Page 1


Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – FCT/UNESP. Portfólio desenvolvido com o objetivo de divulgar os projetos realizados durante a graduação.


2018

Rua Espírito Santo, 87 Londrina, PR CEP 86010-510

2013-2018

+55 19 992892961

2015

camillavila@hotmail.com

2015

03.03.1994

2017

AutoCad Revit Sketchup Office

2017-2018

Photoshop CorelDraw Illustrator

2015

InDesign

2015

Inglês intermediário

Espanhol básico

2017-2018


fundamentos de projeto

fundamentos de projeto

projeto I

projeto de urbanismo I

projeto III

projeto IV

projeto de urbanismo III

projeto V

projeto VI

Trabalho Final de Graduação


fundamentos de projeto

O móvel tem como matéria prima o papelão, material com boa resistência quando trabalhado na direção correta de suas fibras. Sua forma, tendo como partido os triângulos, símbolos de resistência, buscam o máximo de angulações possíveis. Suas pernas possuem dobras para maior resistência e sustentação. Totalmente desenvolvido a partir de encaixes, é de

tampo

fácil montagem e transporte. pernas


fundamentos de projeto trabalho em grupo

Elaborado com material de descarte de reforma, as telhas de PVC são posicionadas de modo a formar aberturas, produzindo diferentes sombreamentos, conforme o posicionamento do sol. A simplicidade da forma e do material se opõem ao efeito produzido pelas aberturas e a incidência da luz, que geram uma espécie de “negativo” da forma. A estrutura, toda em canos de PVC, se aproveita da leveza e facilidade de montagem, juntamente com as junções de encaixe.

maquete


projeto I trabalho em grupo

Tendo como referência as obras do arquiteto japonês Tadao Ando, o edifício possui linhas retas e limpas. O partido para o projeto foi o lago existente na Unesp, voltando ambos os blocos totalmente para ele, gerando total contemplação da paisagem, de forma a trazê-lo para dentro do edifício. A laje em balanço cria um espaço de vivência e transição para o externo. Predominantemente de concreto armado e vidro, a materialidade se opõe à vegetação abundante do local, porém gera a simplicidade desejadas, para que o lago seja o destaque.


maquete


projeto de urbanismo I trabalho em grupo

@patrimonionoinsta Intervenção urbana em diferentes pontos da cidade, principalmente em áreas centrais, buscando chamar a atenção dos transeuntes para os edifícios históricos de Presidente Prudente. Placas simulando o aplicativo de fotos para celular Instagram foram posicionadas, enquadrando os edifícios para aguçar a curiosidade das pessoas e incentivar a produção de fotos e compartilhamento na rede social, gerando a curiosidade sobre a história local e a valorização do patrimônio histórico de Presidente Prudente por meio das novas tecnologias.


projeto III trabalho em grupo

O projeto de uma nova Biblioteca Municipal para a cidade de Regente Feijó tem como partido a praça existente ao lado do terreno escolhido, área de grande potencial e pouco explorada. Visando fortificar o uso da área pública, a biblioteca vem como um atrativo, que ofereça não apenas um espaço de leitura e empréstimos de livros, mas também uma variedade de atividades para a população em um só espaço. A cobertura do edifício forma a geometria dos caminhos da praça. As placas independentes unidas por um pilar central criam uma unidade aos blocos soltos do edifício, gerando um amplo espaço de vivência e liberdade, com plena continuidade e fluidez com a praça e a topografia do local.


16

10


projeto IV trabalho em grupo

A unidade unifamilliar de habitação de interesse social foi projetada buscando o conforto e aconchego. Apesar do espaço reduzido necessário para o subsídio dessa tipo de habitação, a integração entre sala e cozinha amplia o ambiente, juntamente com a varanda externa e o jardim de transição com a rua, isento de muros ou cercamentos. A residência permite expansão nos recuos frontal e de fundo. Desenvolvidas para serem geminadas em ambos os lados, possuem um pergolado compartilhado, gerando maior integração entre as unidades.

11


Planta


projeto de urbanismo III trabalho em grupo

Localizado em uma área de vazio urbano no bairro Jardim Maracanã, em Presidente Prudente, o loteamento teve como partido o pedestre, pouco valorizado nos bairros do entorno. Buscou-se maior conforto e segurança por todo seu percurso, tornando o caminho agradável e convidativo ao caminhar, possui diversos fluxos, possibilitando vários caminhos distintos. Conta com um parque linear, que protege a área de preservação permanente do terreno e cria um espaço de lazer amplo e atrativo, além das demais áreas públicas, que possuem presença marcante no projeto.


projeto V trabalho em grupo

O projeto da Escola Natureza, no Bairro João Domingos Neto em Presidente Prudente, surgiu a partir da carência de equipamentos públicos que proporcionem educação, cultura e lazer no bairro, não só para os alunos, mas também para toda a comunidade. A Escola busca trazer maior contato com a natureza e ecologia, com espaços que aguçam a curiosidade e interesse das crianças pelo assunto. A criação de agrupamentos de blocos inspirados em aldeias com espaços de convivência entre eles fogem dos padrões dos espaços de ensino convencionais. A forma predominante do projeto, pentagonal irregular, gera uma modulação interativa, que permite diferentes tipos de agrupamentos.

planta e corte bloco de aula I


PAUP projeto VI


Trabalho Final de Graduação Orientadora: Cristina M. P. Baron

Fazendo uso dos conceitos de Habitação Evolutiva e do “Open Building”, o projeto surge a partir da criação de unidades habitacionais que possam ser transformadas ao longo do tempo e que ofereça ao morador a oportunidade de estar presente no processo de produção da moradia, possibilitando rearranjos internos, ampliações e alterações dos usos dos espaços, de modo a evitar a generalização da configuração familiar, necessidades e usos de cada família. Composto pela estrutura modulada, chamada “suporte”, e seus fechamentos e divisões internas, tidas como “recheio”, o edifício possibilita diferentes arranjos e rearranjos internos e possibilidade de expansão em todas as unidades habitacionais, devido ao uso do sistema de “shafts” que ramificam todas as instalações prediais vertical e horizontalmente.

Estrutura modulada


A implantação no terreno prioriza os espaços de convívio, não somente para os moradores, mas para toda a população do entorno. A utilização de edifícios configurados de modos variados proporciona diversidade na paisagem e diferentes composições de unidades habitacionais. As plantas de cada unidade habitacional possibilita diferentes formas de divisão interna, variando de acordo com as necessidades dos moradores, assim como o espaço para ampliação.


TĂŠrreo

Pavimento 1


Pavimento 2

Pavimento 3


Trabalho completo em https://issuu.com/camillavila/docs/tfg_ii_-_camilla_vila


Camilla Vila camillavila@hotmail.com 2018

Portfólio Arquitetura e Urbanismo - Camilla Vila  

Portfólio com projetos desenvolvidos ao longo da graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Portfólio Arquitetura e Urbanismo - Camilla Vila  

Portfólio com projetos desenvolvidos ao longo da graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Advertisement