2 minute read

Se você gosta do Caldense faz um pix

O vereador, militar, professor Paulo Roberto Matias cresceu em uma família de classe média, como filho do comerciante Antônio Mathias Sobrinho e da quitandeira Maria Augusta de Siqueira. Ele nasceu em 29/09/1947, na cidade de Engenheiro Caldas, onde sua família possuía uma quitanda e um moinho de milho.

Após concluir seus estudos na Escola Professora Ondina Pinto de Almeida, Paulo ingressou no Colégio Normal Carlos Jordão, onde estudou para o vestibular e também lecionou inglês. Ele se formou em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Teófilo Otoni e, posteriormente, graduou-se em Ciências Contábeis, pela faculdade de Caratinga.

Advertisement

Na política, Paulo Matias foi eleito vereador 1988-1992, sendo um dos fundadores do PMDB na cidade de Engenheiro Caldas. Ele foi o relator do Regimento Interno da Câmara Municipal, elaborando todas as leis que regem a Casa, além de ter sido um vereador muito atuante.

Paulo Matias era um estudioso ávido por

Caldense

estudos, e se destacava em diversas áreas de conhecimento e de trabalho. Com apenas 19 anos, ingressou na Polícia Militar, já como Sargento, e veio para o 6º Batalhão de Governador Valadares, atuando no Colégio Tiradentes como disciplinário e professor. Lecionou inglês no Colégio Presbiteriano por vários anos, e posteriormente tornou-se diretor da Escola Adeotada da Silveira Castro, no distrito de São José do Acácio.

Durante seu trabalho no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Paulo Matias realizou mudanças significativas na agência em que atuava, eliminando as longas filas de idosos que se formavam durante toda a noite e nas madrugadas frias, o que mais tarde se tornaria uma prática em todas as agências.

Fundado em 1986 jornal caldense/facebook.com.br www. issuu.com/caldense

WhatsApp: 33 98405-0007

Doação : O Caldense é um projeto de resgate de nossa história, de elevar nosso povo. Você pode contribuir com este projeto.

Faça um PIX de qualquer valor para: 33 98405 0007 Caixa Econômica.

Paulo Matias se casou em 8 de dezembro de 1979 com Marlene Cardoso e juntos tiveram dois filhos: Paulo Henrique Cardoso Matias e Filipe Cardoso Matias, ambos graduados em Medicina.

Paulo Matias desenvolveu um tumor cerebral benigno, tipo Glioma, localizado em um local muito nobre do cérebro, impossibilitando fazer a cirurgia sem sequelas graves. Por isso, os médicos optaram por não fazer a intervenção cirúrgica. Assim, ele conviveu 20 anos com o tumor, vindo a falecer no dia 25 de novembro de 2001, aos 54 anos de idade.

Sua esposa, Marlene Cardoso Matias, que também teve uma bela história de vida, faleceu em 17 de janeiro de 2022.

Paulo Roberto Matias e Marlene Cardoso Matias são filhos de famílias pioneiras e atuantes, que muito contribuíram para o desenvolvimento da sociedade engenheiro-caldense. Paulo era filho de Antônio Matias Sobrinho e Maria Augusta de Siqueira, e Marlene era filha de João Cardoso e Maria Aparecida Cardoso.

Preço por exemplar: Gratuito

Diretor: Jornalista José Matias /MTb 10846

Revisor: Tarciso Alves /MTb 8422

Diagramação: José MatiasColaboração voluntária : Tarciso Alves,/

Todos têm o direito de resposta e de opinar

Seja um parceiro do Caldense

Envie fotos e matérias para nossa redação, divulgue sua empresa em nossas publicações E-mail jornalcaldense@yahoo.com.br

Não responsabilizamos por matérias assinadas .

This article is from: