3 minute read

Vicente Joaquim

VICENtE JOAquIM Secretário de Estado na Cidade de Maputo

Vicente Joaquim é Secretário de Estado na Cidade de Maputo, desde 2 de Junho de 2021.

Advertisement

Vicente Joaquim nasceu a 29 de Março de 1970, na cidade de Lichinga, província de Niassa. É filho de Joaquim Imede e Madalena José Saíde.

Vicente Joaquim concluiu o ensino secundário na Escola Secundária Paulo Samuel Kankhomba, em Lichinga, província de Niassa, em 1987, e o ensino pré-universitário na Escola Pré-universitária 1° de Maio, na cidade de Nampula, em 1990. Prosseguiu os estudos na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na cidade de Maputo, tendo obtido o grau de licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico, em 1997. Continuou os estudos na Universidade de Estudos de Roma “La Sapienza”, Itália, onde obteve o grau de Mestrado na Elaboração de Projectos, Gestão e Manutenção de Edifícios Sanitários, em 2005. Actualmente, encontra-se a frequentar o Doutoramento em Arquitectura e Urbanismo na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da UEM, desde 2020.

Arquitecto de profissão, Vicente Joaquim, ao longo da sua carreira profissional assumiu várias funções de direcção e chefia: Foi Delegado Regional Norte do então Instituto Nacional de Habitação e Urbanismo, entre 1997 e 1998; na Direcção de Construção e Urbanização

no Conselho Municipal da cidade de Maputo foi, entre 1999 e 2001, Chefe de Departamento de Urbanização e, entre 2001 e 2005, Chefe do Departamento de Construção. Vicente Joaquim, exercendo a docência na UEM, desde 1998, foi Director Adjunto para Administração na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico, entre 2009 e 2012; e Director de Infra-estruturas e Manutenção da universidade, entre 2012 e 2021.

Como planeador, Vicente Joaquim participou da elaboração de vários planos de ordenamento territorial com destaque para o Plano Parcial de Urbanização de Wimbi na cidade de Pemba, 1998; o Plano Parcial de Urbanização de Muhala Expansão na cidade de Nampula, 1998; o Plano Parcial de Urbanização de Chiuaula na Cidade de Lichinga, em 1998; o Plano de Estrutura Urbana na cidade de Maputo, em 2008; o Plano de Estrutura Urbana do Município da Matola, em 2010; o Plano de Estrutura Urbana da Vila da Namaacha, em 2011.

É autor de vários projectos de arquitectura destacando-se, em termos de concepção de projectos de obras públicas, a concepção e construção de monumentos e memoriais em homenagem aos heróis da Luta de Libertação Nacional na Tanzânia, Botswana e Moçambique; a requalificação de Monumento alusivo ao II Congresso do Partido Frelimo em Matchedje, na província de Niassa; a concepção do memorial em homenagem ao primeiro presidente da Frelimo, Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, localizado de fronte da Sede Nacional da Frelimo, em Maputo; a construção de elementos memoriais na Tanzânia no Cemitério de Kinondoni nos locais onde tinham sido sepultados os heróis nacionais; a construção de elementos memoriais em Cabo Delgado (Chilindi) e Niassa nos locais onde o Doutor Eduardo Chivambo Mondlane realizou as suas primeiras reuniões para o desencadeamento da Luta de Libertação Nacional; a construção do monumento em homenagem ao Doutor Eduardo Chivambo Mondlane em Nwadjahane – Mandlakazi, pela passagem dos 40 anos depois da sua morte; a construção do monumento em homenagem a heroína Josina Machel em Chilembene, província de Gaza pela passagem dos 40 anos depois da sua morte; a construção do Monumento em homenagem ao Primeiro Presidente de Moçambique Independente, Samora Moisés Machel em Chilembene, província de Gaza; a elaboração dos Termos de Referência e Supervisão de obras de construção de monumentos em homenagem ao Primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel; a concepção e construção do Monumento em homenagem as vítimas do Apartheid na Matola a 31 de Janeiro de

1981; a concepção de projectos, gestão de obras da Universidade Eduardo Mondlane.

Vicente Joaquim também trabalhou na concepção de vários projectos de obras particulares.

Participou na Centésima Bienal Mundial de Arquitectura de Veneza, Itália, em 2014, como Curador Adjunto do Pavilhão de Exposição de Moçambique.

Vicente Joaquim está inscrito no Ministério das Obras Públicas com o título Profissional de Arquitecto e Planificador Físico. É membro da Comissão Instaladora da Ordem dos Arquitectos de Moçambique.

Vicente Joaquim é casado e pai de quatro filhos.

É membro do Partido Frelimo.

Professa a religião cristã católica.

Fala Português, Inglês e Italiano.

Endereço

Gabinete do Secretário de Estado da Cidade de Maputo Distrito Municipal kaMavota Bairro de Laulane Quarteirão n° 45 Rua n.º 4346 Maputo Telefone: 877955980 E-mail: vicente.joaquim@csrecn.gov.mz

This article is from: