Carta













O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputou as eleições com o atual presidente Jair Messias Bolsonaro e venceu com 50,9% dos votos
No último dia 30 de ou tubro, no segundo turno das eleições deste ano, os brasi leiros elegeram o próximo presidente da República, por uma diferença de menos 2% no total dos votos apu rados. O total apurado foi de 124.252.796 de votos.
O ex-presidente Lula foi o vencedor do pleito, obtendo 60.345.999 dos votos, equi valentes a 50,9% do total.
O presidente Jair Bolsona
ro obteve 58.206.354, que correspondem a 49,1% dos votos válidos.
O segundo turno das eleições deste ano regis trou também 1.769.678 votos brancos (1,43%) e 3.930.762 votos nulos, correspondentes a 3,16% do total apurado, além de 32.200.470 absten ções de eleitores aptos a votar, que correspondem 20,59% do total no país.
O resultado das elei ções mostra um país di vidido entre duas lideran ças políticas radicalmente opostas, o que vai exigir muita habilidade por parte do presidente eleito jun to ao Congresso Nacional para solucionar os proble mas que o país já enfrenta, nas áreas de saúde, edu cação, cultura, transporte, desenvolvimento, ciência e tecnologia, etc.
Engenheiro Caldas foi às urnas para o se gundo turno das eleições presidenciais. No páreo, disputando os votos dos eleitores, estavam o ex -presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bol sonaro (PL). Conside rando somente os votos na cidade, Lula, do PT, liderou com 51,49% dos votos válidos, nas elei ções de 2022.
“Posso não concordar com nenhuma das pala vras que você disser, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las”. Você provavelmente já deve ter ouvido essa célebre frase atribuída ao francês Voltai re, não é mesmo? Mas, de que maneira ela se aplica no Brasil contemporâneo?
A livre manifestação de ideias e opiniões é um direito determinado não só pela Constituição Fe deral, mas também pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Ao figurar ao lado dos direitos à alimentação, à saúde e à segurança, por exemplo, ele é reco nhecido, de certa forma, como uma necessidade do sujeito, algo a ser as segurado fundamental mente a todos, sem dis tinção. Ademais, de fato, não há significativas controvérsias acerca da importância da conquista dessa liberdade na histó ria humana.
Mas, assim como quase tudo o que estu damos e discutimos co tidianamente, há um ou tro lado a ser observado dentro do assunto.
Certamente, a visão de liberdade ilimitada é um discurso fascinante e, por isso, acaba sendo tentador munirmo-nos somente dele para defendermos nossos ju ízos individuais, seja o que for que estes expressem. To davia, é bastante importante
termos a consciência de que a liberdade de expressão não é definida como um direito absoluto, já que a criminali zação da incitação à violên cia e das discriminações de variadas naturezas é, tam bém, estipulada nos docu mentos legais.
Mas, onde, então, aca ba o direito à liberdade de expressão e começa a con denação por discurso de ódio, visto que o Direito não é matéria exata?
A verdade é que, exa tamente por isso, é rela tivamente difícil delinear essa fronteira com preci são e faz-se, via de regra, o uso de valores morais, senso crítico e códigos de ética para proporcio nar julgamentos que ten dam à máxima justiça e impessoalidade.
Dentro da temática, Stuart Mill, em sua obra “A liberdade”, afirma que, sem a plena liberdade, não é possível haver o pro gresso científico, político nem jurídico e, por isso, a liberdade de expressão não deve ser cerceada por considerações morais ou econômicas. No entanto, o filósofo britânico oito centista asseverou também que “a liberdade de um indivíduo deve ser assim limitada: não deve ser pre judicial aos outros.” Além disso, segundo ele, opini ões, ainda que falaciosas ou comprovadamente fal sas, devem ter sua propa gação legitimada, já que, por contraporem juízos
verdadeiros, são relevantes para que estes não passem, gradualmente, ao status de dogmas - ou seja - verda des indiscutíveis.
Nesse sentido, abre-se um novo ramo na aborda gem do assunto: as “Fake News”. Apesar de Mill defender sua propagação, há que se concordar que as realidades dos séculos XIX e XXI são muito dife rentes. No mundo moder no, como as mídias sociais propiciam uma difusão rápida de informações, as notícias falsas podem apresentar severos riscos à formação de consciência crítica dos cidadãos, logo, o combate a estas passa a ser uma pauta de grande relevância e, mais ainda, um dever social.
