4 minute read

meio ambiente_jo360_ed225_mar25

Água é a única riqueza que garante a vida no planeta para novas gerações

Desde a criação deste jornal, no final de 2005, portanto há quase 20 anos, a importância da água para a preservação da qualidade de vida no planeta aparece em nossas páginas. São dezenas de matérias dando conta da nossa responsabilidade em preservar esse bem vital à existência humana, o que se dá se cuidarmos não apenas de evitar o desperdício, mas também a contaminação e destruição de cursos naturais de água, além de alimentar a sua produção através do plantio de árvores, tanto nos campos quanto nas cidades.

Visite www.issuu.com/caderno360 para ter acesso a muito material, conhecer defensores desse bem e refletir sobre como você pode contribuir para o bem estar da Terra.

Aproveite também para ler uma matéria atual da incrível revista Página 22, também há quase 20 anos circulando com foco na sustentabilidade sob a direção da jornalista Amália Safatle, sua editora e fundadora.

Para completar, vejam como Piraju tratou o tema para celebrar o Dia Mundial da Água, celebrada em 22 de março.

* A preservação da água pressupõe a manutenção de matas ciliares, que protegem os rios da degradação. Foto Rio Pardo/SP *
Foto: Flavia Rocha | 360

Piraju reverencia importância da água

*Paulo Viggu

O Festival da Água apresentou as artes integradas da Caravana Dandô - Movimento de Artes e Saberes Dércio Marques - um projeto de circulação cultural idealizado pela cantora e compositora Katya Teixeira, que aconteceu na Estância Turística de Piraju nos dias 21, 22 e 23 de março com programação gratuita e aberta ao público no Centro de Convenções Richardson Louzada, Restaurante Pirabar e AABB.

Projeto derivado da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal - Ministério da Cultura - com produção da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas CultSP e Abacateiro Produção e Arte, a parceria local foi arregimentada por intermédio da Organização Ambiental Teyquê-Pê.

O Festival promoveu três dias incríveis de encontros e acolhimento, trazendo música, dança circular, literatura, cultura popular, audiovisual, exposição interativa, varal de poesia e outras ações do coletivo Dandô.

O Grupo Moçambique de Piraju, um patrimônio imaterial da Estância, foi agraciado numa roda de conversa com o historiador Sérgio Santa Rosa, o público participou da dança circular com Andréa Leoncini, com apoio de Isabel Dell' Agnolo e Nathyelle Pansanato na identificação de leitores de Libras, a contação de história trouxe a participação de Debora Kikuti, os trabalhos com poesia foram preparados por Naila Pommé, o ciclo audiovisual apresentou os trabalhos de Mário Almeida e a técnica de som contou com o profissional Steve Negão.

Os shows ficaram por conta dos cantautores Mael Maranho, Osni Ribeiro e Arnaldo Silva, Márcio Sartório e Cecéu, Paulo Viggu com Bruno Pt e Fred Fleury, Katya Teixeira, Kleber Godoy e Flávio, Luciano Queiroz Luthier, além do som instrumental do Quarteto Imaginário composto por Fred Fleury, Carlos Muzille, Fernandinho Franco e Nelsinho Meira. As apresentações dos shows contaram com a participação intercalada entre músicos e convidados.

Os apoios locais ficaram por conta da MGM Musical, Restaurante Pirabar, AABB, Estúdio Amarelo Sound, Coletivo Rio de Ideias e Departamento Municipal de Cultura, além do apoio das mídias locais: Folha de Piraju, Jornal Observador, Rádio Paranapanema FM, Rádio Eduvale FM, Rádio Piratininga FM e dos estabelecimentos comerciais que permitiram a divulgação de cartazes e filipetas do Festival. A produção deste trabalho teve seu foco direcionado ao Dia Mundial da Água. A Ong Teyquê-Pê e a Caravana Dandô agradecem a participação de todos.

https://www.facebook.com/pauloviggu

* “Terceira margem” é um documentário que imerge nas águas e nas memórias da cidade de Piraju, apresentando uma visão íntima e única, ao dar voz às pessoas que mantêm laços profundos e significativos com o rio. Por meio de depoimentos pessoais, narrativas de vida e experiências individuais, o filme desvenda a complexa relação entre os habitantes de Piraju, a ancestralidade indígena deste território e o rio Paranapanema. Com enfoque nas esferas culturais, ambientais, de lazer, turismo e outros aspectos da vida local, o projeto captura a essência dessa conexão multifacetada. Agende-se! Data : 31 de março. Local: Cinemax Piraju.

Ingresso: Gratuito - retirada a partir de 19h10. Sessão com debate: 20h10. *

This article is from: