{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

AGENDA CULTURAL LISBOA DEZ 2019


ENTREVISTA 20 ESPECIAIS FEIRAS DE NATAL 38 NATAL EM LISBOA 74

LUÍS UM MAPA DO CINEMA MIGUEL EM LISBOA 02 TEATRO CINTRA PARA GENTE MIÚDA 12 AGENDA

ARTES 24 CIÊNCIAS 40 CINEMA 44 DANÇA 50 LITERATURA 56 MÚSICA 60 TEATRO 68 VISITAS GUIADAS 76 CRIANÇAS 88

Q PEDRO BORGES 112

PERCURSO LITERÁRIO 82

NATÁLIA CORREIA


ENTRE 2015 E 2017, TIVERAM LUGAR NA VIDEOTECA (ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA) TRÊS EDIÇÕES DE TOPOGRAFIAS IMAGINÁRIAS, UM CICLO DE VISIONAMENTOS COMENTADOS, DEDICADOS À ARQUITETURA DE LISBOA E À RELAÇÃO DESTA COM O CINEMA, COM PROGRAMAÇÃO A CARGO DE ALEXANDRA AREIA, INÊS C. MONTEIRO E INÊS SAPETA DIAS. COM BASE NA TRANSCRIÇÃO DAS SESSÕES COMENTADAS, FEZ-SE UM LIVRO RECENTEMENTE EDITADO, UM MAPA DE LISBOA NO CINEMA (DAFNE EDITORA), ONDE AO ÍNDICE DE LUGARES É DADA UMA CORRESPONDÊNCIA COM DIFERENTES LEGENDAS (RUÍNA, INTERIOR, EVASÃO, DERIVA, INTERVALO, ETC.)

CINE 2

EM LISBOA


UMEMA MAPA DO QUE REFLETE UM OLHAR DAS TRÊS EDITORAS-INVESTIGADORAS SOBRE A CIDADE CONTEMPORÂNEA. A NOSSA PROPOSTA PARA A REPORTAGEM QUE SE SEGUE, SOLICITOU A QUATRO DOS INTERVENIENTES-COMENTADORES DE TOPOGRAFIAS IMAGINÁRIAS A ABORDAGEM INVERSA À QUE FOI FEITA NAS SESSÕES. ONDE SE PROCUROU A CIDADE QUE EXISTIA (ERA VISÍVEL) NOS FILMES, VAI-SE AGORA EM BUSCA DOS FILMES NOS ESPAÇOS ESCOLHIDOS ONDE CADA UM FOI FOTOGRAFADO, E NOS ESPAÇOS DA MEMÓRIA ATIVADA EM CADA CONVERSA. TEXTO Ricardo Gross FOTOGRAFIAS José Vicente

3


“AQUELA LISBOA NÃO ME ERA FAMILIAR MAS CONSEGUIA RECONHECÊ-LA COMO VERDADEIRA.”

Fez a tese de Mestrado ao mesmo tempo que trabalhava com Paulo Branco na Madragoa Filmes, no departamento de Vídeo. Durante cerca de três anos foi responsável pela produção de todos os DVDs do cinema nacional, sentindo como se tivesse passado pelas suas mãos a História do Cinema Português. De entre os títulos publicados por essa altura estava a caixa com a obra completa de João César Monteiro. “Na minha cabeça, naquele tempo, foi como se estivesse a arrumar o cinema português e ao fazer o pack do César, foi com O Último Mergulho (1992) a primeira vez que vi um filme dele onde parecia que habitavam seres humanos. Aquela Lisboa não me era familiar, mas conseguia reconhecê-la como verdadeira, como real.” Refere Alvalade como outra zona da cidade que associa a filmes que viu. Da cidade que considera como sua, no sentido de a habitar. É onde trabalha e vive. “Sempre que passo pelo cruzamento da Estados Unidos da América com a Avenida de Roma sinto que estou num espaço do cinema. A composição do plano do Paulo Rocha [em Os Verdes Anos, 1963], o seu lirismo visual, mas também O Fantasma (2000) de João Pedro Rodrigues, filmado de noite, centrado nos percursos de um homem do lixo, onde reconhecemos a Avenida da Igreja, a Avenida Rio de Janeiro, mas também a Alvalade que não identificamos por nunca ter sido mostrada pelo cinema.” Zéfiro (José Álvaro Morais, 1993) é outro filme pelo qual tem especial carinho. O começo passa-se na Igreja de São Vicente de Fora, em Alfama, e nele vão-se revelando aspetos da História, Geografia e Mitologia de um espaço que começa por ser o lisboeta, mas que depois se desloca cada vez mais para o Sul.

(SANTA APOLÓNIA, JUNTO AO RIO)

4


FILIPA ROSÁRIO, PROFESSORA UNIVERSITÁRIA (CINEMA)

5


“TIVE VONTADE DE IR A UM LUGAR QUE DESAPARECE, MAS QUE O CINEMA PRESERVA VIVO.”

“A minha primeira reação [ao convite para participar na reportagem] prendeu-se com a memória afetiva dos lugares do cinema, e tive vontade de ir a um lugar que já não existe. Um lugar que desaparece, mas que o cinema preserva vivo. Foi a razão principal porque escolhi a Feira Popular.” Rui Poças tem uma relação pessoal com este lugar. Fez ali um filme, a curtametragem Amor e Alquimia (1995) de Fernando Fragata. E sempre nutriu especial carinho pelo Poço da Morte. Evoca a relação que o local tem com Belarmino (1964) de Fernando Lopes. Atalha em seguida para uma abordagem alternativa à ideia proposta. “É que Lisboa tem ainda, para mim, os lugares dos encontros do cinema. Por exemplo a cervejaria Alga (Alvalade), ou o Gambrinus (Rossio), onde eu ia encontrar o Fernando Lopes, com o Miguel Gomes e o Bruno [Lourenço, ambos realizadores], lugares que para mim têm tanta ou mais força que sítios filmados por mim ou por outros. Lugares onde acontecia uma espécie de tertúlias.” Rui Poças diz que para quem faz cinema, Lisboa é um estúdio. Caminhar pela cidade está sempre acompanhado de comentários do género, “já filmei neste passeio, filmei já no quarto andar daquela casa, e ao fim de 26 anos de trabalho não existe espaço na cidade onde isto não se repita”. Poças encontra-se a fazer, com o realizador João Pedro Rodrigues, um filme que replica plano a plano, com a mesma duração, e coordenadas na colocação da câmara de um rigor absoluto, Os Verdes Anos de Paulo Rocha. Comparamse duas Lisboas separadas por 50 anos, seguindo as pegadas de um mestre de Poças e de João Pedro. “É interessante para mim passar nos mesmos lugares onde o Paulo Rocha filmou, que foram os mesmos onde filmámos O Fantasma, e sentir a incorporação desses lugares por histórias diferentes.”

(TERRENO ONDE EXISTIU A FEIRA POPULAR) 6


RUI POÇAS, DIRETOR DE FOTOGRAFIA

7


“ESTE ESPAÇO É UMA ESPÉCIE DE REFRÃO NO FILME, E TAMBÉM UM LUGAR DE AFETO.”

A zona onde fotografámos fica próxima das moradas dos realizadores João Botelho e Jorge Silva Melo, mas o filme que nos levou até ali é o Vai e Vem (2003), de João César Monteiro. Susana recorda-nos que César Monteiro também vivia naquela zona (próximo da Praça das Flores) quando se falou do fetiche de alguns realizadores que se traduz no ato de filmar nas áreas onde vivem: casos de João Nicolau para o bairro de Telheiras, ou João Pedro Rodrigues para o de Alvalade. “Não sei se isso terá tido influência na escolha deste lugar [por parte do realizador], uma vez que no Vai e Vem, tal como noutros filmes dele, misturam-se a biografia e a personagem. Sendo este o seu último filme, com esse caráter de fecho da sua filmografia, é natural que exista ambiguidade entre a vida e a obra. Apesar do realizador dizer que os seus filmes não tinham uma relação específica com a cidade de Lisboa, quando olhamos a sua obra pensamos precisamente o contrário.” E acrescenta, “o que acho muito bonito no filme, é que a presença deste espaço é uma espécie de refrão, um elemento expressivo que apesar de atribuir um ritmo ao filme, nos surge também como lugar de afeto.” Perguntámos a Susana Ventura que outros locais da cidade lhe traziam à memória filmes de outros realizadores. Falou do Panóptico, pavilhão de alta segurança do Hospital Miguel Bombarda (ativo entre 1896 e 2000) a propósito do filme Jaime (1974) de António Reis. “Ele filma um lugar para afirmar uma história de vida. Jaime nunca aparece. Filma o lugar na ausência do homem. Carregado de tudo o que foi a vida e a experiência de Jaime naquele lugar. A personagem constrói-se através desses indícios no espaço.” A condição de arquiteta leva a que também Susana refira Os Verdes Anos, que “levanta questões sobre a dissolução que existe entre a cidade e o espaço urbano, e a vivência das pessoas.”

(JARDIM DO PRÍNCIPE REAL)

8


SUSANA VENTURA, INVESTIGADORA (TEORIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA)

9


“O EDIFÍCIO SIMBOLIZA A QUEDA DA PERSONAGEM, QUE NUNCA CONSEGUE ADAPTAR-SE À CIDADE.” “O Sangue [Pedro Costa, 1989] é um filme em que a cidade aparece quase como uma promessa, neste caso de fuga. Algumas das cenas principais filmadas em Lisboa têm lugar no Bloco das Águas Livres, na entrada e nos corredores do edifício. Além de ser visualmente muito forte sempre que nos surge de noite, há essa ideia de promessa desfeita. O Bloco das Águas Livres, um dos primeiros exemplares de uma arquitetura modernista tardia em Portugal, acaba por simbolizar a queda da personagem, que nunca consegue adaptar-se à cidade.” Pedro Jordão é arquiteto de formação e a sua segunda memória dirige-se também a Os Verdes Anos. “Há sempre duas dualidades no filme no que toca à ideia de cidade. A do protagonista que vem do meio rural para a grande cidade com esse desafio que ele não consegue cumprir; mas também as cenas que nos são constantemente mostradas da Lisboa já consolidada, e a entrar na modernidade, em contraste com a cidade ainda em construção nos subúrbios, as zonas rurais em plena Lisboa. Paisagens que hoje não conseguimos reconhecer, nem sequer talvez imaginar”. Este tipo de presenças de Lisboa no cinema são as que mais interessam a Pedro Jordão: onde não exista a homenagem ou a figuração algo pitoresca da cidade (como na Lisboa de postal turístico em Lisbon Story (1994) de Wim Wenders). Já as cenas urbanas de Belarmino, representam o oposto. “Não conseguimos muitas vezes perceber onde estamos, a personagem deambula no meio da multidão, sinalizando momentos de respiração do filme e do seu protagonista à solta pela cidade”. E depois existem filmes onde se pode reconhecer a cidade de Lisboa sem exatamente a vermos. “Num filme especial para mim, o Jaime do António Reis, estamos sempre no mesmo espaço fechado que nos coloca perante a oposição dolorosa de sabermos que existe a cidade lá fora.”

(BLOCO DAS ÁGUAS LIVRES)

10


PEDRO JORDÃO, PRODUTOR CULTURAL

11


TEATRO PARA GENTE MIÚDA

NA GÍRIA POPULAR DIZ-SE QUE É DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO.

NO TEATRO NÃO É EXCEÇÃO. UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DAS COMPANHIAS TEATRAIS QUE FAZEM CRIAÇÃO ARTÍSTICA PARA OS MAIS PEQUENOS – E HÁ AQUELAS QUE TRABALHAM MESMO PARA BEBÉS - É DESPERTAR O GOSTO E A SENSIBILIDADE DAS CRIANÇAS PELO TEATRO, ENSINANDO-AS A ESTAR ATENTAS PARA COMPREENDEREM A HISTÓRIA E TIRAREM AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. SE, NO PASSADO, AS MAIORES PREOCUPAÇÕES PASSAVAM POR PRODUZIR PEÇAS DIDÁTICAS E MORALIZADORAS NO QUE ACABAVA POR SER UMA ESTÉTICA REDUTORA, NOS DIAS QUE CORREM HÁ O CUIDADO DE NÃO INFANTILIZAR AINDA MAIS O PÚBLICO DE PALMO E MEIO. PARA ESTA EDIÇÃO, A AGENDA CULTURAL FOI CONHECER MELHOR SEIS COMPANHIAS E CRIADORES DE ESPETÁCULOS PARA GENTE PEQUENA, TODAS COM PROPOSTAS PARA ESTE MÊS. TEXTO Ana Rita Vaz FOTOGRAFIAS Humberto Mouco e José Vicente VER REPORTAGEM INTEGRAL EM WWW.AGENDALX.PT

12


Com 15 anos de atividade teatral independente, a Companhia da Esquina tem um reportório que se pauta pela desconstrução dos clássicos reformulando-os na contemporaneidade. Jorge Gomes Ribeiro, responsável pela companhia, acredita que o teatro para a infância se deve fazer valer do texto, nunca infantilizando demasiado a peça: as crianças acompanham e compreendem melhor do que os adultos pensam, o que se nota pelo tipo de questões que colocam. Este mês, a Companhia apresenta dois espetáculos: Pinóquio, numa adaptação musical do original de Carlo Collodi, e A Loja dos Brinquedos, uma peça concebida a partir do clássico Arlequim e Columbina, personagens da Commedia dell'Arte, que conta com a encenação de Guilherme Filipe e do próprio Jorge Gomes Ribeiro.

Teatro da Luz Até 8 de dezembro

COMPANHIA DA ESQUINA RITA FERNANDES

PINÓQUIO Teatro Villaret Até 22 de dezembro

PEDRO PERNAS

LOJA DOS BRINQUEDOS 13


Filipe La Féria defende que A Rainha da Neve, o seu mais recente espetáculo para famílias, poderia muito bem estar na Broadway, tal é a sua qualidade. Esta peça parte do conto homónimo de Hans Christian Andersen, obra-prima da literatura para a infância e juventude, mas voa muito para além dele. O encenador transformou-o num espetáculo musical que alia o teatro, a música e a dança aos grandiosos cenários e guarda-roupa a que já nos habituou. A Rainha da Neve é um apelo à imaginação, uma reflexão sobre as relações afetivas e familiares, num ambiente de encantamento e magia. O espetáculo estará em cena no Politeama até depois da Páscoa e tem sessões aos fins de semana para famílias e durante a semana para escolas, mediante marcação. Nas épocas festivas e, por conseguinte, nas férias escolares, os espetáculos chegam a subir ao palco cinco vezes por dia!

FILIPE LA FÉRIA PRODUÇÕES DORA

RAINHA DA NEVE

Teatro Politeama Até abril

14


Ao longo de 44 anos, o TIL já deu a conhecer muitos autores nacionais e estrangeiros, tendo adaptado clássicos literários, óperas e bailados. Kim Cachopo, responsável pela cenografia de Heidi, o espetáculo que o TIL tem em cena atualmente, defende a importância da criação teatral para os mais novos, sublinhando a necessidade da criação de novos públicos. O teatro musical é uma forte aposta da companhia porque o elemento música ajuda muito a que as crianças se sintam mais ligadas ao espetáculo. A nova criação do TIL, Heidi, é uma adaptação de uma das histórias infantis mais populares do mundo da autoria de Johanna Spyri. Um espetáculo divertido, com uma forte componente plástica, que aborda temáticas como a igualdade de género, a inclusão e a aceitação da diferença.

Teatro Armando Cortez Até 31 de maio

TIL TEATRO INFANTIL DE LISBOA MARTA CORREIA LOPES

HEIDI

15


LUA CHEIA – TEATRO PARA TODOS MARIA JOÃO E SANDRA JOSÉ

BEBEETHOVEN

A Lua Cheia existe desde 1996, tendo-se constituído como associação cultural dois anos depois. Sempre trabalhou para a infância, desenvolvendo projetos numa articulação constante entre ator, objeto e marioneta. Dinamiza, desde 2015, a Casa do Coreto, uma antiga serralharia transformada num espaço cultural em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide. Em maio deste ano, Maria João, responsável pela companhia, aceitou o desafio de Sandra José, autora de Bebeethoven, para estrear a peça no CUCU! Espetáculos para bebés, um projeto da Lua Cheia que assume o formato de festival e reúne diferentes propostas de sensibilização às artes desde a primeira infância. O espetáculo, destinado a bebés entre os seis e os 36 meses, está disponível para famílias aos fins de semana, e para escolas durante a semana. Apesar de a Lua Cheia se deslocar às escolas sempre que o mesmo é solicitado, Maria João considera importante que as crianças tenham experiências fora das suas zonas de conforto, neste caso da creche.

Casa do Coreto Até 15 de dezembro

16


O que realmente apaixona Catarina Requeijo no trabalho para os mais novos é que, trabalhando com escolas, consegue abarcar um tecido social muito maior e chegar a crianças que, de outra forma, nunca se aproximariam da cultura e das artes do espetáculo. Abre a carta, Lobo Mau! faz parte do Boca Aberta, um projeto do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa que se dirige às crianças do pré-escolar da rede pública de Lisboa. Neste espetáculo, o Lobo Mau recebe a visita da Menina de Casaco Vermelho às quintas-feiras, como ficou combinado no espetáculo anterior, leva-lhe os seus bolinhos preferidos e leva-lhe também o correio, onde vêm umas cartas que o Lobo tem vindo a receber mas que não quer abrir por ter medo. E é entre o medo do Lobo abrir a carta e a insistência da menina que se desenha este espetáculo.

Teatro Nacional D. Maria II Até 15 de dezembro

CATARINA REQUEIJO SANDRA PEREIRA GONÇALO EGITO

ABRE A CARTA, LOBO MAU! 17


Em 2018, tinha o Lu.Ca – Teatro Luís de Camões acabado de abrir, Martim Sousa Tavares contactou a programadora do espaço, Susana Menezes, para lhe apresentar o projeto do espetáculo A Menina do Mar. O maestro considerou que fazia todo o sentido celebrar o centenário de Sophia naquele teatro, sendo que o mesmo partia, precisamente, de um conto para a infância. Neste espetáculo, e apesar de ter acompanhado todo o trabalho de criação, Martim é somente intérprete; a partitura é da autoria de Edward Ayres d’Abreu. Para a encenação, não teve dúvidas de que Ricardo Neves-Neves, diretor artístico do Teatro do Eléctrico, seria a pessoa ideal, pela sua experiência em trabalhar com música. A principal preocupação era tentar ser fiel e respeitador do texto e deixá-lo comandar tudo. A verdade é que não se mudou um ponto ou vírgula ao conto de Sophia, o que resultou no nascimento de uma obra para perdurar.

TEATRO DO ELÉCTRICO / MPMP TERESA COUTINHO

Lu.Ca – Teatro Luís de Camões De 4 a 15 de dezembro

18

MENINA DO MAR


entrevista LUÍS MIGUEL CINTRA

Canja de Galinha (com miúdos)

FREDERICO BERNARDINO

Durante mais de 40 anos a sua vida confundiu-se com a da Cornucópia. Com o fim da companhia, no final de 2016, Luís Miguel Cintra, como que vencendo a mágoa e a acrimónia da doença, continuou a encenar – dirigiu, para o Teatro Nacional de São Carlos, a ópera The Rape of Lucrecia de Britten; ou Um D. João Português, a revisitação do mito de D. Juan a partir de vários autores – e surgiu como ator, no pequeno papel do professor Serebriakov, em Tio Vanya de Tchekov, numa encenação de Bruno Bravo. Em dezembro, o grande encenador apresenta um espetáculo de teatro que marca a sua estreia nos textos dramáticos de Camilo Castelo Branco. Com o desconcertante título Canja de Galinha (com miúdos), o espetáculo estreia, dia 10, no Museu da Marioneta. No texto de apresentação do espetáculo refere que o título é uma provocação, “porque deixa o espectador desconfiado”. No final, acha que Canja de Galinha (com miúdos) conseguirá curá-lo da desconfiança? Espero que aconteça qualquer coisa semelhante ao que sucedeu em Viseu, quando lá apresentei Ermafrodite [espetáculo-conferência com Guilherme Gomes e João Reixa, exibido em junho]. Houve uma espectadora que veio ter comigo e perguntou-me: “Ó Luís Miguel, o que é que é isto?” E eu fiquei muito contente com essa reação. 20

Porquê? Porque acho que se entrou num sistema em que os espetáculos já estão previstos antes de se fazerem, parecendo quase todos encomendas. Este é a tentativa de fazer o contrário. Canja de Galinha (com miúdos) pretende ser um espetáculo muito colado aos atores, tendo em conta o ponto de vista deles quando pegam num texto, deixando que se perceba todo o processo imaginativo que possa surgir a partir de um espetáculo de teatro. Algo que não seja previsível, algo que seja pessoal. É teatro, não a mera produção de um produto… Apesar de agora vermos recorrentemente a utilização do termo “produto cultural”… Exatamente. Os programadores, e por detrás deles o dinheiro, é que gerem a atividade. Portanto, quem vai fazer o espetáculo tem que cumprir as previsões, tem de lhe dar determinadas características, tem de ter em conta um tempo de duração predefinido, tem de apresentar determinados nomes no cartaz, tem de saber que não tem dinheiro para cenários ou guarda-roupa… Ou seja, dá-se-lhe uns ingredientes que permitam fazer receita, e eu acho tudo isso muito contrário à natureza do teatro. Parece-lhe que a culpa é dos programadores? Não culpo propriamente os programadores, porque eles não são autores, são “profissionais de


O público não devia ser consumidor, devia ser autor.

© José Vicente

E é aquilo que proponho com Canja de Galinha

(com miúdos)… 21


ENTREVISTA LUÍS MIGUEL CINTRA

escritório”. A tirania dos números é que manda e o público acorre às salas porque se sente bem como consumidor. E isso quer dizer que é manipulado para ser passivo enquanto espectador. Tudo porque hoje a vida cultural é, também ela, passiva. Então, este espetáculo vem contra todas estas tendências? Aquilo que tenho tentado fazer após o fim da Cornucópia são experiências de relação diferente com o espectador. Acho que o principal num espetáculo é o que se gera de extraordinário entre o público e o espetáculo em si. O fenómeno teatral tem a ver com a plateia. Como artista, aquilo que desejo para o público são maneiras não previstas de pensar, fazer acontecer surpresas que façam funcionar a imaginação das pessoas como outras coisas não fazem, que dêem uma experiência de vida, de pensamento, de relação com o mundo fora do habitual. Exatamente o oposto àquilo que normalmente se faz. O público não devia ser consumidor, devia ser autor. E é aquilo que proponho com Canja de Galinha (com miúdos)… Um título algo desconcertante… Que até poderia ser “puré de batata”! [riso] Ou seja, quis emprestar-lhe um toque gastronómico… É uma brincadeira com o consumo, o do estômago. Aqui é para comer bem, e com uma receita tradicional. Mas, na verdade, é um espetáculo sobre as relações entre as pessoas, mais especificamente, as amorosas. Para isso, foi buscar o Camilo dramaturgo, faceta quase desconhecida do grande romancista. É verdade. Estranhamente pouco conhecido, raramente representado, apesar de ter escrito bem mais de uma dezena de peças, que podem ser encontradas na net, gratuitamente. Aliás, foi assim que descobri esta parte da obra do Camilo. Coisas muito engraçadas, de todos os géneros, incluindo musicais, com temas tradicionais portugueses, melodramas, uma peça histórica… Como se vê, a internet não tem só defeitos, também por lá há virtudes. O Luís Miguel parte de duas peças: Entre a Flauta e a Viola e Patologia do Casamento… A primeira é uma farsa, cujo título tem uma ambiguidade fonética muito engraçada. Trata-se da história de um pai que vai levar a filha para casar, pernoitando numa estalagem, em Barcelos. Preocupado com os riscos que a filha possa correr, tenta prendê-la num quarto. Entretanto, aparecem umas 22

personagens que vão cobiçar a rapariga. O que está em causa é a expetativa do amor e do casamento para aquela jovem mulher… E a segunda? Ora, eu criei uma associação entre as peças. Imaginando a cabeça da rapariga perante o mundo que a espera, introduzi Patologia do Casamento, também um título engraçadíssimo. A peça faz um retrato das relações sociais das meninas burguesas, com toda a hipocrisia da sociedade daquela época. Camilo era muito interventivo na defesa da liberdade feminina e do amor verdadeiro, e quando trata desses assuntos é muito violento, mostrando um mundo de futilidade e mentira. Tudo isto é tratado no espetáculo como que num mundo imaginário da rapariga da outra peça. No conjunto, quis abordar as relações humanas e o modo como a sociedade castra a possibilidade de amar. Até no matrimónio. Camilo é um autor de eleição? O gosto pelo Camilo ficou-me muito do contacto com o Manoel de Oliveira. Por sinal, apenas participei numa das obras que fez a partir do universo do Camilo, um filme muito bonito chamado O Dia do Desespero. Em tempos fiz também uma leitura integral do Amor de Perdição, que está gravada. É um autor de que gosto muito. Lembro que em tempos os professores nos liceus costumavam perguntar “de que autor gosta mais: do Camilo ou do Eça?” Eu não tenho qualquer dúvida de que gosto muito mais da violência do Camilo, daquela verborreia genial, daquele domínio incrível da língua portuguesa, muito colorido. Muito mais do que daquela coisa civilizada e palaciana do Eça de Queiroz. O espetáculo vai ser apresentado, aqui, no Museu da Marioneta. Teve em consideração este espaço e a temática? Sim. Vamos fazê-lo numa sala muito simpática, a antiga capela do palácio, com a estrutura das paredes e as pinturas intactas. Isso encantou-me, e abriu caminho para fazer do vício virtude, como aliás é costume. Ou seja, como há falta de dinheiro para fazer um espetáculo luxuoso decidi-me por um que parecesse improvisado, que tivesse um ar artesanal. Acho que fica muito bem com as marionetas, para além de remeter para as recordações de infância e para as muitas peças de marionetas que fiz. Depois, como no texto há um jogo com as figuras de Adão e Eva, ocorre-


ENTREVISTA LUÍS MIGUEL CINTRA

ram-me os Bonecos de Santo Aleixo e o Auto da Criação do Mundo, por sinal, marcantes no meu imaginário. No final, faço uma referência direta, com a intervenção de uma réplica do Adão, que, pondo os cordelinhos à vista, expõe a manipulação das pessoas numa peça teatral. É um jogo completamente livre na utilização dos objetos e na atuação dos atores, tentando repescar aquilo que é mais lúdico no teatro: “brincar”. Sendo assim, o espaço permeabiliza o espetáculo… Não posso estar a competir com a própria Cornucópia, com o tempo em que eu e a Cristina Reis [cenógrafa e codiretora da companhia] tínhamos uma casa. Por isso, tenho que criar uma realidade fingida, exigindo a mim próprio fazer coisas com sentido. Isto é, faço espetáculos de acordo com as salas e, para mim, isto não é um teatro, é uma antiga capela, hoje, o auditório do Museu da Marioneta. O espetáculo é produzido por uma jovem companhia do Montijo, a Companhia Mascarenhas-Martins, com quem já havia trabalhado em Um D. João Português. Como surgiu esta relação? Conheci o Levi Martins [codiretor da companhia] quando ele era jornalista, no decorrer de uma entrevista que me fez. Encantou-me a maneira como falámos e entendemo-nos muito bem. Soube que ele se interessava por estas coisas do teatro e que tinha uma estrutura no Montijo. Foi quando me propôs que trabalhássemos em conjunto. E assim foi: quase a seguir ao fecho da Cornucópia conseguimos fazer Um D. João Português, projeto ambicioso que precisou de alguém com grande capacidade e interesse para fazer a produção, uma vez que envolvia várias estruturas locais e tinha uma logística complexa. O Levi diz que foi uma experiência fundamental para ele, e eu quis continuar esta relação. Por isso, confiei-lhes a execução disto tudo. E com o Montijo? Já estabeleceu alguma relação? É uma terra especial. Tão perto e tão longe de Lisboa. Agrada-me a vida das associações e das filarmónicas, muito intensa. E eu gostaria de me envolver nisso. O presidente da câmara de lá sabe que eu gosto de touradas e já o desafiei para, um dia, me deixar fazer um espetáculo na praça de touros. Tem é de ser no verão. [riso] Já voltou à sua antiga “casa”, o Teatro do Bairro Alto desde a reabertura? Não sei se lá irei tão depressa.

Razões sentimentais? Não, não. É desconcerto mesmo. Passaram-se coisas que deixaram uma ferida muito grande e que prefiro nem falar. Há um lado absurdo e de injustiça, não para connosco, mas, sublinho, para com o público. Era uma casa de espetáculos única, a última onde ainda se faziam cenários, guarda-roupa… De um momento para o outro, tudo se desmantelou e, hoje, tem um objetivo oposto ao nosso. Se começo a falar nisso fico mal disposto… … Não quero que perca o seu bom humor. Mudemos de assunto… Ainda vai regularmente ao teatro? Ir ao teatro é uma decisão difícil de integrar na vida das pessoas e, quando se vai, deve ser para ver uma coisa excecional. Embora fisicamente me custe estar sentado tanto tempo, não tenho tido propriamente o desejo de ver nada. Quando o faço, opto por coisas mais marginais, normalmente fora das grandes instituições. Houve algum espetáculo visto recentemente que lhe tenha agradado? No outro dia fui a um que, em princípio, seria o mais institucional possível. Fui ao CCB ver o Bob Wilson e a Isabelle Huppert [Mary said what she said, integrado no Festival de Almada], e adorei. Aquilo era da primeira linha do circuito comercial-cultural, mas a entrega de uma atriz como a Huppert foi absolutamente extraordinária. Revoltou-me foi o snobismo saloio de alguns comentários que ouvi, de que “o Bob Wilson é sempre igual a si mesmo”, de que “a Huppert está muito vista”… é preciso uma lata para dizer coisas destas! Aquilo é uma obra-prima. Tem projetos para o futuro? Aquilo que me vai ocupar depois deste espetáculo é um filme sobre mim que vai ser feito pela Sofia Marques. Ela realizou Ilusão, filme sobre o que se viveu em torno de um espetáculo que fizemos na Cornucópia com atores não profissionais, e que ganhou um prémio no DocLisboa. Infelizmente, por questões de saúde, tenho pena de não estar a representar. Sabe, não sei se me apetece ter coisas previstas depois de ter tido um instrumento de trabalho tão bom como a Cornucópia. Por vezes, lamento não ter dado a mim próprio mais tempo para viver sem ser ligado às coisas do teatro.

VER PÁGINA 69 23


ARTES

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES ATÉ 14 DE DEZEMBRO RUA BARATA SALGUEIRO, 36 / 213 138 510 / WWW.SNBA.PT

MANUEL RIBEIRO DE PAVIA OS DESENHOS E OS LIVROS DOS ANOS 40 Inserido na primeira vaga neorrealista, Manuel Ribeiro de Pavia (1907-1957) é considerado um dos mais significativos desenhadores e ilustradores do século XX. Sempre crítico e atento à realidade portuguesa, os seus desenhos caligráficos, sombreados a tinta, são dotados de um lirismo coerente e sonhador. Nascido em Pavia, terra alentejana da qual adoptou o nome, criou, a exemplo da arte mexicana, uma tipologia estilística onde um cânone próprio da beleza campesina promove a defesa e o enaltecimento dos trabalhadores rurais. A sua 24

obra no domínio da ilustração desempenhou um papel fundamental na requalificação gráfica do livro português. Nesta exposição, são mostrados alguns trabalhos originais, assim como alguns dos muitos livros por ele ilustrados. Ao mesmo tempo, é também revisitada a história da própria Sociedade Nacional de Belas Artes, renovada em 1945, através das Exposições Gerais de Artes Plásticas, por um grupo no qual o artista ocupou lugar de relevo. Ana Rita Vaz


ARTES / GALERIAS MUNICIPAIS / INAUGURAM

TER A SEX: 14H3019H, SÁB, DOM: 10H-13H/14H-18H GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA

CLAIRE FONTAINE

YOUR MONEY AND YOUR LIFE ATÉ 5 JAN

GALERIA QUADRUM

TOPOGRAFIAS RURAIS Coletiva

BIBLIOTECA ARQUITECTO COSMELLI SANT’ANNA SEG A SEX: 10H-18H

ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TER A SÁB: 14H-18H

4CANTOSDOMUNDO: O MUNDO É QUADRADO

PARASITA

TELMA COSTA

ESPELHO

Escultura

ATÉ 12 JAN

INAUGURAM O ARMÁRIO SEG A SEX: 15H-19H

FRANCISCA AIRES MATEUS RAINHA DA NOITE

7 DEZ A 22 FEV

PAULO BRIGHENTI E ISABEL MADUREIRA ANDRADE

ASSOCIAÇÃO GOELA

MAYA ESCHER

SEMEAR NUVENS

12 DEZ A 16 FEV MP ATELIER NATÁLIA GROMICHO TER A SÁB: 14H-18H

NATÁLIA GROMICHO CHRISTMAS SEASON Pintura

7 DEZ A 3 JAN

NATÁLIA GROMICHO MY FAVORITE MONTH Pintura

ATÉ 6 DEZ

GENTE LINDA DO INTENDENTE II

Desenho

Fotografia

6 DEZ A 6 JAN

Coletiva, pintura

1 A 31 DEZ EG

RITA MELO COPY-PASTE ATÉ 2 DEZ

LISBON GALLERY SEG A SEX: 9H30-18H30

GALERIA ARTE GRAÇA 13 DEZ: 18H-23H, 14, 15 DEZ: 15H-23H

LISBOA - PELAS CURVAS DA CIDADE

12 X 12

10 DEZ A 8 MAR

Coletiva, desenho, gravura, pintura

ZAYLE

SALDOS, SOLDES & SALES

LARGO RESIDÊNCIAS TER A QUI: 9H-22H, SEX, SÁB: 9H-2H, DOM: 9H-23H

AUGUSTO FERNANDES

WE GOT A FIGHT

ATELIER DE PINTURA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BELÉM

OLIVIER PERRIN Fotografia Ver destaque

6 DEZ A 14 JAN

Desenho

ATÉ 8 DEZ

MARIA

1 DEZ A 6 JAN

NUNO RAMINHOS

CASUAL LOUNGE CAFFÉ SEG A SÁB: 16H-2H

A ARTE DA TERRA SEG A DOM: 11H-20H

Coletiva

12 DEZ A 8 JAN

ESPAÇO EXIBICIONISTA SEG A SEX: 11H-20H, SÁB: 11H-18H

5 DEZ A 10 JAN

7 DEZ A 22 FEV

MOSTRA DE PRESÉPIOS

12 A 16 DEZ

EXPOSIÇÃO DE ACERVO

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRAL DO MUNICÍPIO SEG A SEX: 8H-20H

SINDICATO DOS PINTORES

NATAL COMUNITÁRIO

Desenho

Desenho, pintura

CARRASCO ART GALLERY SEG A SEX: 15H-20H

LARGO DAS PIMENTEIRAS SEG A DOM

MARTA REGO

BLUE MOTIONS

GALERIA DO TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA NACIONAL

6 DEZ A 11 JAN

ESPAÇO BENTO MARTINS

PEDRO CÉSAR TELES

8 DEZ A 23 FEV

Coletiva

7 DEZ A 11 JAN

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO SEG A SÁB: 10H-18H

MARIA DA ROCHA E SYLVIE XING CHEN UMA SERPENTE DAQUI

Pintura

5 A 31 DEZ EG

7 DEZ A 6 JAN EG

RUI SANCHES

RITA FERREIRA

LAPO TER, QUA: 12H-24H, QUI A SÁB: 12H-2H

JOANA GERALDES Gravura

10 DEZ A 6 JAN

FERNANDA TORGAL PERCURSO Pintura

ATÉ 9 DEZ CNAP - CLUBE NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS TER A SÁB: 11H-19H

N ATA L

GALERIAS MUNICIPAIS

COLETIVA DE NATAL 2019 Coletiva

7 A 30 DEZ

DINA AGUIAR

MUNDO PARALELOS Pintura

ATÉ 2 DEZ

LIVRO

DEVOÇÃO & FÉ REGISTOS EM AZULEJO NA CIDADE DE LISBOA Os registos de azulejos foram, durante séculos, um modo de proteção da casa, da família ou de instituições. Fernando M. Peixoto Lopes e Margarida Almeida Bastos dedicaram dez anos a recolher e estudar estas peças, hoje ameaçadas, numa obra editada pelo Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. O livro custa 20€.

