1 minute read

Câmara Temática de Saúde faz ação de conscientização no Legislativo

Grupo chama atenção sobre autismo, segurança no trabalho e proteção animal

A Câmara Temática de Pesquisas e Proposições - CTPP Saúde percorreu os diversos departamentos da Câmara Municipal de Guarulhos no dia 20 de abril, entregando aos servidores um laço azul, acompanhado de um bilhete que visa estimular a prevenção e conscientização sobre o autismo, acidentes de trabalho e combate à violência contra os animais.

Advertisement

Em sintonia com o Ministério da Saúde e outras entidades que atuam pelo fortalecimento de políticas públicas voltados ao Sistema Único de Saúde SUS, todos os meses a Câmara Municipal realiza ações para despertar na sociedade maior atenção sobre variadas doenças e demais condições que afetam apopulação.

Conforme o Ministério da Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. A síndrome afeta cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, especialmente crianças.

“No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área”, diz nota do Conselho Nacional de Saúde.

O mês de abril também é temático para a prevenção de maus-tratos animais. Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso,dentre outros.

“A campanha Abril Laranja como forma de conscientizar e prevenir maus-tratos aos animais. No mesmo mês, o Calendário Oficial do Estado de São Paulo é marcado por uma data que fortalece essa batalha. A Lei nº

14794/2012 instituiu 28/4 como o Dia da Proteção Animal e do Protetor de Animais”, diz trecho da pesquisa elaborada pelo CTPP Saúde da Câmara Municipal.

Por fim, a prevenção de acidentes noambiente de trabalho é outro assunto a ser abordado em abril.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem por ano em decorrênciade acidentes de trabalho e 860 mil pesso- as sofrem algum ferimento notrabalhotodos osdias.

“A OIT destaca que o Brasil como um país que contribui significativamente para essa estatística, com mais de 700 mil acidentes e doenças relacionados ao trabalho por ano. O Brasil ocupa o quarto lugar do ranking mundial de acidentes de trabalho com óbito, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Rússia”, informa pesquisado CTPP.

A prevenção a acidentes de trabalho foi também tema de palestra promovida no plenário do Legislativo pela Câmara Temática de Saúde no dia 26 de abril leia mais sobre o evento na página 14.