bonitinha". Estudou no Colégio Mackenzie, onde organizava festas nas quais cantava suas composições. Teve sólida formação musical. Estudou com Guerra-Peixe (harmonia, contraponto e fuga), Oswaldo (...)

VINICIUS DE MORAIS Marcus Vinícius da Cruz de Melo Morais / * 19/10/1913 Rio de Janeiro, RJ - + 9/7/1980 Rio de Janeiro, RJ Poeta. Compositor. Teatrólogo. Jornalista. Diplomata. Seu pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, era funcionário da Prefeitura, poeta e violonista amador, e sua mãe, Lidia Cruz de Moraes, era pianista amadora. Nasceu no bairro da Gávea e em 1916 mudou-se com a família para Botafogo, onde estudou na Escola Primária Afrânio Peixoto e onde (...) Em 1928, compôs "Loura ou morena" (c/ Haroldo Tapajós), foxtrote gravado em 1932 pela dupla Irmãos Tapajós, primeiro registro de sua atuação como letrista. Em 1933, publicou seu primeiro livro, "O caminho para a distância". Em seguida, foram gravadas outras canções de sua autoria: "Dor de uma saudade" (c/ Joaquim Medina), por (...) [Saiba Mais]

OS CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA do Blog TV Campinarte

CMDC / Sessão Ordinária 05 09 2017 CMDC / Sessão Ordinária 12 09 2017 CMDC / Sessão Ordinária 14 09 2017 ESPECIAL / Altay Veloso Mais de Altay Veloso - clique aqui A adaptação do livro de Stephen King 'A Torre Negra' é a grande estreia da semana! Além disso, o filme inspirado no palhaço Bozo, 'Bingo', também entra em cartaz, junto com os dramas 'Castelo de Vidro' e 'Na Mira do Atirador' Estreias da semana ENYA - Best Of Enya (HD) (2016) (18 Enya Hits) (Amazing Nature Video) Câmara Municipal homenageia Associação Batista Caxiense CMDC / Sessão Mirim 13 09 2017 CMDC / Sessão Ordinária 22 08 2017 Canal Música / Odete Lara Odete Righi 17/4/1929 São Paulo, SP Atriz. Cantora. Filha única de imigrantes italianos, sua mãe suicidou-se quando ela tinha a...


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 05

Dieta Vegetariana Baixa O Colesterol: O Bom E O Ruim s dietas vegetarianas, incluindo as dietas veganas, estão associadas a níveis mais bai xos de colesterol total – níveis mais baixos tanto de HDL como de LDL – em comparação com as dietas onívoras, que incluem carne e demais produtos de origem animal. A conclusão veio de uma análise de dezenas de estudos observacionais e ensaios clínicos controlados feitos sobre a alimentação. A meta-análise foi realizada por Yoko Yokoyama, Susan Levin e Neal Barnard, do Comitê de Médicos para a Medicina Responsável, uma organização sem fins lucrativos que promove a medicina preventiva, realiza pesquisas clínicas e incentiva padrões mais elevados de ética e eficácia na pesquisa. Eles revisaram 30 estudos observacionais e 19 ensaios clínicos que atenderam aos critérios de inclusão e qualidade. Dieta vegetariana e colesterol / Os resultados indicam que: 1.Uma dieta vegetariana está associada com um colesterol total 29,2 mg/dL menor em estudos observacionais. Nos ensaios clínicos, a dieta baseada em plantas reduz o colesterol total em 12,5 mg/dL. 2.Nos estudos observacionais, uma dieta vegetariana está associada a uma redução de 22,9 mg/dL no colesterol LDL e a uma redução de 3,6 mg/dL no colesterol HDL, em comparação com os grupos de controle seguindo uma dieta onívora. 3.Nos ensaios clínicos, uma dieta vegetariana diminui o colesterol LDL em 12,2 mg/dL e reduz o colesterol HDL em 3,4 mg/dL, em comparação com os grupos de controle, que seguiram dietas onívoras com baixo teor de gordura, com restrição de calorias ou uma dieta de diabetes convencional. 4.Uma dieta vegetariana não se mostrou associada a alterações estatisticamente significativas nos níveis de triglicérides nem nos estudos observacionais e nem nos ensaios clínicos. Por que a dieta vegatariana altera o colesterol? Os autores levantam a hipótese de que a forte correlação entre dietas vegetarianas e níveis mais baixos de colesterol se deve à associação dessa forma de alimentação à manutenção de um menor peso corporal, menor ingestão de gordura saturada e aumento da ingestão de alimentos vegetais, como frutas, legumes, nozes e grãos integrais, que são naturalmente ricos em componentes como fibras solúveis, proteína de soja e esteróis vegetais. Assim, sendo verdadeira a hipótese dos pesquisadores, é possível que qualquer pessoa reduza seu colesterol – sem precisar se tornar vegetariano. A meta-análise foi publicada na revista Nutrition Reviews.1 Fonte: Diário da Saúde

A

Bingo - O rei das Manhãs Filme vai representar o Brasil na disputa do Oscar 2018

Bingo - O Rei Das Manhãs, dirigido por Daniel Rezende, foi o filme escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro. A definição dos membros da comissão ficou a critério da Academia Brasileira de Cinema - entidade formada por mais de duzentos profissionais da área cinematográfica nacional. O longa foi o preferido e venceu outros 22 filmes brasileiros que estavam na disputa. Sinopse: No Brasil dos anos 1980, Augusto Mendes é um ator frustrado que faz sucesso em pornochanchadas, mas sonha com os holofotes. Sua grande chance surge ao se tornar “Bingo”, palhaço apresentador de um programa infantil na televisão. Graças ao jeito irreverente de Augusto, Bingo se torna um sucesso absoluto. Mas uma cláusula no contrato não permite que ele revele quem é o homem por trás da máscara, tornando-o o anônimo mais famoso do Brasil. Livremente inspirado na história real de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa do SBT.


Página 06

Campinarte

Dicas & Fatos

Melhores sagas de livros que você precisa acompanhar Confira a nossa sugestão com os títulos mais interessantes de séries literárias que você precisa conhecer. Temos dicas para todos os gostos!

Assassin's Creed

aseado na famosa série de jogos criado pela Ubisoft, Oliver Bowden é o autor da primeira saga de livros de Assassin's Creed, que complementam a história acompanhada nos videogames pelos fãs do título desde 2007. A trama é focada no desenvolvimento do icônico assassino Ezio Auditore (o protagonista do segundo game da série: Assassin's Creed II). Auditore é o personagem principal em quase todos os livros da saga, com exceção de A Cruzada Secreta que funciona como uma prequela do primeiro título, e conta a história de Altair (o protagonista do primeiro jogo da série). A coleção é composta por 8 livros, com a seguinte ordem de lançamento no Brasil: Renascença (2011); Irmandade (2012); A Cruzada Secreta (2012); Revelações (2013); Renegado (2012); Bandeira Negra (2013); Unity (2014); e Submundo (2015).

B


Campinarte

Dicas & Fatos

Pรกgina 07


Página 08

Dicas & Fatos

Saúde é Vital

Campinarte

Saúde

Dra. Dra. Sandra Sandra Borges Borges Cirurgiã Dentista, Odontopediatra, Homeopata

Dr. Sabe tudo Governo anuncia ampliação de programa de atendimento odontológico no SUS | Agência Brasil governo federal anunciou hoje (20) o investimento de R$ 344,3 milhões para ampliar o atendimento em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos serão usados para credenciar 34 unidades odontológicas móveis que atendem pacientes em regiões de difícil acesso e adquirir 10 mil cadeiras odontológicas e equipamentos com raio-X para os postos de saúde. As medidas incluem ainda a contratação de 2.299 equipes especializadas em saúde bucal. Parte dos recursos para a compra de equipamentos serão repassados do Fundo Nacional de Saúde e as unidades móveis serão instaladas por meio de financiamento feito pelo Ministério da Saúde. A medida foi anunciada hoje (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao lado do presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. Barros afirmou que este é um investimento "grande e merecido", com o objetivo de renovar a "estrutura do atendimento em saúde bucal no país e reduzir a prevalência de cáries dentárias no país". Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura atual odontológica pelo SUS chega a 4933 municípios, representando 88% do país, e atende cerca de 104 milhões de brasileiros. A ampliação da estrutura a partir do novo investimento pode elevar o número de atendidos para 11 milhões. No último ano, foram entregues 267 Unidades Odontológicas Móveis, das quais 112 estão em funcionamento. Com o acréscimo das 34 unidades, a expectativa do ministério é que o atendimento possa chegar a mais de 116 mil pacientes na área rual, em comunidades quilombolas, indígenas, assentadas e a população em situação de rua ou que vive em áreas isoladas.

O


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 09

Piadas & Piadas

COLOCAMOS AO SEU CISA SABER , E QUANDO

DISPOR TUDO O QUE VOCÊ

[ MULHER ]

PRE -

FALAMOS TUDO É PORQUE ESTAMOS LITE -

RALMENTE COLOCANDO OS ARTIGOS MAIS INTERESSANTES !

C ONTA -

MOS COM GRANDES COLABORADORES E PARCEIROS PARA TORNAR ESTA SEÇÃO UMA SEÇÃO NO MÍNIMO ÚTIL .

Campinarte só para Mulheres Canção das mulheres ue o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais. Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta. Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor. Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso. Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes. Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais. Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida. Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!'' Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize. Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire. Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso. Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulhermaravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.

Q

Lya Luft

* Um senhor chega na farmácia e, enquanto esperava para ser atendido, ouviu uma moça dizer: - Por favor, me dê um mamex! O velhinho ficou intrigado e perguntou: - O que é mamex? O farmacêutico respondeu: - É um remédio para endurecer os seios. E o velhinho sussura: - Ah! Então o senhor me dê um pintex, por favor! * A velhinha acordou cedo e foi logo contando o sonho que teve na noite passada para seu marido: - Benzinho, você não acredita com que eu sonhei esta noite. - Não mesmo - responde o velhinho. - Com que você sonhou? - Ah, benzinho, sonhei que eu havia recebido um balaio cheio de "pintos". Ali tinham pintos grandes, médios e pequenos, de todos os tamanhos e gostos. - E o meu estava lá? pergunta o velhinho. - Estava sim. - responde ela. - O seu era o menorzinho de todos, o mais insignificante de todos. Uma coisinha de nada. Na manhã seguinte o velhinho acorda e diz pra esposa: - Querida, sonhei esta noite com um balaio cheio de "pererecas". Tinha "pererecas" de todos os tamanhos, cores e gostos, grandes, médias e pequenas. - E a minha? - retrucou a velhinha - Estava lá? - Estava sim. - responde o velhinho. - A sua era o balaio!


Página 10

Dicas & Fatos

Minha Pátria é Minha Língua

Todo Dia é Dia de Índio / Lendas Amazônicas

Sophia de Mello Breyner Andresen

Campinarte

Curiosidades

Matinta Pereira

maior prova da falta de amor ver dadeiro no mundo é o fato de que milhares de crianças sofrem e morrem de fome diariamente. / A fome e a guerra não obedecem a qualquer lei natural. São, na realidade, criações humanas. / Se pensássemos cada um de nós por um momento que a felicidade é obra de nós mesmos, terminaríamos com a miséria humana. / Quem está com fome não escuta conselhos. / É preciso resolver, primeiro, a questão da fome para que a história da liberdade comece. / A fome é mais forte, relega a plano inferior qualquer resquício de amor próprio, de escrúpulo ou de preconceito. / Toda a terra dos homens tem sido também até hoje terra da fome. O mundo é movido não somente pelos fortes empurrões dos heróis, mas também pelo somatório dos pequenos puxões de cada trabalhador honesto. / Para fazer um homem feliz, encha suas mãos de trabalho. / Quando uma pessoa começa um trabalho, mesmo que seja o menos qualificado e o mais simples dos trabalhos, a alma humana se aquieta. Tão logo uma pessoa começa a trabalhar, todos os demônios vão embora e não podem alcançá-la. Um homem torna-se um homem. / O trabalho é uma condição necessária à felicidade. Primeiro, o trabalho favorito e voluntário; depois o trabalho manual que lhe provoca o apetite e mais tarde lhe dará sono tranqüilo e profundo. / O trabalho é o maior fator de elevação da dignidade humana. / Personalidade é aquilo que uma pessoa tem quando não está precisando do emprego. / O mundo está cheio de pessoas úteis, mas vazio de quem lhes dê emprego. / Um país vale pela quantidade de seu povo, cresce pela capacidade de iniciativa de seu empresário e está condicionado pela qualidade da parceria que empregadores e empregados puderam estabelecer no processo produtivo e na própria sociedade. / Quando o emprego vira um luxo, o salário fica um lixo.

A

ophia de Mello Breyner Andresen foi uma das mais im portantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a pri meira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1998. Nascimento: 6 de novembro de 1919, Porto, Portugal Falecimento: 2 de julho de 2004, Lisboa, Portugal Formação: Universidade de Lisboa (1936–1939) Filhos: Miguel Sousa Tavares, Maria Sousa Tavares, Irmãos: João Henrique de Mello Breyner Andresen, Gustavo António de Mello Breyner Andresen, Tomás de Melo Breyner

S

Diamantino’s Bar Chopp / Porções / Frango Assado Tradição de Qualidade No Coração de Sta. Cruz da Serra

Minha Pátria é Minha Língua

ANTONIO BATICÃ FERREIRA / Nasceu em Canchungo (Guiné-Bissau) em 1939. Fez os estudos liceais em Paris e licenciou-se em Medicina na Universidade de Lausana- Suíça. O MAR Olhai: o Mar tem influência singular Sobre mim. Os animais aquáticos são tantos Valia a pena persegui-los no mar alto; Valia a pena vê-los saltar através das ondas. O Mar, esse mundo que os homens não habitam, É imenso, tão belo e tão perfeito! O Mar tem influência singular Sobre mim. Eu bem queria ir ver as ondas; Valia a pena olhá-las a correr Loucamente; valia a pena Ver qual delas primeiro entrava na baía. Ah!, o Mar vasto, no entanto, aqui nos fala Sim, fala-nos interiormente, E nos compreendemos a sua língua: E uma língua que se entende. (Ah!, que impressão nos faz o Mar!)

sta lenda conta que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, e o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo: “Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco.” No dia seguinte uma senhora idosa aparece na residência onde a promessa foi feita, para buscar o fumo prometido. Esta senhora se transforma todas as noites numa criatura assustadora e pode ter duas formas: com ou sem asas. A criatura com asas pode se transformar num pássaro e voar ao redor da casa a ser assombrada. A criatura sem asas anda sempre acompanhada de um pássaro, considerado agourento, e identificado como sendo “rasga-mortalha”. Dizem que quando Matinta está para morrer, pergunta: “Quem quer? Quem quer?”, e se alguém responder “eu quero”, pensando em se tratar de alguma herança de dinheiro ou jóias, recebe na verdade a maldição de ser Matinta Pereira.

