Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos JJUNHO / 2017 2017 UNHO/

DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRATUITA

Um Informativo Digno de Você! MENSAL

Ano XX - N.º 238 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 / E-mail - campinarte@gmail.com - Tel.: - Claro (9)9116-5147 (WhatsApp)


Página 02

Dicas & Fatos

Campinarte Dicas & Fatos

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Nova Campinas / Cep: 25040250 - Duque de Caxias - RJ Telefone - Claro (9)9116-5147 - WatssApp BLOG / CAMPINARTEDICASEFATOS.BLOGSPOT.COM e-mail: campinarte@gmail.com Fundado em 27/09/1996 por Huayrãn Ribeiro Fotos: Arquivo Campinarte Diagramação, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte Relações Públicas: Huayrãn Ribeiro Colaboram: Dra. Sandra Borges (Cirurgiã Dentista), Dr. Máximo G. Costa (Direito), AVLADUC - (Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias - Instrutor: Jaú - Transporte), Carlito do Sal (Radialista Comunitário), Marcos Valério (Espiritismo). O S ARTIGOS ASSINADOS SÃO D E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE D E SEUS AU TORES , ONDE NEM SEMPRE REFLETEM O PENSAMENTO D O C AMPINARTE D ICAS E F ATOS , O I NFORMATIVO . Tiragem: 2.000 exemplares.

ESCRITÓRIO VIRTUAL Para Enviar TEXTOS, CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS, PESQUISAS... GOSTARIA DE SER UMA ESPÉCIE DE CORRESPONDENTE DO CAMPINARTE DICAS E FATOS? Você deverá se utilizar do e-mail campinarte@gmail.com No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Nos casos (por exemplo), de pesquisas, crônicas ou qualquer outro artigo – não deixe de citar as fontes... Caso o material seja de terceiros, exija (por escrito) a autorização dos mesmos...

Fotos e vídeos... No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Os mesmo cuidados em relação aos direitos autorais devem ser tomados no que diz respeito ao envio de vídeos e/ou fotos... Não se esqueça de dar os devidos créditos e/ou citar as respectivas fontes... Obs.: caso os vídeos estejam no You Tube, etc., basta enviar apenas o link...

Escritores Brasileiros / Resumos e Contos

Galinha cega (João Alphonsus) Conto com toques de realismo fantástico, em 3a pessoa. Um carroceiro compra uma galinha pela qual tem incomum carinho. Tempos depois de comprá-la, seu dono percebe que a galinha ficara cega. Então passa a dar-lhe de comer e beber pessoalmente todos os dias. Certo dia, crianças brincam de chutar a galinha e o carroceiro as chicoteia. Um dos meninos é filho do delegado e o dono da galinha é preso. Voltando pra casa, vê que a sua galinha fora estrangulada, pergunta à mulher quem fora e ela diz ter sido um gambá. Após esbofetear a mulher por não ter defendido sua galinha, o carroceiro é preso mais uma vez. Depois de sair da prisão, o carroceiro arquiteta a vingança contra o gambá. Faz uma armadilha deixando cachaça para o animal. À noite quando finalmente está diante do gambá embriagado e pronto para a vingança, o carroceiro deixa o animal ir embora. O gambá sai do galinheiro.

Gaetaninho (Alcântara Machado) Gaetaninhio era um jovem que sonhava sempre em ir na frente de um cortejo fúnebre; atropelado por um bonde, acaba realizando, morto, seu sonho. Observamos na obra de Alcântara Machado, como traço mais característico o uso de expressões italianas para marcar a influência da imigração e da miscigenação racial na constituição da sociedade paulistana. Em Gaetaninho há uma divisão do conto em cinco cenas, característica notadamente cinematográfica, dada pelo corte narrativo existente de uma cena para outra, introduzindo uma nova situação, em um tempo e espaço também novos. Essa superposição de cenas compõe o todo como uma colagem, como se o narrador estive com uma câmera fotografando cena por cena. Um dos recursos utilizados pelo autor para ilustrar a ação do personagem é a linguagem radiofônica. Como se fosse um locutor esportivo, o narrador descreve os fatos. O ambiente da trama é constituído por traços leves, demonstrando uma certa preocupação jornalística, mas que, no entanto, consegue identificar perfeitamente a condição sócio-econômica das personagens, como na passagem: “Ali na Rua Oriente a ralé quando muito andava de bonde. De automóvel ou carro só mesmo em dia de enterro. De enterro ou de casamento. Por isso mesmo o sonho de Gaetaninho era de realização muito difícil. Um sonho.” Ainda neste trecho, notamos um certo valor social presente no desejo de Gaetaninho de andar de automóvel e ser admirado pelas pessoas, valor que talvez fosse associado como representação da elite, do status econômico. O final do conto é surpreendente, tanto pela rapidez com que se dá a morte de Gaetaninho, quanto pela ambigüidade causada pela frase “Amassou o bonde”. Tomando-se o sentido do verbo amassar em português e sabendo que em italiano ammazzare significa matar, permite uma dupla interpretação do trecho final, já que não se sabe se foi o garoto que atropelou o bonde ou contrário, o que garante, para um final que parecia ser trágico, um caráter cômico.

Campinarte

HISTÓRIA, ARTE E CULTURA

ESTILOS MUSICAIS

Cateretê ambém chamada Ca tira, é uma dança indígena brasileira encontrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Arthur Ramos afirma que o cateretê se estende por vários Estados do Nordeste e Cenicchiaro estende a área do cateretê também aos Estados do Amazonas e Pará. Há registros dessa dança na África, que Mário de Andrade considera "ser torna viagem de portugas e negros", pois já no século XVII se indicava o degredo para Angola de gente de São Paulo. Segundo opinião corrente, a dança é de origem ameríndia, tendo sido aproveitada pelo padre Anchieta (15341597) nas festas católicas da catequese. Não há, porém, nenhuma descrição coreográfica de tal cateretê primitivo. As primeiras ligeiras referências a ele datam do fim do século XIX. As descrições minuciosas são todas recentes. A dança se executa sempre em fileiras formadas por homens e mulheres, que se colocam, homens de um lado, mulheres de outro. O caipira paulista considera que "todas as danças são invenção diabólica exceto o cateretê, porque esta foi abençoada e até praticada por Jesus, quando em sua peregrinação histórica". Para Mário de Andrade, esta superstição é uma sobrevivência histórica. Os jesuítas, no afã de retirar os índios e primeiros mestiços de suas práticas pagãs (sempre coreográficas), teriam enegrecido as danças ameríndias com o anátema divino. Menos o cateretê, que adotaram, substituindo-lhe os textos pagãos por outros católicos em tupi. Os compositores urbanos de música popular adotaram por vezes o ritmo do cateretê nas suas produções tanto vocais como instrumentais, conservando até mesmo o nome como indicativo do gênero.

T


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Editorial eja se o presidente da Associação de Moradores do seu bairro tem um perfil parecido com o que vamos apre sentar a seguir: COMPETE AO PRESIDENTE: Representar a Associação ativa e passivamente, perante os Órgãos Públicos, Judiciais e Extrajudiciais, inclusive em juízo ou fora dele, podendo delegar poderes e constituir advogados para o fim que julgar necessário; Convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva; Convocar Assembléias Ordinárias e Extraordinárias; Juntamente com o tesoureiro abrir e manter contas bancárias, assinar cheques e documentos contábeis; Organizar um relatório contendo balanço do exercício financeiro e os principais eventos do ano anterior, apresentando-o à Assembléia Geral Ordinária; Contratar funcionários ou auxiliares especializados, fixando seus vencimentos, podendo licenciá-los, suspendê-los ou demiti-los. Agora, algumas perguntas: o presidente da Associação de Moradores do seu bairro se enquadraria nesse perfil? E MAIS: O presidente da Associação de Moradores do seu bairro costuma convocar a comunidade para de maneira organizada exigir os seus direitos? O presidente da Associação de Moradores do seu bairro permite que a comunidade use a entidade como um instrumento de solidariedade? O presidente da Associação de Moradores do seu bairro permite que a entidade seja um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida? O presidente da Associação de Moradores do seu bairro define junto com a comunidade as necessidades mais prioritárias, como por exemplo: transporte, água, coleta de lixo, posto de saúde, luz, etc.? As prioridades e lutas são determinadas em discussão democrática e em assembléia com os moradores? O presidente da Associação de Moradores do seu bairro exige das autoridades a satisfação das necessidades discutidas e acordadas? Você sabia que a Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir e reivindicar junto ao poder público e órgãos competentes os direitos do povo que paga seus impostos?

Campinarte Animal

Página 03

TENHO CARA DE PALHAÇO?

V

Huayrãn Ribeiro

DICAS, FATOS E FOTOS / LEIA, COMENTE E EECOMENDE

África do Sul registra primeiro caso de cães gêmeos no mundo que deixa essa ju ventude bastante abatida é a falta de respeito daqueles que deveriam velar pelos seus anseios, desejos e esperanças e dar-lhes totais condições de uma preparação adequada para a vida. Nossos jovens têm planos, tem sonhos, tem sede de conhecimento, querem se preparar para trabalhar, produzir. Nossos jovens, porém, querem (e têm esse direito) de viver como jovens. Nossos jovens são românticos e querem namorar e descobrir as belezas e os prazeres da vida, mas tudo no seu devido tempo, não é preciso que ninguém antecipe etapas, tudo tem o seu momento certo, a natureza é sábia. Eu não queria a juventude assim perdida e nem a própria juventude está querendo andar por aí assim perdida. Precisamos cuidar melhor dessa juventude respeitando suas paixões e transformações e não é aconselhável que mudemos o curso natural dessa fase que por si só já é bastante complicada. O caminho dessa juventude precisa ser pavimentado por pessoas sérias, honestas e que tenham conhecimento de causa. Não se iludam: nossos jovens são contra a baixaria e o mau-gosto; não tentem empurrar goela abaixo dos nossos jovens essas malditas drogas; não coloquem um fuzil em suas mãos, nossos jovens precisam de livros. Nossos jovens não querem morrer, nossos jovens querem viver.

O

Os dois filhotes de wolfhound irlandês, nascidos na África do Sul, são os primeiros da história a serem confirmados como gêmeos idênticos geneticamente (foto: Gawie Pottas/LiveScience/Reprodução)

ois filhotes de cachorro, da raça wolfhound irlan dês, nascidos na África do Sul, entraram para a história da ciência como o primeiro caso de gêmeos caninos registrado e comprovado em todo o mundo. Os cãezinhos nasceram em outubro de 2015, mas só no fim do ano passado o caso teve comprovação científica por meio de um teste de DNA realizado na Universidade James Cook, da Austrália. Ao contrário do que se pode imaginar, filhotes de cães não são considerados gêmeos só porque as cadelas, geralmente, dão à luz vários indivíduos em único parto. "Na maioria dos casos, são óvulos diferentes que foram fertilizados por espermatozoides diferentes. Para que sejam considerados gêmeos, é necessário que um único óvulo fertilizado se divida em dois embriões", explica a veterinária Carolynne Joonè, da universidade australiana, em entrevista ao portal Live Science. As suspeitas de que os filhotes de wolfhound irlandês eram gêmeos idênticos surgiram durante a cesariana. De acordo com o Live Science, o veterinário Kurt De Cramer, que fez o parto, percebeu que dois dos cinco filhotes, que estavam prestes a nascer, compartilhavam a mesma placenta. A partir dessa observação, ele recolheu amostras do DNA dos bichinhos e as enviou para análise na Austrália, o que acabou comprovando a hipótese do especialista. Segundo a veterinária Carolynne Joonè, o provável motivo para que, até hoje, não se tenha registro de nenhum outro caso de gêmeos caninos se deve ao fato de que a maioria dos partos das cadelas ocorrem de forma natural. Logo, não é possível perceber se os filhotes compartilharam a mesma placenta. Apesar de idênticos geneticamente, os dois filhotinhos gêmeos possuem manchas brancas na pelagem, que são ligeiramente diferentes. (com portal Live Science)

D

Será que eles pensam realmente que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

Huayrãn Ribeiro


Página 04

Dicas & Fatos

Campinarte

Maria Olívia Leuenroth Hime (25/6/1943 Rio de Janeiro, RJ) o início de sua car reira, integrou, com Miúcha e Telma Costa, um grupo vocal com o qual atuou em um show de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Em 1977, assinou a produção musical do LP "Passaredo", de Francis Hime. Em seguida, começou a participar de discos e shows do compositor e também a compor. Em 1981, gravou seu primeiro LP, "Olívia Hime", produzido por Dori Caymmi, registrando parcerias com Francis Hime nas canções "A tarde", "Parintintin", "Estrela do mar", "Lua de cetim" e "Três Marias", além de músicas de outros compositores como "1789" e "Maria Clara", ambas de Cláudio Cartier e Paulo César Feital, "Profunda solidão" (Novelli e Cacaso) e "Dia de festa" (Nelson Angelo e Cacaso), entre outras. No ano seguinte, lançou o LP "Segredo do meu coração", contendo as canções “Cartão postal” e “Mariposa”, ambas de sua parceria com Francis Hime, além de “Estrela guria” (Pery Souza e Fogaça), “Zabelê” (Gilberto Gil e Torquato Neto), “Deveria” (Claudio Cartier e Paulo César Feital), “A flor das estradas” (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), “Próxima partida” (Nelson Angelo), “Saiçu (Segredo do meu coração)” (Kleiton Ramil), “Gongoba (Pra você que chora)” (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri), “Amazônia” (Jota Maranhão e Amaral Maia) e “Canção da noiva” (Dorival Caymmi). O disco foi produzido por Dori Caymmi e Francis Hime. (Saiba mais no site dicionariompb.com.br)

N

Filmes para te ajudar a aprender espanhol Olá, leitor - Os filmes são grandes aliados de quem deseja aprender um outro idioma. Cada um representa, pelo menos, uma hora de contato com a língua. Então, se você está aprendendo espanhol, que tal separar a pipoca e assistir a lista que fizemos para você? Diários de Motocicleta / O líder guerrilheiro Che Guevara fez uma grande viagem por toda a América Latina enquanto lutava por seus ideais. É um filme importante para quem estuda espanhol, mas também pela relevância histórica. Três passos acima do céu / O romance não está entre os dignos de Oscar, mas tem uma linguagem tão simples e fácil de entender, que vale para quem está iniciando os estudos. A história se passa na Espanha entre um adolescente acusado de um crime e uma garota que aparece para mudar a vida dele. Como água para Chocolate / Uma jovem se apaixonada por um rapaz, mas é impedida de ficar com ele por causa de uma tradição de família. É um filme tocante pela história e interessante para quem quer ouvir o espanhol. O Labirinto do Fauno / Este será um dos vocabulários mais difíceis de entender porque mistura guerra, conto de fadas e realidade. Mas a história da princesa que vive a vida de outra adolescente vai te prender. É um mergulho no universo da fantasia.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 05

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas é um teatro brasileiro localizado no largo de São Sebastião, no centro de Manaus, capital do Amazonas, inaugurado em 1896 é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o ciclo da borracha. Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, Manaus - AM, 69025-140 Inauguração: 1896 / Andar: 3 Telefone: (92) 3622-1880 Estilo arquitetônico: Arquitetura do Renascimento Dono: Amazonas / Função: Teatro de ópera

A Terceira Margem (2016)

Em 1953, treze anos depois do início da célebre Marcha para o Oeste, os indigenistas irmãos VillasBoas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.


Pรกgina 08

Dicas & Fatos

Campinarte


Campinarte

Dicas & Fatos

Pรกgina 07


Página 08

Dicas & Fatos

Saúde é Vital

Dra. Dra. Sandra Sandra Borges Borges Cirurgiã Dentista, Odontopediatra, Homeopata

Campinarte

Saúde

Belo trabalho de prótese dentária levanta autoestima de deficiente físico em Nova Campinas Importante destacar esse trabalho realizado no Alan (31), deficiente físico, morador de Nova Campinas que há mais de dez anos carecia de um tratamento dentário, veja na imagem o antes e o depois. Zé Carlos (protético) topou o desafio e o resultado foi maravilhoso. Esse belo trabalho de prótese serviu também para alavancar a autoestima do jovem que agora parece outra pessoa.

Professor Sabe tudo O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde. (Millôr Fernandes) A verdadeira amizade é como a saúde: o seu valor só é reconhecido quando a perdemos. (Charles Colton) A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade. (Aristóteles) O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem. (Arthur Schopenhauer) A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula. (Mahatma Gandhi) O dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Representa: saúde, força, honra, generosidade e beleza, do mesmo modo que a falta dele representa: doença, fraqueza, desgraça, maldade e fealdade. (Arthur Schopenhauer) A única diferença entre a loucura e a saúde mental é que a primeira é muito mais comum. (Millôr Fernandes) Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar. (Sócrates) O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior. (François La Rochefoucauld) A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe. (Ivan Turgueniev) A cólera prejudica o sossego da vida e a saúde do corpo, ofusca o julgamento e cega a razão. (Denis Diderot) Os velhos invejam a saúde e vigor dos moços, estes não invejam o juízo e a prudência dos velhos: uns conhecem o que perderam, os outros desconhecem o que lhes falta. (Marquês de Maricá) A alma que abriga a filosofia deve, para a sua saúde, tornar o corpo são. (Michel de Montaigne)


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 09

Piadas & Piadas PIADA DE CAIPIRAS

COLOCAMOS AO SEU CISA SABER , E QUANDO

DISPOR TUDO O QUE VOCÊ

[ MULHER ]

PRE -

FALAMOS TUDO É PORQUE ESTAMOS LITE -

RALMENTE COLOCANDO OS ARTIGOS MAIS INTERESSANTES !

C ONTA -

MOS COM GRANDES COLABORADORES E PARCEIROS PARA TORNAR ESTA SEÇÃO UMA SEÇÃO NO MÍNIMO ÚTIL .

Campinarte só para Mulheres

A mulher que comprou a empresa dos chefes aos 18 anos e se tornou a 'rainha dos cereais matinais' Kate Stanton / Da BBC News em Melbourne, Austrália uando, aos 18 anos, Carolyn Creswell ouviu que poderia per der o emprego, decidiu dar um passo arrojado. A jovem então trabalhava em uma fábrica que produzia musli, um mix de aveia com frutas secas para lojas pequenas e cafeterias. Dessa forma, ela ganhava um dinheiro enquanto estudava na universidade de sua cidade, Melbourne, na Austrália. O ano era 1992 e os proprietários da pequena empresa disseram que tinham de vender o negócio, o que significava que talvez não houvesse trabalho para ela no futuro. Mas Creswell gostava do emprego e decidiu se arriscar sem pensar muito: comprou o negócio falido de seus chefes. Ela reuniu todas as suas economias e convenceu sua colega de trabalho, Manya van Aker, a se juntar à empresa. Elas conseguiram fazer uma oferta de mil dólares australianos (US$ 735), que foi aceita. Como primeiro passo, decidiram mudar o nome da empresa: se chamaria Carman, usando as três primeiras letras de seus nomes. No entanto, apesar do entusiasmo juvenil, as vendas não foram boas e Manya deixou a empresa depois de dois anos. Creswell insistiu e, em 1997, a segunda maior cadeia de supermercados na Austrália começou a comprar o cereal que ela produzia. Hoje, a Carman's Fine Food vale cerca de US$ 60 milhões, enquanto Creswell ganhou o título de "Rainha dos Cereais Matinais" nos meios de comunicação do país. O que começou com produtos para cafeterias é agora uma enorme cadeia que vende para mais de 3 mil lojas na Austrália e exporta para 32 países. "Não tinha medo de trabalhar duro, mas os primeiros anos foram muito difíceis. Se pudesse desistir, eu teria desistido", disse Creswell à BBC.

Q

Num belo dia de sol um caipira caminhava carregando uma vaca já cansado de caminhar no Sol, quando de repente um ricaço com um carraço parou o carro e disse: -Entra ai, e amarra a vaca no pára-choque. - pensando em tirar uma da cara do mineiro - Te dou uma carona! O caipira achou estranho mas entrou no carro e amarrou a vaca bem forte. Já que estava morrendo de suor e cansaço. O ricão estava andando a 50km por hora para ver se a vaca cansava, e nada. Vendo que a vaca não fazia sinal nenhum de casaco começou a ir a 80 por hora E foi a 100 por hora e nada da vaca desmaiar de canseira...Foi a 120 por hora, e ai sim a vaca pois a língua pra fora. O rico falou: -Sua vaca tem uma ótima resistência, só agora q ela se cansou e olha que eu estou a 120km por hora, hein! Ai o mineiro falou: -Ela e ansim de tanto nos caminha nesse sorzão, todo santio dia! Mas tem uma coisa qui o sinhô tá errado, ela aindia não canso não! Mas ela esta com a língua de fora! -Qui nada ela só tá fazendo sinar que vai ultrapassa ocê!

PIADA DE CAIPIRAS Um cara acaba de comprar uma Ferrari novinha, e pra estrear, sai pela estrada afora. Indo devagarzinho, avista à frente uma carroça puxada por um boi. O cara nem pensa : engata uma segunda e passa rente à carroça do caipira. Nisso, olhando pro retrovisor, ele vê que a mesma carroça vem lhe perseguindo e vai chegando perto numa velocidade animal ! E passa.... VUMMMMMM ! O cara, abobado, engata uma terceira e acelera pra ultrapassar o diabo da carroça viajando a mil. Dai vem a carroça de novo, passando a Ferrari novinha. Já doido, ele engata uma quinta direto e mete fundo, passando mais uma vez a carroça, agora já a 200 por hora. Hã, lá vem a carroça.... VUMMMMM! Nisto, eles chegam numa parada e a Ferrari é forcada a frear. E a carroça: VUMM (pra frente)... VUMM (pra trás)... O cara abaixa o vidro e pergunta pro caipira qualé a do boi turbinado, e o caipira diz : MOÇO, DÁ PRA TIRAR O MEU SUSPENSORIO QUE TÁ PRESO NA SUA ANTENA!!!!????


Página 10

Dicas & Fatos

Minha Pátria é Minha Língua

Escritores Portugueses Selecionamos alguns autores portugueses essenciais a todos os leitores. Descubra! Miguel de Souza Tavares Nasceu no Porto em 1952. Apesar de formado em direito, trabalha, hoje, como jornalista. É autor de várias obras, entre elas os elogiados e sucessos de venda Equador, Rio das Flores e No teu deserto. Margarida Rebelo Pinto Marcada por sua vasta obra repleta de romantismo, Margarida nasceu em Lisboa em 1965. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa. Autora de sete romances, quatro livros de minificções e dois livros para crianças. Está publicada, além do Brasil, na Espanha, França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Itália. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Diário da tua ausência, O dia em que te esqueci e Não há coincidências.

Diamantino’s Bar Chopp / Porções / Frango Assado Tradição de Qualidade No Coração de Sta. Cruz da Serra

Minha Pátria é Minha Língua

DANIEL FILIPE

/ Daniel Damásio Ascensão Filipe Poeta e jornalista de Cabo Verde. Nasceu Ilha de Boa Vista, a 01/ 02/25 e faleceu 06/04/64 . Fez os seus estudos liceais em Portugal e, mais tarde, foi co-diretor dos Cadernos "Notícias do Bloqueio", colaborador assíduo da Revista "Távola Redonda" e realizador, na Emissora Nacional, do Programa Literário "Voz do Império". Combateu a ditadura salazarista, sendo perseguido e torturado pela P.I.D.E. Seu primeiro livro foi Missiva, publicado em 1946. O reconhecimento viria com A Ilha e a Solidão (1957), com o qual conquistou o Prêmio Camilo Pessanha. Obras Publicadas: Missiva (1946); Marinheiro em Terra (1949); O Viageiro Solitário (1951); Recado para a Amiga Distante (1956); A Ilha e a Solidão (1957); O Manuscrito na Garrafa (romance, 1960); A Invenção do Amor (1961) e Pátria, Lugar de Exílio (1963).

Todo Dia é Dia de Índio

É já saudade a vela, além. Serena, a música esvoaça na tarde calma, plúmbea, baça, onde a tristeza se contém. Os pares deslizam embrulhados de sonhos em dobras inefáveis. (Ó deuses lúbricos, ousáveis erguer, então, na tarde morta a eterna ronda de pecados que ia bater de porta em porta!) E ao ritmo túmido do canto na solidão rubra da messe, deixo correr o sal e o pranto — subtil e magoado encanto que o rosto núbil me envelhece. "in" A Ilha e a Solidão

Curiosidades

Dicionário de TupI-guarani

Y Yacamim: ave ou gênio; pai de muitas estrelas (jaçamim) Yamí (tucano): noite Yapira: mel (japira) Yara: deusa das águas - mãe d'água - senhora iara - lenda da mulher que mora no fundo dos rios yasaí: açaí - fruta que chora - fronta de onde sai líquido - coquinho pequeno amarronzado, que dá em cachos no açaizeiro (palmeira com o tronco de pequeno diâmetro e folhas finas, que também produz palmito) yawara (tupi): jaguar - cão - cachorro - lobo - gato - onça - jaguaracambé.

Cimi: em treze anos, 891 indígenas foram assassinados no país | Agência Brasil ados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostram que, em 2015, 137 indígenas foram assassinados no país. De acordo com o Relatório Violência contra os Povos Indígenas no Brasil, divulgado em 2016, o total de assassinatos de índios pode ser ainda maior já que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) reconhece que os números repassados ao Cimi estão “defasados”. O relatório mostra que, na comparação com os dados de 2014, houve redução de um caso (138). Mostra ainda que desde 2003, 891 indígenas foram assassinados, resultando em uma média de 68 mortes violentas por ano. Segundo o Cimi, os dados enviados pela Sesai foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e não permitem uma análise mais aprofundada, pois não contêm informações detalhadas das ocorrências – como faixa etária das vítimas, localidade e o povo. “A fragilidade destes dados dificulta uma clara percepção da autoria dos homicídios, se eles tiveram como pano de fundo a disputa pela terra ou, nesse sentido, se são consequência do fato dos indígenas não estarem vivendo em seus territórios tradicionais”, diz trecho do relatório.

D

Regionais do Cimi O próprio Cimi registrou, em 2015, 52 casos de violência com 54 vítimas de assassinatos nos estados do Acre (1), Amapá (3), Amazonas (4), Bahia (5), Maranhão (3), Mato Grosso do Sul (20), Minas Gerais (1), Pará (2), Paraná (5), Pernambuco (1), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (1) e Tocantins (6). Os dados foram levantados a partir de informações de equipes que atuam nas 11 regionais do Cimi em todo país e de outros meios de comunicação. “Das 54 vítimas, oito eram do sexo feminino e tinham idades entre 9 e 82 anos. Uma criança do sexo feminino, de 9 anos, está entre as vítimas. As outras 46 pessoas eram do sexo masculino e tinham idade entre 2 e 75 anos. Do total de vítimas, incluindo homens e mulheres, nove eram menores e ti-

Morna

Campinarte

nham entre 2 e 17 anos”. Segundo o Cimi, pelo menos 15 mortes ocorreram em decorrência de brigas ou consumo de álcool. Em cinco casos, observou-se que as mortes foram consequência de conflito fundiário. Sobre o tipo de arma usada, os dados do relatório indicam que 21 indígenas morreram por armas brancas e 15 por armas de fogo. Segundo o relatório, em relação aos conflitos fundiários, há “omissão” dos órgãos estaduais e federais. “Os órgãos estaduais e federais são omissos e coniventes diante dos crimes praticados contra os povos indígenas e o meio ambiente. A promiscuidade existente entre madeireiros e autoridades locais incentiva a exploração ilegal da madeira, um crime lucrativo”, diz trecho do relatório.

Tentativa de assassinatos O relatório também calculou os casos de tentativa de assassinatos contra indígenas. Ao todo em 2015 foram registradas 31 tentativas em Alagoas (1), no Amazonas (2), Maranhão (7), em Mato Grosso (3), no Mato Grosso do Sul (13), em Minas Gerais (1), no Pará (1), em Santa Catarina (1), no Rio Grande do Sul (1) e no Paraná (2).

uitas autoridades lançam a culpa so bre a obsessão da sociedade moderna pelas drogas. Qualquer pessoa que ouça os comerciais ou leia anúncios sobre drogas sabe que pode acalmar-se, estimular-se, cair no sono, perder peso e amainar várias dores e desconfortos por tomar uma ou outra pílula. Prescrevem-se drogas para quase qualquer sintoma. Os médicos anotam prescrições de bilhões de tabletes de anfetaminas e barbitúricos a cada ano. A culpa [pela ameaça das drogas] recai redondamente sobre nossos laboratórios farmacêuticos, os vendedores de drogas a atacado e no varejo e os médicos. Mas, a culpa não é só deles. Os consumidores adultos também são culpados. Deviam compreender que as drogas são venenos, e, assim deviam usá-las apenas quando seus possíveis benefícios fossem maiores que seu dano. Todavia, se os adultos tomam drogas para todo problema ou tensão, ou mesmo por prazer, por que deveriam evitá-las os jovens? Será surpresa que os jovens arrazoem: ‘Se os adultos fumam, ficam bêbados e tomam pílulas, por que não deveria eu me divertir fumando maconha ou tomando "desligadores"?’ O uso parental de drogas é um fator em os filhos se voltarem para as drogas e tem sido documentado por vários estudos. Para exemplificar: um dos principais estudos canadenses chamam o abuso de drogas de "comportamento aprendido". "Os adolescentes modelaram seu uso de drogas de acordo com o uso parental", explicaram os psiquiatras da Fundação de Pesquisas do Vício, de Toronto. Por certo, então, se não quer que seus filhos abusem dos tóxicos, não deve fumar, abusar do álcool nem tomar pílulas sem necessidade. Mais do que o correto exemplo adulto, porém, se faz necessário. A associação correta fora do lar também é vital. Um estudo feito pelos Amigos da Pesquisa Psiquiátrica verificou que 84 de cada 100 viciados foram iniciados nas drogas por seus "amigos". Quando se lhes oferecem tóxicos, muitos jovens os aceitam por curiosidade. Talvez, de início, achem agradáveis seus efeitos. Mas, daí, tornam-se "fisgados", e logo se encontram em terríveis dificuldades.

