Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos A / 2017 2017 GOSTO/ AGOSTO

DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRATUITA

Um Informativo Digno de Você! MENSAL

Ano XX - N.º 240 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 / E-mail - campinarte@gmail.com - Tel.: - Claro (9)9116-5147 (WhatsApp)


Página 02

Dicas & Fatos

Campinarte Dicas & Fatos

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Nova Campinas / Cep: 25040250 - Duque de Caxias - RJ Telefone - Claro (9)9116-5147 - WatssApp BLOG / CAMPINARTEDICASEFATOS.BLOGSPOT.COM e-mail: campinarte@gmail.com Fundado em 27/09/1996 por Huayrãn Ribeiro Fotos: Arquivo Campinarte Diagramação, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte Relações Públicas: Huayrãn Ribeiro Colaboram: Dra. Sandra Borges (Cirurgiã Dentista), Dr. Máximo G. Costa (Direito), AVLADUC - (Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias - Instrutor: Jaú - Transporte), Carlito do Sal (Radialista Comunitário), Marcos Valério (Espiritismo). O S ARTIGOS ASSINADOS SÃO D E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE D E SEUS AU TORES , ONDE NEM SEMPRE REFLETEM O PENSAMENTO D O C AMPINARTE D ICAS E F ATOS , O I NFORMATIVO . Tiragem: 2.000 exemplares.

ESCRITÓRIO VIRTUAL Para Enviar TEXTOS, CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS, PESQUISAS... GOSTARIA DE SER UMA ESPÉCIE DE CORRESPONDENTE DO CAMPINARTE DICAS E FATOS? Você deverá se utilizar do e-mail campinarte@gmail.com No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Nos casos (por exemplo), de pesquisas, crônicas ou qualquer outro artigo – não deixe de citar as fontes... Caso o material seja de terceiros, exija (por escrito) a autorização dos mesmos...

Campinarte

Escritores Brasileiros / Resumos e Contos

HISTÓRIA, ARTE E CULTURA

Livros de fantasia que você não pode deixar de ler!

ESTILOS MUSICAIS

Fadas, dragões, elfos, feiticeiros... Todos nós amamos histórias fantásticas por saber que não existem barreiras para a imaginação! Confira algumas obras que você não pode deixar de ler se for fã deste gênero. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares Autor: Ransom Riggs. A obra de Riggs ganhou um grande destaque em 2016, quando foi feita uma versão cinematográfica com direção de ninguém menos que Tim Burton! Na história acompanhamos Jacob Portman numa misteriosa ilha, onde ele descobre ser o lar de um grupo de órfãos com poderes bastante... peculiares. Mas, além dos novos amigos, a ilha também esconde um inimigo bastante bizarro e assustador! O modo como o autor mistura as fotografias antigas (e "peculiares") que estão espalhadas ao longo do livro com a narrativa é bastante interessante. O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é uma série seguida por Cidade dos Etéreos (#2) e Biblioteca de Almas (#3).

Trono de Vidro Autora: Sarah J. Maas Outro Young Adult de fantasia épica que tem conquistado a atenção de muitas pessoas apaixonadas pelo gênero. Ao longo desta série acompanhamos Celaena, uma jovem que está presa na sombria mina de sal de Endovier. Quando as suas esperanças de um dia voltar a ser livre estão quase no fim, eis que recebe uma proposta que poderá mudar drasticamente a sua vida. O príncipe Adarlan oferece a liberdade de Celaena se, em troca, ela aceitar representá-lo numa competição, lutando contra os mais perigosos e habilidosos assassinos do reino.

Os Garotos Corvos (A Saga dos Corvos)

Fotos e vídeos... No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Os mesmo cuidados em relação aos direitos autorais devem ser tomados no que diz respeito ao envio de vídeos e/ou fotos... Não se esqueça de dar os devidos créditos e/ou citar as respectivas fontes... Obs.: caso os vídeos estejam no You Tube, etc., basta enviar apenas o link...

