Page 1

AGENDA CULTURAL LISBOA JUL /AGO 2019


MUESTRA VISTAS HERMANA 2 CALMAS

LUSCO 8 FUSCO 34 FESTIVAIS DE VERÃO 58 FESTIVAL 70 DE ALMADA AGENDA 42

SARAH 14 AFFONSO

TERRITÓRIO II ITINERÁRIO LISBOA 84 D' OS MAIAS

Q

ANNE 1 2 VICTORINO D' ALMEIDA

ARTES 18 CIÊNCIAS 30 CINEMA 36 DANÇA 50 LITERATURA 54 MÚSICA 66 TEATRO 74 VISITAS GUIADAS 78 CRIANÇAS 90


MUESTRA TEVE INÍCIO EM JUNHO E PROLONGA-SE ATÉ AO FINAL DESTE ANO. A SEXTA EDIÇÃO DA MOSTRA ESPANHA VOLTA A APRESENTAR EXPOSIÇÕES, ESPETÁCULOS MUSICAIS E DE ARTES DE PALCO, UMA SELEÇÃO DO NOVÍSSIMO CINEMA ESPANHOL, CONFERÊNCIAS, ENCONTROS, CURSOS E ATELIÊS, QUE RESULTAM DO ACOLHIMENTO E ATÉ MESMO DE PROGRAMAÇÃO PRÓPRIA DAS INSTITUIÇÕES E EQUIPAMENTOS CULTURAIS DE NORTE A SUL DO PAÍS. OUVIMOS O TESTEMUNHO DE CINCO PROTAGONISTAS DESTE INTERCÂMBIO, COM O ENFOQUE EM EVENTOS QUE TÊM LUGAR NA CAPITAL, PEDINDO-LHES QUE PERSPETIVASSEM O SEU PAPEL DE PROGRAMADORES EM TERRAS DE ESPANHA.

HERMANA TEXTO Ricardo Gross FOTOGRAFIAS Francisco Levita

2

FRANCISCO CARVAJAL DIRETOR ARTÍSTICO DO FESTI VAL FL AMENCO

Da edição deste ano do Festival Flamenco Lisboa, salienta o pianista Dorantes, nascido no berço da tradição do flamenco da Andaluzia; a Camerata Flamenco Project, que faz a ponte entre o flamenco e a música clássica; e o bailarino Eduardo Guerrero, que funde o flamenco com a dança clássica, a contemporânea e a dança de rua. Quando o foco muda para os portugueses que gostaria de dar a conhecer aos seus conterrâneos, confessa a admiração que sente pela obra de José Afonso, destacando o trabalho de Ricardo Ribeiro sobre este cancioneiro. Quanto ao futuro da guitarra portuguesa, fala do encontro inevitável que se irá dar entre o fado e o flamenco, músicas autênticas que se ligam à identidade dos países de origem. Ricardo Reis, de Coimbra, e o lisboeta Gaspar Varela, ambos de alguma forma discípulos de Carlos Paredes são os novos valores que destaca.

3


NUNO GONÇALVES

SOFIA MARÇAL

ORG ANIZ AÇÃO DO CINE FIESTA

MUSEÓLOG A NO MUSEU NACIONAL DE HISTÓRI A NATUR AL E DA CIÊNCI A

A organização do Cine Fiesta é uma colaboração entre o Instituto do Cinema e Audiovisual de Espanha, a Embaixada de Espanha e a distribuidora portuguesa Cinemundo, de que Nuno Gonçalves é um dos sócios. A mostra inclui dez filmes representativos da diversidade cultural espanhola: drama, comédia, ação, animação infantil. Obras do último ano de produção, que compreende em média cerca de 200 títulos. Uma mostra que fosse simétrica desta, e em território espanhol, teria de se reger pelos mesmos critérios, e assim levar o cinema português mais recente. Segundo Nuno Gonçalves, a opção incluiria tanto o cinema de autor como propostas dirigidas a um público mais alargado. A importância das curtas-metragens na produção nacional não seria esquecida. E haveria ainda documentários.

Após o fecho da Sala do Veado, a arte expandiu-se por todo o MUHNAC, mas sempre com a premissa de os artistas terem uma ligação à ciência. É o caso de Pedro Morales Elipe cuja exposição Estancias de la pintura ocupará uma área junto de um corredor dos Naturalistas. A sua pintura liga-se a uma parte de investigação que abarca os campos da botânica e onde constam cenas da natureza. A Mostra Espanha propôs o artista e o artista propôs esta exposição. Sofia Marçal conhece o Museu de História Natural de Madrid e ocorrelhe de imediato o nome de Miguel Branco, que em 2017 apresentou no Musée de la Chasse et de la Nature em Paris, Black Deer - Résonances, Enlèvements, interférences, onde pôs o seu trabalho a interagir com peças do museu. Mas num momento posterior pensa numa exposição com alguns jovens artistas com quem está em contacto permanente.

4

5


NUNO CÔRTE-REAL DIRETOR ARTÍSTICO DA TEMPOR ADA DARCOS

A Temporada Darcos 2019 parte de Torres Vedras para o mundo e, nesta edição, convida três orquestras estrangeiras, duas delas espanholas: a Orquestra Sinfónica de Castilla e Léon e a Orquestra Sinfónica del Principado de Asturias. Estas apresentações integram o programa da Mostra Espanha, na primeira vez em que a Temporada Darcos se associa à iniciativa. Nuno Côrte-Real, caso tivesse a responsabilidade de programar uma "Mostra Portugal" no país vizinho, partiria da divisão entre música clássica, música popular (no que abrange o fado) e jazz, fazendo questão de incluir as três. Quanto a nomes prefere deixar para o momento em que o trabalho fosse uma realidade, mas garante que não teria dificuldade em escolher entre os muitos projetos de qualidade que encontramos na música portuguesa atual. 6

ANTÓNIO CARVALHO DIRETOR DO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGI A

O MNA expõe até 29 de setembro a obra convidada, Pátera de Titulcia. Pela primeira vez visto fora de Espanha, este prato da proto-história da Península Ibérica, em prata banhado a ouro, representa um animal fantástico de carácter mitológico. Já a exposição Lucius Cornelius Bocchus. Um lusitano universal (até 31 dezembro) enquadra-se no projeto Lisboa Romana e na recuperação do conceito “agro olisiponense”, dos campos que envolviam a capital atlântica do império romano. Mostrar a Lisboa encruzilhada de civilizações é o projeto que António Carvalho gostaria de levar até ao público do país vizinho. Para falar da atlantização do império romano. Da necessidade de conquista e de abastecimento da Britânia e da Germânia inferior (Holanda, Bélgica, etc), dando relevo à grande cidade portuária Felicitas Julia Olisipo, a atual Lisboa. 7


8 9

Eh pá, ca ganda spot, dizia um adolescente aos amigos enquanto entrava, presumivelmente pela primeira vez, neste miradouro. Tem toda a razão, é mesmo isso, em qualquer linguagem. Fica por detrás da Escola Dona Luísa de Gusmão e tem vistas comparáveis à Senhora do Monte, sem a confusão de tuk tuks e afins. Data dos anos 50 do século passado e tem um quiosque de apoio.

RUA HELIODORO SALGADO, PENHA DE FRANÇA ABRIL A SETEMBRO, DAS 7H ÀS 23H

MIRADOURO DO MONTE AGUDO

TEXTO Tomás Collares Pereira FOTOGRAFIAS Humberto Mouco / Francisco Levita

Diz-se que Lisboa tem sete colinas. Será matéria para debate, a forma de as contabilizar. Certo é que a orografia de Lisboa, com os seus montes e vales pronunciados, não facilitam as deslocações mas, em compensação, dá-nos vistas panorâmicas que confortam a alma. Os mais conhecidos miradouros são hoje, compreensivelmente, pontos de paragem obrigatórios para os exércitos de turistas que nos visitam, conferindo-lhes uma agitação pouco condizente com a calma que os horizontes largos inspiram. Fique aqui com cinco sugestões de pontos de observação fora dos circuitos mais conhecidos, onde ainda se pode dedicar à leitura e à contemplação.

VISTAS CALMAS


10 11

Faz parte do conjunto dominado pela belíssima Capela de Santo Amaro, um monumento nacional de inspiração maneirista, com uma arquitetura singular e azulejos magníficos. Situada num morro sobranceiro a Alcântara e ao Tejo, não é tanto pela altura que a vista impressiona, mas antes pelo enquadramento e pela agradabilidade do entorno.

CALÇADA DE SANTO AMARO, ALCÂNTARA ACESSO PERMANENTE

MIRADOURO DE SANTO AMARO

Quem lá foi ver espetáculos não esquece a vista que o lugar oferece. É ainda relativamente desconhecido pelos lisboetas embora seja frequentado para passeios e piqueniques. Amplo e de boas vistas, o espaço tem ainda por perto alguns recantos mais intimistas que merecem ser explorados.

PARQUE DE MONSANTO ACESSO PERMANENTE

ANFITEATRO KEIL DO AMARAL


12 13

São cinco hectares de parque com relvados amplos, lago e cascata, dominados por dois imponentes moinhos. Este ponto alto do Restelo, oferece magníficas vistas para o Tejo e não só. O conjunto, murado, tem ainda restaurante, parque de merendas e infantil, ringue de patinagem e sanitários. Excelente para uma visita de família.

RUA TRISTÃO VAZ, BELÉM ABRIL A SETEMBRO, DAS 9H ÀS 20H

PARQUE DOS MOINHOS DE SANTANA

O adro da Igreja da Nossa Senhora da Porciúncula, sede do Convento dos Barbadinhos, oferece uma vista singular desta zona mais oriental da cidade. Com uma altura mediana, o morro onde assenta permite ver para além das estruturas ferroviárias para a largueza do Tejo. É um local tranquilo que vale a pena conhecer. Uma memória da Lisboa da época de D. João V.

CALÇADA DOS BARBADINHOS, SÃO VICENTE ACESSO PERMANENTE

MIRADOURO DE NOSSA SENHORA DA PORCIÚNCULA


SARAH AFFONSO E A ARTE POPULAR DO MINHO

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 12 DE JULHO A 7 DE OUTUBRO AVENIDA DE BERNA 45A 217 823 000 WWW.GULBENKIAN.PT

O Museu Gulbenkian assinala o 120º aniversário do nascimento de Sarah Affonso com uma exposição que explora a relação entre a sua obra e a arte popular do Minho. Pintora portuguesa, Sarah Affonso é frequentemente lembrada como a mulher de Almada Negreiros quando, na verdade, ela própria foi uma artista modernista com um percurso próprio, de qualidade, embora pouco investigada e exposta. Sarah foi uma das primeiras a transpor as barreiras sociais à afirmação das mulheres como artistas, no Portugal das décadas iniciais do século XX. Foi a primeira mulher a frequentar, contra todas as convenções, A Brasileira, no Chiado, o que revela não só os preconceitos do seu tempo mas também o espírito independente com que os encarava.

SARAH AFFONSO E A ARTE POPULAR DO MINHO

ESTAMPA POPULAR 1937 Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna Foto: Mário Oliveira

15


SARAH AFFONSO E A ARTE POPULAR DO MINHO

Na sua arte construiu também uma linguagem e uma temática próprias, usando como matéria-prima as suas vivências e recordações. Nesta mostra, é possível perceber a forma como a cidade de Viana do Castelo marcou a sua infância e adolescência, deixando-lhe na memória o carácter especial da terra minhota, das suas tradições e das suas feiras, procissões e romanias, a par das mitologias populares. Aqui, Sarah Affonso deixa de lado o retrato, a grande marca autoral da sua obra, optando por integrar nas suas composições determinados aspetos do vernáculo minhoto. ANA RITA VAZ

SEM TÍTULO 1933 Lisboa, Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna Foto: José Manuel Costa Alves 16


ARTES

ARTES / INAUGURAM / CONTINUAM INAUGURAM APPLETON ASSOCIAÇÃO CULTURAL TER A SÁB: 14H-19H

ATÉ 15 SET

PAVILHÃO BRANCO

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO EDIFÍCIO CENTRAL DO MUNICÍPIO SEG A SEX: 8H-20H

ILDA DAVID E JORGE SANTOS

O SINDICATO DOS PINTORES 13 A 20 JUL

DIANA ALI

24 A 30 JUL ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRÁFICO SEG A SÁB: 10H-19H

MIRADAS PARALELAS, ESPAÑA E IRÁN: FOTÓGRAS EM EL ESPEJO Coletiva, fotografia

25 JUL A 28 SET

Pintura

9 A 22 JUL

MARGARIDA SERRANO POR DETRÁS DA CORTINA Fotografia

23 JUL A 5 AGO

MANUELA BATALHA E ROSA BARRIGA EMOÇÕES

Coletiva, pintura 6 A 26 AGO

GAMY FERNANDES BELA BRANQUINHO

NATÁLIA GROMICHO START’S HOT

© Rui Apolinário

TRIBUTO A DAVID HOCKNEY

Coletiva, fotografia

ATELIER NATÁLIA GROMICHO TER A SÁB: 14H-18H

Pintura

6 JUL A 2 AGO

NATÁLIA GROMICHO

18

SÉRGIO DE LISBOA

PEDRO MEDEIROS 25 JUL A 28 SET EG

Ana Rita Vaz

Arquitetura

ENLEIOS

HIKARI LUZ, LIGHT

sangue. Neste trabalho, composto por técnica mista de escultura e iluminação, o artista aborda a temática do falhanço do Homem justificado pela maldade, realçando que o Homem, ele próprio, é o seu grande e único opositor.

18 JUL A 29 SET

4 JUL A 5 SET

4 A 11 JUL

God, Meaning, Subject, Money And Phallus (2019) é uma intervenção artística temporária na fachada de um prédio da autoria de Filipe Marques, que reflete e questiona a ideia de Homem, da sua construção da ideia de deus e da ausência do feminino em ambas, aprofundando-as a partir da narrativa mitológica do primeiro crime de

Fotografia

PEDRO GOMES

PATRÍCIA GUERREIRO

FILIPE MARQUES GOD, MEANING, SUBJECT, MONEY AND PHALLUS (2019)

REMEMBER

OS OSSOS DA ARQUITETURA

A ÓTICA DO UTILIZADOR

ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ATÉ 22 DE AGOSTO TRAVESSA DO MARTA PINTO, 21 / 213 637 700

LUÍS RAMOS

SUMMER Pintura

3 AGO A 6 SET

NATÁLIA GROMICHO MY MONTH Pintura

ATÉ 5 JUL CENTRO CULTURAL DE BELÉM TER A DOM: 10H-18H

PATRÍCIA BARBAS

CCB DE VERÃO - JARDINS DE PEDRA/GARDENS OF STONE Arquitetura

9 JUL A 15 SET

Pintura

27 AGO A 9 SET

MEMÓRIAS DOS DIAS Pintura

ATÉ 8 JUL CNAP - CLUBE NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS TER A SÁB: 11H-19H

SANTIAGO BELACQUA E XICOFRAN LISBOA CAPUT MUNDI Coletiva, pintura 4 A 31 JUL

CONVENTO DE ALCÂNTARA SEG: 14H-18H, TER A DOM: 10H-18H

OVER AND OUT

PROJETOS FINAIS DOS ALUNOS DO DEPARTAMENTO DE CINEMA E ARTES DOS MEDIA DA UNIVERSIDADE LUSÓFONA Coletiva, instalação, vídeo 22 A 28 JUL

CRISTINA GUERRA CONTEMPORARY ART TER A SEX: 12H-20H, SÁB: 15H-20H

YONAMINE

11 JUL A 29 AGO

ESPAÇO SANTA CATARINA SEG A SEX: 14H-20H

CONTEMPORÂNEAS

Escultura, pintura

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES SEG A SEX: 12H-19H, SÁB: 14H-20H

ANTÓNIO COSME 2 A 9 JUL

IDEAL DIVERSO

Coletiva

8 JUL A 7 AGO

Coletiva, desenho, pintura

MAN

MÁRIO MACILAU

Pintura

12 A 19 JUL

Fotografia

22 AGO A 12 SET FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN QUA A SEG: 10H-18H

SARAH AFFONSO E A ARTE POPULAR DO MINHO 12 JUL A 7 OUT

O GOSTO PELA ARTE ISLÂMICA

DOS FINAIS DO IMPÉRIO OTOMANO À ERA DO PETRÓLEO 12 JUL A 7 OUT

FILIPA CÉSAR

CRIOULO QUÂNTICO Instalação, vídeo ATÉ 2 SET

GALERIA CISTERNA TER A SÁB: 11H-19H

ANTÓNIO GONÇALVES 22 AGO A 26 SET

CECÍLIA CORUJO, JULIANA JULIETA E MAIA HORTA Coletiva

ATÉ 15 AGO GALERIA TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE SEG A SEX: 14H-19H30, SÁB: 14H-19H

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE TAPEÇARIAS Coletiva, tapeçaria 1 A 31 JUL

GALERIA VERA CORTÊS TER A SEX: 14H-19H/ SÁB: 10H-13H/14H-19H

DANIEL BLAUFUKS 4 JUL A 14 SET

PALÁCIO BALDAYA SEG A SEX: 10H-20H, SÁB: 9H-20H

ART’OESTE INTERNACIONAL

CIRCUITO ITINERANTE DE ARTES PLÁSTICAS

UMA VIAGEM POÉTICA E SIMBÓLICA 4 A 27 JUL

YOLANDE TANCHOU

LES CYCLES COSMIQUES, LA VIE, LE RÊVE… 12 JUL A 3 AGO

ALUNOS FINALISTAS DO CURSO DE PINTURA DA FBAUL Coletiva, pintura

30 JUL A 24 AGO

LUISA FERREIRA, VALTER VINAGRE E CARLOS GOMES A QUINTA FACHADA - O DEVIR DE LISBOA Coletiva

1 A 24 AGO

ANA FONSECA MASTERBAKER

Escultura, instalação 8 A 30 AGO

DIFERENÇA

40 ANOS DE OBRA GRÁFICA

Coletiva, gravura, serigrafia ATÉ 6 JUL

JOÃO JACINTO

A CHUVA CAI AO CONTRÁRIO ATÉ 20 JUL

CONTINUAM 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA TER A SEX: 14H-20H, SÁB: 11H-16H

ANTÓNIO NEVES NOBRE O VENTO MAL BULIA Pintura

ATÉ 14 SET AINORI CONTEMPORARY ART GALLERY TER A SÁB: 15H-20H

EDGAR PLANS ART NOTES 019 ATÉ 31 JUL

19


AR.CO - CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL SEG A SEX: 10H-13H/14H-17H30

JACKIE CATARINO

FORA DO TEMPO/OUT OF TIME Pintura

ATÉ 12 SET EG ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO SEG A SEX: 9H3019H30, SÁB: 9H3012H30

PÃO, CARNE E ÁGUA: MEMÓRIAS DA LISBOA MEDIEVAL ATÉ 26 JUL EG

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR TER A DOM: 10H-13H/14H-18H

JÚLIO POMAR

FORMAS QUE SE TORNAM OUTRAS Desenho, escultura, ilustração, pintura ATÉ 29 SET

ARTES / CONTINUAM

BALCONY SEG A SEX: 14H-19H30, SÁB: 11H-17H

QUOTIDIANO DE LISBOA

ÀS NOVE A CAMINHO

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL SEG A SEX: 9H30-19H30, SÁB: 9H30-17H30

SARA MEALHA ATÉ 7 SET

BAOBÁ LIVRARIA TER A SEX: 10H3014H/14H45-19H30, SÁB: 10H-19H

CAVE 33

EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS FINALISTAS EM ILUSTRAÇÃO ARTÍSTICA UAL/ESTAL ATÉ 25 JUL

Coletiva, ilustração EG BIBLIOTECA CAMÕES TER A SEX, 1, 13 JUL: 10H30-18H

ANABELA CANAS A[PU]D SILENTIUM Pintura

ATÉ 26 JUL

EG

BIBLIOTECA/ESPAÇO CULTURAL CINEMA EUROPA SEG A SÁB: 10H-19H

JOSHUA BENOLIEL, INSTANTES DO

Fotografia

ATÉ 7 SET EG

O ANO DE 1969 ATÉ 13 SET EG

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO SEG A SÁB: 10H-18H

ERA UMA VEZ… HISTÓRIAS DE BRINCAR Aguarelas

ATÉ 12 JUL EG BIBLIOTECA PENHA DE FRANÇA TER A SEX, 1, 13, 15 JUL: 10H-18H

MARIA TERESA NORBERTO

APANHADOS PELA MÁQUINA ATÉ 19 JUL EG

CABANA MAD QUI, SEX: 16H30-20H, SÁB: 16H-19H

DUCCIO MARIA GAMBI,

THOMAS MENDONÇA E CARLOS MOTA

PINTURAS DE MÁRIO DIONÍSIO

Coletiva

ATÉ 29 SET

NOVAS FORMAS E FANTASMAS ATÉ 11 JUL CARLOS CARVALHO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 10H-19H30, SÁB: 12H-19H30

ROBIN FOOTITT CLUTCH/AGARRAR

Desenho, instalação, pintura ATÉ 7 SET

CARPINTARIAS DE SÃO LÁZARO QUI A DOM: 12H-18H

PER BARCLAY OIL ROOM

Instalação

ATÉ 28 JUL CASA DA ACHADA - CENTRO MÁRIO DIONÍSIO SEG, QUI, SEX: 15H-20H, SÁB, DOM: 11H-18H

UM BOM PUNHADO DE GENTE ESCOLHEU 25

Pintura

CASA DA AMÉRICA LATINA SEG A SEX: 10H-18H

SARA MAIA E PASCAL RUESCH Azulejaria, desenho ATÉ 28 AGO

CENTRO COMERCIAL COLOMBO SEG A DOM: 10H-24H

VIEIRA DA SILVA

A ARTE CHEGOU AO COLOMBO ATÉ 26 AGO

GALERIA DO TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA NACIONAL ATÉ 1 DE SETEMBRO AV. DA ÍNDIA, 170 / 215 830 010

CHAPITÔ SEG A DOM: 21H-2H

ANA BÁRBARA

MUDA-SE O TEMPO, MUDA-SE A VONTADE Aguarelas

ATÉ 1 JUL CORDOARIA NACIONAL SEG A SEX: 10H-19H, SÁB, DOM: 10H-20H

BANKSY

GENIUS OR VANDAL?

Escultura, fotografia, instalação, vídeo ATÉ 27 OUT

CORDOARIA NACIONAL - TORREÃO POENTE TER A DOM: 10H-18H

FERNANDO LEMOS DESIGNER ATÉ 6 OUT

CULTURGEST TER A SEX: 11H-18H, SÁB, DOM: 11H-19H

STEVE PAXTON

ESBOÇO DE TÉCNICAS INTERIORES ATÉ 14 JUL

IRMA BLANK BLANK

ATÉ 8 SET EDIFÍCIO RIALTO SEG A SEX: 9H-17H30

GONÇALO PENA A SUECA

ATÉ 21 SET

JOÃO MARIA GUSMÃO E PEDRO PAIVA A PELE DO FANTASMA ATÉ 21 SET

20

© José Frade

ARTES / CONTINUAM

PONTO DE FUGA OBRAS DA COLEÇÃO ANTÓNIO CACHOLA Ponto de Fuga é uma exposição colectiva com curadoria de João Laia que reúne uma série de obras pertencentes à Coleção António Cachola, algumas das quais adquiridas especificamente para esta ocasião. O mote da mostra é o ponto de fuga, um ponto de desaparecimento, cessação ou extinção e, no estudo da perspetiva em arte, o ponto em direção ao qual as linhas paralelas recuadas parecem convergir. No piso O da Galeria, estão expostas obras dos artistas Ana Manso, André Cepeda, Andreia Santana, Diogo Evangelista, Horácio Frutuoso, Joana Conceição, Jonathas Uliel Saldanha, José Pedro Croft, Luisa Cunha, Mariana Silva, Pedro Neves Marques, Ramiro Guerreiro e Von Calhau! No piso 1, são apresentadas obras de Alexandre Estrela, Alice Geirinhas, Ana Jotta, Catarina Oliveira, Diana Policarpo, Filipa César, Gonçalo Sena, Igor Jesus, Joana Escoval, Mauro Cerqueira, Nuno da Luz, Salomé Lamas e Vasco Araújo. ARV ERMIDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO TER A SÁB: 14H-18H

MANUEL COSTA CABRAL A MINHA SOLIDÃO SENTE-SE ACOMPANHADA Desenho

ATÉ 13 JUL

FILIPE MARQUES

GOD, MEANING, SUBJECT, MONEY AND PHALLUS (2019) Escultura, iluminação ATÉ 22 AGO

ESPAÇO ARTE EUROPAAMÉRICA SEG A SEX: 10H-19H, SÁB: 10H-18H

MAR E JOSÉ AUGUSTO COELHO

SENTE AS CIDADES

Coletiva, escultura, pintura ATÉ 15 JUL

ESPAÇO FOR.EVER SEG A SEX: 9H3019H30, SÁB: 10H-18H

BETE MARQUES

CIDADE INFORMAL Instalação

ATÉ 30 JUL EG FIDELIDADE CHIADO 8 - ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 12H-20H

JIMMIE DURHAM ACHA QUE MINTO? ATÉ 30 AGO

FUNDAÇÃO CARMONA E COSTA QUA A SÁB: 15H-20H

MARIANA GOMES CANHOTA

ATÉ 13 JUL GALERIA 111 TER A SÁB: 10H-19H

FERNANDO LEMOS

MAIS A MAIS OU MENOS

Desenho, fotografia, pintura ATÉ 14 SET

GALERIA AVENIDA DA ÍNDIA TER A DOM: 10H-13H/14H-18H

PARTINDO DO BÓNUS DA JUVENTUDE A MAUMAUS COMO OBJETO ATÉ 8 SET

21


ARTES / CONTINUAM GALERIA BELOGALSTERER TER A SÁB: 14H-19H

GALERIA FUNDAÇÃO AMÉLIA DE MELLO SEG A SEX: 14H-17H

CASCATA

UNCANNY RIVER (THE CROSSING)

PAULO BRIGHENTI Escultura, pintura ATÉ 27 JUL

GALERIA BOAVISTA TER A DOM: 10H-13H/14H-18H

SARA CHANG YAN

SEM PRESSA DE CHEGAR Desenho

ATÉ 25 AGO GALERIA FILOMENA SOARES TER A SÁB: 10H-19H

CHRISTINE STREULI GIVE ME MORE! Pintura

ATÉ 7 SET GALERIA FRANCISCO FINO TER A SEX: 12H-19H, SÁB: 14H-19H

DAVID MALJKOVIC GAZE DITHERING ATÉ 20 JUL

ARTES / CONTINUAM

FILIPE MATOS

GALERIA SÁ DA COSTA SEG A SÁB: 14H30-19H

Pintura

Colagem, coletiva, desenho, escultura

O FOGO PODE TOMAR A DESIGNAÇÃO DE…

JOÃO BISCAINHO

ATÉ 3 AGO

ATÉ OUT

GALERIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARIA MAIOR SEG A SÁB: 14H-18H

FESTAS DE LISBOA NUNO SARAIVA

GALERIA QUADRUM TER A DOM: 10H-13H/14H-18H

MANUEL ZIMBRO

HISTÓRIA SECRETA DA AVIAÇÃO E ALGUNS METEORITOS ATÉ 7 JUL

AS LISBOAS DO NS

GALERIA RATTON SEG A SEX: 10H-13H30/15H-19H30

Desenho, ilustração ATÉ 27 JUL EG

FERNANDO LEMOS

GALERIA MADRAGOA TER A SÁB: 11H-19H

MÁSCARAS DO TEMPO

ADRIÁN BALSECA

Azulejaria, desenho

THE UNBALANCED LAND

ATÉ 6 SET

ATÉ 20 JUL

GALERIA MONUMENTAL TER A SÁB: 15H-19H30

GALERIA DAS SALGADEIRAS TER A SÁB: 15H-20H

A BURNING THING

ESTES PÉS SÓ PISAM VENTO

JOÃO TÁVORA

Desenho

Desenho

ATÉ 6 JUL

ATÉ 3 AGO

AYT - Anuncio Meia Pag_14JUN_AF.pdf

RUI SOARES COSTA

1

14/06/2019

11:13

QUAL PAISAGEM

IGAS - INSPEÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES EM SAÚDE SEG A SEX: 9H-17H30

ATÉ 27 JUL

Pintura

GALERIA DO TORREÃO NASCENTE DA CORDOARIA NACIONAL TER A SEX: 10H-18H. SÁB. DOM: 14H-19H

PONTO DE FUGA

COLEÇÃO ANTÓNIO CACHOLA Coletiva

ATÉ 1 SET GALERIA VALBOM SEG A SÁB: 13H-19H30

O CORAÇÃO POR UM FIO Coletiva

ATÉ 27 JUL GALERIA ZÉ DOS BOIS QUA A SÁB: 18H-22H

PEDRO HENRIQUES ATÉ 12 SET

ANNE LEFEBVRE ATÉ 12 SET

ABÍLIO MARCOS ATÉ 10 JUL

INSTITUTO CERVANTES DE LISBOA SEG A SEX: 9H30-21H, SÁB: 10H-13H

ANDRÉS ALCÁNTARA

OS DESENHOS DE BESTIARIUS STEBANENSIS ATÉ 5 JUL

ANDRÉS ALCÁNTARA CERVANTES E QUIXOTE Pintura

ATÉ 5 JUL INSTITUTO CULTURAL ROMENO SEG A QUI: 10H-16H, SEX: 10H-12H

A VIAGEM DO RINOCERONTE. DE BUCARESTE A LISBOA VIA NUREMBERGA Coletiva, escultura, fotografia, instalação, pintura ATÉ 15 JUL

INSTITUTO ITALIANO DE CULTURA DE LISBOA TER A QUI: 10H-12H30/16H-18H, SEX: 10H-12H30

NICO COLUCCI

MATERA CITYSCAPE. A CIDADE REVELADA Fotografia

ATÉ 6 JUL JARDIM BOTÂNICO DA UNIV. DE LISBOA SEG A DOM: 9H-20H

JANIS DELLARTE

Y

NÓS ENREDAMENTOS, ENTRETECIDOS DESPOJOS

Y

ATÉ 31 AGO

M

Instalação

KUNSTHALLE LISSABON QUI A SÁB: 15H-19H

Y

ATHENA PAPADOPOULOS HOLY TOLEDO, TAKOTSUBO! ATÉ 16 AGO

LUMIAR CITÉ QUA A DOM: 15H-19H

TIFFANY CHUNG

THÙ THIÊM: UM PROJETO DE ARQUEOLOGIA PARA MEMÓRIA 22

FUTURA

ATÉ 6 OUT MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA QUA A SEG: 11H-19H

FICÇÃO E FABRICAÇÃO

FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA APÓS A REVOLUÇÃO DIGITAL Arquitetura, coletiva, fotografia ATÉ 19 AGO

JESPER JUST

SERVITUDES - CIRCUITS (INTERPASSIVITIES) Instalação, vídeo

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA ATÉ 29 DE SETEMBRO RUA DAS JANELAS VERDES / 213 912 800 / WWW.MUSEUDEARTEANTIGA.PT

MUSEU DAS DESCOBERTAS

ATÉ 2 SET

VASCO ARAÚJO MOMENTO À PARTE Vídeo

ATÉ 9 SET

MARIANA CALÓ E FRANCISCO QUEIMADELA MEIA-NOITE

Coletiva, desenho, escultura, instalação, pintura, vídeo ATÉ 9 SET

PRÉMIO NOVOS ARTISTAS FUNDAÇÃO EDP Coletiva

ATÉ 9 SET

CARLA FILIPE

AMANHÃ NÃO HÁ ARTE ATÉ 9 SET

PEDRO TUDELA

Museu das Descobertas convida, como o nome indica, à “descoberta”. Isto porque as 117 obras de arte ali apresentadas, pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, são acompanhadas por vídeos que revelam mais sobre a sua história. Estas peças, algumas raras e com elevado valor histórico e simbólico, consistem em trabalhos de pintura, escultura, mobiliário, tecidos e joalharia. Esta exposição convida, assim, o público a uma reflexão sobre o próprio museu e a sua verdadeira missão, no que respeita à exibição, preservação, estudo, comunicação, restauro e salvaguarda das obras, ao mesmo tempo que leva os visitantes a viajar no tempo através de peças históricas. ARV

AWDI’TORJU

PRISON PROJECT

ATÉ 13 OUT

ATÉ 29 SET

Instalação

XAVIER VEILHAN

ARQUITETURA DA VIDA. AMBIENTES, ESCULTURAS, PINTURAS E FILMES Escultura, pintura, vídeo ATÉ 13 OUT

MAC MOVIMENTO ARTE CONTEMPORÂNEA SEG A SEX: 15H-20H, SÁB: 15H-19H

25º ANIVERSÁRIO DO MAC Coletiva

ATÉ 31 JUL MUSEU DO ALJUBE - RESISTÊNCIA E LIBERDADE TER A DOM: 10H-18H

Fotografia

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO SEG A SÁB: 21H30, 22H45

LISBON UNDER STARS ATÉ 17 JUL

MUSEU ARPAD SZENES - VIEIRA DA SILVA TER A DOM: 10H-18H

ARQUITETURA E MEMÓRIA

Arquitetura, coletiva, fotografia ATÉ 22 SET

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA QUA A SEG: 10H-17H

FRESS SOPHIA E MARIA HELENA ADN MOSTRA DE TRABALHOS CURSO OLHARES MÚTUOS Coletiva

ATÉ 21 JUL MUSEU DE ARTE POPULAR QUA A SEX: 10H-18H, SÁB, DOM: 10H-13H/14H-18H

DE ARTESÃO DAS ARTES E OFÍCIOS EM MADEIRA Coletiva

ATÉ 15 SET MUSEU BORDALO PINHEIRO TER A DOM: 10H-18H

FÍSICAS DO PATRIMÓNIO BENJAMIN RABIER ILUSTRAÇÕES DO ROMANCE PORTUGUÊS. 23


ARTES / CONTINUAM / FESTIVAIS Coletiva, pintura

ATÉ 15 SET

JOÃO LOURO

Desenho

FORMAS DO DESEJO: A CERÂMICA DE RAFAEL NO MUSEU BORDALO PINHEIRO Cerâmica, desenho ATÉ 29 SET

MADALENA MARTINS

O REGRESSO DAS ANDORINHAS Instalação

ATÉ 30 SET MUSEU COLEÇÃO BERARDO SEG A DOM: 10H-19H (ÚLTIMA ENTRADA 18H30)

CHARLOTTE SALOMON VIDA? OU TEATRO? Pintura

ATÉ 11 AGO

HISTÓRIAS DE ROSTOS: VARIAÇÕES BELTING Coletiva

ATÉ 15 SET

CONSTELAÇÕES: UMA COREOGRAFIA DE GESTOS MÍNIMOS Coletiva

ATÉ 30 SET MUSEU DO DINHEIRO QUA A DOM: 10H-18H

(EURO) POLÍTICAS: FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DEPOIS DE 1999 Fotografia

ATÉ 8 SET MUSEU DO FADO TER A DOM: 10H-18H

O SOM DA SAUDADE A CÍTARA PORTUGUESA ATÉ 29 SET

MUSEU DE LISBOA PALÁCIO PIMENTA TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30) JARDINS

IVO BASSANTI E PEDRO AMARAL (BORDERLOVERS)

SEMPRE CHEGAMOS AO SÍTIO AONDE NOS ESPERAM AUTORES EM LISBOA 24

ATÉ 28 JUL

PAVILHÃO BRANCO

NI LE SOLEIL NI LA MORT Desenho, fotografia ATÉ 1 SET

PAVILHÃO PRETO

CONVIVÊNCIA(S). LISBOA PLURAL. 1147-1910

Coletiva, desenho, escultura, instalação, performance, pintura, vídeo ATÉ DEZ

MUSEU DA MARIONETA TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30)

MADE IN CHINA

HERÓIS E BELDADES, PALHAÇOS E VILÕES: A MAGIA DO TEATRO DE MARIONETAS CHINÊS ATÉ 1 SET

MUSEU MILITAR DE LISBOA TER A DOM: 10H-17H

J. ROSA G.

ALFARROBEIRA - LIVRO DE HOMENAGEM AO INFANTE D. PEDRO ATÉ 21 JUL

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA TER A DOM: 10H-18H

MUSEU DAS DESCOBERTAS

Escultura, pintura ATÉ 29 SET

CYRILO E AS METAMORFOSES, DE OVÍDIO

MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO TER A DOM: 10H-18H RUA CAPELO

INÊS NORTON

PLEASE DO (NOT) TOUCH ATÉ 25 AGO

RUI MACEDO

(IN)DISPENSÁVEL OU A PINTURA QUE INQUIETA A COLEÇÃO DO MUSEU Instalação, pintura ATÉ 29 SET

RUA SERPA PINTO

HENRIQUE VIEIRA RIBEIRO

O ARQUIVISTA. PROJETO CT1LN: PARTE II ATÉ 15 SET

ARTE PORTUGUESA. RAZÕES E EMOÇÕES Coletiva, pintura ATÉ 27 OUT

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMA ENTRADA 17H30)

TEMPOS MODERNOS. CERÂMICA INDUSTRIAL PORTUGUESA ENTRE GUERRAS COLEÇÃO A.M. - J.M.V. Cerâmica, design ATÉ 15 AGO

MUSEU NACIONAL DOS COCHES TER A DOM: 10H-18H

IOAN NEMTOI Escultura

ATÉ 6 OUT

Desenho

D’ASSIS CORDEIRO

OBRA CONVIDADA ALBRECHT DÜRER

Pintura

ATÉ 29 SET

S. JERÓNIMO OS DESENHOS DA GALERIA ALBERTINA

QUANDO OS CAVALOS … SALTAM PARA O MOTOR ATÉ 13 OUT

ATÉ 11 AGO

MUSEU DO ORIENTE TER A QUI, SÁB, DOM: 10H-18H, SEX: 10H-22H

MESTRE DE RIGLOS

VIAGEM ATRAVÉS DA PINTURA

Desenho

O RETÁBULO DE SANTA LUZIA Pintura

ATÉ 8 SET

YANG DIN Pintura

ATÉ 25 AGO MUTE ART PROJECT QUA A SÁB: 15H30-19H30

RODOLFO GIL E RAFAEL

RAPOSO PIRES

GRAU DE SEMELHANÇA Coletiva

ATÉ 19 JUL PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA QUI A TER: 10H-18H

MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA 29 AGO: 22H-23H15 EG

CONCURSOS

NA ROTA DAS CATEDRAIS - CONSTRUÇÕES (D)E IDENTIDADES

ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA REGIÃO DE LISBOA

A PEQUENA GALERIA QUA A SÁB: 17H-19H30

ATÉ 15 JUL: 10H30-17H30 EG

ATÉ 30 SET

SÉRGIO CARMENATES ANTI VIAGEM ATÉ 6 JUL

POGO QUA A SEX: 17H-21H, SÁB: 16H-22H

JOÃO TIMÓTEO E VÍTOR FREITAS

FESTAS DE LISBOA

Concurso de Tronos e Figuras de Santo António

CONFERÊNCIAS / PALESTRAS CASA-MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVES

A Representação do Corpo

Feminino na Pintura e na Escultura do Século XIX ou “as Portas do Inferno”

GALERIA AV. DA ÍNDIA

10, 17 JUL: 18H30

IGREJA E MUSEU DE SÃO ROQUE

Conferência por Ana Rocha FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Sobre Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho Conversa por Ana Vasconcelos e convidados 12 JUL: 17H

Sobre o Gosto pela Arte Islâmica. Dos Finais do Império Otomano à Era do Petróleo

Conversa por Jessica Hallet 12 JUL: 19H

Sobre Convidados de Verão. Joalharia Contemporânea

Conversa por Cristina Filipe 20 JUL: 15H

Conversa com Jürgen Bock e Simon Thompson 23 JUL: 19H

CICLO VIAGEM AO ORIENTE COM SÃO FRANCISCO XAVIER O Fio do Punhal Guzerate: Notas Históricas para Definir uma Peça Indiana do Século XVII Conferência por João Teles e Cunha 27 JUL: 18H