Enfim, diante de tudo isso, precisamos refle tir sobre nossas próprias condutas e, como temos todos o direito de expres sar opiniões respeitosas, usufruir de nossos direitos para discutirmos, cada vez mais, acerca do dilema da liberdade de expressão em nossa sociedade.
“Se todos os homens, menos um, partilhassem a mesma opinião e apenas uma única pessoa fosse de opinião contrária, a huma nidade não teria mais legi timidade em silenciar esta única pessoa do que ela, se poder tivesse, em silenciar a humanidade.”
John Stuart MillConsiderado qua se uma unanimidade nacional, o escritor Machado de Assis é por muitos como o mais importante escritor brasileiro, posto que mostrou seu talento em di versos gêneros lite rários, como no con to, no romance, nos ensaios, nas crôni cas e, também, na poesia, embora não tenha se destacado tanto nessa área.
Seu nome com pleto era Joaquim Maria Machado de
Assis. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, onde morreu 29 de setembro de 1908.
Em sua vasta produ ção, revelou-se como romancista, cronista, dramaturgo, contis ta, folhetinista, jor nalista e crítico lite rário. Testemunhou a Abolição da escra vatura e a mudan ça política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diver sas reviravoltas pelo mundo em finais do
século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.
O grade destaque da sua obra em pro sa relegou ao segun do plano seu talento poético, presente em alguns poemas como no soneto abaixo, composto após a morte da sua espo sa, Carolina Augusta Xavier de Novaes.
Querida, ao pé do leito derradeiro Em que descansas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o coração do companheiro.
Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro Que, a despeito de toda a humana lida, Fez a nossa existência apetecida E num recanto pôs um mundo inteiro.
Trago-te flores, - restos arrancados Da terra que nos viu passar unidos E ora mortos nos deixa e separados.
Que eu, se tenho nos olhos malferidos Pensamentos de vida formulados, São pensamentos idos e vividos.
jornal caldense/facebook.com.br www. issuu.com/caldense WhatsApp: 33 98405-0007
Doação : Você pode contribuir com este projeto. Faça um PIX de qualquer valor para: 33 98405 0007 Caixa Econômica.
Preço por exemplar: Gratuito
Diretor: Jornalista José Matias /MTb 10846 Revisor: Tarciso Alves /MTb 8422
Diagramação: José MatiasColaboração voluntária : Tarciso Alves,/ Alícia Guerreiro/ Camile Souza
Todos têm o direito de resposta e de opinar Seja um parceiro do Caldense Envie fotos e matérias para nossa redação, divulgue sua empresa em nossas publicações E-mail jornalcaldense@yahoo.com.br Não responsabilizamos por matérias assinadas
A cidade de Caldas Novas-GO sediou o Campeonato Brasileiro de Tae-kwon-do de Fai xas Coloridas. O evento aconteceu no Ginásio de Esporte Agostinho Gon zaga de Menezes, nos dias 14, 15 e 16 de outu bro 2022, com 450 atle tas de todo o Brasil, dis putando as modalidades Poomsae e Hyorugui.
No domingo, 16, a competição seguiu nas ca tegorias Juvenil e Master (masculino e feminino) das 8h30 às 12h. A ceri mônia de premiação por equipe e encerramento aconteceu após as 17 ho
ras, com quatro medalhis tas caldenses no pódio.
Os atletas caldenses me dalhistas foram: Rebecca Portuense (Ouro), Myrelle Karoline Avelino (Ouro), Luís Henrique (Prata) e Sa muel Boechat (Prata).
A equipe caldense de Tae-Kwon-do de Enge nheiro Caldas faz parte de um projeto de esporte da Prefeitura Municipal.
No dia 17, os atletas medalhistas foram recep cionados por uma grande multidão que se formou durante uma carreata pela cidade. Os atletas desfila ram em cima de uma ca mionete. A Polícia Militar
deu total apoio de logística e segurança aos atletas.
O prefeito Samuel Dutra postou em suas redes sociais a satisfação de ver os atletas locais se destacando em nível nacional, e parabenizou a todos participantes e, em especial, aos meda lhistas.
O professor Gil son Coelho, o treina dor, que acompanhou os atletas, mostrou-se muito agradecido pelo apoio recebido do po der público e dos pa trocinadores, e para benizou os medalhistas pela grande vitória.
Vale lembrar que esses atletas meda lhistas de Ouro já podem participar das seleções para campeonatos inter nacionais, tais como o Pan-Americano e as Olimpíadas
Você
um
Os campeões desfilaram em carro aberto pela cidade, em clima de festaA campeã brasileira Myrelle Karoline levou Ouro
Myrelle (Ouro), professor Gilson, Boechat (Prata) Rebeca (Ouro), pref. Juninho Dutra, e Luiz Hen rique (Prata)
Rebeca Portuense, campeã brasileira, medalha de Ouro
Os atletas de Jiu-Jít su de Engenheiro Caldas participaram da 9ª Copa Vale do Aço de Jiu-Jítsu, no dia 25 de setembro, no Ginásio Poliespor tivo José York, centro, em Timóteo, que contou com mais de 17 equipes de toda a região.
Os atletas caldenses medalhistas foram trei nados pelo professor Ra fael Arcanjo, faixa preta, da R2ct Team Balloutta, de Engenheiro Caldas. São eles: Nathan Ribei ro Diaz (Ouro), Maria Eduarda Silva Rodri gues (Ouro), Jonathan Ribeiro Santos (Prata), Guilherme Vieira Araújo (Ouro), Filipe Ryan Ca
milo (Ouro), Pedro Hen rique de Almeida Ro drigues (Prata), Iago da Silva Mendonça (Ouro), Serjiane Vitória Silva Rodrigues (Ouro), Na than Lucas Oliveira Gui marães (Ouro), Ricardo Lucas Barbosa Grizoni (Ouro), Rebeca Cou tinho de Lima (Ouro), Glauber Pereira Salga do Filho ( Prata), Pedro Marcos de Oliveira Sou za Ferreira (Ouro), Mi guel Maimoni de Freitas (Ouro), Murilo Mendes Ribeiro (Ouro), Pedro Marcos Alves Ferrari (Ouro) Yan Albino Do miciano (Ouro),e An thony Gabriel Ferreira Teixeira (Ouro).
No dia 12 de outubro, foi realizada a 13ª Cavalgada do Córrego do Caixa Larga, em homenagem a Nossa Senho ra Aparecida.
O evento, organizado pela família da Fazenda Primavera, contou com uma missa, seguida de um almoço aos participantes. Na oportunidade houve também muitas brincadei ras infantis, devido à come moração do Dia da Criança na mesma data.
A caravana seguiu em direção a São José do Acá cio, retornando para a sede da fazenda mais tarde, onde sempre acontecem os sho ws de artistas regionais.
A vice-prefeita Carmem Maria Neto, seguindo a tradição familiar, também montou em seu cavalo e seguiu junto aos cavaleiros pelas estradas rurais, em clima de festa.
Engenheiro Caldas recebeu, no dia 20 de outubro, dois ônibus escolares para atender as crianças do município e do dis trito. Conforme a secretária de Educação, a prefeitura está programada para receber, via Estado, um total de 12 veículos, con tando 7 ônibus, 3 Vans e 2 automóveis. O prefeito Juninho Dutra disse em seu post
que “Esta é mais uma conquista para a educação no município. É muito grati ficante trabalhar em prol da educação e atender os nossos alunos da melhor for ma. Esses ônibus serão fundamentais para melhorar o acesso às escolas e garantir o maior conforto, visando também a inclu são social”.
Em uma parceria com Banda Lira Caldense, do poder público, o grupo te atral caldense realizou um musical intitulado “A Car tomante”, baseado na obra de Machado de Assis.
O evento aconteceu no dia 4, com reprises nos dias 5 e 6 de outubro, no salão teatral da Área de Eventos da cidade. Ele contou com a casa lotada e teve uma boa crítica por parte dos expectadores.
A peça abordou as suntos atuais como bulling, dependência emocional, mentiras, e vários outros assuntos com cenas forte.
O espetáculo teve duas horas de duração, com a direção de Eliara Brunelly, adaptação de Joanas Ribeiro, roteiro de Ana Júlia e edição fi nal de Sofia Soares.
O elenco jovem con tou com a Julia Gonçalves como A cartomante, La rissa Barbosa como Rita, Elivelton Lucas, como Ca milo, Pedro Souza, como Vilela, Vitória Nalon, como Olívia, e Raul Lan na, como Alfred.
Um elenco pra lá de especial deu suporte aos atores, formado por Kauã Dutra, Yoná Trindade, Isa bela Jordão, Professora Vanilda, Lara Rycielle e Beatriz Contin.