Autora: Maggie Stiefvater Stiefvater consegue construir uma mitologia única em seus livros, narrando um mundo rico em detalhes que dá base para as aventuras de Blue Sargent e os "garotos corvos". Blue pertence a uma linhagem de médiuns femininas que têm o dom de enxergar os espíritos daquelas pessoas que em breve irão morrer. No entanto, a primeira alma que a jovem vê na vida é Gansey, um estudante rico da Academia Aglionby, conhecida por abrigar os chamados "garotos corvos". O que Blue não sabia (mas acaba por descobrir) é que ela está diretamente relacionada com a futura morte de Gansey. A Saga dos Corvos é perfeita não apenas para quem curte bons livros fantásticos, mas também bastante mistério e assuntos sobrenaturais.

Samba Samba-canção, samba de breque, samba de roda, samba enredo, samba rock. Característica marcante do Brasil, o samba não para de crescer e de se reinventar. De origem afrobaiana, o ritmo descende do lundu era usado nas festas dos terreiros entre umbigadas e pernadas de capoeira. No início do século XX, foi adotado por compositores como Ernesto Nazareth, Noel Rosa, Cartola e Donga, que o retiraram da obscuridade e o legitimaram na cultura oficial. Bossa Nova Movimento urbano, originado no fim dos anos 50 em saraus de universitários e músicos da classe média. De início era apenas uma forma diferente de cantar o samba, mas logo incorporou elementos do Jazz e do Impressionismo musical de Debussy e Ravel, e desenvolveu um contorno baseado na voz e no piano ou violão. Entre os maiores nomes estão Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Choro Gênero criado a partir da mistura de elementos das danças de salão européias e da música popular portuguesa, com influências africanas. Chiquinha Gonzaga foi a primeira pianista do gênero e, em 1897, escreveu Corta-Jaca, uma das maiores contribuições ao repertório do choro. Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Waldir Azevedo foram outros grandes nomes do choro no Brasil. Tropicalismo O tropicalismo une elementos da cultura pop e da cultura de elite, além de fazer uso muitas vezes de um discurso politicamente engajado e de protesto contra a ditadura militar. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Os Mutantes são alguns de seus representantes musicais. Jovem Guarda Movimento que se ligava basicamente ao rock americano e inglês, mas de uma forma mais romântica. Seus maiores representantes são Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Fonte Ministério da Cultura


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Editorial Campinarte pelo simples fato de ter sido criado em Nova Campinas, sua sede ser em Nova Campi nas não quer dizer que seja o porta-voz de Nova Campinas. O Campinarte não ostenta, muito pelo contrário, repudia esse (digamos) título de porta-voz de Nova Campinas ou de qualquer bairro, cidade ou país. O Campinarte não tem a menor pretensão de ser o defensor dos fracos e oprimidos, até porque o Campinarte não tem vocação para tal. O Campinarte também não tem a menor pretensão de se colocar na posição de liderança comunitária. O Campinarte pelo simples fato de ter sido criado em Nova Campinas, ter surgido como o primeiro guia comercial de Nova Campinas, nunca teve a menor pretensão de ser uma espécie de bússola e/ou ditar quais os caminhos a serem seguidos pelos diversos segmentos que compõe a comunidade, nem mesmo ao próprio comércio onde se limitava (o Campinarte) simplesmente a dar visibilidade às lojas comerciais do bairro. O Campinarte não foi fundado para ser o salvador da pátria até porque o Campinarte não foi o escolhido ou o enviado especial para conduzir essas mesmas comunidades à terra prometida. O Campinarte como observador comunitário procura (isso sim), através de suas poderosas lentes colaborar, contribuir para que nossas comunidades encontrem o melhor caminho. O Campinarte procura apenas e tão somente cumprir o seu papel que é o de informar. O Campinarte acredita no trabalho no trabalho e no trabalho. Para trabalhar com informação pelas periferias de qualquer cidade de qualquer país são necessárias três coisas: abrir mão da fama do poder e do dinheiro, caso contrário você estará prestando um desserviço a essas mesmas comunidades.

O

Campinarte Animal

Página 03

TENHO CARA DE PALHAÇO?

DICAS, FATOS E FOTOS / LEIA, COMENTE E EECOMENDE

ELEIÇÃO É FARSA SOMOS INGOVERNÁVEIS!

Filho do leão Cecil é morto por caçadores / Xanda, de seis anos, teve o mesmo destino do pai: foi morto quando saiu de uma área de preservação no Zimbábue. De acordo com autoridades, como ele não estava na zona demarcada, a caça é considerada legal. O caso de Cecil ficou famoso em 2015, quando um dentista americano matou o leão em uma caçada.

povo pode ser paciente, tole rante, fazer vista

O

grossa em algumas ocasiões, o povo dá sempre mais de uma oportunidade, o povo remunera de maneira generosa, mas não se iludam: o povo é soberano, o povo dita as regras, o povo faz e desfaz, o povo manda e desmanda. Todo aquele que imagina estar iludindo o povo, pode acreditar que quem pensa dessa maneira é o maior iludido... Aquele que pensa que manipula o povo é justamente o manipulado... O povo é o deus do planeta!

Huayrãn Ribeiro

Uma ilha onde você pode brincar com doguinhos resgatados? / Uma pequena ilha chamada Providenciales, em Turks and Caicos, no Caribe, tem um projeto chamado Potcake Place. A ONG deixa que visitantes passem o dia com cãezinhos resgatados para ensinarem os bichinhos a socializarem antes de eles serem colocados para adoção. Seria meu sonho visitar esse lugar?

Esse sistema eleitoral está falido e qualquer um que o defenda pode ser considerado no mínimo mal-intencionado. Qualquer um que venha com aquele velho discurso de que “o povo precisa aprender a escolher seus candidatos” pode ser considerado no mínimo mal-intencionado. Esse sistema político está falido e bota tempo nisso, portanto, qualquer um que o defenda pode ser considerado no mínimo mal-intencionado. As urnas eletrônicas não são confiáveis, qualquer um que as defenda pode ser considerado no mínimo mal-intencionado. No atual sistema o voto só serve para o eleito, quando que para o eleitor vem tudo na base do conta-gotas (quando vem) e qualquer um que o defenda pode ser considerado no mínimo mal-intencionado. Todo aquele que vive criticando o atual sistema e continua votando, apoiando candidaturas ou a t é m e s m o s e c a n d i d a t a n d o, pode, sim, ser considerado, no mínimo, mal-intencionado! Se não é boa a atual situação na educação, saúde, economia, segurança, etc., precisamos entender que tudo isso são os efeitos de uma crise moral e qualquer um que negue tal fato pode, sim, ser considerado no mínimo, mal-intencionado! Será que eles pensam realmente que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

Huayrãn Ribeiro


Página 04

Dicas & Fatos

Campinarte

Elba Maria Nunes Ramalho 17/8/1951 Conceição de Piancó, PB Biografia / Cantora. Atriz. Herdou do pai, o agricultor e instrumentista de orquestra João Nunes, o gosto pela música. Em 1962, sua família mudou-se para Campina Grande, na Paraíba. Naquela cidade, seu pai tornou-se proprietário de um cinema. Fez o ginásio no Colégio Estadual da Prata, onde participou do Coral Falado Manuel Bandeira. (...) Dados Artísticos Em 1966, participou, pela primeira vez, de uma apresentação no palco, no Coral da Fundação Artística e Cultural Manuel Bandeira, do qual fazia parte, com "Evocação do Recife". Os Corais Falados Manuel Bandeira e Cecília Meireles ganharam fama e passaram a ser vistos por todo o Nordeste, com destaque para as apresentações da (...)

Jornalista da Globo, Artur Almeida morre aos 57 anos POR GUILHERME RODRIGUES - 25/07/2017

ditor-chefe e apresentador do MGTV 1ª edição, telejornal da Globo Minas, Artur Almeida faleceu na noite desta segunda-feira (24/07), aos 57 anos, depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. O famoso estava de férias em Portugal, chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. O profissional estava há mais de 20 anos na emissora e deixa três filhas e a esposa. No site do canal, Almeida recebeu uma homenagem. “Minas Gerais perde com certeza um dos seus jornalistas mais importantes e a Globo Minas perdeu um colega, um amigo que deixa uma lacuna profissional imensa e principalmente uma enorme saudade”, escreveu um representante da empresa.

E


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 05

EM CARTAZ COM A BOCA NA BOTIJA (EM AGOSTO) Espetáculo de grande sucesso de Danilo Avelleda nos palcos cariocas com a realização da CIADRACA Produções. Com a Boca na Botija conta de forma hilariante a história de um homem que, ao assaltar um motel, encontra sua esposa com o amante. A mesma de forma inteligente vai se unir ao marido para seqüestrar o próprio amante. Mas tudo não passa de uma armação da esposa para vingar-se do seu marido. Dessa união surgirá um final surpreendente. Tudo isso contado com muito humor / Ficha Técnica: Texto: Danilo Avelleda Direção: Rodrigo de Castro Elenco: Elaine Vieira, Luca Machado e Rodrigo de Castro Produção: Adriano Nascimento / Rodrigo de Castro Auxiliar de Produção: Elaine Vieira / Gabriel Miranda Operador de Som: Gabriel Miranda Operador de Luz: Michelle Lima Cenário / Figurino: A CIA Desenho cenográfico: Eduardo Tozato Maquiagem: Jully Antunes Programação visual: Flavio Oliveira Imagens em vídeo: Paulo Márcio Muniz Registro e cobertura audiovisual: Brothers Filmes Voz: André Santos Fotografia: Amanda Rosa Divulgação: Identidade Cultural Realização: CIADRACA Produções Dias, horários e valores: Domingo às 20:00 - R$ 50,00 (Valor inteira) Duração: 60 minutos Temporada: De 06/08/2017 Até 27/08/2017 Contato: (21) 4042-6662 (Rio no Teatro) Classificação: 14 anos Genero: Comédia

Liga da Justiça Mulher-Maravilha e Mera ganham Barbies especiais

As heroínas Mulher-Maravilha e Mera, interpretadas por Gal Gadot e Amber Heard, ganharam modelos especiais de Barbies inspiradas em seu visual em Liga da Justiça – confira mais abaixo. Mera vai fazer sua estreia no cinema com Liga da Justiça, e deve aparecer em seguida em Aquaman. Ela é a rainha de Atlantis, esposa do herói interpretado por Jason Momoa. Na Comic-Con mais fraca em anos, só a DC conseguiu empolgar. Com Batman, Flash, Superman, Mulher-Maravilha e Aquaman, o primeiro filme da Liga da Justiça, dirigido por Zack Snyder e finalizado por Joss Whedon, estreia em 16 de Novembro de 2017.


Pรกgina 08

Dicas & Fatos

Campinarte


Campinarte

Dicas & Fatos

Pรกgina 07


Página 08

Dicas & Fatos

Saúde é Vital

Campinarte

Saúde

Dra. Dra. Sandra Sandra Borges Borges Cirurgiã Dentista, Odontopediatra, Homeopata

Dr. Sabe tudo Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido. Vinicius de Moraes A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia. Friedrich Nietzsche Ser estúpido, egoísta e ter boa saúde, eis as condições ideais para se ser feliz. Mas se a primeira vos falta, tudo está perdido. Gustave Flaubert A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba. Guimarães Rosa Saúde e paz. O resto, a gente corre atrás. Pedro Bial Gozai a vossa bela saúde; só é jovem quem passa bem. Voltaire Por saúde, quero dizer a possibilidade de levar uma vida completa, adulta, viva, em que eu esteja em estado de respirar em comunhão com aquilo de que gosto. Katherine Mansfield Será um conforto pensar que a fraqueza pode ser uma força, como uma saúde delicada é uma defesa contra as doenças graves? Cesare Pavese A saúde e o prazer são para o homem o que o sol e o ar são para as plantas. Massilon Como dizia Voltaire, “Resolvi ser feliz porque é melhor para a saúde.” Caio Fernando Abreu


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 09

Piadas & Piadas

COLOCAMOS AO SEU CISA SABER , E QUANDO

Provas para candidatos surdos do Enem já estão sendo produzidas / As mídias onde estão gravadas as videoprovas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traduzidas para a língua brasileira de sinais (Libras) foram enviadas hoje (21/07) para a gráfica que fará a reprodução do material. As videoprovas serão aplicadas pela primeira vez no Enem 2017 aos candidatos surdos ou com deficiência auditiva que solicitaram o recurso. O transporte contou com escolta da Polícia Federal para garantir a segurança e o sigilo das informações. O novo recurso de acessibilidade do Enem foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com professores, pesquisadores e especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos, entre outros. No dia do exame, cada participante receberá um notebook para fazer as provas. As orientações, o enunciado das questões e as alternativas de respostas serão apresentados em libras, por meio de vídeos gravados em DVD. O candidato também receberá o caderno de questões, a folha de redação e o cartão-resposta, no qual deverá marcar as respostas. Ele pode escolher qual área do conhecimento fazer primeiro e assistir aos vídeos na ordem que preferir. Os inscritos no Enem que forem usar o recurso podem praticar em 60 questões de edições anteriores do exame, disponíveis na página da UFSC na internet. (Agência Brasil)

DISPOR TUDO O QUE VOCÊ

[ MULHER ]

PRE -

FALAMOS TUDO É PORQUE ESTAMOS LITE -

RALMENTE COLOCANDO OS ARTIGOS MAIS INTERESSANTES !

C ONTA -

MOS COM GRANDES COLABORADORES E PARCEIROS PARA TORNAR ESTA SEÇÃO UMA SEÇÃO NO MÍNIMO ÚTIL .

Campinarte só para Mulheres

Artista transforma cabelos afros em obras de arte O artista Pierre Jean-Louis recria retratos de mulheres negras misturando seus cachos com fotos de galáxias, flores e florestas

* O marido, que era viajante, liga para casa para saber notícias e a filha atende: - Oi filha, como você está? - pergunta ele. - Bem, papai. - E sua mãe, cadê? - A mamãe está no quarto com o tio João. - Tio João? Mas você não tem nenhum tio João. Então na hora ele se deu conta do que pode estar acontecendo e fala: - Filha, vai e fala para a mamãe que o papai encostou o carro aqui na frente de casa. - Tudo bem, papai. Eu já volto. E depois de alguns minutos ela volta. - Já disse, papai. - E o que aconteceu filha? - A mamãe levantou da cama correndo escorregou no tapete e morreu, e o tio João foi pular na piscina para sair pelos fundos e esqueceu que o senhor tinha esvaziado a piscina e morreu! - Nossa! Piscina? Aí é do número 555-3145? - Não! - diz a menina. - Ah! Desculpe foi engano. * O chefe da repartição tava muito cabreiro com um de seus funcionários. Sempre na quinta-feira o sujeito faltava ao trabalho e no dia seguinte não dava nenhuma satisfação. Até que, numa semana, ele pede a um dos office-boys que, na quinta bem cedinho, fosse até a casa do funcionário e ficasse de butuca pra ver o que ele fazia o dia inteiro. No final do dia, o rapaz volta e relata para o chefe: - Bem, seu Galhardo, ele saiu de casa lá pelas nove, pegou o seu carro e levou a sua mulher para passar o dia num motel. - Ué, que estranho! E precisa faltar ao trabalho pra levar a própria mulher num motel? - Seu Galhardo, eu posso lhe tratar por tu? - Pode, oras, mas por quê? - Fica mais fácil para explicar! O cara saiu às nove de casa, pegou o TEU carro e levou a TUA mulher para um motel. Entendeu?


Página 10

Dicas & Fatos

Minha Pátria é Minha Língua

António Lobo Antunes

Todo Dia é Dia de Índio

Campinarte

Curiosidades

SATERÉ MAWÉ Inventores da cultura do guaraná, os Sateré-Mawé domesticaram a trepadeira silvestre e criaram o processo de beneficiamento da planta, possibilitando que hoje o guaraná seja conhecido e consumido no mundo inteiro.

Lobo Antunes nasceu em 1942 em Lisboa. Formado em medicina, serviu como médico do exército português em Angola. Autor de uma obra extensa, de repercussão mundial, o escritor recebeu diversos prêmios literários, como o Grande Prêmio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 1999, por Exortação aos crocodilos. Em 2007, recebeu o Prêmio Camões de Literatura, o maior reconhecimento dado a um autor de língua portuguesa vivo; e, em 2008, o Prêmio Juan Rulfo. Alguns de seus títulos de destaque: Memória de elefante, Os cus de Judas e Explicação dos pássaros.

Diamantino’s Bar Chopp / Porções / Frango Assado Tradição de Qualidade No Coração de Sta. Cruz da Serra

Minha Pátria é Minha Língua

JOSÉ VICENTE LOPES / Nasceu na Cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, a 6 de outubro de 1959, com vivência em São Tomé e Príncipe, Angola, Portugal e Brasil. Reside atualmente na Cidade da Praia. É jornalista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Poeta, contista e ensaísta, os seus textos encontram-se publicados de forma dispersa, pela imprensa cabo-verdiana e estrangeira. ROSA DOS VENTOS

O vício se alastra noite dentro e a cidade se rende ao rumor de vozes Todavia não era mais este o tempo sombrio em que cada um se fecha dentro da sua dor ou finge sorrir dentro da falsa alegria Contornado o vazio da memória apenas os pássaros enlouquecidos buscam agora o rumo perdido da rosa dos ventos.

O DOM Defronte à matriz do tempo interrogo uma vez mais as noites através da fala irônica dos loucos ou do sorriso ingênuo dos filósofos

BIZÂNCIO Foi por muito tempo um sonho ou um desejo a cidade dourada onde o tempo inexiste e a felicidade perdura para além dos dias iluminados. Porém W. B. advertira já that is no country for old man Ou seja, não há nesta quimérica geografia moeda de troca entre a inocência e a maturidade E por conseguinte o que quando jovens enamorados julgamos sentir nada mais é na verdade do que ilusória e breve felicidade

A auto-imagem dos Sateré-Mawé como filhos do guaraná está traçada no plano ideológico no mito da origem. Inventores da cultura do guaraná, os Sateré-Mawé transformaram a Paullinia Cupana, trepadeira silvestre da família das Sapindáceas, em arbusto cultivado, introduzindo seu plantio e beneficiamento. O guaraná é uma planta nativa da região das terras altas da bacia hidrográfica do rio Maués-Açu, que coincide precisamente com o território tradicional Sateré-Mawé. O waranã é o produto por excelência da economia sateré-mawé, e dos seus produtos comercializáveis é o que obtém melhor preço no mercado. É possível ainda pensar que a vocação para o comércio demonstrada pelos Sateré-Mawé se explique pela importância do guaraná na sua organização socioeconômica. A primeira descrição do guaraná e de sua importância para os SateréMawé é de 1669, ano que coincide com o primeiro contato do grupo com os brancos. Segundo o padre João Felipe Betendorf "tem os Andirazes em seus matos uma frutinha que chamam guaraná, a qual secam e depois pisam, fazendo dela umas bolas, que estimam como os brancos o seu ouro, e desfeitas com uma pedrinha, com que as vão roçando, e em uma cuia de água bebida, dá tão grandes forças, que indo os índios à caça, um dia até o outro não têm fome, além do que faz urinar, tira febres e dores de cabeça e cãibras". Em 1819, o naturalista Carl von Martius recolheu na região de Maués uma amostra de guaraná, denominado-a Paullinia Sorbilis. Martius observou que na época já existia intenso comércio de guaraná, enviado a locais distantes como o Mato Grosso e a Bolívia. Assim, em 1868, Ferreira Pena escreve:”Cada ano descem pelo Madeira mercadores da Bolívia e Mato Grosso dirigindo-se à Serpa e Vila Bela Imperatriz, para onde trazem seus gêneros de exportação e donde recebem os de importação. Daí, antes de regressar vão a Maués, donde levam mil arrobas de guaraná, regressando então em ubás, carregadas daqueles e deste último gênero, que eles vão vender nos departamentos de Beni, Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba na Bolívia e nas povoações do Guaporé e seus afluentes'”.

Duplicata é essa coisa que sempre vence. Nunca empata. / O porco só é nocivo a quem, em vez de comer-lhe a carne, come-lhe o espírito. / Serviço público: nunca tantos fizeram tão pouco em tanto tempo. / Uma assinatura sempre revela o caráter de um homem - e algumas vezes até o seu nome. / Mulher, hemorróidas e dinheiro: quem tem não diz. / Comprador:' Eu gostaria de ver alguns carros de segunda mão realmente bons.' Vendedor:' Eu também'. / Na verdade, desde o tempo de Tiradentes que andamos com a corda no pescoço. / Qualquer um que use a frase fácil como roubar doce de criança, nunca tentou roubar um doce de uma criança. / Não tente pagar os seus impostos com um sorriso. Os fiscais preferem em dinheiro. / Uma feijoada só é realmente completa quando tem uma ambulância de plantão. O fim da ambição é como o horizonte: recua à medida que avançamos. / É melhor um presente na mão do que dois em promessa. / Quem abre o coração à ambição fecha-o à tranqüilidade. / Um homem sábio não deseja mais do que pode conseguir honestamente, para usar moderadamente, distribuir alegremente e abandonar contentemente. / A ambição do homem é tão grande que, para satisfazer a uma vontade presente, ele não pensa no mal que dentro em breve daí pode resultar. / O escravo tem apenas um dono; o ambicioso tem tantos donos quantos sejam os homens úteis à sua fortuna. / A ambição é indispensável para o homem; é necessário apenas que ele respeite a boa razão para não dar fruto ao mal. / Quando os homens não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

À LUZ DO ESPIRITISMO perfeitamente normal e natural que se procure em determinados momentos de nossas vidas procurarem mudar em algo ou em algum momento, afinal a vida muitas das vezes nos obriga a fazer mudanças constantes senão corremos o risco de estacionarmos no tempo e estacionar não é uma condição para a qual fomos criados, somos seres criados para evoluir, adaptarem-se as condições, criar, inventar e reinventar, e assim seguir nossa trajetória de eterna evolução. Evoluir, sofrer transformação, progredir, tal a condição humana. Lendo vários artigos sobre a Doutrina dos Espíritos, deparei-me com alguns que sob o pensamento que a doutrina tinha que evoluir, o autor chegou ao ponto de deixar pensar que Kardec está assim, meio ultrapassado, e que muita coisa que esta escrito e foi passado pelos espíritos no livro dos espíritos e em outras obras do Pentateuco, precisa ser revista e corrigida para acompanhar a época em que vivemos, confesso eu que fico meio com um pé atrás quando me deparo com estas situações, infelizmente após ler a matéria a comentários que explanam a plena concordância com o autor. Fico aqui imaginando como Jesus se apresentaria para nós hoje? Seria provavelmente um Jesus hitec, antenado com as situações, seu linguajar mais amplo e objetivo, sem alegorias e parábolas, mas tenho a certeza que os seus ensinos seriam exatamente como foram a mais de 2000 anos, afinal falar de amor, bondade, justiça, misericórdia, pensemos bem, que mudanças se podem fazer para tratar desses assuntos senão a nossa mudança intima, querer mudar, inventar ou reinventar os escritos das obras do Pentateuco é o mesmo que deixar de lado toda a essência que é o verdadeiro significado do trabalho que Kardec nos deixou, um legado atemporal, que para mim será sempre atual, de resto o que se passa por ai é só um punhado de cabeças que se enchem do seu orgulho e vaidade e querem à custa daquele que tanto se esforçou adquirir o seu quinhão de fama, são 160 anos do livro dos espíritos e para mim, mais atual do que nunca.

É

Muita paz para todos / Marcos Valerio

Página 11

COMUNIDADE

No Caminho da Verdade São Jacinto, apóstolo da Polônia

santo de hoje nasceu no ano de 1183 em Cracóvia (Po lônia) e chamava-se Jacó. Com o apoio da família, ingressou para a vida religiosa tendo conhecido São Domingos de Gusmão em Roma no ano de 1221. Desta forma, passou a fazer parte da Família Dominicana. Os Dominicanos, por sua vez, deram-lhe o nome de Frei Jacinto. Documentos seguros indicam-nos que era pregador em Cracóvia, em 1228, no convento da Santíssima Trindade, e que pregava a cruzada contra os Prussianos em 1238. Morreu a 15 de agosto de 1257. Era parente do Bispo de Cracóvia e durante a sua vida foram fundados os conventos de Breslau, Sandomir e Dantziga. Em 1228, a partir do capítulo geral dominicano de Paris, Jacinto juntamente com outros dominicanos foram transferidos para Rússia, onde sua evangelização atingiu também os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Substituíram os Cistercienses, menos bem preparados. Mas os Tártaros, em 1241 e 1242, destruíram numerosos conventos e fizeram muitos mártires. Depois da passagem deles, a obra apostólica foi retomada e Jacinto retornou à Cracóvia. Jacinto é considerado o apóstolo da Polônia. Desde 1260, três anos após sua morte, o seu túmulo atraía peregrinos. O culto dele abrangeu toda a Polônia. Foi canonizado pelo Papa Clemente VIII, em 1594.

O


Pรกgina 12

Dicas & Fatos

Campinarte

Campinarte Dicas e Fatos - Edição / Ago. 2017  

Informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you