25


ARTES / INAUGURAM / CONTINUAM LIVRARIA SÁ DA COSTA SEG A SÁB: 11H-18H

ARTESANIAS: ARTES E AFINS Coletiva

9 DEZ A 4 JAN

PEDRO CHORÃO PINTURAS 2017 Pintura

ATÉ 7 DEZ

MIGUEL NAVAS HORS D’OEUVRES ATÉ 7 DEZ

MAC MOVIMENTO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SÁB: 15H-20H

COLETIVA DE NATAL

Coletiva, escultura, pintura 10 DEZ A 14 JAN

RICARDO PAULA

…AQUI NOS TRAÇOS TÃO FUNDOS DO SOL Pintura

ATÉ 6 DEZ MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA TER A SEX: 11H-18H, SÁB, DOM: 15H-19H

PEDRO MORALES ELIPE ESTANCIAS DE LA PINTURA Pintura

6 DEZ A 12 JAN

WOLFGANG WIRTH E JOSEF SCHWAIGER RUGS/RUNGE REVISITED ATÉ 5 JAN

HELENA LAPAS

POÉTICA DAS SUPERFÍCIES E MARCAS DO TEMPO - PARTE II Escultura

ATÉ 19 JAN MUSEU DO ORIENTE TER A QUI, SÁB, DOM: 10H-18H, SEX: 10H-22H

TIMOR: TOTENS E TOKENS 12 DEZ A 15 MAR

PAOLO LONGO

O CAMINHO CHINÊS Fotografia

ATÉ 23 FEV

MUSEU DE SÃO ROQUE SEG: 14H-18H, TER A DOM: 10H-12H/14H-18H

UM REI E TRÊS IMPERADORES

PORTUGAL, A CHINA E MACAU NO TEMPO DE D. JOÃO V 20 DEZ A 5 ABR EG

RUA DAS GAIVOTAS 6 TER A SÁB: 14H-19H

AND II (ANA DINGER E FERNANDA EUGÉNIO)

DO IRREPARÁVEL: O QUE PODE UMA ÉTICA DE REPARAÇÃO? 7 A 21 DEZ

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES SEG A SEX: 12H-19H, SÁB: 14H-20H

SALÃO CONVÍVIO DOS ARTISTAS SÓCIOS 2019

Coletiva, desenho, escultura, fotografia, gravura, pintura 17 DEZ A 4 JAN

TRAJETÓRIA(S) 100 ANOS DE ENSINO ARTÍSTICO Coletiva

19 DEZ A 18 JAN

MANUEL RIBEIRO DE PAVIA: OS DESENHOS E OS LIVROS DOS ANOS 40

Coletiva, desenho, ilustração Ver destaque ATÉ 14 DEZ

ANA ARAGÃO

LX PRJCTS - 60 PROJETOS SOBRE LISBOA, E NÃO SÓ Desenho

ATÉ 4 JAN

CONTINUAM 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA TER A SEX: 14H-20H, SÁB: 11H-16H

MARIA LAET

QUASE UM NADA

Escultura, vídeo ATÉ 11 JAN

ABREU ADVOGADOS SEG A SEX: 9H-19H

JORGE SANTOS Pintura

ATÉ 28 FEV 26

ACERVO - ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 15H-20H

FILIPE CORTEZ EXÚVIA

Instalação

ATÉ 31 AN AR.CO - CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL SEG A SEX: 10H-21H, SÁB: 15H-18H

MANUEL CALDEIRA, PEDRO SOUSA VIEIRA E RUI CHAFES SI SOL FLAT Coletiva

ATÉ 20 DEZ ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO SEG A SÁB: 10H-19H

PAULIANA VALENTE PIMENTEL

O NARCISISMO DAS PEQUENAS DIFERENÇAS Fotografia, instalação ATÉ 11 JAN

ATELIER CONCORDE

CAROLINA MARTINS E NATALIE WOOLF VAST/O

ATÉ 5 DEZ MP ATELIER DE LISBOA SEG A QUI: 15H-19H

LIVROS E MAQUETAS Coletiva

ATÉ 5 DEZ ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR TER A DOM: 10H-13H/14H-18H

JÚLIO POMAR E HUGO CANOILAS

ANTES DO INÍCIO E DEPOIS DO FIM ATÉ 1 MAR

BÊDOIS SEG A SÁB: 10H-2H

COMBO

Cerâmica, coletiva, pintura ATÉ 8 DEZ

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL SEG A SEX: 9H3019H30, SÁB: 9H3017H30

JOSÉ DE GUIMARÃES

VOLTA AO MUNDO: OBRA GRÁFICA DE JOSÉ DE GUIMARÃES ATÉ 31 MAR

BOA QUA A DOM: 14H-20H

STEFANIE PULLIN, CAMILO VILLEGAS E FELIPE MARTINEZVILLALBA ELEMENTAL ORIGINS Coletiva

ATÉ 7 DEZ BOUTIQUE DOS RELÓGIOS PLUS ART SEG A DOM: 10H-19H

HEBERTH SOBRAL LOVE CITY

ATÉ 31 JAN CABANA MAD QUI: 11H-20H

SOUVENIR

Coletiva, design ATÉ 23 JAN

CARLOS CARVALHO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 10H-19H30, SÁB: 12H-19H30

TIAGO CASANOVA

WHICH WAY THE WIND BLOWS Fotografia, instalação ATÉ 11 JAN

CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO SEG, QUI, SEX: 15H-20H, SÁB, DOM: 11H-18H

MÁRIO DIONÍSIO

PINTURA SEM ASSUNTO, DIRÃO OS VISITANTES Pintura

ATÉ 20 ABR CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA TER A DOM: 10H-18H

TERESA PAVÃO

A ESTRATÉGIA DA ARANHA ATÉ 26 JAN

CASA DA CULTURA DOS OLIVAIS SEG A SEX: 9H-13H/14H-17H, SÁB: 11H-13H/14H-19H

RUI GUERRA

CORES E FORMAS

Desenho, pintura ATÉ 7 DEZ EG


ARTES / CONTINUAM CENTRO CÍVICO EDMUNDO PEDRO SEG A SEX: 9H-17H

ANA MARTINEZ

PINTURA E ILUSTRAÇÃO ATÉ 13 DEZ

CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H-18H

AGRICULTURA E ARQUITETURA: DO LADO DO CAMPO

TRIENAL DE ARQUITETURA DE LISBOA 2019 Arquitetura. coletiva ATÉ 16 FEV

CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA SEG A SEX, SÁB: 10H-18H

SINGRADURA

GRUPO DE TEATRO TERAPÊUTICO

Coletiva

ATÉ 27 MAR CONVENTO DAS FLAMENGAS SEG A QUA, SEX: 10H-13H, QUI, SÁB: 10H-19H, DOM: 10H-13H

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS ATÉ 12 DEZ

A COOPERATIVA SEG A SÁB: 15H-19H

CARLOS SAHAKIÁN Pintura

ATÉ 2 DEZ CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART TER A SEX: 12H-20H, SÁB: 15H-20H

MUSEUM OF MODERN ART AND WESTERN ANTIQUITIES

LISBON GALLERY 6 DE DEZEMBRO A 16 DE JANEIRO RUA DONA ESTEFÂNIA, 123 A / 931 805 711 / WWW.LISBONGALLERY.NET

OLIVIER PERRIN LISBOA – PELAS CURVAS DA CIDADE Olivier Perrin, artista francês, foi o fotógrafo escolhido para a primeira exposição da Lisbon Gallery no seu novo espaço. A galeria, que desde os anos 90 reúne e produz uma iconografia não oficial de Lisboa, com imagens de Varda, Castello-Lopes ou Boubat, entre outros, é exclusivamente dedicada à cidade. A exposição de Olivier Perrin reúne 40 imagens a

preto e branco de escadas, janelas, pontes, bancos e calçadas, através das quais mostra uma Lisboa inédita, diferente da cidade das multidões que saem do metro ou dos grupos de turistas que pululam pela Baixa. No dia 14 deste mês tem lugar uma visita guiada à exposição com o artista. ARV 27


ARTES / CONTINUAM SECTION II: DEPARTMENT OF CARVING AND MODELING. FORM AND VOLUME

ENTRELINHAS

LUSOFONIA

ATÉ 4 DEZ EG

ATÉ 20 JAN

CULTURGEST TER A DOM: 11H-18H

FABRICA FEATURES SEG A SÁB: 10H-20H, DOM: 11H-19H

ATÉ 11 JAN

O QUE É O ORNAMENTO? TRIENAL DE ARQUITETURA DE LISBOA 2019 ATÉ 1 DEZ

FERNANDA FRAGATEIRO E ALDARA BIZARRO CAIXA PARA GUARDAR O VAZIO ATÉ 1 DEZ EG

DUPLEX SEG, QUA, SEX: 12H-17H, TER, QUI: 12H-16H

TU NÃO VISTE NADA Coletiva

ATÉ 7 DEZ ESPAÇO CULTURAL CINEMA EUROPA SEG A SÁB: 10H-19H

ANTÓNIO ANTUNES

Caricatura

TERESA GAMEIRO E LOBO APPAREL TATO

Coletiva, instalação ATÉ 16 DEZ

FIDELIDADE CHIADO 8 - ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 11H-19H

ELISA STRINNA SOL CEGO

Instalação

ATÉ 3 JAN FÓRUM GRANDELA SEG A SEX: 9H30-18H, SÁB: 10H-13H/14H-17H

MEU CORPO, MINHA LÍNGUA

Coletiva

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN QUA A SEG: 10H-18H

IRINEU DESTOURELLES SUBTITULIZAR Vídeo

ATÉ 6 JAN

ROBIN FIOR

CALL TO ACTION/ABRIL EM PORTUGAL Design

ATÉ 3 FEV

ART ON DISPLAY. FORMAS DE EXPOR 1949-69

TRIENAL DE ARQUITETURA DE LISBOA 2019 Coletiva, desenho, design, fotografia ATÉ 2 MAR

FUNDAÇÃO LEAL RIOS QUI A SÁB: 14H30-18H30

DEEP DEEP DOWN, FAR FAR IN (AND OUT) ATÉ 28 DEZ

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES SEG A SEX: 10H-18H, SÁB: 14H-18H

COMUNICAR, LIGAR, UNIR Fotografia

ATÉ 31 DEZ

SELOS D. MARIA II ATÉ 31 MAI

GALERIA 111 TER A SÁB: 10H-19H

URBANO

SYSTEMA NATURAE Pintura Ver destaque ATÉ 11 JAN

REFLEXOS E REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO FEMININA NA

ORGANIZAÇÃO

21 NOV 14 DEZ PARCERIA ESTRATÉGICA

CO-FINANCIAMENTO

/ /

PHOTOGRAPHY EXHIBITIONS WORKSHOPS TALKS / /

Rua do Centro Cultural 11 Metro Alvalade APOIO

/ /

www .parallelplatform .org / /

ENTRADA GRATUITA

28


ARTES / CONTINUAM GALERIA ART LOUNGE SEG A SEX: 10H-19H

JOÃO NOUTEL MOON & BLISS Desenho

ATÉ 5 DEZ GALERIA BELOGALSTERER TER A SÁB: 14H-19H

JOANA GOMES DOUBLE POETICS Pintura

ATÉ 17 JAN

DANIELA KRTSH

JORINDE & JORINGEL Pintura

ATÉ 17 JAN GALERIA BELTRÃO COELHO SEG A SEX: 9H-17H30

MARIA AMÉLIA RAMOS E PEDRO CÉSAR TELES SUI GENERIS

Coletiva, escultura, pintura

GALERIA 111 ATÉ 11 DE JANEIRO CAMPO GRANDE 113 / 217 977 418 / WWW.111.PT

ATÉ 13 DEZ EG

URBANO SYSTEMA NATURAE

GALERIA BRUNO MÚRIAS TER A SÁB: 14H-19H

A HORA INSTÁVEL Coletiva

ATÉ 20 DEZ GALERIA CISTERNA TER A SÁB: 11H-19H

SARA MAIA

ATIRAR A PRIMEIRA PEDRA ATÉ 3 JAN

GALERIA FILOMENA SOARES TER A SÁB: 10H-19H

EDGAR MARTINS

WHAT PHOTOGRAPHY HAS IN COMMON WITH AN EMPTY VASE

Systema Naturae, uma obra em quatro volumes de Carl von Linné, tem sido, nos últimos anos, a companhia de Urbano, bem como a responsável por, durante esse tempo, o artista ter dedicado tanto tempo a desenhar as mais variadas formas de vida animal e vegetal. É o resultado desse trabalho que apresenta agora na Galeria 111, que se traduz num conjunto de 36 obras, 23 sobre papel e 13 sobre tela, que se organizam ao longo do espaço em três grupos: plantas, seres do mar e seres da terra e do céu. Durante este mês será ainda lançado um catálogo que reproduzirá, para além das obras expostas, as páginas dos cadernos de desenhos. ARV

ATÉ 11 JAN

GALERIA FRANCISCO FINO TER A SEX: 12H-19H, SÁB: 14H-19H

SERENDIPITY OU A ARTE DE INTERPRETAR OS SINAIS Coletiva

ATÉ 20 DEZ GALERIA JORGE WELSH WORKS OF ART SEG A SÁB: 10H30-19H

TREASURES ATÉ 7 DEZ EG

GALERIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA MAIOR SEG A SEX: 14H-18H

XII EXPOSIÇÃO

EX-ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA DE ARTES DECORATIVAS ANTÓNIO ARROIO Coletiva

ATÉ 28 DEZ EG GALERIA MADRAGOA TER A SÁB: 11H-19H

GONÇALO PRETO

MIDDLE FINGER PEDESTRIANS

GALERIA MONUMENTAL TER A SÁB: 15H-19H30

MANUEL GANTES ARA PACIS Pintura

ATÉ 21 DEZ GALERIA PEDRO CERA TER A QUI: 10H-13H30/14H3019H, SÁB: 14H30-19H

TOBIAS REHBERGER

AND THE REST SHOULD BE SQUANDERED ATÉ 4 JAN

GALERIA QUADRADO AZUL SEG A SEX: 14H-19H A GRUTA

JANNIS VARELAS Pintura

ATÉ DEZ '20 GALERIA RATTON SEG A SEX: 10H-13H30/15H-19H30

HELENA LAPAS

POÉTICA DAS SUPERFÍCIES E MARCAS DO TEMPO - PARTE I Azulejaria, escultura ATÉ 19 JAN

ATÉ 11 JAN

29


ARTES / CONTINUAM GALERIA REVERSO TER, QUI: 11H-19H, QUA, SEX: 14H-19H

NCOD IN LIS (NEW CRAFT OBJECT DESIGN IN LISBON Coletiva, joalharia ATÉ 10 JAN

CIRCUNSTÂNCIAS Ver destaque ATÉ JAN

GALERIA ZÉ DOS BOIS QUA A SÁB: 18H-22H

ALTO NÍVEL BAIXO

Coletiva, desenho, vídeo ATÉ 11 JAN

ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS PSICOLÓGICAS, SOCIAIS E DA VIDA SEG A SEX: 8H-22H, SÁB: 8H-17H30

LEONEL MOURA

O ROBOT SURREALISTA Pintura, vídeo

GALERIA TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE SEG A SEX: 14H-19H30, SÁB: 14H-19H

HANGAR - CENTRO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA QUA A SÁB: 15H-19H

ATÉ 13 JAN EG

UMA HOMENAGEM A CRUZEIRO SEIXAS

NO.ONE.GIVES.A.MOSQUITO’S. ASS.ABOUT.TRABALHO. DE.PRETO

TREVOR SHIMIZU

CORRESPONDÊNCIAS ATÉ 31 DEZ

GALERIA VALBOM SEG A SÁB: 13H-19H30

EMERENCIANO PERSONA

Ver destaque

ATÉ 28 DEZ GALERIA VERA CORTÊS TER A SEX: 14H-19H, SÁB: 10H-13H, 14H-19H

ANDRÉ GUEDES

FORMA ANTIGAS, NOVAS

30

NÁSTIO MOSQUITO Instalação

ATÉ 15 FEV INSTITUTO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA SEG A SEX: 10H-22H

FÁBIO MIGUEL ROQUE EVERYTHING LAY STILL Fotografia

ATÉ 6 DEZ

KUNSTHALLE LISSABON QUI A SÁB: 15H-19H

Performance, vídeo ATÉ 1 FEV

LIVRARIA FERIN SEG A SÁB: 10H-20H

LISBON ON FILM

COLETIVO DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA Coletiva, fotografia ATÉ 15 DEZ

LUMIAR CITÉ QUA A DOM: 15H-19H

TONIO KRÖNER

AO SUBIR A ESCADA, NÃO ESTOU EM CIMA, NEM EM BAIXO… Pintura

ATÉ 2 FEV MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA QUA A SEG: 11H-19H

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA ATÉ 31 DEZ

ECONOMIA DE MEIOS

TRIENAL DE ARQUITETURA DE LISBOA 2019 Arquitetura

ATÉ 13 JAN

PEDRO TUDELA AWDI’TORJU Instalação

ATÉ 20 JAN

VASCO BARATA

DREAMERS NEVES LEARN (TIDAL) Instalação

ATÉ 27 JAN


ARTES / CONTINUAM

Coletiva, vídeo ATÉ 17 FEV

BASIM MAGDY M.A.G.N.E.T. Vídeo

ATÉ 17 FEV

JOÃO PEDRO VALE & NUNO ALEXANDRE FERREIRA

AMA COMO A ESTRADA COMEÇA Instalação

ATÉ 17 FEV

ANGELA BULLOCH ANIMA VECTORIAS Instalação, vídeo ATÉ 20 ABR

MÓDULO TER A SÁB: 15H-19H30

ANABELA MARAVILHAS SOBRE AS ÁGUAS ATÉ 7 DEZ

MONITOR LISBON TER A SÁB: 14H-19H

SÉRGIO CARRONHA A WAY OF WALKING Instalação

ATÉ 15 JAN MUSEU ARPAD SZENES - VIEIRA DA SILVA TER A DOM: 10H-18H

MANUEL BATISTA

SOMBRAS E OUTRAS CORES Ver destaque

ATÉ 26 JAN

POR DENTRO DA OBRA A TÉCNICA DA TÊMPERA NA OBRA DE VIEIRA DA SILVA ATÉ 26 JAN

MUSEU BORDALO PINHEIRO TER A DOM: 10H-18H

PÉ D’ORELHA

CONVERSAS ENTRE BORDALO E QUERUBIM Cerâmica

ATÉ 21 SET MUSEU COLEÇÃO BERARDO SEG A DOM: 10H-19H (ÚLTIMA ENTRADA 18H30)

RUI SANCHES ESPELHO

Desenho

ATÉ 12 JAN

MIGUEL PALMA

AINDA O DESCONFORTO

MODERNO

Desenho, escultura, instalação, performance, vídeo ATÉ 19 JAN

UNG VAI MENG E CHAN HIN IO (COLETIVO YIIMA) (DES)CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA

Coletiva, fotografia, instalação, performance, pintura, vídeo ATÉ 9 FEV

CONSTELAÇÕES II: UMA COREOGRAFIA DE GESTOS MÍNIMOS Coletiva

ATÉ 31 MAI MUSEU DO DINHEIRO QUA A DOM: 10H-18H

© António Jorge Silva

PLAYMODE

PEÇAS EM DESTAQUE DAS COLEÇÕES DO BANCO DE PORTUGAL ATÉ 23 FEV

MUSEU DO FADO TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30)

JOSÉ PRACANA Fotografia, vídeo ATÉ 3 FEV

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30)

VIEIRA LUSITANO. A PARTIR DE 3 DESENHOS OBRA DA COLEÇÃO DE GRAVURA DAS BELAS-ARTES Desenho

ATÉ 23 FEV PAVILHÃO PRETO

CONVIVÊNCIA(S). LISBOA PLURAL. 1147-1910

Coletiva, desenho, escultura, instalação, performance, pintura, vídeo ATÉ 15 DEZ

MUSEU DE LISBOA TORREÃO POENTE TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30)

ALFREDO CUNHA

O TEMPO DAS MULHERES Fotografia

MUSEU ARPAD SZENES–VIEIRA DA SILVA ATÉ 26 DE JANEIRO PRAÇA DAS AMOREIRAS, 56 / 213 841 490 WWW.FASVS.PT

MANUEL BAPTISTA SOMBRAS E OUTRAS CORES Sombras e outras cores apresenta um conjunto de trabalhos de Manuel Batista criados entre 1963 e 2002, que a escolha do curador João Pinharanda permite agora conhecer. Não sendo uma retrospetiva nem uma antologia, a exposição reúne momentos-chave da obra do artista, através dos quais é possível percorrer quatro décadas de trabalho intenso, diversificado e coerente. As peças de Manuel Batista apresentam uma constante tensão entre construção e acaso, a regra e a indisciplina, e partem do entendimento unificado que o artista tem do par constituído pela vocação geométrica das formas e volumes e pela expressão livre da natureza. É possível, por isso, encontrar no seu trabalho linhas que se podem classificar como naturalistas e outras como geométricas, linhas de trabalho orgânicas ou matérias e outras abstratas ou não representativas. ARV

ATÉ 31 JAN 31


ARTES / CONTINUAM / FEIRAS / CONFERÊNCIAS MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA TER A DOM: 10H-18H

JOSÉ-MARÍA CANO E FRANCISCO DE ZURBARÁN

PEDES IN TERRA AD SIDERA VISUS Pintura

ATÉ 12 JAN

ARCÁDIA

DESENHOS DE TEMAS BUCÓLICOS, SÉCULOS XVII A XIX Desenho

ATÉ 26 JAN

LUXO ASIÁTICO

A PORCELANA, A LACA E A SEDA. DO CONSUMO À APROPRIAÇÃO

BERTO

Coletiva

ATÉ 2 FEV MUSEU NACIONAL DOS COCHES TER A DOM: 10H-18H

UMA JANELA SOBRE A COLEÇÃO E ARTE CONTEMPORÂNEA DA FARNESINA 15 OBRAS

Coletiva, fotografia, instalação, vídeo ATÉ 5 JAN

MUSEU NACIONAL DO TRAJE TER A DOM: 10H-18H

FÁTIMA FRADE REIS TECER O ESPAÇO Instalação

ATÉ 26 JAN

ATÉ 10 JAN

ALVARO PIREZ D’ÉVORA

NOTE QUA A SÁB: 15H-20H

UM PINTOR PORTUGUÊS EM ITÁLIA NAS VÉSPERAS DO RENASCIMENTO Pintura

ATÉ 15 MAR

OBRA CONVIDADA FRANCISCO DE ZURBARÁN

FREI PEDRO MACHADO. REAL ACADEMIA DE BELLAS ARTES DE SAN FERNANDO, MADRID Pintura

ATÉ 12 JAN MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO TER A DOM: 10H-18H SALA SONAE

DANIEL CANOGAR TERATOLOGIAS

Instalação, vídeo

EDUARDO SOUTO DE MOURA CADERNOS AZUIS ATÉ 14 DEZ EG

OCUPART | ESPAÇO CAMÕES SEG A SEX: 11H-19H

SARAH AFFONSO

OS DIAS DAS PEQUENAS COISAS Desenho, pintura ATÉ 22 MAR

RUA CAPELO

ORTO DI INCENDIO

27 ARTISTAS A PARTIR DE AL 32

A IGREJA DE SANTA ENGRÁCIA NO CAMPO DE SANTA CLARA: OS TEMPOS DO LUGAR ATÉ 1 MAR

A PEQUENA GALERIA QUA A SÁB: 17H-19H30

MARTA FERREIRA

POEMÁRIO DO OLHAR ATÉ 21 DEZ

QUARTEL DO CARMO SEG A SÁB: 10H-17H30

ANTÓNIO JORGE SILVA, DUARTE BELO E PEDRO TROPA LUGARES DE SOPHIA Coletiva, fotografia

PALACETE DE SÃO BENTO (RESIDÊNCIA OFICIAL DO PRIMEIRO-MINISTRO) DOM: 10H-17H

ARTE EM SÃO BENTO

COLEÇÃO NORLINDA E JOSÉ LIMA Coletiva, escultura, fotografia, pintura

DAMIÀ DÍAS

O CAMINHO DO OLHAR ATÉ 17 DEZ

VALENTIM QUARESMA

VERSO BRANCO TER A SÁB: 11H30-20H

LAURA RUFFINELLI A RUOTA LIBERA Pintura

ATÉ 31 DEZ ZARATAN QUI A DOM: 16H-20H

JOSÉ TABORDA ELÁSTICO

Instalação

ATÉ 17 FEV

FEIRAS ALVALADE

Parallel Review ATÉ 14 DEZ

LX FACTORY

www.mercart.pt

FERNANDO GUERRA Fotografia

TEATRO DO BAIRRO

LUÍSA FERREIRA

RAÍZES, OURO, AZUL Fotografia

ATÉ 1 DEZ DOM A QUA: 10H-19H, QUI A SÁB: 10H-20H

First Floor Ethical Market ATÉ 29 DEZ SÁB, DOM: 11H-20H

CONFERÊNCIAS / PALESTRAS ACADEMIA NACIONAL DE BELAS ARTES

ATÉ 31 DEZ

CICLO DE CONFERÊNCIAS 2019

TEATRO NACIONAL D. MARIA II QUA A DOM

Por Cristina Azevedo Tavares

A Coleção José Augusto França no Museu de Tomar

JOSÉ MARQUES: FOTÓGRAFO EM CENA

10 DEZ: 15H EG

ATÉ 30 DEZ '20

CONVERSAS FOTO-FÍLMICAS

Fotografia

ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | VIDEOTECA

TEATRO DA POLITÉCNICA TER A SEX: 17H, SÁB: 15H

A Política da Montagem na Obra de Georges DidiHuberman

JOÃO GABRIEL

DE NOITE, TODOS OS GATOS

ATÉ 31 DEZ

UCCLA - UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS DA LÍNGUA PORTUGUESA SEG A SEX: 10H-19H

BELEZA NATURAL

ATÉ 20 JAN

ROCA LISBOA GALLERY SEG A SEX: 10H-19H, SÁB: 10H-17H

Pintura

PALÁCIO SINEL DE CORDES TER A DOM: 11H-19H

Coletiva

Merc’art

APOCALIPSE Escultura

CONTEMPORÂNEA PORTUGAL MACAU|CHINA

ATÉ 21 DEZ

ATÉ 18 JAN

ATÉ 23 DEZ

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA QUI A TER: 10H-18H

ATÉ 5 JAN

PANTEÃO NACIONAL TER A DOM: 10H-17H

Fotografia

O VAZIO DA MINHA ALMA

RUA SERPA PINTO

Arquitetura

ATÉ 2 DEZ EG

MARA CASTILHO

ATÉ DEZ

TRIENAL DE ARQUITETURA DE LISBOA 2019

Arquitetura, coletiva

DUPLA EXPOSIÇÃO: A FOTOGRAFIA E O FOTÓGRAFO

ATÉ 8 DEZ

ESPAÇO INTERIOR

TRIENAL DE ARQUITETURA DE LISBOA 2019

ATÉ 14 DEZ

O FIO INVISÍVEL - ARTE

Com Stijn de Cauwer. Moderação de Maria João Mayer Branco 12 DEZ: 18H30 EG

CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Eu e a tela Frente a Frente nos Medimos Conversa com João Paulo


ARTES / CONFERÊNCIAS / PALESTRAS

GALERIA VALBOM ATÉ 28 DE DEZEMBRO AVENIDA CONDE VALBOM, 89A / 217 801 110/ WWW.GALERIAVALBOM.PT

EMERENCIANO PERSONA Persona, a máscara teatral com origem na antiga Grécia, surge nas obras que Emerenciano agora expõe como uma metáfora que convida à reflexão sobre o nosso modo de viver e o papel do artista na sociedade. A aproximação à escrita, característica marcante na obra do artista desde 1979, integra a composição das suas peças segundo uma certa tradição do expressionismo abstrato. Para esta mostra, que apresenta um total de

25 obras, Emerenciano junta-lhes as máscaras como elemento gráfico, que se materializam com a colagem de palavras ou fragmentos de frases recortadas de jornais. Estes componentes estruturais, a escrita e as máscaras, assentam num universo de composições geométricas em tons mudos, numa aparente organização que é rompida por formas labirínticas e cores vivas, motivos frequentes na obra do artista. ARV 33


ARTES / CONFERÊNCIAS / CURSOS / WORKSHOPS Silva, Regina Guimarães, Saguenail, Augusto Meneghin, Sofia Areal e outros. 14 DEZ: 15H30

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Passado, Presente, Futuro

Mesa-redonda com Gonçalo Byrne, Ana Tostões e João Nunes 10 DEZ: 17H

Um Parque para a Cidade

Conferência por Kengo Kuma 10 DEZ: 18H30 EG

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA

CICLO DE CONFERÊNCIAS FCC 2019 Apresentação do BAC

Auto-Representação

Por Jorge Molder, Artur Ramos e Armando Caseirão 11 DEZ: 18H

MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

MAATuridades (Arte à Hora do Chá) Para maiores 60 anos 4, 18 DEZ: 14H30-16H30

CURSOS / WORKSHOPS ACADEMIA ESTRELA

Encontro dos Origamigos de Lisboa 1º SÁB: 15H30-19H EG / MP

13 DEZ: 18H30 EG

origamigos.lx@gmail.com

INSTITUTO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA

Oficinas de Pintura, Serigrafia e Encadernação

Imagem Comparada: AutoRetrato, Selfies e

ANJOS70

VÁRIOS HORÁRIOS

APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

ART - ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

Máscaras, Marionetas Marotes e Trabalhar o Papel / o Plástico VÁRIOS HORÁRIOS MP

AR.CO - CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL

Workshop de Cerâmica: Vidrados

2 A 18 DEZ SEG, QUA: 10H-13H

Workshop de Cerâmica: Moldes

SEG: 19H-21H

arttelheiras@gmail.com ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA REGIÃO DE LISBOA

Bordados e Arraiolos, Cerâmica, Costura, Desenho e Pintura, Encadernação, Machetaria/Embutidos, Pintura de Azulejo e Loiça, Restauro de Mobiliário e Loiça, Tecelagem e Vitral Riffany VÁRIOS HORÁRIOS

2 A 18 DEZ SEG, QUA: 10H-13H

Ano letivo 2019/20

Pintura

aarlisboa@gmail.com ATELIÊ CÁ

Desenho, Pintura, Ilustração/ Banda Desenhada, Fotografia, Cinema/Imagem em Movimento, Cerâmica, Joalharia, Gravura, História e Teoria da Arte

A Arte na Comunidade e Pintura de Azulejo e Cerâmica Por Ana Cordovil MP anacordovilw@gmail.com ATELIER CABINE

Desenho, Pintura e Gravura SEG A SÁB MP

Oficina Livre de Gravura MP

MUITO OBRIGADO, LISBOA!! Pelo incrível acolhimento na 1ª edição do festival Fair Saturday +80 eventos culturais

+1.000

artistas

+40

projetos sociais

Junte-se a nós na próxima edição! www.fairsaturday.org Foundation

34


ARTES / CURSOS / WORKSHOPS ATELIER CAROLINA QUINTELA

Técnicas de Joalharia MP

carolinaquintela@gmail.com ATELIÊ DE CERÂMICA CHAMOTE FINO

Cerâmica

TER, QUI, SEX: 15H-18H ATELIER DANIELA REIS

Pintura

11 JAN: 15H-17H, 12 JAN, 9 FEV: 10H30-12H30 MP

danielareisreis@gmail.com ATELIER FACA E ALGUIDAR

Oficina de Gravura

facaealguidaratelier@gmail. com ATELIER DE LISBOA

Fotografia 2 - Luz e Fotometria

Por Bruno Pelletier Sequeira e Filipe Figueiredo A PARTIR 18 JAN MP

info@atelierdelisboa.pt ATELIER PASTA DE PAPEL

Aulas de Pasta de Papel TER: 17H-19H

zabica@sapo.pt

ATELIER DE SÃO BENTO

Desenho, Pintura, Gravura, Aguarela e Escultura

QUA: 11H-13H, 15H3017H30, QUI: 18H-20H

atelierdesaobento@gmail. com ATELIER SER & PROJETO LÁ TINHA

Serigrafia e Cianotipia MP

zonafrancanosanjos@gmail. com CAFÉ COM ALMA

Curso de Costura

TER, QUA, SÁB: 18H-21H MP

parvaexlclusiveclothing@ gmail.com

CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA

Desenhar à Flor da Pele

Oficina de Desenho de Modelo Nu por Cathy Douzil TER, QUA: 18H-19H30

Escrita e Corpo no Desenho Oficina de Desenho por Salomé Paiva QUI: 15H-17H

GALERIA VERA CORTÊS ATÉ 18 DE JANEIRO RUA JOÃO SARAIVA, 16, 1º / 213 950 177 / WWW.VERACORTES.COM

ANDRÉ GUEDES FORMAS ANTIGAS, NOVAS CIRCUNSTÂNCIAS

A mais recente exposição de André Guedes tem como ponto de partida a reflexão que o artista havia iniciado em 2009, onde se interrogava sobre o estatuto do registo da transformação das cidades como objeto encontrado e que subjetividades e visões políticas lhes estão associadas, mas que assume agora uma outra via exploratória. Aqui, André Guedes apresenta uma série de dez trabalhos onde impressões sobre acetato são sobrepostas na parede. Em algumas delas, visões a preto e branco de um passado recente, de diagramas e mapas urbanos, de manifestações e de extensas zonas urbanas são sobrepostas a imagens de escavações e artefactos arqueológicos, apresentados em cores fortes e vibrantes. Com curadoria de João Mourão e Luís Silva, esta mostra apresenta ainda uma peça sonora que empresta o seu título à exposição, desenvolvida em colaboração com o compositor Gonçalo Gato e que ocupa o espaço de forma intermitente. ARV 35


ARTES / CURSOS CAULINO CERAMICS

Workshops de Cerâmica

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Fotografia

Por Luís Rocha

TER, QUI: 19H30-21H30

Girlie

Por Ana Marta Azevedo

QUI: 19H30-20H30

931 462 210

CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO

Pintura

Por Almaia

SEG, QUA, SEX

966 037 222

Artes Decorativas

ESCOLA DE BELASARTES PEDRO SERRENHO

Desenho/Pintura, Filosofia da Arte, História da Arte, Banda Desenhada/ Ilustração 917 540 178

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

IV Curso Livre de Artes Decorativas

As Artes Decorativas: Saber, Fazer, Vender, Expor, Fruir 16 JAN A 7 MAR MP

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Ciclo Vanguardas no Jardim #2

915 380 811

Dadaísmo #1

COM CALMA - ESPAÇO CULTURAL

1 DEZ: 10H30, 14H30

Monstros Urbanos 8 DEZ: 17H MP

comcalmaecultura@gmail. com CONTRAPROVA ATELIER DE GRAVURA

Formação Contínua

ATÉ JUL TER, QUI: 19H-22H

contraprova.gravura@ gmailcom

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS DO CCD-AT

Ourivesaria Contemporânea, Ateliê Livre de Esmaltes, Bordados Tradicionais, Pintura em Porcelana e Faiança, Técnicas de Cerâmica e Olaria, Escultura, Artes Decorativas, Modelação em Barro, Modelação em Porcelana e Grés-Moldes e Ateliê de Artes Plásticas e Cerâmica VÁRIOS HORÁRIOS

ccd@at.gov.pt

Técnicas de Cerâmica e Moldes de Gesso SEG, TER: 14H-18H

atirabarroaparede@gmail. com

Iniciação aos Engobes

SEG, QUA: 18H-20H

sarmefermento@gmail.com

Técnicas de Olaria e Cerâmica TER: 9H-12H30, QUA: 14H-18H

Oficina por Mário Linhares

Ciclo o Desenho e o Lugar técnicas secas Lápis de Cor

Oficina por Mário Linhares

15 DEZ: 10H30, 14H30

Sanguínea

Oficina por Mário Linhares

21 DEZ: 10H30, 14H30 FUTURIX

Fotografia

6 DEZ: 18H30 GALERIA DIFERENÇA

Cursos de Gravura

Por João Pedro Cochofel TER: 18H30-21H30, SÁB: 15H30-19H30

Por Fernanda Pissarro QUA, SEX: 16H30-19H30

IMAGERIE - CASA DE IMAGENS

Oficina de Processos Alternativos - Goma Bicromatada

Por Magda Fernandes e José Domingos

LISBON PHOTOGRAPHER

Ateliers de Fotografia a Céu Aberto 933 139 785 | www. lisbonphotographer.com

LUGAR ESPECÍFICO

Fotografia de Rua

Por Lu Cristhovam

1 DEZ: 10H-13H

le.lugarespecifico@gmail. com MART

Curso de Cerâmica SEG, SEX: 10H30-13H30

Academia de Desenho e Pintura TER: 10H30-13H, 18H30-20H30, QUA: 10H30-13H

Workshop de Mosaicos

lisbonmosaics@gmail.com

QUI: 17H-19H

Curso de Gravura

QUI, SEX: 10H30-13H30

Oficina de Gravura com Acompanhamento SEX: 15H-18H

Oficina de Cerâmica MP

geral@artemart.pt MUNDO PATRIMÓNIO

Pintura

Por Mimi Tavares MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Pintura de Azulejo

12 DEZ: 14H30-17H30 NAF - NÚCLEO DE ARTE FOTOGRÁFICA

4ª Aberta - Laboratório Comunitário QUA

NOVA ACADEMIA LISBOA

Desenho e Pintura SÁB

geral@novaacademia.pt PONTO DE LUZ ATELIER

Desenho, Gravura, Pintura e Aguarela Calcográfica Por José Faria

Aulas de Cerâmica

info@sedimento.pt A SOCIEDADE

Coroas de Natal

7 DEZ: 14H30-17H30

One on One Food Photography Por Sandra Pagaimo MP info@asociedade.pt

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES

Cursos de Formação Artística VIRAGEM LAB

Técnicas de Impressão de Preto e Branco SÁB, DOM

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Oficina de Tecelagem Manual e Tapeçaria MUSEU DO ORIENTE

7 DEZ: 14H-18H

Pintar uma Mandala - A Arte como Percurso Espiritual 7 DEZ: 15H-17H30

Momentos Indianos: Saris, Pinturas de Henna Mehendi e Masala Chai 8 DEZ: 16H-18H30

36

Por Leonor Andrade

SEG, QUI: 11H-13H/19H21H, TER: 19H-21H, QUA: 18H-20H

Temari - Bolas de Mão Japonesas

LISBOA MOSAIC STUDIO

Caixa em Tecido

Teorias e Debates na Arte Contemporânea

QUA: 18H30-20H30

Oficina de Fotografia Analógica

geral@imagerieonline.com

11 DEZ: 15H-17H

SEDIMENTO CERAMICS STUDIO

QUA, QUI: 13H30-17H30

MP

Por Constança Arouca

Práticas e Conversas Artistas Convidados

14 DEZ: 10H3013H30/15H-18H

Por Magda Fernandes e José Domingos

Origami - Motivos de Natal

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104


Plataforma digital de residências artísticas na cidade de Lisboa

A LAAR – Lisboa Acolhe Artistas em Residência é uma plataforma digital que tem por principal missão apoiar a criação artística em Lisboa, através da divulgação, num único suporte, das residências artísticas que têm lugar na cidade. Disponibilizada pela Câmara Municipal de Lisboa, a LAAR permite obter informações sobre as entidades, públicas e privadas, que promovem residências artísticas e as oportunidades que existem neste âmbito. Permite ainda a entrega de candidaturas online para residências, bem como conhecer os artistas selecionados em programas de intercâmbio artístico promovidos, ou copromovidos, pela Câmara Municipal de Lisboa.

laar.cm-lisboa.pt 37


FEIRAS DE NATAL 38


DIVERLANDIA FIL

6 DEZ A 5 JAN (ENCERRA DE 9 A 12, 24 DEZ) DOM A QUI: 15H-23H, SEX, SÁB: 15H-24H

FEIRA D´ÁVILA DE NATAL CAMPO PEQUENO 5, 6, 12, 13, 19, 20 DEZ: 10H-19H

EG

FEIRA DE NATAL MERCADO ROSA AGULHAS 17 A 21 DEZ: 9H-19H

EG

MERCADO CRAFTS &JARDIM DESIGNDA ESTRELA

7, 8, 14, 15, 21, 22 DEZ: 10H-18H

EG

1 DEZ: 10H-19H

EG

MERCADO DE NATAL PRAÇA DE TOIROS DO

FEIRA DE PRODUTOS REGIONAIS MERCADO DE NATAL LARGO DO CALVÁRIO EMAVENIDA ALVALADE DA IGREJA MERCADO DO BAIRRO DECAMPONATALPEQUENO MERCADO DE NATAL DEJARDIMBENFICADO MERCADO MERCADO DA BAIXA EDIÇÃO ESPECIAL MERCADO DE NATAL DEPRAÇANATALDA FIGUEIRA DEJARDIMCARNIDE DA LUZ 1, 2 DEZ: 11H30-21H30

EG

4 A 17 DEZ: 10H-20H

10 A 12 DEZ: 10H-19H

EG

© Paulo Guedes / Arquivo Municipal / Fotográfico

11 A 15 DEZ: 10H-20H

ATÉ 22 DEZ: 10H-22H

EG

5 DEZ: 9H-20H, 6 DEZ: 9H-00H, 7 DEZ: 13H-1H, 8 DEZ: 13H-20H EG

MERCADO GET ZEN NATAL NATAL NO ADAMASTOR MERCADO SANTA CLARA MIRADOURO DO ADAMASTOR CAMPO PEQUENO

18 A 22 DEZ: 10H-20H

MERCADO DE NATAL DERUAMARVILA LUIZ PACHECO

EG

12, 13 DEZ: 18H-23H, 14 DEZ: 12H-23H, 15 DEZ: 12H-20H EG

ATÉ 29 DEZ QUI A SÁB: 10H-19H

EG

NATALIS FIL

4, 5, 8 DEZ: 15H-21H 6, 7 DEZ: 15H-23H EG

NATAL SOLIDÁRIO CONVENTO DOS CARDAES ATÉ 15 DEZ SÁB, DOM: 12H-19H

PALÁCIO DE NATAL PALÁCIO BALDAYA 5 A 8 DEZ: 10H-20H

EG

WONDERLAND LISBOA PARQUE EDUARDO VII ATÉ 5 JAN

EG

XMAS TIME MARKET TIME OUT MARKET

CONTRIBUI PARA AS ATIVIDADES DO CENTRO HUMANITÁRIO DE LISBOA DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA 7 A 9 DEZ: 11H-21H 2€ 39


© Arquivo Municipal de Lisboa

CIÊNCIAS

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 10 DE DEZEMBRO, ÀS 17H AVENIDA DE BERNA 45 A / 217 823 000 / WWW.GULBENKIAN.PT

PASSADO, PRESENTE E FUTURO 50 ANOS DO EDIFÍCIO E JARDINS GULBENKIAN A Fundação Calouste Gulbenkian comemora os 50 anos do Edifício e Jardim Gulbenkian com um programa dedicado ao debate sobre a arquitetura e a inserção dos edifícios Gulbenkian na cidade de Lisboa. Pelas 17h, no Grande Auditório, realiza-se uma mesa redonda comissariada por Gonçalo Byrne e com a presença de Ana Tostões e João Nunes. Logo de seguida haverá uma sessão de lançamento do livro Edifícios Fundação Calouste Gulbenkian, do fotógrafo André Cepeda e ainda uma conferência sobre 40

o novo projeto do vértice sul, pelo seu autor, o arquiteto Kengo Kuma. Com este projeto, a Fundação pretende reunificar o antigo Parque de Santa Gertudes, para o abrir à cidade, e nele está também incluída a criação de um novo espaço expositivo na Coleção Moderna, entre outras novidades. A entrada é gratuita. A fotografia retrata a inauguração oficial, com a devida pompa e circunstância, da Avenida Calouste Gulbenkian. Ao fundo, o edifício da Fundação, ainda em construção. Tomás Collares Pereira


CIÊNCIAS

CICLO DE CONFERÊNCIAS CELEBRANDO RAFAEL URBINO NOS 500 ANOS DA SUA MORTE 2, 3, 9, 10 DEZ: 17H EG

VISITAS GUIADAS AO MUSEU MAYNENSE SEG A QUA: 10H–18H MP ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

O DIREITO SOBRE SI MESMO – 150 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO IMPÉRIO PORTUGUÊS Exposição.

ATÉ 30 DEZ EG BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS

SIMPÓSIO INTERNACIONAL AFRICAN MUSICS: LISTENING TO MOZAMBIQUE

CENTRO NACIONAL DE CULTURA

DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS AS NOVAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS DO FUTURO Com Manuel Mira Godinho, António Betâmio de Almeida, Maria do Céu Patrão Neves e Luis Moniz Pereira. Moderação de Maria Eduarda Gonçalves. 10 DEZ: 18H EG / MP

CULTURGEST

MEMÓRIAS: ESCRITAS E ORALIDADES Conversa com Hamady Bocoum, diretor do Museu das Civilizações Negras em Dakar, Senegal. 11 DEZ: 18H30 EG

ESPAÇO CULTURAL COM CALMA

AFINAL O DINHEIRO TRAZ FELICIDADE? Conversa informal.

CICLO QUESTÕES DE GÉNERO

visitas@eurostarsmuseum. com

DOM: 14H, 15H, 16H MP

FAB LAB LISBOA

WORKSHOPS CONSTRÓI OS TEUS INSTRUMENTOS COM QUANDO O TEU PADRÃO É SENSORES – KRAUT KONTROL UM ALGORITMO CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

Conversa sobre economia colaborativa com José Nuno Matos e Franco Tomassoni. 7 DEZ: 15H30 EG

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CONVERSAS COM HISTÓRIA RAQUEL VARELA ENTREVISTA MARCEL VAN DER LINDEN 3 DEZ: 18H

Comemorações dos 50 anos do edifício e jardins Gulbenkian. Ver destaque 10 DEZ EG

CALOUSTE GULBENKIAN: UMA VIDA NÃO UMA EXPOSIÇÃO ATÉ 31 DEZ

UM PERCURSO ACADÉMICO

Exposição.

ATÉ 30 DEZ EG

CICLO DISPERSOS OLISIPONENSES VIEIRA DA SILVA, A ASSOCIAÇÃO DE ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES E A CIDADE DE LISBOA

Conferência de Ana Cristina Martins.

THE FEMENINE WITHIN: REVISITING BISEXUALITY

5 DEZ: 18H30 EG

Conferência da Internacional Psychoanalytic Association. 6, 7 DEZ EG / MP

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

AUGUSTO VIEIRA DA SILVA – 150 ANOS DO NASCIMENTO A REGOA E O COMPASSO.

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA NA OBRA DE VIEIRA DA SILVA Conferência de Guilherme Cardoso e Carlos Didelet. 5 DEZ: 18H30 EG

EUROSTARS MUSEUM

VISITAS À EXPOSIÇÃO ARQUEOLÓGICA

18 DEZ: 14H30 EG

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

13 DEZ: 19H EG

5, 6 DEZ: 9H-18H EG

Conferência

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

9 DEZ: 9H30–17H MP

FABRICAÇÃO DIGITAL - ESPECIAL FÉRIAS DE NATAL

18 A 20 DEZ: 10H–13H, 14H30-17H30 MP

REPAIR CAFÉ LISBOA ESPECIAL NATAL 20 DEZ: 15H–18H EG / MP

N ATA L

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

LIVRO

OS CLANDESTINOS

No início deste ano, o Museu do Aljube promoveu um concurso de contos para jovens e adultos. Os Clandestinos é o nome do livro que reúne as melhores narrativas apresentadas. Está à venda no museu por 4€.

41


CIÊNCIAS

LISBOA TAMBÉM TEM SANTOS Conferência de Áppio Sottomayor. 11 DEZ: 18H30 EG

INSTITUTO DE ASTROFÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPAÇO

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

DO LOBO AO CÃO: PROCESSOS DE DOMESTICAÇÃO NA PENÍNSULA IBÉRICA Colóquio.

14 DEZ: 10H15-18H

MUSEU DAS OUTROS MUNDOS – A COMUNICAÇÕES NOVA GRANDE AVENTURA NÚCLEO DE CABOS Curso de Astronomia e Astrofísica. SUBMARINOS

Exposição sobre os 150 anos deste meio de comunicação.

7 DEZ A 4 JAN: 10H–12H30 MP

JUNTA DE FREGUESIA DE CARNIDE

ARQUEOLOGIA NO BAIRRO O PALÁCIO DE SANT’ANA. FRAGMENTOS DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DE CARNIDE 11 DEZ: 18H EG

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

XXIII FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS

Sob o tema Os Minerais e a Tabela Periódica. 5 A 8 DEZ EG

MUSEU DE SÃO ROQUE

EXPOSIÇÕES

TER A SEX: 10H-17H, SÁB, DOM: 11H-18H

O MAR VIVO

Ensaio fotográfico de Hussain Aga Khan ATÉ 29 DEZ

MORANÇAS ATÉ SET

PLANTAS E POVOS ATÉ 31 DEZ

ENTRE DINOSSÁURIOS ATÉ DEZ 2020

SPECERE

ATÉ DEZ 2023 MUSEU DE LISBOA CASA DOS BICOS

NÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA CASA DOS BICOS SEG A SÁB: 10H-18H EG MUSEU DE LISBOA – PALÁCIO PIMENTA

CICLO NOVOS ESTUDOS E NOVOS OLHARES SOBRE A CIDADE LISBOA DO TERRAMOTO À REVOLUÇÃO DE ABRIL Conferência.

ESTE NATAL VISITE A LOJA BLX 20% desconto

em publicações, gravuras e postais. Exceto publicações de 2019 e merchandising. Desconto em dezembro 2019, não acumulável com outros já existentes.

www.cm-lisboa.pt/loja-blx 42

5 DEZ: 18H EG MUSEU DE MARINHA

GAGO COUTINHO (1869-1959). VIAJANTE E EXPLORADOR Exposição.

ATÉ 21 ABR MUSEU DO ORIENTE

IDENTIDADE MACAENSE, QUE FUTURO? Mesa redonda coordenada por Carlos Piteira.

VIAJANTES DO SÉCULO XXI - CHINA Conversa aberta com Gonçalo Cadilhe. 11 DEZ: 18H30 EG / MP

LIGAÇÕES LUSÓFONAS DA INICIATIVA CHINESA. CONTINUIDADES OU RUTURAS? Conferência de Rui Lourido. 3 DEZ: 17H30 EG / MP

A CHINA MING AO TEMPO DE XAVIER

Conferência de Isabel Murta Pina. 4 DEZ: 18H30 EG / MP

MUSEU DA SAÚDE

VISITAS GUIADAS 800 ANOS DE SAÚDE EM PORTUGAL MP

PAÇOS DO CONCELHO – SALA DO ARQUIVO

CICLO LISBOA NÃO É SÓ SUBTERRÂNEA: 25 ANOS DEPOIS DE UMA EXPOSIÇÃO Conferência. 7 DEZ: 15H EG

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA CAMPOLIDE

GDG DEVFEST’19 LISBON Conferência de tecnologia da Google Developers Group Lisboa e Women Techmakers Lisboa. 7 DEZ

6 DEZ: 18H–19H30 EG / MP

WORKSHOPS PLANTAS BÍBLICAS 7 DEZ: 14H–18H

A ENERGIA DO FENGSHUI PARA 2020 11 DEZ: 15H–17H

REIKI: SIMPLICIDADE A PARTIR DA ORIGEM Conferência com Rika Tanaka, Dai Shihan. 13 DEZ: 19H

EG

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104


43


© Denise Guerra

CINEMA

CINEMA SÃO JORGE 12 A 15 DE DEZEMBRO AV. DA LIBERDADE, 175 / 213 103 402 / CINEMASAOJORGE.PT MCAL2019.CASAMERICALATINA.PT

MOSTRA DE CINEMA DA AMÉRICA LATINA A comemorar 10 anos, a Mostra de Cinema da América Latina regressa a Lisboa para apresentar a diversidade cinematográfica e o talento dos autores latino-americanos. Nesta edição são, uma vez mais, destacadas histórias de coragem e liberdade, lutas individuais e coletivas onde o sonho e a esperança nunca deixam de estar presentes. A Mostra abre com Yuli, filme de Iciar Bollaín que conta a história de Carlos Acosta, bailarino cubano que dançou para prestigiadas companhias de ballet e foi bailarino 44

permanente do The Royal Ballet, entre 1998 e 2015. A sessão de encerramento, Los Silencios, de Beatriz Seigner, acompanha uma família que foge do conflito armado na Colômbia, refugiando-se num território misterioso na fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru. O programa conta ainda com a exposição Cartazes do Cinema Mexicano, que inclui uma seleção de cartazes desenhados por Josep Renau, entre 1940 e 1958. Ana Figueiredo


CINEMA / ESTREIAS

21 PONTES

De Brian Kirk, com Sienna Miller, Taylor Kitsch, Gary Carr

Um polícia é chamado para uma perseguição, mas na realidade o trabalho para o qual foi solicitado é uma emboscada da autoria de dois polícias corruptos. Uma retaliação por ter descoberto algo que não devia.

A BELLE ÉPOQUE

De Nicolas Bedos, com Daniel Auteuil, Guillaume Canet, Doria Tillier

Victor, um homem de 60 anos desiludido com o casamento, conhece Antoine, um empreendedor com um projeto inovador. Antoine propõe a Victor escolher um período da sua vida passada que gostasse de reviver. A sua empresa permite recriar esse momento e durante uma semana os clientes podem voltar a vivê-lo. Victor aceita e retrocede 40 anos , época em conheceu o amor da sua vida.

A CRIANÇA ZOMBIE

De Bertrand Bonello, com Louise Labeque, Wislanda Louimat, Katiana Milfort

Haiti, 1962. Um homem regressa dos mortos para trabalhar nas terríveis plantações de cana de açúcar. Cinquenta e cinco anos depois, uma jovem de ascendência haitiana confidencia aos seus colegas um segredo de família. Este ato terá consequências graves. Uma história de terror contemporânea, baseada na realidade do colonialismo francês no Haiti.

A OVELHA CHONÉ O FILME – A QUINTA CONTRA ATACA

De Will Becher, Richard Phelan

Uma extraterrestre cai na quinta Mossy Bottom. Apesar de surpreendidos com o ser alienígena, a ovelha Choné e o resto rebanho vão ajudá-la a regressar a casa.

ALICE E O PRESIDENTE

De Nicolas Pariser, com Fabrice Luchini, Anaïs Demoustier, Nora Hamzawi

Um Presidente de Câmara, na política há 30 anos, sente-se sem ideias e a sua popularidade decresce. Para resolver o problema contrata uma jovem e brilhante filósofa. Os dois acabam por desenvolver uma ligação que abala as suas crenças.

ARMADOS EM ESPIÕES

De Nick Bruno, Troy Quane, com (vozes) Karen Gillan, Will Smith, Tom Holland

O melhor espião do mundo vê a sua vida completamente virada do avesso quando um jovem cientista, seu amigo, o transforma num pombo com o intuito de o fazer passar despercebido.

CATS

De Tom Hooper, com James Corden, Judi Dench, Taylor Swift

O musical Cats é adaptado ao cinema e reproduz no ecrã a vida de uma tribo de gatos que todos os anos tem de escolher um deles para ascender a uma vida melhor.

CELLE QUE VOUS CROYEZ

De Saffy Nebou, com Juliette Binoche, Nicole Garcia, François Civil

sociais fazendo passar-se por uma jovem de 24 anos. Uma nova paixão começa a surgir e embora a relação seja virtual os sentimentos são reais.

Uma atriz francesa famosa descobre que tem apenas alguns meses de vida. Para as suas últimas férias em Sintra reúne todos os que considera importantes.

ÉS CAPAZ DE GUARDAR UM SEGREDO?

GRAÇAS A DEUS

De Elise Duran, com Alexandra Daddario, Tyler Hoechlin, Kimiko Glenn

Quando Emma pensa que o avião onde está se vai despenhar conta todos os seus medos e desejos ao desconhecido que está ao seu lado. Mas tudo corre pelo melhor e de volta à rotina Emma percebe que o homem a quem desvendou tudo é o novo CEO da empresa onde trabalha.

ESPECIAIS

De Olivier Nakache, Éric Toledano, com incent Cassel, Reda Kateb, Alban Ivanov A história dos responsáveis por duas organizações sem fins lucrativos que dão formação a jovens, de zonas desfavorecidas, para que estes possam ser cuidadores de crianças com autismo.

FRANKIE

De Ira Sachs, com Isabelle Huppert, Marisa Tomei, Greg Kinnear

Uma mulher de 50 anos cria um perfil falso nas redes

N ATA L

ESTREIAS

De François Ozon, com Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud Alexandre, casado e com filhos, descobre que o padre que abusou dele em criança ainda está no ativo e a trabalhar precisamente com os mais pequenos. Decide por isso denunciá-lo e juntamente com outras vítimas enfrentar a igreja católica.

I SEE YOU

De Adam Randall, com Helen Hunt, Jon Tenney, Judah Lewis

Um detetive da polícia investiga o desaparecimento de um rapaz. Durante a investigação estranhas ocorrências acontecem na sua casa, junto da sua família.

JEXI

De Jon Lucas, Scott Moore, com Adam Devine, Rose Byrne, Alexandra Shipp, Justin Hartley

Phil não tem amigos, nem namoradas, e é completamente dependente do telemóvel. Durante uma atualização ao aparelho um

AZULEJOS

MÁSCARAS

As máscaras são, desde a Antiguidade, um dos símbolos que representam o Teatro. O Museu de Lisboa – Teatro Romano tem à venda azulejos com a representação de máscaras. Decorativos ou para servir de base, são uma prenda original. Custam 6€ cada.

45


CINEMA / ESTREIAS novo software é instalado, chama-se Jexi e traduz-se numa voz que é na realidade uma assistente virtual. Com o passar do tempo Jexi fica cada vez mais controladora e obsessiva.

JUMANJI: O NÍVEL SEGUINTE

De Jake Kasdan, com Karen Gillan, Dwayne Johnson, Madison Iseman

O jogo Jumanji fica de novo ativo e novos jogadores são “sugados” para uma realidade paralela. Mais uma vez o objetivo é superarem os muitos obstáculos que o jogo oferece. Só assim será possível regressar ao mundo real.

LAST CHRISTMAS

De Paul Feig, com Emilia Clarke, Henry Golding, Emma Thompson

Comédia romântica que acompanha Kate, uma jovem que trabalha como elfo numa loja de natal. A vida de Kate não corre da melhor forma,

46

por isso quando conhece Tom ele parece bom de mais para ser verdade. Com o tempo Kate percebe que a vida também tem boas surpresas.

MADE IN BANGLADESH

De Rubaiyat Hossain, com Rikita Nandini Shimu, Novera Rahman, Deepanwita Martin Shimu trabalha numa fábrica em Daca. As condições de trabalho são muito duras e Shimu decide criar um sindicato com o apoio das colegas. Contra tudo e todos as jovens trabalhadoras vão lutar até ao fim.

MR. JONES – A VERDADE DA MENTIRA De Agnieszka Holland, com James Norton, Vanessa Kirby, Peter Sarsgaard

Gareth Jones, um ambicioso jornalista galês, viaja até à URSS em 1933 e revela ao mundo a verdade escondida por detrás da “utopia” soviética e do regime estalinista.

O SEGREDO DAS BOLACHAS

De Tony Bancroft, Scott Christian Sava, com (vozes) Emily Blunt, Danny DeVito, John Krasinski Para salvar o circo onde sempre trabalhou uma família tem de usar uma caixa de bolachas mágicas.

OS AERONAUTAS

De Tom Harper, com Felicity Jones, Eddie Redmayne, Himesh Patel

Em 1862, Amelia Wren, que pilota balões de ar quente e James Glaisher, cientista, juntam-se para voarem o mais alto possível e desvendarem mistérios nunca antes revelados.

ROADS

De Sebastian Schipper, com Fionn Whitehead, Stéphane Bak, Ben Chaplin Dois jovens, um congolês e um britânico, conhecem-se em Marrocos. Juntos viajam até Espanha e depois para

França em busca do irmão do jovem congolês. Ao longo do percurso têm de tomar decisões que fortalecem uma amizade improvável.

STAR WARS: A ASCENSÃO DE SKYWALKER De J.J. Abrams, com Carrie Fisher, Mark Hamill, Adam Driver

Neste novo filme a saga Skywalker chega ao fim. Novas lendas vão nascer e a batalha final pela liberdade está para chegar.

TEIA DE CORRUPÇÃO

De Ron Scalpello, com Sam Claflin, Timothy Spall, Hugh Bonneville

Um ex-condenado tenta ganhar de volta a confiança da família. No processo vê-se envolvido numa teia de conspiração e corrupção.

TEMPO COMUM

De Susana Nobre, com Marta Lança, Clara Castanheira, Pedro Castanheira Ver destaque


CINEMA / CICLOS / FESTIVAIS

TOMMASO

De Abel Ferrara, com Cristina Chiriac, Willem Dafoe, Anna Ferrara William Dafoe contracena com a mulher e a filha do realizador. O ator interpreta um artista americano que vive em Roma com a sua mulher europeia e a sua filha de três anos.

UMA RAPARIGA FÁCIL

De Rebecca Zlotowski, com Mina Farid, Zahia Dehar, Nuno Lopes, Benoît Magime

Naïma tem 16 anos, quer ser livre e seguir a sua vida. Durante o verão a sua prima Sofia, de 22 anos, vem visitá-la. Sofia é uma sedutora que gosta de se divertir. As duas vivem umas férias inesquecíveis no Sul de França.

CICLOS / FESTIVAIS

BELÉM CINEMA

CINEMATECA PORTUGUESA DEZEMBRO A JANEIRO RUA BARATA SALGUEIRO 39 / 213 596 200 / WWW.CINEMATECA.PT

AS VARIAÇÕES DE HONG SANG-SOO

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

MY FAIR LADY

De George Cukor 29 DEZ: 16H

CICLO DE CINEMA QUEM CONTA UM CONTO… CASA DA ACHADA

O PRAZER

De Max Ophüls

2 DEZ: 21H30

CONTOS DE HOFFMANN

De Michael Powell e Emeric Pressburger 9 DEZ: 21H30

MERGULHO NO PASSADO

De Frank Perry e Sydney Pollack

A Cinemateca apresenta, a partir de dezembro e até janeiro, uma retrospetiva integral (23 longas-metragens) do trabalho do realizador coreano Hong Sang-Soo. O cineasta, de 59 anos, iniciou a sua carreira em 1996, com o filme O Dia em que um Porco Caiu a um Poço. Desde então Hong, que abalou o cinema coreano na época e chamou a atenção europeia, consolidou-se como autor de relevo do cinema contemporâneo. A sua obra carateriza-se pelo minimalismo que utiliza, a repetição ou recorrência na narrativa, um jogo de espelhos que reflete a natureza das relações humanas. As suas personagens são na maior parte dos casos desarmantes, seres que no convívio quotidiano vivem conflitos emocionais intensos. O desejo entre homem e mulher é frequentemente abordado, assim como a difícil comunicação entre ambos. A retrospetiva, cronológica, propõe desvendar a singularidade de cada um dos seus filmes, permitindo um olhar conjunto sobre a totalidade da sua obra. AF

16 DEZ: 21H30

CICLO VIAGEM AO ORIENTE COM SÃO FRANCISCO XAVIER

IGREJA E MUSEU DE SÃO ROQUE

PORTUGUESES EM MACAU, O OUTRO LADO DA HISTÓRIA De Carlos Fraga. Documentário RTP, 2017

12, 19 DEZ: 17H, 14 DEZ: 15H, 21 DEZ: 16H EG / MP

Info: 213 240 869 (Cultura Santa Casa)

CINEMA DU DESERT

CINEPOP

EL ESPEJO DEL ESPIRITU

O BOM, O MAU E O VILÃO

LARGO RESIDÊNCIAS

De João Meirinhos 12 DEZ: 19H EG

CINANIMA

CULTURGEST

Seleção dos filmes premiados no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho 7 DEZ: 16H

FÓRUM LISBOA

De Sergio Leone 1 DEZ: 21H

BATMAN REGRESSA De Tim Burton 8 DEZ: 21H

HISTÓRIA INTERMINÁVEL

DOCUMENTÁRIO: A CONSTRUÇÃO DE UM SÍMBOLO PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Realização de Edgar Medina. Em Castelhano, Francês, Inglês, Português TODOS OS DIAS ÀS 15H30

De Wolfgang Petersen 15 DEZ: 21H

47


CINEMA / CICLOS / FESTIVAIS

A GRANDE ARTE NO CINEMA

CINEMA UCI EL CORTE INGLÉS

KLIMT E SCHIELE - EROS E PSIQUE

HÁ CINEMA NO MUSEU

MUSEU DO DINHEIRO

LE SIÉCLE DE LE CORBUSIER De Juliette Cazanave 14 DEZ: 15H MP

De Micelle Mally

KELLERKINO – CINEMA NA BIBLIOTECA

A FLORESTA DAS ILUSÕES

CASA DE VERÃO

MACAU 20 ANOS

3 DEZ: 19H

O SOM DO BAMBU

GOETHE-INSTITUT

De Sonja Maria Kröner

De Maren ade

17 DEZ: 19H

MUSEU DO ORIENTE

De Javier Martinez

3 DEZ

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA A 5 DE DEZEMBRO

TEMPO COMUM A realizadora Susana Nobre inspirou-se na experiência pessoal da maternidade para fazer o filme Tempo Comum. A narrativa desenrola-se num apartamento de Lisboa, onde Marta, que acabou de ser mãe, se dedica a cuidar da filha recém-nascida ao mesmo tempo que recupera do parto. Os dias correm entre 48

visitas de amigos e familiares, que interrompem a nova rotina familiar. O ciclo da vida é descrito a várias vozes: os visitantes contam histórias sobre o casamento, o nascimento dos filhos, as expetativas futuras. Toda esta dinâmica reflete os sentimentos de Marta, transformando-se num barómetro do seu interior. AF


CINEMA / CONCURSOS / CURSOS

CIDADE ECRÃ

De Rui Filipe Torres 8 DEZ EG

MERCE CUNNINGHAM CENTENÁRIO FESTIVAL INSHADOW CINEMATECA PORTUGUESA

Sessão especial

3, 5 DEZ: 18H30

MOSTRA DE CINEMA DA AMÉRICA LATINA CINEMA SÃO JORGE 12 A 15 DEZ

Ver destaque mcal2019.casamericalatina.pt

MONSTRA 20 ANOS / PRÉ-FESTIVAL MONSTRA 2020 LARGO RESIDÊNCIAS

20 ANOS | 20 PAÍSES | 20 SESSÕES Filme da Finlândia 5 DEZ: 19H EG

O QUE VAI ACONTECER AQUI?

COM CALMA – ESPAÇO CULTURAL

Um documentário de Left Hand Rotation 6 DEZ: 21H30

EG / MP

TOPOGRAFIAS IMAGINÁRIAS

GRUPO EXCURSIONISTA VAI TU

A JANELA (MARYALVA MIX) De Edgar Pêra

Visionamento comentado por Bernardo Moreira, Manuel Jorge Veloso e Manuela Viegas 7 DEZ: 15H30

218 170 433 (Arquivo Municipal de Lisboa)

AS VARIAÇÕES DE HONG SANG-SOO CINEMATECA PORTUGUESA DEZ A JAN

Ver destaque

CONCURSOS

CINENOVA – 1.º FESTIVAL INTERUNIVERSITÁRIO DE CINEMA Inscrição de filmes ATÉ 1 JAN

fiucc2018.wixsite.com/ home/inicio

INDIELISBOA 2020 Inscrições de filmes ATÉ 31 DEZ

indielisboa.com

CURSOS

2 A 16 DEZ, 13 JAN A 16 MAR CINECLUBE CINEREACTOR 24I

15.º Curso Geral de Cinema ATÉ 28 JUN

www.cursogeraldecinema. com RESTART

Motion Design (After Effects + Cinema 4D) Direção de Fotografia Realização Profissional de audiovisuais Pós-produção de vídeo

ACT

Casting para cinema 6, 10, 13 DEZ

AMA – ACADEMIA MUNDO DAS ARTES

Representação para televisão e cinema AR.CO

Curso teórico: História(s) do cinema

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104

4ª ROTA DE CONTADORES nas Bibliotecas de Lisboa Um roteiro de qualidade com narradores de prestígio para públicos de excelência.

13 dezembro | 19h30

António Fontinha

Nasceu em Lisboa, em 1966 e viveu em Angola até 1974. Começou a contar histórias em 1992 e é um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal. Vive exclusivamente de contar histórias desde 1995, dinamizando pelo país milhares de sessões de contos para os mais diversos públicos. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional.

ENTRADA LIVRE Biblioteca Palácio Galveias Campo Pequeno | 218 173 030

49


© Helena Gonçalves

DANÇA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 13 DEZEMBRO, ÀS 21H PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 / CCB.PT

NA SUBSTÂNCIA DO TEMPO HOMENAGEM A SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN Vasco Wellenkamp e Miguel Ramalho, coreografia; Carlos Silva, Catarina Godinho, Francisco Ferreira, Íris Runa, Maria Mira, Miguel Santos, Patrícia Main, Pedro Garcia, Ricardo Henriques, Rita Baptista e Rita Carpinteiro, bailarinos.

A coreografia é inspirada na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e procura incitar os bailarinos a espantarem-se e a traduzirem a sensação vivida no 50

interior de cada um deles, em movimento que surja como substância transfigurada. O resultado dá conta do momento em que o discurso coreográfico se assume como metáfora. O eco da poesia de Sophia vivido no interior da condição de artista dos vários envolvidos, permite-se pelo embelezamento desse efeito, torná-lo visível no mundo da dança. Ricardo Gross


DANÇA / ESPETÁCULOS / FESTIVAIS / CURSOS ESPETÁCULOS CENTRO CULTURAL DE BELÉM

NA SUBSTÂNCIA DO TEMPO | HOMENAGEM A SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN Ver destaque

13 DEZ: 21H CASTELO DE SÃO JORGE

POESIA E DANÇA – SÉCULOS XV A XVII

Associação Danças com História e Dolcimelo. 15 DEZ: 11H

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

O CAVALEIRO DA DINAMARCA

Catarina Moreira e Guilherme Dias, coreografia; alunos de dança da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, interpretação. 13 DEZ: 21H, 14 DEZ: 16H, 19H

TEATRO DO BAIRRO ALTO

APOLLON

ASSOCIAÇÃO SUBUD

Biodanza

CURSOS / WORKSHOPS

TER: 19H30-21H45

965 350 034 biodanza-davida.webnode.pt

AAMA - ASSOCIAÇÃO DE ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA

AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Dança Contemporânea Inclusiva

Oficinas de Movimento Por Bruno Rodrigues

QUA: 10H30

SEG: 17H15-18H, 18H1019H10, 19H15-20H15, 20H15-21H30

917 737 409 / 217 121 330 ACCCA COMPANHIA CLARA ANDERMATT

brunosebastiaorodrigues@ gmail.com

Aulas para Adultos

QUA: 19H30-21H30

Dança Contemporânea para Maiores de 55 anos e Seniores Por Rafael Alvarez

CAB CENTRO COREOGRÁFICO DE LISBOA

Dança clássica

A BELA ADORMECIDA Russian National Ballet. 5, 6 DEZ: 21H

O LAGO DOS CISNES

Russian National Ballet.

7 DEZ: 17H, 21H, 8 DEZ: 11H, 15H, 18H30

FESTIVAIS APPLETON SQUARE

InShadow – Lisbon ScreenDance Festival

Tricotomia da Vaidade |Nova Companhia João Telmo (performance) 4 A 7, 11 A 14 DEZ: 21H

Corpo Vibrátil – Proposições Para uma Escrita de Si Com Ana Vitória

TER: 19H30-21H

938 226 403

Acrobacia Aérea

SEG, QUA: 19H30-21H45

Acrobacia de Chão

Com Jocka Carvalho

TER: 19H30-21H30

Pinos

Com Joa Gouveia

TER: 19H30-21H30

Mastro Chinês

Com Ricardo Paz

QUI: 19H30-21H30

armazem13adn@gmail.com ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

Samba Gafieira

Por Livia Oliveira

QUA: 20H30-22H30

Kizomba

SEX: 20H30-22H

Forró

Por Marquinhos

SÁB: 17H-19H

916 540 235

N ATA L

TEATRO TIVOLI BBVA

Com Peter Michael Dietz

QUI: 20H-21H30

Com Joa Gouveia, Mila Xavier e Rita Oliveira

6 A 22 DEZ QUI, SEX: 21H, SÁB: 18H30, DOM: 16H

Corpo Dinâmico Corpo Flutuante

Por Miriam Nieli

TEATRO CAMÕES

Ver destaque

SEG: 17H-19H

QUA, SEX: 18H-19H30

Oficina de Tango

ASSOCIAÇÃO ADN

O QUEBRA-NOZES

Vertical

SEG, QUA: 19H30-21H30

12 DEZ: 18H30

Ver destaque

19, 20 DEZ: 21H30

Vera Mantero

Miguel Pereira

ARTA - TABERNA DAS ALMAS

Abana

Com Sofia Neuparth

BIBLIOTECA CAMÕES

5 DEZ: 18H30

VÁRIOS HORÁRIOS

C.E.M. CENTRO EM MOVIMENTO

963 612 816

DOM: 18H

ANJOS 70

Flamenco, Swing & Sapateado, Forró, Samba de Gafieira

Por Pedro Carneiro

SEG: 9H30-11H

bodybuilders321@gmail.com

Aulas de Dança

SÁB: 15H45-17H15 (INTERMÉDIOAVANÇADO)

Workshops de Dança

Ciclo de palestras A minha História da Dança

TER: 17H30-19H15

Repertório clássico

Com Bibi Perestrelo

B.LEZA

ACADEMIA LIFECLUB/ ESTÚDIO 1

(ELEMENTARINTERMÉDIO), QUI: 18H-19H30, SÁB: 14H-15H30 (INTERMÉDIOAVANÇADO)

D E C O R AÇÃO

MINI TRONO DE SANTO ANTÓNIO

Uma sugestão diferente do típico Santo António estilizado de várias cores, que tanto sucesso tem feito. Este mini Trono de Santo António custa 8,50€ e está à venda no Museu de Lisboa – Santo António.

51


DANÇA / CURSOS / WORKSHOPS

Dançar Como Quem Resiste, Resistir Como Quem Deseja Com Sofia O

TER, QUI: 18H-19H30

Práticas de Criar Corpo Com Sofia Neuparth

CASA DA COMARCA DE ARGANIL

Aulas Regulares de Tango Argentino (Iniciado/ Intermédio) QUI: 20H30-21H30

964 859 049

QUA: 9H30-11H

Dancing With Myself – Prática de Dança Com Bernardo RB

Aulas de Danças de Salão (Iniciado/Intermédio) TER: 20H-21H

965 609 593

TER: 21H-22H30

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

DanceAbility

Dança Clássica, Dança Criativa, Dança Contemporânea e Barra de Chão pontifice73@gmail.com

COMPANHIA OLGA RORIZ

CHAPITÔ

Aulas de Condicionamento Físico

BalletArte

Hoop Dance

Por Leela Pluma

Corpo Paisagem

CASA DE LAFÕES

QUI: 19H30-21H

SEX: 9H30-11H

TER: 19H30

Por Mário Correia

Aulas de Tango

Com Inês Ferreira

Risco da Dança

Com Mariana Lemos (SEG e QUI), Sofia Neuparth (TER), Peter Michael Dietz (QUA e SEX)

2 A 20 DEZ: 11H-16H30

Tecendo Criatividade – Laboratório do corpo/soma na presença/performance Com Sara jaleco e Louise Chardon 15 DEZ: 11H-18H

DESIGN: MARIA JOÃO PARDAL | DMCom | CML | 2019

producao@c-e-m.org 218 871 763

52

Capoeira

TER, QUI: 19H-21H

Aulas de Forró

TER, QUI: 21H CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

CIM – COMPANHIA DE DANÇA

Femme Power

Aulas regulares (profissionais e estudantes)

SEG: 19H30-20H30

TER, QUI: 10H-12H30

Formadora Ana Marta Azevedo

Workshop de Ballet

Formadora Francisca Moura

TER: 18H-18H45 (NÍVEIS I & II), TER: 18H50-19H50 (NÍVEIS II & IV)

Lar Militar Cruz Vermelha SEG: 19H-21H

Aulas de Contemporâneo

SEG, QUA, SEX: 10H3012H10, TER, QUI: 9H-10H30

SEG, QUA, SEX: 9H-10H30

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Dançar com Pk

Aulas de dança para pessoas com Parkinson e cuidadores, por Rafael Alvarez e Leonor Tavares

Lar Militar Cruz Vermelha, Lumiar

SÁB: 10H-11H30 EG / MP

Aulas regulares (adultos+55 e séniores)

DANCE FACTORY STUDIOS

QUA: 17H-18H30

Kizomba Zero, Tango Argentino, Danças de Salão,

Centro Coreográfico de Lisboa

934 788 156

Aulas Regulares, Cursos e Workshops

1 A 25 DE DEZEMBRO VENHA VISITAR AS MONTRAS A CONCURSO www.cm-lisboa.pt www.uacs.pt ORGANIZAÇÃO

PARCEIROS


DANÇA / CURSOS / WORKSHOPS Salsa, Tarrachinha, Semba, Bachata, Forró, Street Jazz, Ragga, Hip-Hop, Kuduro, Belly Dance, Sevilhanas, Ritmos Latinos, Pole Dance, Ballet, Sapateado, Dança Afro. 966 755 755 DANCE SPOT

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais 915 773 155

DE PURA CEPA ESCUELA DE TANGO

Tango Argentino (Iniciação, Intermédio e Técnica) DOJO DA LUZ

Dança Contemporânea Por Sofia Freire Diogo SEX: 19H30-21H

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Cursos

Dança Criativa, Ballet, Contemporâneo, Jazz/ Broadway, Sapateado/Tap Dance, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Bollywood e Barra de Chão ESCOLA DE DANÇA PROJETO LATINO

Aulas e Workshops

Salsa, Roda de Casino, Ritmos Africanos, Bachata, Tango Argentino e Sevilhanas SEG A SEX: PÓS-LABORAL

917 860 556

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

© Hugo David

Danças da Dança, Dança Espanhola, Dança Extemporânea. VÁRIOS HORÁRIOS

ESCOLA PRO.DANÇA

Formação Essencial Matridança

Corpo e movimento para mulheres com Vera Eva Ham SÁB: 14H-19H, DOM: 9H30-18H

919 727 601

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES

Biodanza

TEATRO CAMÕES 6 A 22 DE DEZEMBRO, VÁRIOS HORÁRIOS PASSEIO DO NEPTUNO – PARQUE DAS NAÇÕES / 218 923 477 / CNB.PT

O QUEBRA-NOZES

Por Catarina Almeida

Mehmet Balkan, coreografia; bailarinos da CNB, interpretação.

914 739 762

Trata-se do bailado com a coreografia que a CNB apresentou pela primeira vez em 2003, era então diretor artístico o coreógrafo turco Mehmet Balkan, cujo regresso a cada ano já se tornou um clássico natalício. O Quebra-Nozes, baseado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E. T. A. Hoffman, conta a história de Clara que se junta ao Quebra-Nozes para derrotar o Rei dos Ratos. O Quebra-Nozes transformase então num príncipe que conduz Clara pela floresta, com destino ao Reino das Maravilhas. RG

QUA: 20H30-22H30 ESPAÇO 9

Gipsy Duende

SEG: 18H-19H30

Danza Duende

QUA: 19H-20H30

53


DANÇA / CURSOS / WORKSHOPS ESPAÇO MALOCA

Alongamentos e Tonicidade SEG, SEX: 10H, TER, QUI: 19H

967 693 016

ESPAÇO MATER

Dança Clássica, Sevilhanas, Dança Mais, Dança Indiana, Danças Europeias, Danças Celtas e Danças Orientais info.ins@gmail.com ESPASSUS 3G

Dança Escocesa

TER: 20H15-22H (INTERMÉDIOS E AVANÇADOS), QUI: 20H30-22H (PRINCIPIANTES) ESTÚDIO ACCCA

SEG: 19H30-21H30, TER: 19H30-21H30 (PALÁCIO PANCAS PALHA)

Workshop Iniciação à Dança Contemporânea e Espaço Criação Coreográfica Por Sofia Silva

SAB: 11H-13H MP

www.observalentamente.com ESTÚDIO CAB - CENTRO COREOGRÁFICO DE LISBOA

Profissionais

Por Rafael Alvarez

Dança Contemporânea Para profissionais

INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL IFICT

SEG, QUA, SEX: 10H-11H15

TER, QUI: 10H-11H15

Dança Clássica para Adultos SEG: 18H-19H30 (ELEMENTAR), QUA: 18H-19H30 (INTERMÉDIO) FORUM DANÇA

Dança Contemporânea I TER: 19H30-21H

Aulas Movimento Criativo / Dança

Dança Contemporânea II

966 640 053

QUA: 19H30-21H

QUI: 19H30-21H

QUA: 17H30-18H45

Laboratório Coreográfico

ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON

FUNDAÇÃO LIGA

Aulas de Dança Clássica para

Ateliê de Dança Inclusiva

SEG: 10H-11H

Aulas de Sapateado Prof. Michel

SEG, QUA: 18H-21H

Tango Argentino

Profs. Teresa Eusébio, Silencio e Lua SÁB: 18H-19H30

LX DANCE - ESCOLA DE DANÇA E BAILADO DE LISBOA

Cursos

Ballet, Jazz, Musical, Barra no Chão, Contemporâneo, Flamenco/Sevilhanas, Pontas e Dance Mix

© Radovan Dranga

Aulas de Dança Contemporânea

Por Sofia Silva

TEATRO DO BAIRRO ALTO 19 E 20 DE DEZEMBRO, ÀS 21H30 RUA TENENTE RAUL CASCAIS 1A / 218 758 000 / TEATRODOBAIRROALTO.PT

APOLLON Florentina Holzinger, criação; Renée Copraij, Evelyn Frantti, Florentina Holzinger, Annina Lara, Maria Machaz, Xana Novais, Maria Netti Nüganen e Stephan Schneider, intérpretes.

Em Apollon, a coreógrafa austríaca Florentina Holzinger reinterpreta o ballet Apollon Musagète de George Balanchine, uma história patriarcal sobre o deus Apolo, com recurso a um elenco integralmente feminino. 54

A peça neoclássica serve como ponto de partida para uma exploração impiedosa do voyeurismo, do culto do corpo, do sexismo e do génio artístico. Apollon oferece uma perspetiva pessoal sobre o fosso entre alta cultura e entretenimento popular, combinando o “freakshow” e a “live art” dos anos 1960. Trata-se de um espetáculo intensamente físico que celebra a criatividade, a sexualidade, a resistência física e o humor. RG


DANÇA / CURSOS / WORKSHOPS MUSEU DO ORIENTE

Workshop Dança K-Pop

Pela coreógrafa e bailarina Sunbee Han (em língua inglesa) 4 DEZ: 15H30-17H30, 7 DEZ: 14H30-16H30 POLE HEART

Aulas de Pole Dance

Por Carolina Ramos www.carolinaramos.net PRO.DANÇA - ESCOLA DE DANÇA

Aulas

Ballet Clássico, Sevilhanas e Flamenco, Barra no Chão, Hip-Hop, Burlesco e Broadway Jazz SOL ESPAÇO

Burlesque Fitness SEG, QUA: 20H30-21H15

Curso de Burlesco The Art of Tease SEG: 21H15-22H15

Contemporâneo

TER, QUI: 18H30-19H30

Exotic Pole Dance Nível I

TER: 20H30-21H30, 21H30-22H30

Modern Fusion & Dança Jazz QUI: 19H30-20H30

Stilettos Hot Heels

QUI: 20H30-21H30

Curso The Best of Broadway SEX: 19H-21H

Afrohouse

STEPS CLUBE

Belly Dance

Tango, Salsa, Kizomba, Forró, Samba, Danças Orientais, Sapateado e Burlesque 914 890 204

TER: 20H30 SEX: 19H, 20H

914 136 754

STAGE 81

Chair, Dance & Exotic Flow SEG: 19H30-20H30

Aulas e Cursos

SWING STATION

Lindy Hop, Vintage Jazz, Solo Charleston, Solo Blues, Blues

a pares, Tap

SÁB: 10H-13H

SEG A QUA: VÁRIOS HORÁRIOS

Aulas de Danças Tradicionais Europeias - Tradballs

Lisboa Ginásio Clube

Workshop Mensal Just Dance Misturado Co Work TER

932 904 467

SEG: 19H (INICIAÇÃO), 20H45 (INTERMÉDIO)

balldados@tradballs.pt

Módulo Pop-up Collegiate Shag para Curiosos

WORK IN STUDIO

stage81escoladedanca@ gmail.com

QUA: 20H30-21H30

QUA

Aulas de Flamenco

Por Tatiana Saceda

TANGO D’AVENIDA

Aulas de Iniciação ao Tango Argentino

Por Miriam Nieli

SEX: 19H45-21H15

Aulas de Tango Argentino QUA, QUI: 20H, QUI: 21H

Por Lua

938 226 403

TEATRO CINEARTE

Aulas de Tango Argentino DOM: 20H-21H30

milongabarraca@gmail.com TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Aulas de Novo Circo Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio e Lira SEG A QUI: 18H-21H,

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104

55


LITERATURA

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO 12 DE DEZEMBRO ÀS 18H30 RUA SARAIVA DE CARVALHO, 41

ELIZABETH BARRETT BROWNING POR ANA LUÍSA AMARAL Já depois de casada com o poeta Robert Browning, Elizabeth Barrett Browning (1806-1861) entregou ao marido um manuscrito constituído por 44 sonetos, escritos desde a data do seu primeiro encontro até aquele momento. Manuel Corrêa de Barros, tradutor destes sonetos para português, considera-os: “um poema, com estanças em forma de sonetos, que relatava, passo a passo, toda a evolução do espírito de Elizabeth, desde o desânimo e as hesitações do princípio, quando se lhe tinha imposto a evidência do seu amor, até á vitória final, na gratidão sem limites, na paz, na felicidade”. Por não querer revelar publicamente os seus sentimentos mais íntimos, os poemas foram 56

inicialmente publicados como se tratassem de traduções. Encontrando afinidades entre eles e os de Camões – pela fina análise do sentimento amoroso – chamou-lhes Sonetos Portugueses (Sonnets from the Portuguese). Fernando Pessoa leu Elizabeth Barrett Browning apenas em inglês. Não conheceu, a tradução para a nossa língua de Sonetos Portugueses. Integrado na iniciativa Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, Ana Luísa Amaral, poeta, investigadora, tradutora, que se dedicou ao estudo de Elizabeth Barrett Browning, partilha-o nesta Aula de Poesia Mundial. Luís Almeida d'Eça


LITERATURA

ATELIÊ DE MARIONETAS DE DEDO E ANIMAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA MP

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

CONTARIA - UM BECO DE HISTÓRIAS

Ana Sofia Paiva vem à Mouraria, para contar, cantar e encantar... ÚLTIMA QUA: 19H-21H EG ATELIER DDLX

ATELIER DE ESCRITA CRIATIVA LITERÁRIA Com Filipa Melo

SEG, TER: 18H30-20H30

TUTORIA E GRUPO DE ESCRITA

Kyoto, de Yasunari Kawabata

TER: 21H30

ATÉ 31 DEZ EG

CONVERSAÇÃO EM INGLÊS

Por Katherine Sholder ATÉ 12 DEZ QUI: 17H-18H30 EG / MP

Conversa com pintores e poetas a partir do poema Pinto, de Mário Dionísio. Com João Paulo Esteves da Silva, Regina Guimarães, Saguenail, Augusto Meneghin, Sofia Areal e outros. 14 DEZ: 15H30

A MORTE É PARA OS OUTROS

Leitura do conto de Mário Dionísio por Diogo Dória.

RECITAL DE POESIA – HOMENAGEM A FLORBELA ESPANCA Pelo grupo de poesia Florbela Espanca, da Nova Acrópole Lisboa 7 DEZ: 19H

EG / MP

lisboa@nova-acropole.pt

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

Por Adelaide Bernardo

ATÉ 29 FEV

EU E A TELA FRENTE A FRENTE NOS MEDIMOS

14 DEZ: 17H30 EG

BIBLIOTECA PENHA DE FRANÇA

Exposição

BUÉDALOUCO PHARMÁCIA DE CULTURA

celebrado

Mostra

28 DEZ: 15H EG / MP

JORGE DE SENA (1919-1978) AS MÁSCARAS DO POETA

ÚLTIMA SEX: 18H EG

DE POESIA MARIA CECÍLIA CORREIA TERTÚLIA Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta (1919-1993)

ATÉ 13 DEZ SEX: 17H-18H30

LEITURAS AO SÁBADO

Conversa mensal à volta de um livro, pontualmente com a presença dos autores.

ATÉ 31 DEZ

BIBLIOTECA CAMÕES

BIBLIOTECA DAVID MOURÃO-FERREIEA

SEG: 18H30-19H30

CLUBE DE LEITURA

Exposição

Por Marco Villamil Riaño

6, 13 DEZ: 15H30-17H30 EG / MP

SEX MP

CENTENÁRIO DO JORNAL A BATALHA

atelierfilipamelo@gmail.com

Por Ana Paula Pinto

Com José Luís Costa

ATÉ 31 DEZ

SEX: 18H30-20H30

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

Uma hora semanal de leitura coletiva integral do ensaio de Mário Dionísio com bifurcações para textos de outros autores e controvérsias

CURSO DE LÍNGUA E CULTURA GREGA

Exposição

CONVERSAÇÃO EM ESPANHOL

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

BIBLIOTECA SÃO LÁZARO

QUEM LER OS LIVROS QUE EU LI APROXIMAÇÕES À BIBLIOTECA DE FERNANDO OLIVEIRA

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

CICLO A PALETA E O MUNDO VIII

13 DEZ: 19H EG / MP

ATÉ 21 DEZ SEG A SEX: 9H3019H30, SÁB: 9H3017H30

BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS

O FRIO 4 DEZ: 18H30-20H EG / MP

Com António Fontinha

Mostra

Com Filipa Melo Acompanhamento personalizado e em grupo de projetos de escrita de ficção

LER | LER

ROTA DE CONTADORES

JOSÉ COCHOFEL (1919-1982)

N ATA L

APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

ESCRITA CRIATIVA PARA ADULTOS 14 DEZ: 10H30-12H00

COMUNIDADE DE LEITORES

Retalhos da vida de um médico, de Fernando Namora 18 DEZ: 17H30

LIVRO

LISBOA A ORIENTE ROTEIRO CULTURAL

Escrito com contributos de jornalistas, historiadores, geógrafos e investigadores, e ilustrado pelos Urban Sketchers, este guia percorre o eixo entre Santa Apolónia e o Parque das Nações, cruzando as freguesias de São Vicente, Penha de França, Beato e Marvila. Custa 19,61€ e está à venda na Biblioteca Palácio Galveias.

57


LITERATURA CASA DE MACAU

ESCREVER ESCREVER

QUA: 18H30-20H MP

Escrever para Divulgar a Ciência; Revisão de Textos III; Escrita Criativa; Microcontos; Escrita de Humor I

CURSO DE LÍNGUA E CULTURA CHINESA CASTELO DE S. JORGE

LEITURAS DE INVERNO

História do Cerco de Lisboa de José Saramago Por Paulo Pinto, Sílvia Filipe, Tónan Quito 1 DEZ: 16H EG / MP

C.E.M – CENTRO EM MOVIMENTO

ESCRITA NA RUA

LER MARIA GABRIELA LLANSOL E OUTRAS MANUALIDADES SEX: 18H EG

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

CURSO DE LÍNGUA E CULTURA CHINESAS

SÁB: 9H-11H, 11H-13H MP CENTRO INTERCULTURACIDADE

CURSO DE INTRODUÇÃO AO CRIOULO DE CABO VERDE Língua e cultura

ESPAÇO BAIRRO ALTO – LISBOA

TUTORIA E GRUPO DE ESCRITA

Acompanhamento personalizado e em grupo de projetos de escrita de ficção SEX: 18H30-20H30 ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

INTERCÂMBIO POÉTICO; POEMAS SEM FRONTEIRAS

Poesia nos mais diversos idiomas do Mundo 4ª SEX: 19H30-21H EG

ESCOLA DE ACTORES

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

COM CALMA - ESPAÇO CULTURAL

ESCRITA CRIATIVA Por Luís Filipe Soares 1, 15 DEZ: 18H, 8 DEZ: 15H MP

BIBLIOTECA DA SCML

CLUBE DE LEITURA

Com Carlos Vaz Marques A Morgadinha dos Canaviais, de Júlio Dinis 3 DEZ: 18H30 EG / MP

ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE LISBOA

AULA DE POESIA MUNDIAL

Elizabeth Barrett Browning por Ana Luísa Amaral Ver destaque EG

Exposição documental e bibliográfica FUNDAÇÃO VOX POPULI

CLUBE DE LEITURA DA ART-ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS Dinamização de Gaspar Matos e Cândida Ferreira 3ª TER: 18H15

ILNOVA - INSTITUTO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

CURSOS SEMESTRAIS

Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Hindi, Húngaro, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Turco.

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

SEG, QUA: 17H-18H30 / 19H-20H30

CURSO LIVRE DE LÍNGUA E CULTURA TURCA 931 625 424 MP

REVISITAÇÕES DA PRESENÇA PORTUGUESA NA ÍNDIA

Grupo de Leitura sobre a obra Era Uma Vez em Goa, de Paulo Varela Gomes Moderação de Vanda Anastácio 11 DEZ: 19H EG / MP

fcfa-cultura@fronteiraalorna.pt / 217 784 599

LIVRARIA SÁ DA COSTA

PRÁTICAS DE ESCRITA Por Cláudia Lucas Chéu SEG ATÉ 2 MAR MP

a.sadacosta.mi@gmail.com ORIENTA-TE

INICIAÇÃO À LÍNGUA CHINESA

TER: 18H30-20H, QUA, QUI: 19H-20H30 MP PORTUGUÊS ET CETERA

CURSOS DE PORTUGUÊS, LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA MATERNA TEATRO NACIONAL D. MARIA II

CLUBE DOS POETAS VIVOS Alberto Pimenta 3 DEZ: 19H EG

INSTITUTO CULTURAL ROMENO

CURSO DE LÍNGUA ROMENA

FUNDAÇÃO DAS CASAS DE FRONTEIRA E ALORNA

CULTURA SANTA CASA

JOSÉ SARAMAGO – A SEMENTE E OS FRUTOS

TER: 18H30-20H MP

Com Isabel Costa

INSTITUTO ORIENTAL

MP

58

MP

atelierfilipamelo@gmail.com

QUA: 16H30–18H EG

12 DEZ: 18H30

CURSOS

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

Prof.ª Rodica Adriana Covaci

Prof. Simion Doru Cristea TER, QUI: 19H-20H30

Prof.ª Rodica Adriana Covaci JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

OFICINAS CINCO ÀS SEIS

Escrita criativa por Filipa Melo SEG: 18H MP

JUNTA DE FREGUESIA DO LUMIAR

CLUBE DE LEITORES

Poesia Todas as Palavras, de Manuel António Pina 18 DEZ: 21H MP

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104


OS LIVROS DE DEZEMBRO

HENRY BERGSON O RISO RELÓGIO D’ÁGUA

O filósofo Henry Bergson, Prémio Nobel de Literatura de 1927, opôs-se ao positivismo e ao materialismo desenvolvendo uma análise crítica do conhecimento fundamentada nos conceitos de memória, duração e intuição. Ao adoptar a biologia, a fisiologia e a psicologia como bases do seu pensamento, influenciou várias áreas da criação artística como o cinema e a literatura (Marcel Proust incluiu na sua obra monumental Em Busca do Tempo Perdido conceções de Bergson sobre a memória). O presente livro reúne três artigos sobre o Riso, analisado através do método que consiste em determinar os “processos de fabricação do cómico" e, ao mesmo tempo, permite descobrir qual a intenção da sociedade quando ri. O autor escreve que não pretende responder às interrogações sobre o significado do riso visando “encerrar numa definição a fantasia cómica. Vemos nela, antes do mais, algo de vivo. Tratá-la-emos, por muito leve que ela seja, com o respeito que devemos à vida. Limitar-nos-emos a vê-la crescer e desabrochar.”

PAULO JOSÉ MIRANDA UM PREGO NO CORAÇÃO NATUREZA MORTA VÍCIO ABYSMO

Em 1999, Paulo José Miranda tornou-se o primeiro vencedor do Prémio José Saramago com a novela Natureza Morta, reeditada neste volume, 20 anos depois. Escreve poesia, ficção, teatro e ensaio e publicou recentemente uma biografia de Manoel de Oliveira, A Morte não É Prioritária. O presente livro, de requinte gráfico assinalável, com belíssimas ilustrações de Tiago Albuquerque, reúne os três primeiros romances do autor, através dos quais procurou penetrar, em linguagem límpida e pensamento fino, os meandros da criação a partir de três artistas de grande relevo, dois poetas e um músico: Cesário Verde, João Domingos Bomtempo e Antero de Quental. Mais do que uma trilogia de recorte histórico, estes textos escritos em diferentes estilos - epistolar, narrativo e diarístico - mergulham na relação dos autores com as suas próprias obras e com as interrogações que nelas expressam.

MICHEL PASTOUREAU

JOSÉ LUANDINO VIEIRA

VERMELHO

LUUANDA

ORFEU NEGRO

CAMINHO

O presente livro é o quarto de uma série em curso iniciada com Azul (2000), Preto (2008) e Verde (2013).Um quinto deverá suceder-lhes, dedicado ao amarelo. À semelhança dos anteriores, é um livro de história que estuda o vermelho nas sociedades europeias, do paleolítico aos nossos dias, sob todos os seus aspetos, do léxico aos símbolos, passando sobre a vida quotidiana, pelas práticas sociais, pelos saberes científicos, pelas aplicações técnicas, pelas morais religiosas e pelas criações artísticas. Segundo o autor, o vermelho é a cor arquetípica, a primeira a ser reproduzida pela humanidade em pinturas parietais e adornos corporais. Vinculado ao fogo e ao sangue desde épocas remotas, é a cor do Graal e do amor nos romances de cavalaria. Será também a cor dos proscritos, das forças do mal, indiciando perigos e interdições. Marginalizado por Newton e renegado pela Reforma protestante, perde o seu estatuto de primeira cor e torna-se demasiado vistoso, e até imoral. Permanecerá, no entanto, como a cor do erotismo, da alegria e da revolução.

O escritor José Luandino Vieira estava preso há quatro anos no Tarrafal quando, em 21 de maio de 1965, a Sociedade Portuguesa de Escritores deliberou atribuir-lhe o Grande Prémio de Novela, pela sua obra Luuanda. Nessa noite a sede da SPE foi assaltada por elementos da PIDE e da Legião Portuguesa. Na mesma data, o Ministro da Educação Nacional extinguiu a Sociedade Portuguesa de Escritores. “Fechou os olhos com força, com as mãos, para não ver o que sabia, para não sentir, não pensar mais o corpo velho e curvado da vavó, chupado da vida e dos cacimbos, debaixo da chuva remexendo com as suas mãos secas e cheias de nós os caixotes de lixo dos bairros da Baixa”. Este pequeno excerto da obra é revelador da rutura que causou ao estabelecer uma norma angolana, distinta da portuguesa, na escrita e representação cultural, através do recurso a uma mistura de português e inúmeras palavras e expressões em quimbundo que recriavam a oralidade da linguagem da vida real. Luuanda reúne três contos sobre o tema da sobrevivência nos musseques angolanos, os bairros pobres da cidade. LAE

59


© Rod Maurice

MÚSICA

AULA MAGNA 4 DE DEZEMBRO, ÀS 21H30 ALAMEDA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA / 210 113 448

NOUVELLE VAGUE Passaram 15 anos desde o lançamento do primeiro álbum - homónimo - dos Nouvelle Vague. Em 2004, o grupo francês tornou-se um verdadeiro fenómeno, fazendo versões bossa nova de canções icónicas como Love Will Tear Us Apart, dos Joy Division, A Forest, dos The Cure, ou Just Can't Get Enough, dos Depeche Mode. A banda de Marc Collin e Olivier Libaux vem a 60

Lisboa celebrar o seu 15º aniversário, o mote para um concerto muito especial, em formato acústico. No dia 4 de dezembro, os Nouvelle Vague sobem ao palco da Aula Magna, numa noite em que as suas vocalistas mais icónicas, Phoebe Killdeer e Melani Pain, interpretarão temas clássicos e inéditos (a editar ainda este ano em vinil). Filipa Santos


MÚSICA / ESPETÁCULOS

CONCERTO DE NATAL

MAGNIFICAT X 2

FADO INSIDE THE BOX

David Ruela, barítono Maria Teresa Fonseca, organista

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

ALTICE ARENA

BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS

1 DEZ: 21H

CONCERTO DE NATAL

ADEGA MACHADO TODOS OS DIAS: 17H-18H

UGLY KID JOE

ALEXANDRE PIRES

O BAILE DO NEGÔ VÉIO 5 DEZ: 21H30

ALTER BRIDGE

COM SHINEDOWN E THE RAVEN AGE 6 DEZ: 19H30

BRYAN ADAMS SHINE A LIGHT 6 DEZ: 21H

MARIZA

7 DEZ: 21H30

THE WORLD OF HANS ZIMMER 8 DEZ: 21H

GHOST + ALL THEM WITCHES + TRIBULATION 10 DEZ: 19H30

BAD COMPANY FEST 15 DEZ: 21H30

VIENNA MOZART ORCHESTRA 17 DEZ: 21H30

XMAS IN THE NIGHT SINFÓNICO 21 DEZ: 21H30

CANTO E ÓRGÃO

29 DEZ: 16H EG

DIN, DIN, DIN - PARRADAS E AGUINALDOS VENEZUELANOS

13 DEZ: 18H30

CONCERTO DE PEDRO E DIANA

FADO NO JARDIM TER, SEX: 18H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

ANDREAS SCHOLL E DIVINO SOSPIRO O PRANTO DE MARIA 1 DEZ: 17H

15 DEZ: 17H

ONLY TICKET HOME 12 DEZ: 21H

BASÍLICA DOS MÁRTIRES

GRUPO CORAL DA PORTELA + GRUPO DE METAIS LISBRASS CONCERTO MARIANO 8 DEZ: 16H EG

WITH A SPECIAL TRIBUTE TO PRINCE 5 DEZ: 21H30

2, 9, 16, 23 DEZ: 22H30 EG

CONAN OSIRIS

TERÇA EM FADO

12 DEZ: 21H

3, 10, 17 DEZ: 22H30

MÁRCIA

FADO COM MARIFÁ

VAI E VEM

5, 12, 19 DEZ: 22H30 EG

18 DEZ: 21H

TIAGO BETTENCOURT

BAR TÔ NO BRASIL – SAMBA À MESA

19 DEZ: 21H

MÁRIO LAGINHA & CAMANÉ

6, 13, 20 DEZ: 22H30 EG

AQUI ESTÁ-SE SOSSEGADO

MÚSICAS DO MUNDO

20 DEZ: 21H30

1, 7, 8, 14, 15, 20, 21, 22 DEZ: 22H EG

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

GAVIN JAMES

15 YEARS ANNIVERSARY ACOUSTIC

HARLEM GOSPEL CHOIR

14 DEZ: 18H30

4 DEZ: 21H30

NOUVELLE VAGUE

COLISEU DOS RECREIOS

MÚSICA, POESIA E CANÇÕES DO CORO DA ACHADA

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA, CORO DO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

AULA MAGNA

14, 15, 18 DEZ: 21H30

CLUBE DO CHORO DE LISBOA

BOUTIQUE DA CULTURA

OUVIDO DE TÍSICO Nº 9: O ABSURDO DO NATAL PROGRAMA SONOROMUSICAL

VALETE

CHAPITÔ

14 DEZ: 19H EG

CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

11 DEZ: 21H30

1 JAN: 17H

Luís Bragança Gil, maestro

14 DEZ: 21H

BÁRBARA TINOCO

CONCERTO DE ANO NOVO

CORO DAS NAÇÕES

ANDREA IMAGINARIO

CINETEATRO CAPITÓLIO

22 DEZ: 17H

O MESSIAS

SETE LÁGRIMAS CONVIDA CRAMOL

O NATAL PELA DIÁSPORA 19 DEZ: 19H

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

N ATA L

ESPETÁCULOS

CD

GASPAR

Revelação na guitarra portuguesa, Gaspar Varela tem o fado no sangue, sendo bisneto de Celeste Rodrigues e sobrinho-bisneto de Amália. No seu primeiro disco, homónimo, interpreta temas de autores como Carlos Paredes, Jan Tisky, Jaime Santos ou José Nunes. Está à venda no Museu do Fado por 12€.

BACH, PAI E FILHO:

61


MÚSICA / ESPETÁCULOS

STRAUSS FESTIVAL ORCHESTRA & STRAUSS FESTIVAL BALLET ENSEMBLE

MONTANHAS AZUIS + CONVIDADOS

ORQUESTRA E CORO SINFÓNICO DA ESML

20 DEZ: 21H

21, 22 DEZ: 17H

CASA DE NATAL

GRANDE CONCERTO DE ANO NOVO

EL CORTE INGLÉS

COM CALMA - ESPAÇO CULTURAL

BEETHOVEN E VIANNA DA MOTTA

28 DEZ: 21H30

NICOLÁS FARRUGGIA 7 DEZ: 21H30

EG

CONCERTO RASTEIRO #5 LOS ANTÚRIOS 14 DEZ: 22H EG CULTURGEST

VINCENT MOON & PRISCILLA TELMON | RABIH BEAINI & TIAGO MIRANDA

HÍBRIDOS: OS ESPÍRITOS DO BRASIL AO VIVO 10 DEZ: 21H

62

SOLISTAS DA METROPOLITANA 6 DEZ: 19H EG

relacoespublicas@ elcorteingles.pt ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA

ORQUESTRA DE SOPROS DA ESML UMA RAPSÓDIA EM CHICAGO 6 DEZ: 21H

CAMERATA DE CORDAS GAREGUIN AROUTIOUNIAN 14 DEZ: 17H

CICLO DE PIANO NIKOLAI LUGANSKY

CONCERTO CORAL SINFÓNICO

2 DEZ: 20H

ESPAÇO ESPELHO D'ÁGUA

DANIEL LOZAKOVICH + ORQUESTRA GULBENKIAN

LÚDICA MÚSICA!

Diversões Lúdicas & Originais 8 DEZ: 18H

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA

LÚDICA MÚSICA!

Diversões Lúdicas & Originais 7 DEZ: 22H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

CONCERTO PROMENADE

DUOS IMPREVISTOS: VIAGEM PELA HISTÓRIA 1 DEZ: 16H EG

MISSA DE BERNSTEIN

CONCERTOS PARTICIPATIVOS 1 DEZ: 18H

5 DEZ: 21H, 6 DEZ: 19H

MET OPERA EM HD MADAMA BUTTERFLY, DE GIACOMO PUCCINI Transmissão em diferido 7 DEZ: 11H, 18H

SOLISTAS DA ORQUESTRA GULBENKIAN 8 DEZ: 12H

CORO E ORQUESTRA GULBENKIAN ORATÓRIA DE NATAL

13, 16 DEZ: 20H, 14 DEZ: 19H, 15 DEZ: 18H


MÚSICA / ESPETÁCULOS

AKHNATEN, PHILIP GLASS ÓPERA

Transmissão em diferido 28 DEZ: 18H

GABINETE CURIOSIDADES KARNART

LAMENTOS DE AMOR

5 A 8, 12 A 15 DEZ: 20H HOTEL VILA GALÉ ÓPERA

SESSÕES DE MÚSICA CLÁSSICA COM A PIANISTA HELENA V. CARVALHO

SATIE, DEBUSSY, CHOPIN, BEETHOVEN SEG: 21H30-22H30 EG IGREJA DA LUZ

© Kenton Thatcher

TÓ CRUZ (VOZ) + ANTÓNIO PALMA (PIANO) CONCERTO DE NATAL 12 DEZ: 21H30 EG

COLISEU DOS RECREIOS 20 DE DEZEMBRO, ÀS 21H30 RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO, 96 / 213 240 585 WWW.COLISEULISBOA.COM

IGREJA DE SÃO ROQUE

CORO GULBENKIAN

MAGNIFICAT EM SÃO ROQUE

MÁRIO LAGINHA E CAMANÉ

31 DEZ: 17H

IMPRENSA NACIONAL

SOLISTAS DA METROPOLITANA

BEETHOVEN E VIANNA DA MOTTA 5 DEZ: 18H30 EG LAPO

MARIA DA ROCHA E SYLVIE XING CHEN UMA SERPENTE DAQUI 6, 13 DEZ: 22H

O MIMO

CELLOPHANE

Lançamento de disco 7 DEZ: 22H

JHON DOUGLAS & JUNGLES BOYS MATO

Desde a primeira vez que se encontraram num palco que o entendimento entre os dois foi notório. Aqui está-se sossegado é o nome do disco que junta Mário Laginha a Camané. Editado o mês passado, o álbum foi pensado de raiz para fazer brilhar a cumplicidade entre a voz de Camané e o piano de Laginha. A 20 de dezembro, os músicos encontram-se no palco do Coliseu dos Recreios para um espetáculo que conta com cerca de duas dezenas de temas saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e também inéditos compostos por Mário Laginha (que já musicou um poema de Álvaro de Campos, Ai Margarida, que integra um dos últimos discos de Camané). FS

DJ NILTON

LISBOA AO VIVO

21 DEZ: 21H

COM MAYRA ANDRADE, NBC, BONGA, IKONOKLASTA, ORQUESTRA DE BATUKADEIRAS DE PORTUGAL

DJ SET VINIL

14 DEZ: 22H

LARGO RESIDÊNCIAS

DJ MELO D

8 DEZ: 17H

DJ SET VINIL

20 DEZ: 21H

CHICO SALEM

CONCERTO DA CORAGEM

Concerto solidário da Amnistia Internacional 5 DEZ: 21H

NITZER EBB

11 DEZ: 21H30 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

ORQUESTRA DE CÂMARA DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA 12 DEZ: 17H

EG

63


MÚSICA / ESPETÁCULOS MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA

CONCERTO DE NATAL OPUS 28 1 DEZ: 15H30

CORO GOSPEL DE LISBOA CONCERTO DE NATAL 15 DEZ: 17H

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

BACH, MISHIMA E PHILIP GLASS

SOLISTAS DA METROPOLITANA

RECITAL DE TROMBONE E PIANO 14 DEZ: 16H EG

MUSEU NACIONAL DA MÚSICA

SOLISTAS DA METROPOLITANA

PÉCHÉS DE JEUNESSE 6 DEZ: 18H EG

7 DEZ: 21H

PRAÇA DE TOIROS DO CAMPO PEQUENO 6 DE DEZEMBRO, ÀS 21H30 CENTRO DE LAZER CAMPO PEQUENO, TORREÃO SUL / 217 998 450 / WWW.CAMPOPEQUENO.PT

ORNATOS VIOLETA Há 20 anos, O Monstro precisa de Amigos veio revolucionar o panorama musical português, tendo atingido o estatuto de um dos melhores discos portugueses de rock de sempre. O primeiro single, Ouvi Dizer, tocou em loop nas rádios nacionais, e contou com a participação especial (e inesquecível) de Vítor Espadinha. Editado em novembro de 1999, este acabou por ser o último álbum de originais dos Ornatos Violeta, e a confirmação do talento de Manel Cruz (voz), Nuno Prata (baixo), Peixe (guitarra), Kinörm (bateria) e Elísio Donas (teclados) na composição de canções 64

intemporais que, tanto tempo depois, continuam a fazer vibrar as gerações mais novas. Recentemente, os portuenses Ornatos Violeta regressaram aos palcos para celebrarem os 20 anos d’ O Monstro precisa de Amigos. A banda tocou em alguns festivais de verão e também na inauguração do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Chegou agora a vez do público de Lisboa cantar os parabéns ao ‘Monstro’, encerrando as comemorações dos 20 anos. A festa faz-se no Campo Pequeno, num concerto em formato 360º. FS


MÚSICA / ESPETÁCULOS / CURSOS MUSEU DO ORIENTE

SOLISTAS DA METROPOLITANA DANÇAS

1 DEZ: 16H EG

SOLISTAS DA METROPOLITANA

BEETHOVEN: SONATAS E TRIO 15 DEZ: 16H

MACAU 20 ANOS DUO A OUTRA BANDA E AMIGOS MACAU/RAEM 20 ANOS/20 POEMAS/20 CANÇÕES 13 DEZ: 18H EG

TRIO SUNNY SIDE UP TRIBUTO A MACAU 2 19 DEZ: 21H EG MUSICBOX

BEST YOUTH

13 DEZ: 22H O’CULTO DA AJUDA

THE NO LAND SOUNDSCAPE

JOÃO CASTRO PINTO

Concerto de lançamento de Soundscape Composition 6 DEZ: 21H

DUO SIGMA INTERPRETA JOÃO PEDRO OLIVEIRA Concerto de lançamento do CD 7 DEZ: 21H

TALENTOS EMERGENTES PLUGGED IN RECITAL DE TROMPETE E ELETRÓNICA 14 DEZ: 21H

RECITAIS EM DIRETO, ANTENA 2 OBRAS DE GÉRARD GRISEY, YANN ROBIN, BERNHARD GANDER, MIKE SVOBODA, MIGUEL AZGUIME [ESTREIA] 17 DEZ: 21H

A DAMA E O UNICÓRNIO CANTATA PROFANA PARA VOZ E ELETRÓNICA, DE MARIA TERESA HORTA E ANTÓNIO DE SOUSA DIAS 20, 21 DEZ: 21H

PALÁCIO DO MARQUÊS DO ALEGRETE

DOMINGOS NA QUINTA ALEGRE ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA BACH

8 DEZ: 16H EG POPULAR ALVALADE

SIGHTS & SOUNDS NO VIRTUE

13 DEZ: 22H30 PRAÇA DE TOIROS DO CAMPO PEQUENO

ORNATOS VIOLETA

20 ANOS DE O MONSTRO PRECISA DE AMIGOS 6 DEZ: 21H30

LISBON FILM ORCHESTRA LIVE 2019

MUSIC FROM MOVIES & SERIES: BOHEMIAN RHAPSODY, A STAR IS BORN, DOWNTON ABBEY, THE GREATEST SHOWMAN, LA CASA DE PAPEL, GAME OF THRONES, THE LION KING, FROZEN

SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

SOLISTAS DA METROPOLITANA

FRAGRÂNCIAS FRANCESAS 19 DEZ: 18H30 EG

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

SÉRIE ANTENA2 MÚSICA DE ERIC SATIE [1866–1925] PARA PIANO SOLO

LANÇAMENTO DO CD DEDICADO À MÚSICA DE ERIC SATIE Joana Gama, piano 5 DEZ: 18H30

TEATRO THALIA

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

CONCERTO CLÁSSICO DE NATAL 14 DEZ: 21H

TEATRO TIVOLI BBVA

I AM EASY TO FIND

LEFFEST WIM WENDERS MEETS TERESA SALGUEIRO

LA FURA DELS BAUS

24 DEZ: 15H30

7 DEZ: 21H30

THE NATIONAL

12 DEZ: 20H30

CARMINA BURANA

20 DEZ: 21H30, 21 DEZ: 17H SABOTAGE CLUB

THE DRONES 12 DEZ: 22H

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

27ª GALA ABRAÇO 1 DEZ: 21H

MÚSICA ANTIGUA & OS MÚSICOS DO TEJO

CONCERTO COMEMORATIVO DOS 500 ANOS DA PRIMEIRA VIAGEM DE CIRCUMNAVEGAÇÃO Programação e direção de Eduardo Paniagua 16, 17 DEZ: 21H

ORQUESTRA CLÁSSICA METROPOLITANA CONCERTO DE NATAL 18 DEZ: 21H

LISBON STORY, 25 ANOS DEPOIS

TEATRO DA TRINDADE

CICLO MUNDOS CAPICUA

MADREPÉROLA 17 DEZ: 21H

TIME OUT – MERCADO DA RIBEIRA

RAUL MIDÓN

3 DEZ: 21H30

MUNDO MESTIÇO #13 LEGUELÁ + JORGE ROSA & BANDA MUNDO + BUBACAR DJABATE + IRMÃOS MAKOSSA (DJSET) 29 DEZ: 23H

ENA PÁ 2019! REIVEILHÃO BAILE DE MÁSCARAS IRMÃOS CATITA 31 DEZ: 22H30

CURSOS ACADEMIA DE AMADORES DE MÚSICA

Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Harpa, Guitarra, Piano, Percussão/Bateria, Saxofone, Trompete, Violeta, Violino, Violoncelo, Técnica Vocal, Guitarra Elétrica ACADEMIA DO LUMIAR

Piano, Viola, Grupo Coral

ACADEMIA DE MÚSICA DA GRAÇA

Piano, Violino, Guitarra Clássica, Baixo Elétrico, Guitarra Rock, Violoncelo, Guitarra Jazz, Flauta Transversal, Canto, Viola d´Arco, Flauta de Bisel MP

ACADEMIA DE MÚSICA EM LISBOA

Piano, Violino, Formação Musical

ANAGRAMA – OFICINA DE SONHOS

TITANIC SUR MER

Aulas Regulares de Violoncelo e Guitarra

15 ANOS DO ÁLBUM SINTONIZA

ASSOCIAÇÃO GAITADE-FOLES

FUSE

25 DEZ: 23H

BALEIA BALEIA BALEIA + GYPOS 26 DEZ: 22H

PRASO: FESTA 10 ANOS DE ‘ALMA E PERFIL’

COM FRED MINEIRO E SUBTIL 28 DEZ: 00H30

Oficinas de Gaita-de-Foles MP

ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS - ART

Guitarra, Piano e Canto MP

ATELIER MUSICAL E ARTÍSTICO DO AREEIRO

Aulas de Instrumentos Musicais

65


MÚSICA / CURSOS BOUTIQUE DA CULTURA

Aulas de Música MP

CASA DO ALENTEJO

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

Aulas de voz e canto MP

Tardes alentejanas

ESPAÇO ART

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

Até aos 70 anos

SÁB: 15H30 EG

Forró, Samba no Pé

VÁRIOS HORÁRIOS CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Canto e Voz

Workshop com Isabel Campelo TER: 19H-20H30 MP

CENTRO INTERCULTURACIDADE

Canto e Técnica Vocal MP

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Coro Músicas Espanholas QUI: 20H-20H55

AYT - Anuncio

M

Y

Y

Y

66

Baixo, Canto, Violino, Bateria, Saxofone, Contrabaixo, Percussão Escola de Jazz emusicafbp@gmail.com

Aulas de Guitarra Clássica e Acústica

Aulas de canto, piano, guitarra, teoria musical, coro, composição MP

MATER – AMALGAMA LISBON

Aulas de Voz e Música

SEG, QUA MP

MP

arttelheiras@gmail.com

MOVEA

ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

Aulas de Voz e Canto SEX, SÁB 965 894 812

Aulas de piano, guitarra MP

ESTÚDIO VANDA MELO

Música e Acordeão MP

MUSIC ROOM

Guitarra, Ukelele, Violino, Flauta MP

FABLAB LISBOA

Construção de instrumentos com sensores / Kraut Kontrol Workshop

9 DEZ: 10H30-17H

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Aulas livres de música MP

TEATRO DOM LUIZ FILIPE

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA

Piano, Guitarra Clássica, Elétrica, Guitarra MeiaGuitarra Pag_14JUN_AF.pdf

VOZES EM CONSERTO

Aulas de Música MP 1

balltoques@tradballs.pt

14/06/2019

11:00

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104


MÚSICA / CURSOS

ALTICE ARENA 17 DE DEZEMBRO, ÀS 21H30 ROSSIO DOS OLIVAIS, LT. 2.13.01A / 218 918 409 / HTTP://ARENA.ALTICE.PT

VIENNA MOZART ORCHESTRA Fundada em 1986, desde essa altura que a Vienna Mozart Orchestra ocupa um lugar cativo na programação de concertos da cidade de Viena. Composta por 30 músicos, a orquestra realiza cerca de 160 concertos anualmente, não só nas mais bonitas salas de concertos da capital austríaca, mas também nas maiores e mais

reconhecidas salas de espetáculos um pouco por toda a Europa. Em dezembro, é a vez de Lisboa receber a Vienna Mozart Orchestra para um concerto de Natal dedicado a Mozart. O espetáculo decorre na Altice Arena dia 17 de dezembro. FS 67


© Mauro Vombe

TEATRO

CULTURGEST 13 E 14 DE DEZEMBRO EDIFÍCIO SEDE DA CGD, RUA ARCO DO CEGO, 50 / 217 905 155 / CULTURGEST.PT

INCÊNDIOS Wajdi Mouawad, texto; Victor de Oliveira, encenação; Elliot Alex, Rita Couto, Horácio Guiamba, Bruno Huca, Ana Magaia, Alberto Magassela, Josefina Massango, Eunice Mondlate, Rogério Manjate e Sufaida Moyane, interpretação.

A mais conhecida e representada peça do autor libanês-canadiano Wajdi Mouawad, adaptada ao cinema por Dennis Villeneuve em 2010, leva o encenador português Victor de Oliveira à sua Moçambique natal, transpondo esta história de violência, culpa e resiliência, originalmente passada no Médio Oriente, para aquele país africano. A ação decorre durante a guerra civil, acompanhando a saga de dois gémeos que, respeitando 68

o último pedido da mãe, partem em busca do pai que julgavam morto e do irmão que não conhecem. Estreada em Maputo em agosto passado numa coprodução da Culturgest com o Centro Cultural Franco-Moçambicano, o espetáculo resulta de um trabalho de Oliveira com os artistas moçambicanos David Aguacheiro, Nandele Maguni e Caldino Perema. No elenco, também ele inteiramente formado por atores moçambicanos, destacam-se Ana Managaia, uma das mais conceituadas atrizes do país, e Bruno Huca, ator conhecido pela sua presença em criações do Teatro O Bando e mala voadora. Frederico Bernardino


TEATRO / ESTREIAS / CONTINUAM

CHAPITÔ

FELIZ NATAL AVÓZINHA Bruno Schiappa, criação e interpretação.

A celebrar 30 anos de carreira, Bruno Schiappa apresenta uma criação de sua autoria, inspirada pelo espetáculo com Ivone Silva em 1984. 6 A 22 DEZ SEX A DOM: 22H COM CALMA

MAMAN

A partir de Cláudia Lucas Chéu. José Gil, encenação; Carla Madeira, interpretação.

Um monólogo que aborda temáticas como o vazio, o luto, a espera, a obsessão e a alienação. 19 A 22 DEZ QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H CULTURGEST

INCÊNDIOS

Wajdi Mouawad, texto; Victor de Oliveira, encenaçaõ; Elliot Alex, Rita Couto, Horácio Guiamba, Bruno Huca, Ana Magaia, Alberto Magassela, Josefina Massango, Eunice Mondlate, Rogério Manjate e Sufaida Moyane, interpretação. Ver destaque

13 DEZ: 21H, 14 DEZ: 19H ESPAÇO BENTO MARTINS (J. F. CARNIDE)

CARTA

Vítor Bom Norte, texto; Teresa Monsanto, criação e interpretação. Nos últimos dias em cativeiro, uma prisioneira partilha todos os seus receios, sonhos, medos e segredos. 20 A 22 DEZ: 21H

MUSEU DA MARIONETA

CANJA DE GALINHA (COM MIÚDOS)

Companhia MascarenhasMartins/ Museu da Marioneta. A partir de textos de Camilo Castelo Branco. Luís Miguel Cintra, encenação; Ana Amaral, Ana Simão, Duarte Guimarães, Ivo Alexandre, Joana

Manaças, João Reixa, Levi Martins, Maria Mascarenhas, Rafaela Jacinto, Rui Seabra, Sérgio Coragem e a voz de Luísa Cruz, interpretação. Ver entrevista com Luís Miguel Cintra.

10 A 29 DEZ TER A QUI: 19H (EXCETO DIAS 24, 25, 26), SEX, SÁB: 21H30, DOM: 17H30 TEATRO DO BAIRRO ALTO

TURMA DE 95

A partir de Class of 76 de Third Angel. Raquel Castro, criação e interpretação. 6, 7, 10 DEZ: 21H30, 8 DEZ: 20H, 11 A 14 DEZ: 19H, 15 DEZ: 17H30

TEATRO TIVOLI BBVA

IMPOSSÍVEL AO VIVO

Luís de Matos, criação; Luís de Matos, Joana Almeida e Momentum Crew, interpretação.

MORRER NO TEATRO

Má-Criação. Alex Cassal, texto e encenação; Marco Paiva e um ator amador diferente a cada noite, interpretação.

O ilusionista português está de volta aos palcos de Lisboa. 12 DEZ A 5 JAN QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H 25 DEZ: 18H

Um quase-monólogo sobre a morte e o teatro “que costura descrições de velórios, receitas antropofágicas, orgasmos transcendentais e uma fina seleção de excertos da dramaturgia universal.”

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

O FUTURO PRÓXIMO, O NOSSO DESPORTO FAVORITO

Estreado em 2015, este é já um espetáculo histórico no teatro europeu contemporâneo, consagração absoluta de Thomas Ostermeier e afirmação de Lars Eidinger como um dos maiores atores vivos. 31 DEZ: 18H, 2, 3 JAN: 19H

Ver destaque

6, 7, 10 DEZ: 19H, 8 DEZ: 17H30, 11 A 14 DEZ: 21H30, 15 DEZ: 20H

Ostermeier, encenação; Christoph Gawenda, David Ruland, Eva Meckbach, Jenny König, Lars Eidinger, Laurenz Laufenberg, Moritz Gottwald, Robert Beyer, Sebastian Schwarz, Thomas Bading e Thomas Witte, interpretação.

CONTINUAM BELÉM CLUBE

3 AMIGAS NO DIVÃ

Companhia de Teatro do Belém. Beto Vales, autoria e encenação; Elisabete Jarró, Inês Realista e Rafaela Velez, interpretação. ATÉ 22 DEZ SEX, SÁB: 22H, DOM: 17H

BOUTIQUE DE CULTURA

A ÚLTIMA VEZ DA PRIMEIRA VEZ

Jokebox-Comédia de Improviso, criação e interpretação. ATÉ 15 DEZ DOM: 21H

CASINO LISBOA

AS OBRAS COMPLETAS DE WILLIAM SHAKESPEARE EM 97 MINUTOS

Adam Long, Daniel Singer e Jess Borgeson, texto; Antonio Pires, encenação;

N ATA L

ESTREIAS

Gonçalo Waddington, texto e encenação; Carla Bolito, Carla Maciel, Gonçalo Waddington, Teresa Sobral e Tónan Quito, interpretação. Na terceira parte da tetralogia O Nosso Desporto Preferido reencontramse as personagens que começaram a saga, mas agora bastante mais velhas e vivendo rodeadas das comodidades necessárias para fintar a morte. 5 A 15 DEZ QUA, SÁB: 19H, QUI, SEX: 21H, DOM: 16H

RICARDO III

Schaubhüne. William Shakespeare, texto; Thomas

D E C O R AÇÃO

ANDORINHA

A andorinha de Bordalo é um clássico que dispensa apresentações. Foi em 1891 que Rafael Bordalo Pinheiro criou a icónica andorinha em cerâmica. Gostou tanto da sua criação que a lançou noutras peças de cerâmica e azulejos. O Museu Bordalo Pinheiro tem à venda a versão íman, por 9€ cada.

69


70


TEATRO / CONTINUAM

TEATRO DO BAIRRO ALTO 6 A 15 DE DEZEMBRO RUA TENENTE RAÚL CASCAIS 1A \ 218 758 000 \ TEATRODOBAIRROALTO.PT

TURMA DE 95 A partir de Class of 76 de Third Angel. Raquel Castro, criação e interpretação.

Inspirada pelo espetáculo do coletivo de Sheffield, Third Angel, liderado por Alexander Kelly, Raquel Castro apresenta uma performance autobiográfica centrada na sua turma de escola de 1995. Tal como o espetáculo de Kelly, o ponto de partida é a fotografia de turma. Se a do britânico foi captada na Chuckery Infant School, situada na cidade industrial de Walsall, a da atriz e encenadora portuguesa foi tirada no átrio do Colégio Salesiano de Pedro Pernas, Rúben Madureira e Telmo Ramalho, interpretação. ATÉ 21 DEZ SEX, SÁB: 21H30 CINEARTE

UMA RÉSTIA DE TEMOR (VARIAÇÕES SOBRE ÉDIPO)

A Barraca. Sam Shepard, texto; Rita Lello, encenação; Adérito Lopes, Cláudio Castro, Samuel Moura, Sérgio Moras, Sónia Barradas e Rúben Garcia e Érica Lopes e João Teixeira, interpretação. ATÉ 15 DEZ TER A SÁB: 21H30, DOM: 17H COMUNA

AFOGADA NA TUA VERGONHA

A partir de Sarah Kane e Roberto Corte. João Rosa, criação, dramaturgia e versão cénica; Catarina Gonçalves e Eduardo Frazão. interpretação. ATÉ 1 DEZ QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

Lisboa, num tempo em que a alcunhavam de “Olivia Palito” e se ouviam incessantemente os temas de Mellon Collie and the Infinite Sadness, dos Smashing Pumpkins. Em Turma de 95, revisita-se a memória desses tempos e das pessoas que se fixam na fotografia, e o rumo que a vida de cada um deles tomou, 24 anos depois. Numa iniciativa do TBA denominada Dupla, este espetáculo pode ser visto em conjunto com Morrer no Teatro, uma peça escrita e encenada por Alex Cassal, apresentada nos mesmos dias, em horários alternados. FB Samuel Alves e Vítor d’Andrade, interpretação. ATÉ 29 DEZ QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H

TEATRO DO BAIRRO ALTO

GALERIA ZÉ DOS BOIS

YO ESCRIBO. VOS DIBUJÁS

teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser/ ZDB. Anabela Almeida, direção artística e interpretação.

ATÉ 1 DEZ SEX, SÁB: 21H30, DOM: 17H30

A CASA DA PRAIA

ATÉ 1 DEZ: 19H

ZELAYA. Federico León, encenação; Silvina Sabater, Felipe Boucau e 23 performers locais, interpretação.

TEATRO ABERTO

TEATRO MARIA VITÓRIA

Ferdinand Bruckner, autoria; Marta Dias, encenação; Carolina Carvalho, Eduardo Breda, Filipa Areosa, Helena Caldeira, Madalena Almeida,

Flávio Gil, Miguel Dias e Renato Pino, textos; Miguel Dias, Eugénio Pepe e Carlos Pires, música; Paulo Vasco, Paula Sá, Flávio Gil, Sara

DOENÇA DA JUVENTUDE

PARE, ESCUTE E... RIA!

Barradas, Miguel Dias, Fátima Severino, Pedro Silva e Elsa Casanova, interpretação. QUI, SEX: 21H30, SÁB, DOM: 16H30, 21H30

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

OSMARINA PERNAMBUCO NÃO CONSEGUE ESQUECER

Keli Freitas, texto, encenação e interpretação. ATÉ 1 DEZ QUA, SÁB: 19H, QUI, SEX: 21H, DOM: 16H

ENSEADA

Org.i.a /TNDM II e Centro Cultural Vila Flor. Miguel Castro Caldas, texto e direção; Élvio Camacho, Filipe Pinto, João Caldas, Márcia Lança, Marta Félix 71


TEATRO / CONTINUAM e Miguel Castro Caldas com Élvio Camacho, Márcia Lança e Marta Félix, criação. ATÉ 15 DEZ QUA, SÁB: 19H30, QUI, SEX: 21H30, DOM: 16H30

TEATRO POLITEAMA

SEVERA, O MUSICAL

Filipe La Féria, autoria e encenação; Miguel Amorim, Jorge Fernando e Filipe La Féria, letras e música original; Anabela, Carlos Quintas, Filipa Cardoso, Dora e outros, interpretação. QUA A SEX: 21H30, SÁB: 17H, 21H30, DOM: 17H TEATRO DA POLITÉCNICA

VEMO-NOS AO NASCER DO DIA

Artistas Unidos. Zinnie Harris, texto; Pedro Carraca, encenação; Andreia Bento e Joana Bárcia, interpretação.

ATÉ 14 DEZ TER, QUA: 19H, QUI, SEX: 21H, SÁB: 16H, 21H

72

TEATRO DA TRINDADE INATEL

CHICAGO

Teatro da Trindade INATEL e Força de Produção. Fred Ebb e Bob Fosse, autoria; John Kander. música; Diogo Infante, encenação; Gabriela Barros, Soraia Tavares, Miguel Raposo, José Raposo, Catarina Guerreiro, Ana Cloe, entre outros, interpretação. ATÉ 29 DEZ QUA A SEX: 21H, SÁB: 16H30, 21H, DOM: 16H30

OS INIMIGOS DA LIBERDADE

Manuel Pureza, texto e encenação; João Craveiro, Cristovão Campos e João Vicente, interpretação. ATÉ 29 DEZ QUA A SÁB: 21H30, DOM: 17H

TEATRO VILLARET

OS VIZINHOS DE CIMA Cesc Gay, texto; Maria Henrique, encenação; Ana Brito e Cunha, Fernanda Serrano, Pedro Lima e Rui Melo, interpretação.

ATÉ 29 DEZ QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H

CURSOS / WORKSHOPS

IFICT - INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL

Teatro para não atores Por Paula Freitas QUI: 19H-21H 939 305 715 IA

ART - ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

IN IMPETUS

Por Paula Luiz arttelheiras@gmail.com IA

TER, QUI, SÁB, DOM VÁRIOS HORÁRIOS IA

Teatro e Emoções

Técnica da Máscara

Por Filipe Crawford IA CASA DO CORETO

Iniciação ao Teatro MOVEA

Teatro

SÁB: 10H-11H IA

Teatro e Comunidade

TEATRO DE CARNIDE

TER: 19H-20H30

910 789 764

Lua Cheia Teatro para Todos CHAPITÔ

Oficinas de Representação TEATRO DA LUZ

Expressão Dramática

Formação em Teatro

Por Bruno Schiappa

SEG, QUA: 19H-21H COM CALMA

Por Companhia da Esquina geral@companhiadaesquina. com

Teatro

Com Sara Gonçalves IA comcalmaecultura@gmail.com EVOÉ

Formação de Atores Teatro Físico IA

IA

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104


© Filipe Ferreira

TEATRO / CURSOS / WORKSHOPS

TEATRO DA TRINDADE INATEL ATÉ MARÇO DE 2020 RUA NOVA DA TRINDADE, 9 / 213 420 000 / INATEL.PT

CHICAGO Fred Ebb e Bob Fosse, autoria; John Kander, música; Diogo Infante, encenação; Gabriela Barros, Soraia Tavares, Miguel Raposo, José Raposo, Catarina Guerreiro, Ana Cloe, entre outros, interpretação.

As mais pérfidas, sedutoras, ambiciosas e perigosas reclusas da história dos musicais vão continuar em cena no Teatro da Trindade até 29 de março do próximo ano. A visão de Diogo Infante do musical inspirado na peça de Maurine Dallas Watkins, com música de John Kander e libreto de Bob Fosse e Fred Ebb, é já um dos maiores sucessos recentes do teatro português, tendo praticamente esgotado todas as sessões desde a

estreia, em setembro. Ambientado na Chicago da década de 20 do século passado, o espetáculo conta a história de duas cantoras rivais de Vaudeville, Roxy (Gabriela Barros) e Velma (Soraia Tavares), acusadas de homicídio – a primeira pelo assassinato a sangue-frio do amante; a segunda, pela morte do marido e da irmã. Presas, ambas vão recorrer aos serviços de um inescrupuloso advogado, Billy Flynn (Miguel Raposo), e aos esquemas obscuros da chefe das guardas prisionais, Mama Morton (Catarina Guerreiro), de modo a reconquistar a liberdade e atingir as luzes do estrelato. [ver artigo integral em agendalx.pt] FB 73


ENTRE 1 E 21 DE DEZEMBRO REGRESSA O PROGRAMA O NATAL EM LISBOA, ORGANIZADO PELA EGEAC. PARA ALÉM DOS TRADICIONAIS CONCERTOS DE NATAL EM IGREJAS E NOUTROS ESPAÇOS DE CULTO, HÁ VISITAS GUIADAS, WORKSHOPS E SESSÕES DE MEDITAÇÃO.

NATAL EM LISBOA CONCERTOS NAS IGREJAS Sete igrejas (quatro das quais pela primeira vez) serão palco de atuações de orquestras e coros, com um repertório festivo que convida à descoberta do património histórico e cultural da cidade. Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços.

VISITAS GUIADAS O Centro Ismaili abre as suas portas para três visitas guiadas, numa oportunidade para conhecer um edifício único. Uma visita guiada ao Templo Radha Krishna, símbolo da cultura hindu, faz parte do programa do Oriental X'MAS. E o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta oferece este ano uma visita orientada à exposição Lisboa Plural. Convivência(s), que revela o papel das minorias religiosas e dos residentes estrangeiros na construção da imagem de Lisboa, entre a Idade Média e a 1ª República.

74

© Maria Bárbara Grandiboul

MEDITAÇÃO NO CINEMA SÃO JORGE Para celebrar a paz e o amor no mundo, a União Budista Portuguesa promove duas sessões de iniciação à meditação. A primeira é de meditação Shamata, ou calma mental. A segunda é de meditação Metta, que evoca e desenvolve o amor, a bondade e a generosidade. Entrada livre, mediante inscrição prévia.


AEROPORTO HUMBERTO DELGADO ST. DOMINICS GOSPEL CHOIR 19 DEZ: 19H

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES SONS DO CHIADO Recital de Orgão 7 DEZ: 18H30

VISITAS GUIADAS

14 DEZ: 14H, 14H30, 15H MP

21 722 90 41 nationalcouncil@cism.com.pt

UDJAT

Concerto

14 DEZ: 16H, 21H30

Levantamento de bilhete nos dias 13 e 14

CINEMA SÃO JORGE INICIAÇÃO À MEDITAÇÃO SHAMATA Paz mental = paz no mundo MP

INICIAÇÃO À MEDITAÇÃO METTA Despertar a bondade amorosa 15 DEZ: 11H

MP

Maiores de 12 anos www.uniaobudista.pt

IGREJA DE SANTO EUGÉNIO

CORO E ENSEMBLE ORQUESTRAL DO ESTÚDIO DE ÓPERA DA MAIA 8 DEZ: 16H

CORO DE CÂMARA BOMTEMPO, COMPASSO, MUSAICO Escola Artística de Música do Conservatório Nacional 13 DEZ: 21H30

IGREJA DE S. ROQUE ORQUESTRA ORBIS 6 DEZ: 21H30

CENTRO ISMAILI

14 DEZ: 11H

IGREJA DE SÃO JORGE DE ARROIOS

Levantamento de bilhete no próprio dia

IGREJA DE SÃO VICENTE DE FORA

CORO RICERCARE E ORQUESTRA SINFONIETTA DE LISBOA 21 DEZ: 21H30

IGREJA PAROQUIAL DE SÃO BARTOLOMEU DO BEATO CONVENTO DO GRILO

CAMERATA ATLÂNTICA E CORO JUVENIL DE LISBOA 7 DEZ: 16H

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA

CONCERTO DE NATAL QUARTETO “OPUS 28” 1 DEZ: 15H30

MANDALAS PARA CRIANÇAS Oferecer o Universo Oficina Maiores de 6 anos 7 DEZ: 15H30

O QUE É UM PRESÉPIO? Visita-oficina Maiores de 3 anos

8, 14 DEZ: 15H30

LISBOA PLURAL. CONVIVÊNCIA(S). Visita orientada Maiores de 10 anos 14 DEZ: 14H30

MUSEU DE LISBOA – SANTO ANTÓNIO

DOM GILBERTO VAI À CAÇA Visita-jogo Maiores de 6 anos

7 DEZ: 15H30, 15 DEZ: 11H30 (COM INTERPRETAÇÃO LGP)

SALA DO ARQUIVO DOS PAÇOS DO CONCELHO ALEXEY SHAKITKO Recital de Piano

12 DEZ: 19H, 21H30

SÉ CATEDRAL

CORO REGINA COELI E BANDA DA ARMADA 15 DEZ: 16H

TEATRO SÃO LUIZ

ORQUESTRA CLÁSSICA METROPOLITANA 18 DEZ: 21H

TEMPLO RADHA KRISHNA WORKSHOP GASTRONOMIA

Food for Celebration: Comida para Festa 7 DEZ: 10H – 14H30

MP

cultura@comunidadehindu.org

ORIENTAL X’MAS

20 DEZ: 19H-22H

Maiores de 6 anos

Programa sujeito a alterações www.culturanarua.pt


VISITAS GUIADAS

DIREÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA 3 A 19 DE DEZEMBRO, VÁRIOS HORÁRIOS RUA DA BOAVISTA, 9 / 218 170 742 / FACEBOOK.COM/LISBOACULTURA.ITINERARIOS

ITINERÁRIOS DE LISBOA Os Itinerários de Lisboa são uma oportunidade única para descobrir esta bela e milenar cidade. Em dezembro concretiza-se pela primeira vez o percurso Mitos de Lisboa: da conspiração à realidade (3, 5, 7, 10, 12, 17 e 19), que procura desvendar algumas das lendas e mitos da capital. Dezembro é também o mês onde se celebra uma data especial, o Natal. Como tal, durante este período propõe-se uma série de visitas aos presépios que se encontram espalhados pela cidade, da autoria 76

de vários escultores conceituados. Destaque para o presépio da Basílica da Estrela (6 e 11), obra setecentista moldada por Machado de Castro, para o presépio da Igreja da Ameixoeira (dia 11), inspirado precisamente no trabalho de Machado de Castro e que apresenta cenas inéditas neste tipo de obras e, por fim, o presépio dos Barbadinhos, “espontâneo, não artístico”, uma obra simples pouco divulgada. Para mais informações: lisboa. cultural@cm-lisboa.pt. Ana Figueiredo


VISITAS GUIADAS AGULHA MAGNÉTICA

JARDINS CONTEMPORÂNEOS DE LISBOA SÁB: 10H -17H30

Encontro: Frente ao Altice Arena – Alameda dos Oceanos 2.13.01

JARDINS DA ERA DO AUTOMÓVEL EM LISBOA SÁB: 10H-17H30

Encontro: Miradouro do Alto do Parque Eduardo VII, na Av. Cardeal Cerejeira

JARDINS PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

MIGRANTOUR ROTAS URBANAS INTERCULTURAIS

Visitas guiadas em português, inglês e francês. TODOS OS DIAS MP

927 522 883

Encontro: Pç. Marquês de Pombal MP 916 126 556 ARCO TRIUNFAL DA RUA AUGUSTA

VISITA LIVRE

TODOS OS DIAS: 9H-20H

210 998 599

ARQUIVO NACIONAL TORRE DO TOMBO

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

VISITAS GUIADAS

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira

História do fundador e de toda a coleção

CASA DO ALENTEJO

EG

SEG A SEX: 10H-17H, SÁB: 13H-17H

VISITA GUIADA + DEGUSTAÇÃO

CASTELO DE SÃO JORGE

CASA FERNANDO PESSOA

Encontro: Estátua D. Afonso Henriques

QUANDO VEJO ESTA LISBOA Encontro: Lg. de São Carlos 14 DEZ: 15H

MP

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

JARDIM DA AMÁLIA

VISITA GUIADA + FADO TER, SEX: 17H

MP

jardimdaamalia@gmail.com

ASSOCIAÇÃO HQ

PAUSA DO MÊS

ÚLTIMO SÁB: 11H

TODOS OS DIAS

TER A DOM: 10H-13H, 14H-18H CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

Visitas guiadas que permitem

Visitas em português, inglês e espanhol.

Conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção.

Passeios guiados de bicicleta elétrica lisboa@bikeawish.com

TOURS

VISITAS GUIADAS

MISTÉRIOS DA PENHA DE FRANÇA

SÁBADOS NO MUSEU

EG

1º, 3º SÁB: 12H

VISITAS GUIADAS ÀS EXPOSIÇÕES E ÁREA PÚBLICA

SEG A SEX: 9H30-15H

VISITAS GUIADAS

2ª, 4ª QUI: 13H30

BIKE A WISH

SEG A SÁB: 15H-19H MP

SÁB: 13H30-17H

conhecer a história de uma peça.

POR ENTRE AS MURALHAS DO CASTELO 8 DEZ: 16H

CÂMARA ESCURA

Descoberta da cidade de Lisboa através de um periscópio que permite explorar a cidade em tempo real, num olhar que percorre 360º. 10H-17H20

À DESCOBERTA DO CASTELO

Visita orientada ao Castelejo

TODOS OS DIAS: 10H30, 13H, 16H

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

10H30, 11H30, 12H30, 14H, 15H, 16H, 17H

CCB - UMA LEITURA GERAL DO EDIFÍCIO

SEG A SÁB: 10H30-18H

CCB - UMA CIDADE À BEIRA-RIO

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira SEG A SÁB: 10H30-18H

213 612 650

CENTRO CULTURAL CASAPIANO

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO PERMANENTE

SEG A SEX: 9H3017H30, SÁB: 10H-17H CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO LISBOA CENTRAL

MUSEU DA DERMATOLOGIA PORTUGUESA DR. LUÍS SÁ PENELLA (Hospital de Santo António dos Capuchos) QUA: 14H, 17H EG

MP

hq-associacao@gmail.com ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ÚLTIMO SÁB MP

213 919 625

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

MOURARIA DAS TRADIÇÕES MOURARIA DO FADO DO CASTELO À MOURARIA MOURARIA DOS POVOS E DAS CULTURAS Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

N ATA L

VISITAS GUIADAS AO PALÁCIO DE S. BENTO

VO U C H E R S

ITINERÁRIOS DE LISBOA

Os Itinerários de Lisboa levam os munícipes e visitantes à descoberta da cidade. A cada mês, abre-se uma nova possibilidade, através de obras literárias, eixos urbanos, bairros antigos e arquitetura ou episódios históricos. Um voucher com dez itinerários custa 24.60€. Mais informações: 218 170 742 ou lisboa.cultural@cm-lisboa.pt.

TODOS OS DIAS

77


VISITAS GUIADAS

HOSPITAL DE SÃO JOSÉ 12 DEZ: 15H

EG / MP

HOSPITAL DE STA MARTA 13 DEZ: 15H

EG / MP

HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO DOS CAPUCHOS 18 DEZ: 15H

EG / MP

sec.adm.capuchos@chlc. min-saude.pt CENTRO INTERPRETATIVO DA PONTE 25 DE ABRIL

EXPERIÊNCIA PILAR 7 MAI A SET: 10H-20H, OUT A ABR: 10H-18H

210 312 700

CONVENTO DOS CARDAES

VISITAS GUIADAS SEG A SÁB: 14H30-17H30

CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO

18 DEZ: 13H15, 22 DEZ: 15H EG / MP

ITINERÁRIOS EM LISBOA AS SEDES DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA Percurso pedestre 7 DEZ: 10H

MP/EG

PATRIMÓNIO AO DOMINGO

IGREJA DE SÃO ROQUE 22 DEZ: 10H30

MP/ EG

SANTA CASA ABRE PORTAS

SALA DE EXTRAÇÕES DA LOTARIA NACIONAL 21 DEZ: 10H

MP/ EG

ITINERÁRIOS DA FÉ PERCURSO DA BAIXA

Encontro: Sé de Lisboa, Lg. da Sé 21 DEZ: 10H

PERCURSO DO BAIRRO ALTO Encontro: Convento dos Cardaes, R. d' O Século

VISITAS GUIADAS

28 DEZ: 10H

rp@hidrografico.pt

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

QUA: 15H

MP

CPAS - CENTRO PORTUGUÊS DE ACTIVIDADES SUBAQUÁTICAS

ESPÓLIO MUSEOLÓGICO DO CPAS MP 969 017 128

AS COSTAS DA CIDADE

MP

218 879 549 (Paróquia de São Nicolau)

SÁB: 15H, 16H30

MP

MUSEU E A IGREJA DE SÃO ROQUE QUI: 11, SÁB: 16H30, DOM: 10H, 11H30

VISITAS GUIADAS AO ANTIGO BAIRRO DA CURRALEIRA E AOS MURAIS DE ARTE URBANA

ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA

Memórias e estórias contadas pela comunidade ascostasdacidade@gmail.com

geral@cervejalince.pt

MP

CULTURA SANTA CASA

CICLO VIAGEM AO ORIENTE COM SÃO FRANCISCO XAVIER VASO DE JIZHOU COM PADRÃO DE ONDAS PEÇA DO MÊS MORTE DE SÃO FRANCISCO XAVIER NA ILHA DE SANCHÃO PINTURA DO MÊS 78

VISITA AO ESTÁDIO

TODOS OS DIAS: 10H-17H

707 200 100

ROBIN FIOR: DESIGN E PEDAGOGIA

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

7 DEZ: 16H

GABINETE DE CURIOSIDADES KARNART

Visita/conversa com a curadora Ana Baliza e Maria João Bom

ROBIN KINROSS NA VISITAS GUIADAS MP EXPOSIÇÃO ROBIN FIOR. 914 150 935 OVER, ESCAPE CALL TO ACTION/ABRIL GAME ROOMS LISBOA EM PORTUGAL Jogo percurso com o cenário Visita/ conversa com a curadora Ana Baliza e Robin Kinross 13 DEZ: 17H

ARTE ON DISPLAY. FORMAS DE EXPOR 1949-69 14 DEZ: 15H

COMO SE TRANSFORMA UMA VIDA NUMA EXPOSIÇÃO

O EDIFÍCIO GULBENKIAN: A LINGUAGEM DAS FORMAS 7 DEZ: 15H

PAINÉIS DE ALMADA NEGREIROS SEG A SEX: 10H30, 14H30 MP

213 611 025

info@hippotrip.com

PASSEIO EM VEÍCULO ANFÍBIO HOSPITAL DE BONECAS

VISITAS GUIADAS AOS VISITAS GUIADAS A SÁB: 10H30INTERIORES DO PALÁCIO SEG 12H30, 15H30-17H FRONTEIRA info@hospitaldebonecas.com Visitas em português, inglês e francês SEG A SÁB: 11H, 12H MP

VISITA AOS JARDINS DO PALÁCIO FRONTEIRA SEG A SÁB: 10H30, 13H, 14H, 17H MP

SEG A SÁB: 11H, 13H, 14H, 17H MP

6 DEZ: 16H

MP

GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

FUNDAÇÃO DAS CASAS DE FRONTEIRA E ALORNA

14 DEZ: 16H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

CALOUSTE GULBENKIAN: UMA VIDA, NÃO UMA EXPOSIÇÃO

SEG A DOM: 10H30-22H30

HIPPOTRIP

SEG A SEX: 9H-18H MP

VISITAS À FÁBRICA

três filmes: SAW, Templo Proibido de Montezuma e Missão Impossível.

Com Paulo Pires do Vale (curador)

VISITAS GUIADAS AOS JARDINS DO PALÁCIO FRONTEIRA

FÁBRICA LINCE

SEG, QUA, SEX: 16H

Visitas em francês e em português

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

VISITAS ÀS RESERVAS QUA: 15H-17H

O MUSEU SAI À RUA… VENHA CONHECER O BAIRRO DE SÃO PAULO 1º SÁB: 15H

MP

LABIRINTO LISBOA

A HISTÓRIA DE PORTUGAL QUE OS LIVROS NÃO CONTAM. ATREVA-SE! QUA, QUI, DOM: 17H-22H, SEX, SÁB: 17H-24H

sales@labirintolisboa.com LISBOA ANTIGA

7 FADOS, 7 COLINAS FADO VADIO FADISTA À MESA

Passeio, petiscos e fado LISBON GALLERY

EXPOSIÇÃO LISBOA – PELAS CURVAS DA CIDADE DE OLIVIER PERRIN 14 DEZ: 9H-15H


VISITAS GUIADAS LISBON MOVIE TOUR

AFIRMA PEREIRA

À descoberta de Lisboa com Marcello Mastroianni.

FILME DO DESASSOSSEGO

DA PATRIARCAL

Encontro: Parque Eduardo VII, no Marquês de Pombal

218 100 215 (Museu da Água)

BICICLETADA

ÚLTIMA SEX: 18H

massacriticapt.net

Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

CAPITÃES DE ABRIL Passeio dedicado à Revolução de Abril.

COMBOIO NOTURNO PARA LISBOA

Seguindo Jeremy Irons pela cidade.

PASSEIO NOTURNO

Passeio à noite pela cidade em companhia de grandes atores. TODOS OS DIAS

MASSA CRÍTICA DE LISBOA

MP

LISBON SAIL

PASSEIOS DE BARCO skipper@lisbonsail.com

MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

VISITA TEMÁTICA: FUTUROS PSICADÉLICOS ATÉ 17 FEV MP

EG

MONTES E VALES

PEDDY PAPER MOURARIA À GRAÇA ELEVADORES DE LISBOA DIAS DE LISBOA MP geral@montesevales.com MOSTEIRO DE SÃO VICENTE DE FORA

VISITA TEMÁTICA HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITECTURA EM SÃO VICENTE 28 DEZ: 11H

MP

VISITAS GUIADAS

MP TER A SEX: 10H-16H30

À DESCOBERTA DO MOSTEIRO TER: 11H

VISITA LIVRE

TER A DOM: 10H-17H

VISITA TEMÁTICA: ALEA JACTA EST

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA - PERCURSO MONUMENTAL+

TER A DOM: 10H-17H30

ATÉ 17 FEV MP

SÁB, DOM: 15H ATÉ 31 DEZ

PERCURSO SECRETO+ 1º DOM: 16H-18H ATÉ 31 DEZ

PERCURSO + LABORATÓRIO DE INVENÇÕES

AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES Visita guiada Travessia do Vale de Alcântara 1º SÁB: 11H

ESTAÇÃO ELEVATÓRIA A VAPOR DOS BARBADINHOS TODOS OS DIAS: 10H-17H30 E / MP

RESERVATÓRIO DA MÃE D’ÁGUA DAS AMOREIRAS

ÚLTIMO SÁB: 15H

TER A DOM: 10H-12H30, 13H30-17H30

TECNOLOGIA: UM COMBUSTÍVEL PARA A ARTE +

GALERIA DO LORETO – ENTRADA MÃE D’ÁGUA DAS AMOREIRAS

GEÓMETRAS DA ARTE – À DESCOBERTA DA MEDIDA DAS COISAS +

GALERIA DO LORETO – ENTRADA RESERVATÓRIO

ATÉ 31 DEZ

ATÉ 31 DEZ

MP

MP

TER A DOM: 10H-12H30, 13H30-17H30 1º, ÚLTIMO SÁB: 11H

E / MP SÁB, DOM: 10H-17H30 TODOS OS SÁB: 11H-15H MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

AMORES HÁ MUITOS 7 DEZ: 15H30 MP

servicoeducativo@ arqueologos.pt

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

VISITAS GUIADAS AO MUSEU E ÀS OFICINAS SEG A SEX: 10H-13H, 14H30-16H30 E / MP SEG, QUA: 11H, 15H, QUI: 15H MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO

VISITAS GUIADAS 1º DOM: 11H

VISITAS LIVRES

TODOS OS DIAS: 10H-18H

Em dias de jogo realizam visitas até ao seu início MP museu@slbenfica.pt MUSEU BORDALO PINHEIRO

PASSEAR NA LISBOA DE BORDALO ÚLTIMO SÁB: 15H MP

HOJE… SINTO-ME BORDALO

Visita em língua gestual portuguesa 8 DEZ: 15H EG / MP

DAS PEÇAS DE SHEK WAN AOS TRAJES DE MANDARIM DA DINASTIA QING De António Conceição Júnior 14 DEZ: 14H30

EG

MUSEU DO DINHEIRO

DUAS PEÇAS EM DESTAQUE DAS COLEÇÕES DO BANCO DE PORTUGAL 7 DEZ: 15H MP

VISITAS ACESSÍVEIS AO MUSEU DO DINHEIRO

Visita descritiva com recurso a experiências táteis 14 DEZ: 10H30 MP

MUSEU DO DINHEIRO: PERCURSO PELA COLEÇÃO SÁB: 15H, DOM: 11H

MURALHA DE D. DINIS – NÚCLEO DE INTERPRETAÇÃO SÁB: 11H, DOM: 15H

MUSEU DE LISBOA – PALÁCIO PIMENTA

EXPOSIÇÃO CONVIVÊNCIA(S). LISBOA PLURAL. 1147-1910 14 DEZ: 15H30

MUSEU DE LISBOA – TEATRO ROMANO

O TEATRO ROMANO DE FELICITAS IULIA OLISIPO 7 DEZ: 15H30

teatroromano@ museudelisboa.pt MUSEU DA MARIONETA

NO MUSEU COM OS ROBERTOS museu@carris.pt DE CONVENTO A MUSEU MUSEU DO CENTRO MARIONETAS CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU PORTUGUESAS E PORTUGAL E A CHINA MARIONETAS ORIENTAIS ATRAVÉS DA COLEÇÃO DO VISITAS TEMÁTICAS MP MUSEU CCCM MUSEU NACIONAL DE MUSEU DA CARRIS

VISITAS ORIENTADAS

Por Álvaro Rosa

ARTE ANTIGA

Por Isabel Mendonça

PORCELANA, LACA E SEDA – DO CONSUMO À APROPRIAÇÃO

A ARCA-ALTAR DO MUSEU EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA LUXO ASIÁTICO CCCM 1 DEZ: 11H30 EG

79


VISITAS GUIADAS

OS PRESÉPIOS NA COLEÇÃO DO MNAA Visita orientada

15 DEZ: 11H30 EG

OLHARES SOBRE AS HISTÓRIAS DO NATAL NAS COLEÇÕES DO MNAA Visitas de 10 minutos

SÁB: 10H30, 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 MP

968 297 047 (Ação Natura)

MUSEU SPORTING

O jogo parte de Campolide atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. MP 218 452 689 (Papa-Léguas)

VISITA DE AUTOR MP MUSEU E ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE TER A DOM: 11H30, 14H30, 15H30, 16H30

UMA LUZ MAIS NOSSO TEJO BRILHANTE QUE O SOL PASSEIOS DE FRAGATA O NATAL PELOS OLHOS NO TEJO DOS OUTROS SURPRESAS ESPELHADAS info@nossotejo.pt DOS EM ARCAS INESPERADAS PADRÃO DESCOBRIMENTOS JÁ SE OUVE A MÚSICA: ARE YOU A TOURIST? UM CENÁRIO EM FESTA! E O QUE É UM TURISTA 15 DEZ: 15H

EG

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

VISITA AO MUSEU E CONVENTO MP

TER A DOM: 10H-16H30 MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

RESERVAS VISITÁVEIS GALERIAS DA AMAZÓNIA

AFINAL?

Com Maria Cardeira da Silva e Marta Prista 8 DEZ: 11H

VISITAS GUIADAS AO PADRÃO E À ROSA-DOSVENTOS E / MP PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

VISITAS ORIENTADAS AO TER, QUI, SÁB: 15H30 PALÁCIO GALERIAS DA VIDA RURAL O QUOTIDIANO DA TER, QUI, SÁB: 14H30 MP FAMÍLIA REAL visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt UM DIA DE GALA NO PAÇO DA AJUDA MP MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

EXPOSIÇÃO MERGULHE NO MAR VIVO 4 DEZ: 15H EG / MP

MUSEU NACIONAL DO TRAJE

VISITA AO MUSEU E AO PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO-MOR

TER A DOM: 10H-18H E / MP MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

VISITAS ORIENTADAS AO MUSEU TER A SEX: 10H-13H, 14H-18H MP

servicoeducativo@pnajuda. dgpc.pt PALMAYACHTS

PASSEIOS DE BARCO info@palmayacts.com

PANTEÃO NACIONAL

VEM DESCOBRIR O PANTEÃO MP Visita orientada ao monumento

TER A DOM: 10H-16H30

ALMEIDA GARRETT NO PANTEÃO MP Visita temática

TER A DOM: 10H-16H30 PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

PERCURSOS PEDESTRES VISITAS ORIENTADAS AO COMBATELASER PALÁCIO NACIONAL DE PAINTBALL BELÉM E JARDINS ELECTRÓNICO 80

PEDDY PAPER

PEDDY+

COLEÇÃO EGÍPCIA DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 7 DEZ: 10H

A VIDA NA CORTE

Encontro: Palácio Nacional da Ajuda 14 DEZ: 15H

MP

CASA DO ALENTEJO COM DEGUSTAÇÃO Encontro: Casa do Alentejo 14 DEZ: 17H MP

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

VISITAS GUIADAS

Percurso pedestre

Visitas aos bastidores em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano

peddymais@gmail.com

213 250 829

LISBOA JUDAICA 14 DEZ: 10H

MP

PYPAS CRUISE

PASSEIOS DE BARCO NO RIO TEJO Inclui passeios de barco para pessoas com mobilidade condicionada mail@pypascruises.com SÃO LUIZ – TEATRO MUNICIPAL

VISITAS GUIADAS AO TEATRO SÃO LUIZ, PELA MÃO DE QUEM CÁ TRABALHA. 7 DEZ: 14H30 MP / EG

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

VISITAS GUIADAS AO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA SEG A SEX

MP

TCHARAN EVENTOS JANTARES MISTÉRIO A MORTE DO ARTISTA NOITE DE GANGSTERS OS RÚSTICOS MP

SEG: 11H

MP

TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

VISITAS GUIADAS visitas@saocarlos.pt

TEATRO TIVOLI BBVA

TASTING FADO

Visita ao teatro, fado acompanhado por Vinho do Porto e pastel de nata. QUA A SÁB: 19H MP TRAFARIA PRAIA

CRUZEIROS TURÍSTICOS NO RIO TEJO Entre o Cais do Sodré e a Torre de Belém

TER A DOM: 10H30, 14H30, 16H30, 18H30

lisbonbluebus@douroazul.pt URBAN ROLLERS LISBOA

PASSEIOS DE PATINS POR LISBOA

Encontro: Campo Grande junto ao Caleidoscópio (nível intermédio e alto) QUI: 19H30-21H30

Encontro: Campo das Cebolas (todos os níveis e famílias) DOM: 11H

urbanrollerslx@gmail.com

STORIC

A MONARQUIA PORTUGUESA

Encontro: Palácio Nacional da Ajuda 7 DEZ: 10H30 MP

UMA CASA ESPECIAL Encontro: Casa- Museu Anastácio Gonçalves 14 DEZ: 10H30 MP

E / MP

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104


VISITAS MUNICIPAIS MITOS DE LISBOA: DA CONSPIRAÇÃO À REALIDADE

PAINÉIS LIMA DE FREITAS NA ESTAÇÃO DO ROSSIO

BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO LIBERAL – 1820-2020 A LISBOA DA MARQUESA DE ALORNA

GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA - EXPOSIÇÃO UM REI E TRÊS IMPERADORES – PORTUGAL, CHINA E MACAU NO TEMPO DE D. JOÃO V

28 JAN

28 JAN

EXPOSIÇÃO DO MUNDO PORTUGUÊS 30 JAN

Painéis Lima de Freitas na Estação do Rossio

OS OLEIROS DE LISBOA

BIBLIOTECAS DE BELÉM, CAMÕES, MARIA KEIL, MARVILA, ORLANDO RIBEIRO, PENHA DE FRANÇA, SÃO LÁZARO E HEMEROTECA

UMA VIAGEM PELA BIBLIOTECA

Visitas guiadas dirigidas a centros de dia, universidades de 3ª idade e outros grupos organizados. EG / MP

DIVISÃO DE PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO CULTURAL

ITINERÁRIOS DE LISBOA A LISBOA NOS ROMANCES DE CAMILO CASTELO BRANCO 7, 10, 17, 24 JAN

LISBOA ESCANDALOSA I 8 JAN

ARTE NOVA EM LISBOA 8, 9, 22, 23 JAN

O SÍTIO DA CHARNECA 8, 16, 22, 30 JAN

CARNIDE ANTIGO 11 JAN

900 ANOS DA ORDEM DOS TEMPLÁRIOS 14 JAN

LISBOA MAÇÓNICA 14 JAN

31 JAN

Marcações a partir do 1.º dia útil do mês que antecede o itinerário 218 170 742 lisboa.cultural@cm-lisboa.pt

VISITAS COMENTADAS PALÁCIO DOS CONDES DE REDONDO - UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA 6 JAN

PALÁCIOS E QUINTAS DA AMEIXOEIRA

15 JAN

DA PENHA DE FRANÇA À GRAÇA 15, 16, 29, 30 JAN

A ÉPOCA DE OURO DO CINEMA PORTUGUÊS 16 JAN

CERCA FERNANDINA I – LANÇO OCIDENTAL: DE SÃO ROQUE AO MARTIM MONIZ 17 JAN

DO CAMPO DAS CEBOLAS A SANTOS-O-NOVO 18 JAN

LISBOA FILIPINA 21 JAN

CERCA FERNANDINA II – LANÇO ORIENTAL: DA GRAÇA AO CHAFARIZ DE DENTRO 22 JAN

CAMPO DE OURIQUE 23 JAN

LISBOA ESCANDALOSA II 24 JAN

LISBOA DA SEVERA COM MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO 25 JAN

A LISBOA DE JOAQUIM PAÇO D’ARCOS 25 JAN

16 JAN

17 JAN

ARTES E OFÍCIOS: ALLIS JEWELLERY 20 JAN

FÁBRICA DE AZULEJOS DE SANT'ANNA 21 JAN

PALÁCIO PRAIA E MONFORTE PALACETES DO TOREL E CAMPO MÁRTIRES DA PÁTRIA 22 JAN

FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD 23 JAN

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR - EXPOSIÇÃO ANTES DO INÍCIO E DEPOIS DO FIM: JÚLIO POMAR E HUGO CANOILAS

PAÇOS DO CONCELHO

CENTRO CULTURAL CASAPIANO

BASTIDORES DO TEATRO TIVOLI

7 JAN

8 JAN

CONVENTO DE CHELAS HISTÓRIA E SIMBOLOGIA 9 JAN

INSTITUTO CULTURAL ROMENO - EXPOSIÇÃO OBJECTOS DA VIDA CAMPONESA TRADICIONAL DA ROMÉNIA 10 JAN

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA ARTES E OFÍCIOS: TARDOZ AZULEJOS E CERÂMICA 13 JAN

MUSEU JOÃO DE DEUS 14 JAN

CISTERNA - GALERIA DE ARTE - EXPOSIÇÃO AOS MEUS AMORES, DE ÁLVARO ROSENDO BIBLIOTECA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BELÉM EXPOSIÇÃO OS 130 ANOS DA LINHA PEDROUÇOS CASCAIS 15 JAN

MUSEU NACIONAL DOS COCHES - EXPOSIÇÃO HÁ FOGO! HÁ FOGO! ACUDAM, ACUDAM! VIATURAS DE SOCORRO DA COLEÇÃO DO MUSEU DO REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS

24 JAN

PALÁCIO EGA - ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO 27 JAN

28 JAN

IGREJA DAS CHAGAS CAPELA DO RATO 29 JAN

Marcações a partir do 1.º dia útil do mês que antecede a visita EG

218 170 593 lisboa.cultural@cm-lisboa.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

VISITA PALÁCIO DO BEAU SÉJOUR 12 DEZ: 10H30 MP / EG

GALERIA DO TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA

EXPOSIÇÃO ESPELHO, DE RUI SANCHES Por Bruno Marchand 14 DEZ: 17H

PAÇOS DO CONCELHO

VISITA AO EDIFÍCIO 1º DOM: 11H EG

ezequiel.marinho@cmlisboa.pt

81


PERCURSOS LITERÁRIOS

NATÁLIA CORREIA E A RUA DO QUEBRA-POTES Texto Luís Almeida d'Eça Fotografia Humberto Mouco e José Vicente

Natália Correia marcou o século XX português pela sua personalidade desassombrada e pela extraordinária qualidade da sua obra que tocou todos os géneros literários: do barroco fulgurante do seu teatro, revisitação dos principais mitos da cultura portuguesa (O Encoberto; Erros

Meus, Má Fortuna, Amor Ardente; A Pécora), ao lirismo místico da sua poesia, da adaptação dos mitos clássicos gregos ao Portugal contemporâneo patente nos seus dois principais romances (A Madona e A ilha de Circe), à profundidade dos seus ensaios sobre a questão da Identidade (Somos Todos Hispanos). Aconteceu no Bairro, o seu primeiro romance, escrito aos 23 anos, narra as vivências dos moradores de uma rua imaginária de um bairro popular de Lisboa, ao longo de um dia de inverno, do amanhecer ao anoitecer, criando uma impressiva galeria de figuras do quotidiano da capital de finais dos anos 40. Natália nunca amou tanto as suas personagens. Elas retribuem-lhe, assumindo uma pungente humanidade.

PASTÉIS DE BELÉM

04 82


RUA DO QUEBRA-POTES

00 AVENIDAS NOVAS

01 R.MOR

AV. ALMIRANTE REIS

PÇ. DUQUE SALDANHA

HOTEL RUA RODRIGO RITZ PÇ. MARQUÊS DA FONSECA 03 POMBAL

AIS SO ARES

05

R. PALMA

DE

ERDA

IB AV. L

RUA GARRETT R. DE O SÉCULO

06 ROSSIO

BAIXA CAIS DO SODRÉ

02

ÉRCIO

PÇ. COM

83


NATÁL I A CORRE I A E A RUA DO QUEBRA-POTES

00 i

01 i

Rua do Quebra-Potes

Avenidas Novas

É nesta rua imaginária, “uma das artérias mais antigas de Lisboa de outros tempos”, que se desenrola a ação principal de Aconteceu No Bairro.

Eusébio Fonseca, dono da mercearia Estrela do Bairro, era “baixo e gordo, de uma gordura mole, espapaçada. (…) Mas aquela obesidade, amplamente espalhada pelo corpo todo com certa harmonia – diga-se de passagem – não o impedia de mover-se, saltitante, como um passarinho insatisfeito. Quim Fuligem o marçano, ao vê-lo naquele irrepousante saracotear, tinha a impressão de que um paio voara do armazém e dava voltas sobre si mesmo, suspenso sobre um fio invisível, no ar.” Eusébio estabelecera-se recentemente no bairro. Viera das Avenidas Novas onde tinha “uma charcuterie das boas, coisa fina, sim senhores! Freguesia da melhor: todos muito amáveis, gente rica, doutores…” Ele justificava-se dizendo que a roda da fortuna desandara e tivera que fechar as portas. Com o dinheiro de trespasse, estabelecera-se “naquela rua modesta, onde ninguém comprava ao mês e se pagava a prestações.” Na realidade, a sua mulher, “alta, morenaça, dando nas vistas”, agarrara-se ao “primeiro, o que estava mais à mão – o caixeiro do Sr. Fonseca.”

“A Rua do Quebra-Potes é uma rua irregular e longa, muito longa! Parece traçar um diâmetro na Eternidade… A qualquer hora do dia, tem uma cor de algodão sujo, que lhe dá o aspecto de menina órfã, trajando de preto. A massa simétrica dos prédios, face a face nos dois lados da rua, acentua ainda mais essa imprecisa nota de tristeza, que parece pingar das telhas encarrapitadas no alto do casario. É cortada por inúmeras travessas. E, assim, a Rua do Quebra-Potes tem esta pecaminosa desvantagem para os seus moradores: é uma rua de esquinas…” Eusébio Fonseca, merceeiro; Quim Fuligem, seu marçano; Luísa, amante de Chico das Luvas, membro de uma quadrilha de assaltantes; D. Lili, dona da pensão local; Álvaro e Joana Graça, casal da pequena burguesia; Cacilda, prostituta, e seu irmão Jeremias; Simões, taberneiro e tio Aleixo, vendedor de castanhas, são as personagens que povoam o romance. São todos moradores desta rua, cujas vivências se estendem a outros locais da cidade. “Talvez na alma daquela rua melancólica vibrassem as tristezas, as dores, as misérias e os dramas dos seus moradores… Ou seria que as pessoas gozavam também daquela faculdade comum ao camaleão – tomar a cor do lugar onde pousava?”

01 84


NATÁL I A CORRE I A E A RUA DO QUEBRA-POTES “E isto explicava a tal história da charcuterie que ele habilmente deturpava por honra da firma.”

02 i Baixa Álvaro e Joana Graça são um casal da pequena burguesia (os únicos que têm criada) com pretensões acima do seu estatuto social. Ele, profundamente conservador, ela, em contraste com “a sua vida prosaica isenta de vibrações fortes”, dedicada à leitura consecutiva de romances de amor. Joana, numa ida à Baixa entra no Salão de Chá Imperial. “Mulheres saíam e entravam por uma porta envidraçada, que deixava escapar, ao abrir-se, um cheiro anestésico de perfumes e cigarros. De mistura exalava-se uma baforada agradável de bolos e pastéis.” Sentia-se bem ali, num ambiente chique. “Era (…) de bom tom, frequentar aqueles sítios… Uma pessoa não havia de viver como os brutos – porque a vida era isto, afinal: uma mesa de chá ao lado de outra mesa de chá…”

02

03 i

Hotel Ritz

Cacilda é a figura trágica do romance, prostituta (a sua vida era “um negócio de comissões nos prazeres dos outros”) que sustenta um pai alcoólico. Jeremias, o irmão, é groom no Hotel Ritz, desde os 11 anos: “No principio tudo fora deslumbramento, emoção, êxtase. Ia às escondidas do pessoal rebolar-se nas camas fofas de lã, repoltreava-se nos maples e sempre que passava pela cozinha, tinha a pouca escrupulosa habilidade de surripiar dos grandes tabuleiros as iguarias que mais feriam a sua sensibilidade visual.” Uma embaixada de jornalistas americanos (“Manejavam o dólar como os latinos a palavra”) hospedara-se no Hotel Ritz (o atual Hotel Ritz só foi inaugurado em 1959, no romance surge como símbolo de hotel de luxo). Guilherme de Azevedo, membro oficial da comissão que os fora buscar ao aeroporto enamorou-se de uma jornalista alta e sardenta, “rebuscou no ficheiro da memória o cacifo onde armazenara provisões de inglês e emitiu na sua voz sibilante: - How do you find Portugal?

03 85


NATÁL I A CORRE I A E A RUA DO QUEBRA-POTES Ela arreganhou os lábios grossos, mal carminados, deixando ver a dentadura sólida e reluzente: - Lovely… quite lovely… E enquanto Azevedo ia mentalmente comparando os dentes da sua interlocutora aos que nos magazines reclamavam os dentífricos Kolinos e Colgates, ela comunicava ao seu colega James, num inglês enxertado de slang, a sua bem pouco lisonjeira opinião sobre aquele doutorzinho português que lhe pedia as suas impressões acerca de um país de que ela apenas conhecia um aeroporto e um hotel."

05 i

04 i

Rua Rodrigo da Fonseca

Pastéis de Belém D. Lili, atriz reformada e dona da pensão, tinha a “pele de uma alvura de leite, conservava-se lisa de uma lisura falsa de massa estendia. Exagerava a pintura dos lábios e dos olhos. A opulência dos seios parecia querer romper a seda gasta do vestido, muito cingido ao corpo. Era gorda, segundo o figurino actual e o figurino de todos os tempos. Apenas os tornozelos excessivamente magros, eram frágeis como os de um cabrito maltês.”

04 86

Todas as terças e sextas-feiras recebe a visita de António, na intimidade o seu Tonecas. Ele aparece “religiosamente com o seu ventre e o seu pacote de pastéis de Belém”. “Era uma ligação antiga, reformada. Resistira aos últimos rebates do sexo e ficara como umas ruínas veneráveis a que a tradição se habitua.” Nesse fim de tarde, frente a António surge a “Lili de há dez nos atrás” que, com sucesso, o seduz. “Dentro dela há uma virgem que cora, uma atriz que representa e uma velha depravada que imagina, que deseja…”

Luísa está sozinha. O seu amante, Chico das Luvas, membro de uma quadrilha de assaltantes, foi preso. Luísa “Dava a vaga impressão de um lírio emurchecido, que por um milagre conservasse o viço e a cor. Não tinha o ar de uma mulher cansada, batida pelas intempéries de uma vida desregrada e hostil. Era antes uma criança triste, perdida num enorme jardim, sem ama nem brinquedos.” Resistindo a uma tentativa de violação por Zé das Fitas, cúmplice do seu amante, Luísa resol-

05


NATÁL I A CORRE I A E A RUA DO QUEBRA-POTES ve mudar de vida e afastar-se definitivamente do meio. Um anúncio no jornal desperta-lhe atenção:

“- Sempre lhe digo (..) que aquilo que ali está (…) é louça fina, da mais rara…Não se fabrica! Veio cá parar por engano.”

“Demoiselle precisa-se, com apresentação, para tomar conta de uma criança de seis anos. Rua Rodrigo da Fonseca 159-2º.”

Eduardo tirou da carteira uma nota que estendeu ao velho.

Dirige-se à morada do anúncio: “Nunca entrara numa casa assim e, no entanto, sentia ser aquele o seu meio”. O Dr. Eduardo, dono da casa, divorciado, pasmado “ante o poder estranho que se desprendia daquela rapariga”, pediu-lhe a sua direção. Luísa mentiu: “ - A minha direcção…é na Rua da Palma 160-1º… “Sentia-se amarfanhada. (…) O passado marcava-a com o estilete de ignomínia.”

06 i

Rua Garrett

Eduardo apercebe-se do desconforto de Luísa e sente que ela tem algo a esconder. Segue-a de táxi até à Rua do Quebra-Potes. Aí pede informações ao Tio Aleixo que vende castanhas frente à taberna do Simões:

“- Guarde o seu dinheiro freguês. Não queira pagar a verdade com o que tem comprado tanta mentira.” À noite, descendo a Rua Garrett, à saída de um bar, Eduardo toma consciência que Luísa “escancarara a porta da sua vida sem lhe pedir licença e se instalara lá dentro sem pedir licença com uma estabilidade assustadora.” Escreve-lhe expressando os seus sentimentos e pedindo-lhe que se encarregue da educação do filho. Luísa recebe a carta e resolve, numa atitude que espelha a audácia e inconformismo da autora, “desafiar a vida e as conveniências”, fugindo ao seu destino. Abandona a Rua do Quebra-Potes “aquela faixa cinzenta, irregular e comprida” que “tinha uma tristeza humana, como se as pedras chorassem dores antigas e futuras”, quebrando o “horrível fatalismo da raça.” “É preciso dar qualquer coisa à vida e não apenas receber o que ela nos atira, quase sempre ao acaso…”

06 87


CRIANÇAS

SÉRGIO FRANCLIM ZÉFIRO

MITOS GREGOS O TRIUNFO DOS DEUSES / PERSEU “O mito é o nada que é tudo”, escreveu Fernando Pessoa na Mensagem. O poeta lembra-nos que apesar do mito não passar de uma explicação fantasiosa do real, mais do que o facto histórico concreto, possui um estatuto criador: é ele que “fecunda” a realidade, são as suas possibilidades criadoras que dão sentido ao real. De facto, é possível definir melhor um povo pelos seus mitos do que pela sua História. Quando pensamos na civilização clássica grega, são os deuses do monte Olimpo que imediatamente lembramos, mais do que os acontecimentos históricos da época. Recordamos o conjunto de histórias protagonizadas por figuras que conjugam características inerentes da personalidade 88

humana e das forças da natureza e que propõem uma explicação para o surgimento do Universo e da vida. Nestes dois livros, Sérgio Franclim apresenta aos mais novos, de forma acessível mas rigorosa, as aventuras e desventuras destes heróis grandiosos, deuses e semideuses que espelham os comportamentos, os anseios e medos dos simples mortais. Estas duas obras cumprem uma nobre função que tem mais de dois mil anos: de geração em geração, fecundam a imaginação dos leitores ajudando-os a compreender o mundo a que pertencem através da gloriosa herança do passado. Luís Almeida d'Eça


CRIANÇAS / FÉRIAS DE NATAL / ESTE MÊS

ACT – ESCOLA DE ATORES

TEATRO E CANTO 8-14 anos

18 A 21 DEZ: 10H-18H ATELIER DE SÃO BENTO

NATAL

Oficinas temáticas 6-14 anos

18 A 20 DEZ, 26, 27 DEZ: 10H-17H30

ZINE LAB: OFICINA DE EDITORES INDEPENDENTES

Oficina de artes plásticas 13-16 anos

CARROS ELÉTRICOS Oficina de energia e eletricidade 6-11 anos

18 A 20 DEZ: 10H-13H/14H30-17H30

CASTELO DE SÃO JORGE

MODO JOGO: LIGADO

7-11 anos

18 A 20 DEZ: 10H-13H/14H30-17H30

ACONTECE-ME UM POEMA

18 A 20 DEZ: 10H-17H

servicoeducativo@ casafernandopessoa.pt

CULTURA SANTA CASA

Oficina de artes plásticas 6-11 anos

MUSEU DA CARRIS

OFICINAS DE NATAL 5-8 anos

MUSEU DE SÃO ROQUE

18 A 20 DEZ: 9H30-17H30

6-12 anos

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

FÉRIAS DE NATAL 2019 18 A 20 DEZ: 9H30-17H30 EG CULTURGEST

A CAMINHO DE 2020

Oficina de férias de natal 6-12 anos

18 A 20 DEZ: 10H-13H/14H30-17H30

MAIS VERDADEIRO DO QUE A PRÓPRIA REALIDADE

Laboratório de férias de natal 13-16 anos 18 A 20 DEZ: 10H-17H30 ESCREVER, ESCREVER

OFICINA DE NATAL 7-11 anos

PÁRA-ARRANCAACELERA EFEITO DOMINÓ 4-12 anos

18 A 20 DEZ MUSEU DE LISBOA

FÉRIAS DE NATAL NO MUSEU 16 A 20 DEZ

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

A ORIGEM DO NATAL

19, 20 DEZ: 10H-17H

FABLAB LISBOA

MUSEU DO ORIENTE

Especial férias de natal 14-18 anos

Maiores de 12 anos

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

SÓ BOAS IMPRESSÕES! Oficina de artes plásticas 9-12 anos

7, 14 DEZ: 10H-13H ATMOSFERA M

OFICINA DE HISTÓRIAS DE PALAVRAS 8-13 anos

Oficina Maiores de 5 anos 7 DEZ: 16H MP

BIBLIOTECA DE BELÉM

VESTÍGIOS COM HISTÓRIA

Maiores de 10 anos

7 DEZ: 14H30-17H

3 A 6 DEZ: 10H30-12H E

AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS

Sessão de curtas-metragens Maiores de 4 anos

6-10 anos

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS 15 DEZ: 11H30

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org BAOBÁ LIVRARIA

HISTÓRIAS DE DESPERTAR: VALENTE

HISTÓRIAS PARA FAMÍLIAS 14 DEZ: 15H EG / MP

NOTA A NOTA

Música, expressão e movimento 9 meses-5 anos 15 DEZ: 16H 17H MP

7-13 anos

18 A 20 DEZ: 17H

18 A 20 DEZ: 10H-13H/14H30-17H30

Maiores de 9 anos

LIVRO-MUSEU

AQUELA MÁQUINA

Oficina 7-12 anos

FABRICAÇÃO DIGITAL

DESENHO E PINTURA PARA JOVENS – POP-UPS

7 DEZ: 11H EG / MP

4-6 anos

12-17 anos

18 A 20 DEZ: 15H

Hora do conto e oficina

AR.CO – CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL

18 A 20 DEZ: 10H-17H30 MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

VALENTINA

ESTE MÊS

COMO FAZER BANDA DESENHADA?

18 A 20 DEZ, 2, 3 JAN: 10H-13H/14H-17H

N ATA L

FÉRIAS DE NATAL

BRINQUEDO

TEATRO EM PAPEL

Este teatro de papel, à venda por 17€ no Museu da Marioneta, é uma peça alusiva ao Tratado de Tordesilhas. O célebre documento foi assinado em 1494 entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela e dividia, entre os dois reinos, as terras "descobertas e por descobrir".

18 A 20 DEZ: 10H-17H30 89


CRIANÇAS / ESTE MÊS BIBLIOTECA DAVID MOURÃO-FERREIRA

BIBLIOTECA PENHA DE FRANÇA

AS ESTAÇÕES DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO

Teatro Maiores de 4 anos

CONSTRUÇÃO DE MOBILES 6-10 anos

7 DEZ: 14H30-16H30 EG / MP

E SE, DE REPENTE, TUDO FOSSE AO CONTRÁRIO?

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

HORTICULTURA DE GUERRILHA COM SEMENTES BOMBINHA 1 DEZ: 11H

COZINHA MOLECULAR

CINEMATECA JÚNIOR

14 DEZ

Oficina de Natal 4-10 anos

BIBLIOTECA DE MARVILA

BOUTIQUE DA CULTURA

7 DEZ: 15H

21 DEZ: 15H

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org BIBLIOTECA DOS OLIVAIS

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Sessão de curtas-metragens Maiores de 4 anos 7 DEZ: 15H30

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

MINORE E A MAGIA DAS CORES Apresentação do livro 7 DEZ: 11H EG

HISTÓRIAS COM MIMOS 0-3 anos

14 DEZ: 10H30 EG / MP

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Sessão de curtas-metragens Maiores de 4 anos 14 DEZ: 11H30

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org

SÁBADOS EM FAMÍLIA 4-10 anos

14 DEZ: 15H EG / MP BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS

LER NO ESCURO

Leituras encenadas 6-9 anos

7 DEZ: 20H30-22H30 EG / MP 90

reservas@cativar.com

O PRESENTE PERFEITO 14 DEZ: 15H EG / MP

Sessão de curtas-metragens Maiores de 4 anos

14, 21 DEZ: 15H30

14 DEZ: 11H EG / MP

14 DEZ: 11H EG / MP

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Teatro Maiores de 2 anos

Oficina criativa 4-12 anos

INSHADOW LITTLE SHADOW

CONTOS DE CONTAR

PINHEIRINHO DE NATAL

A CAPUCHA ENCARNADA Teatro

ATÉ 22 DEZ SÁB: 15H30, DOM: 11H

Filmes de animação COLISEU DE LISBOA

CIRCO DE NATAL

14, 22 DEZ: 16H, 23 DEZ: 14H30, 25, 26 DEZ: 16H30

Teatro para bebés

CULTURA SANTA CASA

ATÉ 15 DEZ DOM: 11H30

A NOITE DE NATAL Leitura encenada Maiores de 6 anos

ATÉ 18 DEZ QUA: 10H30, 14H E CASINO LISBOA

VIAGEM PELO CORPO HUMANO Teatro

ATÉ 21 DEZ SÁB: 16H30 CASTELO DE S. JORGE

VISITAS EM FAMÍLIA ANTES DO CASTELO Maiores de 6 anos 1 DEZ: 11H

ARTES BÉLICAS OS CERCOS DE LISBOA Maiores de 5 anos 8 DEZ: 11H

DANÇAS E MÚSICA NO PAÇO POESIA E DANÇA – SÉCULOS XV A XVII Maiores de 5 anos 15 DEZ: 11H

VISITAS EM FAMÍLIA O CASTELO, A ALCÁÇOVA E A CONQUISTA DA CIDADE Visita orientada Maiores de 6 anos 22 DEZ: 11H

IGREJA E MUSEU DE SÃO ROQUE

DESCOBRIR ANIMAIS EM SÃO ROQUE Visita-ateliê 6-14 anos

15 DEZ: 10H30

VAMOS CONHECER O ORIENTE EM SÃO ROQUE Visita jogo 6-12 anos

21 DEZ: 15H

MISTÉRIOS EM SÃO ROQUE Visita-jogo 6-14 anos

22 DEZ: 10H30 EG / MP

CAIXA PARA GUARDAR O VAZIO DE FERNANDA FRAGATEIRO 1 DEZ: 15H, 17H

PG

FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA

A SALTA-POCINHAS Teatro Maiores de 3 anos ATÉ 21 DEZ SÁB: 11H30

A LOJA DOS SONHOS DE NATAL Teatro Maiores de 2 anos

7, 28 DEZ: 15H30

COMO PODES ATINGIR OS TEUS OBJETIVOS VENCENDO OS TEUS MEDOS? 12-18 anos

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

SAHAR, A AURORA DAS MONTANHAS HISTÓRIAS DE MUSEAR Oficina para famílias 2-5 anos

1, 8 DEZ: 10H30, 11H40

COM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS

Visita tátil com audiodescrição para famílias Maiores de 6 anos 7 DEZ: 15H

LÁPIS DE GRAFITE Oficina Maiores de 12 anos

14 DEZ: 10H30, 14H30

LÁPIS DE COR

Oficina Maiores de 12 anos

15 DEZ: 10H30, 14H30

CULTURGEST

Artes visuais Maiores de 6 anos

6-10 anos

14 DEZ: 13H

Maiores de 3 anos

CASA DO CORETO

BEBEETHOVEN

FEEL TO BE

FANTASIA

Projeção do filme de Walt Disney com interpretação ao vivo da banda sonora pela Orquestra Gulbenkian Maiores de 6 anos 20 DEZ: 21H, 21 DEZ: 19H, 22 DEZ: 18H

SANGUÍNEA

Oficina Maiores de 12 anos

21 DEZ: 10H30, 14H30 HARD ROCK CAFÉ

CONCERTOS INFANTIS 3-7 anos

1 DEZ: 9H30 LITTLE LISBON

TESOUROS DE UMA LISBOA ENCANTADA


CRIANÇAS / ESTE MÊS Passeio em família 6-12 anos 7 DEZ: 14H30

Encontro: Praça da Figueira LU.CA - TEATRO LUIS DE CAMÕES

A MENINA DO MAR Teatro Maiores de 6 anos

4 A 15 DEZ QUA A SEX: 10H30, 14H30 E SÁB: 16H30, DOM: 11H30, 16H30 PG

O QUE É ESSENCIAL?

Oficina de artes plásticas e

pensamento crítico Maiores de 6 anos

16 A 20 DEZ: 14H30-17H E

PÓLO NORTE Oficina 7-12 anos E

MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

CRIAÇÃO DE UM POSTAL POP-UP PARA OFERECER NÃO ACORDES O DRAGÃO AO PAI NATAL Maiores de 6 anos DOM: 11H30

CARRINHOS SOLARES Maiores de 6 anos SÁB: 11H30

MUSEU DA CARRIS

CONSTRUÇÃO DE UM MINI ELÉTRICO RUMO AO

Oficina 3-6 anos E

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

MAGIA NO MUSEU 2-4 anos

1 DEZ: 11H MP

ECOSSISTEMA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO Visita-jogo e oficina 4-10 anos 14 DEZ: 15H

MP

A CASA DAS MÁQUINAS Oficina para famílias

SÁB, DOM: 15H-18H MUSEU DO DINHEIRO

ARQUITETURAS IMAGINADAS

Oficina para pais e filhos Maiores de 6 anos 7 DEZ: 11H MP

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 20 DE DEZEMBRO, ÀS 21H 21 DE DEZEMBRO, ÀS 19H 22 DE DEZEBRO, ÀS 18H AV. DE BERNA, 45 A / 217 823 000 / WWW.GULBENKIAN.PT

FANTASIA DISNEY Este mês, a Gulbenkian tem uma sugestão para famílias que alia o cinema de animação à música orquestral. Trata-se da projeção do terceiro filme de animação dos estúdios Disney, Fantasia. O clássico de 1940 resulta de um encontro entre Walt Disney e o maestro Leopold Stokowski, ocorrido em 1937. O filme é composto por oito segmentos animados: Tocata e Fuga em Ré Menor (Bach), BWV 565, Suíte Quebra-Nozes (Tchaikovsky),

O Aprendiz de Feiticeiro (Paul Dukas), Sagração da Primavera (Stravinsky), Sinfonia Pastoral (Beethoven), Dança das Horas (Amilcare Ponchielli), Uma Noite no Monte Calvo (Mussorgsky) e Ave Maria (Schubert). Agora, cabe à Orquestra Gulbenkian, sob condução do maestro Nuno Coelho, interpretar ao vivo a banda sonora de um dos mais impressionantes filmes de animação da Disney.

Filipa Santos

91


CRIANÇAS / ESTE MÊS

QUEM É QUEM?

MUSEU DA MARIONETA

15 DEZ: 10H30, 11H30 EG / MP

Teatro Maiores de 8 anos

Espetáculo

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

PORFÍRIO PARDAL MONTEIRO

PEDRA A PEDRA

7 DEZ: 16H30 MP

7 DEZ: 16H, 8 DEZ: 11H30

MUSEU DE LISBOA – PALÁCIO PIMENTA

MÚSICA PARA BEBÉS Oficina 9 meses-3 anos

7 DEZ: 15H30, 16H30

NATAL DOS MARRETAS Oficina para famílias Maiores de 6 anos 15 DEZ: 10H30

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

AVENTURAS DE UM CAVALEIRO EM AS VIAGENS NO IMPÉRIO VÉSPERAS DE NATAL - DE BELÉM A FELICITAS Visita-jogo Maiores de 6 anos IULIA OLISIPO 1 DEZ: 11H30 MUSEU DE LISBOA – TEATRO ROMANO

Visita-oficina Maiores de 6 anos 15 DEZ: 15H30

MUSEU DA MARINHA

À BOLINA COM FERNÃO DE MAGALHÃES Visita-teatro Maiores de 4 anos

7, 20, 23 DEZ: 15H PG SEG A SEX: 10H-13H E / MP

92

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

A RAINHA MOSTRA O MUSEU DOS COCHES Visita guiada 4-10 anos

8, 29 DEZ: 11H30

DOURAMENTO Atelier de Natal 6-14 anos

A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES Teatro de improviso Maiores de 4 anos

1, 7 DEZ: 11H30, 16H

DE QUE É FEITO O MUNDO?

VAMOS JOGAR COM A TABELA PERIÓDICA Experiências divertidas em família 7 DEZ: 11H30

CIRCO MATEMÁTICO NO MUSEU Sessão especial de Natal 14 DEZ: 16H

ANIMAIS ATRAVÉS DOS TEMPOS Visita orientada Maiores de 6 anos 15 DEZ: 16H

UMA AVENTURA COM… DARWIN Visita dramatizada Maiores de 6 anos 29 DEZ: 16H

MUSEU DO ORIENTE

PANCHATANTRA

HISTÓRIAS COM… DANÇA INDIANA Maiores de 3 anos

1 DEZ: 14H, 15H

CAIXAS, CAIXINHAS E CAIXOTES Oficina 0-12 meses

7 DEZ: 11H30, 17 DEZ: 11H

TENHO UM DEDO QUE ADIVINHA! Oficina 12-36 meses

14 DEZ: 11H30, 31 DEZ: 11H

ESTRELA DE NATAL Oficina 3-5 anos

21 DEZ: 11H30


CRIANÇAS / TODO O ANO

O BOM PASTOR

EM CONVERSA COM AS PEÇAS! Maiores de 6 anos 22 DEZ: 11H30

CAFÉ MEMÓRIA

TEATRO THALIA

Maiores de 3 anos

RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

PEER GYNT

ACADEMIA DE MÚSICA DE TELHEIRAS

Sábados em família 8-12 anos

1 DEZ: 11H

28 DEZ: 10H

HISTÓRIAS DA FORMIGA RABIGA

HISTÓRIAS DE AMOR

Concertos narrados – Percussões da Metropolitana Maiores de 3 anos

7 DEZ: 11H30

TEATRO VILLARETT

UM NATAL EM TIMOR

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

Maiores de 4 anos

28 DEZ: 15H

Visita guiada 3-10 anos

UM SEGREDO BEM GUARDADO? Oficina Maiores de 5 anos 28 DEZ: 11H

Oficina 7-12 anos

PADARIA DO POVO

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

Sessão de curtas-metragens Maiores de 4 anos 28 DEZ: 11H

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

A RAINHA MOSTRA O PALÁCIO DA AJUDA Visita guiada 4-10 anos

15, 22 DEZ: 15H30, 20, 21 DEZ: 11H30 PAVILHÃO DO CONHECIMENTO – CENTRO CIÊNCIA VIVA

PUM! A VIDA INDISCRETA DOS INTESTINOS HOSPITAL DOS PEQUENINOS

7, 8 DEZ: 11H, 16H PG 9, 10 DEZ: 10H30, 14H30 E TEATRO ARMANDO CORTEZ

HEIDI

Maiores de 3 anos

SÁB, DOM: 15H PG TER A SEX: 11H, 14H30 E TEATRO BOCAGE

UM PRESENTE MUITO ESPECIAL TEATRO DA LUZ

A LOJA DOS BRINQUEDOS

ATÉ 8 DEZ SÁB: 16H, DOM: 11H PG / EG

HARRY POTTER: THE EXHIBITION ATÉ 8 ABR

PRAÇA DE TOIROS DO CAMPO PEQUENO

PANDA E OS CARICAS O MUSICAL

14, 15 DEZ: 11H, 15H, 18H QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

AROMAS E SABORES 7 DEZ: 11H, 15H

Teatro Maiores de 6 anos

Maiores de 3 anos

PAVILHÃO DE PORTUGAL

Maiores de 3 anos

THE NIGHT WATCHMAN

7, 14, 21 DEZ: 16H

TER A SEX: 10H-18H, SÁB, DOM: 11H-19H

1 DEZ: 11H-19H

3, 4 DEZ: 10H30 E 15 DEZ: 11H PG

O Musical de Natal

Exposição

3-7 anos

OS SAPATOS DO SR. LUIZ

TEATRO NACIONAL D. MARIA II

ABRE A CARTA, LOBO MAU! DE CATARINA REQUEIJO Teatro Maiores de 3 anos

1, 7, 14 DEZ: 16H, 15 DEZ: 11H TEATRO POLITEAMA

A RAINHA DA NEVE O MUSICAL

TER A SEX: 11H, 14H E SÁB, DOM, FER: 15H PG

PINÓQUIO

ATÉ 22 DEZ SÁB: 16H, DOM: 11H

TODO O ANO 30 DA MOURARIA – PSICOTERAPIA E MOVIMENTO

Drama e Movimento Para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos 5-10 anos

SÁB: 15H-16H MP

Danças Orientais criativas

SEG A SEX: 13-20H MP

Música para Bebés e Pais Até aos 3 anos TER: 18H30

ACADEMIA DE SANTO AMARO

Hakuna Matata – O Musical infantil, A abelha – uma aventura fora da colmeia, A Carochinha, Os 3 Porquinhos, A Fada dos Dentes, Mickey, ABC, Onde está o pai natal? E / MP

protagonizamagia@gmail.com ACADEMIA NACIONAL DE MÚSICA CARLOS SEIXAS

Flauta Transversal

Maiores de 6 anos

Piano

Maiores de 3 anos

VÁRIOS HORÁRIOS

SÁB: 11H-12H MP

ACADEMIA NOVAS LETRAS

ACADEMIA DE AMADORES DE MÚSICA

8-18 anos

30damouraria@gmail.com

Ensino de Piano, Guitarra, Violino, Bateria

Inciação musical

SEG A SEX: 14H-20H

Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Harpa, Guitarra, Piano, Percussão/Bateria, Saxofone, Trompete, Violeta, Violino, Violoncelo

Aulas de Dança

3-9 anos

Cursos oficiais e livres

VÁRIOS HORÁRIOS

Técnica Vocal e Guitarra Eléctrica

Curso com plano próprio VÁRIOS HORÁRIOS

ACADEMIA INATEL

ALUNOS DE APOLO

5-9 anos

SÁB: 9H45

10-13 anos

SÁB: 10H45

Maiores de 13 anos SÁB: 10H45

ANAGRAMA - OFICINA DE SONHOS

Mindfulness para crianças 6-10 anos

SEG: 18H45

Baby Yoga

TER: 10H30

Teatro para crianças

ANJOS70

TER: 17H-18H

SEX: 18H30-20H

5-9 anos

10-12 anos

TER: 18H-19H30

Teatro para jovens 13-20 anos

Artes performativas

ARMAZÉM AÉRIO

Academia de novo circo 5-15 anos

QUA/SEX: 18H-22H30

SEG A QUI: 18H, SÁB; 10H

ACADEMIA DE MÚSICA DA GRAÇA

ART KIDS

Guitarra clássica, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo elétrico, Flauta e Iniciação musical

Oficinas de Artes Plásticas e Sessões de Arte como Terapia 5-16 anos

TER: 17H30, QUA, SEX: 15H, SÁB: 11H30 93


CRIANÇAS / TODO O ANO ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS CASTELOS

www.culturalkids.com.pt E / MP

Vita Civitatis: a cidade e Quotidiano Medieval

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

educativo@ amigosdoscastelos.org.pt

5-10 anos

ASSOCIAÇÃO MUSICAL LISBOA CANTAT

SEG: 17H30-18H30

E

Coro Infantil Lisboa Cantat 7-13 anos

DOM: 17H30-19H30

coroinfantillisboacantat@ gmail.com ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

Guitarra Clássica / Acústica Maiores de 6 anos SEG, QUA

Oficinas Crescer A Ser Meditação e Desenvolvimento Consciente 6-10 anos

SÁB: 10H

11-14 anos

SÁB: 11H15

Yoga e Meditação 6-14 anos

Curso de teatro

SEG: 18H40–19H40

11-16 anos

palcodechocolate@gmail. com

CASA DO CORETO

Aulas de teatro Oficina 6-8 anos

SÁB: 11H

9-12 anos

SÁB: 11H CASA DOS DIREITOS SOCIAIS

Aulas de Ballet e Dança Criativa

BIBLIOTECA SÃO LÁZARO

6-11 anos

SÁB: 10H

Aulas de Dança Contemporânea

Visita-Guiada

Hora do Conto 3-11 anos

SÁB: 11H

Mil e uma tardes

Hora do Conto Ilustrado 3-9 anos

QUA: 17H30

Iniciação ao Xadrez 3-9 anos

QUI: 17H30

Oficina de Artes Plásticas 3-9 anos

SEX: 17H30

QUI: 17H30-18H30, SÁB: 11H-12H

12-18 anos

QUI: 18H30-19H30, SÁB: 12H-13H

968 884 787

CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA

Nuvens criativas

Oficina de desenho 7-11 anos SÁB: 10H30

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Biblioteca dos livros viajantes SEG A DOM: 9H-18H30

DOM: 10H30-12H

BOUTIQUE DA CULTURA

ATELIER CABINE

10-20 anos

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Aulas de música

3-6 anos

Artes plásticas

VÁRIOS HORÁRIOS ATELIÊ CÁ

Ateliê Criativo 5-12 anos

QUA: 17H-18H30

atelie.ca@gmail.com ATELIER OURIQUE’S VILLA

Estimular a criatividade, desenvolver as habilidades e relaxar Atelier de artes plásticas 3-10 anos

SEG A SEX: 16H30-19H

Atelier de desenho e pintura Maiores de 10 anos TER, QUI: 10-12H, 19H30-21H30, SÁB: 10-12H

ATELIER DE SÃO BENTO

Artes Plásticas 6-14 anos

TER, QUA, SEX: 18H AUDITÓRIO PEDRO ARRUPE

Oficina de teatro musical SÁB: 10H-13H VÁRIOS HORÁRIOS BRAIN SPOT

Estudo acompanhado SEG A SEX

CAL - PRIMEIROS SINTOMAS

Bicho do teatro

Oficina de teatro 8-12 anos SÁB: 11H-13H

CARAVELA VERA CRUZ

Bem-vindo a bordo da Caravela Vera Cruz Visita

SEG A SEX: 10H-17H E / MP

geral@aporvela.pt

CASA DO ARTISTA

Oficina de teatro juvenil 10-16 anos

SÁB: 11H30-13H

Maiores de 12 anos 94

CIL – Coro Infantil Lusófono Projeto de música coral de inclusão social com temas lusófonos 8-14 anos SEX: 18H-19H30

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE ARROIOS

Dança Criativa Infantil 6-10 anos

QUA: 18H 937 349 614 CHAPITÔ

Ateliê de Teatro 4-12 anos

QUA: 18H

Ateliê de Circo 4-12 anos

QUI: 17H45 CINEMATECA JÚNIOR

Oficinas de cinema e pré-cinema, sessões de cinema, visitas orientadas à exposição CLAVE & SOM, ESCOLA DE MÚSICA

Ballet

5-7 anos

TER: 18H-18H45

8-10 anos

QUI: 18H-18H45

Canto e voz 12-15 anos

TER: 18H15-19H

Iniciação Musical 4-6 anos

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo Maiores de 6 anos MP

CENTRO CULTURAL MALOCA

CLC - CREATIVE LEARNING CENTRE

Maiores de 3 anos

Língua, história e cultura

Ballet

TER, QUI: 17H45, SEX: 17H, 17H45 C.E.M – CENTRO EM MOVIMENTO

Baileia

Corpo-autonomia Dançar com coisas

10-14 anos

MP

SEX: 18H30-17H30

CASA DO BRASIL

Auto da Barca do Inferno

Maiores de 6 anos

CENTRO INTERCULTURACIDADE

VÁRIOS HORÁRIOS E / MP

7-12 anos

2,5-5 anos

Maiores de 6 anos

Aulas de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo e neerlandês

SEX: 17H30-18H30

DOM: 10H-13H

Laboratório de dança/teatro para jovens

A Aventura de Ulisses

Dancehall (Hip-Hop)

CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS

QUA: 17H45-18H30

Maiores de 6 anos

QUA: 18H30-19H30

Mandarim

QUA, SEX: 17H30-18H30 PG / E

CLÍNICA DOS SONS

Música para bebés 3-36 meses SÁB: 16H MP

COELHINHOS - ESCOLA CLUBE DE CICLISMO DE LISBOA

Aulas de ciclismo

SÁB: 9H30, 10H30, 11H30


CRIANÇAS / TODO O ANO

MUSEU DA MARINHA 7, 20 E 23 DE DEZEMBRO, ÀS 15H (PÚBLICO EM GERAL), POR MARCAÇÃO, PARA ESCOLAS PRAÇA DO IMPÉRIO / 210 977 390 / WWW.CCM.MARINHA.PT

À BOLINA COM FERNÃO À Bolina com Fernão é a nova visita-teatro da COOLture Tours, que pretende, desta forma, assinalar os 500 anos da circum-navegação iniciada pelo navegador português Fernão de Magalhães. Destinada a crianças com mais de quatro anos, esta visita dá a conhecer o percurso, as motivações e dificuldades, as aventuras e desventuras, as conquistas e as descobertas que tiveram lugar na

primeira viagem de volta ao mundo da História. Tomás Corveira Santos é Fernão de Magalhães e a direção artística da visita-teatro está a cargo da Companhia da Chaminé. À Bolina com Fernão é uma viagem ao passado, pensada para as crianças do presente, com a missão de propagar a cultura portuguesa no futuro. Ana Rita Vaz 95


CRIANÇAS / TODO O ANO

Treino desportivo

3-6 anos

Treino de competição

O que nos dizem as cores

SÁB: 9H30, 11H SÁB: 9H30, 11H

COMPANHIA DA CHAMINÉ

Teatro para crianças 7-12 anos

QUA: 17H

Teatro para adolescentes 13-18 anos

SEG: 18H

Happenings 3-5 anos

ATÉ 16 DEZ SEG: 17H COMPANHIA CLARA ANDERMATT

Dança criativa contemporânea 6-10 anos

QUA: 18H COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

Escola da Companhia Nacional de Bailado 5-7 anos

TER, QUI: 17H-18H

7-9 anos

TER, QUI: 18H-19H

Todos Bailarinos

Crianças com perturbação do desenvolvimento intelectual 5-14 anos TER, QUI: 17H, 18H COMPANHIA DE TEATRO O SONHO

Auto da Barca do Inferno Maiores de 12 anos

Farsa de Inês Pereira Maiores de 12 anos

Aquilo que os olhos vêem ou o Adamastor Maiores de 10 anos

Leandro, rei da helíria Maiores de 6 anos

O Cavaleiro E / MP

91 850 98 82 COMUNA TEATRO DE PESQUISA

Oficina de teatro

DOM: 10H-13H CULTURA SANTA CASA SEG: 14H-17H30, TER A DOM: 10H-12H30, 14H-17H30

Uma história colorida Visita animada 96

E / EG / MP/ PG

Visita animada 6-12 anos E / EG / MP/ PG

Há animais no museu? Visita animada 3-8 anos E / EG / MP/ PG

Personagens animadas, histórias transformadas Visita com ateliê de animação 8-12 anos E / EG / MP/ PG

Vamos conhecer a Capela de São João Batista Visita-jogo 8-12 anos

E / EG / MP/ PG

A brincar construímos o passado Visita e ateliê de arte 6-12 anos E / EG / MP/ PG

Desenhar a cidade. Exercícios sobre arquitetura e Urbanismo Visita com ateliê de arte 12-15 anos E / EG / MP/ PG

Vamos conhecer o Oriente em São Roque Visita-jogo 12-15 anos

E / EG / MP/ PG

Pelos sentidos do barroco

Visita guiada temática com atividades 12-15 anos E / EG / MP/ PG

O Padre António Vieira e o Barroco e São Roque

Visita guiada temática com atividades 16-18 anos E / EG / MP/ PG

ARQUIVO HISTÓRICO

Letras habitadas

Visita com oficina 6-10 anos

SEG A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30 E / EG / MP/ PG

À Descoberta do Arquivo Visita-jogo 6-10 anos

SEG: 14H-17H30 TER A DOM: 10H-12H30, 14H-17H30 E / MP / EG / PG

BIBLIOTECA SEG: 14H-18H, TER A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30

Perlim Pim Pim os Livros São Assim… Sessão de leitura com atividade 3-5 anos E / MP / EG / PG

Ser bibliotecário por um dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos E / EG / MP/ PG

DANÇA DO SABER

Ballet kids, Hip-Hop kids, Contemporânea kids e teens VÁRIOS HORÁRIOS MP DANÇARTE

Ballet, Dança Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop

EDSAE – ESCOLA DE DANÇAS SOCIAIS E ARTES DO ESPETÁCULO

Dança livre ballet

Maiores de 3 anos

VÁRIOS HORÁRIOS

Especial Disney Canto e dança 4-6 anos

TER: 17H30-18H15, QUI: 17H-17H45

Introdução ao teatro musical 6-9 anos

QUA: 17H30-19H30

10-15 anos

SEG: 17H30-19H30

Teatro musical 6-15 anos

SÁB: 10H-13H

Contemporâneo

Maiores de 12 anos

TER, QUI: 18H-19H

Street Jazz

Maiores de 14 anos

MP

TER, QUI: 19H30-20H30

DANÇATTITUDE

Danças urbanas

3-8 anos

TER, QUI: 18H30-19H30

Aulas de Dança Flamenca SÁB: 10H-11H

xavierflamenco@gmail.com DANCE FACTORY STUDIOS

Dança Criativa 3-6 anos

Maiores de 10 anos

MTV just Dance

Maiores de 10 anos

Companhia jovens atores 12-15 anos

SÁB: 14H-18H

Hip-Hop Teens

ESCOLA DE ARTES EM MOVIMENTO

DANCE SPOT

Todas as idades

MP

Ballet, Contemporâneo, HipHop, Capoeira, Sapateado, Irish Dance, Dança Jazz, Sevilhanas, Danças de Salão, Dança Oriental, Bollywood, Danças de Carácter, Baby Dance, Family Dance

Cursos de música e dança VÁRIOS HORÁRIOS

962 214 909

ESCOLA BÁSICA DOS LÓIOS

Aulas de francês

SEX: 17H30-19H EG

VÁRIOS HORÁRIOS MP

ESCOLA BÁSICA DE SÃO VICENTE

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO CIVIL

Oficina de programação 7-17 anos

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos

SEG A SEX: 9H-12H, 14H-16H30 MP DOJO DA LUZ

Aikido

SEG, QUI: 18H30

Dança contemporânea 6-14 anos

SEX: 18H30

CoderDojo Vicentix QUA: 17H30

Judo

4-7 anos

TER, QUI: 18H15-19H

8-12 anos

SEG, QUA: 18H15-19H15

13-15 anos

SEG, QUA: 19H15-20H45

11-15 anos

SEX: 19H-21H

direcao@nunodelgado.net


CRIANÇAS / TODO O ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA JOSEFA DE ÓBIDOS

Judo

10-15 anos

TER, QUI: 16H45-17H45

direcao@nunodelgado.net ESCOLA DE BELASARTES PEDRO SERRENHO

Artes Plásticas

QUA: 17H-19H, SÁB: 10H-13H

Teatro

A Maior Flor do Mundo

HORÁRIOS

ESPAÇO SAÚDE MED

E

GRUPO COMUNITÁRIO DO BRINCAR – SÃO VICENTE

QUA: 18H15

Bebés curiosos

Maiores de 6 meses

QUA, SEX: 10H-12H

sorrisos.descobertas@ hotmail.com ESTÚDIO CAB / CENTRO COREOGRÁFICO DE LISBOA

Laboratório de Artes Performativas

5-12 anos MP

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Pintura Kids SÁB: 10H

6-15 anos

SÁB: 11H-11H55 ESCOLA DE JARDINAGEM E CALCETEIROS

Programas de Educação e Sensibilização MP / E

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES

Andebol

6-13 anos

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour MP / EG

Artes Plásticas 4-10 anos

918 972 966

GALERIA ARTE GRAÇA

voarte@voarte.com

969 848 821

Judo

3-5 anos

SEG: 15H50-16H35

6-10 anos

SEG, SÁB

Música para Bebés 4 meses-3 anos DOM: 10H

geral@anapar.pt GALERIA MILLENNIUM

SEG: 16H45-17H20

Visitas orientadas

FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA

GATO QUE LADRA – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

direcao@nunodelgado.net

3-5 anos

ESPAÇO CONCHAS

brincarderua.ludotempo@ gmail.com

Oficina de desenho e pintura

Pré Jazzinho

TER, QUI: 18H30

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

6-16 anos

EXTERNATO AS DESCOBERTAS

E / MP

Oficinas

Teatro aos Sábados

Curso de teatro

Jazzinho

QUA: 18H40

Iniciação ao Jazz

Mikado Grupo de Teatro

Aulas de Instrumento

SÁB: 16H MP

6-8 anos

5-10 anos

11-16 anos

9-16 anos

QUA: 17H30

palcodechocolate@gmail. com ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Ballet, zumba, hip-hop, salsa, breakdance VÁRIOS HORÁRIOS

FOCO LUNAR

Zé Pimpão (O Acelera)

ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA

Tardes de Histórias Até aos 10 anos

DOM: 13H30-16H 213 010 510

EG

ESPAÇO DA PENHA

Dança Criativa 3-5 anos

QUA: 17H30

Dança Contemporânea 6-15 anos

Piano, Guitarra Clássica, Guitarra Eléctrica, Guitarra Baixo, Canto, Violino, Bateria, Saxofone, Contrabaixo e Percussão emusicafbp@gmail.com

SEG: 17H30, 18H30, QUI: 18H

Teatro 4-9 anos E Reservas@focolunar.com FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

Peddy-paper

Maiores de 10 anos

Visitas Guiadas à Fundação José Saramago

4-12 anos

SÁB: 11H

13-18 anos

GERATEATRO

O Feiticeiro de Oz

QUA: 17H30

GRUPO DRAMÁTICO RAMIRO JOSÉ

Ballet, Karaté, Yoga GYMBOREE

Play & Learn: Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos Workshops

The happiest baby on the block, baby signs 0-24 meses

HARD ROCK CAFÉ

Escola do Hard Rock MP

HELEN DORON EARLY ENGLISH

Ensino de inglês

3 meses-14 anos MP

HIPÓDROMO DO CAMPO GRANDE

Aulas de equitação

VÁRIOS HORÁRIOS IPDJ – INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

Truz, Truz… Deixa-me Dançar! Aulas de dança criativa 4-6 anos

3-12 anos

QUA: 17H45-18H35 MP

Um mundo melhor sem Bullying

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

E / MP

E / MP

gerateatromusical@gmail. com GINÁSIO BEIJA-FLOR

Capoeira Infantil 3-16 anos

QUA, SEX: 19H30-20H30

E / MP

GRUPO COMUNITÁRIO DO BRINCAR – PENHA DE FRANÇA

José Saramago, 90 anos

4-12 anos

Exposição itinerante E

Brincar de Rua 4-12 anos

SEG A SEX: VÁRIOS HORÁRIOS, SÁB: 10H-12H

SEG: 17H

brincarderua.ludotempo@ gmail.com

MP

10-14 anos

SÁB: 10H30

Dança/movimento e expressão artística

Sevilhanas e flamenco

Ballet, Hip-Hop

GALERIA 36

ESTÚDIO PRÓ-DANÇA

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

FULLOUT DANCE ACADEMY

Dança/teatro para jovens 6-9 anos SÁB: 11H30

3-7 anos

Ilustrações de André Letria Exposição itinerante

Brincar de Rua

SEG, SEX, SÁB: VÁRIOS

Papel reciclado, Pigmentos naturais, Heliografia Oficinas E / MP

História do jardim, Vamos Brincar com os príncipes Visitas 3 anos

A História do que comemos, Os mais notáveis do Jardim, À Descoberta do Jardim, Visitas 4-9 anos

97


CRIANÇAS / TODO O ANO

As plantas e o clima, O herbário, Viagem das plantas, O jardim dos filósofos Visitas 7-9 anos

Plantas de aqui e acolá, O mundo das plantas, Como as plantas mudaram o mundo? Visitas 10-14 anos

A Evolução das plantas, A inteligência das plantas, As plantas que nos são úteis 15-18 anos E / MP

Oficina de filosofia

6-10 anos (com pais) JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis

Visitas guiadas e atividades temáticas E / MP

JAZZY DANCE STUDIOS

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip-Hop, Shake-it-up Teens, Ginástica, Capoeira 4-12 anos MP

JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE

Oficina de teatro, ténis de mesa, andebol, basquetebol, xadrez, karaté, judo, skate, patinagem Maiores de 6 anos

VÁRIOS HORÁRIOS JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA

Ballet

3-12 anos SÁB

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA MAIOR – POLO DA BAIXA

Orquestra juvenil 8-11 anos

JUST4TEENS

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças TER A QUI: 10H-12H

LANTERNA MÁGICA

O gigante egoísta, A viúva e o papagaio, Alenista, Auto da Barca do Inferno, O sermão 98

aos Peixes decifrar as palavras E

lanterna.magica@iol.pt LAR MILITAR DA CRUZ VERMELHA

Dança/movimento e expressão artística 6-16 anos

SEG: 17H

lúdica no âmbito da Educação Alimentar Maiores de 8 anos

TER A SEX: 9H30-12H E / MP MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

De Belém à Ajuda

Visita guiada ao Mosteiro dos Jerónimos e Palácio da Ajuda

voarte@voarte.com

SEG, TER, QUI, SEX E / MP

LAVADOURO PÚBLICO DE CARNIDE

MOVEA

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º DOM: 11H

LEAP – ESPAÇO AMOREIRAS

Visitas guiadas e atividades para escolas 6-10 anos MP / EG

info@edge-arts.org LISBOA STORY CENTRE

Sessões de História ao vivo 11-18 anos MP

LIVRARIA LER DEVAGAR

Ser Livro

Livro desalinhado Oficina artística 6-12 anos

2º DOM: 11H30-13H MP

andaimecooperativa cultural@gmail.com

LU.CA - TEATRO LUIS DE CAMÕES

geral@storic.pt

Aulas de desenho para famílias SÁB: 10H-11H30

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas SEG A SEX MP

MUSEU BORDALO PINHEIRO

Hoje sinto-me…

Visitas guiadas E / MP

Oficinas pedagógicas

Animais à solta, Bordalo no prato 3-6 anos

LX DANCE

O poeta do barro, Exploradores

6-10 anos

10-12 anos

12-15 anos

Aulas de inglês e espanhol

O poeta do barro, Bestiário bordaliano

VÁRIOS HORÁRIOS

E / MP

LYNKO ACADEMY

Maiores de 6 anos 933 035 893 MART

15-18 anos

servicoeducativo@ museubordalopinheiro.pt

Curso para crianças

MUSEU DA CARRIS

QUA: 16H30, SÁB: 11H

8-18 anos

MERCADO 31 DE JANEIRO

A cidade dos sinais!

6-12 anos

Vamos Todos ao Mercado

Visita guiada e atividade

A cozinha do chef Louis e do rato Sourit, Uma viagem ao corpo humano, Ciência com balões, Brincar com a matemática, Fantástica matemática, H2O O Ciclo da água MP / E

MUSEU DO DINHEIRO

E / MP

Acorda, Zé Povinho! Exploradores

MP

SEG A DOM: 10H-13H30/14H30-18H

QUA: 11H30-18H30

Maiores de 4 anos

Biblioteca do público – Livros espetaculares (mesmo!) Ballet

Exposição

Depois da escola

Visitas ao Lu.Ca

TER A DOM: 10H-18H

A minha aventura pela História de Portugal

Museu do Dinheiro: percurso pela Coleção, Muralha de D. Dinis

MUNDO PATRIMÓNIO

Bordalo no prato, Olá, Zé Povinho!

QUI: 14H30

MUSEU DAS CRIANÇAS

Visita encenada E

Visita-história com oficina 6-12 anos E

Visitas

Quando a terra tremeu, Arquitetar Ideias, Princesas de Portugal, Rainhas da Europa, Piratas e corsários, A casa da sorte, A história da banca, De caras, Troco por Trocas, Visitas-oficina E / MP

MUSEU DO FADO

Fado Menor 6-10 anos

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP

MUSEU DA MARIONETA

Um Mundo de Histórias Visitas para famílias PG / MP

Vila das Cores (Contos e Marionetas)

Oficina de leitura e construção de marionetas MP

MUSEU MILITAR

Uma história com… Ateliê 4-8 anos

Escrita Criativa 8-12 anos

Visitas históricas guiadas 8-12 anos E / MP

Um enigma no Museu 8-12 anos E / MP


CRIANÇAS / TODO O ANO

CASINO LISBOA ATÉ 21 DE DEZEMBRO ALAMEDA DOS OCEANOS / 218 929 000 / WWW.CASINOLISBOA.PT

VIAGEM PELO CORPO HUMANO A Maria não está bem. Não tem apetite e está sem energia para as habituais brincadeiras… O vírus da varicela teima em deixar a Maria doente. Mas afinal o que se passa dentro do corpo dela? A Plano 6 leva ao Casino Lisboa o musical infantil Viagem pelo Corpo Humano. Nesta grande aventura, os mais pequenos vão poder MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

A grande viagem de magalhães Teatro Maiores de 6 anos TER A SEX E

Portugal por miúdos Teatro Maiores de 6 anos

percorrer o organismo da Maria, conhecer os órgãos e todos os mistérios que o corpo humano esconde. Uma história cheia de emoções que ajuda os mais pequenos a perceber melhor o funcionamento do nosso corpo, e que lhes explica o que fazer para o manter saudável. Os bilhetes custam 10€. FS

TER A SEX E

E / MP

Maiores de 3 anos

Maiores de 8 anos

As naus de verde pinho

Há música no Azulejo!

Peddy Paper no Museu

Teatro Maiores de 6 anos TER A SEX E

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Pintar um Azulejo!

Oficina de pintura

Visita de descoberta e concerto de piano comentado 4-12 anos

Uma Viagem pela História do Azulejo Visita orientada

E / MP / EG

4-12 anos E / MP / EG

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / E

99


CRIANÇAS / TODO O ANO

Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem? Jogos

E / MP / PG

A Rainha mostra o museu DOM: 11H MP

www.coolturetours.com MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

Galerias da Amazónia Visitas guiadas

Galerias da Vida Rural Visitas guiadas E / MP / EG

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Curso de teatro 5-8 anos

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Oficinas pedagógicas

Criativamente a retratar um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira 6-12 anos

Belém: uma viagem no tempo 7-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

No Bosque dos Passarinhos 4-10 anos

Visitas orientadas MP

MUSEU DE SÃO ROQUE SEG: 14H-18H, TER A DOM: 10H-12H30, 14H-17H30

Uma História Colorida Visita animada 3-6 anos

O que nos dizem as Cores?

9-12 anos

Visita animada 6-12 anos

13-16 anos

Há Animais no Museu?

SÁB: 10H-11H SÁB: 11H05-12H05 SÁB: 12H10-13H20

palcodechocolate@gmail. com

Corpos em movimento

Ateliê de expressão corporal 6-10 anos E / MP

Era uma vez uma Princesa que queria entrar numa História Ateliê de construção de fantoches 4-10 anos E / MP

Do Texto ao Palco

Ateliê de Escrita e Caracterização 10-16 anos E / MP

Peças em Peças

Visita guiada à exposição permanente E / MP

servicoseducativos@ mnteatro.dgpc.pt MUSEU NACIONAL DO TRAJE

Visitas gerais

Trajes No Paço: Memórias Escondidas E / MP

Há vida no Parque!, A minha primeira Visita ao Parque Botânico do Monteiro-Mor E / MP

100

Visita animada 3-8 anos

Personagens Animadas, Histórias Transformadas Visita-ateliê 8-12 anos

Vamos conhecer a Capela de São João Baptista Visita-jogo 8-12 anos

A Brincar Construímos o Passado Visita-ateliê 6-12 anos E / EG / MP / PG

MUSEU SPORTING

Jubas, contador de histórias 4-5 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP

Conhecer as modalidades Sporting! EG

Conhece os materiais das modalidades 4-15 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP

Escrever o Museu 10-18 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP

Equipa-te! 6-15 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP

Adivinha a modalidade 10-15 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP MUSIC ROOM

My little one and me, introdução à música, canto, guitarra, ukelele, violino, flauta, VÁRIOS HORÁRIOS NOVA ACADEMIA LISBOA

Música

SEG A SEX: 10H-19H30

Desenho e Pintura

SÁB: 9H30-11H

Teatro

TER: 18H-19H30

Ballet Clássico

SEG, QUA: 17H30, 18H30

Dança Contemporânea

És um Turista?

Percurso lúdico pela exposição Do 1º ao 3º ciclo

Visita Guiada à exposição

Do Ensino Básico ao Ensino Universitário MP

se@ padraodosdescobrimentos.pt

Para Além do Muro, A Primeira Visita, Descobrir Camões e Pessoa, Um Monumento Singular, Visita Encenada, À Descoberta do Lugar Visitas

PG / E / MP

Os Segredos do Mar, O Médico do Mar, Dom Plástico, Puzzle Fantástico, Aprendiz de Boticário, O Grande Jogo dos Descobrimentos, Cruzando Oceanos e Mares Atividades LúdicoPedagógicas E / MP

Até aos 12 meses

Monstros Debaixo da Língua, Entre Fronteiras, A Ilha das Palavras, Um dia na Vida de um Navegador Quinhentista

Babyoga

E / MP

SÁB: 11H-12H30 OLÁ MAMÃ

Massagem para Bebés 1-9 meses MP

OCEANÁRIO DE LISBOA

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

Fado Miudinho

Até aos 4 anos DOM: 9H

Concerto para Bebés Até aos 3 anos SÁB: 9H PG / MP

Visitas guiadas à exposição permanente Maiores de 4 anos E / PG

Visitas guiadas à exposição Florestas Submersas by Takashi Amano Maiores de 4 anos E / PG

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Esta Vida de Turista

Percurso lúdico pela exposição Pré-escolar e 1º ciclo

Oficinas de Escrita Criativa PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Visitas guiadas

Conhece o Palácio da Ajuda, A vida na Corte, A monarquia portuguesa, O mundo no Palácio, De Belém à Ajuda – Visita guiada ao Mosteiro dos Jerónimos e Palácio da Ajuda SEG, TER, QUI, SEX E / MP

geral@storic.pt

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

Visitas Guiadas SEG A SEX MP

PANTEÃO NACIONAL

Era uma vez uma Igreja e uma Princesa Visita com atividade 4-6 anos

Contos no Panteão – Uma História de Mar Visita com atividade 4-10 anos


3

Sabia que… Artistas plásticos, compositores, coreógrafos, encenadores, escritores e outros criadores podem usufruir de benefícios fiscais? Benefícios no IRS

Quando recebem rendimentos pela utilização de direitos de autor dos quais são titulares, os criadores podem usufruir destes benefícios: • A retenção na fonte é feita apenas sobre 50 % do valor recebido e à taxa reduzida de 16,5 %. • Apenas 50 % do valor recebido entra para o cálculo do IRS. Os rendimentos que recebem de prémios literários, artísticos ou científicos podem não entrar para o cálculo do IRS.

Benefícios no IVA

INFO

Os criadores podem ficar isentos de cobrar IVA dos rendimentos que recebem quando: • autorizam a utilização das suas obras • vendem os seus direitos de autor • editam e vendem, pelos seus próprios meios, exemplares de livros da sua autoria.

Tenha em atenção

Alguns destes benefícios têm limites de valor anuais e só são aplicáveis em algumas situações. • Para usufruir destes benefícios, os criadores têm de ter alguns cuidados quando abrem atividade nas Finanças, emitem o recibo verde e preenchem a declaração de IRS. •

Precisa de informações mais detalhadas?

Consulte o artigo em linguagem clara disponível no nosso site • Veja o vídeo disponível no nosso canal YouTube • Contacte-nos ou agende um atendimento •

A Loja Lisboa Cultura é um serviço de atendimento especializado da Câmara Municipal de Lisboa. Oferece informação e formação gratuitas sobre temas relacionados com a atividade dos profissionais e organizações do setor cultural: impostos, segurança social, direitos de autor e conexos, apoios e financiamentos, entre outros.

Mais informações em www.cm-lisboa.pt/polo-cultural-gaivotas-boavista

101


CRIANÇAS / TODO O ANO

Peddy-Paper - Uma Aventura no Panteão Visita com atividade 5-12 anos

Joga e descobre o Panteão Visita-jogo 7-12 anos

TER A DOM: 10H-17H30 E / PG / MP PENTÁCULO EXPO – ACADEMIA DE ESTUDOS

Atividades lúdicas e culturais com visitas a museus e castelos

na Arqueologia, Os Grandes Mistérios da Arqueologia, Escava-Ação Atividades serviçoeducativo

SALA DO FUTURO

Oficina do futuro

Atividade permanente SEDIMENTO – CERAMICS STUDIO

Atelier de cerâmica Maiores de 8 anos

QUA: 17H-18H30

MP

SOU – MOVIMENTO E ARTE

A PISCINA DOS BEBÉS

3-5 anos

Natação, Hidroterapia

Dança Criativa

SEG: 17H-17H45

MP

6-7 anos

PISCINA DO ORIENTE

8-12 anos

SEG: 17H45-18H30

Judo

SEG: 18H30-19H15

SEG, QUA, SEX: 17H-17H50

Hip-Hop

3-6 anos

6-9 anos

SEG, QUA, SEX: 18H-18H50

9-12 anos

SEG, QUA, SEX: 19H-20H20

3-12 anos

SÁB: 12H-13H15

direcao@nunodelgado.net POLIVALENTE DE SANTA CATARINA

Futsal

6-12 anos

TER, QUI: 18H30-20H PRO.DANÇA

Aulas de dança Geração SOMA 5-18 anos

STAGE 81

6-12 anos

QUA, SEX: 18H30-19H15

Ballet

RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

No Dia em que a Terra Tremeu, Rei por um Dia, Idade Média, Liberdade!, Arquitetar no MAC, Esculturas de Pedra e Ar, Há Mistérios no Carmo, O Estranho Caso do Misterioso Mestre, Spy Story no Museu, Qual é qual?, Com as Mãos

102

6-8 anos

SEG: 17H

9-11 anos

QUI: 17H

12-14 anos QUI: 18H

Dança contemporânea

8-14 anos

QUA: 18H45-19H30 THE LITTLE GYM

Ginástica para Bebés e Crianças 4 meses-12 anos

VÁRIOS HORÁRIOS MP TEATRO CARNIDE

6-12 anos

Grupo Jovem 13-17 anos

SEG, QUA: 18H TEATRO CINEARTE

1936, o Ano da morte de Ricardo Reis

QUI, SEX: 11H, 11H45

Felizmente Há Luar!

QUI, SEX: 10H, 10H30

A Farsa de Inês Pereira

4-7 anos

TER: 17H30 ZEN KIDS

Meditação e Mindfulness para Crianças 5-10 anos

QUA: 18H30-19H30

11-15 anos

TER: 18H30-19H30

projetozenkids@gmail.com

UCCLA - UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Conto que era flor

Oficina Maiores de 10 anos E / MP

Inventamos a roda! Inventamos o fogo! Oficina Maiores de 4 anos E / MP

Mirabilis mirabolante, edições exatamente hoje E / MP

Oficina Maiores de 6 anos E / MP

UMBIGO – COMPANHIA DE TEATRO

A Lua de Joana

Maiores de 10 anos E / MP

Mário ou eu próprio-o-outro Maiores de 10 anos E / MP

A menina que detestava livros Maiores de 4 anos E / MP

Um presente muito especial Maiores de 4 anos E / MP

VOZES EM CONSERTO

Estúdio de talentos

Canto, Dança, Ritmo, Expressão Dramática e Corporal 6-16 anos QUI: 18H-20H YOGA LAB

O Conto da Ilha Desconhecida

6-12 anos

Processo: FADAS/Cottingley

Yoga a brincar

TER: 16H30

TER, QUA: 10H, 11H30 SEG: 10H, 11H30

YOGA NO BAIRRO

6-10 anos

Pintar a capulana

Glee Dance

TER: 18H

914 692 999

Dança-teatro

TER, QUI: 18H30-19H15

8-12

RELICÁRIO DE SONS

SÁB

TEATRO DA VOZ

Oficina Maiores de 8 anos

Artes performativas

0-10 anos

SEG: 10H, 11H30 E / MP

TER, QUI: 18H-18H30

5-7 anos

QUA: 17H-19H

Childfullness

– 1917

Yoga Kids

SEX: 17H45

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104


OS LIVROS DE DEZEMBRO

SARA RODI ESCOLA DAS ARTES A ARTE DA PAZ

SELWYN E. PHIPPS UNICÓRNIO DOURADO SEGREDOS E LENDAS

MARIA INÊS ALMEIDA E JOSÉ ALMEIDA DE OLIVEIRA SEM ABRIGO

OFICINA DO LIVRO

NUVEM DE TINTA

NUVEM DE LETRAS

O terceiro período na Escola das Artes é o mais exigente de todos e os alunos nem imaginam o que os espera. Fomentar a paz num bairro onde ela não mora é o grande desafio deste ano escolar, sobretudo porque, primeiro, é preciso que cada um descubra a sua paz interior. O terceiro volume da coleção Escola das Artes está recheado de dramas, peripécias, boa disposição e muita alegria.

A Sociedade dos Unicórnios Mágicos existe há muitos séculos, desde 1577, e dedica-se a estudar, compreender e proteger a incrível magia dos unicórnios. Neste livro, é possível descobrir as lendas e os segredos que estas majestosas criaturas escondem. E porque a magia é real, também se podem ler testemunhos das pessoas que tiveram a sorte de os avistar!

Quando via pessoas a dormir na rua, o menino achava que estavam ali, noite após noite, porque gostavam muito de olhar as estrelas. À medida que esse menino foi crescendo, apercebeu-se de que dormir na rua não era uma escolha, mas uma necessidade. Foi então que deitou mãos à obra. O seu maior desejo era que aquelas pessoas pudessem olhar as estrelas pela janela de uma casa que fosse sua.

SUSANA MONTEAGUDO HISTÓRIA ILUSTRADA DO ROCK

ISABEL MINHÓS MARTINS AS MÃOS E OS LIVROS

PAUL MCCARTNEY EI, AVOZÃO!

PLANETA TANGERINA

ASA

A leitura é uma festa; e não há festa como esta! O texto de Isabel Minhós Martins aliado às ilustrações de Madalena Matoso resultam num livro que celebra, acima de tudo, o próprio ato de ler. Afinal de contas, um livro é feito para andar de mão em mão, é um mapa por onde passeiam impressões digitais de todos os tamanhos, de todos os tempos e de todos os lugares!

O Avozão é um intrépido explorador que está sempre pronto para incríveis aventuras com os Porreiraços, os seus netos. Com eles, embarca numa empolgante viagem pelo mundo fora, vivendo peripécias inesquecíveis, trazendo-os de volta, sãos e salvos, a tempo de irem para a cama. Nesses momentos, por vezes as coisas fogem do controlo, mas normalmente tudo acaba bem. Este livro é baseado na relação de Paul McCartney com os seus quatro netos. ARV

ORFEU NEGRO

Este livro é um álbum de grande formato que convida a passear pela história do rock, um estilo musical que nasceu nos Estados Unidos da América e que marcou gerações. O rock cresceu e ganhou ritmo quando, nos anos 50, alguns músicos começaram a misturar o blues, o jazz, o country e o rhythm and blues, sem saberem que davam então início a uma verdadeira revolução.

103


> CONTACTOS A Academia de Amadores de Música R. Nova da Trindade 18D 2º esq; 213 425 022; www.academiaam.com • Academia das Ciências de Lisboa R. da Academia das Ciências 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia Estrela Junta de Freguesia da Estrela, R. do Quelhas 31; 808 911 313; www.jf-estrela.pt/academia • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho 3; 217 524 263; www.academialumiar. org • Academia de Música em Lisboa R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 968 982 158; academiademusica.blogs.sapo.pt • Academia de Música da Graça Tv. S. Vicente, 15, 1º drt; 917 687 025; academia-de-musica2010.blogspot.pt • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www.academiamusicatelheiras.com • Academia Nacional de Belas Artes Lg. da Academia Nacional de Belas Artes; 210 115 018; www.academiabelasartes.pt • Academia Nacional de Música Carlos Seixas Av. dos EUA 100, 1º esq; 917 807 602; artonus.pt/academia-nacional-musica-carlosseixas • Academia Novas Letras Av. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www.novasletras.com • Academia de Santo Amaro R. Academia Recreativa de St. Amaro 9; 213 636 637; academ1946.blogspot.com • ACT - Escola de Actores LxFactory, R. Rodrigues Faria 103, Edif. 1-0.2; 213 010 168; www.act-escoladeactores.com • Acervo - Arte Contemporânea R. do Machadinho 1; 213 974 325; www. acervo.com.pt • Adega Machado R. do Norte 91; 213 422 282 • Aeroporto Humberto Delgado Al. das Comunidades Portuguesas; 218 413 500 • Aikido - Dojo da Luz R. Cláudio Nunes 59A; 913 624 103; www.aikido-duran.com • Altice Arena Rossio dos Olivais, Pq. das Nações; 218 918 409; arena. altice.pt • Alunos de Apolo R. Silva Carvalho 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo.com • Anagrama - Oficina de Sonhos Av. de Berlim 35C; 211 966 088; facebook.com/anagrama. oficinadesonhos • Anjos 70 - Núcleo Criativo do Regueirão Regueirão dos Anjos 70; http://anjos70.org • APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima R. José Estêvão 135A; 213 587 900 • APCC - Associação Para a Promoção Cultural da Criança R. das Escolas Gerais 69; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual Antigo Mercado de Xabregas, R. Gualdim Pais; 218 801 010; www.arco.pt • O Armário Cç. da Estrela 132; 213 954 401; www.a-montra.com • Armazém Aério Teatro da Luz, Lg. da Luz; 932 904 467; www. armazemaerio.com • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa. pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; videoteca.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 100; antt. dglab.gov.pt • ART - Associação de Residentes de Telheiras R. Prof. Mário Chicó 5; 217 568 103; artelheiras.wordpress. com • A Arte da Terra R. Augusta Rosa 40; 212 745 975; www. aartedaterra.pt • Assembleia da República Palácio de S. Bento; 213 919 000; www.parlamento.pt • Associação dos Arqueólogos Portugueses Lg. do Carmo; 213 460 473; www. arqueologos.pt • Associação dos Artesãos da Região de Lisboa 104

R. de Entrecampos 66; 217 962 497; www.aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de S. Bento 329; 213 845 380; www.acmdelisboa.com • Associação Gaita-de-foles 938 118 192; www.gaitadefoles.net • Associação Goela R. dos Baldaques 47; 215 950 093; associacaogoela.blogspot.com • Associação de Gravura Água-Forte R. de St. Amaro 41; 213 956 295; www.agua-forte.com/pt • Associação Musical Lisboa Cantat 934 004 004; www.facebook.com/AMLisboaCantat • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós 20, 2º; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org. pt • Associação Renovar a Mouraria Beco do Rosendo 8 e 10; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • Associação Subud R. do Centro Cultural 27; 969 640 100; biodanza-davida. webnode.pt • Ateliê Cá R. da Páscoa 12 r/c dto; 211 561 348; www.facebook.com/AtelieCa • Atelier Cabine R. Palmira, lj 36; 916 579 045; facebook.com/ateliercabine • Atelier Concorde R. Leite de Vasconcelos 43A; www.atelierconcorde.org • Atelier Daniela Reis R. Augusto Macedo 6D; atelierdanielareis. wordpress.com • Atelier Faca e Alguidar R. Maria 49 r/c; www. facebook.com/oficinadeesculturaegravura • Atelier Fernando Sarmento R. Feio Terenas; fernandosarmento7.blogspot. com • Atelier de Lisboa R. João Saraiva 28A, 2º; 967 161 997; www.atelierdelisboa.pt • Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale 7; 215 880 793; www.ateliermuseujuliopomar.pt • Atelier Musical e Artístico do Areeiro Galerias Via Veneto, lj 14, Av. João XXI; 968 467 413; www.ateliermusicalartisticoareeiro. pt • Atelier Natália Gromicho R. Nova da Trindade 5G, piso S/L; 965 865 454; www.nataliagromicho. com • Atelier Ourique's Villa R. Pereira e Sousa 55/57; 967 568 338; www. atelierouriquesvilla.com • Atelier Pasta de Papel Pç. Rainha Santa 6E; 913 841 180 • Atelier de São Bento R. da Quintinha 15, cave dta; 965 769 007; atelierdesaobento.blogspot.pt • Atelier Ser 915 370 986; www.atelierser.wordpress.com • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira 17; 217 123 000; www.jf-benfica.pt • Auditório Fernando Pessa Rua Ferreira de Castro, Bairro da Flamenga; 218 172 484 • Auditório Pedro Arrupe 919 193 335; www.culturalkids.com.pt/auditoriopedro-arrupe • Aula Magna Ed. da reitoria, Al. da Universidade; 210 113 406 B Baobá Livraria R. Tomás da Anunciação 26B; 211 928 317; www.facebook.com/baobalivraria • Basílica de Nossa Srª dos Mártires R. Serpa Pinto 10D; 213 462 465 • BêDois R. S. João da Mata 71; 915 842 892 • Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant' Anna R. Alexandre Herculano 46; 210 189 886; www.jfsantoantonio.pt • Biblioteca de Belém R. da Junqueira, 295/7; 218 172 580 • Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa R. Francisco Metrass 28; 218 009 927 • Biblioteca Nacional de Portugal Cp. Grande 83; 217 982 000; www.bnportugal. pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 218 172 660; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca da Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; blx.cm-lisboa.pt • B.Leza Cais da Ribeira Nova, Armazém B; 210 106 837; www.facebook.com/pg/BlezaClube • Boa R. da Boavista 73 • Boutique da Cultura Lg. das Pimenteiras 6; 926 830 272; www.facebook.com/boutiquedacultura • Boutique


> CONTACTOS dos Relógios Plus Art Av. da Liberdade 194C; 210 730 530 • Buédalouco Pharmácia de Cultura R. do Norte, 60; 933 479 161 C Café com Alma R. do Açúcar 10; 218 680 395 • Capela do Rato Cç. Bento da Rocha Cabral 1B; www.capeladorato. org • Caravela Vera Cruz Gare Marítima da Rocha do Conde D’Óbidos, R. General Gomes Araújo 1; 218 876 854; www. aporvela.pt • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lt. F r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac. com • Caroline Pagès Gallery R. Tenente Ferreira Durão 12, 1ºdto; 213 873 376; www.carolinepages.com • Carpintarias de S. Lázaro R. de S. Lázaro 72; 213 815 891 • Casa da Achada – Centro Mário Dionísio R. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www. centromariodionisio.org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.com.pt • Casa da América Latina Casa das Galeotas, Av. da Índia 110; 218 172 490; www.casamericalatina.pt • Casa do Artista Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • CasaAtelier Vieira da Silva Alto de S. Francisco, 3; 213 880 044; www.fasvs.pt/casa-atelier • Casa do Brasil R. Luz Soriano 42; 213 400 000 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da Sertã R. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves da Costa 45; 938 018 777 • Casa da Cultura dos Olivais R. Conselheiro Mariano de Carvalho 68; 218 533 527; www.jf-olivais.pt • Casa dos Direitos Socias R. Ferreira de Castro; 217 988 000; http://lisboasolidaria.cm-lisboa. pt • Casa da Imprensa R. da Horta Seca,20; 213 420  277 • Casa de Lafões R. da Madalena 199; 218 872 065; www. facebook.com/casadelafoes • Casa de Macau Av. Almirante Gago Coutinho, 142; 218 495 342; www.casademacau.pt • Casa-Museu Amália Rodrigues R. de S. Bento 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves Av. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot.pt • Casa-Museu Medeiros e Almeida R. Rosa Araújo 41; 213 547 892; www.casamuseumedeirosealmeida.pt • Casino Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias 148B; 213 019 024; www.facebook.com/ casuallounge • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas 28; 917 296 439; caulinoceramics.com • CCD - Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira Av. João XXI 76; 217 610 075; www.ccd-tat-lx.org • CLC - Creative Learning Centre Av. da República 41, 6ºesq; 217 957 083; www.clc-creative.pt • c.e.m – centro em movimento R. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m.org • Centro de Arqueologia de Lisboa Av. da Índia, 166; 218 172 180 • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt • Centro Cívico Edmundo Pedro R. Conde de Arnoso 5B; 218 428 370 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763 • Centro Cultural de Belém Pç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural de Carnide R. Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz; 931 462 210; www.jf-carnide.

pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural Maloca R. da Penha de França 67A; 919 902 402 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. Lagares de El-Rei 4; 218 454 458 • Centro de Documentação do Edifício Central do Município Campo Grande, 25, 1º F; 217 989 637; www.cm-lisboa.pt • Centro Europeu de Línguas www.cel.pt • Centro de Formação Artística Tv. de São Vicente, 11; 21 353 09 31; www.eira.pt • Centro de Inovação da Mouraria Tv. dos Lagares 1; 218 170 202; www.cm-lisboa. pt/centro-de-inovacao-da-mouraria-mouraria-creativehub • Centro Ismaili de Lisboa Av. Lusíada 10; 217 229 041 • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade.wordpress.com • Centro LGBT R. dos Fanqueiros 40; 218 873 918; http://ilga-portugal.pt • Centro Nacional de Cultura R. António Maria Cardoso, 68; 213 466 722; www.cnc.pt • Centro Português de Serigrafia R. dos Industriais 6; 213 933 260; www.cps.pt • Centro Português de Serigrafia no CCB Pç. do Império 7; 213 162 175; www.cps.pt • Centro de Recreio Popular do Bairro Cç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Chamote Fino Cç. da Quintinha, 17A; 969 578 860; chamotefino.wordpress.com • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Ramalho Ortigão 35A; 969 456 013; www.cine-reactor24i.com • Cainema Ideal R. do Loreto, 15/17; 210 998 295 • Cinema São Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 402; cinemasaojorge.pt • Cinema UCI El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar 31; 213 801 400; ucicinemas.pt • Cinemateca R. Barata Salgueiro 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Cinemateca Júnior Palácio Foz, Pç. dos Restauradores; 213 462 157; www.cinemateca. pt/cinemateca-junior.aspx • Cine Theatro Gymnásio R. da Misericórdia 14; 213 430 184 • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas R. Prof. Francisco Gentil 8 D/E; 927 550 559; cnap.pt • Coliseu dos Recreios R. das Portas de St. Antão, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com • Com Calma - Espaço Cultural R. República da Bolívia 5C; www.comcalma.org • Companhia Olga Roriz R. de Santa Apolónia, 12; 218 872 383; www. olgaroriz.com • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770; www.comunateatropesquisa.pt • Comunidade Hindu de Portugal Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www. comunidadehindu.org • Confiquatro – Desportos Naúticos R. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984; www.confiquatro. pt • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www.conventodoscardaes.pt • Convento das Flamengas R. 1º de Maio 20 • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www.scml.pt • Convento das Trinas do Mocambo R. das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico. pt • A Cooperativa R. da Emenda 72; 213 471 886 • Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • CPAS - Centro Português de Actividades Subaquáticas R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. Santo António à Estrela 33; 213 959 559; www.cristinaguerra.com • Cultura Santa Casa Dir. de Cultura da SCML, R. Luísa Todi 1; 213 240 869; www.scml.pt • Culturgest R. Arco do Cego 50, Piso 1; 217 905 155; www.culturgest.pt

105


> CONTACTOS D Dançarte R. Prof. Simões Raposo, 8 A; 217 147 244; www. dancarte.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber.pt • Dançattitude Tv. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www.dancattitude.com • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www.dancefactory. com.pt • Dance Spot R. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www. palcoplural.com • Darc/Desterro Calç. do Desterro, 7; dar.pt • Departamento de Proteção Civil R. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. da Escola Araújo , 3A; 965 127 123 • Divisão de Ação Cultural da CML R. do Machadinho, 20; 218 170 900• Duplex R. Angelina Vidal 31C; www.duplexair.com E Edifício Central do Município Campo Grande 25; 217 988 000 • EDSAE - Escola de Danças Sociais e Artes do Espetáculo R. Silva Carvalho 2; 213 943 530; www.edsae.com • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar 31; 213 711 700; www. elcorteingles.pt • Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • Ermida Nossa Srª da Conceição Tv. Marta Pinto 21; 213 637 700 • Escola de Artes e Ofícios do CCD-AT Av. João XXI 76; 217 610 075; www.ccdtat.lx.org • Escola de Artes em Movimento R. Carlos Mayer, 2 r/c; 962  214  909; www.geraleam.wixsite.com • Escola Artística António Arroio R. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio.edu.pt • Escola Básica de São Vicente R. Fernando Namora; 217 121 260 • Escola de BelasArtes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 218 063 436; escoladeartespedroserrenho.blogspot.pt • Escola de Dança Ana Köhler R. Luís Pastor de Macedo, 37A; 217 150 738; www. edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino Havana e Hawaii, Doca de Santo Amaro, Armazém 1; 917 860 556 • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira.com/ escoladedanca • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escrever Escrever R. do Alecrim 47 - 4ºA; 911 197 797; www. escreverescrever.com • Espaço 9 R. Coronel Luna de Oliveira, 9; espaco9.weebly.com • Espaço Amoreiras R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • Espaço Arte Europa América Av. Marquês de Tomar 21; 919 919 199 • Espaço Bento Martins Lg. das Pimenteiras 6; 966 407 944; www.jf-carnide. pt • Espaço Conchas R. Luís Pastor de Macedo 39A; 927 304 816 • Espaço Cultural Cinema Europa R. Francisco Metrass; 218 009 927 • Espaço Espelho d'Água Av. Brasília; 213 010 510; espacoespelhodeagua.com • Espaço Exibicionista R. D. Estefânia 157C; 969 069 483; www.espacoexibicionista.com • Espaço Nimas Av. 5 de Outubro 42B; 213 574 362 • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço Santa Catarina Lg. Dr. António de Sousa Macedo 7; 211 339 837; www.facebook.com/espacosantacatarina • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 931 462 215 • Estádio José de Alvalade R. Prof. Fernando da Fonseca; 217 516 000 • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estúdio ACCCA Edif. Interpress, R. Luz Soriano, 67, 1º; 967 031 110 • Estúdio Cab - Centro Coreográfico 106

de Lisboa R. Tenente Raul Cascais 1B; 912 104 236 • Estúdio Vanda Melo Pç. Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Estufa Fria Parque Eduardo VII; 218 170 996 • Eurostars Museum Hotel R. Cais de Santarém 52; 211 166 100; www.eurostarshotels. com.pt • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt F Fábrica Braço de Prata R. da Fábrica de Material de Guerra, 1; 925 864 579; www.bracodeprata.com • Fabrica Features R. Garrett 83; 213 420 596 • Fábrica Lince R. do Açúcar, Armazém 8; 915 286 975; cervejalince.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de BelasArtes; 213 252 100; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna 26C; 217 908 300; www.fcsh.unl.pt • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 920 000; www. letras.ulisboa.pt • Fell to Be feeltobe.pt • Fidelidade Chiado 8 - Arte Contemporânea Lg. do Chiado 8; 213 401 676; chiado8. fidelidade.pt • Forum Dança Tv. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • Fórum Lisboa Av. de Roma, 14L; 218 170 400 • FullOut Dance Academy R. Almirante Barroso 52A; 213 155 431; fulloutda.weebly.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 841 490; http://fasvs. pt • Fundação Calouste Gulbenkian Av. de Berna, 45A; 217 823 000; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes 1; 217 930 350 • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www. josesaramago.org • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação LIGA R. do Sítio ao Casalinho da Ajuda; 213 616 910; www. fundacaoliga.pt • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações R. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt • Fundação Ricardo Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol 2; 218 881 991; www.fress.pt • Futurix Av. da Liberdade 2 (porta do Hard Rock Café); 968 085 291 G Gabinete R. Ruben A. Leitão 2B; 213 461 001; www. gabineteeditions.com • Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo. cm-lisboa.pt • Galeria 36 R. S. Filipe Néri 36; 918 972 966 • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; www.111.pt • Galeria APGN2 Av. de Ceuta, lt. 7, lj. 1 • Galeria Art Lounge R. António Enes 9C; 213 146 500; artlounge.com.pt • Galeria Arte Graça R. da Graça, 27-29; 218 863 191; artegraca.pt • Galeria de Arte Luís Geraldes R. de S. Bento 309B; 210 993 678 • Galeria Arte Periférica Centro Cultural de Belém, Pç. do Império 3; 213 617 100; www.arteperiferica.pt • Galeria Avenida da Índia Av. da Índia, 170; 215 830 010 • Galeria das Belas-Artes Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 114 • Galeria Belo-Galsterer R. Castilho, 71, r/c esq; 213 815 914; www. belogalsterer.com • Galeria Beltrão Coelho R. Sarmento Beires 3A; 213 122 807 • Galeria Bessa Pereira R. de S. Bento 426; 935 167 270; www.galeriabessapereira.com • Galeria Bruno Múrias R. Capitão Leitão 16; 218 680 840; www.brunomurias. com • Galeria Cisterna R. António Maria Cardoso 27; 912 716


> CONTACTOS 777; www.cisterna.pt • Galeria Diferença R. S. Filipe Nery, 42, c/v; 213 832 193; diferencagaleria.blogspot.pt • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção 80; 218 624 122; www. gfilomenasoares.com • Galeria Francisco Fino R. Capitão Leitão 76; 215 842 211; www.franciscofino.com • Galeria Foco R. da Alegria 34; 213 425 383; www.focolisboa.com • Galeria Fundação Amélia de Mello Av. 24 de Julho 24 • Galeria Jorge Welsh Works of Art R. da Misericórdia 43; 213 953 375; www.jorgewelsh.com • Galeria da Junta de Freguesia de Stª Maria Maior R. dos Fanqueiros 170; 210 416 300; www.jfsantamariamaior.pt • Galeria Madragoa R. do Machadinho 45; 213 901 699; www.galeriamadragoa.pt • Galeria Millennium R. Augusta, 96; facebook.com/fundacaomillennium • Galeria Monumental Campo dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 8 48 • Galeria Municipal Pavilhão Branco Cp. Grande, 245; 215 891 259; www.egeac.pt • Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010 • Galeria do Museu da Carris R. 1º de Maio, 101-103; 213 613 087; museu.carris.pt • Galeria Pedro Alfacinha R. de S. Mamede 25C; 211 359 220; pedroalfacinha.pt • Galeria Pedro Cera R. do patrocínio 67E; 218 162 032; www.pedrocera.com • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira 20A; 213 476 280; www.quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010; www.facebook.com/galeriasmunicipaislisboa • Galeria Ratton R. Academia das Ciências 2C; 213 460 948; www.galeriaratton.blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www.galeriareverso.com • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia 12 a 16; 213 460 881; www.salgadeiras.com • Galeria de S. Bento R. de S. Bento 25-35; 914 864 623 • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria 36 R. S. Filipe Néri 36; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481; www.mtportalegre.pt • Galeria Underdogs R. Fernando Palha, Armazém 56; 218 680 462; www.underdogs.net • Galeria Valbom Av. Conde Valbom 89A; 217 801 110; www.galeriavalbom.pt • Galeria Vera Cortês R. João Saraiva 16, 1º; 213 950 177; www.veracortes.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • GCK - Gabinete de Curiosidades Karnart Av. da Índia 168; 914 150 935; www.karnart.org • Giefarte R. da Arrábida 54; 213 857 731 • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lt. C1, Piso 0; 913 276 159; www.adccbf.com • Ginásio Clube Português Pç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Goethe-Institut Cp. Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58A; 217 800 156; www.amigosdelisboa.com • Grupo Excursionista Vai Tu R. da Bica de Duarte Belo 1; 213 460 848 • Gymboree Azinhaga da Torre do Fato, 19B, lj. 1; 910 277 128; www.gymboree.pt H

Hangar - Centro de Investigação Artística R. Damasceno

Monteiro 12 R/C; 218 871 481; hangar.com.pt • Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hipódromo do Campo Grande Cp. Grande; 217 817 410 • HIPPOtrip Doca de St. Amaro; 211 922 030; www.hippotrip. com/pt • Hospital de São José R. José António Serrano; www. chlc.min-saude.pt • Hot Clube de Portugal Pç. da Alegria 48; 213 460 305; hcp.pt • Hotel Vila Galé Ópera Tv. do Conde da Ponte; 213 605 400; www.vilagale.com I IGAS - Inspeção Geral das Atividades em Saúde Av. 24 de Julho 2; 213 408 100; www.igas.min-saude.pt • Igreja da Graça Lg. da Graça; 218 873 943 • Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Beato - Convento do Grilo R. do Grilo 116; 218 681 735 • Igreja Paroquial de S. Mamede Lg. de S. Mamede 1; 213 838 221; www.paroquiadesaomamede.pt • Igreja de St. António de Lisboa Lg. de St. António da Sé • Igreja de St. Eugénio Al. da Encarnação; 218 510 014 • Igreja de S. Jorge de Arroios R. Alves Torgo 1; 218 461 789 • Igreja de S. Roque Lg. Trindade Coelho; 213 460 361 • Igreja de S. Vicente de Fora Lg. de S. Vicente; 218 885 652 • Ilnova - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26; 217 908 382; ilnova.fcsh.unl.pt • Imagerie - Casa das Imagens R. 2 da Matinha, lt. A, 5ºD; 916 199 408; www.imagerieonline. com • INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda R. da Escola Politécnica, 135; 213 945  700; www.incm.pt • Incubadora das Artes Av. Colégio Militar, ao lado 40; 216 050 846; www. boutiquedacultura.pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www.inimpetus.org • Instituto Cervantes R. de St. Marta 43F; 213 105 020 • Instituto de Ciências Sociais da Univ. de Lisboa Av. Aníbal Bettencourt 9; 217 804 700 • Instituto Cultural Romeno R. Barão 10/08; 213 537 060; www. icr.ro/lisboa • Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral R. da Bica do Sapato 48A; 214 032 483; www.ifict. pt • Instituto Italiano de Cultura de Lisboa R. do Salitre 146; 213 884 172; iiclisbona.esteri.it/iic_lisbona/it • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira 31; 213 147 305; www. ipf.pt • ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida R. Jardim do Tabaco 34; 218 811 700; www. ispa.pt J Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos; 213 609 660; www.iict.pt • Jardim Zoológico Pç. Marechal Humberto Delgado; 217 232 920; www.zoo.pt • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www. jazzy.pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt L Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365; www.labirintolisboa.com • Lapo R. Marechal Saldanha 28; 216 007 384; lapo.pt • Largo Residências Lg. do Intendente 9, 3º esq.; 218 885 420; largoresidencias.com • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Leap – Espaço Amoreiras R. D. João V, nº 24, piso -1, 1.03; 210 415 920 • Lisboa Antiga R. Visconde de Santarém 75B; 936 077 966; www.lisboaantiga.pt • Lisboa Autêntica 913 221

107


> CONTACTOS 790; lisboaautentica.com • Lisboa Ginásio Clube R. dos Anjos, 63; 213 154 002; www.lgc.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www.lisboastorycentre.pt • Lisboa ao Vivo Av. Infante D. Henrique; 215 847 000; lisboaaovivo. com • Lisbon Gallery R. D. Estefânia 123A; 931 805 711; www. lisbongallery.net • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www. lisbonmovietour • Lisbon Sail 929 333 765; www.lisbonsail. com • Lisbon Walker R. do Jardim do Tabaco, 126; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Little Lisbon 912 800 647; www. lisbonforkids.com • Livraria Ferin R. Nova do Almada 72; 213 424 422; ferin.pt • Livraria Ler Devagar LxFactory, R. Rodrigues Faria 103; 213 259 992; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Sá da Costa R. Garrett 100; 211 357 623 • Livraria Solidária de Carnide R. General Henriques de Carvalho 3; 934 855 424 • Lu.Ca - Teatro Luís de Camões Cç. da Ajuda 76-80; 215 939 100; www.lucateatroluisdecamoes.pt • Lugar Específico R. Actor Vale 16B; 917 584 425 • Lumiar Cité R. Tomás del Negro 8A; 217 551 570; www.maumaus.org • Luz do Deserto - Escola de Fotografia R. Bartolomeu Dias 63B; 213 017 124; www.luzdodeserto.pt • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira; 961 722 039; www.escolalxdance.com • LxFactory R. Rodrigues de Faria 103; 213 143 399; www. lxfactory.com M MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Av. de Brasília, Central Tejo; 210 028 190; www.maat.pt • MAC_ Movimento Arte Contemporânea R. do Sol ao Rato 9C; 213 850 789; www.movimentoartecontemporanea.com • MART Pav. das Oficinas da Escola Manuel da Maia, R. Freitas Gazul 6; 211 315 021; artemart.pt • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mercado do Forno do Tijolo R. Maria da Fonte • Mercado de Stª Clara Cp. Stª Clara • Monitor Lisbon R. D. João V, 17A; 218 215 158; www.monitoronline.org/ lisbon • Mosteiro dos Jerónimos Pç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Mosteiro de São Vicente Lg. de S. Vicente; 218 885 652 • MOVEA R. do Saco 1 • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo Torreão Poente, Pç. do Comércio 1, 2º andar (escritórios temporários); 218 171 892; www.mude.pt • Mundo Património LAB R. de Cp. de Ourique 169-171; 217 974 587; www.mundopatrimonio.com • Museu da Água da EPAL – Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215 – Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos R. do Alviela 12; 218 100 263 – Galeria do Loreto Pç. do Príncipe Real; 218 100 215 – Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras Pç. das Amoreiras 10; 218 100 262 – Reservatório da Patriarcal Pç. do Príncipe Real; 218 100 215; www.epal.pt • Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629; www.museuarqueologicodocarmo. pt • Museu de Arte Popular Av. Brasília; 213 011 675; www. map.imc-ip.pt • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol,

108

2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/ museu • Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 215 818 540; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt • Museu da Carris R. 1º de Maio 101; 213 613 087; museu.carris.pt • Museu Coleção Berardo Pç. do Império; 213 612 878; www.museuberardo. pt • Museu das Crianças Est. de Benfica, 158-160; 213 976 007; www.museudascriancas.eu • Museu do Dinheiro Lg. de S. Julião; 213 213 240; www.museudodinheiro.pt • Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado. pt • Museu da Farmácia R. Marechal Saldanha, 1; 213 400 600; www.museudafarmacia.pt • Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Cp. Grande 245; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 820 530; www.museudelisboa.pt • Museu de Marinha Pç. do Império; 210 977 388; ccm.marinha. pt/pt/museu • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 300 • Museu Nacional de Arqueologia Pç. do Império; 213 620 000; www.museuarqueologia.pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.museudearteantiga.pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado R. Serpa Pinto, 4 | R. Capelo, 13; 213 432 148; www.museuartecontemporanea. pt • Museu Nacional do Azulejo R. Madre de Deus 4; 218 100 340; www.museudoazulejo.gov.pt • Museu Nacional dos Coches Av. da Índia 136; 210 732 319; www.museudoscoches.gov. pt • Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; mnetnologia.wordpress.com • Museu Nacional de História Natural e da Ciência R. da Escola Politécnica 56/58; 213 921 800; www.museus.ulisboa.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca. pt • Museu Nacional do Traje Lg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu do Oriente Av. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www.museudooriente.pt • Museu da Presidência da República Palácio de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia.pt • Museu de São Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 444; www. museudesaoroque.com • Museu Sporting R. Prof. Fernando da Fonseca, Ap. 4120; 217 516 000; www.sporting.pt • Música Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musicbox R. Nova do Carvalho 24; 213 473 188; musicboxlisboa.com N NAF - Núcleo de Arte Fotográfica Av. Rovisco Pais 1; 218 417 000; www.nucleodeartefotografica.pt • Nave Tv. do Noronha 11B; 211 374 840 • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Note Tv. da Cara 32; www.note. org.pt • Nova Academia Lisboa R. Amélia Rey Colaço 3J; 217 601 408; www.novaacademia.pt • Nosso Tejo R. da Cintura do Porto de Lisboa - terminal Fluvial do Cais do Sodré; 910 501 012 O Oceanário de Lisboa Esplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • O’Culto da Ajuda Tv. das Zebras 25/27 (à


> CONTACTOS Cç. da Ajuda); 213 620 382 • Ocupart | Espaço Camões Pç. Luís de Camões 22 - 4º; 927 569 362 • Orquestra Metropolitana de Lisboa Tv. da Galé 36; 213 617 320; www.metropolitana. pt • Orienta-te Asian Studies orientate.pt/pt • Ourique’s Villa R. Pereira e Sousa 57 r/c; 960 091 184 P Paços do Concelho Pç. do Município; 213 236 200; www.cm-lisboa.pt • Padaria do Povo R. Luís Derouet 20A; 213 620 464; apadariadopovo.weebly.com • Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www. padraodosdescobrimentos.pt • Palácio Baldaya Estr. de Benfica 701A, 21; 212 696 799; www.jf-benfica.pt/palaciobaldaya • Palácio do Contador Mor R. Cidade de Lobito; 218 507 100 • Palácio Foz Pç. dos Restauradores; 213 221 200; www.gmcs.pt/palaciofoz • Palácio da Independência Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio do Marquês do Alegrete Cp. Amoreiras 93 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www.palacioajuda.pt • Palácio Nacional de Belém Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.presidencia. pt • Palácio de S. Bento R. Imprensa à Estrela 6; 213 923 500 • Palmayachts Av. Brasília; 917 315 815; palmayachts. com/pt • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Parque Florestal de Monsanto - Centro de Interpretação de Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; www.cm-lisboa.pt • Passevite R. Maria da Fonte 54A; 918 753 471; www.passevite.net • Pavilhão 31 | Hospital Júlio de Matos Av. do Brasil 53; 217 917 000 • Pavilhão Carlos Lopes Av. Sidónio Pais 16; 210 312 700 • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Lg. José Mariano, Pq. das Nações; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pavilhão de Portugal Al. dos Oceanos • Pavilhão Preto do Museu de Lisboa Cp. Grande 245; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Pentáculo Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36A e 44A; 217 578 110; www.pentaculo.pt • A Pequena Galeria Av. 24 de Julho 4C; 218 264 081; apequenagaleria.tumblr.com • Photobook Club Lisboa R. Rodrigues Faria 103; LxFactory Edif. I - 4º; 919 370 353 • A Piscina dos Bebés Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 913 171 158; www.apiscinadocas. com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 210 977 350; ccm.marinha.pt/pt/ planetario • Pole Heart Pole Dance, Movement & Fitness Studio R. S. Tomás de Aquino 18D; 969 090 881; www.polehearstudio. com • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Popular Alvalade R. António Patrício 11B; 217 960 216 • Porta 14 Cç. do Correio Velho 10-14 • Português Et Cetera R. do Carmo 51, 2ºC; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Praça de Toiros do Campo Pequeno Centro de Lazer Campo Pequeno, Torreão Sul; 217 998 450; www.campopequeno. com • Primo Canto – Associação Cultural R. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de S. Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www. prodanca.pt • Pura Cal R. Rodrigues Faria 103, LxFactory; 966 781 511; www.puracal.pt • Pypas Cruises Doca de Belém; 919

623 174; www.pypascruises.com Q Quartel do Carmo R. da Misericórdia 43 • Quinta das Conchas Al. das Linhas de Torres; 217 594 516 • Quinta Pedagógica dos Olivais R. Cidade de Lobito; 218 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt R RCA - Club R. João Saraiva 18; 211 972 610; www.rcaclub. com • Relicário de Sons R. Jau 42B; www.relicariodesons.com • Restart - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias R. Qta do Almargem 10; 213 609 450; restart.pt • Rua das Gaivotas 6 R. das Gaivotas 6; 210 962 355; ruadasgaivotas6. pt • Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo 96; 213 460 473; www.museuarqueologicodocarmo.pt S Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www. teatrosaoluiz.pt • Sé Catedral Lg. da Sé; 218 866 752 • Sedimento Ceramics Studio Tv. de Santo Ildefonso 31; 927 144 531; www.sedimento.pt • S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • A Sociedade R. Luís Fernandes 32A; 218 298 901; asociedade.pt • Sociedade Histórica da Independência de Portugal Palácio da Independência, Lg. de S. Domingos 11; 213 241 470 • Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul R. Nova da Piedade 66; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Nacional de Belas-Artes R. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé 31; 213 594 400; www.spautores.pt • Sou – Movimento e Arte R. Maria 10B; 926 235 379; www.sou.pt • SPGL - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa R. Fialho de Almeida 3; 213 819 100; www.spgl.pt • Sport Lisboa e Benfica - Jardim do Regedor R. do Jardim do Regedor 9; 217 219 590; museubenfica.slbenfica.pt • Stage 81 R. Portas de St. Antão, 110; 912 629 568; www.stage81.com • Storic R. 1º de Maio, 103; 935 882 064; www.storic.pt • Studio 8A R. Luciano Freire 8A; 217 960 007; www.cursosdefotografia.pt T 30 da Mouraria - Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, 30, 4º; 30damouraria.weebly.com • 3+1 Arte Contemporânea Lg. Hintze Ribeiro 2E-F; 210 170 765; www.3m1arte.com • Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www. workin.com.pt • Tcharan Eventos Tv. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • Teatro Aberto R. Armando Cortez; 213 880 086 • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha 7; www.teatroarmandocortez.pt • Teatro do Bairro R. Luz Soriano 63; 213 473 358; www.teatrodobairro.org • Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raúl Cascais 1A; 213 961 515; www. teatro-cornucopia.pt • Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes 13A; 214 788 120; www.teatrobocage.wixsite.com/ bocage • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro Carnide Azinhaga das Freiras; 967 341 862 • Teatro Cinearte Lg. de Santos, 2; 213 965 360; www. abarraca.com • Teatro Ibérico R. de Xabregas 54; 218 682 531; www.teatroiberico.org • Teatro da Luz (Dom Luiz Filipe)

109


> CONTACTOS Lg. da Luz; 211 536 034; http://teatrodluisfilipe.wix.com/ tdlf • Teatro Maria Vitória Parque Mayer; 213 475 454; www. teatromariavitoria.com • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64, Beco da Mitra; 918 046 631; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria II Pç. D. Pedro IV; 213 250 800; www. teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São Carlos R. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatropoliteama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro Taborda R. da Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.teatrodagaragem.com • Teatro Thalia Estr. das Laranjeiras 205; 217 811 690 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade nº 182 A; 213 151 050 • Teatro da Trindade Lg. da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo 30 A; 213 538 586 • Templo Radha Krishna Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524 • The Little Gym R. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym.pt • Time Out Mercado da Ribeira Av. 24 de Julho, 49; 213 951 274 • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers.pt • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt U UCCLA - União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa Av. da Índia 110; 218 172 950; www.uccla.pt • Universidade de Lisboa Av. Prof. Gama Pinto; 213 611 700; www.ulisboa.pt V Verso Branco R. da Boavista 132-134; 211 342 634; www. versobranco.pt • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Vozes em Conserto – Academia de Canto e Performance R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com W Work in Studio R. de O Século, 44; 932 940 988; www. workin.com.pt Y Yoga Lab LisboaR. Mouzinho da Silveira 27, 3ºB; 937 390 395; www.yogalab.pt Z Zen Kids R. Alexandre Herculano, 19; 960 271 750; www.zenkids.org

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS ARQUIVO Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt 3-6, piso 0; 213 807 100; seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arco do Cego R. Nunes Claro, 8A; 218 411 170; seg a sex: 9h30-17h, encerra fer Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h, encerra dom, fer; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal. cm-lisboa.pt Videoteca Largo do Calvário, 2; 218 170 433; sala de leitura: 110

seg a sex: 10h-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt BIBLIOTECAS Consultar horários em blx.cm-lisboa.pt Belém R. da Junqueira, 295/7; 218 172 580 Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa Rua Francisco Metrass, 28D; 218 009 927 Biblioteca-Museu República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto de Sousa 10A, zona B do Rego; 217 802 760 Camões Largo do Calhariz, 17, 1º esq; 218 172 360 Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049 David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim 7D, Bairro Casal dos Machados; 210 388 010 Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; marcação prévia Hemeroteca R. Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430 Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280 Marvila R. António Gedeão; 218 173 000 Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz; 218 054 526 Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100 Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, 146; 218 172 660 Palácio Galveias Campo Pequeno; 218 173 090 Penha de França R. Francisco Pedro Curado 6A; 218 172 410 Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 911 528 536 São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672 Loja BLX Biblioteca Palácio Galveias, Campo Pequeno; 218 173 102; loja.blx@cm-lisboa.pt ITINERANTES / MÓVEIS 218 170 541/2 / 910 238 089 CASA FERNANDO PESSOA R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.pt - encerrada temporariamente CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA Av. da Índia, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cmlisboa.pt CINEMA SÃO JORGE Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES Est. de Benfica, 368; 217 701 100; seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt


> CONTACTOS GALERIAS Ter a sex: 14h30-19h, sáb, dom: 10h-13h/14h-18h Encerra 1 jan, 1 mai, 25 dez http://galeriasmunicipais.pt Galeria Avenida da Índia Avenida da Índia, 170; 215 830 010 Galeria Boavista Rua da Boavista, 47-50; 213 476 335 Galeria Municipal Pavilhão Branco Campo Grande, 245; 215 891 259 Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010 Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010 INCUBADORA DE ARTES DE CARNIDE Av. do Colégio Militar, Qt. da Luz; 216 050 846; seg a sex: 9h30-13h/14h30-19h; www.boutiquedacultura.pt MONUMENTOS Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; todos os dias: 10h-19h; www.padraodosdescobrimentos.pt MUSEUS Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.ateliermuseujuliopomar.pt Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. de Augusto Rosa, 42; 215 818 535; ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 215 818 540; ter a dom e fer: 10h-18h, encerra seg; museubordalopinheiro. cm-lisboa.pt MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo 218 171 892; www.mude.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.pt

AGENDA CULTURAL LISBOA DEZ 2019 / N.º 339

VEREADORA DO PELOURO DA CULTURA

FOTOGRAFIA

Catarina Vaz Pinto

Humberto Mouco José Vicente

DIRETOR

REDAÇÃO

Manuel Veiga EDITORA EXECUTIVA

Paula Teixeira EDITOR

Luís Almeida d’Eça DIREÇÃO DE ARTE

Jorge Silva / Silva!Designers

DESIGN

Inês do Carmo COPY DESK

Sara Simões

COORDENAÇÃO

Joana Amaral

Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 217 513 200; seg a sáb: 10h-18h, encerra dom, fer; www. museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Campo Grande, 245; 217 513 200; ter a dom: 10h-18h, www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Santo António Lg. de Santo António da Sé, 22; 218 860 447; ter a dom: 10h-18h, www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 818 530; ter a dom: 10h-18h; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Torreão Poente Pç. do Comércio, 1; www. museudelisboa.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www. museudamarioneta.pt POLO CULTURAL GAIVOTAS / BOAVISTA Rua das Gaivotas, 8; todos os dias: 8h-20h; 218 172 600; pologaivotasboavista@cm-lisboa.pt Loja Lisboa Cultura R. da Boavista 184; seg, qua e sex (exceto fer): 14h-19h; 218 173 600; loja.lisboa.cultura@cm-lisboa.pt TEATROS LU.CA - Teatro Luís de Camões Calçada da Ajuda 76-80 São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raúl Cascais 1A; 213 961 515; teatrodobairroalto.pt

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Ricardo Gross Tomás Collares Pereira

IMPRESSÃO

Multiponto, SA

RECOLHA DE INFORMAÇÃO

TIRAGEM

Rua da Boavista, 9 1200-066 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt

DEPÓSITO LEGAL

www.agendalx.pt

DISTRIBUIÇÃO

JMTOSCANO, Lda

40 000 exemplares 40722/90

PERIODICIDADE

Mensal

Isenta de registo na ERC RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE INSTITUCIONAL, ao abrigo da lei CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS de imprensa 2/99 Marco Mateus

PUBLICIDADE

Just Media Ana Proença (964 044 122) Sónia Maia (961 219 531)

EDIÇÃO

Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC

NA CAPA

Marta Correia Lopes fotografia de José Vicente tipografia de Elisabete Gomes

111


Q PEDRO BORGES CINEMA IDEAL E MIDAS QUESTIONÁRIO

RICARDO GROSS FOTOGRAFIA

HUMBERTO MOUCO

112

A localização do seu cinema é a ideal? ——— É a única. Mas hoje em dia em Lisboa estamos todos mal localizados, não é...? O que é que o restaurante Gambrinus tem para a gente do cinema que o diferencia dos outros? ——— Não conheço, nem me dou com “a gente do cinema”. Gambrinus lembra-me Fernando Lopes e é uma muito boa e saudosa memória. Prefere uma ida aos fados ou uma noite na ópera? ——— Depende da companhia, é claro, e se for para ir ouvir a Aldina... Mas eu sempre fui mais do Jamaica. Deram-lhe carta-branca no CCB para programar o Belém Cinema? ——— Deram-me foi inveja de ter um écran de 20 metros e 800 lugares, para programar todos os dias do ano... Qual, na sua opinião, é o filme mais lisboeta de sempre? ——— É o filme-catástrofe em que são arrasados todos os cinemas da cidade... Já foram. Menos um. Quem foi o português de maior cultura que conheceu? De cinema, conheci dois portugueses maiores e que foram um privilégio extraordinário: Fernando Lopes e Manoel de Oliveira. Trabalhou em jornais e faculta a leitura dos mesmos aos frequentadores do Cinema Ideal. É um gesto de resistência? ——— É uma questão de civilização. Alguma vez mudou de opinião em relação a um filme de que tivesse gostado muito ou nada? Qual? ——— O Lugar do Morto. Não percebi logo a quem se referia o título (o realizador).


TEATRO NACIONAL D. MARIA II

O PRESENTE DE NATAL

PARA O AVÔ

TU R E N E

A

O

IR

V

2 BILHETES 18€

4 BILHETES 34€

6 BILHETES 48€

ESTE NATAL, OFEREÇA TEATRO. ENCONTRE O PRESENTE IDEAL EM WWW.TNDM.PT PARC E I RO PR I N C I PAL


Profile for Câmara Municipal de Lisboa

Agenda Cultural de Lisboa | dezembro 2019  

No mês de dezembro, com a ajuda de quatro convidados, a Agenda Cultural foi à procura das memórias do cinema português na cidade de Lisboa....

Agenda Cultural de Lisboa | dezembro 2019  

No mês de dezembro, com a ajuda de quatro convidados, a Agenda Cultural foi à procura das memórias do cinema português na cidade de Lisboa....

Advertisement