Jonas Ribeiro agrade ceu ao prefeito Samuel Dutra pela parceria com as secretarias de Educação e de Patrimônio Cultu ral, bem como ao público que compareceu em peso, e disse ainda estar prepa rando outra bela apresen tação.
Machado de Assis
Machado de Assis
(1839-1908) foi um es critor brasileiro E um dos nomes mais importantes da literatura brasileira do século XIX. Ele se des tacou principalmente nos romances e nos contos, embora tenha escrito crô nicas, poesias, críticas li terárias e peças de teatro. No conto A Cartomante, ele descreve as intrigas e suspenses de um triângulo amoroso. Vale lembrar que Machado de Assis é um escritor realista, que não esconde a verdade de seus personagens, mostrando pessimismo e frustações.
O conto “A Cartoman te” foi escrito e publicado pela primeira vez no jor nal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, em 1884, e posteriormente em 1986 no livro de Várias Histó rias, e mostra traços e cita ções shakespearianos.
Os alunos do tercei ro e quarto anos da Es cola Municipal Maria da Conceição Ferreira fizeram um passeio es pecial, no dia 19 de ou tubro. Eles foram assis tir a um filme em uma sala de cinema do Ci neSercla, no GV Sho pping, em Governador Valadares. O filme que
assistiram foi As aven turas de Tadeo e a Tá bula de Esmeralda. Os 140 alunos, guiados pelas professoras, tive ram uma manhã dife rente, pois muitos deles nunca tinham entrado em uma sala de cinema. Conforme a diretora Edimirna Ferreira, eles adoraram o passeio.
Grupo teatral caldense faz sua primeira apresentação com grande sucesso junto ao público
A Escola Estadual Professora Ondina Pin to de Almeida realizou no dia 30 de setembro seu 1º Sarau, aprovei tando o Centenário da Semana de Arte Moder na, que aconteceu do dia 13 a 18 de fevereiro de 1922, em São Paulo, e é considerada um di visor de águas da Cul tura brasileira em toda sua amplitude.
O evento local foi organizado pelos pro fessores de Linguagem e faz parte do projeto de incentivo à leitura na escola, com temas va riados em torno das pro postas do projeto.
O Sarau é um evento cultural em que as pes soas se encontram para expressar e se manifes tar artisticamente. Dessa forma, o Sarau do Ondina trouxe muita riqueza e di versidade cultural numa linha de tempo desses 100 Anos de Modernis mo Brasileiro, contem plando todas as artes, tais como artes plásticas (pin turas), destacando pinto res como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, e Cân dido Portinari.
Na poesia, foram apresentados poemas de Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de
Moraes – embora desses poetas apenas Mário de Andrade tenha partici pado da Semana da Arte Moderna – e também foi lembrada a poetisa Yaná Trindade. No te atro, foram muito bem apresentadas as obras de Monteiro Lobato, e na música houve destaque para Heitor Villa-Lobos e até movimentos mais recentes, como Bossa Nova e Tropicalismo. .
Todas as apresenta ções dos alunos e pro fessores foram impe cáveis, com figurinos e atuações sincronizadas, provocando aplausos da plateia.
O prefeito Samuel Du tra recebeu o Prêmio Des taque do Conselho Regio nal de Administração de Minas Gerias (CRA-MG) pelo seu desempenho ad ministrativo, na categoria “Prefeituras dos Municí pios Mineiros”.
O troféu é uma ho
menagem do Conselho em reconhecimento aos serviços prestados pelo prefeito à frente da gestão do município e pela rele vante contribuição para o desenvolvimento da Ad ministração, das organi zações e da sociedade.
O evento aconteceu
no dia 06 de Outubro, na sede do Conselho, na Avenida Olegário Ma ciel, Belo Horizonte-MG.
O prefeito agradeceu a homenagem e esten deu o sucesso de sua gestão a todos os cola boradores da Adminis tração Municipal.
O secretário municipal de Saúde, Edson Alves, re alizou no dia 20 de outubro o lançamento da campa nha ao Outubro Rosa, em parceria com as secretarias de Saúde e de Esportes, e aconteceu uma partida de futebol feminino (Enge
nheiro Caldas x Sobrália). Durante o evento foram realizadas orientações para a prevenção do Câncer de Mama, e houve sorteio de vários brindes para as mulheres presentes. Fo ram abordadas também a Campanha Outubro Verde
(mês de conscientização da prevenção de sífilis) e Outubro Vermelho (mês de conscientização da preven ção de Violência contra a Mulher), com uma excelen te participação da comuni dade no evento.
A Câmara Municipal de Engenheiro Caldas se reu niu no dia 10 de outubro, às 18 horas, no salão supe rior, devido à reforma do salão inferior. A presidente Solange Lopes Pereira de Souza declarou aberta a sessão ordinária. Na Ordem do Dia constou a votação e discussão do Projeto de Resolução 01/2022 – que
dispõe sobre alteração do dia da reunião de terça-feira para quinta- feira, de auto ria do legislativo. A resolu ção foi aprovada, passando a reunião de terça-feira para a primeira quinta-feira de cada mês.
Foram colocadas para votação e discussão as In dicações 12 e 14/2022, que foram aprovadas.
A vereadora Romilda Aparecida Pereira Sil va enviou a Indicação 12/2022 solicitando ao chefe do executivo que se digne a providenciar a construção e instalação de banheiros públicos na Praça Tiradentes. Ela jus tifica o pedido por ser ali um local frequentado por
crianças e idosos que preci sam de suprir suas necessi dades fisiológicas básicas, enquanto frequentam ou participam de atos públi cos. Deve-se ter em mente que os banheiros devem ser lugares separados para homens e mulheres, man tendo-os sempre limpos e higienizados.
O vereador Marcos Lou renço Dias enviou a Indicação 14/2022 ao chefe do executi vo para que ele determine que a Assistência Social promova a Inclusão dos portadores de Visão Monocular, assim como o Autismo e TDAH.
Após a derrota do pre sidente Jair Bolsonaro na eleição presidencial de domingo, dia 30 de outubro, caminhoneiros bolsonaristas bloquearam estradas em pelo menos 17 estados e no Distrito Federal, para contestar o resultado das urnas. Ao menos 70 bloqueios fo ram registrados entre a noite de domingo e a ma nhã de segunda-feira, dia 31/10.
Segundo a Polícia Ro doviária Federal (PRF), o fechamento das rodovias ocorre no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Mato
Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rondô nia e no Distrito Federal.
Entre as rodovias que são alvos da ação dos grevistas estão a Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, que foi totalmente bloqueada nos dois sentidos, a BR101, em Santa Catarina, a BR-163, no Pará e Mato Grosso, e a BR-116, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os motoristas usando os ca
minhões para bloquear o trânsito, ou fazendo bar ricadas com pneus quei mados. Em vários vídeos, caminhoneiros que parti cipam dos bloqueios pe dem intervenção militar ou se recusam a reconhe cer o resultado das urnas.
O bloqueio está che gando a Governador Va ladares, e muitos motoris tas engenheiro-caldenses estão voltando para casa. Houve informações de que os manifestantes es tariam liberando carros de passeios e ambulân cias, mas não houve con firmação dessa notícia.
Reunião agora será toda primeira quinta-feira do mês
Conforme o Projeto de Resolução 01/2022 – que dispõe sobre alte ração do dia da reunião de terça-feira para quinta- feira. Aprovado
ponsável, bem como do PRO ERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, do qual era instru tor, ministrando aulas para crianças do 5° ano do ensino fundamental.
Nas palavras do 1° Tem. Eduardo, Comandante do 5° Pelotão, “a morte prematura e inesperada do Cb. Rodrigo traz bastante tristeza e cons ternação a todos nós, seus irmãos de farda. Ele era um grande profissional e grande companheiro e, com certeza, fará muita falta para nós”.
Antes de ser lotado em Engenheiro Caldas ele havia servido do Batalhão de Cho que, em Belo Horizonte, e estava na polícia há aproxi madamente 12 anos
Rodrigo nasceu em 26 de dezembro de 1984 em Vitória -ES, mas prestou grandes ser viços à PM de Minas Gerais. O seu corpo foi velado na Capela Velório, próximo ao Cemitério Santo Antônio, onde foi enter rado no dia 25 de outubro, às 17 horas, com homenagens de seus colegas de farda e de mui tos amigos.
dia 25 deste mês.
pelo ser
Na noite do dia 24 de outu bro, o cabo da Polícia Militar Rodrigo dos Santos Mariano, 37 anos, lotado em Engenheiro Caldas, foi encontrado morto em seu apartamento, localiza do em Governador Valadares. Exames periciais realizados no local do fato e no corpo do militar constataram que a cau sa da morte do Cb. Rodrigo foi asfixia mecânica resultante de
Cabo Rodrigo, do 5º Pelo tão da 5ª Cia PM Ind., era um policial bastante jovem ainda. Entusiasta da integração polí cia/comunidade, era bastante ativo em projetos da institui ção voltados para a filosofia do policiamento comunitário, in cluindo aí a Rede de Comércio Protegido, da qual participou da criação e era o atual res
Comerciantes e alguns membros da comunidade, bem como professoras e alunos da Escola Maria da Conceição Ferreira se reuniram, às 9 da manhã, do dia 27 de outubro, em frente ao quartel do 5º Pe lotão - PM, de Engenheiro Caldas, para prestar uma ho menagem ao Cb. Rodrigo dos Santos Mariano, falecido no
Os alunos do Cb. Rodrigo, no Proerd, partiram da escola em caminhada, empunhando cartazes com fotos e mensa gens de carinho dedicadas ao militar. Comerciantes que in tegram a Rede de Comércio Protegido da cidade, cujo res ponsável também era o Cb. Rodrigo, fizeram uso da pala vra e manifestaram profundo pesar pela morte prematura do militar, enaltecendo a sua grande capacidade de cativar as pessoas, sempre buscando humanizar o relacionamento polícia/ comunidade.
A sua mãe, seus irmãos e outros familiares estiveram presentes e se emocionaram com todo o carinho e a admira ção que a comunidade da cida de em geral sentia pelo policial Cb. Rodrigo e, acima de tudo,
A Polícia Militar pro cura pela mãe da criança de 5 anos que teria sido abandonado no meio da rua, mais precisamente na Av. Sebastião Pernes de Miranda, na cidade de Engenheiro Caldas, no dia 5 de outubro. Essa foi a manchete em vários jor nais do país.
De acordo com a Po lícia Civil, a mulher já foi identificada. Ela tem 26 anos, seria usuária de dro gas, e teria dito que a me nina era um estorvo, e que
“empatava” a sua vida, e que não a queria mais. Em seguida, desapareceu na rua deixando a criança de samparada.
Assustada, a menina pe diu ajuda a uma pessoa que passava pelo local. Logo depois, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram acionados e tomaram as providências cabíveis.
A criança foi levada para um abrigo de vulne ráveis, onde recebe aten ção básica de proteção, alimento, cuidados pes
soais e acompanhamento psicológico da Assistência Social.
De acordo com rela tório antigo do órgão, a menina já foi vítima de maus tratos e já esteve abrigada sob os cuida dos do Conselho Tutelar, mas, por ordem Judicial, ela foi devolvida aos cui dados da mãe.
A Polícia Civil afir mou que investiga o caso e testemunhas serão cha madas para ajudar na es clarecer os fatos.
Um homem morreu após um grave acidente na manhã de domingo, dia 09/10, no Km 470 da BR-116, próximo ao município de Engenheiro Caldas, De acordo com a Po lícia Rodoviária Federal, o condutor de um Fiat Pálio seguia no sentido Engenheiro Caldas a Ca ratinga, quando invadiu a contramão e colidiu com um ônibus de transporte rodoviário que seguia em sentido contrário.
Izaac Cabral de Sou za de 27 anos, condutor do automóvel, morreu no local. A equipe do Corpo
de bombeiros foi aciona da para retirar o homem das ferragens.
O ônibus transporta va 25 passageiros, mas ninguém se feriu. Os pas sageiros, que saíram de São Paulo com destino a Guarapari, foram embar cados em outro ônibus
da empresa e seguiram a viagem.
O corpo do homem retirado das ferragens foi encaminhado ao Institu to Médico Legal de Go vernador Valadares e as causas do acidente serão apuradas pela perícia da Polícia Civil.
Um acidente entre um automóvel e uma moto dei xou um senhor de 71 anos morto na BR-116, próxi mo a Engenheiro Caldas. O acidente aconteceu na tarde do dia 18 de outubro, quando o motociclista Rai mundo Paulino de Souza,
71 anos, seguia em direção a Governador Valadares pela BR-116, e na entra da para o Córrego Água Doce, distrito de Fernandes Tourinho, ele entrou para a esquerda e foi atingido por um veículo Saveiro, que vi nha atrás. Com o impacto,
o idoso foi lançado ao chão e não resistiu aos ferimen tos. Os dois ocupantes da caminhonete não sofreram lesões. O corpo foi levado para o IML de Governador Valadares, e as causas do acidente continuam sob in vestigação.
Na tarde do dia 11 de outubro, houve um aciden te na BR-116, no trevo que dá acesso a Fernandes Tou rinho e Sobrália, entre um veiculo de passeio e uma motocicleta.
Com o impacto, o moto ciclista foi lançado ao solo e teve lesões corporais, mas depois foi socorrido pelo Samu e levado para o Pronto Socorro de Governador Va ladares. Até o fechamento desta edição, não havia mais informações sobre o estado de saúde do acidentado.
Vende- se APARTAMENTO
Vende-se 1 apt. no Bairro JK II, Governador Valadares, ótima localiza ção, próxima a centro comercial, 102 m² de área construída, Sala c/ 1 am biente, 3qts, 1 suíte, 2 banheiros, Copa, Cozinha, área de serviço c/ lavande ria. É um lindo apartamento pronto para morar. Aceita proposta. Informe-se pelo Whatapp 33 9 9102 9614 ou 9 9191 0884.
LOTE
Vende-se 1 lote, área 400 m2, próximo a area comercial de Enge nheiro Caldas. Excelente local para construir um prédio, ou um grande supermercado. Tratar com José Matias pelo telefone 33 98405 0007.
Garçom:
- Garçom, poderia me dizer por que o senhor está com o dedo no meu bife?O senhor não que ele caia novamente, ou quer?
xxx
- Garçom, tem uma abelha em meu prato.
-- Sim, senhor, hoje é dia de folga da mosca.
xxx
--Garçom, a mosca não está de folga, ela está morta na minha salada.
-- Não se preocupe senhor. A aranha que está debaixo da folha vai pegá-la.
xxx
- Minha amiga, lamento ter te excluído do grupo de excursão da igreja, você cria muito tumulto no grupo. En tão vim aqui pedir perdão e te convidar pra ir com a gente amanhã.
-- Lamento, não posso ir.
– Por quê? Você já fez outro compromisso?
-- Não, já orei pedindo chuvas para amanhã.
--Dr. Advogado, se eu pegar 5 anos de cadeia, te pago 5 mil reais; se eu pegar 3 anos te pago 7 mil, se eu pegar 1 ano te pago 10 mil.
Depois do veredito:
-- E aí, Doutor? Como foi o veredito?
-- Pegamos 1 ano. -Muito bem, doutor, aqui está seus 10 mil reais.
--Obrigado, tivemos sorte, viu? - Eles queriam te absolver.
O filho do advogado chega chorando em casa, depois da audiência mal sucedida.
-- O que foi, filho?
-- Pai, eu perdi a minha primeira causa.
-- Filho! Aprenda uma coisa: advogado nunca perde causa, quem perde é
só o cliente.
--- Mãe, eu fui adotado?
-- Foi sim, mas devolve ram pra gente.
- Meu bem, quando eu morrer, você vai chorar?
-- Claro, meu bem. Você sabe que eu choro por qualquer besteira.
– Papai, é verdade que o gerente da sua loja faleceu?
-- Sim, é verdade.
-- O senhor poderia colo car a mamãe no lugar dele?
-- Por mim, tudo bem. É só falar pro moço da funerária.
--Doutor, eu caí de uma escada de mais de 200 degraus.
-- Nossa! E como você não morreu?
--É que eu ainda estava no primeiro degrau.
Sempre me perguntam em quanto tempo se aprendo Inglês e minha res posta sempre será: depende de quanto tempo você dedica aos estudos duran te seu curso.
Algumas dicas são: 1• Combinar aprendizado e diversão. 2• Ler conte údos em Inglês. 3• Aprender os princi pais verbos. 4• Evitar traduzir tudo ao pé da letra. 5• Usar Aplicativos.
A seguir, temos algumas ex pressões muito comuns, faladas no dia a dia, dos Norte-Americanos:
Never mind! – Não importa!
Por: Alícia Guerrero (English Instructor).What a pitty” – Que pena!
Pretty soon! – Em breve!
Pretty good! – Muito bom!
So far so good – Até aqui tudo bem
You bet! – pode apostar!
No way – De jeito nenhum!
I don’t think so! – Eu acho que não!
As expressões idiomáticas não seguem o padrão regular das palavras, elas têm sig nificados diferentes: exemplo Never = Nun ca, Mind = mente.