Extra Roma Cinturao Negro 315 Junho – 2016

Page 1



Las Filipinas poseen una larga historia en combates a vida o muerte. Desde la antigüedad hasta los tiempos modernos, las artes de lucha del archipiélago filipino han demostrado una y otra vez ser formas eficientes, eficaces y extremadamente letales en combate. Una infinidad de sistemas de artes marciales filipinas se extienden a través de los miles de islas en esta región. Muchas son artes “familiares” y ningún "extraño" llegue probablemente a aprenderlas, pero afortunadamente, otras muchas también se han puesto a disposición del resto del mundo. Desde la perspectiva de Kyusho, el estudio comienza con el aprendizaje de la reanimación y restauración, pero luego desarrolla una focalización de objetivos móviles con el brazo como fundamento Marcial. Al diseccionar un ataque, aparte de las patadas, todos los demás ataques comienzan con los brazos, y el reto es que los brazos son las partes más rápidas del cuerpo, con el mayor rango de movimiento y capacidad de ataque direccional. Por tanto, esta es una sección muy difícil del entrenamiento que debería integrarse en cada sesión, con numerosas variaciones. Hay otras formas de facilitar este nivel y una reside en la habilidad del “Arm Trapping”, o captura de brazo. Un trabajo de colaboración del Maestro de Kali Raffi Derderian y el Maestro Evan Pantazi.

REF.: • DVD/KYUSHO 24

Todos los DVD’s producidos por Budo International se realizan en soporte DVD-5, formato MPEG-2 multiplexado (nunca VCD, DivX, o similares), y la impresión de las carátulas sigue las más estrictas exigencias de calidad (tipo de papel e impresión). Asimismo ninguno de nuestros productos es comercializado a través de portales de subastas online. Si este DVD no cumple estos requisitos, y/o la carátula y la serigrafía no coinciden con la que aquí mostramos, se trata de una copia pirata.






O motivo deste evento? Não podemos dizer de outra maneira: Budo Masters foi um grande êxito! Mas um êxito não só em termos quantitativos, também e muito especialmente em termos qualitativos: qualidade em Mestres, qualidade de ambiente, qualidade de organização, qualidade de alunos, etc… A ideia original surgiu quando após 30 anos tratando na revista, com Mestres de tão diferentes estilos, me apercebi de que entre eles quase se não conheciam, excepto claro está, por suas aparições nas nossas páginas. Pensamos então: E se os juntássemos a todos? Achariam isto bem? Ou talvez as reticências na hora de encontrarem com outros, seriam mais fortes na sua vontade? Tr a t a n d o com eles, tenho compreendido que o paradigma da desconfiança entre estilos, se tem ido diluindo com os anos. As Artes Marciais mudam, mais acima de tudo porque aqueles que as praticam mudam. Nem todos, claro está! Mais sim uma selecta maioria, tem ido dando a cada vez mais mostras de uma sua disposição. as últimas décadas, esta realidade tem ido adquirindo mais e mais força e impondo-se lentamente, como um rio imparável. Provavelmente, uma coisa assim teria sido impensável antes da aparição de Budo International, uma Revista plurinacional, (a única na história em mais de 1 idioma…, e já lá vão oito idiomas! a caminho de em breve serem NOVE com o Japonês! Um meio de comunicação que pode ler-se em vários continentes e também, sem dúvida, devido à aparição da Internet como veículo de comunicação. No entanto, a Internet só por si mesma, não é senão um veículo, a filosofia que há por detrás desta revista, tem colaborado intensamente na aparição de uma visão mais aberta, frente ao acontecimento Marcial. A própria estrutura e conteúdos variados da revista, já de alguma maneira veio definir esta abertura. Não somos uma revista

N

dedicada exclusivamente às Artes Marciais clássicas em… - o que também somos... Nem às modernas, nem às desportivas… Nem às policiais ou militares… Nem à cinematografia a elas associada. Somos uma revista com uma visão ampla do fenómeno, as culturas e as formulações de TUDO o que tem a ver com as Artes Marciais. Este novo género de produto começou a existir com a nossa aparição. Nestes anos, tem havido até debates quando, por exemplo apareceram os combates sem regras. Outras revistas europeias e americanas, se negaram a mostrar este fenómeno, aduzindo que não eram Artes Marciais, deixando-nos durante muito tempo informando disto em solitário. Quando integramos as Artes militares ou policiais, também nos criticaram... As vanguardas recebem sempre os bofetões… Trinta anos de Revista dão para muito, mas claro está, não para TUDO. O fenómeno Marcial é enorme e extenso e seus apoios muito e muito estendidos em muitíssimos países. Também é evidente que nem todos entram a formar parte do selecto clube desta revista. Se atraímos o que emanamos, é natural que aqueles que estavam em sintonia com a minha própria visão das Artes Marciais, (no sentido da amplitude de miras, o respeito pela peculiaridade, a apreciação da mesma como uma riqueza, e acima de tudo deixar para trás toda ideia de comparação), se tenham ido consolidando como um grupo heterogéneo, sim, mas forte e destacado, com uma grande projecção que transita numa aproximação superior ao fenómeno Marcial, uma visão não excludente, integradora e respeitosa. Todos sabemos que os egos são grandes neste mundo Marcial; é lógico, quem trata com a violência, trata com as forças de confronto e ninguém adere a nada que não tenha algum ponto frequencial ou de similitude, dentro de si mesmo. No entanto, em sua visão mais alta, as Artes disciplinarias são caminhos de auto-superação, quer dizer, que temos de ultrapassar os limites do consabido, para alcançar novos horizontes, sem dúvida posicionamentos e atitudes longínquas (por vezes antitéticas) ao ponto no qual tudo começou. Este é o momento a partir do qual o guerreiro se torna General e quando este amadurece, se torna prudente, humilde e moderado, porque conhece o seu poder e sabe bem das terríveis consequências que toda guerra implica. Os Mestres que têm transitado nestes trinta anos de história, pelas nossas páginas, a maioria deles amigos, pelo menos um 90% deles, confluem comigo em posições mais maduras e profundas acerca do meio, as relações e o mundo Marcial em geral. Budo Masters pôs em evidência este salto no paradigma, porque os assistentes estiveram à altura disso. Cortesia, respeito, boas maneiras e cordialidade, substituíram a primitiva desconfiança, o desafio, a crítica e o desdém… Afinal, a pequenez!

“Não podemos dizer de outra maneira: Budo Masters foi um grande êxito!” “As Artes Marciais mudam, mais acima de tudo porque aqueles que as praticam mudam.”


“Duas exibições, dos alunos de Sifu Cangelosi e de Shidoshi Jordan Augusto, dois Grandes Mestres de suas respectivas Artes e respeitados em todo o mundo, representaram as tradições da China e do Japão” O Mestre de Commando Krav Maga, Moni Aizik, me contou uma anedota que tem muito a ver com isso: - “Quantos Artistas Marciais são necessários para mudar uma lâmpada?” - Resposta: “1001.” “Uno para a mudar e mil para o criticar!” Budo Masters demonstrou que com a gente adequada, com os Mestres adequados e mais avançados dentro do próprio paradigma do sector, longe de tudo isso, o resultado é justo e nobre, porque a nobreza já se instalou na sua pessoalidade. Por outro lado, como todo aluno não é senão um reflexo do seu Mestre, os alunos assistentes deixaram bem alto o nome e a categoria de seus Mestres, mostrando-se em todo momento com respeito, atentos e esforçados, características indispensáveis em todo estudante, iniciado, aspirante, o “chela” nas culturas antigas. E digo antigas, sim! Porque por mais que alguns sistemas presentes pudessem ser modernos, estão inseridos numa dimensão e cenários antropológicos, culturais e energéticos antigos, tão antigos como a guerra. Não é em vão que as Artes Marciais existam sob a protecção do deus MARTE e não de outro! No entanto, quando a maturidade é grande e profunda, se fica sob a tutelagem da sábia Atenas, prudente, produtiva, que envolve na sua armadura de oiro, do oiro que representa a consciência. Ela nasceu da cabeça de Júpiter! É uma deusa que resolve com justiça as lutas, os problemas, é ela quem guarda a paz, a cultura e o comércio.

Sim… muito têm mudado os artistas Marciais nestes últimos trinta anos, e nós, humildemente temos tido alguma coisa a ver com isso!

A ideia Uma vez surgida a ideia, não achei melhor lugar, nem melhor pessoa para a levar adiante, que o meu amigo Mestre Paolo Cangelosi. Faz alguns anos, fui testemunha da excelente organização do aniversário dos 30 anos da sua escola. Maravilhoso recebendo, homem sensato, honesto e dedicado, Quem melhor que ele? Que lugar melhor que ROMA? A Roma eterna! Berço do império, berço de Ocidente! Uma cidade tão rica e bela, uma cidade à qual nunca nos cansamos de voltar... Contada a ideia a Sifu Cangelosi, logo ele pôs mãos à obra. Paolo e sua mulher Minou, capitanearam a equipa, na qual Sifu Fabio Tozzi, seu representante em Roma, (uma pessoa extraordinária) teve muito a ver. Ele e mais os alunos da sua equipa, organizaram todos e cada um dos pormenores. Graças a esta equipa humana, tudo foi possível, com projecto, trabalho, dedicação e muito esforço. O êxito é sem dúvida seu! OBRIGADO! Pela minha parte, só pus a valer a ideia, na revista, a través de publicidades. Muitos amigos me contactaram pedindo informação e nos dois primeiros dias, ficou praticamente desenhado o evento.

“Dois dias intensos de seminários e uma gala com duas magníficas exibições, tudo isso estará disponível gratuitamente em um vídeo resumo, de uma hora aproximadamente”




“Tenho de dar os parabéns a todos, pela valentia e a visão de terem ido a este encontro, porque só o facto de o fazer, indica uma posição grande e interessante no interior de cada um deles” Foram muitos os que vieram. Outros, por razões de força maior, ou comprometidos previamente, não puderam mas sem dúvida estarão em próximas edições. Como o catálogo de Mestres que têm passado e trabalhado com BUDO Inter national é enorme actualmente temos mais de 750 títulos de vídeos, 200 livros, e 30 anos de Revistas… - é lógico que em próximas edições mais amigos se unam à festa, porque sem dúvida, esta experiência foi maravilhosa e suas consequências estão brilhando muito além da mesma. Como exemplo, baste um botão. Ainda ontem me telefonou o Mestre José Luís Montes, pedindo-me o número do telefone do Mestre Patrick Levet, que tinha perdido… Tudo para o levar a Barcelona para dar um curso… Exemplos como este, estão sendo uma constante após o BUDO MASTERS. Não, não é o mesmo ver-se na revista que conhecer-se pessoalmente... Não é verdade? É natural que entre gente boa se estabeleçam laços de interesses comuns e colaboração. Em um ambiente positivo, se cria o marco de mais positivismo.

Os Mestres Não vou citar aqui todos os Mestres que assistiram e formaram parte deste primeiro BUDO MASTERS, basta ver o cartaz anunciante para saber quem são, porque as suas caras são bem conhecidas daqueles que seguem esta revista. Uns, velhos amigos, dos quais a alguns eu não via desde fazia 10 anos! Outros, novos amigos, que tendo começado a trabalhar com Budo faz só dois ou três anos, não tínhamos tido ainda o prazer de nos encontrarmos pessoalmente. Tenho de dar os parabéns a todos, pela valentia e a visão de terem ido a este encontro, porque só o facto de o fazer, indica uma posição grande e interessante no interior de cada um deles. Aos mais antigos, foi um prazer reencontrá-los, pois todos estamos mais maduros, mas continuamos em `é de luta... A vida passa rápida e algumas pessoas são especialmente agradáveis de reencontrar. Aos novos amigos, que a experiencia é única e é magnífica ampliando o leque das amizades, nestes tempos em que nos vamos fazendo cada vez mais e mais exigentes. A todos eles, obrigado, porque sem eles, este evento não teria sido um êxito. Este número Extra está feito e dedicado a todos e cada um deles.

O evento Dois dias intensos de seminários e uma gala com duas magníficas exibições, tudo isso estará disponível gratuitamente em um vídeo resumo, de uma hora aproximadamente. Para aqueles que quiserem mais, outros vídeos com o evento ao completo, serão postos (estes sim), à venda, em DVD ou em formato de descarga “on line” na nossa web www.budointernational.com e a uns preços muito acessíveis. Nos seminários, os Mestres do BUDO MASTERS, compartilharam técnicas com os assistentes (em volta a umas 350 pessoas), tanto no Sábado de manhã como no Domingo. A Gala foi mais do que agradável, um momento de encontro, de divertimento, socialização e participação. Os Mestres foram honrados com um diploma e os assistentes com uma certidão de assistência. Um vídeo Wall emitiu durante toda a noite, imagens dos Mestres e um “photo call” situado numa esquina, fez as delícias dos assistentes, que não pararam de se fotografarem uns com os outros. Duas exibições, dos alunos de Sifu Cangelosi e de Shidoshi Jordan Augusto, dois Grandes Mestres de suas respectivas Artes e respeitados em todo o mundo, representaram as tradições da China e do Japão. Como duas caras de uma moeda, uma trouxe a vivacidade, a sonoridade e o colorido da cultura Chinesa, com a dança do Leão, uma coreografia em homenagem a Ip Man e uma preciosa representação de Tai Chi. A outra nos regalou com a delicadeza, a precisão e a austeridade minimalista, de uma autêntica Koryu Japonesa, a escola Kaze no Ryu Ogawa Ha, numa demonstração fantástica de Iaijutsu e Aiki Ju Jutsu, na maneira em que estas se realizavam perante os Imperadores do Japão. Uma é musical, a outra em absoluto silêncio, ambas, à sua maneira, encantaram uma audiência conhecedora, que juntava em um mesmo jantar mais Mestres por metro quadrado, dos que provavelmente nunca se tinham juntado! Eu próprio tive o privilégio e a honra de fazer a entrega de cada diploma aos Mestres. A cerimónia de entrega dos diplomas esteve cheia de respeito e carinho sinceros, expressado nos abraços e aa cordialidade dos homenageados.

“A todos eles, obrigado, porque sem eles, este evento não teria sido um êxito. Este número Extra está feito e dedicado a todos e cada um deles”


“São bem-vindos os praticantes de todo o mundo, sem limitações de estilo, grau ou qualquer outra limitação” “Após uma semana maravilhosa em Roma, de tantos reencontros e de novos encontros, Sifu Cangelosi me propôs repetir a experiência de dois em dois anos” Fora do programa, o Mestre Pellegrini teve a gentileza de honrar-nos a Paolo Cangelosi e a mim próprio, com distinções que ambos agradecemos, pois sabemos terem sido entregues com o carinho e a admiração que nos dedicamos mutuamente e que possuem a profundidade que implica anos de relação, anos trabalhando juntos.

O futuro Após uma semana maravilhosa em Roma, de tantos reencontros e de novos encontros, Sifu Cangelosi me propôs repetir a experiência de dois em dois anos. Me parece uma grande ideia, pois se bem é certo que fazer o encontro a cada ano seria um prazer, não é menos certo que muitas pessoas fizeram um grande esforço para estarem presentes nesta ocasião. Da China, dos Estados Unidos, da Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Portugal, México, Suíça, Holanda, Brasil ou da Argentina, por citar só alguns dos países, vieram grupos e Mestres. Os viagens não são baratas e nos parece que um evento assim, deve ter uma periodicidade mais longa, de maneira a que todos e cada um de nós possamos preparar-nos com tempo para a ocasião. Assim sendo, o seguinte encontros será em Abril de 2018… Vão já fazendo os preparativos!

Quem pode assistir? São bem-vindos os praticantes de todo o mundo, sem limitações de estilo, grau ou qualquer outra limitação. Os que vierem para actuar dentro do grupo de Mestres de BUDO, como BUDO MASTERS, devem de ser, claro es tá, Mes tres já co nhecido s po r nó s e que têm trabalhado o estão trabalhando com a revista. Gente da qual, logicamente, podemos dar fé, por experiência própria; um clube aberto àqueles que se queiram sentir formando parte do mesmo. Aqui estamos dispostos a dar-lhes as boas-vindas a este selecto grupo de assistentes e conferenciantes, gente que possui a valentia, a destreza e a altura de miras, para ver más além das formas, um novo futuro para as tradições guerreiras de todo o planeta. Os homens somos finitos, mas o que constitui o nosso mundo permanece; são forças eternas, como o caminho do guerreiro, que podem ser vividas na sua mais alta expressão ou com pequenez. A escolha é sempre de cada um, se bem nem todos são chamados a isso e nem todos os chamados serão os escolhidos, mas o sonho de cada um, a ele mesmo pertence. Nós estamos aqui para o fazer possível. É a nossa tarefa, é a nossa obrigação.

“Os homens somos finitos, mas o que constitui o nosso mundo permanece; são forças eternas, como o caminho do guerreiro, que podem ser vividas na sua mais alta expressão ou com pequenez.”







Alfredo Tucci deu as boas-vindas a todos. No ambiente se respirava simpatia, cordialidade e uma tremenda expectação. “Bem-vindos! e se hoje estão aqui, já são grandes! Não há nada que demonstrar... Estamos aqui para compartilhar, para aprender, para gozar desde a diferença e o respeito!”





“Mais de 350 pessoas na primeira manhã de Seminários. Excitação, curiosidade, respeito, simpatia, camaradagem. Sifu Cangelosi como anfitrião, ordenou e dirigiu o bom funcionamento de todos os pormenores”



“Estudantes e professores de todos os países e estilos juntos, com respeito pelas práticas alheias... Um ambiente melhor, impossível!”





“Apesar da dificuldade de treinar técnicas de estilos diferentes dos próprios, não houve nem uma só lesão nos dois dias de aulas, tal era a boa energia que corria no lugar!”



“Antes de começar, nos descansos, todo momento era bom tirar fotografias! Em baixo: Um grupo de alunos de Cangelosi, gozam com a simpatia do GM Pellegrini”





“Por cima: Os Mestres Yanis Vilella, Jesus Talán, Soke Juan Diaz, Patrick Levet, Rui Ribeiro... Mas que plantel de Mestres!...” “Os aplausos foram uma constante amostra de respeito e entusiasmo a todos os Mestres assistentes”



“As Artes Marciais das Ilhas Canárias, magnificamente representadas pelo Mestre Carlos Barrera, na imagem cumprimentando Shidoshi Jordan (Bugei)” “Por baixo: O bom humor sempre presente, criou novos laços e amizades. Harry Gorter (Karate Holanda) com Shidoshi Jordan (Espanha) e Shidoshi Thiago (Brasil)”


Mestres de Weng Chun e Shaolin vindos da Alemanha, China, Espanha, Itália e Holanda: - “Nos conhecíamos pela revista, mas agora, melhor ainda de cara a cara!”






“Marco Morabito de Génova, com alguns dos seus alunos” Debaixo: “Parte do grupo de Marco Mattiuci, Chefe do Hwa Rang Do na Itália. Se um Mestre é conhecido pelos seus alunos, estes deixaram seu Mestre no mais alto nível. Grande Artista Marcial e um cavalheiro..., Marco Mattiuci!”




“Avi Nardia, por razões de força maior, não pode assistir no último momento, mas um grupo de seus estudantes esteve presente, dirigido por seu representante na Itália”




“À direita, Grupo de Mestres: David Delannoy, David Buisan, Marco Mattiuci, Germano Monosi, Harry Gorter, Jurg Ziegler, Gary Wasniesky, Paolo Cangelosi, Juan Diaz, Bruno Tombolato, Marco Morabito, Jeus Talán, Carlos Barrera, David Martinez, Bram Frank, Jose Luis Montes, Aissandro Colonnese, Rául Gutierrez, Cristina, Salvatore Oliva...”




“Justo Dieguez KEYSI com o Mestre Raúl Gutierrez”



“Alfredo Tucci com o grupo do Mestre Yaron Lichtenstein 9ºDan de KRAV MAGA e à sua esquerda, seu filho Rotem. Ao evento vieram representantes seus de vários países, a sua mulher e a sua filha”



“O Mestre Pellegrini, do Combat Hapkido, não só deu uma aula extraordinária junto com a sua mulher Trina Pellegrini e mais ajudantes e instrutores da sua escola, como também e como sempre, seduziu a audiência com a sua enorme personalidade e experiência. Pellegrini, de origem italiano mas cidadão Norte-Americano, se dirigiu ao público em ambos idiomas: NÃO SE ESQUEÇAM! Falo perfeito Italiano, de maneira que se disserem mal de mim, eu percebo!”





“Trina Pellegrini mostrou que anos ao lado de um génio, ensinam a ser simplesmente genial! Técnicas impecáveis, controlos perfeitos... Uma excelente aula!”



“1..., 2..., 3..., 4..., VAMOS TREINAR!”




ACAMPADAS DE VERÃO WENG CHUN 2016, EM BAMBERG (ALEMANHA) DIRIGIDOS PESSOALMENTE PELO GRÃO MESTRE ANDREAS HOFFMANN

ABERTOS A TODOS! Que cinco dias nos esperam treinando, suando, gozando, todos juntos! Tudo organizado pelo GM Andreas Hoffmann, em sua casa e no Quartel Geral Mundial do Chun Weng, em Bamberg. Alemanha. As acampadas se concentram no Weng Chun para todos os níveis e estão abertas a todos. Durante as acampadas também teremos sessões opcionais de Vietnam Weng Chun, Sanda, BJJ, e Qigong Shaolin/Filosofia. Portanto, também se podem unir a nós apenas durante um ou dois días. O preço da acampada é só de 250€ (para sócios) e de 300€ para o público em geral, durante 5 dias. Para 1 dia são 60€ para sócios e 70€ para o público em geral. QUANDO É A ACAMPADA DE VERÃO DO WENG CHUN 1: Da 4ªfeira, dia 3 até o Domingo 7 de Agosto de 2016, em horários de: 4ªfeira das 14 às 19 horas. 5ªfeira, Sexta e Sábado das 10 às 12:30 e das 14:30 em adiante e no Domingo das 10 às 14 horas. Sessões opcionais especialmente na parte da tarde. Esta acampada está destinada a todos os níveis, tendo como foco principal o nível básico e médio do Weng Chun. ACAMPADAS DE VERÃO DO WENG CHUN 2: Da 4ªfeira dia 10 até o Domingo dia 14 de Agosto de 2016. 4ªfeira das 14:00 às 19 horas, 5ªfeira/Sexta/Sábado das 10 às 12:30 horas e das 14:30 às 16:30. No domingo das 10 às 12:30. Sessões opcionais extra: Esta acampada está pensada para todos os níveis, focalizando especialmente os níveis médios e avançados do Weng Chun. Onde? No Quartel Geral do Weng Chun, Memmelsdorferstrasse 82 R, 96052 Bamberg, Alemanha, a 5 minutos a pé desde a estação de comboios e a 40 minutos de carro ou em comboio, desde o aeroporto de Nuremberg. Se estiverem interessados ou desejarem mais informação adicional, favor escrever para os correios electrónicos: wengchunbamberg@googlemail.com e www.weng-chun.com Andreas Hoffmann Associação International de WengChun® Weng Chun Kung Fu, Defesa Pessoal, Fitness, através da defesa pessoal. Kung Fu para crianças, Sanda, Jiu Jitsu Brasileiro, MMA, Ginástica Natural, Shaolin Qigong, Shaolin Chan, Tai Chi Chuan, Ba Gua, TCM e-mail: wengchunbamberg@googlemail.com página web: www.weng-chun.com Endereço: Memmelsdorferstrasse 82 R, 96052 Bamberg Telefone: 095137379 Conta bancaria: IBAN DE02 7705 0000 0578 7215 32 Swift Bic BYLADEM1SKB


“Professores e estudantes destacados do Mestre Pellegrini, vieram de diversos paĂ­ses. O Mestre Juan Romero Pons, seu representante na Espanha veio trazendo um grupoâ€?




“El Mestre Português Rui Ribeiro, história viva do Karate na Península Ibérica, deu uma aula magistral em tudo extraordinária, dinâmica e precisa. Detenta na sua pessoa os valores e os conhecimentos de antigas escolas de Karate, do Shoto Kai ao Yoseikan e foi como um exemplo do bem-fazer, de um conhecimento que muito em breve vai compartilhar em um novo vídeo”





Sifu Salvador Sánchez compartilhou a sua extraordinária visão do WingTsun, incidindo nos espaços no combate; uma matéria que sem dúvida interessa a todos, seja qual for o estilo”



“Como de costume, Sifu Salvador Sánchez mostrou o seu magnífico WingTsun com explicações raciocinadas e práticas”



“Representando o grupo Krav MAGA RED, Christian Wilmouth e Dan Zadhour (França e Bélgica respectivamente) incidiram numa auto-defesa prática e experiente”



“Os Mestres de diferentes estilos souberam compartilhar as suas ideias sem nada esconderem, com amplitude de miras, simpatia e boa disposição” “Sempre entusiasmado nas suas explicações, o Mestre Wilmouth sabe transmitir o seu entusiasmo nas aulas. Párabens!




“Excelente aula, estupendo espírito Marcial, magnífica exposição!...”



David Martinez Mestre de Hankido.