M


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

À LUZ DO ESPIRITISMO

SUPERAÇÃO Não quero enxergar, diz homem que virou fotógrafo após ficar cego.

Ensaio sobre a cegueira APÓS

Página 11

COMUNIDADE

No Caminho da Verdade

Unidos de Nova Campinas

São Bonifácio,

Nota da Presidente - Vânia dos Santos

monge beneditino

UM ACIDENTE DE TRABALHO EM UMA FÁ-

BRICA DE SAPATOS QUE O FEZ PERDER A VISÃO GRADATIVAMENTE ATÉ FICAR CEGO, VALDIR DA SIL41, FICOU DESESPERADO. MAS DEPOIS APRENDEU A FOTOGRAFAR USANDO SENTIDOS COMO AUDIÇÃO E TATO. "HOJE, SE ALGUÉM PERGUNTASSE SE EU QUERIA ENXERGAR DE NOVO, EU RESPONDERIA QUE NÃO. SOU FELIZ DO JEITO QUE SOU", AFIRMA O GAÚCHO, QUE DÁ PALESTRAS MOTIVACIONAIS E AGORA PLANEJA FILMAR UM DOCUMENTÁRIO. Lendo o relato deste cidadão me veio à mente outras historias de como as pessoas quando querem e usam sua força de vontade conseguem superar as adversidades que a vida lhes impõe, claro que não foi fácil no inicio, relata o autor, pensou em suicídio, no mínimo o que a grande maioria pensa, haja vista que ele perdeu a visão aos 24 anos de idade, mas quando estava com a “corda” no pescoço literalmente falando, viu o filme de a sua vida passar diante de si e no momento em que pensou em pular pensou: “Que egoísta que sou, por que estou pensando só em mim, só na minha dor e a dor da minha família”? O espiritismo nos dá todos as ferramentas necessárias para nos fazer entender que esta vida não nos pertence, somos inquilinos pagamos aluguel, muitas das vezes o que ocorre em nossa existência é fruto de algo adquirido no passado, sem pré julgar ou querer levantar hipóteses tudo que se passa é fruto da lei ação e reação, nada é por acaso, graças a Deus que ele teve a coragem suficiente de intervir sobre sua própria vontade que era a de se suicidar e assim continuar sua marcha evolutiva e descobrir como a vida ainda que falte algum sentido, falo dos sentidos da visão da audição e da fala e outros casos falta de algum membro do nosso corpo, ainda assim conseguiremos viver, basta querer. Muita paz para todos / Marcos Valerio VA,

Soube proporcionar elo do Cristianismo nascente na Alemanha com Roma, assim como bem evangelizou os quatro cantos de sua região. om alegria, celebramos vida de total entrega a Deus, deste santo que se tornou o “Apóstolo da Alemanha”. São Bonifácio nasceu em 675 e recebeu o nome de batismo de Winfrido e com o passar da vida, no seguimento ao Divino Mestre, tornou-se monge beneditino. O coração de Bonifácio era sereno como o dos seus irmãos monges, porém, inquieto por causa do seu ardor missionário, sendo assim ao se apresentar ao Papa recebeu sua investidura de missionário, fato que mudou sua vida e seu nome de Winfrido para Bonifácio, em memória de um grande mártir. Ordenado Bispo, São Bonifácio soube proporcionar elo do Cristianismo nascente na Alemanha com Roma, assim como bem evangelizou os quatro cantos de sua região, através de muitos mosteiros e dioceses que nasceram por sua causa. Docilidade e firmeza, timidez e coragem, oração e ação estavam presentes em sua pessoa e em seu fecundo apostolado, que não se resumiu na Alemanha, pois ao estabelecer sede episcopal, deixou tudo nas mãos de outro Bispo e foi evangelizar o Norte da Europa. Aconteceu que ao ir para Dokkin a convite para celebrar o Crisma, São Bonifácio e outros cristãos foram atacados e mortos por pagãos, isso em 754. São Bonifácio, rogai por nós!

C

Festa maravilhosa, quero agradecer a toda Diretoria da ACDUC pelo reconhecimento do nosso trabalho e premiação do terceiro lugar da embaixada de 2016 com a entrega do troféu. AGRADECIMENTO ESPECIAL AO ROBERTO E A IZABEL PELA COLABORAÇÃO E TODA DIRETORIA DO UNIDOS DE NOVA CAMPINAS.


Pรกgina 12

Dicas & Fatos

Campinarte

Campinarte Dicas e Fatos - Edição - 238 - Jun / 2017  

Informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you