E


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

À LUZ DO ESPIRITISMO INADMISSÍVEL CHEGAR A ESSE PONTO... A DOUTRINA SE PERDENDO Desumanização no movimento espírita Publicado em 23 de julho de 2017 por Dora Incontri Atzinas assunto é pesado, mas não podemos nos omitir em tecer algumas reflexões em torno de um episódio ocorrido dias atrás na Federação Espírita do Estado de São Paulo. Chequei a informação em diversas fontes, antes escrever esse texto. Resumindo, para quem não soube ou não leu nas redes sociais, um companheiro espírita, Claudio Arouca, ficou desaparecido mais de 48 horas e a última notícia que se tinha dele era de que ele estava na FEESP. A família, depois de algumas horas do desaparecimento, desesperada, procurou a instituição e, pelo que narraram, não foi acolhida, não lhe foram fornecidas as gravações das câmeras e ninguém procurou pelo desaparecido. Apenas 48 horas depois, receberam da própria FEESP um telefonema dizendo que o corpo tinha sido encontrado no banheiro. Mas nem assim, foram melhor tratados. Não puderam ter acesso imediato ao familiar que havia morrido de um enfarte, porque estava havendo uma festa na Federação. Só depois de muitas horas, o corpo já em putrefação, de que não puderam fazer nem velório, foi retirado. Além de todo surrealismo da situação, ainda foram destratados pela diretoria. Fico aqui pensando e tentando entender o ocorrido e imagino a família e todo seu desespero ante o fato e deparar-se com esta situação, penso eu que, por se tratar de um local onde deveria reinar o amor a fraternidade o companheirismo, reine a desavença o orgulho a maledicência a total falta de amor ao semelhante, local este que deveria ser o baluarte do movimento espírita tornou-se campo de batalha de egos inflados onde toda sorte de espíritos inferiores se digladiam em arregimentar este ou aquele “tarefeiro” da casa, a quem por a culpa? Quem deverá ser responsabilizado? Resta apenas aos familiares sofrer como todo ser humano sofre quando “perde” um ente querido, e mais revoltante ainda quando acontece em um local onde jamais imaginava-se não acontecer, a casa espírita ou os locais onde se praticam a doutrina espírita, pensa-se ser locais onde se prega o amor e tudo que se é necessário a tornar o ser humano uma pessoa de bem, infelizmente vez e outra acontece situações que nos põe a pensar e fica a pergunta no ar, por quê?

Página 11

COMUNIDADE

No Caminho da Verdade

Tarde com Maria

São Paulo da Cruz, profundo devoto da Sagrada Paixão

O

Muita paz para todos / Marcos Valerio

asceu em Ovada (Itá lia) em 1694, de piedosos pais, que muito educaram o filho no Cristianismo. Foi o segundo de 16 filhos. Quando jovem de oração e contemplativo, fez uma aliança com colegas, a fim de meditarem a Paixão e morte de Jesus. De início, trabalhou com o pai e não sentia o chamado ao sacerdócio, mas, ao apostolado. Aos 19 anos, ouvido uma exortação do pároco, sentiu-se profundamente comovido e resolveu entregar-se inteiramente ao serviço de Deus. Assim, partilhou com um Bispo, o impulso de propagar a devoção à Paixão e morte daquele que morreu por amor à humanidade e salvação de cada um. Enviado pelo Bispo, tornou-se instrumento de conversão para milhares, até que o Bispo ordenou-o sacerdote e, mais tarde, o Papa deu a licença para aceitar candidatos em seu Noviciado. Nasceu desta maneira a Congregação dos Padres Passionistas, com a finalidade de firmar nos corações dos fiéis um grande amor à Paixão e morte de Nosso Senhor, através das missões populares. Além da Congregação dos Passionistas, fundou também um instituto feminino de estrita clausura: as Irmãs Passionistas. Profundo devoto da Sagrada Paixão, o fundador São Paulo da Cruz desde que começou o apostolado sozinho não abandonou o hábito preto, a cruz branca e as duras penitências, como se alimentar de pão e água e dormir no chão. Depois de muito evangelizar (também através de seus muitos escritos) e alcançar milagres para o povo, associou-se à Cruz e à Nossa Senhora das Dores, para entrar como vitorioso no Céu em 1775, somando 81 anos de idade. O Papa Pio IX canonizou-o em 1867. O seu corpo venera-se na basílica dos santos João e Paulo.

N

Sábado, 7 de outubro das 12:00 - 18:00 Comunidade Jesus Bom Pastor - Nova Campinas Paróquia Santa Cruz da Serra Endereço: Av. A S/n - Nova Campinas Ponto de referencia: Perto da creche.


Página 12

Dicas & Fatos

Parque Natural Municipal da Caixa D'Água

Alameda de São Miguel, s/nº / Jardim Primavera

riada por decreto municipal em 1991, com a finalidade de preservar a mata atlântica na região. Sua localização acabou transformando-a em um oásis de natureza em meio ao progresso e as construções do bairro Jardim Primavera. A visitação é livre porém monitorada. Recomenda-se a visitação apenas com guias especializados e com autorização prévia da secretaria de meio ambiente.

C

Campinarte


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.