Com Sifu Alfred Neudorfer, do WT Universe, um homem com uma aproximação ao WT sensitiva, profunda e inteligente.


Salvatore Oliva

“Apesar das más condições sonoras, à entrada do recinto improvisamos um pequeno estúdio para entrevistar os Mestres que íamos encontrando”

Com el Holandés e Karateka Harry Gorter




“Salvador Sánchez e Christian Wilmouth, a inteligência aplicada ao combate”



“Alunos, sempre... Mestres, de vez em quando! O espírito daquele que aprende sempre...”





“COMMANDO KRAV MAGA - O professor Moni Aizik com alguns dos seus representantes, compartilhou a sua visão da auto-defesa, frente a uma audiência encantada com suas explicações”



“Moni Aizik, durante todo o evento, explicou a todo aquele que quis escutar, como estava encantado por ter assistido ao BUDO MASTERS de Roma e essa excelente disposição de espírito, se transmitiu ás suas aulas”


“Moni, que passa a sua vida viajando para dar seminários, esteve muito à vontade perante um público muito atento”


Sifu Rossa Ferrante Bannera. Poder interior e forรงa com o WT UNiverse.

Marco Morabito. IKMO Martial Arts.


Bram Frank. Especialista Americano em faca de combate.

Shifu Yan Ti veio desde Shaolin para estar connosco.




“GRANDE! Sifu Paolo Cangelosi deixou de lado por um momento, o bastão de mando como organizador, para participar como mais um, numa aula magistral sobre TAO YIN, movimentos de saúde e energia, da tradição Chinesa”




“Respiração, movimentos pausados, estiramentos, um remanso de calma para aspirar um segundo de ar, em um curso intenso, extenso e frenético”



“Não importa a idade, o grau ou a condição, todos os assistentes gozaram com a aula de Sifu Cangelosi”





“YIN E YANG! Houve de tudo nas aulas Magistrais do BUDO MASTERS!”




GM Gary Wasniesky TYGA Karate, prepara um novo filme.

A Mestra Cristina Alvarez KAJUKENBO.


Yanis Vilella, o querido Mestre Russo, da escola “de preguiçosos”

Mestre Andreas Weitzel SYSTEMA Russo na Europa.


“O Mestre Mark Gridley com Trina Pellegrini e o GM Pellegrini, todos gente extraordinária com a qual compartilhamos momentos muito especiais e todos aprendemos muito”




O que acontece quando duas pessoas praticam ChiSao? Qual é o sentido da sua prática e quais os objectivos? Neste 3º DVD, "Chi Sao desde a base até o nível avançado", Sifu Salvador Sánchez aborda o aspecto talvez mais importante do sistema Wing Chun, o Chi-Sao, a própria alma do sistema, que lhe dota de umas características completamente diferentes dos outros, e proporciona grandes virtudes ao praticante. Este trabalho trata alguns aspectos em princípio muito básicos, mas que conforme vamos aprofundando neles, nos parecem surpreendentes. É um rasgo muito claro da cultura tradicional chinesa, o que é muito óbvio à primeira vista, encerra uma segunda ou terceira leitura, que de certeza modificará a nossa maneira de ver, a prática e a compreensão. Analizamos como praticar o Chi Sao mediante os nossos “drills” de trabalho e como aplicar esses drills, essa habilidade, em um sparring, vinculando alguns conceitos, talvez não tão ligados ao Kung Fu tradicional, tais como bio-mecânica, estruturas, conhecimentos de física, etc..., a fim de obter melhores resultados na prática.

REF.: • DVD/TAOWS3

Todos os DVD's produzidos porBudoInternational são realizados emsuporteDVD-5, formato MPEG-2multiplexado(nunca VCD, DivX, osimilares) e aimpressão das capas segueas maisrestritas exigências de qualidade(tipo depapel e impressão). Também,nenhum dosnossos produtos écomercializado atravésde webs de leilõesonline. Se este DVD não cumpre estasexigências e/o a capa ea serigrafia nãocoincidem com a que aquimostramos,trata-se de uma cópia pirata.



“MARK Gridley, versado em pontos vitais, deu uma aula magistral excelente, que a todos interessou�




“Jesús Talán mostrou por que o Kyokushin Karate desperta paixões”






“Com a sua forte voz e personalidade, e Mestre Jesus Talán deixou bem às claras a força e a contundência do Karate de Mas Oyama”




“Jose Luis Montes, especialista em autodefesa pessoal e policial, subinspector de Polícia na Espanha, ensinou técnicas de controlo e auto-defesa, com seu habitual bem fazer”






REF.: • DVD/LARRY4 Todos os DVD's produzidos porBudoInternational são realizados emsuporteDVD-5, formato MPEG-2multiplexado(nunca VCD, DivX, osimilares) e aimpressão das capas segueas maisrestritas exigências de qualidade(tipo depapel e impressão). Também,nenhum dosnossos produtos écomercializado atravésde webs de leilõesonline. Se este DVD não cumpre estasexigências e/o a capa ea serigrafia nãocoincidem com a que aquimostramos,trata-se de uma cópia pirata.


Mestre Marcello Spina, representante de Raúl Gutierrez na Itália.

Com Marco Mattiucci - Hwa Rang Do Itália, Grande artista Marcial, Mestre e cavalheiro.


Sifu Gianni de Nittis - Choi Li Fut.

Com Sifu Bruno Tombolatto - Shaolin Espanha, aluno do querido GM Shi de Yang


“Da Áustria veio para assistir o Mestre Peter Weckauf e demonstrou os motivos do seu nome se escutar com força nas Artes Marciais dos nossos dias. Eficácia, movimentos contundentes, timing, chaves de uma boa defesa pessoal”







“O Mestre Andreas Weitzel - RUSSIAN SYSTEMA Trouxe desde a Alemanha seu bem fazer e experiência no trabalho do verdadeiro Systema Russo”




“O Systema, um dos grandes desconhecidos no Ocidente, despertou muito interesse nos participantes, que descobriram em Andreas Weitzel um grande comunicador e um excelente professor, que sabe fazer participar as pessoas, das suas reflexões”


“O monge Shaolin Shi Yan Ti compartilhou com a audiência no Budo Masters, os aspectos mais internos de toda Arte Marcial, como a meditação, o Yin e o Yang...”





“Yan Ti soube conquistar uma audiência provavelmente mais inclinada à acção que ao repouso, coisa que encantou à maioria”





Mestre Andreas Hoffmann Weng Chun.

Mestre David Buisan Wolf Extreme Combat.


Mestre Carlos Barrera Garrote Canรกrio.

Mestre Moni Aizik Krav Maga Commando Combat.


“Sifu Fabio Tozzi, um cavalheiro (em todos os sentidos, também no equino) foi peça fundamental no Budo MASTERS. Representante de Sifu Cangelosi em Roma, sua assistência e ajuda foi determinante para o sucesso do projecto. BRAVO!”



“O Mestre Português Luís Manuel Ramos Sanches cumprimentando Shidoshi Jordan Augusto, que com seus artigos mensais tem despertado o interesse por uma visão mais profunda das Artes Marciais”






“Soke Juan Diaz, criador do KAISENDO, um dos pioneiros do Karate na Espanha, não só ensinou suas técnicas como também gozou de todo o evento. O Mestre Maurice Elmalem (Taekwondo, recorde Guiness de rompimentos de vidros) observa a cena”



O Mestre Rafael Sanchez, da Espanha.



O Pukulan Pencak Silat Serak é à vez, um sistema baseado em armas e mãos nuas. Incorpora numerosas armas de última geração, espadas, facas, kerambits circulares, barras, paus de diferente longitude e outras armas muito especiais. Também nos métodos de treino com mãos nuas, nos enfrentamos ao adversário que ataca com armas em ambas as mãos e a vários oponentes ao mesmo tempo. Este treinos fazem-nos mais conscientes de tudo quanto sucede numa discussão ou numa briga e o que se deve de fazer e não fazer quando nos enfrentamos a ataques com armas, contra um ou vários adversários. Neste segundo DVD, Maha Guru Horácio Rodrigues, herdeiro da linhagem de Pendekar Pak, Víctor De Thouars do Pukulan Pencak Silat Serak, aborda a maneira particular em que se treina e se utiliza o armamento, assentando as bases para futuros estudos mais avançados e a aplicação da técnica. Este vídeo inclui os princípios do trabalho, ângulos de aplicação, Sambuts, Jurus e exercícios com a espada curta “Pedang”, faca curta “Pissau”, pau curto “Tonkat Matjan”, Sarong, e aplicações de defesa pessoal com mãos nuas.

REF.: • DVD/SERAK-2

Todos os DVD's produzidos porBudoInternational são realizados emsuporteDVD-5, formato MPEG-2multiplexado(nunca VCD, DivX, osimilares) e aimpressão das capas segueas maisrestritas exigências de qualidade(tipo depapel e impressão). Também,nenhum dosnossos produtos écomercializado atravésde webs de leilõesonline. Se este DVD não cumpre estasexigências e/o a capa ea serigrafia nãocoincidem com a que aquimostramos,trata-se de uma cópia pirata.



“O Grão Mestre Rene Latosa - do Latosa Escrima, nos honrou com sua presença e sapiência Marcial, numa aula magistral que foi um broche de oiro do primeiro dia dos seminários. Ser um Grão Mestre não é incompatível com a humildade e a elegância que mostra este homem excepcional”


Justo Dieguez apresentou o seu sistema Keysi, que tem-no distinguido em países de todo o mundo e na produção de cenas de combate em filmes como “BATMAN - O cavaleiro escuro”








O Grão Mestre Rene Latosa junto ao Grão Mestre Andreas Hoffmann



O GrĂŁo Mestre Andreas Hoffmann junto do seu compatriota, o alemĂŁo Andreas Weitzel. Muitos novos amigos surgiram neste evento.



“Andreas Hoffmann Junto de Bruno Tombolato; Weng Chun e Shaolin, encanto, harmonia e seriedade�





“Raúl Gutiérrez junto do um grande amigo desta revista, o Mestre de Viet Vo Dao, Patrick Levet, o homem que mais tem feito na história, pela difusão das Artes Vietnamitas e que nos honrou com a sua presença e mais uma vez, nos alegrou com sua companhia”



“O Mestre holandês Harry Gorter, trouxe consigo a força e o carácter do autêntico Karate”



“Aula Magistral de KARATE, pelo Mestre holandês Harry Gorter, que nesse dia fazia anos”


“Aula Magistral de HANKIDO, pelo Mestre SHIBUJANNIM David Martinez”






“Na imagem, Shan Cangelosi, filho de Sifu Cangelosi, um guerreiro do ringue, conversando com Shidoshi Jordan e Alfredo Tucci. Os descansos deram para muitas conversas interessantes e para algun alto no caminho...�


“Shidoshi Thiago Morães e Shi Yan Ti. As escolas tradicionais sempre se encontram no respeito da diferença”





“Alfredo Tucci entrevista a Shidoshi Jordan Augusto, para os vídeos do evento”




“Shidoshi Juliana Galende com Marco de Cesari, um ambiente espectacular de reencontros e amizades, se viveu durante todo o evento�


“Donna Rosa Ferrante Banera e Sifu Alfred Neudorfer do WT Universe, dois Mestres que brilharam com luz própria, no Budo MASTERS”



“Sifu Alessandro Colonnese, um dos grandes do JKD, esteve no evento bem acompanhado�






“Jürg Ziegler Bram Frank & Raúl Gutiérrez”


“David Martinez HANKIDO (Espanha) veio com seus melhores alunos” Foi uma experiência fantástica! nos confessou na entrevista.



“GM John Pellegrini & Alfredo Tucci dois italianos universais!”






“Kyoshi Raúl Gutiérrez acompanhado pela belíssima Maria Antónia, junto do Mestre Enrico Diadori. Por cima: David Buisan, do Wolf Extreme fight e Cristina Alvarez, do Kajukenbo”


“Kyoshi Raúl Gutiérrez sua mulher Maria Antónia e Alfredo Tucci, uma amizade que se estende no tempo”




“Grande camaradagem entre Mestres: GM Jürg Ziegler, GM Rene Latosa, GM Bram Frank e Kyoshi Raúl Gutiérrez”


ACAMPADAS DE VERÃO WENG CHUN 2016, EM BAMBERG (ALEMANHA) DIRIGIDOS PESSOALMENTE PELO GRÃO MESTRE ANDREAS HOFFMANN

ABERTOS A TODOS! Que cinco dias nos esperam treinando, suando, gozando, todos juntos! Tudo organizado pelo GM Andreas Hoffmann, em sua casa e no Quartel Geral Mundial do Chun Weng, em Bamberg. Alemanha. As acampadas se concentram no Weng Chun para todos os níveis e estão abertas a todos. Durante as acampadas também teremos sessões opcionais de Vietnam Weng Chun, Sanda, BJJ, e Qigong Shaolin/Filosofia. Portanto, também se podem unir a nós apenas durante um ou dois días. O preço da acampada é só de 250€ (para sócios) e de 300€ para o público em geral, durante 5 dias. Para 1 dia são 60€ para sócios e 70€ para o público em geral. QUANDO É A ACAMPADA DE VERÃO DO WENG CHUN 1: Da 4ªfeira, dia 3 até o Domingo 7 de Agosto de 2016, em horários de: 4ªfeira das 14 às 19 horas. 5ªfeira, Sexta e Sábado das 10 às 12:30 e das 14:30 em adiante e no Domingo das 10 às 14 horas. Sessões opcionais especialmente na parte da tarde. Esta acampada está destinada a todos os níveis, tendo como foco principal o nível básico e médio do Weng Chun. ACAMPADAS DE VERÃO DO WENG CHUN 2: Da 4ªfeira dia 10 até o Domingo dia 14 de Agosto de 2016. 4ªfeira das 14:00 às 19 horas, 5ªfeira/Sexta/Sábado das 10 às 12:30 horas e das 14:30 às 16:30. No domingo das 10 às 12:30. Sessões opcionais extra: Esta acampada está pensada para todos os níveis, focalizando especialmente os níveis médios e avançados do Weng Chun. Onde? No Quartel Geral do Weng Chun, Memmelsdorferstrasse 82 R, 96052 Bamberg, Alemanha, a 5 minutos a pé desde a estação de comboios e a 40 minutos de carro ou em comboio, desde o aeroporto de Nuremberg. Se estiverem interessados ou desejarem mais informação adicional, favor escrever para os correios electrónicos wengchunbamberg@googlemail.com e www.weng-chun.com


Andreas Hoffmann Associação International de WengChun® Weng Chun Kung Fu, Defesa Pessoal, Fitness, através da defesa pessoal. Kung Fu para crianças, Sanda, Jiu Jitsu Brasileiro, MMA, Ginástica Natural, Shaolin Qigong, Shaolin Chan, Tai Chi Chuan, Ba Gua, TCM e-mail: wengchunbamberg@googlemail.com página web: www.weng-chun.com Endereço: Memmelsdorferstrasse 82 R, 96052 Bamberg Telefone: 095137379 Conta bancaria: IBAN DE02 7705 0000 0578 7215 32 Swift Bic BYLADEM1SKB


“China e Japão unidos! Shidoshi Thiago Moraes, Shi Yan Ti e Shidoshi Andre Bertoluzzi”






“Alfredo Tucci entrevista Shidoshi Andre Bertoluzzi para os vídeos. Shidoshi André, um profissional da segurança em seu país, o Brasil, mas acima de tudo, um homem com uma maneira de ser excepcional!”




“Parte da equipa de exibição sob as ordens de Shidoshi Jordan Augusto, que nos deleitou com a precisão, o bem-fazer e a profundidade de uma verdadeira escola tradicional japonesa, a Kaze no Ryu Ogawa Ha”



“Weng Chun Andreas Hofmann conversando com os Mestres de Wing Tsun Universe�


“Weng Chun GM Andreas Hofmann e seus alunos italianos, com José Luís Montes. Por cima: Peter Weckauf cumprimentando em um selfie”



“Dois dias de intensidade, de encontros e intercâmbios”



“No Domingo pela manhã, continuaram os treinos com o mesmo bom espírito...”





“O Mestre Rafael Sanchez e outros praticantes gozando, argumentando, treinando...�



“O mestre Gary Wasniesky (Londres) com o Mestre Maurice Elmalem (Nova York), Taekwondo e Tyga Karate, dois velhos amigos através desta revista, ambos com projectos para o Cinema Marcial”



“Sifu Cangelosi com Sifu Gianni de Nittis (Choi Li Fut): Kung Fu italiano com espírito Universal que se estende pelo planeta”





“Moni Aizik feliz na noite de gala, acompanhado do seu aluno italiano, junto de Sifu Cangelosi�



“Salvador Sánchez veio com um grupo de alunos seus, todos eles já com experiência de Sifu, posto que dão aulas na Espanha” “Shidoshi Juliana Galende, Sifu Cangelosi e Shidoshi Jordan Augusto” “Com Marco Morabito. Dois Genoveses que galgaram mundo!”


“Minou Risso: ¡Sem ela, nada deste evento teria sido possível! Organizou, trabalhou, contactou com todos, ajudando seu marido, Cangelosi”



“Salvatore Oliva, um Suíço Universal, é autor de muitos vídeos e livros editados por esta revista” “Dois grandes das Artes Marciais, nascidos já prontos para serem guerreiros!”





“Dos dias de respeito impecável, de estudo, divertimento e paixão pelas Artes Marciais... Definitivamente, o que nos une é muito mais do que nos separa!”




“David Martinez – HANKIDO demonstrou a sua categoria e visão como Mestre Marcial”


En este primer trabajo instruccional, Andreas Weitzel, fundador y jefe instructor de la Academia SYSTEMA Weitzel (Augsburg, Alemania) y uno de los principales instructores de SYSTEMA en Europa, explica los fundamentos de combate más importantes. Primero define claramente la forma natural de caminar, centrandose en la ejecución correcta de los pasos, para a continuación, mostrar cómo emplear este trabajo en aplicaciones de combate. Una variedad de diferentes temas se explican en este DVD, incluyendo: Cómo desequilibrar a un atacante; Cómo golpear y patear correctamente; Cómo defenderse frente a agarres, derribos, golpes y patadas. Las explicaciones de este vídeo son sencillas pero claras, con el objetivo de facilitar la comprensión y el aprendizaje para todos. Durante su explicación Andreas siempre incluye y se centra en los principios y fundamentos más importantes del SYSTEMA, mostrando cómo los diferentes temas están estrechamente vinculados entre sí. Asímismo se muestra trabajo libre y espontáneo contra diferentes ataques de mano vacía y con armas, en condiciones realistas y a máxima velocidad de ejecución. En este video Andreas es asistido por Michael Hazenbeller (Rastatt) y Thomas Gössler (Augsburg), dos experimentados instructores de Systema.

REF.: • DVD/SYSWEITZEL1

Todos los DVD’s producidos por Budo International se realizan en soporte DVD-5, formato MPEG-2 multiplexado (nunca VCD, DivX, o similares), y la impresión de las carátulas sigue las más estrictas exigencias de calidad (tipo de papel e impresión). Asimismo ninguno de nuestros productos es comercializado a través de portales de subastas online. Si este DVD no cumple estos requisitos, y/o la carátula y la serigrafía no coinciden con la que aquí mostramos, se trata de una copia pirata.



“Sifu Cangelosi: Um Mestre querido por seus alunos, alguns com já mais de 30 anos junto dele! Respeito e carinho podem andar de mão dada... Isso nos mostram os alunos desta escola”



“Margaret e Gary... Os Wasniesky vieram da Inglaterra para gozar e gozaram!�





“Angela e Paolo... Que força!” “Cangelosi e seus retonhos; educados, carinhosos, de coração limpo, como o seu pai: A saga continua!”




“Foram muitos os alunos e Mestres que se aproximaram do photo call. Acima: Sifu Bruno Tombolatto (Shaolin Spain), Ă esquerda, Soke Juan Diaz...


Apresentamos o segundo trabalho do grupo KMRED. Este vídeo, denominado “Conceito y Pedagogia” tem como objectivo levar-nos a descobrir uma parte do conceito Krav Maga Pesquisa, Evolução e Desenvolvimento, assim como a pedagogia que se desenvolve no seio do nosso grupo. Os diferentes exercícios que aqui descobriremos, não têm como objectivo de “nos encherem os olhos”, nem o de mostrar as nossas aptidões combativas, porque a nossa prioridade é aqui explicar como preparamos os nossos alunos para se tor narem “guerreiros” capazes de “se adaptarem” às diferentes evoluções de um combate na rua.

REF.: • DVD/KMRED-2

Todos os DVD's produzidos porBudoInternational são realizados emsuporteDVD-5, formato MPEG-2multiplexado(nunca VCD, DivX, osimilares) e aimpressão das capas segueas maisrestritas exigências de qualidade(tipo depapel e impressão). Também,nenhum dosnossos produtos écomercializado atravésde webs de leilõesonline. Se este DVD não cumpre estasexigências e/o a capa ea serigrafia nãocoincidem com a que aquimostramos,trata-se de uma cópia pirata.


Los grandes Maestros lo son no solo en virtud de sus conocimientos, también claro está de una trayectoria y en mi humilde opinión, desde luego, de una personalidad, de un carácter. Rene Latosa lo es y vuelve justamente a nuestras portadas, muchos años después de aquel primer encuentro, porque reúne todas estas cualidades. Gozoso reencuentro debo añadir, pues lo fue. Corto pero sabroso y suficiente para comprender como todo lo que uno había esbozado hace años, en aquella primera ocasión estaba ahí, maduro, firme y gentil a la vez. La razón de su viaje: Un nuevo video que verá la luz en breve. Una mañana de trabajo impecable, una grabación fluida y agradable, para un video que a buen seguro, hará las delicias de todos los amantes de las Artes filipinas. El Latosa Escrima, un estilo que un Maestro amigo de Wing Tsun definió con elógios como “anti espectacular”, donde la eficacia campa a sus anchas, marcando la diferencia. Contamos con la inestimable asistencia de su alumno Sifu Markus Goettel, al que agradecemos su gentileza y ayuda.

REF.: • LAT-3

Todos los DVD’s producidos por Budo International se realizan en soporte DVD-5, formato MPEG-2 multiplexado (nunca VCD, DivX, o similares), y la impresión de las carátulas sigue las más estrictas exigencias de calidad (tipo de papel e impresión). Asimismo ninguno de nuestros productos es comercializado a través de portales de subastas online. Si este DVD no cumple estos requisitos, y/o la carátula y la serigrafía no coinciden con la que aquí mostramos, se trata de una copia pirata.



Nas proximidades do Hotel Shangrila, nos seus belos jardins, houve muitos encontros. A ideia do BUDO MASTERS também era que os Mestres que compartilharam páginas durante anos, tivessem ocasião de se conhecerem pessoalmente. Para os estudantes, foi um sonho ver de perto e conhecer pessoalmente, a tantos grandes nomes do panorama mundial. O próximo encontro será em 2018!”




“Magníficas explicações técnicas do Mestre Marco Mattiucci! ¡Hwa Rang Do® em acção!”



Peter Weckauf SAMI self defense.





“Muitos momentos gratos com os Mestres do WT Universe!�




“Shidoshi Juliana Galende Mestra da escola Kaze no Ryu Ogawa Ha, gozou do evento e dos reencontros�


Em exclusiva, o DVD do Mestre Marco Morabito, acerca da defesa pessoal com mãos nuas, e a apresentação preliminar do Krav Maga Israelita Survial System. Las técnicas e o método que constitui o sistema, se ilustram sem segredos, de maneira clara, transparente e facilmente compreensível. Uma ocasião única para nos aproximarmos até o coração da defesa israelita e melhorar os nossos conhecimentos sobre a matéria. O autor é um dos grandes expoentes mundiais em defesa pessoal e conta em seu haver com experiência no âmbito militar e empresas de segurança; galardoado por várias nações, convidado a dar cursos e seminários em todo o mundo, desde o Japão aos E.E.A., a Polónia, a Espanha, Cabo Verde, Alemanha, Israel, França e Rússia, se tornou porta-voz internacional de diferentes sistemas de combate e defesa pessoal pouco conhecidos, ainda que extremamente efectivos. Morabito desenvolve uma pesquisa contínua, sem nunca parar na procura incansável de adquirir novos conhecimentos e nunca deixar de fazer perguntas. Krav Maga Israelita Survial System não é uma disciplina o um conjunto de regras rígidas, mas sim um método, um processo em evolução contínua e constante. Isto fá-lo adaptável a qualquer situação e circunstância, permeável a qualquer mudança e proporciona a capacidade de fazer um estudo dos erros e da sua experiência uma oportunidade para melhorar.

REF.: • KMISS-1

Todos os DVD's produzidos porBudoInternational são realizados emsuporteDVD-5, formato MPEG-2multiplexado(nunca VCD, DivX, osimilares) e aimpressão das capas segueas maisrestritas exigências de qualidade(tipo depapel e impressão). Também,nenhum dosnossos produtos écomercializado atravésde webs de leilõesonline. Se este DVD não cumpre estasexigências e/o a capa ea serigrafia nãocoincidem com a que aquimostramos,trata-se de uma cópia pirata.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.