Os Burghers Portugueses Conferência por Hugo Canelas Cardoso 29 AGO: 18H EG / MP

213 240 869

CURSOS / WORKSHOPS ACADEMIA ESTRELA

Encontro dos Origamigos de Lisboa 1º SÁB: 15H30-19H EG / MP

origamigos.lx@gmail.com ACADEMIA NOVAS LETRAS

Desenho e Pintura

QUA: 15H-16H20 APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

Máscaras, Marionetas Marotes e Trabalhar o Papel / o Plástico VÁRIOS HORÁRIOS

EG

LIBERTY CITY Coletiva

ATÉ 14 JUL TEATRO DO BAIRRO

LUÍSA FERREIRA

RAÍZES, OURO, AZUL Fotografia

ATÉ 31 DEZ VERSO BRANCO TER A SÁB: 11H30-20H

PAULO ROBERTO

LISBOA, AMO-TE - UMA VIAGEM FOTOGRÁFICA Fotografia

ATÉ 27 JUL

© José Frade

DA RAPOSA DE AQUILINO RIBEIRO

ARTES / CONFERÊNCIAS / CURSOS

FESTIVAIS

NEXT STOP FESTIVAL

ESTAÇÕES DE METRO DO INTENDENTE E ANJOS

Next Stop Galeria Temporária Obras de artes visuais de vários artistas ATÉ 24 JUL

www.largoresidencias.com

POSTER MOSTRA GALERIA PÚBLICA

RUAS DE MARVILA ATÉ 22 JUL

www.postermostra.com

FUSO - FESTIVAL ANUAL DE VIDEOARTE INTERNACIONAL DE LISBOA

MUSEU DA MARIONETA ATÉ 1 DE SETEMBRO CONVENTO DAS BERNARDAS, R. ESPERANÇA 146 / 213 942 810 / WWW.MUSEUDAMARIONETA.PT

MADE IN CHINA HERÓIS E BELDADES, PALHAÇOS E VILÕES: A MAGIA DO TEATRO DE MARIONETAS CHINÊS Made in China oferece uma visão sobre a cultura do teatro de marionetas chinês. Na China, a marioneta é animada desde tempos imemoriais e os espetáculos de vara, fios, sombras ou luva, ou até danças com máscaras dão vida à história da China, com os seus heróis, beldades, demónios e gente comum. Esta tradição, que remonta há 2000 anos com as máscaras

e marionetas a serem usadas em rituais religiosos, acabou mais tarde por se transformar em espetáculos de teatro. Classificado como Património Imaterial da Humanidade, o teatro de marionetas de sombra chinesas terá sido das primeiras manifestações com marionetas, mas a arte rapidamente se estendeu a outras formas de manipulação. ARV 25


ARTES / CURSOS / WORKSHOPS ANJOS70

Oficinas de Cerâmica, Workshops de Serigrafia e Oficinas de Encadernação VÁRIOS HORÁRIOS

AR.CO - CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL

Workshop Processos Alternativos: Luminogramas e Antotipias - O Reaproveitamento e a Ecologia na Fotografia

Técnicas Básicas de Joalharia 1 A 5 JUL: 18H-21H

Fotografia - Cianotipias

8 A 12 JUL: 10H30-13H

Workshop: It’s a Book! Vamos Pensar o Livro Infantil 8 A 12 JUL: 10H30-13H

Fotografia: Imagem Digital

8 A 12 JUL: 10H30-13H

Workshop de Ilustração: Zinepédia Ilustrada

8 A 12 JUL: 18H-20H30

1 A 5 JUL: 10H-13H

Edição e Composição Gráfica para Portefólios e Outros Documentos de Apresentação

Impressão Fotográfica sobre Diversos Materiais

8 A 12 JUL: 18H-20H30

Pintura

1 A 5 JUL: 10H30-13H

8 A 12 JUL: 18H-21H

Workshop de Desenho a Partir de Imagens Pré-Existentes

Workshop: Joias em Papel 8 A 12 JUL: 18H-21H

1 A 4 JUL: 18H-20H30

Desenho

1 A 5 JUL: 14H30-17H

Ilustração Narrativa

1 A 5 JUL: 18H-20H30

Fotografia de Portefólio

1 A 5 JUL: 18H-20H30

ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DA REGIÃO DE LISBOA

Bordados e Arraiolos, Cerâmica Criativa e Figurativa, Costura

Parasomnia

ARTES / CURSOS / WORKSHOPS

Criativa, Desenho e Pintura, Encadernação, Pintura em Azulejo, Rendas de Bilros, Tecido e Vidro, Restauro de Loiça, Madeiras e Iniciação à Talha, Tecelagem e Modelagem de Vestuário VÁRIOS HORÁRIOS

ASSOCIAÇÃO DE GRAVURA ÁGUA-FORTE

Workshop de Buril Por Francis Haley 5 A 7 JUL

ATELIER CABINE

Expressão Plástica: Desenho, Pintura e Gravura MP ATELIER CAROLINA QUINTELA

Técnicas de Joalharia MP

carolinaquintela@gmail.com ATELIER FACA E ALGUIDAR

Oficina de Gravura

Pintura

SEX: 18H30-20H30 ATELIÊ CÁ

A Arte na Comunidade Por Ana Cordovil MP

Pintura de Azulejo e Cerâmica ATELIÊ DE CERÂMICA CHAMOTE FINO

Cerâmica

TER, QUI, SEX: 15H-18H

Pasta de Papel TER: 16H

zabica@sapo.pt ATELIER DE SÃO BENTO

Desenho, Pintura, Gravura e História de Arte VÁRIOS HORÁRIOS ATELIER SER

ATELIER FERNANDO SARMENTO

Serigrafia e Oficinas de Tecelagem

SEG A QUI: 19H-21H MP

CAFÉ COM ALMA

ATELIER MUSICAL E ARTÍSTICO DO AREEIRO

TER, QUA, SÁB: 18H-21H MP

Olaria

ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS - ART

ATELIER PASTA DE PAPEL

Pintura, Desenho, Pintura em Azulejo, Tapeçaria, Trabalhos Manuais e Workshops de fotografia VÁRIOS HORÁRIOS

ATELIER OURIQUE’S VILLA

Desenho e Pintura

TER, QUI: 10H-12H/19H30-21H30, SÁB: 10H-12H

VÁRIOS HORÁRIOS

Curso de Costura

parvaexlclusiveclothing@ gmail.com

CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA

Desenhar à Flor da Pele Oficinas de Modelo Nu

CAULINO CERAMICS

Por Almaia

FAÍSCA GERADOR

SEG A SEX: 11H-21H

966 037 222

Por Catarina Monteiro (Glam) e Maria Imaginário

Cerâmica

CCD - CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DOS TRABALHADORES DA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA

Ourivesaria Contemporânea, Ateliê Livre de Esmaltes, Bordados Tradicionais, Pintura em Porcelana e Faiança, Técnicas de Cerâmica e Olaria, Escultura, Artes Decorativas, Modelação em Barro, Modelação em Porcelana e Grés-Moldes e Ateliê de Artes Plásticas e Cerâmica VÁRIOS HORÁRIOS

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

TER, QUA: 18H-19H30

Fotografia

Desenhar no Chão

TER: 19H30-21H30

Oficina de Desenho para Séniores QUI: 15H-17H

Por Luís Rocha e Tânia Araújo CENTRO DE RECREIO POPULAR DO BAIRRO

Pintura

SEG, QUA, SEX

Artes Decorativas

Arte Urbana

915 380 811

Ilustração

COM CALMA - ESPAÇO CULTURAL

Fotografia

Workshop de Fotografia Por Miguel Rodrigues

Por Hugo Henriques Por Estelle Valente MP

13 JUL: 17H MP

gerador.eu/faisca

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS DO CCD-AT

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Técnicas de Cerâmica e Moldes de Gesso SEG, TER: 14H-18H MP

Cubismo #2

Oficina por Mário Linhares

13 JUL: 10H30-14H30 GALERIA DIFERENÇA

ESCOLA DE BELAS ARTES PEDRO SERRENHO

Oficina de gravura da Diferença

917 540 178

TER, QUA, SEX, SÁB

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

HÉLICE

Desenho/Pintura, Banda Desenhada, Ilustração e História da Arte

Pintura

SÁB: 11H30

Iniciação às Técnicas de Gravura e Desenvolvimento de Projetos Individuais com Apoio Técnico Fotografar, Pensar, Publicar Workshop de edição e publicação

10, 12 JUL: 19H3022H30, 13, 14, 20, 21

Patrícia Portela

2 a 7 julho 2019 Instalação-performance Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras – Praça das Amoreiras, 10 M/16

TEATRO DO BAIRRO ALTO WWW.TEATRODOBAIRROALTO.PT

26

Bilhetes à venda em tba.bol.pt 27


a alteração :) ARTES / CURSOS / WORKSHOPS JUL: 10H-18H MP

Por Magda Fernandes e José Domingos

IGREJA E MUSEU DE SÃO ROQUE

Oficina de Fotografia Estenopeica/Pinhole

Por Magda Fernandes e José Domingos

16 A 20 JUL, 26 A 30 AGO: 10H3013H30/14H30-17H30

LISBOA MOSAIC STUDIO

TER: 10H3013H/18H30-20H30

lisbonmosaics@gmail.com

Oficina de Desenho e Pintura

04

JUL

SEX 5 22.00

PONTO DE LUZ ATELIER

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

Por José Faria

SÁB 622.00

T A

ta

SEG: 19H-21H, QUI: 11H-13H, 19H-21H

info@sedimento.pt

CINE PERFORMANCE MUSICAL

E S P E C TÁ C U L O DE MÚSICA E POESIA

DOM 14 19.30

IN G O

Libê Lisbon Buskers Ensemble

1922.00SEX

de Nicolás Farruggia

Rajastão – Índia

CONCERTO

CONCERTO

NEXT STOP Galeria

CINE BI

C I N E M A D O C U M E N TA L

04 e 18 JUL Q U I N TA S 2 2 . 0 0

AGORA: Resistir na Cidade

de Telma Pereira

C O N C E R T O D O C U M E N TA L

CONCERTO

CONCERTO

D O

Ricardo Ribeiro Rabih Abou-Khalil

21 DOM 18.30 IN G O

Melodias e Danças do Mundo de Marc Plannels e Diana Rego P R O J E C T O PA R T I C I PAT I VO

19.30 G combo C O N C E R T O 21.00 Nahuel Colectivo

CONCERTO

20

BI.zinho

PROGRAMAÇÃO INFÂNCIA AT E L I Ê S E E S P E C TÁ C U L O S

SÁBADOS E DOMINGOS

15.00-18.30

SOCIEDADE DE INSTRUÇÃO GUILHERME COSSOUL

Cursos de Formação

Por Luís Rocha e Tânia Araújo SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES

Workshop de Desenho: Estudo da Cabeça | Aproximação ao Retrato Por Gonçalo Almeida

8 JUL: 16H-18H, 10, 12, 15, 17, 19 JUL: 15H-19H TEATRO DA VOZ

Desenho Aberto

VÁRIOS HORÁRIOS VIRAGEM LAB

Técnicas de Impressão de Preto e Branco SÁB, DOM

RECANTOS P E R F O R M AT I V O S P E R F O R M A N C E S E M E S PA Ç O S DO BAIRRO

CICLO DE CONVERSAS

05,12 e 19 JUL S E X TA S 1 8 . 0 0

Mano Preto – Raíz de Polon,Leonor Keil, Ricardo Machado,As Crianças Loucas, Projecto Ruínas,entre outros

L A R G O D O I N T E N D E N T E :: ACESSO: M E T R O D O I N T E N D E N T E W W W. B A I R R O I N T E N D E N T E . P T * I N S TA G R A M . C O M / B A I R R O I N T E N D E N T E

LOCAL: SAIBA MAIS EM:

D O

CONCERTO POPULAR

em festa

até 21JUL

1322.00SÁB

com Maria Alice, Sandra Rodrigues e António Barbosa

19

EXPOSIÇÃO

Estações de Metro Intendente e Anjos Palácio Visconde da Graça

T A

They Must be Crazy

22.00

e

SEX 12 22.00

Rosa Neon

20 SÁB

T A

Barmer Boys

T A

Nina Ninar

Orquestra Geração

de Tiago Pereira e Sílvio Rosado

Aulas de Cerâmica

JUL

QUI 1122.00

Concerto Urbano Tropical

O Intendente é um lugar psicológico

SEDIMENTO CERAMICS STUDIO

21

entrada gratui

IN G O

Desenho de Figura Humana - Retrato, Técnicas de Calcografia e Gravura em Metal, Técnicas em Pintura

QUA: 13H30-17H30

QUI, SEX: 10H30-13H30

DOM 719.30

D O

Desenho e Gravura

Oficina de Tecelagem Manual e Tapeçaria

QUINTAS, SEXTAS, SÁBADOS E DOMINGOS NOITE/DIA C O N C E R T O S . E S P E C TÁ C U L O S . C I N E M A . E X P O S I Ç Õ E S . AT E L I Ê S . C O N V E R S A S . F E I R A S . V I S I TA S

Lisbon Poetry Orchestra e Quarteto Naked Lunch

Co:Promotores

28

27 JUL: 15H-17H30

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Oficina de Gravura com Acompanhamento

933 139 785 | www. lisbonphotographer.com

SÁB

Modelação de Barro e Pintura de Azulejo

TER. QUA: 10H3013H/18H30-20H30

Fotografia a Céu Aberto

Oficina de Processos Alternativos - Goma

Desenho e Pintura

Por Marcelo de Deus

Projeto em Cerâmica

LISBON PHOTOGRAPHER

NOVA ACADEMIA LISBOA

MUSEU BORDALO PINHEIRO

Ciclo Vamos Desenhar Com…

MART

Workshop de Mosaicos

Por Magda Fernandes e José Domingos

QUA

Pintura

MP

Por Carlos Franco SÁB: 10H-13H

Alternative Dreams - Oficina de Processos Alternativos

MUNDO PATRIMÓNIO

info@santosmiguel.com

Pintura

7 JUL: 10H30-13H30

4ª Aberta - Laboratório Comunitário

QUA: 10H-12H

Workshop de Artes Visuais e na Natureza 6 JUL: 11H-13H

NAF - NÚCLEO DE ARTE FOTOGRÁFICA

Memórias em Álbum

MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

Por Miguel Santos

geral@imagerieonline.com

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PELA ARTE

27 JUL: 14H-20H MP

INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

13 JUL: 10H-14H MP

SEG: 19H-21H

Workshop de Fotografia

Mobiliário, Pintura, Escultura e Talha

IMAGERIE - CASA DE IMAGENS

Por Magda Fernandes e José Domingos

Introdução à Cerâmica

12 JUL: 19H-23H

INSTITUTO DE ARTES E OFÍCIOS

EG / MP

Jardim Azul - Oficina de Cianotipia

MESTRES DO REGUEIRÃO

Workshop de Fotografia

Por Magda Fernandes e José Domingos MP

Pela Comunidade Hindu de Lisboa

SÁB: 10H30-13H30, QUI: 18H30-20H30

4 JUL: 19H-21H

Oficina de Fotografia Analógica

Workshops de Pinturas da Henna, Saree e Joalharia Indiana

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

Curso de Introdução à Pintura

Workshop de Fotografia para Telemóveis

12 A 16 AGO: 10H30-13H30

Ciclo Viagem ao Oriente com São Francisco Xavier

213 240 869

LUZ DO DESERTO - ESCOLA DE FOTOGRAFIA

Bicromatada a Cores (Quadricromia)

helice@helice.pt

14 JUL: 16H

ARTES / CURSOS / WORKSHOPS

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104

CASA-MUSEU ANASTÁCIO GONÇALVES 10 E 17 DE JULHO, ÀS 18H30 AVENIDA 5 DE OUTUBRO 6 / 213 540 823 / BLOGDACMAG.BLOGSPOT.COM

A REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NA PINTURA E NA ESCULTURA DO SÉCULO XIX OU “AS PORTAS DO INFERNO” CONFERÊNCIA DE ANA ROCHA Gustave Courbet nasceu em Ornans, França, há precisamente 200 anos. Filho de camponeses abastados, tornou-se num artista contestado por estar sempre pronto a desafiar convenções sociais e estéticas, tendo-se instalado em Paris aos 19 anos, de forma a medir-se com os valores, gostos e hábitos dos parisienses. Homem sem Deus, sem chefes nem mestres, Coubert assinou várias telas que deram origem a escândalos e a obra que nunca exibiu em vida – A Origem do Mundo, exposta desde 1998 no Museu D’Orsay -, transformou-se numas das pinturas mais emblemáticas do século XIX. Nesta conferência comemorativa do bicentenário do nascimento de Coubert, conduzida por Ana Rocha, são comentadas pinturas e esculturas sobre o nu feminino, assinadas tanto por Coubert como por outros artistas franceses como Delacroix, Manet, Clésinger e Gervex. ARV 29


CIÊNCIAS

CIÊNCIAS

Laboratório Teatral

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

VISITAS GUIADAS AO MUSEU MAYNENSE

SEG, QUA: 10H-18H MP ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

PÃO, CARNE E ÁGUA.

MEMÓRIAS DE LISBOA MEDIEVAL Exposição

ATÉ 26 JUL

50 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO IMPÉRIO PORTUGUÊS Exposição.

4 JUL A 30 DEZ EG AULA MAGNA

MEDITAÇÃO E ESTABILIDADE EMOCIONAL Com BK Shivani. 7 JUL: 18H

Aprender a usar um software de modelação 3D. 28 JUL: 15H-19H

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

THE SOCIAL TURN: COLLABORATION AND ITS CONTENTS

Conversa com Liliana Coutinho, historiadora de arte. EG

OS OSSOS DA ARQUITETURA ATÉ 15 SET

18 JUL: 17H

CICLO PENSAR PORTUGAL PODE PORTUGAL TER UMA ESTRATÉGIA?

19 JUL: 18H EG

Por Bruno Cardoso Reis, com debate moderado por Ricardo Alexandre (TSF). 26 JUL: 19H

Conversa com Razmik Panossian.

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS GULBENKIAN

EL CORTE INGLÉS

30

Como criar objetos inteligentes.

SOBRE O MUNDO ARMÉNIO DE GULBENKIAN

Exposição com curadoria de Mario Rinke.

bilidade de lazer ou não. A exposição contará ainda com um pequeno núcleo evocativo da evolução das práticas turísticas nos últimos 50 anos em Portugal, e o seu enquadramento na evolução do mundo. É comissariada por Maria Cardeira da Silva, Marta Prista e Jonas Amarante (CRIA/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e a conceção plástica é da autoria do pintor António Viana. Tomás Collares Pereira

HACKING OBJECTS

9 JUL: 17H30

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

A exposição Are You a Tourist? mimetiza o ambiente turístico, recorrendo a filmes, gadgets, aparato e sinalética que, com ironia, convidam os visitantes a converterem-se na própria atração turística. Segundo a organização, a mostra pretende ser uma oportunidade de reflexão sobre as práticas turísticas, e a arbitrariedade dos limites do que é "ser" turista, contrapondo-o com os "residentes" e com outras personagens em mo-

2, 4, 9, 11 JUL: 18H–20H30

3D MODELING THE DO NOT TOUCH ARTWORK

O DIREITO SOBRE SI MESMO

ARE YOU A TOURIST?

Pôr coisas a mexer através da plataforma Arduino: sensores, atuadores e motores.

15, 17, 22, 24 JUL: 18H–21H

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS 12 DE JULHO A 15 DE DEZEMBRO AVENIDA DE BRASÍLIA / WWW.PADRAODOSDESCOBRIMENTOS.PT

ARDUINO PARA TODOS – NIVEL 2

EG MP

CONVIDADOS DE VERÃO. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA

Conversa com Cristina Filipe.

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA

20 JUL: 15H

EG

DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓ- CALOUSTE: UMA VIDA, UMA EXPOSIÇÃO GICA. DOS PRINCÍPIOS NÃO Exposição comemorativa do 150º aniversário de Calouste ÀS PRÁTICAS Workshop por Vítor Ochoa Maia. 6 JUL: 10H-17H

EUROSTARS MUSEUM

VISITAS À EXPOSIÇÃO ARQUEOLÓGICA DOM: 14H, 15H, 16H FAB LAB LISBOA

WORKSHOPS

MP

Gulbenkian.

ATÉ 31 DEZ GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

CICLO DE CONFERÊNCIAS RELAÇÕES LUSO-ITALIANAS TRON E LIPPOMANI – UM RELATO DO SÉC. XVI Por Nunziatella Alessandrini. 4 JUL: 18H30 EG

Consulte datas no site

Workshop Voz e dicção

Consulte datas no site

Workshop à Descoberta do Teatro Consulte datas no site

Workshop Leituras Encenadas

Consulte datas no site

Oficina de Teatro pós-laboral

SET 2019 a OUT 2020
 segundas e terças Das 20h às 22h na Casa do Artista

Curso de Formação de Actores 


Anual – out 2019 – Jul 2020 Na Casa do Artista

Inscrições: geral@oficinasteatrolisboa.com Informações: www.oficinasteatrolisboa.com

Escritório : Casa do Artista, Estrada da Pontinha, 7. 1600-584 Lisboa Tel: 934512418 IGREJA DE SANTA CRUZ DO CASTELO

HÁ VIDA NO BAIRRO DO CASTELO Exposição fotográfica

MUSEU DO DINHEIRO

(EURO)POLÍTICAS

Exposição de fotografia contemporânea sobre a evolução da Europa.

ATÉ 30 AGO

ATÉ 8 SET

INSTITUTO DE ASTROFÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPAÇO

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA TER A SEX: 10H-17H, SÁB, DOM: 11H-18H

INICIAÇÃO ÀS OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS Por João Retré.

13, 14 JUL: 16H–00H MP INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL – IFICT

CAMINHOS DE FERRO – DOS PRIMÓRDIOS AOS NOSSOS TEMPOS

Conferência de António Cruz. 11 JUL: 18H EG

MUSEU DAS COMUNICAÇÕES

NÚCLEO DE CABOS SUBMARINOS

Exposição sobre os 150 anos deste meio de comunicação.

EXPOSIÇÕES E3 – EINSTEIN, EDDINGTON E O ECLIPSE Exposição comemorativa do centenário das expedições astronómicas. ATÉ 8 SET

MORANÇAS

Habitats tradicionais da Guiné-Bissau

ENTRE DINOSSÁURIOS SPECERE

Mais de mil espécimes das coleções do MUHNAC.

PLANTAS E POVOS JOGOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS 31


CIÊNCIAS

REIS DA EUROPA SELVAGEM EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E PARTICIPATIVA DE FÍSICA JÓIAS DA TERRA, O MINÉRIO DA PANASQUEIRA MINERAIS: IDENTIFICAR, CLASSIFICAR AVENTURA DA TERRA, UM PLANETA EM EVOLUÇÃO GRANDES CARNÍVOROS DA EUROPA – ONDE VIVEM? MUSEU DE LISBOA CASA DOS BICOS

NÚCLEO ARQUEOLÓGICO DA CASA DOS BICOS SEG A SÁB: 10H-18H EG MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

TEMPOS MODERNOS. CERÂMICA INDUSTRIAL

32

PORTUGUESA ENTRE GUERRAS

800 ANOS DE SAÚDE EM PORTUGAL MP

ATÉ 15 AGO

NOVA FCSH

Coleção A.M. – J.M.V.

MEMÓRIAS DE UMA OFICINA ESQUECIDA

Exposição sobre uma intervenção arqueológica no Largo das Olarias. ATÉ 15 SET

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

IV CHAM CONFERENCE INOVAÇÃO, INVENÇÃO E MEMÓRIA EM ÁFRICA Inscrições em www. chamconference.org 17 A 19 JUL

OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA

FÍSICAS DO PATRIMÓNIO 100 ANOS DE ESPAÇOPORTUGUÊS. TEMPO. A ORIGEM DO ARQUITETURA E MEMÓRIA Exposição. TEMPO ATÉ 22 SET

MUSEU DO ORIENTE

PLANTAS DE MACAU E ORIENTE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA Exposição.

ATÉ 25 AGOSTO MUSEU DA SAÚDE

VISITAS GUIADAS

Palestra, observação do céu com telescópio e visitas guiadas. 12 JUL: 21H30

EG

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

ARE YOU A TOURIST? Exposição.

12 JUL A 30 DEZ

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

CÃES E GATOS Exposição ATÉ SET

PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN

A OLHAR PARA O CÉU! 7 JUL: 16H30

TORREÃO POENTE DA PRAÇA DO COMÉRCIO

O LUGAR DO TORREÃO. IMAGEM DE LISBOA ATÉ OUT UCCLA

CURSO LIVRE DE HISTÓRIA DE ANGOLA ATÉ JUL

MP

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104

33


LUSCO-FUSCO POLO CULTURAL GAIVOTAS / BOAVISTA 4 DE JULHO A 12 DE SETEMBRO RUA DAS GAIVOTAS, 8 / 218 172 600

O Polo Cultural Gaivotas volta a abrir o seu pátio à cultura com uma programação variada que inclui filmes, concertos, performances teatrais e gastronomia. Mar & Sol Sound System e Blyk Tchutchi abrem o festival com um concerto no dia 4 de julho, a partir das 18h. Destaque para o ciclo No País do Cinema, a cargo da associação Os Filhos de Lumiére, e para os jantares-concerto que revisitam a gastronomia de Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe. No dia 12 de setembro, o LuscoFusco faz a sua despedida com um espetáculo de Sallim, às 19h. Todas as atividades (à exceção dos jantares-concerto) são de entrada livre, sujeita à lotação do pátio.

CONCERTOS

CINEMA

MAR & SOL SOUND SYSTEM E BLYK TCHUTCHI

STAURT

LA MORTE ROUGE

NA CIDADE BRANCA

PONTO MORTO

DE ALAIN TANNER 10 JUL: 21H30

DE ANDRÉ GODINHO 4 SET: 21H30

QUARESMA

STROMBOLI

4 JUL: 18H

DE PANELAS E BAGAGENS, COMUNIDADES E GASTRONOMIAS: MOÇAMBIQUE JANTAR E CONCERTO 11 JUL: 20H30

JASMIM

8 AGO: 19H

DE PANELAS E BAGAGENS, COMUNIDADES E GASTRONOMIAS: TIMOR-LESTE JANTAR E CONCERTO 15 AGO: 20H30

DE PANELAS E BAGAGENS, COMUNIDADES E GASTRONOMIAS: SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE JANTAR E CONCERTO 5 SET: 20H30

SALLIM

12 SET: 19H

DE ZEPE

DE JOSÉ ÁLVARO MORAIS 17 JUL: 21H30

DE VICTOR ERICE

DE ROBERTO ROSSELINI 11 SET: 21H30

ICI

DE PIERRE-MARIE GOULET

COMO PASSEI O FIM DO MUNDO DE CATALIN MITULESCU 24 JUL: 21H30

CLANDESTINO DE ABI FEIJÓ

LE HAVRE

DE AKI KAURISMÄKI 31 JUL: 21H30

OS SALTEADORES DE ABI FEIJÓ

BAB SEBTA

DE PEDRO PINHO 7 AGO: 21H30

O COMBOIO MISTÉRIO DE JIM JARMUSCH 14 AGO: 21H30

O VENTO LEVAR-NOS-Á DE ABBAS KIAROSTAMI 21 AGO: 21H30

LA TEMPESTAIRE

PERFORMANCES AMISTADES PELIGROSAS & PRESUNTOS IMPLICADOS, COLECTIVO LOST CONTENT DIREÇÃO MIRRÓ PEREIRA 8 JUL: 21H30

SKOOL DAZE, COLECTIVO LOST CONTENT DIREÇÃO MIRRÓ PEREIRA 15 JUL: 21H30

O QUE FAZER DAQUI PARA TRÁS DE JOÃO FIADEIRO 22 JUL: 19H30

SOB CONVITE

DE MARIA JOÃO FALCÃO 29 JUL, 5 AGO: 21H

DE JEAN EPSTEIN

A DUPLA VIAGEM DE TERESA GARCIA 28 AGO: 21H30

FILIPA SANTOS 34

35


CINEMA

CINEMA / ESTREIAS JULHO

A INCRÍVEL HISTÓRIA DA PÊRA GIGANTE

De Amalie Næsby Fick, Jørgen Lerdam, Philip Einstein Lipski, com (vozes) Alfred Bjerre Larsen, Liva Elvira Magnussen, Peter Frödin

Dois amigos viajam a bordo de uma pêra gigante em busca de um habitante da sua vila que está desparecido e que lhes enviou um pedido de auxílio.

ANNA – ASSASSINA PROFISSIONAL

De Luc Besson, com Sasha Luss, Helen Mirren, Luke Evans Uma rapariga com uma beleza desconcertante, e que se move nos circuitos certos da sociedade, esconde uma força que é uma ameaça para os governos a nível mundial.

de automóvel, a sua vida fica ainda mais caótica, uma vez que é culpado do desastre e a sentença condena-o a treinar uma equipa de jogadores com deficiências intelectuais. O que parecia um castigo, transforma-se numa grande lição de vida.

CELLES QUE VOUS CROYEZ De Safy Nebbou, com Juliette Binoche, Nicole Garcia, François Civil

Uma mulher de 50 anos cria um perfil falso nas redes sociais fazendo passar-se por uma jovem de 24 anos. Uma nova paixão começa a surgir e embora a relação seja virtual os sentimentos são reais.

DOMINO

Brian De Palma, com Nikolaj Coster-Waldau, Carice van Houten, Guy Pearce

Um polícia procura desvendar quem matou o seu amigo e colega de trabalho.

LIBERDADE! APERTA APERTA COM ELAS EM De Pierre Salvadori, com De Christoph Schaub, com Rebecca Indermaur, Bruno Cathomas, Tonia Maria Zindel

ESPAÇO NIMAS A PARTIR DE 11 DE JULHO AV. 5 DE OUTUBRO, 42 B / 213 574 362 / MEDEIAFILMES.COM

LUIS BUÑUEL Considera o crítico francês Jean-Jacques Brochier que os filmes de Luis Buñuel (Espanha, 1900 – México, 1983) “manifestam uma unidade na diversidade notável”. Dadas as contingências de um percurso de vida acidentado – destacando-se o exílio mexicano, nacionalidade que viria a adotar – este natural de Aragão, que estudou nos Jesuítas e acabou por se tornar num dos artistas malditos para a igreja católica, conheceu os mais diversos sistemas de produção. A sua obra, muitas vezes controversa e polémica, compreende o filme surrealista, o melodrama mexicano e “a odisseia histórica ou burguesa”. Díspar nos conteúdos, é certo, mas sempre fiel aos princípios de realização, à dedicação humanista e à “denúncia das alienações” que 36

continuaram a ser as mesmas dos anos de 1930 até ao fim da vida. Depois de “gigantes” como Satyajit Ray, Bergman ou Rossellini, o Nimas acolhe um grande ciclo que dá particular enfoque ao “período mexicano” (com obras-primas absolutas como Los Olvidados e Ensayo de un Crímen), sem esquecer os incontornáveis Un Chien Andalou (codirigido com Salvador Dalí) ou o celebríssimo Belle de Jour. Ao todo, são 25 filmes, acompanhados de uma programação paralela que contará com sessões comentadas por Jean-Claude Carrière e Alain Bergala, ou a leitura da peça surrealista Hamlet, Tragédia Cómica, escrita por Buñuel em Paris no final dos anos 20, aqui na versão portuguesa de Mário Cesariny. Frederico Bernardino

Numa pacata aldeia da Suíça, a vida dos populares é abalada com a chegada de um novo padre à paróquia. O padre, para além da palavra de Deus, traz também o Kamasutra, um livro que irá revolucionar a dinâmica dos casais locais.

Adèle Haenel, Pio Marmaï, Audrey Tautou

Uma detetive da polícia descobre depois da morte do marido, também ele polícia e um herói local, que este não é propriamente um exemplo de virtude. Resolve por isso corrigir os seus erros. No processo cruza-se com Antoine, preso injustamente pelo falecido.

GREETINGS FROM FREE BOOKSMART – INTELIGENTES E REBELDES FORESTS De Ian Soroka De Olivia Wilde, com Kaitlyn Dever, Beanie Feldstein, Jessica Williams Duas amigas que passaram grande parte do liceu a estudar chegam à véspera de terminarem este ciclo com a sensação de que perderam toda a diversão. Resolvem numa noite de arromba recuperar o tempo perdido em quatro anos.

CAMPEÕES

De Javier Fesser, com Javier Gutiérrez, Athenea Mata, Juan Margallo

O treinador assistente de uma das melhores equipas de basquetebol de Espanha perde o emprego, o que leva a ter um comportamento errático. Depois de sofrer um acidente

© Alípio Padilha

ESTREIAS JULHO

Documentário sobre a resistência popular na Jugoslávia ocupada pelo fascismo, durante a 2.ª Guerra Mundial.

HER SMELL

De Alex Ross Perry, com Elisabeth Moss, Cara Delevingne, Dan Stevens

Uma cantora punk-rock com uma personalidade autodestrutiva luta para se manter sóbria e voltar a conseguir o sucesso perdido.

HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA

De Jon Watts, com Tom Holland, Marisa Tomei, Jake Gyllenhaal

O Homem-Aranha é chamado para enfrentar ameaças em

VÁRIOS LOCAIS 27 DE AGOSTO A 1 DE SETEMBRO FUSOVIDEOARTE.COM

FUSO ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA

O FUSO, festival de vídeo arte que decorre ao ar livre em vários espaços de Lisboa, chega à 11.ª edição. O mote deste ano é a sustentabilidade, refletindo o respeito pelo ambiente, a diversidade cultural e social e o crescimento económico justo. Com entrada livre, o evento recebe artistas, curadores, público em geral, instituições portuguesas envolvidas nesta prática artística e ainda especialistas e responsáveis por coleções internacionais. No primeiro dia (27 agosto) é apresentada, na Travessa da Ermida, a instalação vídeo do português Pedro Barateiro. O claustro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência exibe no dia seguinte a obra do espanhol Antoni Muntadas. Dia 29, o MAAT recebe obras selecionadas por Jean-François Chougnet de artistas que residem em Portugal. São seis noites singulares, onde a vídeo arte cruza linguagens de filme experimental, performance, fotografia e cinema, em jardins, claustros e museus da capital. Ana Figueiredo várias capitais mundiais, entre as quais Paris, Londres e Veneza.

JIM BOTÃO E LUCAS, O MAQUINISTA De Dennis Ganse, com Shirley MacLaine, Henning Baum, Milan Peschel

As aventuras de um menino órfão e de um maquinista em busca de novas terras.

NA SOMBRA DA LEI

De S. Craig Zahler, com Mel Gibson, Vince Vaughn, Tory

Kittles

Dois polícias são suspensos. Para compensarem a falta de rendimento, resolvem envolver-se em atividades ilegais.

MISSION KATHMANDU – THE ADVENTURES OF NELLY & SIMON

De Pierre Greco, Nancy Florence Savard, com (vozes) Sylvie Moreau, Guillaume Lemay-Thivierge, Rachid Badouri 37


CINEMA / ESTREIAS JULHO E AGOSTO Na Cidade do Quebec, em 1956, dois jovens com personalidades opostas partem à aventura para provarem a existência do abominável homem das neves.

MULHER EM GUERRA

De Benedikt Erlingsson, com Halldóra Geirharðsdóttir, Jóhann Sigurðarson, Jörundur Ragnarsson Halla é uma ecologista de 50 anos que vive em Reiquiavique. Halla decide enfrentar a indústria de alumínio e resolve sabotar as linhas de alta tensão. Ao mesmo tempo descobre que foi aceite para adotar uma criança ucraniana, o que irá dificultar a luta que empreendeu.

NUESTRO TEMPO

De Carlos Reygadas, com Natalia López, Phil Burgers, Carlos Reygadas

Uma família vive no México a criar toiros. Esther é responsável pela propriedade e o seu marido, um poeta famoso, seleciona os animais. Quado Esther se envolve com um dos empregados, o marido fica incapaz de atingir as suas expetativas literárias.

O BONECO DIABÓLICO

De Lars Klevberg, de Aubrey Plaza, Mark Hamill, Tim Matheson Karen Barclay é uma jovem mãe que oferece ao filho um boneco desconhecendo a natureza sinistra do brinquedo.

O PERFEITO GIGOLÔ

De Olivier Baroux, com Kad Merad, Anne Charrier, Léopold Moati

Alex viveu durante 25 anos com Denise, que aos 80 resolve deixá-lo por um homem mais jovem. Alex é despejado e vê-se obrigado a coabitar com a irmã e o sobrinho de 10 anos. A única solução para a sua vida é encontrar uma mulher rica o mais depressa possível.

O REI LEÃO

De Jon Favreau, com (vozes) Donald Glover, Seth Rogen, Chiwetel Ejiofor Na savana africana nasce uma nova cria, Simba, o futuro rei. O pai Mufasa 38

ensina-o a ser um bom líder. Scar, irmão de Mufasa, tem outros planos que acabam por levar a um trágico desfecho: Mufasa morre e Simba tem de fugir. Simba cresce longe da família e, com ajuda de vários amigos, voltará ao reino para reclamar o que é seu.

PETRA

De Jaime Rosales, com Bárbara Lennie, Alex Brendemühl e Joan Botey

A jovem artista, Petra, que nunca conheceu o pai, resolve fazer uma residência artística no atelier de Jaume, um famoso artista plástico. Petra acredita que este homem é seu pai. Em busca de respostas Petra encontra uma família cheia de segredos e violência.

PLANO DE FUGA 3

De John Herzfeld, com Sylvester Stallone, Dave Bautista, Jaime King

Um especialista em segurança reúne uma equipa para resgatar a sua namorada que foi raptada.

RASTEJANTES

De Alexandre Aja, com Kaya Scodelario, Barry Pepper, Ross Anderson

Um furacão atinge a cidade onde Haley vive. Ignorando a ordem de evacuação, a jovem procura o pai que está desaparecido. Encontra-o ferido na cave da casa onde vivem, mas com a rápida subida das águas uma ameaça mortífera começa a submergir obrigando-os a lutar pela vida.

STUBER

De Michael Dowse, com Karen Gillan, Dave Bautista, Betty Gilpin Um condutor da Uber vê a sua vida virada do avesso quando dá boleia a um cliente que é polícia e está no encalce de um terrível criminoso.

TOLKIEN

De Dome Karukoski, com Lily Collins, Nicholas Hoult, Mimi Keene Os anos de vida de Tolkien, que inspiraram as obras literárias que mais tarde escreveu.

TONY CARREIRA: ATÉ AO ÚLTIMO CONCERTO De Jorge Pelicano

Documentário sobre o cantor Tony Carreira.

CINEMA / ESTREIAS AGOSTO jovem cientista, seu amigo, o transforma num pombo com o intuito de o fazer passar despercebido.

ARTEMIS FOWL

De Agnès Vargas

De Kenneth Branagh, com Josh Gad, Judi Dench, Nonso Anozie

ESTREIAS AGOSTO

BIKES

VARDAS POR AGNÈS Um documentário sobre o trabalho da cineasta relatado pela própria.

47 METERS DOWN: THE NEXT CHAPTER

De Johannes Roberts, com Nia Long, John Corbett, Sophie Nélisse

Um grupo de raparigas aventura-se nas águas da cidade do Recife, no Brasil. Cedo percebem que cometeram um erro, uma vez que aí vive uma comunidade de tubarões.

A SCORE TO SETTLE

De Shawn Ku, com Nicolas Cage, Benjamin Bratt, Noah Le Gros

Um homem, que esteve 22 anos preso injustamente, pretende vingar-se dos mafiosos que o atraiçoaram. Mas o bom e novo relacionamento que mantém com o filho leva-o a ponderar a decisão.

ANGEL HAS FALLEN

De Ric Roman Waugh, com Gerard Butler, Lance Reddick, Piper Perabo

Um agente dos serviços secretos é acusado de matar o presidente dos EUA. Para descobrir o verdadeiro assassino tem de fugir da organização a que pertence, o FBI.

ANGRY BIRDS 2 – O FILME De Thurop Van Orman, com (vozes) Peter Dinklage, Bill Hader, Awkwafina

No segundo filme da saga, porcos e pássaros, eternos inimigos, têm de se aliar para atingirem o bem comum.

ARMADOS EM ESPIÕES

De Nick Bruno, Troy Quane, com (vozes) Karen Gillan, Will Smith, Tom Holland

O melhor espião do mundo vê a sua vida completamente virada do avesso quando um

Uma aventura mágica que leva o génio de 12 anos, Artemis Fowl, em busca do pai que desapareceu misteriosamente.

De Manuel J. García, com (vozes) Carlos Latre, Anabel Alonso, María Querol

Numa cidade habitada por bicicletas, aparece algo nunca visto: um motor a gasolina. As bicicletas ficam preocupadas e resolvem organizar um movimento em defesa do ambiente.

BLIDED BY THE LIGHT – O PODER

De Gurinder Chadha, com Viveik Kalra, Kulvinder Ghir, Meera Ganatra

Em 1987 um teenager do Paquistão luta por se integrar em Inglaterra, ao mesmo tempo que procura manter uma boa relação com a família tradicional. Quando descobre a música de Bruce Springsteen sente-se de imediato inspirado pelas letras e a sua vida muda. A partir desse dia enfrenta tudo o que até então o limitou.

DORA E A CIDADE PERDIDA

De James Bobin, com Isabela Moner, Michael Peña, Eva Longoria Dora reúne um grupo de amigos para a ajudarem a salvar os seus pais e resolverem o mistério da cidade perdida.

ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD

De Quentin Tarantino, com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie

Um ator de televisão e o seu duplo tentam vingar em Hollywood no ano de 1969. Pelo caminho cruzam-se com personalidades que marcaram Los Angeles na época, como Charles Manson e Sharon Tate.

HISTÓRIAS ASSUSTADORAS PARA CONTAR NO ESCURO

De André Øvredal, com Zoe Margaret Colletti, Michael Garza, Austin Zajur

Um grupo de teenagers descobre uma mansão que esconde terríveis segredos. Só enfrentando os seus medos conseguirão salvar-se.

IBIZA

De Arnaud Lemort, com Christian Clavier, Mathilde Seigner, Leopold Buchsbaum Philippe e Carole são ambos divorciados e estão muito apaixonados. Para conquistar os filhos adolescentes de Carole, Philippe sugere que estes escolham o próximo destino de férias. A opção dos jovens é Ibiza. Philippe fica aterrorizado uma vez que está habituado a locais calmos e pouco movimentados, mas o destino acaba por ser uma alegre surpresa.

LES CHANTS DU LOUP De Abel Lanzac, com François Civil, Omar Sy, Mathieu Kassovitz

A tripulação de um submarino nuclear francês é colocada em grande perigo devido a um suposto erro de um dos oficiais. Numa tentativa de perceber o que correu mal, os envolvidos entram numa conspiração internacional.

MY SPY

De Peter Segal, com Dave Bautista, Kristen Schaal, Chloe Coleman

Um agente da CIA é desmascarado, durante uma operação de vigilância, por uma menina de nove anos. Para que ela não o denuncie aos superiores, aceita ensiná-la a ser uma espia.

NOMIS

De David Raymond, com Alexandra Daddario, Henry Cavill, Minka Kelly

Um polícia, a sua equipa e um vigilante são apanhados num esquema perigoso ligado a um homem envolvido numa série de assassinatos.

CASA DA ACHADA 1 DE JULHO A 26 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 21H30 RUA DA ACHADA, 11 / 218 877 090 / CENTROMARIODIONISIO.ORG

ESPAÇOS QUE NÃO TÊM LUGAR Nos meses de verão a casa da Achada organiza, como vem sendo habitual, um ciclo de cinema ao ar livre. Espaços Que Não Têm Lugar é o título do programa que questiona os conceitos de espaço e lugar a partir dos filmes apresentados. O mundo é composto por mudança, o mesmo acontece aos locais que percorremos e que por inúmeras razões se alteram ou desaparecem. Os espaços podem também ser imaginários ou viverem guardados na nossa memória. As obras exibidas abordam estas questões de diferentes perspetivas, dando-lhes significados distintos. Destaque para filmes marcantes como O Anjo Exterminador, de Luis Buñuel, Fim-deSemana, de Jean-Luc Godard e Laços Eternos, de André Delvaux. Todas as sessões são apresentadas por um convidado, proporcionando uma conversa no final da projeção. AF

ONDE ESTÁ BERNARDETTE?

De Richard Linklater, com Cate Blanchett, Kristen Wiig, Judy Greer

Bernardette parecia ter uma vida fantástica, um marido carinhoso e uma filha brilhante. Mas um dia Bernardette desaparece sem qualquer justificação. A sua família resolve procurá-la e tentar descobrir o mistério do seu paradeiro.

PLANETA WILLY

De Eric Tosti, com (vozes) Timothé Vom Dorp, Edouard Baer, Marie-Eugénie Maréchal O jovem Willy anda em viagem pelo espaço com os pais, mas devido a um problema a sua cápsula perde-se e aterra num planeta inexplorado. Com ajuda de um robot e de um

ser alienígena, Willy tem de sobreviver até que uma nave de resgate o encontre.

PREMIÈRES VACANCES De Patrick Cassir, com Jonathan Cohen, Camille Chamoux, Camille Cottin

Marion e Ben conheceramse na rede social Tinder e logo no primeiro encontro decidem passar férias juntos. Contra todos os conselhos partem para as férias de sonho, mas como seria de esperar o conceito de lazer é muito diferente para cada um deles.

PUPILLE

De Jeanne Herry, com Sandrine Kiberlain, Gilles Lellouche, Élodie Bouchez

Theo foi dado para adoção à nascença. Os serviços sociais vão tentar encontrar a família ideal para ele.

TERRAMOTO

De John Andreas Andersen, com John Kåre Raake, Harald Rosenløw-Eeg A cidade de Oslo é abalada por um gigantesco terramoto. Várias pessoas tentam sobreviver no meio do caos.

TUDO BONS MENINOS De Gene Stupnitsky, com Molly Gordon, Jacob Tremblay, Will Forte

Três amigos que frequentam o 6.º ano são convidados para uma festa. Decidem que não podem ir se não souberem beijar uma rapariga. Tentam aprender espiando uma vizinha adolescente, mas o plano não corre da melhor forma e uma série de peripécias levam-nos a viver uma aventura alucinante.

39


CINEMA / ESTREIAS AGOSTO / CICLOS / FESTIVAIS De Kelly Asbury, com (vozes) Kelly Clarkson, Nick Jonas, Janelle Monáe

Na cidade de Uglyville, os Uglydolls vivem felizes. Moxy, uma das habitantes adora o sítio onde cresceu, mas tem curiosidade em saber o que fica do outro lado da montanha. Reúne um grupo para descobrir o que existe para além da vila. Do outro lado encontram Perfection, uma cidade com um nome do qual nunca ouviram falar.

VARIAÇÕES

De João Maia, com Sérgio Praia, Victoria Guerra, Filipe Duarte

VELOCIDADE FURIOSA: HOBBS & SHAW

De David Leitch, com Dwayne Johnson, Jason Statham, Idris Elba Hobbs e Shaw são inimigos, mas quando um anarquista cibernético se transforma numa ameaça global, os dois ex-agentes têm de se juntar para o derrotar.

CICLOS / FESTIVAIS

6.DOC

CINEMA IDEAL

GREETINGS FROM FREE FORESTS De Ian Soroka 18 A 24 JUL

CICLO 25 X BUÑUEL: “UM BUÑUEL SOBRETUDO MEXICANO” E OUTRAS OBRAS-PRIMAS ESPAÇO NIMAS 11 JUL A 7 AGO

Ver destaque

CICLO ESPAÇOS QUE NÃO TÊM LUGAR CASA DA ACHADA

LA CITTÀ DELLE DONNE De Federico Fellini 1 JUL: 21H30

THE EDGE OF THE WORLD De Michael Powell 8 JUL: 21H30

APARELHO VOADOR A BAIXA ALTITUDE De Solveig Nordlund 15 JUL: 21H30 40

O ANJO EXTERMINADOR

SÃO ROQUE

22 JUL: 21H30

De Camilo AZEVEDO

De Luis Buñuel

O MUNDO DE CÁ

QUERO SER O JOHN MALKOVICH

11, 21, 28 JUL: 17H30, 18 JUL: 18H30

De Spike Jonze

29 JUL: 21H30

FIM-DE-SEMANA

De Jean-Luc Godard 5 AGO: 21H30

SRI LANKA NO RASTO DA CANELA - PORTUGAL SEM FIM Documentário RTP, 1886

8, 10, 22, 24 AGO: 18H EG / MP

O FEITICEIRO DE OZ

213 240 869 (Cultura Santa Casa)

12 AGO: 21H30

CINE SOCIETY

De Victor Fleming

TREBLINKA

TOPO CHIADO

THE LAST CUSTOMER

QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL

19 AGO: 21H30

3 JUL: 21H

De Sérgio Treffaut De Nanni Moretti

De Mike Newell

LAÇOS ETERNOS

O LADO SELVAGEM

26 AGO: 21H30

4 JUL: 21H

CICLO OS MEUS PAIS

De Alejandro Iñárritu

De André Delvaux Ver destaque

CCB DE VERÃO

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

O PRIMEIRO HOMEM NA LUA De Damian Chazelle 20 JUL: 21H30

CAPITÃO FANTÁSTICO De Matt Ross

27 JUL: 21H30

TUDO É PROJETO

De Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano 3 AGO: 21H30

THE FLORIDA PROJECT De Sean Baker

10 AGO: 21H30

MY FATHER THE GENIUS De Lucia Small

17 AGO: 21H30

BAMBI

De David Hand, James Algar, Samuel Armstrong, Bill Roberts, Paul Satterfield, Graham Heid, Norman Wright 24 AGO: 21H30

PAULA REGO, HISTÓRIAS E SEGREDOS De Nick Willing

31 AGO: 21H30

CICLO VIAGEM AO ORIENTE COM SÃO FRANCISCO XAVIER

IGREJA E MUSEU DE

De Sean Penn

BIRDMAN

10 JUL: 21H

ASSIM NASCE UMA ESTRELA De Bradley Cooper 11 JUL: 21H

O LOBO DE WALL STREET De Martin Scorsese 15 AGO: 21H

LA LA LAND: MELODIA DE AMOR De Damien Chazelle 21 AGO: 21H30

A VIDA DE ADÈLE – CAP. 1 & 2 de Abdellatif Kechiche 22 AGO: 21H

MEIA-NOITE EM PARIS De Woody Allen

BLACKKKLANSMAN: O INFILTRADO De Spike Lee

24 JUL: 21H

SNATCH – PORCOS E DIAMANTES De Guy Ritchie 25 JUL: 21H

De Jorge Cramez

COM CALMA – ESPAÇO CULTURAL 10, 17 JUL: 21H EG

500 DIAS COM SUMMER De Mark Webb 7 AGO: 21H

KILL BILL VOL. 1

De Quentin Tarantino 8 AGO: 21H

DRIVE: RISCO DUPLO

De Nicolas Winding Refn 14 AGO: 21H

ACTOS DE CINEMA 14 JUL: 19H

6 JUL: 19H

AS TRÊS GRAÇAS, CASA SOBRE CASA, MANUELA, A MENINA MARIA, MURNAU, PADRES De Luís Noronha da Costa 13 JUL: 19H

ARTISTAS FILMADOS

ANTÓNIO PALOLO, VER O PENSAMENTO A CORRER De Jorge Silva Melo

De Joana Ascensão 7 JUL: 19H

DA NATUREZA DAS COISAS De Luís Miguel Correia

De Luís Alves de Matos 12 JUL: 19H

HÁ CINEMA NO MUSEU

MUSEU DO DINHEIRO

CICLO EUROPOLÍTICAS

FOGO NO MAR

filmfreeway.com/ MentalArtsandFilmFestival

CURSOS / ENCONTROS ACT – ESCOLA DE ATORES

Acting para cinema 1 A 5 JUL

AMA – ACADEMIA MUNDO DAS ARTES

Representação para televisão e cinema

De Gianfranco Rosi 27 JUL: 15H

MP

CONCURSOS

FESTIVAL MENTAL’19 Open call

ATÉ 15 AGO

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104

LIVRARIA LER DEVAGAR

PANTALÉON Y LAS VISITADORAS De Francisco J. Lombardi

SIGO SIENDO

24 JUL: 19H

EG

CINECONCHAS

QUINTA DAS CONCHAS

TODOS SABEM

De Asghar Farhadi 4 JUL: 21H45

VIÚVAS

De Steve McQueen 5 JUL: 21H45

6 JUL: 21H45

1 AGO: 21H

De Aya Koretzyky

27 MINUTOS COM ANTÓNIO LOPES GRAÇA

CINEMA DA AMÉRICA LATINA

31 JUL: 21H

De Spike Jonze

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

CINECLUBE PARAÍSO

GREEN BOOK - UM GUIA PARA A VIDA

UMA HISTÓRIA DE AMOR

De António-Pedro Vasconcelos

5 JUL: 19H

RELATOS SELVAGENS

De Damián Szifron

A GULBENKIAN E O CINEMA PORTUGUÊS

www.cinesociety.pt

29 AGO: 21H

De Javier Corcuera

18 JUL: 21H

BLIND RUNNER – NA ARTIST UNDER SURVEILLANCE

De Ana Hatherly

De Randal Kleiser

17 JUL: 21H

De Stanley Kubrick

Ver destaque fusovideoarte.com

27 AGO A 1 SET

A VOLTAR AO MUNDO QUANDO TINHAS 30 ANOS

GREASE

17 JUL: 19H

DE OLHOS BEM FECHADOS

PINTURA HABITADA

O FUTURO DA MEMÓRIA

28 AGO: 21H

OS MISERÁVEIS

De Tom Hooper

FUSO – ANUAL DE VÍDEO OS ANOS GULBENKIAN DAS CHAGAS ARTE INTERNACIONAL DE ADePOUSADA Paulo Rocha LISBOA REVOLUÇÃO VÁRIOS LOCAIS

© João Pina

UGLYDOLLS

CINEMA / FESTIVAIS / CONCURSOS / CURSOS

De Peter Farrelly

GUERRA FRIA

De Pawel Pawlikowski 11 JUL: 21H45

BOHEMIAN RHAPSODY

De Bryan Singer e Dexter Fletcher 12 JUL: 21H45

COMO TREINARES O TEU DRAGÃO: O MUNDO SECRETO De Dean DeBlois

13 JUL: 21H45

VÁRIOS LOCAIS ESTREIA A 22 DE AGOSTO

VARIAÇÕES O realizador João Maia transpõe para a tela a vida do cantor e compositor português António Variações, homenageando uma das figuras mais exuberantes da música portuguesa. Filmado entre Lisboa e Amares, em Braga, terra onde o músico nasceu, narra o seu percurso biográfico com especial enfoque no período entre 1977 e 1981. O início da sua carreira quando era ainda cabeleireiro e perseguia o sonho de “fazer” música, até à transformação em artista excêntrico e

popular, cuja carreira termina em 1984, data da sua morte. O primeiro disco do músico foi lançado em 1983 e transformou-se num fenómeno de vendas. António Variações morreu um ano depois, em 1984. O realizador escolheu Sérgio Praia para interpretar António Variações. O elenco é ainda composto por Victoria Guerra, Filipe Duarte, Teresa Madruga, entre muitos outros. AF 41


TERRITÓRIO II

MIGUEL PINHEIRO 19 ANOS MAIA

TERRI TÓRIO II

Selecionados através de audição, 12 estudantes de dança entre os 14 e os 18 anos de idade, de todo o país à exceção de Lisboa, habitaram os Estúdios Victor Córdon ao abrigo do programa Território. O projeto visa desenvolver as capacidades técnicas e artísticas dos jovens bailarinos num momento de criação e ensaios que se pretende também um lugar de troca de experiências e de partilha de vivências. Este ano, a segunda edição do programa convocou os coreógrafos e bailarinos Alexander Ekman e Maurice Causey para dirigirem este coletivo naquela que virá a ser a sua primeira experiência profissional: um espetáculo a apresentar no Teatro Camões no próximo dia 19 de julho, pelas 21 horas. A Agenda Cultural de Lisboa dá conhecer seis destes jovens, estudantes nas seis escolas de dança envolvidas no projeto. Fixe-os bem, pois em breve estarão a brilhar nos palcos do mundo.

ACADEMIA DANÇA DE MATOSINHOS

TEXTO Luís Almeida d'Eça FOTOGRAFIAS Humberto Mouco 42

43


ELIA SANTONASTASO

TERRITÓRIO II

PALLCO | CONSERVATÓRIO DE DANÇA E MÚSICA DO PORTO

17 ANOS GÉNOVA

TERRITÓRIO II

14 ANOS PAREDES

TOMÁS RUÃO

CONSERVATÓRIO DE DANÇA DO VALE DE SOUSA

44

45


MARIANA VIEIRA TERRITÓRIO II

16 ANOS AVEIRO

TERRITÓRIO II

15 ANOS GONDOMAR

MARGARIDA SILVA

ESCOLA DOMUS DANÇA

GINASIANO ESCOLA DE DANÇA

46

47


LOPES MIGUEL 15 ANOS FARO

TERRITÓRIO II

COMPANHIA DE DANÇA DO ALGARVE

TERRITÓRIO II MIGUEL PINHEIRO

Começou a dançar num rancho folclórico, há 15 anos. O seu primeiro contacto com a dança contemporânea deu-se em 2014 num festival internacional de folclore quando foi desafiado a fazer o número de abertura. O bichinho da dança que sempre tinha existido, evoluiu e, no ano seguinte, iniciou as aulas de ballet e dança contemporânea. Porém, só aos 17 anos começou o seu percurso de bailarino por falta de apoio da família que “ainda sofre do preconceito de que o ballet é para meninas”. Da experiência no Território salienta “o trabalho com coreógrafos de exceção que no futuro pode servir como ferramenta de empregabilidade”. Refere a bailarina Misty Copeland como motivação: “como eu, começou a dançar tardiamente, por isso, se me esforçar, também posso chegar longe”.

TOMÁS RUÃO

Foi através da irmã que chegou à dança. Desde pequenino que tentava imitá-la. Aos três anos começou as aulas. Tem preferência assumida pelo temperamento latino e cita como referências absolutas o bailarino cubano Carlos Acosta e a bailarina argentina Marianela Nuñez, ambos estrelas do Royal Ballet. É espectador assíduo da Companhia Nacional de Bailado, sempre que se apresenta no Porto. Do programa Território retira “a permanência em Lisboa, onde nunca tinha passado tanto tempo, e o trabalho enriquecedor com os coreógrafos, pois na minha escola não pratico este tipo de linguagens, nomeadamente o neoclássico de Maurice e os movimentos pormenorizados de Ekman”.

ELIA SANTONASTASO

Há três anos, fez uma audição para o Conservatório Nacional com o objetivo de aperfeiçoar a sua técnica e passou. Na dança, gosta das sensações diferentes que lhe proporcionam os dois estilos: "o clássico é mais elevado, mais romântico; o contemporâneo pode descrever o desassossego do indivíduo, numa relação mais moderna com a vida das pessoas”. Começou a dançar aos cinco apoiado pelos pais, agora estuda no Porto, sozinho, e valoriza muito “a tranquilidade desta nação que ainda ostenta a esperança dos países em evolução”. Diz-nos que não gosta de referências, “prefiro ter uma visão geral e descobrir o que cada bailarino, cada coreógrafo tem de bom, procurando inspiração nesses aspetos, conferindo-lhes a minha personalidade. E é essa a grande vantagem deste projeto: ajudar o bailarino a encontrar uma identidade própria.” 48

MARGARIDA SILVA

Deve à sua educadora de infância a entrada no mundo da dança aos três anos “porque era muito mexida”. Como espectadora de dança refere os Dias da Dança que ocorrem anualmente em diversos locais do Porto e aos quais costuma assistir. Diz-nos que gosta tanto do estilo clássico como do contemporâneo, embora admita ter mais dificuldade no clássico. Está encantada por trabalhar com estes dois coreógrafos: “é algo que nos põe fora da caixa. Ekman tem um movimento minimalista muito diferente daquele a que estou habituada. É como se o corpo fizesse parte de uma orquestra, tanto o corpo como a música transformam o conjunto num som musical. O Maurice utiliza um estilo neoclássico numa coreografia concebida para nós”.

MARIANA VIEIRA

Muito irrequieta em pequenina foi para a dança para ganhar disciplina. Iniciou-se no estilo contemporâneo onde se quer especializar. Só aos 12 anos começou a aprendizagem clássica na cidade de Aveiro. No atual ano letivo foi estudar para o Porto com o objetivo de melhorar a técnica. O que mais a seduz na dança contemporânea é o facto de “existirem várias linguagens, várias artes dentro da mesma arte, permitindo ao bailarino adaptar-se dentro do seu gosto e estilo pessoal”. Salienta neste projeto “o rigor e a rotina de trabalho que ajuda os bailarinos a preparem-se melhor para a vida profissional, além do privilégio de trabalhar com coreógrafos de renome internacional”.

MIGUEL LOPES

Um dia, foi com a mãe buscar a irmã ao ballet e, por brincadeira, começou a saltar e a dar giros ao som da música. Nas atividades extracurriculares da escola foi convidado a frequentar as aulas de dança. “Mas o professor era russo e eu tinha medo dele, por isso não fui logo, só ganhei coragem a partir do 2º ano de escolaridade”. Apesar de vir do Algarve está pouco bronzeado porque passa muito tempo no estúdio a dançar. Gosta muito do estilo clássico, mas assume que prefere o contemporâneo onde sente “maior conforto nos movimentos mais soltos, mais fluídos e ligados, sem quebras". Refere Eckamnn e o Nederlands Dans Theater como “uma inspiração do outro mundo. É um sonho chegar lá.”

49


DANÇA

DANÇA / ESPETÁCULOS / FESTIVAIS / CURSOS ESPETÁCULOS CASTELO DE SÃO JORGE

LIS MATER

Coletivo Amalgama, criação e interpretação. 6, 13, 20, 27 JUL: 19H

DANÇAS E MÚSICAS NO PAÇO

Poesia e dança, séc. XV a XVII. 21 JUL: 11H

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CICLO 6 - CICLO DE ESPETÁCULOS DA ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA Espetáculos com trabalhos dos alunos do curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança. 11, 12 JUL: 21H, 13, 14 JUL: A CONFIRMAR

ROMEU E JULIETA

Orquestra e Ballet da Royal Opera House (transmissão em diferido). Kenneth MacMillan, coreografia. 14 JUL: 16H

RUA DAS GAIVOTAS 6

CAPRICHO #12 UM JOGO DE ESPELHOS Ver destaque

24 A 28 JUL: 21H30 TEATRO CAMÕES

ESPETÁCULO FINAL

CAPRICHO #12 Sílvia Pinto Coelho, Bruno Caracol, Ricardo A. Freitas (música), cocriação e performance.

Começaram pela rotina, por detalhes que caracterizam as improvisações nos campos da dança e da música, com um intuito meramente exploratório. A possibilidade da divisão dramatúrgica em 12 meses, potenciou a proliferação das imagens e da ficção. O “12” tornou-se sinónimo de uma pluralidade virtual, a imagem desdobrada garantindo a multiplicação de 50

hipóteses e jogos jogados. Há as quatro estações de Vivaldi, os 24 Caprichos de Paganini, os 80 Caprichos de Goya, os 12 meses do ano, a numerologia e uma infinidade de signos zodiacais, ou não, que nos passam despercebidos. Há produção de imagens escolhidas, que tentam escapar a narrativas prévias, que tentam escapar à sugestão, à interpretação, à lógica linear dos sistemas simbólicos. Capricho #12 deseja alimentar fractais identitários, projetando fantasias, expectativas, artifícios. Ricardo Gross

RUA MARQUÊS DE PONTE DE LIMA

TRAVESSA GASPAR TRIGO

Com o enxame Pedras’19.

1 JUL: 10H30

PIQUENIQUE COM AUSCULTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RÁDIO PEDRAS19 E APRESENTAÇÃO DO JORNALINHO A COLINA DE SANTANA Com o enxame Pedras19. 1 JUL: 15H30

BIBLIOTECA DE SÃO LÁZARO

PAPAGAIA

Um encontro em dança com Patrícia Quirós. 1 JUL: 18H

LARGO DO CONVENTO DA ENCARNAÇÃO

CAN WE TALK? ZONA LIMÍTROFE

Com Dally Schwarz e Marcos Aganju. 1 JUL: 20H

JARDIM DO TOREL

PASSEIO SONORO DA ERNESTINA

Um convite de Luz da Camara, Rui Chaves, Mariana Viana e Guilherme Allain. 2 JUL: 16H30, 4 JUL: 16H30

ESCADINHAS DO BECO DE SÃO LUIS DA PENA

MÚSICA PARA ESTAR E DANÇAR Com DJ Lucky. 2 JUL: 19H

O BEIJO, CORPODOCUMENTAÇÃO

5, 6 JUL: 21H, 6 JUL: 16H

Um convite de Mariana Viana, Guilherme Allain e Luz da Camara.

TERRITÓRIO II

RUA DE SANTA MARTA

Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.

RUA DAS GAIVOTAS 6 24 A 28 DE JULHO, ÀS 21H30 RUA DAS GAIVOTAS, 6 / 210 962 355 / RUADASGAIVOTAS6.PT

Um convite de Clara Bevilaqua, Patrícia Quirós e Guilherme Calegari.

Alexander Ekman e Maurice Causey, coreografias; Alexandre Sellani, Ana Raquel Silva, Elia Santonastaso, Filipa Prata, Inês Pedro, João Santos, Margarida Silva, Maria Sousa, Mariana Familiar, Miguel Lopes, Miguel Pinheiro, Tomás Ruão, interpretação. 19 JUL: 21H

FESTIVAIS

PEDRAS19 - TALVEZ O NADA POSSA SER ALGUMA COISA LARGO DA ACHADA

ENCONTRO COM BEBÉS

3 JUL: 16H30

(DE) LEITOS DAS RIBEIRAS DA COLINA Um convite de Álvaro Fonseca e Francisco Pinheiro.

CAMINHADA A ATRAVESSAR A COLINA 4 JUL: 14H30

ESCADINHAS DE SÃO CRISTOVÃO

ESCAVAÇÃO

7 JUL: 20H30

FESTIVAL CORPO LX.19

RUA DA MOURARIA (JUNTO À RUA DO CAPELÃO)

20, 21 JUL

OS LEÕES

Com Peter Michael Dietz, Letícia Sekito (performance) e Bruno de Azevedo (música). 4, 5 JUL: 20H30

JARDIM DO CAMPO MÁRTIRES DA PÁTRIA

COM-VERSA EXCLUSÃOINCLUSÃO-GÉNERO

Um convite de Bernardo RB, Marcos Aganju, Sofia Ó e Mama Lynch.

Mostra de dança, workshops e terapias. CURSOS / WORKSHOPS AAMA - ASSOCIAÇÃO DE ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA

Dança Contemporânea Inclusiva QUA: 10H30

917 737 409 / 217 121 330

5 JUL: 15H30

ACADEMIA LIFECLUB/ ESTÚDIO 1

CAMPO DE JOGOS DO CAMPO MÁRTIRES DA PÁTRIA

Por Rafael Alvarez

DESB(C)ASKET

Um convite de Bernardo RB, Mama Lynch, Léo Gentil, Nina Giovelli e Parker Pan. 5 JUL: 20H30

ELEVADOR DO LAVRA

LANÇAMENTO DO LIVRO CRIAR CORPO CRIAR CIDADE

Dança Contemporânea para Maiores de 55 anos e Seniores TER: 17H30-19H15

bodybuilders321@gmail.com ARTA - TABERNA DAS ALMAS

Oficina de Tango Por Miriam Nieli

QUI: 20H-21H30

938 226 403

Com Ana Estevens e Filipe Matos.

ASSOCIAÇÃO ADN

RUA DE MARTIM VAZ

Com Joa Gouveia, Mila Xavier e Rita Oliveira

6 JUL: 16H

PIQUENIQUE COM AUSCULTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RÁDIO PEDRAS19 E APRESENTAÇÃO DO JORNALINHO A COLINA DE SANTANA Com Graça Passos. 6 JUL: 18H

LAVADOURO DO LARGO DA ROSA

Com Nuno Gelpi.

4 JUL: 14H30

Um convite da Charanga Rui Aires, João Cleto e Mike Simões.

JARDINS DO PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

4 JUL: 19H

RUA DE SÃO CRISTOVÃO

Com Kátia Leonardo, os Utentes do Centro de Dia de São Cristovão e São Lourenço e enxame Pedras’19.

BAILÃO COM A CHARANGA

Com Sofia Ó.

3 JUL: 19H

ORKESTRA DE VOZES COM ÁGUA, SABÃO E LAVADEIRAS

BECO DE SÃO LUIS DA PENA

BANDEX

6 JUL: 21H

CASA DO C.E.M CENTRO EM MOVIMENTO

SESTA AO DOMINGO

Com o enxame Pedras'19. 7 JUL: 16H

TEMPESTADE DE CORPO

À conversa com o enxame Pedras'19.

Acrobacia Aérea

SEG, QUA: 19H30-21H45

Acrobacia de Chão

Com Jocka Carvalho

TER: 19H30-21H30

Pinos

Com Joa Gouveia

TER: 19H30-21H30

Mastro Chinês

Com Ricardo Paz

QUI: 19H30-21H30

armazem13adn@gmail.com ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE DE LISBOA

Samba Gafieira

Por Livia Oliveira

QUA: 20H30-22H30

Kizomba

SEX: 20H30-22H

7 JUL: 17H

51


DANÇA / CURSOS / WORKSHOPS

Forró

Por Marquinhos

SAB: 17H-19H

916 540 235

ASSOCIAÇÃO SUBUD

Biodanza

TER: 19H30-21H45

965 350 034 http://biodanza-davida. webnode.pt/ AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

Oficinas de Movimento Por Bruno Rodrigues

SEG: 17H15-18H, 18H1019H10, 19H15-20H15, 20H15-21H30

brunosebastiaorodrigues@ gmail.com B.LEZA

Workshops de Dança DOM: 18H

963 612 816

A possible dance technique in practice... Com Peter Michael Dietz

9 A 12 JUL: 20H-22H

Embriologia Experiêncial – Práticas de Criar Corpo a partir do Estudo da Dança e da Embriologia Com Sofia Neuparth

11 A 14 JUL: 16H-20H

Embriobaile

Com Denys Stetsenko e convidados 13 JUL: 20H-22H

Ciclos do Corpo em Criação (Entre o estúdio e o entorno natural) Com Pedro Ramos

15 A 19 JUL: 9H30-13H

The Magic Body, This moment will never repeat itself again Com Peter Michael Dietz

C.E.M. CENTRO EM MOVIMENTO

15 A 18 JUL: 19H3021H30, 22 A 25 JUL: 19H-21H30

Com Maria Belo Costa

Workshop Corpo Paisagem

Bodily on the Button...

29 JUL A 2 AGO

Das Palavras e do Corpo 9 A 12 JUL: 11H-13H

Com Inês Ferreira

mektoub612@hotmail.com

DANÇA / CURSOS / WORKSHOPS CASA DA COMARCA DE ARGANIL

Tango Argentino

QUI: 20H30-21H30

964 859 049

Danças de Salão

TER: 20H-21H

965 609 593

CASA DE LAFÕES

Aulas de Tango

CHAPITÔ

Técnicas Circenses

Por Sâmara Botelho, Matias Hugo e Neuza Ribeiro SEG, QUA: 19H30-21H

Técnicas de Manipulação Por Tommaso Mortari TER: 19H30-21H

Capoeira

Por Mário Correia

TER: 19H30

TER, QUI: 19H30-21H

Aulas de Forró

COMPANHIA OLGA RORIZ

TER, QUI: 21H CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

Aulas de Contemporâneo

Femme Power

SEG, QUA, SEX: 10H3012H10, TER, QUI: 9H-10H30

SEG: 19H30-20H30

Condicionamento Físico

Formadora Ana Marta Azevedo

Workshop de Ballet

SEG, QUA, SEX: 9H-10H30

TER: 18H-18H45, 18H50-19H50

Workshop de composição/ interpretação O Corpo Pensante com Vera Mantero

Formadora Francisca Moura

CENTRO CULTURAL PADRE CARLOS ALBERTO GUIMARÃES

BalletArte

Clássica, Criativa, Contemporânea e Barra de Chão pontifice73@gmail.com

15 A 19 JUL: 10H-14H

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Dançar com Pk

Aulas de dança para pessoas com Parkinson e cuidadores,

por Rafael Alvarez e Leonor Tavares SÁB: 10H-11H30 EG / MP

934 788 156

CULTURGEST

Zona Temporária

Apresentações, improvisações, encontros e debates

13 JUL: 17H-19H, 21H-23H DANCE FACTORY STUDIOS

Aulas, Cursos e Workshops 966 755 755

DANCE SPOT

Artes de Palco, Street Dance e Danças Sociais 915 773 155

Curso de Dança Intensivo de Verão

QUA: 19H-20H30

info@espaco9@gmail.com

QUA: 18H-19H30 (INTERMÉDIO)

Exotic Pole Dance Nível II

FORUM DANÇA

The Best of Broadway

ESPAÇO CIM

Dança Contemporânea I

8 A 12 JUL: 10H-16H30

Dança Contemporânea II

Semana Inclusiva CiM 914 040 471

TER: 19H30-21H QUI: 19H30-21H

ESPAÇO MALOCA

Laboratório Coreográfico

SEG, SEX: 10H, TER, QUI: 19H

FUNDAÇÃO LIGA

Alongamentos e Tonicidade

QUA: 19H30-21H

Cursos

961 268 279 ESCOLA DE DANÇA PROJETO LATINO

Dança Escocesa

925 221 843 | 925 014 164 ESTÚDIO ACCCA

Workshop Movimento e Dança - Support and Expression Por Bari Kim e Namo Joo (BARINAMO, Coreia do Sul) 20, 21 JUL: 15H-18H

Aulas de Contemporânea Por Sofia Silva

TER: 19H-21H, SÁB: 10H-12H (PALÁCIO PANCAS PALHA)

Aulas e Workshops

Aulas de Técnica e Laboratório Performativo

917 860 556

QUA: 19H30-21H30 MP

SEG A SEX: PÓS-LABORAL ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

Aulas e Workshops

VÁRIOS HORÁRIOS

Com Marina Nabais

formacaodanca@gmail.com www.observalentamente.com ESTÚDIO CAB - CENTRO COREOGRÁFICO DE LISBOA

Prof. Michel

Tango Argentino

Profs. Teresa Eusébio, Silencio e Lua SÁB: 18H-19H30

LX DANCE - ESCOLA DE DANÇA E BAILADO DE LISBOA

Cursos

MUSEU DE SÃO ROQUE

Danças khatak, bhartnatyam, folk, bollywood Atividades culturais da Comunidade Hindu de Lisboa 6 JUL: 16H, 17H30, 7 JUL: 16H, 17H30 POLE HEART

Aulas de Pole Dance

Por Carolina Ramos www.carolinaramos.net PRO.DANÇA - ESCOLA DE DANÇA

Aulas

ESCOLA PRO.DANÇA

Movimento Criativo / Dança

SOL ESPAÇO

Corpo e movimento para mulheres com Vera Eva Ham

966 640 053 | 962 842 745

TER: 20H30

ESTÚDIOS VICTOR CÓRDON

SEX: 19H, 20H

Formação Essencial Matridança SÁB: 14H-19H, DOM: 9H30-18H

919 727 601

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES

Biodanza

Por Catarina Almeida

QUA: 20H30-22H30

QUA: 17H30-18H45

Belly Dance

Alain Platel POR Romeu Runa 8 A 12 JUL: 11H30-18H

Polesco

Workshop intensivo.

STAGE 81

Dança Clássica para Profissionais

SEG: 19H30-20H30

SEG, QUA, SEX: 10H-11H15

ESPAÇO 9

SEG: 18H-19H30

Dança Clássica para Adultos

Gipsy Duende

Afrohouse

914 136 754

Dança Contemporânea para profissionais

914 739 762

STEPS CLUBE

Aulas e Cursos

Por Miriam Nieli

TER: 20H15-22H, QUI: 20H30-22H

SEX: 19H30-21H

SEX: 20H-21H

INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL - IFICT

DE PURA CEPA ESCUELA DE TANGO

Por Sofia Freire Diogo

Chair and Exotic Pole Dance

TANGO D’AVENIDA

SEG, QUA: 18H30-21H30

Dança Contemporânea

QUI: 20H30-21H30

SEG: 10H-11H

Dança Clássica, Sevilhanas, Dança Mais, Dança Indiana, Danças Europeias, Danças Celtas e Danças Orientais ESPASSUS 3G

DOJO DA LUZ

Exotic Pole Dance Nível I

ESPAÇO MATER

Por Rafael Alvarez

15 A 19, 22 A 26 JUL

depuracepatango@gmail.com

QUI: 19H30-20H30

Atelier de Dança Inclusiva

info.ins@gmail.com

Tango Argentino (Iniciação, Intermédio e Técnica)

QUA: 20H30-21H30

967 693 016

Aulas de Sapateado

ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

52

Danza Duende

TER, QUI: 10H-11H15 SEG: 18H-19H30 (ELEMENTAR),

914 890 204

Aulas de Tango Argentino QUA, QUI: 20H, QUI: 21H

938 226 403

TEATRO CINEARTE

Aulas de Tango Argentino DOM: 20H-21H30

milongabarraca@gmail.com TEATRO DOM LUIZ FILIPE (TEATRO DA LUZ)

Aulas de Novo Circo Acrobacias Aéreas: Tecido, Trapézio e Lira SEG A QUI: 18H-21H, SAB: 10H-13H

932 904 467

Aulas de Danças Tradicionais Europeias - Tradballs

SEG: 19H (INICIAÇÃO), 20H45 (INTERMÉDIOS)

balldados@tradballs.pt

VOZES EM CONSERTO ACADEMIA DE CANTO E PERFORMANCE

Aulas de Dança 911 155 558

WORK IN STUDIO

Flamenco

Por Tatiana Saceda

QUA: 20H30-21H30

Iniciação ao Tango Argentino Por Lua

SEX: 19H45-21H15

geral@workin.com.pt

Curso de Burlesco Nível I SEG: 20H30-21H30

Burlesque, Stilletos, Hot Heels TER: 19H30-20H30

Curso Burlesco

TER: 20H30-21H30

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104 53


LITERATURA

LITERATURA APCC - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA

ATELIÊ DE MARIONETAS DE DEDO E ANIMAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA MP

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

CONTARIA - UM BECO DE HISTÓRIAS

Ana Sofia Paiva vem à Mouraria, para contar, cantar e encantar... ÚLTIMA QUA: 19H-21H EG ATELIER DDLX

ATELIER DE ESCRITA CRIATIVA LITERÁRIA Com Filipa Melo

SEG, TER: 18H30-20H30

TUTORIA E GRUPO DE ESCRITA

Com Filipa Melo Acompanhamento personalizado e em grupo de projetos de escrita de ficção SEX: 18H30-20H30

atelierfilipamelo@gmail.com BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL ATÉ 30 DE AGOSTO CAMPO GRANDE 83 / 217 982 000 / WWW.BNPORTUGAL.PT FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 3 A 5 DE JULHO ALAMEDA DA UNIVERSIDADE / 217 960 063

OVER SEAS MELVILLE, WHITMAN EM PORTUGAL Herman Melville (1819-1891), autor do monumental romance Moby Dick, fez da imensidão do mar e das histórias de marinheiros a principal inspiração das suas narrativas. O poeta visionário Walt Whitman (1819-1892) escreveu na sua obra-prima Folhas de Erva: “Na cabine dos navios em pleno mar” (…) “entre marinheiros jovens e velhos serei eu, uma reminiscência da terra, lido, /em plena harmonia, afinal”. Uma série de eventos promovidos pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa celebram o bicentenário do nascimento dos dois vultos maiores da Literatura dos EUA. Uma exposição na Biblioteca Nacional (patente até 30 de agosto), pretende mostrar o impacto e a receção das obras dos dois escritores, ilustrando a dialética entre o leitor e a obra literária. Um congresso internacional na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (3 a 5 de julho) explorará a estética associada aos oceanos assim como as dinâ54

micas literárias transnacionais que Melville, Whitman e vários escritores de ambos os lados do Atlântico forjaram, reunindo especialistas de todo o mundo, nomeadamente Dana Luciano (Rutgers University) e Mary Bercaw Edwards (University of Connecticut). Por fim, o ciclo de cinema intitulado Melville and Whitman on the Screen decorrerá na Cinemateca Portuguesa de 1 a 15 de julho. Recorde-se que entre as adaptações à sétima arte de obras de Melville se contam Moby Dick (1956), de John Huston, com Gregory Peck e Orson Welles, Billy Bud (1962), de e com Peter Ustinov, e As Ilhas Encantadas (1965), de Carlos Villardebó, que deu a Amália Rodrigues o seu mais intenso papel dramático no cinema. Com as celebrações, pretende-se dar visibilidade à obra dos dois autores, colocar em destaque a relação atlântica EUA-Europa, bem como explorar o tema do mar nos estudos intercultuais e nas humanidades ambientais. Luís Almeida d'Eça

OVER SEAS: MELVILLE E WHITMAN EM PORTUGAL Mostra Ver destaque

ATÉ 30 AGO

TEATRO POLITEAMA BIBLIOTECA SÃO LÁZARO

CURSO DE LÍNGUA E CULTURA GREGA Com José Luís Costa SEX MP

CLUBE DE LEITURA

Conversa mensal à volta de um livro, pontualmente com a presença dos autores. ÚLTIMA SEX: 18H EG BUÉDALOUCO PHARMÁCIA DE CULTURA

TERTÚLIA DE POESIA

Cada sessão tem um poeta convidado e um poeta celebrado. CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

CICLO A PALETA E O MUNDO VI

BIBLIOTECA NATÁLIA CORREIA

SEXTA COM CHÁ – LEITURA PARTILHADA COM CHÁ

O Filho do Pecado, com o escritor Jerónimo Jarmelo 12 JUL: 17H EG

O MUSICAL

de FILIPE LA FÉRIA

Leitura coletiva de obras literárias referidas n’A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, com comentários e projeção de imagens. SEG: 18H30-19H30 EG

ENCONTRO DE LEITORES ACHADOS

Para quem gosta de ler, falar sobre livros, trocar ideias ou sente que precisa muito de reatar a sua vida com a leitura. 21 JUL: 16H

DO CONVENTO AO CAMPO CASA DE MACAU CURSO DE LÍNGUA E GRANDE Exposição CULTURA CHINESA ATÉ 4 OUT SEG A SEX: 9H3019H30, SÁB: 9H3017H30 EG

SEVERA

TER: 21H30

QUA: 18H30-20H MP

C.E.M – CENTRO EM MOVIMENTO

LEITURAS DA BOCA

Com Bernardo Bethonico TER: 16H30

CENTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DE MACAU

CURSO DE LÍNGUA E CULTURA CHINESAS

SÁB: 9H-11H, 11H-13H MP

Quarta a Sábado às 21h30 e Sábado e Domingo às 17h00 apoia

Reservas: 213 405 700 - 964 409 036 - 1820 (24h)

CENTRO INTERCULTURACIDADE

CURSO DE INTRODUÇÃO AO CRIOULO DE CABO VERDE Língua e cultura MP

ESCREVER ESCREVER

CURSOS

FRONTEIRAS

Poesia nos mais diversos idiomas do mundo 4ª SEX: 19H30-21H EG

ESCOLA DE ACTORES

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Com Isabel Costa

Escrita Criativa, Escrever Histórias de Família, Escrita Académica, Escrever nas Redes Sociais, Descomplicar a Escrita, Técnicas de Storytelling, Escrita de Viagens

TER: 18H30-20H MP

ESPAÇO BAIRRO ALTO – LISBOA

931 625 424

MP

TUTORIA E GRUPO DE ESCRITA

Acompanhamento personalizado e em grupo de projetos de escrita de ficção SEX: 18H30-20H30

atelierfilipamelo@gmail.com ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA

INTERCÂMBIO POÉTICO; POEMAS SEM

M/12

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INSTITUTO ORIENTAL

CURSO LIVRE DE LÍNGUA E CULTURA TURCA MP

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

OVER SEAS: MELVILLE, WHITMAN, AND ALL THE INTREPID SAILORS Congresso internacional Ver destaque 3 A 5 JUL

55


LITERATURA FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

JOSÉ SARAMAGO – A SEMENTE E OS FRUTOS Exposição documental e bibliográfica

FUNDAÇÃO VOX POPULI

CLUBE DE LEITURA DA ART-ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS Dinamização de Gaspar Matos e Cândida Ferreira 3ª TER: 18H15

HEMEROTECA

CICLO DE CONFERÊNCIAS IMPRENSA DE MODA EM PORTUGAL Por Maria João Martins De 1982 à atualidade 3 JUL: 17H30-19H EG

OS LIVROS DE JULHO/AGOSTO ILNOVA - INSTITUTO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

JUNTA DE FREGUESIA DE ARROIOS

Alemão, Árabe, Búlgaro, Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego Moderno, Hebraico, Hindi, Húngaro, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Neerlandês, Polaco, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Turco.

Escrita criativa por Filipa Melo

CURSOS SEMESTRAIS

INSTITUTO CULTURAL ROMENO

CURSO DE LÍNGUA ROMENA

Prof.ª Rodica Adriana Covaci

OFICINAS CINCO ÀS SEIS SEG: 18H MP

JUNTA DE FREGUESIA DO LUMIAR

CLUBE DE LEITORES

Clássicos estrangeiros Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley 17 JUL: 21H MP

LIVRARIA SOLIDÁRIA DE CARNIDE

SEG, QUA: 17H-18H30, 19H-20H30

SÁBADO NA LIVRARIA

TER, QUI: 19H-20H30

MUSEU BORDALO PINHEIRO

Prof. Simion Doru Cristea Prof.ª Rodica Adriana Covaci

INICIAÇÃO À LÍNGUA CHINESA

TER: 18H30-20H, QUA, QUI: 19H-20H30 MP PALÁCIO NACIONAL DE BELÉM

FESTA DO LIVRO DE BELÉM 29 AGO A 1 SET

PORTUGUÊS ET CETERA

CURSOS

Português, língua estrangeira e língua materna

6 JUL, 3 AGO: 14H30-19H30

BENJAMIN RABIER

Ilustrações do Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro ATÉ 15 SET

56

ORIENTA-TE

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104

MICHEL HOUELLEBECQ SEROTONINA

MAXIME RODINSON MAOMÉ

ALFAGUARA

CAMINHO

Habituámo-nos a procurar nos romances de Houellebecq sinais premonitórios ou sintomas de algo que se poderá manifestar através de um acontecimento traumático, e relativamente a Serotonina não tardou a aproximação justificada ao movimento dos coletes amarelos em França. No entanto, o aspeto mais radical do livro é outro e anuncia-se na página 48: “Os números eram impressionantes: por ano, mais de doze mil pessoas em França escolhem desaparecer, abandonar a família e refazer as suas vidas, às vezes do outro lado do mundo, às vezes sem mudarem de cidade.” É o que fará o protagonista deste livro: abandonar tudo, o trabalho, o apartamento, a atual companheira, e viver uma outra vida, não deixando nunca de ser quem é. Florent-Claude Labrouste deambulará pela França e pelas memórias das mulheres da sua vida, numa sucessão de encontros onde impera a frustração e o desespero. É uma personagem que busca uma réstia de humanidade e que testa a cada momento a sua capacidade de se desumanizar. A marca do pessimismo houellebecquiano volta a ser muito forte, mas perante tudo o que testemunham as suas personagens, podemo-nos perguntar se não será ele o último dos humanistas. RG

Fundamentando a oportunidade de mais uma biografia de Maomé, o profeta do Islão, o autor esclarece que não apresenta nenhum facto novo. Procura, com base nos factos já conhecidos, refletir sobre as constantes das ideologias e dos movimentos de base ideológica e na forma com se manifestam nos acontecimentos que relata. Seguindo atentamente as controvérsias atuais sobre a explicação de uma vida pela história pessoal do herói na sua juventude e pelo seu micromeio, reconcilia-as com o ponto de vista marxista sobre a causalidade social das biografias individuais. E conclui: “Em suma, procurei ser ao mesmo tempo narrativo e explicativo”. A edição desta obra de referência permite ao leitor português, herdeiro de um forte contributo árabe na sua história, conhecer melhor esta civilização que volta a marcar os destinos do mundo, ultrapassando as crescentes perplexidades que ela desperta, alimentada de ideias simplistas ou demasiado genéricas. O rigor e a erudição do historiador aliam-se à formação do sociólogo e do orientalista, num texto que “narra e explica” exemplarmente.

HERMAN HESSE AS MAIS BELAS HISTÓRIAS

NATÁLIA CORREIA ANTOLOGIA DE POESIA ERÓTICA E SATÍRICA

DOM QUIXOTE

PONTO DE FUGA

Hermann Hesse (1877-1962), prosador e poeta alemão, um dos mais importantes do século XX, cedo revelou a vocação literária que o faria abandonar os estudos de teologia e a carreira religiosa. Laureado com o Prémio Nobel de Literatura em 1946, deixou uma obra em que, sob influência da psicanálise e das religiões orientais, procura uma solução espiritual para os problemas e contradições da natureza e da cultura humanas. O Lobo das Estepes, Narciso e Goldmundo, O Jogo das Contas de Vidro, Peter Camenzind ou Sidarta são títulos de alguns dos seus principais e mais famosos romances. Certos críticos consideram, no entanto, que os seus contos atingem uma beleza e uma perfeição raramente igualada nas suas obras de maior fôlego. A presente seleção apresenta 13 contos de diferentes temáticas, mas todos reportados a experiências pessoais vividas por protagonistas de quem nos sentimos próximos por nada possuírem de heróico, revelando um amplo espectro dos paradigmas do comportamento humano.

De Martim Soares a Alexandre O'Neill ou Ary dos Santos, esta célebre antologia, com seleção, prefácio e notas de Natália Correia, reúne oito séculos de poesia portuguesa erótica e satírica. Depois de vários livros seus terem sido apreendidos pela Censura do Estado Novo, a autora aceitou o convite do visionário editor da Afrodite, Fernando Ribeiro de Mello, para organizar esta Antologia. Publicada em dezembro de 1965, prometia “a poesia maldita dos nossos poetas”, “as cantigas medievais em linguagem actualizada”, “dezenas de inéditos” e “a revelação do erotismo de Fernando Pessoa”. O escândalo foi enorme e a obra apreendida pela PIDE, com vários dos intervenientes julgados e condenados em Tribunal Plenário, num processo que se arrastou durante anos. Republicada pela primeira vez com as ilustrações originais de Cruzeiro Seixas, incluindo novos textos introdutórios e reproduções de documentos que contextualizam este marco histórico na edição em Portugal, fundamental para todos os que acreditam no poder transgressor e subversivo da poesia. LAE

57


FESTIVAIS DEVERÃO

Chega o verão e há mil e uma coisas para fazer na rua. A cidade enfeita-se a preceito, montam-se palcos em bairros, jardins e anfiteatros vários. A música não pode faltar, e a variedade também não. Há-a para todos os gostos e idades. Para os amantes de música clássica, sugerimos o Festival de Estoril Lisboa e o Verão Clássico. Os fãs de jazz têm o Jazz em Agosto, o Jazz im GoetheGarten e o Somersby Out

45º FESTIVAL DE ESTORIL LISBOA VÁRIOS LOCAIS 5 A 19 DE JULHO

WWW.FESTORILISBON.COM

A 45ª edição do Festival de Estoril Lisboa decorre sob o tema A Viagem e a Lua, em torno da comemoração do 5º centenário da circum-navegação da Terra e do 50º aniversário da chegada do Homem à Lua. O festival divide-se entre Lisboa e Cascais. Na capital, há concertos na Igreja dos Jerónimos, no Largo de São Carlos ou no Palácio Nacional da Ajuda, entre outros.

TEXTO Filipa Santos

Jazz. O Brunch Electronik traz música eletrónica à Tapada da Ajuda, o CCB de Verão, muita música do mundo, e o Voa Heavy Rock Festival delicia os fãs de metal. Ainda dentro das Festas de Lisboa, o Bairro Intendente em Festa e as Noites de Verão no Jardim dos Coruchéus e no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado enchem a cidade com a inebriante magia dos sons. 58

BRUNCH ELECTRONIK TAPADA DA AJUDA 28 DE JULHO A 22 DE SETEMBRO LISBOA.BRUNCHELECTRONIK.COM

O Brunch Electronik é um dos eventos de música eletrónica mais aclamados em Barcelona desde a sua estreia, em 2014. Chegou a território nacional em 2016, ocupando o bosque da Tapada Real da Ajuda. O evento agrega música, gastronomia, diversão para os mais novos, e tem na sua origem fortes preocupações ambientais. Para além da vertente musical, há ainda um mercado com a presença de jovens criadores e marcas emergentes. 59


CCB DE VERÃO

BAIRRO INTENDENTE EM FESTA

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 10 DE JULHO A 8 DE SETEMBRO PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 WWW.CCB.PT

LARGO DO INTENDENTE 4 A 21 DE JULHO

Entre julho e setembro, o Jardim das Oliveiras volta a receber mais um CCB de Verão. Para além dos habituais concertos às 19h30, há também sessões de cinema aos sábados, pelas 21h30. O programa musical inclui Habana Way Trio, Al'Fado (na foto), Bela Ensemble ou Sebastião Antunes. A entrada é livre.

WWW.CULTURANARUA.PT

JAZZ EM AGOSTO

NOITES DE VERÃO

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN 1 A 11 DE AGOSTO, VÁRIOS HORÁRIOS

JARDIM DOS CORUCHÉUS MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO 5 DE JULHO A 23 DE AGOSTO

AV. DE BERNA, 45 A / 217 823 700 WWW.GULBENKIAN.PT

A Gulbenkian recebe a 36ª edição do Jazz em Agosto, o festival que dá a conhecer o outro lado do jazz. Marc Ribot tem honras de abertura, dando o mote para uma edição sob o signo da resistência e do grito coletivo clamando por um mundo mais justo. O guitarrista americano traz consigo Songs of Resistance, em resposta ao turbulento contexto social e político que se vive nos Estados Unidos. © Ebru Yildiz

60

© Bruno Mesquita

WWW.CULTURANARUA.PT

Em julho, o festival decorre no Jardim dos Coruchéus, em Alvalade, com propostas oriundas de África do Sul, Reino Unido e Portugal. Em agosto, regressa ao habitual Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea, com música nacional e com um projeto australiano e outro americano. Os concertos, à sexta-feira, são de entrada livre.

© Tiago Pereira e Sílvio Rosado

De 4 a 21 de julho, o Bairro do Intendente volta a estar em festa. Moradores e visitantes têm à sua escolha uma série de atividades para todos os gostos: concertos, exposições, feiras, visitas, ateliês, aulas abertas, instalações, teatro de rua ou sessões de cinema. A entrada é livre, por isso não há razão para ficar em casa.

61


VERÃO CLÁSSICO

SOMERSBY OUT JAZZ

PRAÇA DO IMPÉRIO / 213 612 400 WWW.CCB.PT

WWW.FACEBOOK.COM/OUTJAZZ

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 28 DE JULHO A 6 DE AGOSTO

JARDIM DA ESTRELA, RIBEIRA DAS NAUS ATÉ SETEMBRO

O CCB volta a receber o Verão Clássico, um festival de música de câmara, concebido pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro. A quinta edição inclui concertos diários e masterclasses onde participam músicos e professores de prestigiadas instituições internacionais de ensino, bem como solistas das melhores orquestras mundiais.

© Rita Carmo

Na sua 13ª edição, o Somersby Out Jazz continua a encher os jardins de Lisboa de boa música, alegrando os finais de tarde aos domingos. Em julho, os concertos decorrem no Jardim da Estrela e, em agosto, é vez da Ribeira das Naus receber a melhor música ao ar livre. Os concertos começam às 17h e são de entrada livre.

JAZZ IM GOETHE GARTEN GOETHE-INSTITUT 3 A 12 DE JULHO, ÀS 19H

© Frank Schemmann

CAMPO DOS MÁRTIRES DA PÁTRIA, 37 WWW.GOETHE.DE/LISBOA

A 15ª edição do Jazz Im Goethe-Garten (JiGG) regressa a um dos jardins mais sedutores de Lisboa para dar a conhecer as tendências atuais do jazz europeu. O festival, que tem direção artística de Rui Neves, inclui atuações de grupos provenientes de Portugal, Suíça, Áustria, Espanha, Itália e Alemanha, para ouvir numa viagem sonora de revelações e descobertas. 62

VOA ROCK FESTIVAL ESTÁDIO DO RESTELO 4 E 5 DE JULHO WWW.VOA.ROCKS

Após um ano de interregno, em 2019 o VOA – Heavy Rock Festival comemora dez anos de existência, mudando-se para o Estádio do Restelo. O evento promete celebrar o verdadeiro espírito dos grandes concertos de rock e metal. Slipknot e Slayer são os cabeças de cartaz, dias 4 e 5 de julho, respetivamente.

63


FESTIVAIS DE VERÃO PROGRAMAÇÃO

45º FESTIVAL DE ESTORIL LISBOA LARGO DE SÃO CARLOS

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA Joana Carneiro, maestrina 5 JUL: 21H30

IGREJA DOS JERÓNIMOS

CORNETAS & SACABUXAS DE LISBOA

O TESOURO MUSICAL DA EUROPA: MÚSICA DA REAL LIVRARIA DE D.JOÃO IV João Vaz, órgão

6 JUL: 21H30 SÉ PATRIARCAL

ESPIRITO FRANCÊS. ESPIRITO GERMÂNICO Michel Bouvard, órgão 11 JUL: 21H30

BACH E OS SEUS ADMIRADORES NA ALEMANHA DO SÉCULO XIX Pieter van Dijk, órgão 20 JUL: 21H30

IGREJA DE SÃO VICENTE DE FORA

PERCURSOS NA EUROPA DOS SÉCULOS XVII E XVIII

Yasuko Uyama e Michel Bouvard, órgão 13 JUL: 17H

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

A LUA E A MÚSICA NO TEMPO DA CIRCUM-NAVEGAÇÃO

Colóquio com Guilherme d’Oliveira Martins, Bruno Caseirão, José Alberto Ribeiro, José Miguel Moreno 17 JUL: 17H45

A MÚSICA NO TEMPO DE MAGALHÃES E ELCANO José Miguel Moreno, vihuela 17 JUL: 19H

SOLISTAS DE ZAGREB Ana Ferraz, flauta 24 JUL: 18H

SOLISTAS DE ZAGREB A VIAGEM E A LUA

Alexander Ghindin, piano 27 JUL: 18H

CLAUSTRO DO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA | CORO JUVENIL INST. GREGORIANO DE LISBOA

5.º CENTENÁRIO DA CIRCUM-NAVEGAÇÃO DA TERRA 19 JUL: 21H30

www.festorilisbon.com

BRUNCH ELECTRONIK TAPADA DA AJUDA

MARCO CAROLA, KOKESHI, JOHAN, MAGAZINO 28 JUL: 14H-22H

LUCIANO, JEAN PIERRE, NOX, PENELOPE 4 AGO: 14H-22H

JEFF MILLS, ELLEN ALLIEN, WAAJEED DJ, MASHKOV 11 AGO: 14H-22H

JOSEPH CAPRIATI, FRANK MAUREL, FRANCISCA URBANO, PIXEL82 18 AGO: 14H-22H

CHARLOTTE DE WITTE, FJAAK LIVE, ROUNDHOUSE KICK LIVE, AMULADOR B2B, FRAGATEIRO 25 AGO: 14H-22H

lisboa.brunchelectronik.com

CCB DE VERÃO

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

MÚSICA AO AR LIVRE NO JARDIM DAS OLIVEIRAS BLUE NOTE TRIO 10 JUL A 8 SET, QUA: 19H30

MÚSICA AO VIVO NA GELADARIA DAVVERO 10 JUL A 8 SET, QUI: 19H30

GHOST TRIO

ABDUL MOIMÊME

CIRERA & LENCASTRE

TOSCANO — PINHEIRO — MIRA — FERRANDINI

PHILIPP GROPPER’S PHILM

FESTAS DE LISBOA

NICOLE MITCHELL

12 JUL: 21H

Concertos, exposições, feiras, visitas, ateliês, aulas abertas, instalações, teatro de rua, sessões de cinema

4 AGO: 21H30

LARGO DO INTENDENTE

4 A 21 JUL EG

NOITES DE VERÃO 2019

8 AGO: 18H30

THÉO CECCALDI FREAKS 8 AGO: 21H30

HHY & THE MACUMBAS 19 JUL: 19H30

SHO MADJOZI

26 JUL: 19H30 EG MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO

RAW FOREST

2 AGO: 19H30 9 AGO: 19H30

16 AGO: 19H30

23 AGO: 19H30 EG

www.culturanarua.pt

JAZZ EM AGOSTO

BOSSA E MORNA

MARC RIBOT

9 AGO: 18H30

TRIPLE DOUBLE

ZEENA PARKINS & BRIAN CHASE 10 AGO: 18H30

AMBROSE AKINMUSIRE ORIGAMI HARVEST 10 AGO: 21H30

ERIS 136199

11 AGO: 18H30

MARY HALVORSON CODE GIRL

11 AGO: 21H30

www.gulbenkian.pt/jazzemagosto

FESTIVAL VERÃO CLÁSSICO 2019

CENTRO CULTURAL DE BELÉM 28 JUL A 6 AGO

www.veraoclassico.com

18 AGO: 19H30

MAJA S. K. RATKJE

JAZZ IM GOETHE GARTEN

25 AGO: 19H30

HEROES ARE GANG LEADERS

CAT IN A BAG

4 AGO: 19H30

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

11 AGO: 19H30

SONGS OF RESISTANCE

ALTA CENA

1 AGO: 21H30

MARIA ANADON QUARTETO

2 AGO: 18H30

1 SET: 19H30

MAGANO

8 SET: 19H30 EG

SOMERSBY OUT JAZZ

JARDIM DA ESTRELA

9 AGO: 21H30

12 JUL: 19H30

SUSANA TRAVASSOS | PÁSSARO PALAVRA

SEBASTIÃO ANTUNES

www.goethe.de

CURL

5 JUL: 19H30

BELA ENSEMBLE 28 JUL: 19H30

ABACAXI

DJ JOHNNY

HITCHPOP / PEDRO TENREIRO

PETER EVANS

LOST IN TRANSLATION TRIO

MANDORLA AWAKENING II: EMERGING WORLDS

12 JUL: 19H

TOMAS FUJIWARA

AL’FADO

21 JUL: 19H30

4 AGO: 18H30

11 JUL: 19H

VADO MÁS KI ÁS

JARDIM DOS CORUCHÉUS

OREN AMBARCHI

14 JUL: 19H30

4 AGO: 17H

10 JUL: 19H

WSP – WOODY SHAW PROJECT / M&M (MELLOW)

MARIA REIS

10 JUL A 8 SET, SEX: 19H30

3 AGO: 21H30

JOEY BARON & ROBIN SCHULKOWSKY

HABANA WAY TRIO

www.ccb.pt 64

BAIRRO INTENDENTE EM FESTA

BURNING GHOSTS

THE AMIRI BARAKA SESSIONS 2 AGO: 21H30

INGRID LAUBROCK & TOM RAINEY 3 AGO: 18H30

GOETHE-INSTITUT 3 JUL: 19H

DAVE GISLER TRIO 4 JUL: 19H

SYNESTHETIC 4 5 JUL: 19H

7 JUL: 17H

14 JUL: 17H

LEON BALDESBERGER S MEERSALZ / HUGO 21 JUL: 17H

JORGE DA ROCHA / MÓNICA MENDES 28 JUL: 17H

RIBEIRA DAS NAUS

ANDRÉ CARVALHO GROUP / RAMBOIAGE & RUCA MOREIRA 4 AGO: 17H

ALBA CARETA GRUPO / GATU PRETO 11 AGO: 17H

PRÉTU / FELLAZ 18 AGO: 17H

CENTAURI / CUMBALÉLICA 25 AGO: 17H EG

www.ncs.pt/outjazz

VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL ESTÁDIO DO RESTELO

SLIPKNOT, ARCH ENEMY, TRIVIUM, THORMENTOR, WHILE SHE SLEEPS, RASGO 4 JUL: 17H

SLAYER, LAMB OF GOD, GOJIRA, MOONSPELL, CANE HILL, WAKO 5 JUL: 17H

www.voa.rocks 65


MÚSICA

MÚSICA / ESPETÁCULOS ESPETÁCULOS ADEGA MACHADO

FADO INSIDE THE BOX TODOS OS DIAS: 17H-18H ALTICE ARENA

ROD STEWART

BLOOD, RED, ROSES 1 JUL: 20H30

TOOL

2 JUL: 20H

IL DIVO

TIMELESS

14 JUL: 21H

MICHAEL BOLTON

A SYMPHONY OF HITS 25 JUL: 21H30

AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

CÍCERO

2, 3 JUL: 21H30 BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA MÚSICA NA BIBLIOTECA 5, 12 JUL: 21H

CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

OUVIDO DE TÍSICO © Barrett Emke

UMA CIDADE NOVA SE CONSTRÓI CARIADA

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL 7 DE JULHO, ÀS 21H RUA ANTÓNIO MARIA CARDOSO, 38 / 213 257 650 / WWW.TEATROSAOLUIZ.PT

KEVIN MORBY Em ano de celebração do 25º aniversário, a ZDB festeja com alguns concertos fora de portas: em abril, Colin Stetson atuou na Igreja de St. George; seguiuse Julia Holter em maio, no Capitólio e, em julho, a ZDB apresenta Kevin Morby no palco do São Luiz. O compositor americano, cujo estilo musical se passeia entre o indie e o folk, lançou cinco álbuns, todos eles aclamados pela crítica especializada, incluindo o mais 66

recente Oh My God, lançado em fevereiro deste ano. O músico refere Lou Reed, Nina Simone ou Bob Dylan como as suas maiores influências musicais. Depois da sua passagem pelo Festival Paredes de Coura em 2018, Kevin Morby regressa a terras lusas dia 7 de julho, para apresentar o último trabalho aos fãs portugueses. Filipa Santos

Por DJionísio

27 JUL: 16H CENTRO CULTURAL DE BELÉM

CCB FESTA DE VERÃO REAL COMBO LISBONENSE + DJ’S 9 JUL: 19H-02H EG

GILBERTO GIL OK OK OK

19 JUL: 21H

HÁ FADO NO CAIS ISABELINHA 20 JUL: 21H CHAPITÔ

CLUBE DO CHORO DE LISBOA

1, 8, 15, 22, 29 JUL: 22H30 EG

TERÇA EM FADO

2, 9, 16, 23, 30 JUL: 22H30

FADO COM MARIFÁ

4, 11, 18, 25 JUL: 22H30 EG

BAR TÔ NO BRASIL – SAMBA À MESA

5, 12, 19, 26 JUL: 22H30 EG

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

ORQUESTRA GULBENKIAN

8 OBRAS EM ESTREIA PELA ORQUESTRA GULBENKIAN Pedro Neves, maestro 13 JUL: 19H

EG

DIA CALOUSTE GULBENKIAN ORQUESTRAS GULBENKIAN E GERAÇÃO NUNO COELHO, MAESTRO

MÚSICAS DO MUNDO

19 JUL: 19H

CINEMA SÃO JORGE

20 JUL: 14H30 EG

6, 7, 13, 14, 20, 21, 27, 28 JUL: 22H EG

JORGE VADIO VADIO

EG

JARDIM DE VERÃO DJ TIAGO SANTOS GERAJAZZ

WILLIAM PARKER, HAMID DRAKE, LUÍS VICENTE, JOHN DIKEMAN 19 JUL: 22H

HOT CLUB DE PORTUGAL

RUI CAETANO TRIO

4, 5, 6 JUL: 22H30, 00H

THOMAS DE VISSER QUINTET

TRIBUTE TO LEE MORGAN

10 JUL: 22H30, 00H

SEXTETO DE BERNARDO MOREIRA ENTRE PAREDES

20 JUL: 16H30 EG

11 JUL: 22H30, 00H

RICARDO PAIS E MIGUEL XAVIER

PEDRO MELO ALVES IN IGMA

Ver destaque

DJ LADY G. BROWN

HOTEL VILA GALÉ ÓPERA

ELZA SOARES

HOT CLUB

12 JUL: 22H CINETATRO CAPITÓLIO – TEATRO RAUL SOLNADO

JOHNNY HOOKER 6 JUL: 21H30

20 JUL: 21H30 21 JUL: 14H30

DEUS É MULHER

21 JUL: 16H30

COLISEU DOS RECREIOS

21 JUL: 21H30

17 JUL

EG

EG

CORO GULBENKIAN

CAETANO, MORENO, ZECA ORQUESTRA GULBENKIAN E CAMANÉ E TOM VELOSO 26 JUL: 21H OFERTÓRIO 5 JUL: 22H DJ JUNGLE JÚLIA 27 JUL: 14H30 PIERRE ADERNE RUA DAS PRETAS SAHAR MOHAMMADI 6 JUL: 22H

27 JUL: 19H

COM CALMA – ESPAÇO CULTURAL

LURA + SARA TAVARES

TOM MACIEL E MARIANA OLIVEIRA 6 JUL: 21H30

THIAGO K

12 JUL: 21H30

RUA

20 JUL: 21H30

DOLORES

25 JUL: 21H30 FNAC COLOMBO

ARTHUR MELO NHANDERUVUÇU

18 JUL: 18H30

27 JUL: 21H30

DJ JOHNNY

28 JUL: 14H30 EG

NAGHASH ENSEMBLE 28 JUL: 21H30

GALERIA ZÉ DOS BOIS

PRISON RELIGION 4 JUL: 22H

SIR RICHARD BISHOP 5 JUL: 22H

PETER EVANS COM GABRIEL FERRANDINI “SOM CRESCENTE” #1 15 JUL: 22H

12, 13 JUL: 22H30, 00H

SESSÕES DE MÚSICA CLÁSSICA COM A PIANISTA HELENA V. CARVALHO

SATIE, DEBUSSY, CHOPIN, BEETHOVEN

SEG: 21H30-22H30 EG LARGO DA LUZ

FEIRA DA LUZ JORGE PALMA

31 AGO: 21H30 LICEU CAMÕES

LUÍS GALRITO CANTA ZECA AFONSO 19 JUL: 21H30

MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

MN’JAM EXPERIMENT & ANTENA 2 8 JUL: 19H

EG

MUSICBOX

MOLLY BURCH 3 JUL: 22H

MUSICBOX HEINEKEN SERIES PRINS THOMAS 5 JUL: 23H59

NUBYA GARCIA 11 JUL: 22H30

67


MÚSICA / ESPETÁCULOS / AULAS / CURSOS

TUYO

13 JUL: 22H30

OSHUN

16 JUL: 22H30

LIA PARIS

19 JUL: 22H30

RINCON SAPIÊNCIA 24 JUL: 22H30

PHUM VIPHURIT 31 JUL: 22H

O’CULTO DA AJUDA

ENCONTROS DE SHAKUHACHI

25, 26 JUL: 22H PRAÇA DO MUNICÍPIO

ORQUESTRA SINFÓNICA CASA DA MÚSICA MÚSICA DA CASA EM LISBOA 13 JUL: 22H

EG

MÚSICA / AULAS / CURSOS

MESTRE ANTONIO ORQUESTRA DE JAZZ DO CHAÍNHO CONVIDA RAO KYAO HOT CLUBE DE PORTUGAL 16 JUL: 21H CONVIDA GUILLERMO P.L.I.N.T KLEIN SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL

1 JUL: 21H

18 JUL: 21H

ZDB APRESENTA KEVIN MORBY (SOLO)

LUCIÉRNAGAS & PIRILAMPOS

Ver destaque 7 JUL: 21H

SANDRA CORREIA

TEATRO TIVOLI BBVA

23 JUL: 21H

OH MY GOD

COMEMORAÇÃO DO BICENTENÁRIO DA REPÚBLICA DA COLÔMBIA PUERTO CANDELARIA 18 JUL: 19H

TEATRO DA TRINDADE

TOTY SA’MED 9 JUL: 21H

RUA DAS GAIVOTAS 6

BURGUESES FAMINTOS MOTORES GERAIS

20 JUL: 21H

AQUI EXISTO

AULAS / CURSOS ACADEMIA DE AMADORES DE MÚSICA

Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Harpa, Guitarra, Piano, Percussão/Bateria, Saxofone, Trompete, Violeta, Violino, Violoncelo, Técnica Vocal, Guitarra Elétrica

ACADEMIA DO LUMIAR

CINETEATRO CAPITÓLIO TEATRO RAUL SOLNADO 6 DE JULHO, ÀS 21H30 PARQUE MAYER / 211 385 340 WWW.CAPITOLIO.PT

Piano, Viola, Grupo Coral

ACADEMIA DE MÚSICA DA GRAÇA

Piano, Violino, Guitarra Clássica, Baixo Elétrico, Guitarra Rock, Violoncelo, Guitarra Jazz, Flauta Transversal, Canto, Viola d´Arco, Flauta de Bisel MP

ACADEMIA DE MÚSICA EM LISBOA

Aulas de Piano, Violino, Formação Musical

ANAGRAMA – OFICINA DE SONHOS

Violoncelo e Guitarra

ASSOCIAÇÃO GAITADE-FOLES

Oficinas de Gaita-de-Foles MP ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS - ART

Guitarra, Piano e Canto

MP

4 JUL: 21H30

JOHNNY HOOKER O brasileiro Johnny Hooker regressa ao nosso país para apresentar o segundo disco, Coração (2017), uma mistura de samba, brega, frevo, guitarrada e axé. O cantor, que se define como “uma mulher em fúria no corpo de um homem com os olhos marejados de lágrimas”, refere David Bowie, Madonna e Caetano Veloso como as suas grandes referências musicais, que apelida de Santíssima Trindade. Em 2015, ano em que lançou o seu primeiro álbum, Eu Vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!, Johnny venceu o prémio da Música Brasileira para Melhor Cantor. O disco foi eleito pela revista Rolling Stone como um dos melhores do ano. A sua música é assumidamente nordestina, desafia género e linguagens e questiona a própria identidade da música brasileira. Dia 6 de julho, o artista pernambucano traz a sua excentricidade ao Capitólio. FS ATELIER MUSICAL E ARTÍSTICO DO AREEIRO

Aulas de Instrumentos Musicais

BOUTIQUE DA CULTURA

Aulas de Música

MP

Voz e canto

MP

Até aos 70 anos

VÁRIOS HORÁRIOS

www.festorilisbon.com

EVOÉ – ESCOLA DE ACTORES

SÁB: 15H30 EG

Forró, Samba no Pé

Estutura Financiada por:

QUI: 20H-20H55

CASA DO ALENTEJO

CENTRO CULTURAL ARTE PURA

5 a 27 de Julho

Coro Músicas Espanholas

ESPAÇO ART

Tardes alentejanas

19

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

SEG, QUA MP

arttelheiras@gmail.com ESPAÇO PESSOA E COMPANHIA MP

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

ESTÚDIO VANDA MELO

Workshop com Isabel Campelo

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA

Canto e Voz

TER: 19H30-20H30 MP CENTRO INTERCULTURACIDADE

Canto e Técnica Vocal MP

Música e Acordeão

MP

Piano, Guitarra Clássica, Guitarra Elétrica, Guitarra Baixo, Canto, Violino, Bateria, Saxofone, Contrabaixo, Percussão Escola de Jazz emusicafbp@gmail.com

68

Na Era do Smart Phone, serão os Músicos Smart? Workshop sobre a ligação entre novas tecnologias, música e a performance 8 JUL: 17H30 EG

Guitarra Clássica e Acústica

Piano, guitarra

MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

MATER – AMALGAMA LISBON

Voz e Música

MP

MUSEU DO FADO

O SOM DA SAUDADE

SOU – MOVIMENTO E ARTE

Aulas livres de música MP

TEATRO DOM LUIZ FILIPE

Aulas de Música MP

balltoques@tradballs.pt VOZES EM CONSERTO

Canto, piano, guitarra, teoria musical, coro, composição MP

Exposição

ATÉ 29 SET TER A DOM: 10H-18H (ÚLTIMAS ENTRADAS: 17H30) O’CULTO DA AJUDA

Curso intensivo de composição e espacialização eletroacústica III e IV

Com António Ferreira, António de Sousa Dias, Miguel Azguime

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

cursos@misomusic.com

> CONTACTOS PÁG 104

22 A 26 JUL: 10H-19H

69


MARY SAID WHAT SHE SAID

Como manda a tradição, de 4 a 18 de julho, Almada é a capital do teatro. O 36º Festival de Almada apresenta 25 espetáculos, quatro deles em Lisboa e, este ano, também no Monte Estoril, em Cascais, a propósito da homenagem dedicada a “Mestre” Carlos Avilez (ver caixa). Sem querermos ser injustos para com as dezenas de artistas portugueses e estrangeiros que vão brilhar pelos palcos ao longo dos 15 dias do Festival, os grandes cabeças de cartaz são, inevitavelmente, os inigualáveis Robert Wilson e Isabelle Huppert, a grande atriz belga Viviane De Muynck (ver destaques), Bulle Ogier e Maria de Medeiros (que partilham o palco do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, como mãe e filha em Un Amour Impossible, sob direção de Célie Pauthe) e a coreógrafa francesa Phia Ménard (que passará por Almada com o aclamadíssimo Saison Sèche, espetáculo sensação na última edição do Festival de Avignon). Sublinhado ainda para o Ciclo Primo Levi, que assinala o centenário do nascimento do escritor italiano, e inclui a estreia da mais recente produção da Companhia de Teatro de Almada Se isto é um homem, com encenação de Rogério de Carvalho. Toda a programação pode ser conhecida em www.ctalmada.pt.

FESTIVAL DE ALMADA EM LISBOA

O que dizer de um espetáculo que reúne dois “monstros” como o encenador norte-americano Robert Wilson e a mais consagrada atriz francesa da sua geração, Isabelle Huppert? E se a eles juntarmos o texto de Darryl Pinckney, a música de Ludovico Einaudi e os figurinos de Jacques Reynaud? Arriscamos afirmar Mary said what she said como o maior acontecimento teatral do ano em palcos portugueses. Em cena, Huppert interpreta Mary Stuart, rainha dos escoceses, num monólogo avassalador e intenso que acompanha as derradeiras horas de vida da monarca. Estreada em Paris, em final de maio, e depois de uma passagem pelo Festival de Viena, a peça chega a Lisboa merecendo o aplauso consensual do público e da crítica.

FREDERICO BERNARDINO

70

© Lucie Jansch

THÉÂTRE DE LA VILLE (PARIS, FRANÇA) CENTRO CULTURAL DE BELÉM 12 E 13 DE JULHO

ISABELLE HUPPERT Nascida em Paris, em 1953, fez o essencial da sua formação no Conservatório Nacional de Arte Dramática de Paris. Estreia-se no cinema em 1971 e, desde aí, participou em mais de 120 filmes de autores tão distintos como Chabrol, Godard, Haneke, Cimino ou Marco Ferreri. No teatro, Huppert estrelou palcos de todo o mundo sob direção de encenadores como Claude Régy, Luc Bondy, Jacques Lassalle e, claro, Bob Wilson, que reencontra pela terceira vez, após Orlando, também de Darryl Pinckney, a partir de Virginia Woolf; e Quarteto, de Heiner Muller. É a atriz mais nomeada de sempre para os Prémios Molière. 71


NEEDCOMPANY (BRUXELAS, BÉLGICA) TEATRO NACIONAL D. MARIA II 6 E 7 DE JULHO

AS TRÊS SOZINHAS

© Alessandro Serra

GUERRA E TEREBINTINA

© Filipe Ferreira

Um ano depois de ter trazido ao Festival de Almada o irresistível “blockbuster” da companhia, Isabella’s Room, o encenador belga Jan Lauwers apresenta uma adaptação para palco do aclamado romance homónimo de Stefan Hertmans (editado em Portugal pela Dom Quixote). Uma vez mais, é a memória estilhaçada da História que está no epicentro da ação. Se Isabella’s Room era uma viagem delirante por todo o século XX dentro da cabeça de uma mulher (interpretada pela enorme Viviane De Muynck), Guerra e Terebintina centra-se na dolorosa experiência das trincheiras durante a Guerra de 1914/18 vivida pelo avô de Hertmans, um soldado flamengo que sobreviveu à barbárie da guerra para a contar. A De Muynck cabe o papel de narradora neste espetáculo surpreendente que alia teatro, música e dança.

TEATRO MEIA VOLTA E DEPOIS À ESQUERDA QUANDO EU DISSER (LISBOA) TEATRO NACIONAL D. MARIA II 5 A 14 DE JULHO

Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas e Sílvia Filipe evocam mulheres que se debateram pelos seus direitos, de Circe a Joana D’Arc, de Camille Claudel a Patti Smith ou das Pussy Riot a Lorena Bobbitt, num espetáculo que é também um olhar sobre as várias faces do feminismo contemporâneo.

MACBETTU

SARDEGNA TEATRO/COMPAGNIA TEATROPERSONA (SARDENHA, ITÁLIA) TEATRO NACIONAL D. MARIA II 10 E 11 DE JULHO

O italiano Alessandro Serra adapta a tragédia Macbeth, de William Shakespeare à realidade histórica da Sardenha. À semelhança do teatro isabelino, o elenco é inteiramente masculino. Macbettu foi distinguido, em 2017, com o Prémio Ubu (o mais importante galardão do teatro em Itália) para Melhor Espetáculo.

HOMENAGEM CARLOS AVILEZ

VIVIANE DE MUYNCK Nascida em 1946, em Mortsel, Antuérpia, formou-se no Conservatório Real de Bruxelas. Faz

o seu percurso em algumas das mais importantes companhias belgas e holandesas, como o Maatschappij Discordia ou o Toneelgroep Amsterdam. Para além de teatro, fez cinema e televisão, tendo participado em mais de 60 produções, incluindo o filme de Robert Altman Vincent & Theo. Integra a Needcompany desde a década de 90, tendo protagonizado mais de duas dezenas de produções, da ópera ao teatro. 72

Figura incontornável do teatro português, Carlos Avilez é o homenageado desta edição do Festival de Almada, onde lhe são dedicadas duas exposições concebidas por José Manuel Castanheira. Com um percurso de mais de 60 anos de ligação ao teatro, começa como ator na Amélia Companhia Rey Colaço – Robles Monteiro mas, a conselho da ilustre diretora da companhia, torna-se encenador em 1963. Dois anos depois funda o Teatro Experimental de Cascais, uma das mais longevas companhias de teatro em atividade. Para além de encenador, é um pedagogo exemplar, sendo o responsável pela criação da Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC), estrutura que formou alguns dos mais brilhantes atores e atrizes do atual teatro português. Inserido na programação do Festival está a sua última criação, O Sonho, de August Strindberg, com Ruy de Carvalho à frente de um elenco que inclui atores profissionais e alunos da EPTC. A peça estará em cena durante todo o mês de julho no Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Monte Estoril, Cascais.

73


TEATRO

TEATRO / ESTREIAS ESTREIAS CENTRO CULTURAL DE BELÉM

MARY SAID WHAT SHE SAID Théâtre de la Ville. Darryl Pinckney, texto; Robert Wilson, concepção e encenação; Isabelle Huppert, interpretação. Ver Festival de Almada. 12, 13 JUL: 21H

CLUBE ESTEFÂNIA

BABY BLUES

Projecto Ruínas. Francisco Campos, texto e encenação; Maila Dimas, Susana Blazer e Francisco Campos, interpretação.

Numa audição para um filme artístico que se desconfia ser um porno, uma candidata prepara-se para o início de uma carreira de sucesso... 12, 13 JUL: 21H30

COM CALMA - ESPAÇO CULTURAL

NOVECENTO + JOJÓ AIME LA FRANCE

Duas criações de teatro de objetos e clown. 5 JUL: 21H30

REITORIA DA UNIVERSIDADE ABERTA

PARASOMNIA

Prado Associação Cultural. Patrícia Portela, espaço, texto e imagens; Patrícia Portela, Célia Fechas, Mónica Coteriano, Leonor Barata e Anton Skrzypiciel, performers.

Uma instalação-performance espalhada por diversas salas onde se promove a estimulação da produção de melatonina, os vapores de sonolência apropriados à indução de um sono propício à prática do sonho lúcido, a desaceleração dos corpos e o arrastar das vidas. 2 A 7 JUL: 21H-00H (ÚLT. ENTRADA: 22H30) RUA DAS GAIVOTAS 6

ÍMPAR

Mafalda Banquart e Tiago Jácome, criação.

Os autores procuram desenhar, em palco, uma genea-

logia autoral de uma relação amorosa através do seu caso particular e específico. 18 A 21 JUL: 21H30 TEATRO DA POLITÉCNICA

A MULHER QUE VIVEU APENAS UMA VEZ

Margarida Correia, texto e encenação; Anabela Ribeiro, Bárbara Bruno, Carolina Dominguez, Margarida Correia, Mário Coelho, Pedro Baptista, Rui Raposo e Teresa Machado, interpretação. 4, 5 JUL: 21H, 6, 13 JUL: 18H, 11, 12 JUL: 19H TEATRO NACIONAL D. MARIA II

AS TRÊS SOZINHAS

TNDM II/ teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser. Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas e Sílvia Filipe, direção e interpretação. Ver Festival de Almada. 4 A 14 JUL QUA, SÁB: 19H30, QUI, SEX: 21H30, DOM: 16H30

GUERRA E TEREBINTINA

Needcompany. A partir do romance de Stefan Hertmans. Jan Lauwers, adaptação e encenação; Viviane De Muynck, Urbain Martien, Benoît Gob, Grace Ellen Barkey, Maria Ghys, Sarah Luz, Maria Martien, Romy Lauwers, Elik Niv, Maarten Seghers, Mohamed Toukabri, Alain Franco, Simon Lenski e George van Dam, interpretação. Ver Festival de Almada.

6 JUL: 19H, 7 JUL: 16H

MACBETTU

Sardegna Teatro. A partir de William Shakespeare. Alessandro Serra, encenação; Andrea Bartolomeo, Andrea Carroni, Felice Montervino, Fulvio Accogli, Giovanni Carroni, Leonardo Capuano, Maurizio Giordio e Stefano Mereu, interpretação. Ver Festival de Almada.

10 JUL: 19H, 11 JUL: 21H

MALFADADAS

Aldina Duarte, Filipe Raposo, Isabel Abreu e

© Piero della Francesca

Companhia Postal. Johan

Philippe e Jo Santos, criação e interpretação.

TEATRO TABORDA 11 A 14 DE JULHO COSTA DO CASTELO, 75 / 218 854 190 / WWW.TEATRODAGARAGEM.COM

ACELERAÇÃO Teatro da Garagem. Carlos J. Pessoa, texto e encenação; Ana Palma, Constança Carvalho Neto, Diogo Lopes, Emanuel Arada, Maria João Vicente, Miguel Damião, Rita Monteiro, Tiago Bôto e alunos dos Clubes de Teatro junior, jovem e sénior do Teatro da Garagem.

Passados 30 anos desde a fundação (e 29 desde a estreia de Pequeno Areal Junto à Falésia com Cravos, Parece-me… no Museu Mineralógico e Geológico de Lisboa), o Teatro da Garagem continua a afirmarse como uma companhia que faz um teatro raro, imune aos rótulos que sempre lhe tentaram impor. Aceleração é a nova criação (a 98.ª!) da Garagem, 74

uma vez mais escrita e encenada por Carlos J. Pessoa, o autor e encenador residente que, ao lado da atriz Maria João Vicente, vai fazendo do teatro um campo de pesquisa e experimentação de formas e linguagens que refletem o nosso tempo. Desta vez, Pessoa parte em busca da “possibilidade cénica de cruzar a Fé cristã (…) com a Mecânica Quantica” num espetáculo de risco (como todos os que esta estrutura tem proposto ao público) onde atores profissionais e alunos dos vários clubes de teatro da Garagem surgem como “massa de partículas em aceleração.” Frederico Bernardino 75


TEATRO / ESTREIAS / CONTINUAM Miguel Loureiro, criação; Aldina Duarte e Isabel Abreu, interpretação; Filipe Raposo, música original e interpretação.

Fados, vidas que devolvem as impressões e a palavra de figuras tutelares femininas do teatro e da mitologia literária.

20 A 28 JUL QUA, SÁB: 19H, QUI, SEX: 21H, DOM: 16H TEATRO TABORDA

ACELERAÇÃO

Teatro da Garagem. Carlos J. Pessoa, texto e encenação; Ana Palma, Constança Carvalho Neto, Diogo Lopes, Emanuel Arada, Maria João Vicente, Miguel Damião, Rita Monteiro e Tiago Bôto/ Aline Marques, Anneke Martins, Carlota Nascimento, Carolina Marques, Francisco Lacão, Francisco Silva, Inês Reis, Íris Almeida, Júlia Coelho, Laura Henriques, Manuel Pessoa, Matilde Fernandes, Matilde Gonçalves, Miguel Almeida, Simone Domingues (Clube de Teatro Júnior do

Teatro da Garagem), Catarina Câmara, Gabriela Rodrigues, Gonçalo Fonseca, Jiayi Chen, João Almeida, Lillye Martins, Matilde Henriques, Miguel Fabião, Neuza Figueiredo, Nuno Antunes (Clube de Teatro Jovem do Teatro da Garagem), Akiyo Matsumoto, Alexandre Neves, Ana Maria Pereira, Ana Maria Rodrigues, Elsa Venturini, Graça Oliveira, Isabel Aires, Isabel Coimbra, José Pedro Magalhães, Júlia Catita, Júlio Reis, Liliana Pedro, Marco Silva, Maria Luísa Guerreiro, Marina Preguiça, Paula Pimentel, Rui Almeida, Rui Fernandes, Sónia Castro e Vanessa Velosa (Clube de Teatro Sénior do Teatro da Garagem), interpretação. Ver destaque

11 A 14 JUL: 21H TEATRO VILLARET

GOD

David Javerbaum, texto; António Pires, encenação; Joaquim Monchique, Diogo Mesquita e Rui Andrade, interpretação.

TEATRO / CONTINUAM / CURSOS Nova temporada da comédia de sucesso em que Joaquim Monchique interpreta Deus, o próprio. 12 A 20 SET SEX, SÁB: 21H30, DOM: 18H30

CASAL DA TRETA

Filipe Homem Fonseca, Mário Botequilha e Rui Cardoso Martins, texto; Sónia Aragão, encenação; Ana Bola e José Pedro Gomes, interpretação.

A dupla Ana Bola e José Pedro Gomes estão de volta para mais uma temporada da “Treta”. ATÉ 7 JUL QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H 31 JUL A 4 SET QUA, QUI: 21H30

CONTINUAM CINEARTE

A TORRE DE BABEL

Barradas, Teresa Mello Sampayo, Adérito Lopes, Carlos Sebastião, João Maria Pinto, Samuel Moura, Sérgio Moras, Anita Ribeiro, Clara Cunha, Mariana Ribeiro e Francisco Gonçalves, interpretação. QUI A SÁB: 21H30, DOM: 17H TEATRO ABERTO

GOLPADA

Dea Loher, texto; João Lourenço, encenação; Ana Guiomar, Carlos Malvarez, Cristóvão Campos, Rui Melo e Tomás Alves, interpretação. Uma história de contornos policiais que celebra a irreverência da juventude e o poder da fantasia da autoria de uma das mais reputadas autoras alemãs da atualidade.

TEATRO ABERTO ATÉ 28 DE JULHO PRAÇA DE ESPANHA / 213 880 089 / WWW.TEATROABERTO.COM

GOLPADA

ATÉ 28 JUL QUA A SÁB: 21H30, DOM: 16H

A Barraca. Hélder Mateus da Costa, autoria e encenação; Maria do Céu Guerra, Patrícia Frazão, Rita Soares, Sónia

queerlisboa.pt

QUEER LISBOA 23 20-28.09.2019 Cinema São Jorge Cinemateca Portuguesa Produção

Festival Apoiado pelo

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA QUEER Parceria Estratégica

Coprodução

Dea Loher, texto; João Lourenço, encenação; Ana Guiomar, Carlos Malvarez, Cristóvão Campos, Rui Melo e Tomás Alves, interpretação; GIORDANNO Barbieri e Mariana Rosa, músicos.

Pouco mais de uma década depois do sucesso de Imaculados, João Lourenço e a dramaturgista e tradutora Vera San Payo de Lemos retornam ao teatro da premiada autora bávara Dea Loher (n. 1964). Golpada, o seu trabalho mais recente, estreado no Deutsches Theater em 2015, é “um olhar sobre a juventude”, irreverente e musical, a partir das “aventuras” de dois irmãos gémeos que ambicionam “”ter um futuro inesquecível. E já!”, como TEATRO POLITEAMA

SEVERA, O MUSICAL

Filipe La Féria, autoria e encenação; Miguel Amorim, Jorge Fernando e Filipe La Féria, letras e música original; Anabela, Carlos Quintas, Filipa Cardoso, Dora e outros, interpretação. QUA A SEX: 21H30, SÁB: 17H, 21H30, DOM: 17H TEATRO DA POLITÉCNICA

VARIAÇÕES SOBRE O MODELO DE KRAEPELIN

Artistas Unidos/ Palco13. Davide Carnevali, texto; Gonçalo Carvalho, encenação; João Pedro Mamede, João Vicente e Romeu Vala, interpretação.

ATÉ 13 JUL TER, QUA: 19H, QUI, SEX: 21H, SÁB: 16H, 21H 76

CURSOS / WORKSHOPS ACT - ESCOLA DE ATORES

Iniciação às técnicas do Ator 15 A 26 JUL IA

Formação de Atores

Inclui aulas individuais 937 852 557 IA

BOUTIQUE DE CULTURA

Teatro

CASA DO ARTISTA

Teatro

Oficinas Teatro Lisboa. João Rosa e Catarina Gonçalves, formadores. SEG, TER: 20H-22H

ressoa, bem alto e em bom som, nos vários momentos da peça. Frutos de uma infância difícil, de um mundo de oportunidades que lhe passa ao lado, Maria e Jesus Maria reclamam, sem pruridos nem dilemas morais, o seu quinhão de sucesso. E, assim, são tentados a entrar no plano obscuro de um sinistro joalheiro com o nome de Milagre. Com humor e um notável lirismo, o novo espetáculo de João Lourenço enaltece a capacidade exemplar de Loher em lidar com a intertextualidade e permitir ao espetador definir os caminhos que pode percorrer a partir da sua própria interpretação daquilo que ocorre em cena. FB CHAPITÔ

Expressão Dramática Por Bruno Shiappa

SEG, QUA: 19H-21H COMPANHIA DA CHAMINÉ

Teatro

INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL

Ser, Estar, Harmonia Por Paula freitas

1 A 5 JUL: 10H30-12H IA

TER: 19H15-21H15 COMUNA

Workshop de férias Com Cecília Sousa

22 A 31 JUL: 19H-23H

teatrocomworkshop@gmail. com ESPAÇO HANGAR

Reprograma-Te

JUL TER: 19H30-22H

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

IN IMPETUS

> CONTACTOS PÁG 104

Teatro laboral

Formação de Atores SEG, QUA, SEX: 20H-23H30 IA

77


VISITAS GUIADAS

VISITAS GUIADAS AGULHA MAGNÉTICA

JARDINS CONTEMPORÂNEOS DE LISBOA SÁB: 10H -17H30

Encontro: Frente ao Altice Arena

JARDINS DA ERA DO AUTOMÓVEL EM LISBOA SÁB: 10H- 17H30

Encontro: Miradouro do Alto do Parque Eduardo VII, na Av. Cardeal Cerejeira

ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA

MOURARIA DAS TRADIÇÕES MOURARIA DO FADO DO CASTELO À MOURARIA MOURARIA DOS POVOS E DAS CULTURAS Visitas guiadas em português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. TODOS OS DIAS

JARDINS PARQUE MIGRANTOUR FLORESTAL DE MONSANTO ROTAS URBANAS SÁB: 13H30-17H Encontro: Pç. Marquês de INTERCULTURAIS Pombal MP 916 126 556

Visitas guiadas em português, inglês e francês.

ARCO TRIUNFAL DA RUA AUGUSTA

927 522 883

VISITA LIVRE

TODOS OS DIAS: 9H-20H

210 998 599

ARQUIVO NACIONAL TORRE DO TOMBO

VISITAS GUIADAS ÀS EXPOSIÇÕES E ÁREA PÚBLICA

SEG A SEX: 9H30-15H ASSOCIAÇÃO HQ

MISTÉRIOS DA PENHA DE FRANÇA ÚLTIMO SÁB: 11H MP

hq-associacao@gmail.com ASSOCIAÇÃO MULHERES SEM FRONTEIRA

LISBON CITY RUNNERS LISBONCITYRUNNERS.COM

LISBON CITY RUNNERS A Lisbon City Runners possibilita aos apaixonados pela corrida conhecerem a cidade de Lisboa ao mesmo tempo que praticam jogging. O principal objetivo é a corrida, mas poder aliar esse gosto à descoberta de várias zonas de Lisboa é uma experiência única. Os percursos propostos são variados e com diferentes níveis de dificuldade. Existem pelo menos seis 78

trajetos possíveis. Uns pelas principais artérias da cidade, outros pela zona histórica. Há também itinerários junto ao rio, em jardins no centro da capital e no Parque Florestal de Monsanto. Quem preferir pode ainda sugerir um trajeto e a Lisbon City Runners acompanhá-lo-á. Ana Figueiredo

TODOS OS DIAS MP BIKE A WISH

TOURS

LISBOA FEMINISTA

14 JUL, 9 AGO: 17H

Visitas em inglês, espanhol MP

rotas.mulheres.sem. fronteiras@gmail.com ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

VISITAS GUIADAS AO PALÁCIO DE S. BENTO ÚLTIMO SÁB

213 919 625

MP

Visitas guiadas que permitem conhecer o fundador da instituição e as peças que mais se destacam na coleção. 1º, 3º SÁB: 12H

EG

VISITAS GUIADAS

Permitem conhecer a história do fundador e da coleção. SEG A SEX: 10H-17H, SÁB: 13H-17H CASTELO DE SÃO JORGE

CÂMARA ESCURA

Descoberta da cidade de Lisboa através de um periscópio que permite explorar a cidade em tempo real, num olhar que percorre 360º. 10H-17H20

À DESCOBERTA DO CASTELO

Visita orientada ao Castelejo

TODOS OS DIAS: 10H30, 13H, 16H

Passeios guiados de bicicleta elétrica lisboa@bikeawish.com

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

BOUTIQUE DA CULTURA

VISITAS GUIADAS

STREET ART CARNIDE

Visitas guiadas à Galeria Pública de Arte Urbana do Bairro Padre Cruz 14 JUL, 11 AGO: 10H

Encontro: entrada do Centro Cultural de Carnide Além destas realizam-se também visitas guiadas em português ou em inglês para grupos MP

CASA-MUSEU AMÁLIA RODRIGUES

ARTE URBANA IBEROVISITAS GUIADAS AMERICANA EM MARVILA. TER A DOM: 10H-13H, 14H-18H ONDE PARAM AS CASA-MUSEU MULHERES? DR. ANASTÁCIO 5 JUL, 2 AGO: 18H

SÁBADOS NO MUSEU

GONÇALVES

20 MINUTOS COM ARTE

Pintura Floresta Fechada, de Gustave Courbet 7 JUL: 11H30, 10, 24 JUL: 13H30

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA

PAUSA DO MÊS

Visitas guiadas que permitem conhecer a história de uma peça. 2ª, 4ª QUI: 13H30 EG

10H30, 11H30, 12H30, 14H, 15H, 16H, 17H

Visitas em português, inglês e espanhol. TODOS OS DIAS

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

EXPOSIÇÃO OS OSSOS DA ARQUITETURA POR ANDRÉ TAVARES 6 JUL: 17H

Pelo curador Mario Rinke 27 JUL: 10H30

EG

CCB - UMA LEITURA GERAL DO EDIFÍCIO

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira SEG A SÁB: 10H30-18H

CCB - UMA CIDADE À BEIRA-RIO

Por Fabrícia Valente e Maribel Sobreira SEG A SÁB: 10H30-18H

213 612 650

CENTRO CULTURAL CASAPIANO

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO PERMANENTE

SEG A SEX: 9H3017H30, SÁB: 10H-17H

CENTRO INTERPRETATIVO DA PONTE 25 DE ABRIL

EXPERIÊNCIA PILAR 7 MAI A SET: 10H-20H, OUT A ABR: 10H-18H

210 312 700 (Turismo de Lisboa) CONVENTO DOS CARDAES

VISITAS GUIADAS SEG A SÁB: 14H30-17H30

CONVENTO DAS TRINAS DO MOCAMBO

VISITAS GUIADAS QUA: 15H MP

rp@hidrografico.pt CPAS - CENTRO PORTUGUÊS DE ACTIVIDADES SUBAQUÁTICAS

ESPÓLIO MUSEOLÓGICO DO CPAS MP

969 017 128 CULTURA SANTA CASA

CICLO VIAGEM AO ORIENTE COM SÃO FRANCISCO XAVIER PUNHAL, ÍNDIA, SÉC. XVI/XVII, COLEÇÃO CASA ASIA-COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO Peça do mês

SÃO FRANCISCO XAVIER INSTITUINDO O SÍMBOLO DA CRUZ NA ÍNDIA PORTUGUESA, ANDRÉ REINOSO, 1619 Pintura do mês

10 JUL: 13H15, 14 JUL: 15H

BUDA EM PÉ SHAKYAMUNI, SRI LANKA, PERÍODO KANDYAN, SÉC. XVIII, COLEÇÃO FRANCISCO CAPELO Peça do mês

SÃO FRANCISCO XAVIER RESSUSCITANDO UM CHEFE DE CASTA EM CEILÃO, ANDRÉ 79


VISITAS GUIADAS

REINOSO, 1619

CULTURGEST

28 AGO: 13H15, 31 AGO: 15H EG / MP

Visitas guiadas à exposição Esboço de Técnicas Interiores

CICLO STEVE PAXTON

Pintura do mês

ITINERÁRIOS EM LISBOA Visita Guiada temática

SEDES DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA 6 JUL: 10H

JAZIGOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA NO ALTO DE SÃO JOÃO 3 AGO: 10H MP/ EG

DISSERAM-MO POR MUITO CERTO Visita encenada

7, 21 JUL: 15H

MP

916 020 883, cantigadalba@ gmail.com (Cantiga D’Alba Associação Cultural)

PATRIMÓNIO AO DOMINGO

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA 7 JUL, 4 AGO: 10H30

QUINTA ALEGRE

14 JUL, 11 AGO: 10H30

IGREJA DE SÃO ROQUE

28 JUL, 25 AGO: 10H30 MP/ EG

SANTA CASA ABRE PORTAS

JAZIGO DOS BENFEITORES DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA 17 AGO: 10H

MP/ EG

ITINERÁRIOS DA FÉ PERCURSO DA BAIXA

Encontro: Sé de Lisboa, Lg. da Sé

20 JUL, 17 AGO: 10H

PERCURSO DO BAIRRO ALTO Encontro: Museu de São Roque. Lg. de São Roque

27 JUL, 24 AGO: 10H MP

218 879 549 (Paróquia de São Nicolau)

CONVENTO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA SÁB: 15H, 16H30 MP

MUSEU E A IGREJA DE SÃO ROQUE

QUI: 11H, SÁB: 16H30, DOM: 10H, 11H30

80

13 JUL: 17H

ESTÁDIO DO SPORT LISBOA E BENFICA

VISITA AO ESTÁDIO TODOS OS DIAS: 10H-17H

707 200 100

FÁBRICA LINCE

VISITAS À FÁBRICA

SEG A SEX: 9H-18H MP

geral@cervejalince.pt

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

O GOSTO PELA ARTE ISLÂMICA. DOS FINAIS DO IMPÉRIO OTOMANO À ERA DO PETRÓLEO 13, 31 JUL: 15H, 27 JUL: 16H

SARAH AFFONSO E A ARTE POPULAR DO MINHO 27 JUL: 15H

FUNDAÇÃO DAS CASAS DE FRONTEIRA E ALORNA

VISITAS GUIADAS AOS INTERIORES DO PALÁCIO FRONTEIRA

VISITAS GUIADAS

O MUSEU SAI À RUA… VENHA CONHECER O BAIRRO DE SÃO PAULO

A HISTÓRIA DE PORTUGAL QUE OS LIVROS NÃO CONTAM. ATREVA-SE!

SEG, QUA, SEX: 16H

DO MUSEU AO BAIRRO 20 JUL: 10H MP

213 942 810 (Museu da Marioneta) GABINETE DE CURIOSIDADES KARNART

SEG A SÁB: 11H, 13H, 14H, 17H MP FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

VISITAS ÀS RESERVAS QUA: 15H-17H

LABIRINTO LISBOA

QUA, QUI, DOM: 17H-22H, SEX, SÁB: 17H-24H

sales@labirintolisboa.com LISBOA ANTIGA

914 150 935

7 FADOS, 7 COLINAS FADO VADIO FADISTA À MESA

GAME OVER, ESCAPE ROOMS LISBOA

LISBOA AUTÊNTICA

VISITAS GUIADAS MP

Jogo percurso que oferece como cenário três filmes: SAW, Templo Proibido de Montezuma e Missão Impossível. SEG A DOM: 10H30-22H30 MP

GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA

PAINÉIS DE ALMADA NEGREIROS SEG A SEX: 10H30, 14H30 MP

213 611 025

info@hippotrip.com

Visitas em francês e em português

MP

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

VISITA AOS JARDINS DO PALÁCIO FRONTEIRA VISITAS GUIADAS AOS JARDINS DO PALÁCIO FRONTEIRA

Por Célia Pilão

1º SÁB: 15H MP

HIPPOTRIP

SEG A SÁB: 10H30, 13H, 14H, 17H MP

VISITAS GUIADAS

celia.pilao@chlc.min-saude.pt

Visitas em Português, Inglês e Francês SEG A SÁB: 11H, 12H MP

HOSPITAL DE S. JOSÉ

PASSEIO EM VEÍCULO ANFÍBIO HOSPITAL DE BONECAS

VISITAS GUIADAS

SEG A SÁB: 10H3012H30, 15H30-17H

info@hospitaldebonecas.com HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO DOS CAPUCHOS

ROTEIROS DO CONHECIMENTO

Da Casa das Boubas até ao Desterro Encontro: Museu de Dermatologia, Hospital de Santo António dos Capuchos EG / MP

geral@museus.ulisboa.pt

Passeio, petiscos e fado

LISBOA DAS SETE COLINAS – CASTELO/SÃO JORGE 6 JUL: 10H

Encontro: Lg. do Chão da Feira

TAPADA DA AJUDA 7 JUL: 10H

Encontro: Lg. do Calvário

ROTEIRO VIEIRINO 7 JUL, 11 AGO: 10H

Encontro: Lg. Trindade Coelho, junto à Igreja de São Roque

PASSEIO PARA DESENHAR I (ALFAMA) 13 JUL, 3 AGO: 10H

Encontro: Lg. das Portas do Sol

PASSEIO LISBOA ÁRABE 20 JUL: 9H30

Encontro: Casa dos Bicos

LISBOA OPERÁRIA 28 JUL: 10H

Encontro: Miradouro da Graça/Igreja da Graça

ALFAMA AUTÊNTICA 7 JUL: 10H

Encontro: Miradouro das Portas do Sol

CORREDOR VERDE MONSANTO 25 AGO: 10H

Encontro: Rua Alameda Cardeal Cerejeira

LISBOA DAS 7 COLINAS – 4ª 10 AGO: 15H

Encontro: Lg. Trindade Coelho (junto à Igreja de São Roque) LISBON MOVIE TOUR

AFIRMA PEREIRA

À descoberta de Lisboa com Marcello Mastroianni.

FILME DO DESASSOSSEGO

Passeio dedicado a Fernando Pessoa no cinema.

CAPITÃES DE ABRIL Passeio dedicado à Revolução de Abril.

COMBOIO NOTURNO PARA LISBOA

Seguindo Jeremy Irons pela cidade.

PASSEIO NOTURNO

Uma experiência única de passear à noite pela cidade em companhia de grandes atores. TODOS OS DIAS MP LISBON SAIL

PASSEIO PARA DESENHAR II (JARDIM BOTÂNICO)

PASSEIOS DE BARCO

Encontro: Entrada do Jardim Botânico

ESPAÇOS LEGÍVEIS

21 JUL, 18 AGO: 10H

CERCA VELHA

14 JUL, 17 AGO: 17H

Encontro: Casa dos Bicos

LISBOA DE FADO 27 JUL: 18H

Encontro: Martim Moniz – Capela da Sr.ª da Saúde

skipper@lisbonsail.com

MAAT - MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

Visita temática de arquitetura 1º SÁB: 16H

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA - PERCURSO MONUMENTAL SÁB, DOM: 15H

MUSEU DE LISBOA - SANTO ANTÓNIO 26 DE JULHO, ÀS 15H30 LARGO SANTO ANTÓNIO DA SÉ, 22 / 218 860 447

O CULTO POPULAR A SANTO ANTÓNIO O Museu de Santo António dá a conhecer o santo mais popular da capital. Situado na zona histórica, junto à Igreja de Santo António e próximo da Sé, o museu apresenta um conjunto de peças e diversos objetos relacionados com a vida de Santo António, enfatizando a relação deste com a cidade onde nasceu e viveu até aos 20 anos. Na visita guiada à exposição são reveladas as tradições associadas ao santo, mas também curiosidades como o mês em que nasceu. Ao longo do percurso, vai-se desvendando como cresceu o culto popular ao santinho de Lisboa. Para participar na visita é necessária marcação prévia. AF 81


VISITAS GUIADAS

PERCURSO + LABORATÓRIO DE INVENÇÕES

MUSEU DA ÁGUA DA EPAL

TECNOLOGIA: UM COMBUSTÍVEL PARA A ARTE

Visita guiada Travessia do Vale de Alcântara

ÚLTIMO SÁB: 15H

MP

GEÓMETRAS DA ARTE – À DESCOBERTA DA MEDIDA DAS COISAS MP

VISITAS TEMÁTICAS

A SITUAÇÃO COMO ATO DE CRIAÇÃO, O CORPO E A VOZ, SONS E FONÉTICA, PONTO DE ENCONTRO, ESPAÇOS ENTRE A VERDADE E A SIMULAÇÃO, OLHARES DESCONFORTÁVEIS, À SOMBRA DAS COISAS, O CARTAZ COMO IMAGEM MP

INTERSEÇÕES MP

MASSA CRÍTICA DE LISBOA

BICICLETADA

Encontro: Parque Eduardo VII, no Marquês de Pombal ÚLTIMA SEX: 18H EG

massacriticapt.net

MONTES E VALES

PEDDY PAPER MOURARIA À GRAÇA ELEVADORES DE LISBOA DIAS DE LISBOA MP

geral@montesevales.com MOSTEIRO DE SÃO VICENTE DE FORA

VISITAS GUIADAS

TER A SEX: 10H-16H30 MP

À DESCOBERTA DO MOSTEIRO TER: 11H30

VISITA LIVRE

TER A DOM: 10H-17H

AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES

TER A DOM: 10H-17H30 1º SÁB: 11H

ESTAÇÃO ELEVATÓRIA A VAPOR DOS BARBADINHOS TODOS OS DIAS: 10H-17H30 E / MP

RESERVATÓRIO DA MÃE D’ÁGUA DAS AMOREIRAS

TER A DOM: 10H-12H30, 13H30-17H30

GALERIA DO LORETO – ENTRADA MÃE D’ÁGUA DAS AMOREIRAS

TER A DOM: 10H-12H30, 13H30-17H30

Visita guiada

1º E ÚLTIMO SÁB: 11H

GALERIA DO LORETO – ENTRADA RESERVATÓRIO DA PATRIARCAL SÁB, DOM: 10H-17H30

Visita Guiada

TODOS OS SÁB: 11H-15H E / MP

218 100 215 (Museu da Água) MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

VISITAS GUIADAS AO MUSEU E ÀS OFICINAS DE ARTES E OFÍCIOS DA FRESS SEG A SEX: 10H-13H, 14H30-16H30 E / MP SEG, QUA: 11H, 15H, QUI: 15H MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO

VISITAS GUIADAS 1º DOM: 11H

VISITAS LIVRES

TODOS OS DIAS: 10H-18H

Em dias de jogo realizam visitas até ao seu início MP

museu@slbenfica.pt

82

VISITAS GUIADAS MUSEU DA CARRIS

VISITAS ORIENTADAS museu@carris.pt

MUSEU DO DINHEIRO

(EURO) POLÍTICAS: FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DEPOIS DE 1999 SÁB: 16H30 (EXCETO 20 JUL)

Com a curadora Luísa Santos 6 JUL: 16H30 MP

VISITAS ACESSÍVEIS

Visita descritiva com recurso a experiências táteis para pessoas cegas 13 JUL: 10H30 MP

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

RESERVAS VISITÁVEIS GALERIAS DA AMAZÓNIA TER, QUI, SÁB: 15H30

GALERIAS DA VIDA RURAL TER, QUI, SÁB: 14H30 MP

visitasguiadas@mnetnologia. dgpc.pt MUSEU NACIONAL DO TRAJE

VISITA AO MUSEU E AO PARQUE BOTÂNICO DO MONTEIRO-MOR TER A DOM: 10H-18H E / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

MUSEU DO DINHEIRO: ORIENTADAS AO PERCURSO PELA COLEÇÃO VISITAS MUSEU SÁB: 15H, DOM: 11H TER A SEX: 10H-13H, 14H-18H MP MURALHA DE D. DINIS – NÚCLEO DE VISITAS ORIENTADAS AO INTERPRETAÇÃO PALÁCIO NACIONAL DE SÁB: 11H, DOM: 15H BELÉM E JARDINS MUSEU DE LISBOA SANTO ANTÓNIO

O CULTO POPULAR A SANTO ANTÓNIO 26 JUL: 15H30 MP

MUSEU DA MARIONETA

NO MUSEU COM OS ROBERTOS DE CONVENTO A MUSEU MARIONETAS PORTUGUESAS E MARIONETAS ORIENTAIS VISITAS TEMÁTICAS MP

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: MUSEU DAS DESCOBERTAS

QUA, SÁB, DOM: 15H30 MP MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

VISITA AO MUSEU E CONVENTO DA MADRE DE DEUS TER A DOM: 10H-16H30 MP

PALMAYACHTS

PASSEIOS DE BARCO info@palmayacts.com

PANTEÃO NACIONAL

VEM DESCOBRIR O PANTEÃO Visita orientada

TER A DOM: 10H-16H30 MP

ALMEIDA GARRETT NO PANTEÃO Visita temática

TER A DOM: 10H-16H30 MP PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

PERCURSOS PEDESTRES COMBATELASER PAINTBALL ELECTRÓNICO 968 297 047 (Ação Natura)

PEDDY PAPER

O jogo parte de Campolide atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto.

SÁB: 10H30, 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 MP

MP

MUSEU SPORTING

PYPAS CRUISE

VISITA DE AUTOR MP MUSEU E ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE TER A DOM: 11H30, 14H30, 15H30, 16H30 NOSSO TEJO

PASSEIOS DE FRAGATA NO TEJO info@nossotejo.pt

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

VISITAS GUIADAS AO PADRÃO E À ROSA-DOSVENTOS E / MP PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

VISITAS ORIENTADAS AO PALÁCIO O QUOTIDIANO DA FAMÍLIA REAL UM DIA DE GALA NO PAÇO DA AJUDA MP servicoeducativo@pnajuda. dgpc.pt

218 452 689 (Papa-Léguas)

PASSEIOS DE BARCO NO RIO TEJO Inclui passeios de barco para pessoas com mobilidade condicionada mail@pypascruises.com

SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL

VISITAS GUIADAS AO PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA SEG A SEX MP

TCHARAN EVENTOS JANTARES MISTÉRIO A MORTE DO ARTISTA NOITE DE GANGSTERS OS RÚSTICOS MP

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES

EXPOSIÇÃO 40 ANOS DE OBRAS GRÁFICAS Por Pissarro

4 JUL: 18H

NACIONAL DE EXPOSIÇÃO UMA VIAGEM TEATRO SÃO CARLOS POÉTICA E SIMBÓLICA VISITAS GUIADAS Com a presença do artista MAN 16, 23 JUL: 18H

E / MP

visitas@saocarlos.pt

STORIC

TEATRO TIVOLI BBVA

Visita temática no Palácio Nacional da Ajuda

Visita ao teatro, fado acompanhado por vinho do porto e pastel de nata.

A VIDA NA CORTE 6 JUL: 15H

VISITA AO MUSEU DE MARINHA Visita comentada 7 JUL: 10H

AS MURALHAS DE LISBOA Passeio pedestre 7 JUL: 10H

A MONARQUIA PORTUGUESA

Visita temática no Palácio Nacional da Ajuda 13 JUL: 15H

OS CRIMES DE LISBOA Passeio pedestre 13 JUL: 16H30

BELÉM - PORTA DO MUNDO Passeio pedestre 14 JUL: 10H

TASTING FADO

QUA A SÁB: 19H MP

TIME TRAVELLERS

DA VILA DOS ANDRADES AO BAIRRO ALTO

Encontro: Pç. Luís de Camões 14 JUL: 10H MP

LISBOA BOÉMIA DO XIX AO PÔR DO SOL Encontro: Terreiro do Paço 27 JUL: 20H MP

A MAÇONARIA EM LISBOA: ENTRE O MITO E A REALIDADE Encontro: Terreiro do Paço 10 AGO: 10H MP

ROMÂNTICOS E MODERNISTAS - HISTÓRIAS DA AVENIDA DA LIBERDADE

LISBOA ISLÂMICA

20 JUL: 10H

TRAFARIA PRAIA

Passeio pedestre

LOJAS HISTÓRICAS DE LISBOA Passeio pedestre 27 JUL: 10H

OS CRIMES DE LISBOA Passeio pedestre

27 JUL: 16H30

VISITA AO JARDIM BOTÂNICO Visita cultural

28 JUL: 10H TEATRO NACIONAL D. MARIA II

VISITAS GUIADAS

Visitas guiadas aos bastidores do Teatro em português, inglês, francês, castelhano, alemão e italiano SEG: 11H MP

213 250 829

Encontro: Terreiro do Paço 17 AGO: 10H MP

CRUZEIROS TURÍSTICOS NO RIO TEJO Entre o Cais do Sodré e a Torre de Belém

TER A DOM: 10H30, 14H30, 16H30, 18H30

URBAN ROLLERS LISBOA

PASSEIOS DE PATINS POR LISBOA

Encontro: Campo Grande junto ao Caleidoscópio (nível intermédio e alto) QUI: 19H30-21H30

Encontro: Campo das Cebolas (todos os níveis e famílias) DOM: 11H

urbanrollerslx@gmail.com

VISITAS MUNICIPAIS BIBLIOTECAS DE BELÉM, CAMÕES, MARIA KEIL, MARVILA, ORLANDO RIBEIRO, PENHA DE FRANÇA, SÃO LÁZARO E HEMEROTECA

UMA VIAGEM PELA BIBLIOTECA

Visitas guiadas dirigidas a centros de dia, universidades de 3ª idade e outros grupos organizados. EG / MP

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

VISITA COMENTADA AO PALÁCIO DO BEAU SÉJOUR 18 JUL: 10H30 MP/EG

PAÇOS DO CONCELHO

VISITA AO EDIFÍCIO 1º DOM: 11H EG

ezequiel.marinho@cm-lisboa.pt

lisbonbluebus@douroazul.pt UM OUTRO OLHAR

VILAS, UM VULCÃO, UM PALÁCIO E O CHINQUILHO 6 JUL: 10H

ANTIGAS FÁBRICAS EM ALCÂNTARA 21 JUL: 10H

SOBRE A BATALHA DE ALCÂNTARA

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

> CONTACTOS PÁG 104

27 JUL: 15H

A JUNQUEIRA - DOS PALÁCIOS À PRAIA 28 JUL: 10H EG / MP

umoutroolhar@sapo.pt 83


PERCURSOS LITERÁRIOS

LISBOA D' OS MAIAS Texto Susana Araújo

Editado por Luís Almeida d'Eça

MUSEU DE HISTÓRIA 01 NATURAL

JARDIM DO PRÍNCIPE REAL

02

03

MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Fotografia Humberto Mouco

TEATRO DA TRINDADE

04

Escrito por Eça de Queiroz, um dos intelectuais mais importantes da sua geração, Os Maias relata a vida de uma família portuguesa em finais do século XIX. Os costumes da burguesia enquadram a história de três gerações, o patriarca, Afonso da Maia, seu filho Pedro da Maia e o neto, Carlos da Maia.

CHIADO

Observador crítico da sociedade, Eça de Queiroz

05

constrói o romance num estilo inconfundível de permanente caricatura dos ambientes sociais, intelectuais e políticos, desenhando com um humor satírico e impiedoso o retrato da sociedade portuguesa da segunda metade do século XIX,

LARGO BARÃO DE QUINTELA 06

uma intenção revelada no subtítulo do livro

Episódios da vida Romântica.

84

85


LISBOA DE OS MAIAS

01 i

Museu de História Natural José Maria Eça de Queiroz nasceu na Póvoa do Varzim a 25 de novembro de 1845. Aos seis anos mudou-se para a Quinta da Torre em Verdemilho, propriedade de seu avô paterno, figura tutelar na vida do escritor. Na obra seguida neste percurso, também o avô, Afonso da Maia, tem a mesma ascendência e importância para o protagonista, Carlos da Maia: Pai, mãe, eram para ele como símbolos de um culto convencional. O papá, a mamã, os seres amados, estavam ali todos - no avô. Ao longo das cerca de 800 páginas d' Os Maias acompanhamos a vida de Carlos da Maia em Lisboa, desde a sua chegada no Outono de 1875. Terminado o curso de Medicina em Coimbra e depois de uma viagem pela Europa, vem morar com o avô na casa conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela

01 86

LISBOA DE OS MAIAS

Casa do Ramalhete, ou simplesmente o Ramalhete. O itinerário tem início junto ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, uma antiga casa religiosa jesuíta. Quase em frente, do outro lado da rua, encontra-se a Confeitaria Cister, que, nas paredes, exibe várias imagens do escritor. Aberta em 1838 com outro nome, a Confeitaria faria parte da rotina matinal de Eça de Queiroz que ali iria tomar o pequeno almoço antes da sua deambulação até ao Príncipe Real e ao Chiado.

1769. Por aí passava Carlos da Maia depois de um dos muitos encontros com a Condessa de Gouvarinho: Carlos apeava-se de um coupé de praça, que viera parar, devagar, à esquina da Patriarcal, com os estores verdes misteriosamente corridos (…) com efeito a velha traquitana de rodas amarelas acabava de ser uma alcova de amor, perfumada de verbena, durante as duas horas que Carlos rolara dentro dela, pela estrada de Queluz, com a senhora condessa de Gouvarinho.

03 i

02 i

Jardim do Príncipe Real

Miradouro de São Pedro de Alcântara

O jardim do Príncipe Real, assim chamado em homenagem ao filho mais velho de Dona Maria II, era à época d’ Os Maias, popularmente conhecido como o sítio da Patriarcal. Na memória coletiva permaneceu a Basílica da Patriarcal que aí se ergueu depois do Terramoto de 1755 e que foi destruída pelo fogo em

(…) e agora, pelo passeio de S. Pedro de Alcântara, sob o ligeiro chuvisco que batia as folhagens da alameda (…). Anos antes das suas personagens, em 1866, Eça de Queiroz veio viver para Lisboa com os pais. Integrou-se no meio intelectual e literário da cidade que percorria com os amigos do Cenáculo,

02

03

designação pomposa que era dada à casa de Batalha Reis e Antero de Quental, uma sobreloja na rua de S. Pedro de Alcântara, perto do convento. Vista daí, Lisboa impunha-se como uma personagem literária: Carlos, recostado no banco, apontou com a bengala, num gesto lento (…) E mostrava os altos da cidade, os velhos outeiros da Graça e da Penha, com o seu casario escorregando pelas encostas ressequidas e tisnadas do sol. No cimo assentavam pesadamente os conventos, as igrejas, (…) Mais alto ainda, recortando no radiante azul a miséria da sua muralha, era o castelo, sórdido e tarimbeiro (…) E abrigados por ele, no escuro bairro de S. Vicente e da Sé, os palacetes decrépitos, com vistas saudosas para a barra, enormes brasões nas paredes rachadas, onde entre a maledicência, a devoção e a bisca, arrasta os seus derradeiros dias, caquética e caturra, a velha Lisboa fidalga!

04 87


LISBOA DE OS MAIAS

04 i

LISBOA DE OS MAIAS

05 i

Teatro da Trindade

Chiado

O Trindade, inaugurado em novembro de 1867, rapidamente se transformou no teatro mais elegante e sofisticado de Lisboa e também no mais cómodo pela tecnologia usada no sistema de ventilação. É lá que decorre o sarau literário e artístico em benefício dos inundados do Riba-Tejo, evento que mobiliza todo o Portugal romântico e liberal, à la besogne, engravatado de branco, dando tudo que tem na alma!. Neste momento d’ Os Maias, os protagonistas Carlos e Maria Eduarda vivem já um amor sem sobressaltos fazendo planos para o futuro. Mais tarde surge a revelação fatal: os amantes são irmãos. Carlos é agora o homem mais só, errado e culpado desta criação literária. Afonso da Maia não sobrevive a este desgosto final.

O Chiado é o local cimeiro de toda a geografia queirosiana. Para o escritor, Portugal era aquilo que um pequeno grupo de jornalistas, políticos, banqueiros e mundanos decidisse no Chiado. A vida cultural e social fazia-se Em Lisboa, entre o Grémio o a Casa Havaneza. Nesse espaço restrito, nos cafés, hotéis, restaurantes e teatros, ditavam-se as modas e discutia-se política: A uma esquina, vadios em farrapos fumavam; e na esquina defronte, na Havaneza, fumavam também outros vadios, de sobrecasaca, politicando. No final d’ Os Maias, Carlos regressa a Lisboa dez anos depois de ter partido pelo mundo e de ter aterrado em Paris numa vida tão elegante, quanto inútil. Num passeio pela velha cidade na companhia de seu eterno amigo Ega, ambos desiludidos e cínicos, constatam que nada mudou. Estavam no Loreto; e Carlos

05 88

parara, (…) Nada mudara. A mesma sentinela sonolenta rondava em torno à estátua triste de Camões. Os mesmos reposteiros vermelhos, com brazões eclesiásticos, pendiam nas portas das duas igrejas. O Hotel Aliance conservava o mesmo ar mudo e deserto. Desencantados, ambos se confessam românticos afinal, eles que criticaram o romantismo como algo profundamente negativo para a formação da sociedade, não eram diferentes da sua espécie. O Ramalhete, casa de Carlos ao longo da ação, surge agora como a imagem queirosiana do país, abandonado, soturno e cheio de recordações. - E que somos nós? exclamou Ega. Que temos nós sido desde o colégio, desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento e não pela razão (...)

06 i

Largo Barão de Quintela O monumento comemorativo da vida e obra de Eça de Queiroz foi inaugurado em 1903 e representa a “Verdade” contemplada pelo olhar penetrante do romancista. Na base, a inscrição sobre a nudez forte da verdade o manto diáfano da fantasia com que epigrafou A Relíquia tornou-se célebre por sintetizar a fusão entre realismo e imaginação. Publicado em 1888, Os Maias, grande investimento da vida de Eça, romance no qual verteu as suas próprias experiências deixando entrever traços típicos do seu pensamento, saldou-se em pouco mais que um insucesso. Quando Eça morreu em 1900, a primeira edição não estava esgotada e a segunda edição aconteceu somente 15 anos depois, em 1903. Só mais tarde, no século XX, veio a ser reconhecido como um dos grandes romances europeus de oitocentos.

06 89


CRIANÇAS

CRIANÇAS / FÉRIAS DE VERÃO FÉRIAS DE VERÃO ACT – ESCOLA DE ACTORES

TEATRO E CANTO PARA CRIANÇAS 8-12 anos

1 A 5 JUL: 10H-18H

BIBLIOTECA NATÁLIA CORREIA

BIBLIOTECA NO VERÃO É DIVERSÃO! Ateliers de férias: jogos, contos, ciência, culinária, expressão artística 5-13 anos JUL: SEG A SEX: 15H-16H30 EG

TEATRO E MOVIMENTO PARA JOVENS

BOUTIQUE DA CULTURA

1 A 5 JUL: 14H30-18H30

1 A 5 JUL

AR.CO – CENTRO DE ARTE E COMUNICAÇÃO VISUAL

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

13-16 anos

LABORATÓRIO ARTÍSTICO

SONHOS DE LONGOS MATERIAIS E EXPRESSÃO DIAS DE VERÃO Atelier de desenho e pintura 9-14 anos

1 A 5 JUL: 10H-13H

FOTOGRAFIA DIGITAL 9-14 anos

1 A 5 JUL: 10H-13H

CAIXAS VIAJANTES

Atelier de ilustração, desenho e assemblage 9-14 anos

1 A 5 JUL: 14H30-17H30

RETRATO FOTOGRÁFICO 9-14 anos

8 A 12 JUL: 10H-13H

JÓIAS RECICLADAS 9-14 anos

8 A 12 JUL: 10H-13H

FIGURAS EM ACÇÃO/ ACTION FIGURES CATARINA SOBRAL ORFEU MINI

GREVE

Um dia os pontos decidem fazer greve e o caos instala-se. Deixa de haver pontos finais, desaparecem os pontos de encontro, os pontos de vista e os pontos cirúrgicos. Ninguém se entende e torna-se impossível fazer o ponto da situação. A nova edição em formato pequeno do extraordinário livro de estreia da escritora e ilustradora Catarina Sobral, Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha 2014, Prémio Ilustrarte 2016, Prémio SPA Autores 2013, faculta o acesso dos jovens leitores e das suas famílias a uma obra de absoluta referência no universo da literatura infanto-juvenil. Trata-se de uma obra que funciona exemplarmente em dois níveis distintos: é divertida e estimulante para os leitores 90

acima dos oito anos e exigente do ponto de vista conceptual e gráfico para os leitores adultos. Aborda os temas da linguagem e da comunicação com pleno dom da ironia: numa época em que abundam as mais sofisticadas tecnologias de comunicação tudo colapsa por causa de um simples sinal de pontuação. O texto, brilhante, com amplo recurso ao subtexto (e ao metatexto,) surge acompanhado de ilustrações à base de inspiradas colagens que remetem para as técnicas do cubismo ou de certa estética pop de Richard Hamilton, entre outras. Catarina Sobral revela-se, com esta obra magnífica, uma autora completa. É um ponto de honra recomendá-la. LAE

Atelier de desenho e gravura 9-14 anos 8 A 12 JUL: 10H-13H

O MEU PLANETA IMAGINÁRIO

Atelier de ilustração 9-14 anos 8 A 12 JUL: 14H30-17H30

ASSOCIAÇÃO OS PUTOS TRAQUINAS

FÉRIAS DE VERÃO 5-16 anos

1 A 31 JUL: 8H30-18H ATELIER DE SÃO BENTO

ATELIERS DE ARTES PLÁSTICAS 5-14 anos

1 JUL A 9 AGO, 26 A 30 AGO: 10H-17H30

6-12 anos

8 A 19 JUL: 10H-17H

O ESQUELETO DAS NOSSAS CASAS 7-13 anos

15 A 19 JUL: 10H-17H COMUNA TEATRO E PESQUISA

FÉRIAS NO TEATRO 13-18 anos

1 A 12 JUL: 10H-17H

9-12 anos

15 A 17 JUL: 10H-17H ESCOLA DE BELAS ARTES PEDRO SERRENHO

ATELIER FÉRIAS DE VERÃO 5-12 anos

1 JUL A 9 AGO: 10H-13H/14H30-17H30

ATELIER DE FILOSOFIA DA ARTE 10-16 anos

1 A 12 JUL, 5 A 30 AGO: 10H-13H/14H30-17H30 BIBLIOTECA CAMÕES

ESCREVER COM OS SENTIDOS

Oficina de escrita criativa 7-11 anos 1 A 4 JUL: 14H-16H

HISTÓRIAS DE TABULEIROS

Oficina de escrita criativa 7-11 anos 15 A 18 JUL: 14H-16H

ESCREVER DENTRO DO LIVRO: MERGULHAR NA

ESCRITA PELA LEITURA

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

12 A 17 JUL: 16H-18H

4-14 anos

Oficina de escrita criativa 7-11 anos

ESCREVER FORA DO LIVRO: DA RUA AOS VIDEOJOGOS

Oficina de escrita criativa 7-11 anos 15 A 18 JUL: 16H-18H

info@escreverescrever.com FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

DECRESCER — QUE É COMO QUEM DIZ RESPIRAR, DESACELERAR, REPARAR… Laboratório artístico 5-15 anos

1 A 5 JUL: 10H-17H30

SONHAR — QUE É COMO QUEM IMAGINA, ROMPE E INSPIRA Laboratório artístico 5-15 anos

8 A 12 JUL: 10H-17H30

CONSTRUIR – OU UM CONVITE A MERGULHAR NAS RAÍZES Laboratório artístico 5-15 anos

15 A 19 JUL, 26 A 30 AGO: 10H-17H30 GALERIA 36

ATELIER DE ARTES PLÁSTICAS 4-8 anos

8 A 19 JUL, 5 A 9 AGO, 19 A 23 AGO: 10H-13H/14H30-17H30 INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL

OFICINA DE TEATRO PARA JOVENS 1 A 5 JUL: 15H-18H

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

WORKSHOP ARTES PERFORMATIVAS

OFICINAS TEATRO LISBOA 7-16 anos

1 A 19 JUL: 9H-18H

PRÓ-AMBIENTE

1 A 21 JUL: 9H-18H JARDIM DA ESTRELA

NAVEGAR É PRECISO 6-12 anos

1 A 5 JUL, 22 A 26 JUL: 10H-17H

MODERNISTA, MODERNISTA, VAIS TER UM VERÃO DE ARTISTA! 6-12 anos

19 A 23 AGO, 26 A 30 AGO: 10H-17H

servicoeducativo@ casafernandopessoa.pt

LU.CA - TEATRO LUIS DE CAMÕES

MANIFESTA-TE

Oficina de escrita criativa, videoarte, colagem e stopmotion 15-17 anos 1 A 12 JUL: 14H3018H30

MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

INVENTÁRIO DE IMAGENS PROJETADAS Oficina de artes plásticas 6-11 anos 1 A 5 JUL: 10H-13H

CARROS ELÉTRICOS Oficina elétrica 6-11 anos

1 A 5 JUL: 14H-17H

VAMOS NAVEGAR NO MUSEU? Oficina elétrica 6-11 anos

8 A 12 JUL: 10H-13H MUNDO PATRIMÓNIO

FÉRIAS A CIDADE Maiores de 6 anos 1 A 31 AGO

FÉRIAS NO CAMPO Residencial Maiores de 6 anos 5 A 9 AGO

MUSEU DA CARRIS

ARTISTAS EM MOVIMENTO 5-9 anos

15 A 26 JUL, 29 JUL A 2 AGO: 9H-17H30 91


CRIANÇAS / ESTE MÊS MUSEU COLEÇÃO BERARDO

CRIANÇAS / ESTE MÊS

CINCO TESOUROS E UM NÚMERO

FÉRIAS DE VERÃO

18, 19 JUL: 10H-17H

4-13 anos

1 JUL A 30 AGO: 9H3017H30 MUSEU DA MARIONETA

VOLTA AO MUNDO EM 10 DIAS FÉRIAS GRANDES

Maiores de 6 anos

1 A 12 JUL: 14H3017H30 MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

OFICINAS DE VERÃO 7-12 anos

MINI CATÁLOGOS PARA GRANDES EXPOSIÇÕES 2, 3 JUL: 10H-17H

A VIAGEM DE UM TECIDO... 23, 24 JUL: 10H-17H

TECELAGEM NO JARDIM

25, 26 JUL: 10H-17H

IMAGINA COMO ERA ANTIGAMENTE! 30, 31 JUL

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

DE QUE É FEITO O MUNDO?

1 A 12 JUL: 9H3012H30/14H-17H

4, 5 JUL: 10H-17H 9, 10, 16, 17 JUL: 10H-17H

1001 MANEIRAS DE REGISTAR UMA OBRA! 11, 12 JUL: 10H-17H

12-19 anos

1 JUL A 1 AGO SEG A QUI: 14H-19H TEATRO BOCAGE

FÉRIAS NO TEATRO 5-15 anos

1 JUL A 30 AGO: 9H-18H

ESTE MÊS ATMOSFERA M

OFICINA DE HISTÓRIAS PALAVRAS FÉRIAS DEBAIXO DE ÁGUA E8-13 anos 4-12 anos

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

O MUSEU EM MARCHA!

CURSO DE FOTOGRAFIA PARA JOVENS E ADOLESCENTES

OCEANÁRIO DE LISBOA

JUL, AGO: 8H30-18H30

PINTURAS HABITADAS

STUDIO 8A

FÉRIAS COM CIÊNCIA 5-12 anos

8 A 12 JUL, 22 A 26 JUL, 5 A 9 AGO, 19 A 23 AGO: 9H-18H

13 JUL: 14H30

AUDITÓRIO CARLOS PAREDES

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS PODES CONTAR SEMPRE COM O TEU PAI, OS TUMBLIES E O MERGULHO, CORRIDA, AS

AVENTURAS DE MIRIAM: A INUNDAÇÃO, MIA, A HISTÓRIA DO CÃO E DO GATO, MANCHA E MANCHINHAS: AS PINTURAS, VIDA ANIMAL, RUMORES

BIBLIOTECA DE BELÉM

14 JUL: 11H30

BIBLIOTECA NATÁLIA CORREIA

Maiores de 4 anos

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org BAOBÁ LIVRARIA

HISTÓRIAS ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA! 6 JUL: 10H30 EG / MP

ORQUESTRA DAS HISTÓRIAS

6-10 anos

6 JUL: 11H EG / MP

SOL E NATUREZA

Hora do conto e oficina 5-13 anos 6 JUL: 11H

EG

FÉRIAS

20 JUL: 10H30 EG

CAVE 33

Exposição coletiva ATÉ 25 JUL

PIQUENIQUE DE VERÃO Especial Avós & Netos EG

FESTA DO LIVRO EM BELÉM 29 AGOSTO A 1 SETEMBRO 2019 +info blx.cm-lisboa.pt

As pessoas fazem a biblioteca

VISITAS EM FAMÍLIA O CASTELO, A ALCÁÇOVA E A CONQUISTA DA CIDADE Visita orientada Maiores de 6 anos

BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

Oficina Maiores de 6 anos

EG

PODES CONTAR SEMPRE COM O TEU PAI, OS TUMBLIES E O MERGULHO, CORRIDA, AS AVENTURAS DE MIRIAM: A INUNDAÇÃO, MIA, A HISTÓRIA DO CÃO E DO GATO, MANCHA E MANCHINHAS: AS PINTURAS, VIDA ANIMAL, RUMORES Maiores de 4 anos

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org BIBLIOTECA DOS OLIVAIS

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

PODES CONTAR SEMPRE COM O TEU PAI, OS TUMBLIES E O MERGULHO, CORRIDA, AS AVENTURAS DE MIRIAM: A INUNDAÇÃO, MIA, A HISTÓRIA DO CÃO E DO GATO, MANCHA E MANCHINHAS: AS PINTURAS, VIDA ANIMAL, RUMORES Maiores de 4 anos 13 JUL: 15H30

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org CASTELO DE S. JORGE

VISITAS EM FAMÍLIA ANTES DO CASTELO Maiores de 6 anos 7 JUL: 11H

ARTES BÉLICAS ORDENS MILITARES RELIGIOSAS Maiores de 5 anos 14 JUL: 11H

DANÇAS E MÚSICA NO PAÇO 92

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

6 JUL: 11H30

BLX

21 JUL: 11H

Maiores de 5 anos

28 JUL: 11H

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

RIMAS PELO AR

TECNOLOGIA ARDUINO

Hora do conto e oficina 5-13 anos 20 JUL: 11H

13 JUL: 10H30 EG

27 JUL: 10H30

LER IN – PROJETO DE LEITURA INCLUSIVA

POESIA E DANÇA – SÉCULOS XV A XVII

Workshop para pais e filhos 6 JUL: 10H

CONTADORES DE HISTÓRIAS NA TV Maiores de 4 anos 6 JUL: 15H

GODOFREDO EM MOVIMENTO CÓDIGO BEBÉ

BANCO

0-36 meses

7 JUL: 11H

Workshop de fotografia Maiores de 10 anos

CINEMATECA JÚNIOR

OFICINA DE PROGRAMAÇÃO 12-16 anos

4, 5 JUL: 10H-13H CULTURA SANTA CASA MUSEU DE SÃO ROQUE

MISTÉRIOS EM SÃO ROQUE Visita-jogo 6-14 anos

7 JUL: 15H

VAMOS CONHECER O ORIENTE EM SÃO ROQUE Visita-jogo 6-12 anos

13 JUL: 10H30, 18 AGO: 15H

A BRINCAR CONSTRUIMOS O PASSADO Oficina 6-12 anos

14 JUL: 15H

DESCOBRIR ANIMAIS EM SÃO ROQUE

13 JUL: 16H30

ZOOM

20 JUL: 15H

DIA DOS AVÓS

Maiores de 3 anos 27 JUL: 15H

INSTITUTO DE FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO TEATRAL

DRAMÁTICO É NÃO TER EXPRESSÃO Oficina de expressão 27 JUL: 15H-17H

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

ROBIN DOS JARDINS Teatro

ATÉ 14 JUL SÁB, DOM: 16H JARDIM QUINTA DAS CONCHAS

AQUI HÁ CONTOS, QUERES? 27 JUL: 10H30

MAAT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

NÃO ACORDES O DRAGÃO Oficina criativa Maiores de 6 anos

7, 14, 28 JUL, 4, 11, 25 AGO: 11H30

CARRINHOS SOLARES Oficina criativa Maiores de 6 anos SÁB: 11H30

CURTO-CIRCUITO Oficina criativa Maiores de 8 anos

21 JUL, 18 AGO: 11H30 MUSEU DO DINHEIRO

(EURO)TODOS

Oficina para pais e filhos Maiores de 8 anos 6 JUL: 11H

OUTROS MODOS DE VER Performance-visita Maiores de 6 anos 6 JUL: 15H

GRÃO A GRÃO ENCHE A GALINHA O PAPO Oficina para pais e filhos Maiores de 8 anos 20 JUL: 11H

MUSEU DE LISBOA – TEATRO ROMANO

FESTAS DE LISBOA

PLANETALIA: A FESTA DOS PLANETAS

9 AGO: 21H30-00H30 MUSEU DA MARIONETA

KUMULUNIMBU

Espetáculo Maiores de 6 anos 6, 7 JUL: 19H

producao@alguresalgures.pt

CIRCO POEIRA

LU.CA - TEATRO LUIS DE CAMÕES

26 A 28 JUL: 19H

Espetáculo

HISTÓRIAS SUSPENSAS

RRRROOOBBERTOS

11 AGO: 15H

6, 7 JUL: 16H30

Oficina para famílias Maiores de 6 anos

DESCOBRIR PLANTAS EM SÃO ROQUE

FESTAS DE LISBOA

Visita-ateliê 6-14 anos

Visita-ateliê 6-14 anos

17 AGO: 15H FABLAB LISBOA

ALQUIBOTS OS ROBÔS DANÇARINOS COM

Teatro, novo circo Maiores de 3 anos

MARIONETAS PORTUGUESAS

MANIFESTA-TE

28 JUL: 10H30

Apresentação final da oficina de escrita criativa, videoarte, colagem e stopmotion

Jogo autónomo para famílias

13 JUL: 21H

ENIGMAS NO MUSEU 1 A 31 AGO

CAÇA AO TESOURO

Visita-jogo autónoma para famílias 1 A 31 AGO

93


CRIANÇAS / ESTE MÊS / TODO O ANO

ESPECIAL MADE IN CHINA Atelier para famílias Maiores de 6 anos 10 AGO: 15H

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

PORTUGAL POR MIÚDOS DE JOSÉ JORGE LETRIA Teatro Maiores de 6 anos

TER A SEX: 11H, 14H30 E / MP DOM: 16H PG

AS NAUS DE VERDE PINHO DE MANUEL ALEGRE Teatro Maiores de 6 anos

TER A SEX: 11H, 14H30 E / MP MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

MUSEU DAS DESCOBERTAS

Visita-jogo Maiores de 6 anos

7 JUL: 11H30 EG MP MUSEU NACIONAL DOS COCHES

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

PODES CONTAR SEMPRE COM O TEU PAI, OS TUMBLIES E O MERGULHO, CORRIDA, AS AVENTURAS DE MIRIAM: A INUNDAÇÃO, MIA, A HISTÓRIA DO CÃO E DO GATO, MANCHA E MANCHINHAS: AS PINTURAS, VIDA ANIMAL, RUMORES Maiores de 4 anos 28 JUL: 11H

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

HISTÓRIA DE ESTRELAS E PLANETAS Sessão de planetário

7 JUL, 4 AGO: 11H30

UMA AVENTURA COM… DARWIN Visita dramatizada Maiores de 6 anos

28 JUL, 25 AGO: 16H PADARIA DO POVO

FILMINHOS INFANTIS À SOLTA PELO PAÍS

PODES CONTAR SEMPRE COM O TEU PAI, OS TUMBLIES E O MERGULHO, CORRIDA, AS AVENTURAS DE MIRIAM: A INUNDAÇÃO, MIA, A HISTÓRIA DO CÃO E DO GATO, MANCHA E MANCHINHAS: AS PINTURAS, VIDA ANIMAL, RUMORES Maiores de 4 anos 27 JUL: 11H

servicoeducativo@ zeroemcomportamento.org

94

Técnica Vocal e Guitarra Eléctrica

AUDITÓRIO PEDRO ARRUPE

CASA DO BRASIL

6-11 anos

6-10 anos

Maiores de 6 anos

QUI: 17H30-18H30, SÁB: 11H-12H

sobre o trabalho do arqueólogo 9-14 anos E /MP / EG

10-14 anos

Dança Contemporânea

Guardiões da Memória

CASA DO CORETO

QUI: 18H30-19H30, SÁB: 12H-13H

Mindfulness para crianças SEG: 18H45

Baby Yoga

TER: 10H30 ANJOS70

Curso com plano próprio

Artes performativas

VÁRIOS HORÁRIOS

SEX: 18H30-20H

ACADEMIA INATEL

ARMAZÉM AÉRIO

5-12 anos

5-15 anos

Teatro para crianças

Academia de novo circo

TER

SEG A QUI: 18H, SÁB; 10H

Teatro para jovens

ART KIDS

13-20 anos

QUA, SEX: 18H-22H30 ACADEMIA DE MÚSICA DA GRAÇA

Oficinas de Artes Plásticas e Sessões de Arte como Terapia 5-16 anos

TER, QUA, SEX, SÁB ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS AMIGOS DOS CASTELOS

4 A 7 JUL

SEG A SEX: 13H-20H MP

Vita Civitatis: a cidade e Quotidiano Medieval E

QUINTA PEDAGÓGICA DOS OLIVAIS

ACADEMIA DE MÚSICA DE TELHEIRAS

ASSOCIAÇÃO MUSICAL LISBOA CANTAT

AROMAS E SABORES Maiores de 3 anos 6 JUL: 11H

SUMOS COLORIDOS Maiores de 3 anos 6 JUL: 15H

YOGA SÁMKHYA Famílias

13 JUL: 17H30

CICLO DO PÃO

Maiores de 3 anos

20 JUL: 11H-15H

TODO O ANO 30 DA MOURARIA – PSICOTERAPIA E MOVIMENTO

Drama e Movimento

Para Miúdos Tímidos, Atrevidos e Mais ou Menos 5-10 anos

SÁB: 15H-16H

Música para Bebés e Pais

Coro Infantil Lisboa Cantat

MP

SÁB: 11H-12H MP

Inciação musical 3-9 anos

Canto, Clarinete, Contrabaixo, Cravo, Flauta de Bisel, Flauta

A Aventura de Ulisses

Auto da Barca do Inferno

Maiores de 12 anos www.culturalkids.com.pt BIBLIOTECA ORLANDO RIBEIRO

TER: 18H

Curso de teatro 5-16 anos SEG

www.palcodechocolate.pt BIBLIOTECA SÃO LÁZARO

Visita-Guiada SÁB: 10H

Maiores de 6 anos

Piano

Maiores de 3 anos

VÁRIOS HORÁRIOS ACADEMIA NOVAS LETRAS

Ensino de Piano, Guitarra, Violino, Bateria 8-18 anos

SEG A SEX: 14H-20H ALUNOS DE APOLO

Aulas de Dança 5-13 anos SÁB

Maiores de 13 anos SÁB: 10H45

ATELIER CABINE

Curso de expressão plástica 6-13 anos

TER, QUI: 18H-20H ATELIÊ CÁ

Ateliê Criativo 5-12 anos

QUA: 17H-18H30 ATELIER OURIQUE’S VILLA

Atelier de artes plásticas 3-10 anos

SEG A SEX: 16H30-19H

Atelier de desenho e pintura Maiores de 10 anos TER, QUI, SÁB

CASA DOS DIREITOS SOCIAIS

Ballet e Dança Criativa

Eu também sou Arqueológo

Oficina lúdico-pedagógica

Dancehall (Hip-Hop) Maiores de 6 anos

QUA: 19H-19H45

Ballet

5-7 anos

TER: 18H-18H45

3-9 anos

QUI: 17H30

Oficina de Artes Plásticas

SEG A SEX

DOM: 10H30-12H

SÁB: 11H

Oficina lúdico-pedagógica sobre a Pré-História no território de Lisboa 9-14 anos E / MP / EG

Iniciação ao Xadrez

Oficinas Crescer A Ser Meditação e Desenvolvimento Consciente

6-14 anos

Oficina 6-10 anos

CENTRO CULTURAL DE CARNIDE

QUA: 17H30

BRAIN SPOT

Flauta Transversal

Aprender com os Objetos

SEG A DOM: 9H-18H30

3-9 anos

Maiores de 6 anos

Yoga e Meditação

Aulas de teatro

Biblioteca dos livros viajantes

Hora do Conto Ilustrado

BOUTIQUE DA CULTURA

SÁB

CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA

Mil e uma tardes

ACADEMIA DE SANTO AMARO

6-14 anos

Oficina 6-12 anos

CENTRO CULTURAL DE BELÉM

SÁB: 11H

ASSOCIAÇÃO DE RESIDENTES DE TELHEIRAS

ACADEMIA NACIONAL DE MÚSICA CARLOS SEIXAS

968 884 787

Visita-jogo E /MP / EG

3-11 anos

DOM: 17H30-19H30

SEG, QUA

12-18 anos

Hora do Conto

TER: 18H30

Guitarra Clássica / Acústica

SÁB: 11H30-13H

Clube Zen

7-13 anos

Hakuna Matata – O Musical infantil, A abelha – uma aventura fora da colmeia, A Carochinha, Os 3 Porquinhos, A Fada dos Dentes, Mickey, ABC, Onde está o pai natal? E / MP

Laboratório de dança/teatro para jovens

E / MP

Até aos 3 anos

protagonizamagia@gmail.com

ACADEMIA DE AMADORES DE MÚSICA

13 JUL: 10H

VÁRIOS HORÁRIOS

ANAGRAMA - OFICINA DE SONHOS

Maiores de 3 anos

FEIRA MEDIEVAL

7 JUL, 4 AGO: 16H30

Oficina de cianotopia Maiores de 10 anos

Cursos oficiais e livres

FESTAS DE LISBOA

PARQUE SILVA PORTO (MATA DE BENFICA)

A OLHAR PARA O CÉU JARDIM AZUL

Transversal, Harpa, Guitarra, Piano, Percussão/Bateria, Saxofone, Trompete, Violeta, Violino, Violoncelo

Guitarra clássica, Piano, Violino, Violoncelo, Bateria, Canto, Baixo elétrico, Flauta e Iniciação musical

Danças Orientais criativas

Sessão de planetário

CRIANÇAS / TODO O ANO

3-9 anos

SEX: 17H30

Aulas de música

VÁRIOS HORÁRIOS

Estudo acompanhado CAL - PRIMEIROS SINTOMAS

Bicho do teatro

Oficina de teatro 8-12 anos SÁB: 11H-13H

CARAVELA VERA CRUZ

Bem-vindo a bordo da Caravela Vera Cruz Visita

SEG A SEX: 10H-17H E / MP

geral@aporvela.pt

CASA DO ARTISTA

Oficina de teatro juvenil 10-16 anos

DOM: 10H-13H CASA-ATELIER VIEIRA DA SILVA

No princípio era o desenho Oficina de desenho 7-11 anos SÁB: 11H

MUSEU DA MARIONETA 26 A 28 DE JULHO, ÀS 19H CONVENTO DAS BERNARDAS, RUA DA ESPERANÇA 146 / 213 942 810 WWW.MUSEUDAMARIONETA.PT

CIRCO POEIRA Misturando as linguagens do teatro, das marionetas e da arte circense, Circo Poeira conta a história de um circo, narrada pelo Velho Mestre. Esta personagem relembra o auge do seu próprio circo e os números que lá eram apresentados, desde os elefantes aos acrobatas, passando pelos equilibristas, bailarinas, entre outros. Durante 50 minutos, miúdos e graúdos viajam para o universo intimista e nostálgico do Velho Mestre, onde a emoção é garantida. Concebido e interpretado por Caio Stolai, este espetáculo presta também uma homenagem ao público, uma vez que este desempenha um papel fundamental no circo. ARV 95


CRIANÇAS / TODO O ANO 8-10 anos

QUI: 18H-18H45 C.E.M – CENTRO EM MOVIMENTO

Baileia

Corpo-autonomia 2,5-5 anos

QUA: 17H45-18H30

Dançar uma História Práticas de corpo 5-10 anos

QUA: 18H30-19H30 CENTRO EUROPEU DE LÍNGUAS

Aulas de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, russo e neerlandês

COELHINHOS - ESCOLA CLUBE DE CICLISMO DE LISBOA

O Cavaleiro

SÁB: 9H30, 10H30, 11H30

COMUNA TEATRO DE PESQUISA

Aulas de ciclismo

Treino desportivo

SÁB: 9H30, 11H00

Treino de competição

SÁB: 9H30, 11H00

Dança Criativa Infantil 6-10 anos

QUA: 18H 937 349 614 CHAPITÔ

Ateliê de Circo 4-12 anos

QUA: 18H CINEMATECA JÚNIOR

Oficinas de cinema e pré-cinema, sessões de cinema, visitas orientadas à exposição

Teatro para crianças

Ballet, Criativa, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop MP

QUA: 17H

DANÇATTITUDE

7-12 anos

13-18 anos

Happenings Arte & Imaginação 3-8 anos

SÁB: 10H-13H

PLAY – Brincar em Inglês 4-10 anos QUI

CLC - CREATIVE LEARNING CENTRE

Aulas de Dança Flamenca 3-8 anos

3-6 anos

Hip-Hop Teens

MP

DANCE SPOT

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO CIVIL

7-12 anos TER

Impulso - Fisicalidade do Desenho 8-13 anos

Escola da Companhia Nacional de Bailado 5-7 anos

TER, QUI: 17H-18H TER, QUI: 18H-19H

Crianças com perturbação do desenvolvimento intelectual 5-14 anos TER, QUI: 17H, 18H COMPANHIA DE TEATRO O SONHO

Auto da Barca do Inferno Maiores de 12 anos

VÁRIOS HORÁRIOS MP

A segurança em casa, na rua e nos espaços públicos 5-10 anos

SEG A SEX

MP

6-14 anos

SEX: 18H30 EDSAE – ESCOLA DE DANÇAS SOCIAIS E ARTES DO ESPETÁCULO

Dança livre ballet

Maiores de 3 anos

96

Maiores de 6 anos

Cursos de música e dança 962 214 909

ESCOLA BÁSICA DOS LÓIOS

Aulas de francês

SEX: 17H30-19H EG ESCOLA BÁSICA DE SÃO VICENTE

CoderDojo Vicentix

Oficina de programação 7-17 anos QUA: 17H30

Judo

4-15 anos

VÁRIOS HORÁRIOS

direcao@nunodelgado.net ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA JOSEFA DE ÓBIDOS

Judo

10-15 anos

direcao@nunodelgado.net

Artes Plásticas

QUA: 17H-19H, SÁB: 10H-13H 5-12 anos MP ESCOLA DE DANÇA ANA KÖHLER

Canto e dança 4-6 anos

Ballet, Dança Contemporânea, Dança Jazz, Dança Tradicional Irlandesa, Hip-Hop, Danças Orientais MP

Introdução ao teatro musical

ESCOLA DE DANÇA RAQUEL OLIVEIRA

QUA: 17H30-19H30

6-15 anos

VÁRIOS HORÁRIOS

TER, QUI

Leandro, rei da helíria

SÁB: 14H-18H

ESCOLA DE BELASARTES PEDRO SERRENHO

Dança contemporânea

Aquilo que os olhos vêem ou o Adamastor

SÁB: 16H MP

12-15 anos

SEG, QUI: 18H30

Maiores de 12 anos

3-36 meses

Companhia jovens atores

TER, QUI: 16H45-17H45

Aikido

QUA, SEX: 17H30-18H30 PG / E

Música para bebés

Maiores de 10 anos

DOJO DA LUZ

Especial Disney

Maiores de 10 anos

TER, QUI: 18H30-19H30

VÁRIOS HORÁRIOS

Dança Criativa

SEX

Laboratório de dança

Danças urbanas

DANCE FACTORY STUDIOS

Farsa de inês pereira

CLÍNICA DOS SONS

TER, QUI: 19H30-20H30

ESCOLA DE ARTES EM MOVIMENTO

Mandarim

Língua, história e cultura

Maiores de 14 anos

SÁB: 10H-11H

Ballet, Contemporâneo, HipHop, Capoeira, Sapateado, Irish Dance, Dança Jazz, Sevilhanas, Danças de Salão, Dança Oriental, Bollywood, Danças de Carácter, Baby Dance, Family Dance

Todos Bailarinos

Maiores de 6 anos MP

Street Jazz

MTV just Dance

SEG: 17H

CLAVE & SOM, ESCOLA DE MÚSICA

Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeão, Violino, Violoncelo

TER, QUI: 18H-19H

DANÇARTE

7-9 anos

4-6 anos

Maiores de 12 anos

4-6 anos

VÁRIOS HORÁRIOS E / MP

Iniciação Musical

Contemporâneo

Maiores de 10 anos

Brincar ao Teatro

SEG: 18H

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE ARROIOS

DANÇA DO SABER

SÁB: 10H-13H

VÁRIOS HORÁRIOS MP

CENTRO INTERCULTURACIDADE

SEX: 18H-19H30

DOM: 10H-13H

6-15 anos

COMPANHIA DA CHAMINÉ

Teatro para adolescentes

Música coral de inclusão social com temas lusófonos 8-14 anos

Oficina de teatro

Teatro musical

Ballet kids, Hip-Hop kids, Contemporânea kids e teens

Maiores de 6 anos MP

CIL – Coro Infantil Lusófono

Maiores de 6 anos E / MP 91 850 98 82

6-9 anos

10-15 anos

SEG: 17H30-19H30

Sevilhanas e flamenco SÁB: 11H-11H55

97


CRIANÇAS / TODO O ANO

Programas de Educação e Sensibilização MP / E ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES

Andebol

6-13 anos

TER, QUI: 18H30 ESPAÇO DANÇA DE PALMIRA CAMARGO

Ballet, zumba, hip-hop, salsa, breakdance VÁRIOS HORÁRIOS ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA

Tardes de Histórias Até aos 10 anos

DOM: 13H30-16H EG 213 010 510 ESPAÇO MALOCA

Ballet

Iniciação ao Jazz 9-16 anos

Aulas de Instrumento

Piano, Guitarra Clássica, Guitarra Eléctrica, Guitarra Baixo, Canto, Violino, Bateria, Saxofone, Contrabaixo e Percussão emusicafbp@gmail.com

GINÁSIO BEIJA-FLOR

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

Ballet, Karaté, Yoga

Peddy-paper

Maiores de 10 anos

Visitas Guiadas à Fundação José Saramago E / MP José Saramago, 90 Anos Exposição itinerante E

A Maior Flor do Mundo

ILUSTRAÇÕES DE ANDRÉ LETRIA Exposição itinerante E FULLOUT DANCE ACADEMY

Maiores de 4 anos

Ballet, Hip-Hop

Movimento pais e crianças

GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES

SEX: 17H30

2-6 anos

TER: 17H30

Dança teatro 6-10 anos

QUI: 18H ESPAÇO DA PENHA

Dança Criativa 3-5 anos

QUA: 17H30

MP

Visitas guiadas ao Palácio do Beau Séjour MP / EG GALERIA 36

Artes Plásticas 4-10 anos

SEG A SEX: VÁRIOS HORÁRIOS SÁB: 10H-12H

918 972 966

GALERIA ARTE GRAÇA

SEG: 17H30, 18H30, QUI: 18H

SEG, SÁB

Teatro

QUA: 18H15 ESPAÇO SAÚDE MED

Bebés curiosos

Oficina de desenho e pintura 969 848 821 4 meses-3 anos

GALERIA MILLENNIUM

sorrisos.descobertas@ hotmail.com

GATO QUE LADRA – ASSOCIAÇÃO CULTURAL

Judo

3-5 anos

SEG: 15H50-16H35

E / MP

Oficinas

Teatro aos Sábados 4-12 anos

SÁB: 11H

6-10 anos

Mikado Grupo de Teatro

direcao@nunodelgado.net

SÁB: 16H MP

SEG: 16H45-17H20

13-18 anos

FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA

GERATEATRO

3-5 anos

Teatro itinerante 3-12 anos E / MP

Pré Jazzinho Jazzinho

6-8 anos 98

O Feiticeiro de Oz

Um mundo melhor

QUA, SEX: 19H30-20H30 GRUPO DRAMÁTICO RAMIRO JOSÉ

Música, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos

WORKSHOPS

The Happiest Baby On The Block, Baby Signs 0-24 meses

HARD ROCK CAFÉ

Escola do Hard Rock

MP

HELEN DORON EARLY ENGLISH

Ensino de inglês

3 meses-14 anos

MP

Aulas de equitação

VÁRIOS HORÁRIOS IPDJ – INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E DA JUVENTUDE

Truz, Truz… Deixa-me Dançar! Aulas de dança criativa 4-6 anos

Um mundo sem Bullying

Papel reciclado, Pigmentos naturais, Heliografia Oficinas E / MP

História do jardim, Vamos Brincar com os príncipes Visitas 3 anos

A História do que comemos, Os mais notáveis do Jardim, À Descoberta do Jardim Visitas 4-9 anos

As plantas e o clima, O herbário, Viagem das plantas, O jardim dos filósofos Visitas 7-9 anos

Plantas de aqui e acolá, O mundo das plantas, Como as plantas mudaram o mundo? Visitas 10-14 anos

A Evolução das plantas, A inteligência das plantas, As plantas que nos são úteis 15-18 anos E / MP

Oficina de filosofia

GYMBOREE

JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA

DOM: 10H

Visitas orientadas

EXTERNATO AS DESCOBERTAS

3-16 anos

QUA: 17H45-18H35 MP

Música para Bebés

Maiores de 6 meses

QUA, SEX: 10H-12H

Capoeira Infantil

HIPÓDROMO DO CAMPO GRANDE

Dança Contemporânea 6-15 anos

Teatro itinerante E / MP reservas.feiticeirodeoz@ gmail.com

6-10 anos (com pais) JARDIM BOTÂNICO TROPICAL

Os Sentidos no Jardim, Um Povo Descobridor, Na Ponta do Lápis Visitas e atividades E / MP

JAZZY DANCE STUDIOS

Break Dance Kids, Capoeira Kids, Hip-Hop, Shake-it-up Teens, Ginástica, Capoeira

© Nasa

ESCOLA DE JARDINAGEM E CALCETEIROS

CRIANÇAS / TODO O ANO

4-12 anos MP

MUSEU DE LISBOA – TEATRO ROMANO 9 DE AGOSTO, DAS 21H30 ÀS 00H30 RUA DE SÃO MAMEDE 3A / 218 818 530 / WWW.MUSEUDELISBOA.PT

JUNTA DE FREGUESIA DE ALVALADE

Oficina de teatro para crianças e jovens

PLANETALIA A FESTA DOS PLANETAS

6-16 anos SÁB

JUST4TEENS

Socialização e Descoberta para Bebés e Crianças TER A QUI: 10H-12H

LANTERNA MÁGICA

O gigante egoísta, A viúva e o papagaio, Alenista, Auto da Barca do Inferno, O sermão aos Peixes decifrar as palavras E lanterna.magica@iol.pt

LAVADOURO PÚBLICO DE CARNIDE

À Descoberta do Lavadouro!

Visita guiada com encenação Maiores de 4 anos 1º DOM: 11H

LEAP – ESPAÇO AMOREIRAS

Visitas guiadas e atividades para escolas 6-10 anos MP / EG info@edge-arts.org

LISBOA STORY CENTRE

Sessões de História ao vivo 11-18 anos MP

LIVRARIA LER DEVAGAR

Livro desalinhado Oficina artística

Esta noite de verão é a oportunidade perfeita para assistir ao encontro de Júpiter e da Lua, já que estes dois corpos celestes estarão muito próximos um do outro. A partir do terraço do museu, e através de telescópios, vai ser possível fotografá-los e distinguir as crateras e mares da Lua, bem como o planeta Júpiter rodeado pelas suas maiores luas. Mais tarde 6-12 anos

2º DOM: 11H30-13H MP LU.CA - TEATRO LUIS DE CAMÕES

Visitas ao Lu.Ca QUI: 14H30

MART

Entre o realismo e o surrealismo

Oficina de desenho e pintura 6-12 anos QUA: 17H-18H20

Biblioteca do público – Livros espetaculares (mesmo!)

MERCADO 31 DE JANEIRO

LX DANCE

Visita guiada e atividade lúdica no âmbito da Educação Alimentar Maiores de 8 anos

TER A DOM: 10H-18H

Ballet

MP

Vamos Todos ao Mercado

LYNKO ACADEMY

TER A SEX: 9H30-12H E / MP

Maiores de 6 anos

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Aulas de inglês e espanhol VÁRIOS HORÁRIOS

933 035 893

nessa noite, aparecerá Saturno com os seus anéis. Pela mão dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, será ainda possível viajar pelo Sistema Solar, percorrendo uma maqueta com os planetas à escala e, em família, descobrir mais sobre o Universo. A entrada é livre, sujeita à capacidade do espaço em cada momento. ARV Jerónimos e Palácio da Ajuda

SEG, TER, QUI, SEX E / MP

geral@storic.pt

MUNDO PATRIMÓNIO

Depois da escola

QUA: 16H-19H MUSEU DE ARTES DECORATIVAS PORTUGUESAS DA FUNDAÇÃO RICARDO DO ESPÍRITO SANTO SILVA

Visitas Guiadas ao Museu e às Oficinas SEG A SEX

MP

MUSEU BORDALO PINHEIRO

Hoje sinto-me…

Visitas-guiadas E / MP

Oficinas pedagógicas Animais à solta, Bordalo no prato 3-6 anos

Bordalo no prato, Olá, Zé Povinho! 6-10 anos

Acorda, Zé Povinho! Exploradores 10-12 anos

De Belém à Ajuda

Visita guiada ao Mosteiro dos 99


CRIANÇAS / TODO O ANO

Só é Fadista quem Quer 6-15 anos MP

MUSEU DA MARIONETA

Um Mundo de Histórias

Visitas para famílias PG / MP

Vila das Cores (Contos e Marionetas)

Oficina de leitura e construção de marionetas MP MUSEU MILITAR

Uma história com… Ateliê 4-8 anos

Escrita Criativa 8-12 anos

Visitas históricas guiadas 8-12 anos E / MP

Um enigma no Museu 8-12 anos E / MP

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

12-15 anos

O poeta do barro, Bestiário bordaliano

SEG A DOM: 10H-13H30/14H30-18H

15-18 anos

E / MP

MUSEU DA CARRIS

Visitas e oficinas Puzzle gigante 3-6 anos

Fantoches de dedos 4-6 anos

Construção de Transporte à nossa Escala e Desfile 7-10 anos

Carrinhos de rolamentos 7-12 anos

Janelas mágicas 6-12 anos

A Cidade dos Sinais! 6-12 anos

Diário de Bordo 12-18 anos

Workshop de técnicas fotográficas

Cianotipia e fotogramas

Workshop de papel marmoreado MP 100

Exposição

A cozinha do chef Louis e do rato Sourit, Uma viagem ao corpo humano, Ciência com balões, Brincar com a matemática, Fantástica matemática, H2O O Ciclo da água MP / E MUSEU DO DINHEIRO

Museu do Dinheiro: percurso pela Coleção, Muralha de D. Dinis Visitas E / MP

Quando a terra tremeu, Arquitetar Ideias, Princesas de Portugal, Rainhas da Europa, Piratas e corsários, A casa da sorte, A história da banca, De caras, Troco por Trocas Visitas-oficina E / MP MUSEU DO FADO

Fado Menor 6-10 anos

permanente

7-12 anos

5-16 anos

Vamos conhecer a Capela de São João Baptista

Visitas guiadas à exposição Florestas Submersas by Takashi Amano

PENTÁCULO EXPO – ACADEMIA DE ESTUDOS

Aulas de teatro SÁB

Corpos em movimento

Ateliê de expressão corporal 6-10 anos E / MP

Era uma vez uma Princesa que queria entrar numa História Ateliê de construção de fantoches 4-10 anos E / MP

Do Texto ao Palco

Peddy Paper no Museu 4-12 anos E / MP / EG

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais MP / E Peddy-Paper, Guia de Exploração Pedagógica, Caça ao Tesouro, Quem é Quem? Jogos E / MP / PG

A Rainha mostra o museu

Peças em Peças

Visita guiada à exposição permanente E / MP MUSEU NACIONAL DO TRAJE

Visitas gerais

DOM: 11H MP

www.coolturetours.com MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Moinhos e Moídos, Panelas Cantoras Oficinas de expressão plástica 4-12 anos

Galerias da Amazónia Visitas guiadas

Galerias da Vida Rural Visitas guiadas E / MP / EG

Oficinas pedagógicas

Criativamente a retratar um Presidente 4-12 anos

Como se faz uma bandeira 6-12 anos

Belém: uma viagem no tempo 7-12 anos

Acrescenta um Ponto! 9-12 anos

No Bosque dos Passarinhos 4-10 anos

Visitas orientadas

A Brincar Construímos o Passado

Visita-ateliê 6-12 anos E / EG / MP/ PG MUSEU SPORTING

Jubas, contador de histórias TER A SEX: 10H-18H E / MP

Ateliê de Escrita e Caracterização 10-16 anos E / MP

MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Visita orientada Maiores de 8 anos E / MP / EG

Visita-jogo 8-12 anos

4-5 anos

Uma Viagem pela História do Azulejo

Há música no Azulejo!

A minha aventura pela História de Portugal

Visita-ateliê 8-12 anos

Visita e concerto de piano 4-12 anos

Oficina de pintura Maiores de 3 anos E / MP

O poeta do barro, Exploradores

MUSEU NACIONAL DO TEATRO E DA DANÇA

Trajes No Paço: Memórias Escondidas E / MP Há vida no Parque!, A minha primeira Visita ao Parque Botânico do Monteiro-Mor E / MP

Pintar um Azulejo!

MUSEU DAS CRIANÇAS

CRIANÇAS / TODO O ANO

MP

MUSEU DE SÃO ROQUE SEG: 14H-18H, TER A DOM: 10H-12H30, 14H-17H30

Uma História Colorida Visita animada 3-6 anos

O que nos dizem as Cores? Visita animada 6-12 anos

Há Animais no Museu? Visita animada 3-8 anos

Personagens Animadas, Histórias Transformadas

Conhecer as modalidades Sporting! EG Conhece os materiais das modalidades 4-15 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP

Escrever o Museu 10-18 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP

Equipa-te! 6-15 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP

Adivinha a modalidade 10-15 anos

TER A SEX: 10H-18H E / MP NOVA ACADEMIA LISBOA

Música

SEG A SEX: 10H-19H30

Desenho e Pintura

SÁB: 9H30-11H

Teatro

TER: 18H-19H30

Ballet Clássico

SEG, QUA: 17H30, 18H30

Dança Contemporânea SÁB: 11H-12H30 OLÁ MAMÃ

Massagem para Bebés Até aos 12 meses

Babyoga

1-9 meses MP OCEANÁRIO DE LISBOA

Dormindo com os Tubarões Maiores de 4 anos E / PG / MP

Fado Miudinho

Até aos 4 anos DOM: 9H

Maiores de 4 anos E / PG

Maiores de 4 anos E / PG PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Para Além do Muro, A Primeira Visita, Descobrir Camões e Pessoa, Um Monumento Singular, Visita Encenada, À Descoberta do Lugar Visitas

PG / E / MP

Os Segredos do Mar, O Médico do Mar, Dom Plástico, Puzzle Fantástico, Aprendiz de Boticário, O Grande Jogo dos Descobrimentos, Cruzando Oceanos e Mares Atividades LúdicoPedagógicas E / MP

Monstros Debaixo da Língua, Entre Fronteiras, A Ilha das Palavras, Um dia na Vida de um Navegador Quinhentista Oficinas de Escrita E / MP

PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Visitas guiadas

Conhece o Palácio da Ajuda, A vida na Corte, A monarquia portuguesa, O mundo no Palácio, De Belém à Ajuda – Visita guiada ao Mosteiro dos Jerónimos e Palácio da Ajuda

A PISCINA DOS BEBÉS

Natação, Hidroterapia

MP

PISCINA DO ORIENTE

Judo

3-12 anos

VÁRIOS HORÁRIOS

direcao@nunodelgado.net POLIVALENTE DE SANTA CATARINA

Futsal

6-12 anos

TER, QUI: 18H30-20H PRO.DANÇA

Aulas de dança Geração SOMA 5-18 anos

QUA: 17H-19H RELICÁRIO DE SONS

Childfullness 0-10 anos SÁB

914 692 999 RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

PANTEÃO NACIONAL

Visita com atividade 4-6 anos

CULTURA SANTA CASA SEG: 14H-17H30, TER A DOM: 10H-12H30, 14H-17H30

Contos no Panteão – Uma História de Mar

Visita animada 3-6 anos E / EG / MP/ PG

SEG, TER, QUI, SEX E / MP

geral@storic.pt

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA

Visitas Guiadas

SEG A SEX MP

Era uma vez uma Igreja e uma Princesa

Visita com atividade 4-10 anos

Peddy-Paper - Uma Aventura no Panteão Visita com atividade 5-12 anos

SÁB: 9H PG / MP

Joga e descobre o Panteão

Visitas guiadas à exposição

Atividades lúdicas e culturais com visitas a museus e castelos MP

No Dia em que a Terra Tremeu, Rei por um Dia, Idade Média, Liberdade!, Arquitetar no MAC, Esculturas de Pedra e Ar, Há Mistérios no Carmo, O Estranho Caso do Misterioso Mestre, Spy Story no Museu, Qual é qual?, Com as Mãos na Arqueologia, Os Grandes Mistérios da Arqueologia, Escava-Ação

Concerto para Bebés Até aos 3 anos

TER A DOM: 10H-17H30 E / PG / MP

Uma história colorida

O que nos dizem as cores Visita animada 6-12 anos E / EG / MP/ PG

Há animais no museu? Visita animada 3-8 anos E / EG / MP/ PG

Personagens animadas, histórias transformadas Visita com ateliê de animação 8-12 anos E / EG / MP/ PG

Vamos conhecer a Capela de São João Batista Visita-jogo 8-12 anos E / EG / MP/ PG

A brincas construímos o passado Visita e ateliê de arte 6-12 anos E / EG / MP/ PG

Desenhar a cidade. Exercícios sobre arquitetura e Urbanismo Visita com ateliê de arte 12-15 anos E / EG / MP/ PG

Vamos conhecer o Oriente em São Roque Visita-jogo 12-15 anos E / EG / MP/ PG

Pelos sentidos do barroco

Visita guiada temática com atividades 12-15 anos E / EG / MP/ PG

O Padre António Vieira e o Barroco e São Roque

Visita guiada temática com atividades 16-18 anos E / EG / MP/ PG ARQUIVO HISTÓRICO

Letras habitadas

Visita com oficina 6-10 anos

SEG A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30 E / EG / MP/ PG

À Descoberta do Arquivo Visita-jogo 6-10 anos

SEG: 14H-17H30 TER A DOM: 10H-12H30, 14H-17H30 E / MP / EG / PG BIBLIOTECA SEG: 14H-18H, TER A SEX: 10H-12H30, 14H-17H30

Perlim Pim Pim os Livros São Assim… Sessão de leitura com atividade 3-5 anos E / MP / EG / PG

Ser bibliotecário por um dia

Visita guiada temática com atividades 12-18 anos E / EG / MP/ PG SEDIMENTO – CERAMICS STUDIO

Atelier de cerâmica Maiores de 8 anos

QUA: 17H-18H30

Visita-jogo

101


CRIANÇAS / TODO O ANO SOU – MOVIMENTO E ARTE

THE LITTLE GYM

3-5 anos

4 meses-12 anos

Dança Criativa

SEG: 17H-17H45

6-7 anos

SEG: 17H45-18H30

8-12 anos

SEG: 18H30-19H15 STAGE 81

Hip-Hop

6-12 anos

QUA, SEX: 18H30-19H15

Ballet

5-7 anos

TER, QUI: 18H-18H30

8-12

TER, QUI: 18H30-19H15

Glee Dance 8-14 anos

QUA: 18H45-19H30 TEATRO CARNIDE

Curso de artes performativas 6-12 anos

TER: 18H-19H30

Oficina de teatro 13 -17 anos

SEG, QUA: 18H-20H

Ginástica para Bebés e Crianças

OS LIVROS DE JULHO / AGOSTO Maiores de 4 anos E / MP

Mirabilis mirabolante, edições exatamente hoje

VÁRIOS HORÁRIOS MP

Oficina Maiores de 8 anos E / MP

TEATRO CINEARTE

Pintar a capulana

1936, o Ano da morte de Ricardo Reis

QUI, SEX: 11H, 11H45

Felizmente Há Luar!

QUI, SEX: 10H, 10H30

A Farsa de Inês Pereira

TER, QUA: 10H, 11H30

O Conto da Ilha Desconhecida SEG: 10H, 11H30

Processo: FADAS/Cottingley – 1917 SEG: 10H, 11H30 E / MP

UCCLA - UNIÃO DAS CIDADES CAPITAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Conto que era flor

Oficina Maiores de 10 anos E / MP

Inventamos a roda! Inventamos o fogo! Oficina

Oficina Maiores de 6 anos E / MP UMBIGO – COMPANHIA DE TEATRO

Expressão Dramática e Corporal 6-16 anos QUI: 18H-20H YOGA LAB

Yoga Kids

6-12 anos

SEX: 17H45 ZEN KIDS

A Lua de Joana

Meditação e Mindfulness para Crianças

E / MP

QUA: 18H30-19H30

Maiores de 10 anos

Mário ou eu próprio-o-outro Maiores de 10 anos E / MP

5-10 anos

11-15 anos

TER: 18H30-19H30

projetozenkids@gmail.com

O king vai nu

Maiores de 4 anos E / MP

CAMINHO

A menina que detestava livros Maiores de 4 anos E / MP

E / MP

E ESCOLAS EG ENTRADA GRATUITA MP MARCAÇÃO PRÉVIA PG PÚBLICO GERAL

VOZES EM CONSERTO

> CONTACTOS PÁG 104

Um presente muito especial Maiores de 4 anos

Estúdio de talentos

Canto, Dança, Ritmo,

MANUELA CASTRO NEVES UMA GIRAFA RETICULADA, UMA ZEBRA BEM RISCADA E UMA GRANDE CAMINHADA Uma girafa e uma zebra, como que por artes mágicas, aprenderam a ler. Como na floresta não havia bibliotecas, livrarias nem quiosques de venda de jornais e revistas, passavam os dias em busca de algo esquecido por algum explorador ou turista que por ali passasse. Até que encontram um recorte de jornal que fala de uma selva de betão que cresce a poucos quilómetros do mar. O que será que a dupla decide fazer?

RHIANNON FIELDING E CHRIS CHATTERTON DEZ MINUTOS… E CAMA, PEQUENO UNICÓRNIO NUVEM DE LETRAS

Esta aventura mágica conta a história de Faísca, um unicórnio saltitante que não se cansa nem por nada! Com cascos reluzentes e um chifre cintilante, Faísca adora explorar a terra encantada onde vive, dançar e pular, perseguir elfos, duendes e fadas, numa contagem decrescente até adormecer. Dez minutos… e cama! 102

CATARINA RAMINHOS MINORE E A MAGIA DAS CORES

FRANK VIVA AO LONGO DA LONGA ESTRADA

OFICINA DO LIVRO

ORFEU NEGRO

Enérgica e determinada, Minore é um autêntico furacão. Mas o seu lado doce e bondoso e a sua curiosidade em relação ao mundo fazem dela uma menina muito especial. Sempre atenta aos sentimentos dos outros, Minore tenta ajudar a resolver os seus problemas, inspirando-se no poder das cores. É assim que a menina dá uso aos lápis de cera que, todos os dias sem exceção, carrega consigo no bolso da bata.

CRISTINA QUENTAL E MARIANA MAGALHÃES CICLO DO PAPEL GAILIVRO

Ao aperceber-se de que os seus alunos gastavam demasiado papel, a professora Tita achou que chegara a altura de lhes explicar a importância de o poupar para ajudar a proteger o planeta. Para isso, organizou uma visita de estudo a uma fábrica de transformação e produção de papel, para que as crianças pudessem ficar a saber mais sobre a sua origem e de como ele é feito.

A luminosa estrada amarela sobe e desce, vira e revira, entra e sai de túneis e atravessa pontes. Nela, segue um rapaz de bicicleta, que ora mais rápido ora mais lento, a percorre a pedalar, esteja ele a caminho ou quase a chegar. Neste livro dinâmico e cheio de ritmo é só seguir a estrada e, quando esta acabar, dar a volta outra vez!

FRANCESCA SANNA EU E O MEU MEDO FÁBULA

Uma menina muda de país e, como tal, entra para uma escola nova. Mas ao invés de ficar entusiasmada, deixa-se convencer pelo seu medo a ficar isolada e assustada. Afinal, como pode ela fazer amigos se não entende nada do que as pessoas dizem? O medo é sempre uma questão difícil e neste livro Francesca Sanna aborda-o com delicadeza e sensibilidade. ARV

103


> CONTACTOS

ARCHI SUMMIT

CARPINTARIAS DE SÃO LÁZARO

10+11+12 JULHO

ARCHISUMMIT.PT INSPIRING CONFERENCES + TECHNICAL EXHIBITION PREMIUM SPONSORS

isolamentos minerais

PA R T N E R S

> CONTACTOS A Academia de Amadores de Música R. Nova da Trindade 18D 2º esq; 213 425 022; www.academiaam.com • Academia das Ciências de Lisboa R. da Academia das Ciências 19; 213 219 730; www.acad-ciencias.pt • Academia Estrela Junta de Freguesia da Estrela, R. do Quelhas 31; 808 911 313; www.jf-estrela.pt/academia • Academia do Lumiar Lg. Júlio Castilho 3; 217 524 263; www.academialumiar.org • Academia de Música em Lisboa R. Rodrigues Sampaio, 170, 4º; 968 982 158; academiademusica.blogs.sapo.pt • Academia de Música da Graça Tv. S. Vicente, 15, 1º drt; 917 687 025; academia-de-musica2010.blogspot.pt • Academia de Música de Telheiras R. Armindo Rodrigues, 11C; 217 524 795; www. academiamusicatelheiras.com • Academia Nacional de Belas Artes Lg. da Academia Nacional de Belas Artes; 210 115 018; www.academiabelasartes.pt • Academia Nacional de Música Carlos Seixas Av. dos EUA 100, 1º esq; 917 807 602; artonus.pt/ academia-nacional-musica-carlos-seixas • Academia Novas Letras Av. Maria Helena Vieira da Silva, 42A; 217 541 015; www. novasletras.com • Academia de Santo Amaro R. Academia Recreativa de St. Amaro 9; 213 636 637; academ1946. blogspot.com • ACT - Escola de Actores LxFactory, R. Rodrigues Faria 103, Edif. 1-0.2; 213 010 168; www.act-escoladeactores. com • Acervo - Arte Contemporânea R. do Machadinho 1; 213 974 325; www.acervo.com.pt • Adega Machado R. do Norte 91; 213 422 282 • Aikido - Dojo da Luz R. Cláudio Nunes 59A;

104

913 624 103; www.aikido-duran.com • Ainori Contemporary Art Gallery R. das Fontainhas 70A; 963 046 105; www. ainori.pt • Allarts Gallery R. da Misericórdia 30; 217 951 034; allartsgallery.com/pt-pt • Altice Arena Rossio dos Olivais, Pq. das Nações; 218 918 409; arena.altice.pt • Alunos de Apolo R. Silva Carvalho 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo. com • Anagrama - Oficina de Sonhos Av. de Berlim 35C; 211 966 088; facebook.com/anagrama.oficinadesonhos • Anjos 70 - Núcleo Criativo do Regueirão Regueirão dos Anjos 70; http://anjos70.org • APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima R. José Estêvão 135A; 213 587 900 • APCC - Associação Para a Promoção Cultural da Criança R. das Escolas Gerais 69; 218 429 730; www.apcc.org.pt • Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual Antigo Mercado de Xabregas, R. Gualdim Pais; 218 801 010; www.arco.pt • O Armário Cç. da Estrela 132; 213 954 401; www.a-montra.com • Armazém Aério Teatro da Luz, Lg. da Luz; 932 904 467; www.armazemaerio. com • Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt • Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca Lg. do Calvário, 2; 218 170 433; videoteca.cm-lisboa.pt • Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da Universidade; 210 037 100; antt.dglab.gov.pt • Artview R. Pinheiro Cha• A Arte da Terra R. Augusta Rosa 40; 212 745 975; www.aartedaterra.pt • Artlier R. Gervásio Lobato 47; 939 067 111; www.cursos-artlier.com • Assembleia da República Palácio de S. Bento; 213 919 000; www.parlamento. pt • Associação dos Arqueólogos Portugueses Lg. do Carmo; 213 460 473; www.arqueologos.pt • Associação dos Artesãos

da Região de Lisboa R. de Entrecampos 66; 217 962 497; www. aarl.pt • Associação Cristã da Mocidade de Lisboa R. de S. Bento 329; 213 845 380; www.acmdelisboa.com • Associação Gaitade-foles 938 118 192; www.gaitadefoles.net • Associação de Gravura Água-Forte R. de St. Amaro 41; 213 956 295; www. agua-forte.com/pt • Associação José Afonso R. de São Bento, 170; 211 318 290; www.aja.pt • Associação Musical Lisboa Cantat 934 004 004; www.facebook.com/AMLisboaCantat • Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos R. Barros Queirós 20, 2º; 218 885 381; www.amigosdoscastelos.org.pt • Associação Renovar a Mouraria Beco do Rosendo 8 e 10; 218 885 203; www.renovaramouraria.pt • Associação de Residentes de Telheiras - ART R. Prof. Mário Chicó 5; 217 568 103; artelheiras. wordpress.com • Associação Subud R. do Centro Cultural 27; 969 640 100; biodanza-davida.webnode.pt • Ateliê Cá R. da Páscoa 12 r/c dto; 211 561 348; www.facebook.com/AtelieCa • Atelier Cabine R. Palmira, lj 36; 916 579 045; facebook.com/ ateliercabine • Atelier Faca e Alguidar R. Maria 49 r/c; www. facebook.com/oficinadeesculturaegravura • Atelier Fernando Sarmento R. Feio Terenas; fernandosarmento7.blogspot.com • Atelier de Lisboa R. João Saraiva 28A, 2º; 967 161 997; www. atelierdelisboa.pt • Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale 7; 215 880 793; www.ateliermuseujuliopomar.pt • Atelier Musical e Artístico do Areeiro Galerias Via Veneto, lj 14, Av. João XXI; 968 467 413; www.ateliermusicalartisticoareeiro.pt • Atelier Natália Gromicho R. Nova da Trindade 5G, piso S/L; 965 865 454; www.nataliagromicho. com • Atelier Ourique's Villa R. Pereira e Sousa 55/57;  967 568 338; www.atelierouriquesvilla. com • Atelier Pasta de Papel Pç. Rainha Santa 6E; 913 841 180 • Atelier de São Bento R. da Quintinha 15, cave dta; 965 769 007; atelierdesaobento.blogspot.pt • Atelier Ser 915 370 986; www.atelierser.wordpress.com • Auditório Carlos Paredes Av. Gomes Pereira 17; 217 123 000; www.jf-benfica.pt • Auditório Fernando Pessa Rua Ferreira de Castro, Bairro da Flamenga; 218 172 484 • Auditório Pedro Arrupe 919 193 335; www. culturalkids.com.pt/auditorio-pedro-arrupe B Balcony R. Coronel Bento Roma 12A; 211 339 866; www. balcony.pt • Baobá Livraria R. Tomás da Anunciação 26B; 211 928 317; www.facebook.com/baobalivraria • Biblioteca de Belém R. da Junqueira, 295/7; 218 172 580 • Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa R. Francisco Metrass 28; 218 009 927 • Biblioteca da Junta de Freguesia de Belém R. João de Paiva 11; 210 132 330; www.jf-belem.pt • Biblioteca Nacional de Portugal Cp. Grande 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt • Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo Solar da Nora, Est. de Telheiras, 146; 218 172 660; blx.cm-lisboa.pt • Biblioteca da Penha de França R. Francisco Pedro Curado, 6A; 218 172 410; blx.cm-lisboa.pt • B.Leza Cais da Ribeira Nova, Armazém B; 210 106 837; www. facebook.com/pg/BlezaClube • O Bom o Mau o Vilão R. do Alecrim, 21; 964 531 423; thegoodthebadandtheuglybar.com • Boutique da Cultura Lg. das Pimenteiras 6; 926 830 272; www. facebook.com/boutiquedacultura • Buédalouco Pharmácia de Cultura R. do Norte, 60; 933 479 161 C Cabana Mad R. da Misericórdia 66; 213 420 861; www. cabanamad.com • Café com alma R. do Açúcar 10; 218 680 395 • CAL - Centro de Artes de Lisboa R. de Santa Engrácia,

12A • Camões - Instituto de Cooperação e da Língua Av. da Liberdade 170; 213 109 100; www.instituto-camoes.pt • Caravela Vera Cruz Gare Marítima da Rocha do Conde D’Óbidos, R. General Gomes Araújo 1; 218 876 854; www.aporvela.pt • Carlos Carvalho Arte Contemporânea R. Joly Braga Santos, Lt. F r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com • Caroline Pagès Gallery R. Tenente Ferreira Durão 12, 1ºdto; 213 873 376; www.carolinepages.com • Carpe Diem Arte e Pesquisa R. de O Século 79; 211 977 102; carpe.pt • Carpintarias de S. Lázaro R. de S. Lázaro 72; 213 815 891 • Casa da Achada – Centro Mário Dionísio R. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www. centromariodionisio.org • Casa do Alentejo R. das Portas de Sto. Antão, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.com.pt • Casa da América Latina Casa das Galeotas, Av. da Índia 110; 218 172 490; www.casamericalatina.pt • Casa do Artista Est. da Pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net • CasaAtelier Vieira da Silva Alto de S. Francisco, 3; 213 880 044; www.fasvs.pt/casa-atelier • Casa do Brasil R. Luz Soriano 42; 213 400 000 • Casa da Comarca de Arganil R. da Fé, 23; 218 851 896 • Casa da Comarca da Sertã R. da Madalena, 171, 3º; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com • Casa do Coreto R. Neves da Costa 45; 938 018 777 • Casa da Cultura dos Olivais R. Conselheiro Mariano de Carvalho 68; 218 533 527; www.jf-olivais.pt • Casa dos Direitos Socias R. Ferreira de Castro; 217 988 000; http://lisboasolidaria.cm-lisboa. pt • Casa Estrela do Mar Estrada Poço do Chão, Lt 7, Lj A; 214 083 125; www.casaestreladomar.pt • Casa da Imprensa R. da Horta Seca, 20; 213 420 277 • Casa Independente Lg. do Intendente 45; 218 872 842; casaindependente.com • Casa de Lafões R. da Madalena, 199; 218 872 065; www.facebook. com/casadelafoes • Casa da Liberdade - Mário Cesariny R. das Escolas Gerais 13; 912 521 450; www.pervegaleria.eu • Casa de Macau Av. Almirante Gago Coutinho, 142; 218 495 342; www.casademacau.pt • Casa-Museu Amália Rodrigues R. de S. Bento, 193; 213 971 896 • Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves Av. 5 de Outubro, 6; 213 540 823; blogdacmag.blogspot. pt • Casa-Museu Medeiros e Almeida R. Rosa Araújo, 41; 213 547 892; www.casa-museumedeirosealmeida.pt • Casa Nic e Inês R. José Estevão 19B; 963 731 318; casaniceines. blogspot.pt • Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro Campo Pequeno, 50, 3.º esq; 217 939 311; ctmad.pt • Casino de Lisboa Al. dos Oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt • Castelo de S. Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge. pt • Casual Lounge Caffé R. Bartolomeu Dias, 148B; 213 019 024; www.facebook.com/casuallounge • Caulino Ceramics R. de S. Mamede ao Caldas, 28; 917 296 439; caulinoceramics. com • CCD - Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira Av. João XXI 76; 217 610 075; www.ccd-tat-lx.org • CCQ Belém R. de Pedrouços 37B; 932 981 219; www.ccq.pt • CLC - Creative Learning Centre Av. da República 41, 6ºesq; 217 957 083; www.clc-creative.pt • c.e.m – centro em movimento R. dos Fanqueiros, 150, 1º; 218 871 763; www.c-e-m.org • Centro de Arqueologia de Lisboa Av. da Índia, 166; 218 172 180 • Centro Científico e Cultural de Macau R. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes. pt • Centro Cívico Edmundo Pedro R. Conde de Arnoso 5B; 218 428 370 • Centro Comercial Colombo Av. Lusíada; 217 113 600; www.colombo.pt • Centro Comunitário da Madragoa R. da Esperança, 49; 213 929 100 • Centro de Cultura e Intervenção Feminista R. da Cozinha Económica, Bloco D, 30M-N; 218 884 086; centrodeculturaeintervencaofeminista.wordpress.com 105


> CONTACTOS • Centro de Cultura Popular de Stª Engrácia Cç dos Barbadinhos 49A; 218 129 052 • Centro Cultural Arte Pura R. do Loreto, 42; 927 924 763 • Centro Cultural de Belém Pç. do Império; 213 612 400; www.ccb.pt • Centro Cultural de Carnide R. Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz; 931 462 210; www.jf-carnide.pt • Centro Cultural Casapiano R. dos Jerónimos, 7 A; 213 614 090; www.casapia.pt • Centro Cultural Dr. Magalhães Lima R. do Salvador 2A; 218 875 838 • Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães R. Lagares de El-Rei 4; 218 454 458 • Centro de Documentação do Edifício Central do Município Campo Grande, 25, 1º F; 217 989 637; www.cm-lisboa.pt • Centro Europeu de Línguas www.cel.pt • Centro de Formação Artística Tv. de São Vicente, 11; 21 353 09 31; www.eira.pt • Centro de Inovação da Mouraria Tv. dos Lagares 1; 218 170 202; www. cm-lisboa.pt/centro-de-inovacao-da-mouraria-mourariacreative-hub • Centro InterculturaCidade Tv. do Convento de Jesus, 16 A; 21 820 7657; interculturacidade.wordpress. com • Centro LGBT R. dos Fanqueiros 40; 218 873 918; http:// ilga-portugal.pt • Centro Nacional de Cultura R. António Maria Cardoso, 68; 213 466 722; www.cnc.pt • Centro Português de Serigrafia R. dos Industriais 6; 213 933 260; www.cps. pt • Centro Português de Serigrafia no CCB Pç. do Império 7; 213 162 175; www.cps.pt • Centro de Recreio Popular do Bairro Cç. dos Mestres, R. 7; 966 037 222 • Cerâmica do Bairro Alto R. Diário de Notícias, 24; 919 492 318 • Chamote Fino Cç. da Quintinha, 17A; 969 578 860; chamotefino.wordpress.com • Chapitô Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito. org • Cineclube Cine-Reactor 24i R. Ramalho Ortigão 35A; 969 456 013; www.cine-reactor24i.com • Cinema City Classic Alvalade Av. de Roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt • Cinema Ideal R. do Loreto, 15/17; 210 998 295 • Cinema São Jorge Av. da Liberdade, 175; 213 103 402; cinemasaojorge.pt • Cinema UCI El Corte Inglès Av. António Augusto Aguiar 31; www.elcorteingles.pt • Cinemateca R. Barata Salgueiro 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt • Cinemateca Júnior Palácio Foz, Pç. dos Restauradores; 213 462 157; www.cinemateca. pt/cinemateca-junior.aspx • Cineteatro Capitólio - Teatro Raul Solnado Parque Mayer; 211 385 340; www.capitolio.pt • Cine Theatro Gymnásio R. da Misericórdia, 14; 213 430 184 • CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa Picoas Plaza Núcleo 6E, 1º, R. Viriato 13; 218 172 100 • Clave e Som, Escola de Música Lg. Santa Bárbara, 3B; 213 150 886; www.claveesom.com • Clube Estefânia R. Alexandre Braga, 24A; 213 542 318 • CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas R. Prof. Francisco Gentil 8 D/E; 927 550 559; cnap.pt • Coliseu dos Recreios R. das Portas de Santo Antão, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com • Com Calma - Espaço Cultural R. República da Bolívia 5C; www. comcalma.org • Companhia Olga Roriz R. de Santa Apolónia, 12; 218 872 383; www.olgaroriz.com • Comuna Teatro de Pesquisa Pç. de Espanha; 217 221 770; www.comunateatropesquisa.pt • Comunidade Hindu de Portugal Al. Mahatma Gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org • Confiquatro – Desportos Naúticos R. José Dias Coelho, 36B; 213 627 984; www. confiquatro.pt • Convento de Alcântara R. de S. Pedro de Alcântara 85; 213 243 930 • Convento do Beato R. do Beato, 48; 210 109 923; conventodobeato.pai.pt • Convento dos Cardaes R. de O Século, 123; 213 427 525; www.conventodoscardaes. pt • Convento de São Pedro de Alcântara R. Luísa Todi, 1; 213 243 930; www.scml.pt • Convento das Trinas do Mocambo R. 106

das Trinas, 49; 210 943 283; www.hidrografico.pt • Convento da Trindade R. Nova da Trindade 20; 210 943 015 • Cordoaria Nacional Av. da Índia; 213 637 635 • CPAS - Centro Português de Actividades Subaquáticas R. Alto do Duque, 45; 213 016 961; www.cpas.pt • Cristina Guerra Contemporary Art R. Santo António à Estrela 33; 213 959 559; www.cristinaguerra.com • Cultura Santa Casa Dir. de Cultura da SCML, R. Luísa Todi 1; 213 240 869; www.scml.pt • Culturgest R. Arco do Cego 50, Piso 1; 217 905 155; www.culturgest.pt D Dança Livre - Escola de Dança R. Marquês da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com • Dançarte R. Prof. Simões Raposo, 8 A; 217 147 244; www.dancarte.pt • Dança do Saber R. Barão de Sabrosa, 161 A; 215 932 074; www.dancadosaber. pt • Dançattitude Tv. Escola Araújo, 3 A; 965 127 123; www. dancattitude.com • Dance Factory Studios R. Soares dos Reis, 11A; 210 169 043; www.dancefactory.com.pt • Dance Spot R. Fernando Vaz, 10B; 214 003 877; www.palcoplural.com • Darc/ Desterro Calç. do Desterro, 7; dar.pt • Departamento de Proteção Civil R. Cardeal Saraiva; 217 825 240 • De Pura Cepa - Escuela de Tango Tv. da Escola Araújo , 3A; 965 127 123 • Divisão de Ação Cultural da CML R. do Machadinho, 20; 218 170 900 E Edge Arts - Arte Contemporânea Espaço Amoreiras, Centro Empresarial, R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www. edge-arts.org • Edifício Central do Município Campo Grande 25; 217 988 000 • Edifício Rialto R. do Conde Redondo 6, 1º • EDSAE - Escola de Danças Sociais e Artes do Espetáculo R. Silva Carvalho 2; 213 943 530; www.edsae.com • El Corte Inglés Av. António Augusto Aguiar 31; 213 711 700; www. elcorteingles.pt • Embaixada - Portuguese Shopping Gallery Pç. do Príncipe Real 26; 965 309 154; www.facebook.com/ Embaixada • Enigma Lisbon R. do Crucifixo, 86, 4º esq; 211 358 975; www.enigmalisbon.com • Ermida Nossa Srª da Conceição Tv. Marta Pinto 21; 213 637 700 • Escola de Artes e Ofícios do CCD-AT Av. João XXI 76; 217 610 075; www.ccdtat.lx.org • Escola de Artes em Movimento R. Carlos Mayer, 2 r/c; 962  214  909; www.geraleam.wixsite.com • Escola Artística António Arroio R. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio.edu.pt • Escola Básica de São Vicente R. Fernando Namora; 217 121 260 • Escola de BelasArtes Pedro Serrenho R. Campo de Ourique, 61; 218 063 436; escoladeartespedroserrenho.blogspot.pt • Escola de Dança Ana Köhler R. Luís Pastor de Macedo, 37A; 217 150 738; www. edak.pt • Escola de Dança Projeto Latino Havana e Hawaii, Doca de Santo Amaro, Armazém 1; 917 860 556 • Escola de Dança Raquel Oliveira R. dos Anjos; www.raquel-oliveira.com/ escoladedanca • Escola de Jardinagem e Calceteiros Av. Dr. Francisco Luís Gomes, Quinta Conde dos Arcos; 218 550 690 • Escola Superior de Educação de Lisboa Estr. do Calhariz de Benfica; 217 115 500; www.eselx.ipl.pt • Escrever Escrever R. do Alecrim 47 - 4ºA; 911 197 797; www.escreverescrever.com • Espaço 9 R. Coronel Luna de Oliveira, 9; espaco9.weebly.com • Espaço Águas-Livres 8 Pç. das Águas Livres 8; 966 431 670 • Espaço Alkantara Cç. Marquês de Abrantes, 99; 213 152 267; www.alkantara.pt • Espaço Amoreiras R. D. João V, 24, 1.01; 213 600 071; www.edge-arts.org • Espaço Arte Europa América Av. Marquês de Tomar 21; 919 919 199 • Espaço Conchas R. Luís Pastor de Macedo 39A; 927 304 816 • Espaço Exibicionista R. D. Estefânia 157C; 969 069 483; www.espacoexibicionista. com • Espaço For.Ever Av. António Augusto de Aguiar 25; 967

> CONTACTOS 260 472 • Espaço Nimas Av. 5 de Outubro 42B; 213 574 362 • Espaço Pessoa e Companhia Cç. de Santana, 177 • Espaço PT R. Andrade Corvo 6 • Espaço Santa Catarina Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7; 211 339 837; www.facebook.com/ espacosantacatarina • Espaço Trindade R. da Misericórdia 12; 213 225 569 • Espassus 3G R. dos Táxis Palhinha; 931 462 215 • Estádio José de Alvalade R. Prof. Fernando da Fonseca; 217 516 000 • Estádio do Sport Lisboa e Benfica Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt • Estádio Universitário de Lisboa Av. Prof. Egas Moniz; 210 493 418; www.estadio. ulisboa.pt • Estúdio ACCCA Edif. Interpress, R. Luz Soriano, 67, 1º; 967 031 110 • Estúdio Vanda Melo Pç. Olegário Mariano, 5, 2ºdt; 932 015 610 • Estufa Fria Parque Eduardo VII; 218 170 996 • Eurostars Museum Hotel R. Cais de Santarém 52; 211 166 100; www.eurostarshotels.com.pt • Evoé - Escola de Actores R. das Canastras, 36/40; 218 880 838; www.evoe.pt F Fábrica Braço de Prata R. da Fábrica de Material de Guerra, 1; 925 864 579; www.bracodeprata.com • Fábrica Lince R. do Açúcar, Armazém 8; 915 286 975; cervejalince.pt • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 100; www.fba.ul.pt • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna 26C; 217 908 300; www.fcsh.unl.pt • Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da Universidade; 217 960 063 • Faísca Gerador gerador.eu/faisca • Feira Internacional de Lisboa R. do Bojador; 218 921 500; www.fil.pt • Fica Oficina Criativa R. rodrigues de Faria 103; 932 826 402; fica-oc.pt • Fidelidade Chiado 8 - Arte Contemporânea Lg. do Chiado 8; 213 401 676; chiado8.fidelidade.pt • FNAC Colombo C. C. Colombo, Av. Lusíada; 707 313 425; www.fnac.pt • Forum Dança Tv. do Calado, 26 B; 213 428 985; www.forumdanca.pt • Fórum Lisboa Av. de Roma, 14L; 218 170 400 • FullOut Dance Academy R. Almirante Barroso 52A; 213 155 431; fulloutda.weebly.com • Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 841 490; http://fasvs.pt • Fundação Calouste Gulbenkian Av. de Berna, 45A; 217 823 000; www.gulbenkian.pt • Fundação Carmona e Costa R. Soeiro Pereira Gomes 1; 217 930 350 • Fundação José Saramago Casa dos Bicos, R. dos Bacalhoeiros; 218 802 040; www.josesaramago.org • Fundação Leal Rios R. do Centro Cultural, 17B; 210 998 623; www.lealriosfoundation.com • Fundação LIGA R. do Sítio ao Casalinho da Ajuda; 213 616 910; www.fundacaoliga.pt • Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações R. do Instituto Industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt • Fundação Ricardo Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol 2; 218 881 991; www.fress.pt G Gabinete R. Ruben A. Leitão 2B; 213 461 001; www. gabineteeditions.com • Gabinete de Estudos Olisiponenses Palácio do Beau Séjour, Est. de Benfica, 368; 217 701 100; geo. cm-lisboa.pt • Galeria 36 R. S. Filipe Néri 36; 918 972 966 • Galeria 111 Cp. Grande, 113; 217 977 418; www.111.pt • Galeria APGN2 Av. de Ceuta, lt. 7, lj. 1 • Galeria Arte Graça R. da Graça, 27-29; 218 863 191; artegraca.pt • Galeria Arte Periférica Centro Cultural de Belém, Pç. do Império 3; 213 617 100; www.arteperiferica.pt • Galeria Avenida da Índia Av. da Índia, 170; 215 830 010 • Galeria das Belas-Artes Lg. da Academia Nacional de Belas-Artes; 213 252 114 • Galeria Belo-Galsterer

R. Castilho, 71, r/c esq; 213 815 914; www.belogalsterer.com • Galeria Beltrão Coelho R. Sarmento Beires 3A; 213 122 807 • Galeria Bessa Pereira R. de S. Bento 426; 935 167 270; www. galeriabessapereira.com • Galeria Cisterna R. António Maria Cardoso 27; 912 716 777; www.cisterna.pt • Galeria Diferença R. S. Filipe Nery, 42, c/v; 213 832 193; diferencagaleria. blogspot.pt • Galeria Filomena Soares R. da Manutenção 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com • Galeria Francisco Fino R. Capitão Leitão 76; 215 842 211; www.franciscofino. com • Galeria Foco R. da Alegria 34; 213 425 383; www. focolisboa.com • Galeria Fundação Amélia de Mello Av. 24 de Julho 24 • Galeria da Junta de Freguesia de Stª Maria Maior R. dos Fanqueiros 170; 210 416 300; www.jf-santamariamaior. pt • Galeria Madragoa R. do Machadinho 45; 213 901 699; www.galeriamadragoa.pt • Galeria Millennium R. Augusta, 96; facebook.com/fundacaomillennium • Galeria Monumental Campo dos Mártires da Pátria, 101; 213 533 8 48 • Galeria Municipal Pavilhão Branco Cp. Grande, 245; 215 891 259; www. egeac.pt • Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010 • Galeria do Museu da Carris R. 1º de Maio, 101-103; 213 613 087; museu.carris.pt • Galeria da Ordem dos Arquitetos Tv. do Carvalho 23; 213 241 135 • Galeria da Ordem dos Médicos Av. Almirante Gago Coutinho, 151; 218 427 100; ordemdosmedicos.pt • Galeria Pedro Alfacinha R. de S. Mamede 25C; 211 359 220; pedroalfacinha.pt • Galeria Primner Pátio Afonso de Albuquerque 1D; 926 465 626; primner.com • Galeria Quadrado Azul R. Reinaldo Ferreira 20A; 213 476 280; www.quadradoazul.pt • Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010; www.facebook.com/ galeriasmunicipaislisboa • Galeria Ratton R. Academia das Ciências 2C; 213 460 948; www.galeriaratton.blogspot.com • Galeria Reverso R. da Esperança, 59/61; 213 951 407; www. galeriareverso.com • Galeria Sá da Costa R. Garrett 100; 211 357 623 • Galeria das Salgadeiras R. da Atalaia 12 a 16; 213 460 881; www.salgadeiras.com • Galeria de S. Bento R. de S. Bento 25-35; 914 864 623 • Galeria de São Mamede R. da Escola Politécnica 167; 213 973 255; www.saomamede.com • Galeria 36 R. S. Filipe Néri 36; 918 972 966; www.artelinguas.com • Galeria Tapeçarias de Portalegre R. da Academia das Ciências, 2J; 213 421 481; www.mtportalegre.pt • Galeria Underdogs R. Fernando Palha, Armazém 56; 218 680 462; www.under-dogs. net • Galeria Valbom Av. Conde Valbom 89A; 217 801 110; www. galeriavalbom.pt • Galeria Vera Cortês R. João Saraiva 16, 1º; 213 950 177; www.veracortes.com • Galeria Zé dos Bois R. da Barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org • Gare Marítima de Alcântara Estação Marítima de Alcântara, Ed. Infante; 213 969 551 • GCK - Gabinete de Curiosidades Karnart Av. da Índia 168; 914 150 935; www.karnart.org • Ginásio Beija-Flor R. Severo Portela Lt. C1, Piso 0; 913 276 159; www.adccbf. com • Ginásio Clube Português Pç. Ginásio Clube Português, 1; 213 841 580; www.gcp.pt • Goethe-Institut Cp. Mártires da Pátria, 37; 218 824 510; www.goethe.delisboa • Grupo Amigos de Lisboa R. Portugal Durão, 58A; 217 800 156; www. amigosdelisboa.com • Gymboree Azinhaga da Torre do Fato, 19B, lj. 1; 910 277 128; www.gymboree.pt H Helen Doron Early English Learning Center Av. Álvaro Cunhal 1B; 217 551 870 • Hélice R. da Boavista 84, 2º; 965 036 520 • Hipódromo do Campo Grande Cp. Grande; 217 817 410 • HIPPOtrip Doca de St. Amaro; 211 922 030; www.hippotrip. com/pt • Hospital de São José R. José António Serrano; www. 107


> CONTACTOS chlc.min-saude.pt • Hot Clube de Portugal Pç. da Alegria 48; 213 460 305; hcp.pt • Hotel NH Campo Grande Cp. Grande 7; 217 957 500 • Hotel Vila Galé Ópera Tv. do Conde da Ponte; 213 605 400; www.vilagale.com I IGAS - Inspeção Geral das Atividades em Saúde Av. 24 de julho 2L; 213 408 100; www.igas.min-saude.pt • Igreja da Graça Lg. da Graça; 218 873 943 • Igreja de St. António de Lisboa Lg. de St. António da Sé • Ilnova - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa Av. de Berna, 26; 217 908 382; ilnova.fcsh.unl.pt • Imagerie - Casa das Imagens R. 2 da Matinha, lt. A, 5ºD; 916 199 408; www.imagerieonline. com • INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda R. da Escola Politécnica, 135; 213 945  700; www.incm.pt • Incubadora das Artes Av. Colégio Militar, ao lado 40; 216 050 846; www. boutiquedacultura.pt • In Impetus R. de Campolide, 27A; 213 157 815; www.inimpetus.org • Instituto de Artes e Ofícios R. Particular à R. Saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www. iao.ual.pt • Instituto Cervantes R. de St. Marta 43F; 213 105 020 • Instituto de Ciências Sociais da Univ. de Lisboa Av. Aníbal Bettencourt 9; 217 804 700 • Instituto Cultural Romeno R. Barão 10/08; 213 537 060; www.icr.ro/lisboa • Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral R. da Bica do Sapato 48A; 214 032 483; www.ifict.pt • Instituto Italiano de Cultura de Lisboa R. do Salitre 146; 213 884 172; iiclisbona.esteri. it/iic_lisbona/it • Instituto Português de Fotografia R. Ilha Terceira 31; 213 147 305; www.ipf.pt J Jardim Botânico Tropical Lg. dos Jerónimos; 213 609 660; www.iict.pt • Jardim Botânico da Universidade de Lisboa R. da Escola Politécnica 56-58; 213 921 800 • Jardim Vasco da Gama R. Vieira Portuense; 915 225 592 • Jardim Zoológico Pç. Marechal Humberto Delgado; 217 232 920; www.zoo.pt • Jazzy Dance Studios R. da Cintura do Porto a Santos, Armazém J; 213 950 763; www.jazzy.pt • Just4Teens Azinhaga dos Barros, 27, lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt • Just Study - Centro de Explicações e Apoio ao Ensino R. de D. Estefânia 81B; 213 540 642; www.juststudy.pt L Labirinto Lisboa R. do Instituto Industrial, 6-10; 213 900 365; www.labirintolisboa.com • Lavadouro Público de Carnide Est. da Correia; 217 121 330 • Leap – Espaço Amoreiras R. D. João V, nº 24, piso -1, 1.03; 210 415 920 • Liceu Camões Pç. José Fontana; 213 190 380 • Lisboa Antiga R. Visconde de Santarém 75B; 936 077 966; www.lisboaantiga.pt • Lisboa Autêntica 913 221 790; lisboaautentica.com • Lisboa Ginásio Clube R. dos Anjos, 63; 213 154 002; www.lgc.pt • Lisboa Story Centre Terreiro do Paço, 78-81; 211 941 099; www. lisboastorycentre.pt • Lisboa ao Vivo Av. Infante D. Henrique; 215 847 000; lisboaaovivo.com • Lisbon Movie Tour 969 616 063; www.lisbonmovietour • Lisbon Sail 929 333 765; www. lisbonsail.com • Lisbon Walker R. do Jardim do Tabaco, 126; 218 861 840; www.lisbonwalker.com • Little Lisbon 912 800 647; www.lisbonforkids.com • Livraria Ler Devagar LxFactory, R. Rodrigues Faria 103; 213 259 992; www.lerdevagar.com • Livraria Móvel Tell a Story 963 171 710 • Livraria Sá da Costa R. Garrett 100; 211 357 623 • Livraria Solidária de Carnide R. General Henriques de Carvalho 3; 934 855 424 • Logradouro

108

da Bempostinha R. da Bempostinha 22; 965 412 838 • Lu.Ca - Teatro Luís de Camões Cç. da Ajuda 76-80; 215 939 100; www.lucateatroluisdecamoes.pt • Lumiar Cité R. Tomás del Negro 8A; 217 551 570; www.maumaus.org • Luz do Deserto - Escola de Fotografia R. Bartolomeu Dias 63B; 213 017 124; www.luzdodeserto.pt • Lx Dance - Escola de Dança e Bailado de Lisboa R. João Amaral, Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira; 961 722 039; www.escolalxdance.com • LxFactory R. Rodrigues de Faria 103; 213 143 399; www.lxfactory.com M MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Av. de Brasília, Central Tejo; 210 028 190; www.maat.pt • MAC_ Movimento Arte Contemporânea R. do Sol ao Rato 9C; 213 850 789; www.movimentoartecontemporanea.com • MART Pav. das Oficinas da Escola Manuel da Maia, R. Freitas Gazul 6; 211 315 021; artemart.pt • Mercado 31 de Janeiro R. Eng. Vieira da Silva; 213 501 327 • Mercado do Forno do Tijolo R. Maria da Fonte • Mercado de Stª Clara Cp. Stª Clara • Mestres do Regueirão Regueirão dos Anjos, 68; mestresdoregueirao. pt • Minimundo R. Armindo Rodrigues, 7A; 936 969 949; www. minimundo.pt • Monitor Lisbon R. D. João V, 17A; 218 215 158; www.monitoronline.org/lisbon • Mosteiro dos Jerónimos Pç. do Império; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt • Mosteiro e São Vicente Lg. de S. Vicente; 218 885 652 • Movimento de Educação pela Arte Pólo da Pena da Junta de Freg. de Arroios, R. Saco 1-A; 926 848 392 • MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo Torreão Poente, Pç. do Comércio 1, 2º andar (escritórios temporários); 218 171 892; www.mude. pt • Mundo Património LAB R. de Campo de Ourique, 169-171; 217 974 587; www.mundopatrimonio.com • Museu da Água da EPAL – Aqueduto das Águas Livres Cç. da Quintinha, 6; 218 100 215 – Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos R. do Alviela 12; 218 100 263 – Galeria do Loreto Pç. do Príncipe Real; 218 100 215 – Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras Pç. das Amoreiras 10; 218 100 262 – Reservatório da Patriarcal Pç. do Príncipe Real; 218 100 215; www.epal.pt • Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva Pç. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt • Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo; 213 478 629; www.museuarqueologicodocarmo.pt • Museu de Arte Popular Av. Brasília; 213 011 675; www.map.imc-ip. pt • Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva Lg. das Portas do Sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt • Museu Benfica Cosme Damião Av. General Norton de Matos; 217 219 500; www.slbenfica.pt/museu • Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 215 818 540; museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt • Museu da Carris R. 1º de Maio 101; 213 613 087; museu.carris.pt • Museu Coleção Berardo Pç. do Império; 213 612 878; www.museuberardo.pt • Museu do Combatente Av. Brasília; 919 903 210; www.facebook.com/ museucombatente.oficial • Museu das Crianças Est. de Benfica, 158-160; 213 976 007; www.museudascriancas.eu • Museu do Dinheiro Lg. de S. Julião; 213 213 240; www.museudodinheiro.pt • Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; www. museudofado.pt • Museu da Farmácia R. Marechal Saldanha, 1; 213 400 600; www.museudafarmacia.pt • Museu Geológico LNEG R. da Academia das Ciências, 19, 2º; 213 463 915; www. lneg.pt/museugeologico • Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Cp. Grande 245; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 820 530; www.museudelisboa.pt •

> CONTACTOS Museu de Marinha Pç. do Império; 210 977 388; ccm.marinha. pt/pt/museu • Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt • Museu Militar de Lisboa Lg. do Museu da Artilharia; 218 842 300 • Museu Nacional de Arqueologia Pç. do Império; 213 620 000; www.museuarqueologia.pt • Museu Nacional de Arte Antiga R. das Janelas Verdes; 213 912 800; www.museudearteantiga.pt • Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado R. Serpa Pinto, 4 | R. Capelo, 13; 213 432 148; www.museuartecontemporanea. pt • Museu Nacional do Azulejo R. Madre de Deus 4; 218 100 340; www.museudoazulejo.gov.pt • Museu Nacional dos Coches Av. da Índia 136; 210 732 319; www.museudoscoches.gov. pt • Museu Nacional dos Coches - Picadeiro Real Pç. Afonso de Albuquerque 4C; 210 732 319; www.museudoscoches.gov. pt • Museu Nacional de Etnologia Av. Ilha da Madeira; 213 041 160; mnetnologia.wordpress.com • Museu Nacional de História Natural e da Ciência R. da Escola Politécnica 56/58; 213 921 800; www.museus.ulisboa.pt • Museu Nacional do Teatro e da Dança Est. do Lumiar, 10; 217 567 410; www.museudoteatroedanca. pt • Museu Nacional do Traje Lg. Júlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt • Museu do Oriente Av. Brasília, Doca de Alcântara; 213 585 200; www.museudooriente.pt • Museu da Presidência da República Palácio de Belém, Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.museu.presidencia.pt • Museu de São Roque Lg. Trindade Coelho; 213 235 444; www. museudesaoroque.com • Museu Sporting R. Prof. Fernando da Fonseca, Ap. 4120; 217 516 000; www.sporting.pt • Música Campo de Ourique R. Coronel Ribeiro Viana, 25 cv • Musicbox R. Nova do Carvalho 24; 213 473 188; musicboxlisboa.com • Mute Art Project R. Cecílio de Sousa 20C; 917 920 013; www.muteart. org N NAF - Núcleo de Arte Fotográfica Av. Rovisco Pais 1; 218 417 000; www.nucleodeartefotografica.pt • NH Hotel Campo Grande Cp. Grande 7; 217 917 600; www.nh-hoteles.pt/ campogrande • NexGym R. Luís Pastor de Macedo, 1B; 210 366 165; www.nexgym.pt • Note Tv. da Cara 32; www.note.org.pt • Nova Academia Lisboa R. Amélia Rey Colaço 3J; 217 601 408; www.novaacademia.pt • Nosso Tejo R. da Cintura do Porto de Lisboa - terminal Fluvial do Cais do Sodré; 910 501 012 • Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros R. dos Correeiros, 9; 211 131 004 • Núcleo de Artes e Ofícios Av. João XXI 76; 210 027 154; www.inatel.pt

Oceanário de Lisboa Esplanada D. Carlos I; 218 917 002; www.oceanario.pt • O’Culto da Ajuda Tv. das Zebras 25/27 (à Cç. da Ajuda); 213 620 382 • Ocupart | Espaço Camões Pç. Luís de Camões 22 - 4º; 927 569 362 • Oficina do Cego R. Sabino de Sousa 42A; oficinadocego.blogspot.com • Orquestra Metropolitana de Lisboa Tv. da Galé 36; 213 617 320; www. metropolitana.pt • Orienta-te Asian Studies orientate.pt/pt • Ourique’s Villa R. Pereira e Sousa 57 r/c; 960 091 184 O

P Paços do Concelho Pç. do Município; 213 236 200; www.cmlisboa.pt • Padaria do Povo R. Luís Derouet 20A; 213 620 464; apadariadopovo.weebly.com • Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos. pt • Palácio Baldaya Estr. de Benfica 701A, 21; 212 696 799;

www.jf-benfica.pt/palacio-baldaya • Palácio do Contador Mor R. Cidade de Lobito; 218 507 100 • Palácio Foz Pç. dos Restauradores; 213 221 200; www.gmcs.pt/palaciofoz • Palácio da Independência Lg. de S. Domingos, 11; 213 241 470 • Palácio Nacional da Ajuda Lg. da Ajuda; 213 637 095; www. palacioajuda.pt • Palácio Nacional de Belém Pç. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www.presidencia.pt • Palácio de S. Bento R. Imprensa à Estrela 6; 213 923 500 • Palmayachts Av. Brasília; 917 315 815; palmayachts.com/pt • Panteão Nacional Cp. de Santa Clara; 218 854 820 • Parque Florestal de Monsanto - Centro de Interpretação de Monsanto Est. do Barcal, Monte das Perdizes; 218 170 200; www.cm-lisboa.pt • Passevite R. Maria da Fonte 54A; 918 753 471; www.passevite. net • Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva Lg. José Mariano, Pq. das Nações; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt • Pavilhão Preto do Museu de Lisboa Cp. Grande 245; 217 513 200; www.museudelisboa.pt • Pentáculo - Academia de Estudos Av. Maria Helena Vieira da Silva, 36A e 44A; 217 578 110; www.pentaculo.pt • A Pequena Galeria Av. 24 de Julho 4C; 218 264 081; apequenagaleria.tumblr.com • Perve Galeria R. das Escolas Gerais 17; 218 822 607; www.pervegaleria.eu • Photobook Club Lisboa R. Rodrigues Faria 103; LxFactory Edif. I - 4º; 919 370 353 • A Piscina dos Bebés Ed. Gonçalves Zarco, Doca de Alcântara Norte; 913 171 158; www.apiscinadocas. com • Piscina do Oriente 218 170 124 • Planetário Calouste Gulbenkian Pç. do Império; 210 977 350; ccm.marinha.pt/pt/ planetario • Pogo R. da Cintura do Porto de Lisboa, Pavilhão 403 • Pole Heart Pole Dance, Movement & Fitness Studio R. S. Tomás de Aquino 18D; 969 090 881; www.polehearstudio.com • Ponto de Luz Ateliê Lg. de Sto António da Sé, 21; 218 871 136 • Popular Alvalade R. António Patrício 11B; 217 960 216 • Porta 14 Cç. do Correio Velho 10-14 • Português Et Cetera R. do Carmo 51, 2ºC; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com • Praça de Toiros do Campo Pequeno Centro de Lazer Campo Pequeno, Torreão Sul; 217 998 450; www.campopequeno.com • Primo Canto – Associação Cultural R. da Mouraria, 64, 1º; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt • Pro.Dança - Escola de Dança R. de S. Domingos à Lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.pt • Pura Cal R. Rodrigues Faria 103, LxFactory, Espaço 0.1D.4; 966 781 511; www.puracal.pt • Pypas Cruises Doca de Belém; 919 623 174; www.pypascruises.com Q Quinta das Conchas Al. das Linhas de Torres; 217 594 516 • Quinta Pedagógica dos Olivais R. Cidade de Lobito; 218 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt R Relicário de Sons R. Jau 42B; www.relicariodesons.com • Restart - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias R. Qta do Almargem 10; 213 609 450; restart.pt • Rua das Gaivotas 6 R. das Gaivotas 6; 210 962 355; ruadasgaivotas6. pt • Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo Lg. do Carmo 96; 213 460 473; www.museuarqueologicodocarmo.pt S Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Lg. Trindade Coelho; 213 235 000; www.scml.pt • São Luiz Teatro Municipal R. António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz. pt • Sedimento Ceramics Studio Tv. de Santo Ildefonso 31; 927 144 531; www.sedimento.pt • S Espaço R. das Farinhas, 26; 924 368 752 • Sociedade Histórica da Independência de Portugal Palácio da Independência, Lg. de S. Domingos 11; 213 241 470 • Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul R. 109


> CONTACTOS Nova da Piedade 66; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt • Sociedade Nacional de Belas-Artes R. Barata Salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt • Sociedade Portuguesa de Autores Av. Duque de Loulé 31; 213 594 400; www.spautores.pt • Sou – Movimento e Arte R. Maria 10B; 926 235 379; www.sou.pt • Sport Lisboa e Benfica - Jardim do Regedor R. do Jardim do Regedor 9; 217 219 590; museubenfica.slbenfica.pt • Stage 81 R. Portas de St. Antão, 110; 912 629 568; www.stage81.com • St. George's Church R. de S. Jorge; 211 306 293 • Storic R. 1º de Maio, 103; 935 882 064; www.storic.pt • Studio 8A R. Luciano Freire 8A; 217 960 007; www.cursosdefotografia.pt T 30 da Mouraria - Psicoterapia e Movimento R. da Mouraria, 30, 4º; 30damouraria.weebly.com • 3+1 Arte Contemporânea Lg. Hintze Ribeiro 2E-F; 210 170 765; www.3m1arte.com • Tap Dance Center Lisbon R. de O Século, 44; 932 940 988; www. workin.com.pt • Tcharan Eventos Tv. dos Fornos, 15, 1º dto; 914 107 158; www.tcharan.com • Teatro Aberto R. Armando Cortez; 213 880 086 • Teatro Armando Cortez Est. da Pontinha 7; www.teatroarmandocortez.pt • Teatro do Bairro R. Luz Soriano 63; 213 473 358; www.teatrodobairro.org • Teatro do Bairro Alto R. Tenente Raúl Cascais 1A; 213 961 515; www. teatro-cornucopia.pt • Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes 13A; 214 788 120; www.teatrobocage.wixsite.com/ bocage • Teatro Camões Pq. das Nações, Passeio de Neptuno; 218 923 470 • Teatro Carnide Azinhaga das Freiras; 967 341 862 • Teatro Cinearte Lg. de Santos, 2; 213 965 360; www. abarraca.com • Teatro Ibérico R. de Xabregas 54; 218 682 531; www.teatroiberico.org • Teatro da Luz (Dom Luiz Filipe) Lg. da Luz; 211 536 034; http://teatrodluisfilipe.wix.com/ tdlf • Teatro Maria Vitória Parque Mayer; 213 475 454; www. teatromariavitoria.com • Teatro Meridional R. do Açúcar, 64, Beco da Mitra; 218 689 245; www.teatromeridional.net • Teatro Nacional D. Maria II Pç. D. Pedro IV; 213 250 800; www. teatro-dmaria.pt • Teatro Nacional de São Carlos R. de Serpa Pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos.pt • Teatro Politeama R. das Portas de Sto. Antão, 109; 213 405 700; www.teatropoliteama.com • Teatro da Politécnica R. da Escola Politécnica, 56; 961 960 281 • Teatro Taborda R. da Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.teatrodagaragem.com • Teatro Thalia Estr. das Laranjeiras 205; 217 811 690 • Teatro Tivoli BBVA Av. da Liberdade nº 182 A; 213 151 050 • Teatro da Trindade Lg. da Trindade, 7A; 213 423 200; www.inatel.pt • Teatro Villaret Av. Fontes Pereira de Melo 30 A; 213 538 586 • The Little Gym R. 1 à R. Direita de Palma, 4B; 217 269 464; www.thelittlegym. pt • Time Out Mercado da Ribeira Av. 24 de Julho, 49; 213 951 274 • Time Travellers 965 107 188; www.timetravellers. pt • Topo Chiado Terraços do Carmo; 213 420 626 • Torre de Belém Av. de Brasília; 213 620 034; www.torrebelem.pt U

UCCLA - União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa Av. da Índia 110; 218 172 950; www.uccla.pt • Um Outro Olhar 938 258 919; www.umoutroolhar.com • Uma Lulik R. do Centro Cultural 15, porta 2; 918 136 527; www.umalulikgallery.com Verso Branco R. da Boavista 132-134; 211 342 634; www. versobranco.pt • Viragem Lab R. de Santa Marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt • Vozes em Conserto – V

110

Academia de Canto e Performance R. João Menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com

> CONTACTOS

Padrão dos Descobrimentos Av. Brasília; 213 031 950; todos os dias: 10h-19h; www.padraodosdescobrimentos.pt

W Work in Studio R. de O Século, 44; 932 940 988; www. workin.com.pt

CASA FERNANDO PESSOA R. Coelho da Rocha, 16-18; 213 913 270; seg a sáb: 10h-18h; casafernandopessoa.pt - encerrada temporariamente

MUSEUS Atelier-Museu Júlio Pomar R. do Vale, 7; 215 880 793; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www.ateliermuseujuliopomar.pt Museu do Aljube – Resistência e Liberdade R. de Augusto Rosa, 42; 215 818 535; ter a dom: 10h-18h; www.museudoaljube.pt Museu Bordalo Pinheiro Campo Grande, 382; 215 818 540; ter a dom e fer: 10h-18h, encerra seg; museubordalopinheiro. cm-lisboa.pt MUDE - Museu do Design e da Moda. Coleção Francisco Capelo 218 171 892; www.mude.pt Museu do Fado Lg. do Chafariz de Dentro, 1; 218 823 470; ter a dom: 10h-18h; www.museudofado.pt Museu de Lisboa - Casa dos Bicos R. dos Bacalhoeiros, 10; 217 513 200; seg a sáb: 10h-18h, encerra dom, fer; www. museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Palácio Pimenta Campo Grande, 245; 217 513 200; ter a dom: 10h-118h, www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Santo António Lg. de Santo António da Sé, 22; 218 860 447; ter a dom: 10h-18h, www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Teatro Romano R. de São Mamede, 3A; 218 818 530; ter a dom: 10h-18h; www.museudelisboa.pt Museu de Lisboa - Torreão Poente Pç. do Comércio, 1; www. museudelisboa.pt Museu da Marioneta Convento das Bernardas, R. da Esperança, 146; 213 942 810; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; www. museudamarioneta.pt

Z Zen Kids R. Alexandre Herculano, 19; 960 271 750; www.zenkids.org

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS ARQUIVO Arquivo Municipal de Lisboa R. B ao Bairro da Liberdade, lt 3-6, piso 0; 213 807 100; seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arco do Cego R. Nunes Claro, 8A; 218 411 170; seg a sex: 9h30-17h, encerra fer Fotográfico R. da Palma, 246; 218 844 060; sala de exposições: seg a sáb: 10h-19h, encerra dom, fer; sala de leitura: seg a sex: 9h30-17h, encerra fer; arquivomunicipal. cm-lisboa.pt Videoteca Largo do Calvário, 2; 218 170 433; sala de leitura: seg a sex: 10h-17h, encerra fer; arquivomunicipal.cm-lisboa. pt BIBLIOTECAS Consultar horários em blx.cm-lisboa.pt Belém R. da Junqueira, 295/7; 218 172 580 Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa Rua Francisco Metrass, 28D; 218 009 927 Biblioteca-Museu República e Resistência - Cidade Universitária R. Alberto de Sousa 10A, zona B do Rego; 217 802 760 Camões Largo do Calhariz, 17, 1º esq; 218 172 360 Coruchéus R. Alberto Oliveira; 218 172 049 David Mourão-Ferreira R. Padre Abel Varzim 7D, Bairro Casal dos Machados; 210 388 010 Loja BLX Biblioteca Palácio Galveias, Campo Pequeno; 218 173 102; loja.blx@cm-lisboa.pt Gabinete de Referência Cultural R. Cidade do Lobito; 218 507 100; Reservado a atividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituições culturais; marcação prévia Hemeroteca R. Lúcio de Azevedo, 21B; 218 172 430 Maria Keil R. Maria José da Guia, 8; 217 589 280 Marvila R. António Gedeão; 218 173 000 Natália Correia Centro Social Polivalente; R. Rio Cávado, B.º Padre Cruz; 218 054 526 Olivais/Bedeteca R. Cidade do Lobito; 218 507 100 Orlando Ribeiro/Fonoteca Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, 146; 218 172 660 Palácio Galveias Campo Pequeno; 218 173 090 Penha de França R. Francisco Pedro Curado 6A; 218 172 410 Quiosque Jardim da Estrela Jardim da Estrela; 911 528 536 São Lázaro R. do Saco, 1; 218 852 672 ITINERANTES/ MÓVEIS 218 170 541/2 / 910 238 089

CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA Av. da Índia, 166; 218 172 180; centro.arqueologia@cm-lisboa. pt CINEMA SÃO JORGE Avenida da Liberdade, 175; 213 103 400; cinemasaojorge.pt GABINETE DE ESTUDOS OLISIPONENSES Est. de Benfica, 368; 217 701 100; seg a sex: 9h-18h; geo.cm-lisboa.pt GALERIAS Galeria Avenida da Índia Avenida da Índia, 170; 215 830 010; ter a dom: 10h-13h/14h-18h, sáb, dom: 14h-18h Galeria Boavista Rua da Boavista, 47-50; 213 476 335; ter a dom: 13h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/ galeriasmunicipaislisboa Galeria Municipal Pavilhão Branco Campo Grande, 245; 215 891 259; ter a dom: 10h-13h/14h-18h; encerra dom, fer; www. egeac.pt Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Av. da Índia; 215 830 010; ter a sex: 10h-18h, sáb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum R. Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus, 52; 215 830 010; ter a dom: 10h-18h, sáb, dom: 14h-18h, encerra seg, fer; facebook.com/galeriasmunicipaislisboa INCUBADORA DE ARTES DE CARNIDE Av. do Colégio Militar, Qt. da Luz; 216 050 846; seg a sex: 9h30-13h/14h30-19h; www.boutiquedacultura.pt MONUMENTOS Castelo de São Jorge 218 800 620; Núcleo Museológico; Núcleo Arqueológico; todos os dias: 9h-21h; www.castelosaojorge.pt

AGENDA CULTURAL LISBOA

VEREADORA DO PELOURO DA CULTURA

Catarina Vaz Pinto

POLO CULTURAL GAIVOTAS / BOAVISTA Rua das Gaivotas, 8; todos os dias: 8h-20h; 218 172 600; pologaivotasboavista@cm-lisboa.pt Loja Lisboa Cultura R. da Boavista 184; seg, qua e sex (exceto fer): 14h-19h; 218 173 600; loja.lisboa.cultura@cm-lisboa.pt TEATROS LU.CA - Teatro Luís de Camões Calçada da Ajuda 76-80 São Luiz Teatro Municipal Rua António Maria Cardoso, 38; 213 257 640; www.teatrosaoluiz.pt

FOTOGRAFIA

Francisco Levita Humberto Mouco REDAÇÃO

JUL-AGO 2019 / N.º 335

DIRETOR

Manuel Veiga EDITORA EXECUTIVA

Paula Teixeira EDITOR

Luís Almeida d’Eça DIREÇÃO DE ARTE

Jorge Silva / Silva!Designers

DESIGN

Inês do Carmo COPY DESK

Sara Simões

Ana Figueiredo Ana Rita Vaz Cristina Engrácia Filipa Santos Frederico Bernardino Ricardo Gross Tomás Collares Pereira

IMPRESSÃO

Multiponto, SA

RECOLHA DE INFORMAÇÃO

TIRAGEM

Rua D. Luís I, 10 1200-152 Lisboa Tel. 218 170 900 agenda.cultural@cm-lisboa.pt

DEPÓSITO LEGAL

www.agendalx.pt

DISTRIBUIÇÃO

JMTOSCANO, Lda

40 000 exemplares 40722/90

PERIODICIDADE

Mensal

Isenta de registo na ERC RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE INSTITUCIONAL, ao abrigo da lei CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS de imprensa 2/99 Marco Mateus

PUBLICIDADE

Just Media Ana Proença (964 044 122) Sónia Maia (961 219 531)

EDIÇÃO

Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC

NA CAPA

Elia Santonastaso fotografia de Humberto Mouco tipografia de Elisabete Gomes 111


ANNE VICTORINO D' ALMEIDA

MUDE na

Cordoaria Nacional EXPOSIÇÃO

FERNANDO LEMOS DESIGNER Visitas guiadas / Conversas Ateliês famílias / Espetáculos

Violinista, compositora, professora ORGANIZAÇÃO

PROGRAMA

QUESTIONÁRIO

RICARDO GROSS FOTOGRAFIA

FRANCISCO LEVITA 112

MUDE FO R A D E P O R TA S

Consulte a programação em www.mude.pt

Q

O que é para si boa música fora do âmbito da música clássica? ——— Há dois tipos de música: a boa e a má. Toda a música que mexa com as minhas emoções é, para mim, boa. Depois de um dia a ensaiar Stravinsky, entrar no carro e ouvir Chico Buarque é a cereja por cima do bolo. Foi o talento musical a ditar que não tivesse seguido os caminhos do cinema e do teatro das suas irmãs (Maria e Inês de Medeiros)? ——— Apesar de ter ponderado muito seriamente a possibilidade de seguir teatro, a minha ligação com a música é tão intensa e intrínseca que não teria sido sequer viável não ter seguido esse caminho. Seja a ensinar, a tocar, mas sobretudo a compor, não consigo deixar de passar todos os dias longas horas a trabalhar. Talvez seja talento mas é, acima de tudo, um fascínio incomensurável pela arte dos sons.  Que importância atribui ao silêncio?  ——— É fundamental. Não há música sem silêncio tal como não há dança sem chão.  Quanto tempo levou a compor as peças que fazem parte do seu CD de estreia,  A Sombra dos Sentidos (2019)?  ——— Uma das obras data de 2010 mas quando a escrevi não imaginava que a iria incluir num disco nove anos mais tarde. O conjunto das peças foram escritas entre 2010 e 2018. Onde se escutam melhor em Lisboa os sons da natureza? ——— Jardim Botânico e Monsanto.  De entre os filmes que têm a música ou músicos por protagonista, quais os seus eleitos? ——— O Pianista de Roman Polanski, realçando a interpretação do ator Adrien Brody que é extraordinária. O Violino Vermelho de François Girard pois retrata aquilo que me ocorreu quando comprei o meu violino construído em 1892. Se ele falasse e contasse toda a história que viveu e todas as pessoas que conheceu…  Alguma vez atribuiu o nome de um compositor a um animal de companhia? Qual? ——— Quando nasci já existia lá em casa um teckel chamado Berlioz. Ainda hoje, quando ouço falar neste compositor, vem-me primeiro à cabeça a imagem de um focinho comprido. Também tive um maravilhoso labrador cor de chocolate chamado Rimsky. E tenho um gato siamês chamado Lenny (Bernstein). De 0 a 20 como classificaria a situação do ensino da música no nosso país? ——— Pelo número tão elevado de portugueses a ingressar nas orquestras mais prestigiadas do mundo, não hesitaria em dar uma nota muito alta. Quantificar não é fácil, depende muito de escola para escola. Talvez 17.


Profile for Câmara Municipal de Lisboa

Agenda Cultural De Lisboa | julho e agosto 2019  

Nos meses de verão a música invade a cidade de Lisboa. Há-a para todos os gostos e idades, basta guiar-se pelo Especial Festivais de Verão,...

Agenda Cultural De Lisboa | julho e agosto 2019  

Nos meses de verão a música invade a cidade de Lisboa. Há-a para todos os gostos e idades, basta guiar-se pelo Especial Festivais de Verão,...

Advertisement